Filhos... melhor não tê-los? | Rosely Sayão

  Рет қаралды 44,144

Café Filosófico CPFL

Café Filosófico CPFL

Күн бұрын

No Café Filosófico de hoje, a psicóloga Rosely Sayão parte de uma análise dos valores contemporâneos para falar sobre o modelo e o papel da família hoje. E amplia o tema, tirando-o de dentro das quatro paredes da casa para discuti-lo entre os muros da escola.
Programa exibido em 14/11/2010.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga a TV Cultura:
- Facebook: / tvcultura
- Twitter: / tvcultura
- Instagram: / tvcultura
- G+: plus.google.co...
- Site: tvcultura.com.b...
Siga o Instituto CPFL
- Facebook: / institutocpfl
- Twitter: / cafe_filosofico
- Site: www.institutocp...

Пікірлер: 72
@julianasalesleal8599
@julianasalesleal8599 4 жыл бұрын
O fato da mulher ter uma carreira profissional gera muita dificuldade pra consiliar a maternidade. Falta uma política pública voltada para família ampliando a licença maternidade e paternidade pois o primeiro ano da criança é muito importante. E também favorecer a mulher para exercer seu papel com tranquilidade.
@anapaulabender1844
@anapaulabender1844 4 жыл бұрын
Ótimas reflexões sobre a realidade atual. Parabéns!
@jacyaracaldeiradesouza3887
@jacyaracaldeiradesouza3887 4 жыл бұрын
Adorei a palestra! Tornou claros tantos problemas que vivemos hoje!
@miriamuspramos9324
@miriamuspramos9324 3 жыл бұрын
Maravilhoso! Rosely espetacular. Tive uma aula! Thanks!
@terezafumelli2586
@terezafumelli2586 5 жыл бұрын
Penso que em algumas famílias falta vontade verdadeira de ficar junto, de cuidar uns dos outros, falta amor verdadeiro. Muitas famílias são só arranjos para obter companhia, sexo, alguma segurança material, ou qualquer vazio que a pessoa tenha e que pense que sozinho ou sozinha seria mais difícil de obter. A família pode ser só uma única pessoa. Se ela estiver ali de verdade e querendo estar ali, vai ter sempre um caminho de entendimento e aproximação que diminuirá ou resolverá os problemas nas relações. E não é o consumo que traz esse problema, porque tem gente bem pobre que vive o distanciamento nas relações. A objetificação do outro é que é o problema. A negação da subjetividade do outro como forma de evitar enxergar a própria subjetividade, que é dolorosa ou caótica muitas vezes. Não dá pra generalizar. Essa palestra é só uma fatia da realidade, um olhar possível, mas não o único.
@marilzavarzim4304
@marilzavarzim4304 4 жыл бұрын
maravilhosa a tua colocação
@terezafumelli2586
@terezafumelli2586 4 жыл бұрын
@@marilzavarzim4304 obrigada
@thayaramartins
@thayaramartins 4 жыл бұрын
Muito bom! Ela é ótima e falou a realidade de muitos.
@bibliotecacomunitariaeagor7077
@bibliotecacomunitariaeagor7077 4 жыл бұрын
Doem livros. Ajudem nossa biblioteca ❤ Segue o endereço: Cidade: Marcelino Vieira UF: Rio Grande do Norte RUA: Tião Vieira, 01 BAIRRO: Centro CEP: 59970-000 NOME: Biblioteca Comunitária E Agora, José? Efetuamos empréstimos para toda a comunidade da cidade ❤❤
@marcosrogerio1073
@marcosrogerio1073 6 жыл бұрын
Filhos precisam da companhia das mães. Filhos querem ouvir histórias antes de dormir. Filhos querem ser abraçados e beijados. Filhos querem contar o que aconteceu na escola e pedem ajuda para fazer os deveres. Filhos não querem ser filhos apenas nas férias, feriados prolongados e meia hora por dia, entre a chegada do trabalho e os cuidados com a beleza. ÀS VEZES NÃO QUERER TER FILHOS É UM ATO DE ALTRUÍSMO
@mujersemilla
@mujersemilla 6 жыл бұрын
Não só a companhia da mãe... querem a companhia do pai, tb!
@Andre-1
@Andre-1 6 жыл бұрын
Marcos Rogério não tenho filhos (tenho 42 anos), mas os filhos que vejo por aí não querem saber da mãe nem do pai, querem saber de ficar no celular igual um zumbi, no Whatsapp facebook Instagram, foi o tempo que eles queriam ouvir histórias na hora de dormir 😂
@renatanunes5700
@renatanunes5700 4 жыл бұрын
Fala isso pro empregador, por favor.
@Divapsatya
@Divapsatya 6 жыл бұрын
Gostei muito. Rosely você trouxe respostas para perguntas que já estavam cansadas de esperar. Obrigada.
@stellaschiavo
@stellaschiavo 6 жыл бұрын
De fato o grande desafio hoje é retomar os limites ou criar novos limites entre família e escola, o que é perfeitamente possível com uma boa dose de bom senso de ambos os lados.
@vilecorp9752
@vilecorp9752 6 жыл бұрын
"Famíia: um grupo de pessoas que têm a chave da mesma casa" Essa frase é do Millor Fernandes e não do Jurandir Freire.
@renatanunes5700
@renatanunes5700 4 жыл бұрын
Acho muito válida a crítica ao consumismo e à eterna busca pela juventude. Mas creio que a maior culpa seja do mercado de trabalho como é hoje em dia. Como não ter uma babá ou escola integral se passamos 10 horas por dia no trabalho e 3 horas no trânsito? Como levar filho ao médico no meio do expediente? Se já fica difícil até conseguir um emprego quando se tem filho?
@isabeldealmeida333
@isabeldealmeida333 3 жыл бұрын
Também achei que ela pecou em não abordar esse tema. As mulheres são sobrecarregadas e cobradas por não serem "suficientemente" mães ou profissionais ou companheiras. Os pais, na grande maioria, cuidam dos filhos como dos afazeres domésticos quando querem ser "legais", sem assumir, de fato, o cargo, mas fazendo um "favor" ocasional.
@biagita
@biagita 4 жыл бұрын
Amei o café, continuo sem querer ser mãe,rs
@Jewls07105
@Jewls07105 3 жыл бұрын
Beatriz Martins “Childfree”! Eu tbm não quero! Tenho 38 anos. Ja tentei ligar, mas eles acham que eu vou mudar de ideia. 😒
@kerollenkarolpsouza6683
@kerollenkarolpsouza6683 3 жыл бұрын
@@Jewls07105 é absurdo isso.
@lyssabastos7865
@lyssabastos7865 2 жыл бұрын
E tá errada? 🙈🙉🙊
@guerriminamassa5746
@guerriminamassa5746 5 жыл бұрын
Sou childfree e amei o video
@Marianagiacomo2023
@Marianagiacomo2023 4 жыл бұрын
De fato o título se perde um pouco da palestra , e apesar das palavras dela vim com um tom de " experiência pessoal " concordo completamente .. tem muita gente que fica grávida pra se mostrar nas redes sociais , muita gente que tem filho pra salvar casamento , para não se sentir sozinho ,pra postar foto no Facebook . E se cria um ambiente de consumo sim !!! Uma competição entre os pais em qual escola particular e melhor , qual brinquedo e mais caro , qual criança se veste da marca tal .... E as crianças tende a repetir o comportamento dos pais .. então o mundo essa cheio de pais imaturos e crianças mimadas . Não importa a classe social . E a questão da juventude essa correta pois quantas são as mães que colocam o filho e uma creche o dia todo e vão trabalhar , pais e mães que decidem ter filhos mas deixam eles em segundo plano , pra depois do expediente , para o horário do almoço .... Ter filhos e SIM ter que abrir mão da própria vida por alguns anos , e guarda os sonhos e projetos por um tempo até que você consiga dar educação para essa criança. E não deixa lá na mãos da escola / babá / sociedade. Não e atoa que só vemos crianças e adolescentes no celular como zumbis.
@fatimafarias3397
@fatimafarias3397 2 жыл бұрын
Não é à toa que a mulher vive estressada e insatisfeita, esse mito de que ela é multitarefa, fica tudo nas costas dela e ainda tem quer ser jovem e bonita para sempre, essa conta não fecha. As professoras têm que ser tudo na escola. O pai não é cobrado de nada e da mãe, se cobra tudo.
@AnaMaria-bc2vt
@AnaMaria-bc2vt 6 жыл бұрын
excelente!👏👏👏👏👏
@luciapraun2220
@luciapraun2220 6 жыл бұрын
Ana Maria e um ser. Incrível. Jesus te abençoe
@fatimafarias3397
@fatimafarias3397 2 жыл бұрын
Parabéns! É bem isso mesmo.
@mirelamatos
@mirelamatos 6 жыл бұрын
Ótima abordagem.
@diegoazulejista2041
@diegoazulejista2041 4 жыл бұрын
Muito ótimo. Parabéns
@JuliaDruantSilva
@JuliaDruantSilva 6 жыл бұрын
Maravilhosa
@andrebonani6752
@andrebonani6752 6 жыл бұрын
Muito bom abs
@jacquelineferreira7754
@jacquelineferreira7754 6 жыл бұрын
perfeito!
@anamariareis3330
@anamariareis3330 3 жыл бұрын
Excelente palestra mas exclusivamente voltada para famílias de classe média. Como são as famílias de classe social inferior que são a maioria? Fica a dica para uma próxima palestra. Parabéns 👏👏👏👏👏👏
@lima4740
@lima4740 3 жыл бұрын
"Eu queria muito dinheiro e um mundo pra mim" Aí aí... Jamais !
@aaronvoltaire5780
@aaronvoltaire5780 Жыл бұрын
Ter filhos é em suma legar à outro ser, que não pode se abster das consequências dessa decisão, estar no processo da vida, o qual é cheio de riscos, sofrimentos e o qual resultará no envelhecimento e na morte inevitavelmente.
@crismonteiro589
@crismonteiro589 Жыл бұрын
Não vejo nada de mais em ser uma eterna jovem, não quer dizer que não se tem maturidade. Vejo que a sociedade tá evoluindo, as famílias de antigamente era composta de filhos e mãe oprimidos pelo chefe, o pai.
@eldricnascimento6507
@eldricnascimento6507 4 жыл бұрын
Gostei, mas o título tem pouco a ver com a palestra. Esta palestra é voltada a professores. E não ao jovem casal que pensa em ter filhos.
@denisecampos249
@denisecampos249 3 жыл бұрын
O título tem tudo a ver com quem quer ter filhos. Ela expõe claramente o papel da responsabilidade dos pais em sua criação e a fuga dessa responsabilidade que vem ocorrendo em algumas famílias.
@martazanotto4830
@martazanotto4830 6 жыл бұрын
amei, indico um filme kzbin.info/www/bejne/p2Gke2lsh8dgZ9E que fala sobre a sociedade do espetáculo. Vale a pena assistir.
@patriciafisiototal
@patriciafisiototal 4 жыл бұрын
Qdo vi o título do tema, pensei q ela ia falar de ter ou não filho, no aspecto pessoal , mas ela na minha opinião só choveu no molhado!
@Andraoide
@Andraoide 6 жыл бұрын
Achei o discurso dela um pouco conservador em alguns pontos. Parece que existe uma tendência da expositora em dizer que o modelo anterior de família, sociedade e escola era "melhor", por assim dizer. Como se - veja! - estamos "perdendo os limites", "ultrapassando as barreiras", "indo para caminhos perigosos", etc. Não quero ser mal compreendido. Entendo, e compactuo com boa parte da crítica que a psicóloga faz à sociedade de consumo, ao atravessamento da ideia de mercadoria para uma variedade enorme de campos da vida (colocando tudo em um utilitarismo de mercado), à espetacularização e exposição excessiva das nossas formas de vida. O que me incomoda é a imprecisão e generalização que ela faz das mudanças sociais e dos modelos de família/escola. Por exemplo, o conceito de infância, pré-adolescência, adolescência, juventude, velhice, etc etc, são todos conceitos. São todos invenções linguísticas que articulam-se entre si e são apropriadas pelos falantes e assim inventam-se as histórias no intercâmbio dos termos, tendo um efeito sempre variável ao longo das gerações. Ao invés de analisar como essas diferentes ideias moldam nosso desejo, nossas narrativas e nossos percursos, inclusive biológicos, a palestrante parece preferir se apressar em tomar parte na corrente de aprofundar ainda mais o mal-estar do nosso descompasso com os modelos anteriores de família e escola. Acho que ela começa bem a análise quando fala da juventude, da prolongação indefinida que sociedade de consumo está tentando criar desse conceito através das plásticas e "lifestyles" de marcas. Mas as mudanças em algumas outras áreas da medicina, dos hábitos de higiene, alimentação e trabalho provocou uma maior longevidade, que tem suas implicações positivas e negativas. A apropriação do termo pré-adolescente pelas crianças, que ela cita, rende interessantes análises dessas narrativas de autoconhecimento. No entanto, por exemplo, quando ela fala dos uniformes e da suposta uniformidade da escola anteriormente, ela faz um esforço de pintar uma imagem de uma espécie de harmonia que foi quebrada com uma ascendente "falta de limites" e falta de reconhecimento dos papeis de pais, alunos e professores. Mas será que essa harmonia existiu? Quantos gênios, alguns de séculos atrás, já não deram públicas demonstrações de discordância, seja em escritos na idade adulta ou pelo próprio histórico escolar infantil, com as formas de educação das escolas? Será que já não era hora de o professor mudar gradualmente de papel num mundo em que cada vez o acesso ao conhecimento é mais autônomo e facilitado? Será que já não era hora de a escola mostrar sua vocação para a transformação, mudar de papel também e, ao invés de apenas ensinar conteúdos, não ensinar também aspectos básicos de socialização e civilidade, já que estamos num mundo onde cada vez mais se abandona as crianças à própria sorte nas tarefas mais simples como organização do espaço, empatia com o outro e limites? Enfim, são questões que eu deixo antes que me alongue demais.
@fernandacarvalho5013
@fernandacarvalho5013 6 жыл бұрын
Antes?
@aureliotruosolo7538
@aureliotruosolo7538 4 жыл бұрын
Eu assistindo esse vídeo 2 anos depois, acho essa psicóloga completamente pirada.
@alessandraazevedo3661
@alessandraazevedo3661 6 жыл бұрын
Aúdio muito baixo
@Izabellazanchi
@Izabellazanchi 3 жыл бұрын
O vídeo é bom mas o título não reflete o conteúdo..devia se chamar: Filhos: quando os temos
@treinos6660
@treinos6660 4 жыл бұрын
@assistindoecomentando4855
@assistindoecomentando4855 3 жыл бұрын
Filho é arrependimento na certa. Filho é desgraça na vida. Não tenha filhos e seja feliz.
@leticiasilvaval5385
@leticiasilvaval5385 5 жыл бұрын
Como já foi pontuado em alguns dos comentários, a psicóloga comete alguns equívocos por motivo de generalização. Não fica muito claro como ela concebeu os aspectos definitivos da realidade que se dispõe a discutir e isso na ciência é imperdoável, precisamos de dados mais empíricos. E um julgamento de valores tradicionais versus valores contemporâneos que pode até acrescentar na discussão mas é muito questionável, discordo dela em muitos pontos.
@taizarossi2834
@taizarossi2834 6 жыл бұрын
kkkk até parece que pra criançada todo mundo tem a mesma idade ... Pergunte a eles? Ou eu to muito por fora ou foi preciso inventar problemas pra terminar o doutorado...
@simonebraga4931
@simonebraga4931 5 жыл бұрын
Concordo com vc. Achei idiota essa ideia
@alanadantas1087
@alanadantas1087 Жыл бұрын
A melhor decisão que uma mulher pode tomar na vida é a de não ter filhos. Nem biológicos nem adotados.
@k_ldrarik_ldrari2734
@k_ldrarik_ldrari2734 Жыл бұрын
São pouquíssimos casais que tem habilidade e condição para ser pais de verdade, e nem por isso devem se achar melhores que os outros. Sou a favor de não ter filhos.
@fernandacouto7634
@fernandacouto7634 2 жыл бұрын
Prefiro ter cachorro, menos trabalho e pouco investimento. Filhos é problema para vida toda
@nezukoxan1407
@nezukoxan1407 Жыл бұрын
É um problema pra quem é problemático e traumatizado.
@fernandacouto7634
@fernandacouto7634 Жыл бұрын
@@nezukoxan1407 Bobagem, garoto. Basta você observar essa garotada que fica de Sábado a noite em frente a Estação Liberdade ou o Centro Cultural SP que verá do que eu estou falando.
@negamoura4795
@negamoura4795 5 жыл бұрын
Comparando filhos com carro é comparar com o consumismo de uma forma em que iremos buscar nossa satisfação pessoal. Mas e aí quem disse que que a vida deva se resumir em satisfação pessoal?? Quem pensa assim nunca deverá por filho no mundo. Filho é um conceito de vida, digo da continuidade de nossas vidas. Com dificuldades sim, com expectativas sim, mas acima de tudo com amor á vida e a Deus.
@Otaisateixeira
@Otaisateixeira 4 жыл бұрын
Aí é que está, filho não é continuação da sua vida.
@soliveira7893
@soliveira7893 4 жыл бұрын
@@Otaisateixeira Filho é problema!!!! Encheção de saco, e ingratidão.....
@k_ldrarik_ldrari2734
@k_ldrarik_ldrari2734 Жыл бұрын
Bonito na teoria. O filho pode matar outros tbm, inclusive se mata para comer, o conceito de vida já cai por terra.
@suzanamocelin6502
@suzanamocelin6502 5 жыл бұрын
Filhos são consequência de um casamento. Isso é óbvio, mas muitos casais brigam por causa dos filhos. Primeiro o casal tem que estar bem.
@kelldobar
@kelldobar 6 жыл бұрын
Uma pena não estar legendado.
@piscessp
@piscessp 6 жыл бұрын
Vc sabe que nesse video tem closed caption/legendas ocultas ? Basta clicar no quadradinho do lado da engrenagem.
@joaopaulolimavieira270
@joaopaulolimavieira270 Жыл бұрын
A vocação da mulher é ser mãe.
@india-xr7qr
@india-xr7qr Жыл бұрын
É pra todas mais nem todas tem esse dom
@joaopaulolimavieira270
@joaopaulolimavieira270 Жыл бұрын
@@india-xr7qr Até uma freira que não tem marido é mãe!
@danielamendes8639
@danielamendes8639 3 жыл бұрын
Conheci uma pessoa que não teve filhos e morreu sozinha sem ninguém para visitar no hospital ela pensava que fihos não dá trabalho melhor não te los mais é bom ter filhos mãe que tem filhos ve o mundo com outros olhos quem não tem filhos é perverso não sabe lidar com crianças
@patricavieira
@patricavieira 2 жыл бұрын
Eu sou enfermeira, trabalho em um asilo classe A, o que mais vejo lá são idosos "com filhos" sem visita e abandonados. E aí como explica isso? Perversa são pessoas como você, que sente inveja de mulheres sem filhos e tenta menospreza- las. Mulheres que escolhem não ter filhos, tem a vida profissional realizada, tem suas conquistas e uma vida sem estress. Elas tem qualidade de vida, viajam, aproveita o máximo da vida. Isso desperta inveja de pessoas como você, que deve ser envelhecida, sofrida, flácida e sem um tostão no bolso!
@danielamendes8639
@danielamendes8639 2 жыл бұрын
@@patricavieira eu sou nova tenho 20 anos e tenho uma filha tem 5 anos e já passei muito na minha vida com a minha filha deve se que a mãe era muito boa ne pra largar no asilo ne quando a mãe é ruim como a minha foi eu coloquei no asilo e não visitei mais
@danielamendes8639
@danielamendes8639 2 жыл бұрын
@@patricavieira a minha filha é muito querida é a melhor coisa que me aconteceu na vida eu que quiz e ela não dá trabalho da trabalho para as pessoas que não quer ter filhos e vem mesmo assim
@raquelmenezes3588
@raquelmenezes3588 Жыл бұрын
@@patricavieira Adorei o comentário cirúrgico. Concordo com você e adoro meu estilo de vida sem filhos. Não sou contra crianças, mas não quero ter filhos. É uma paz e uma liberdade sem limites.
Como Colocar Limites com Rosely Sayão
57:15
Piva Consultoria Educacional
Рет қаралды 16 М.
Adeus às ilusões? | Renato Janine Ribeiro
47:16
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 17 М.
Survive 100 Days In Nuclear Bunker, Win $500,000
32:21
MrBeast
Рет қаралды 161 МЛН
CHOCKY MILK.. 🤣 #shorts
00:20
Savage Vlogs
Рет қаралды 29 МЛН
Revolutionary Uses for Leftover Styrofoam
00:19
Делай сам
Рет қаралды 6 МЛН
Café Filosófico | A TRANSFORMAÇÃO PELA PATERNIDADE - Marcos Piangers
50:35
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 15 М.
LEO FRAIMAN (COMO EDUCAR SEUS FILHOS NA ERA DIGITAL) - Plugado Podcast #71
1:27:17
Maria Rita Kehl -Violência e Conformismo
48:13
Luzimar Stricher
Рет қаралды 31 М.
Roda Viva Especial - Leandro Karnal e Luis Felipe Pondé
1:48:09
Roda Viva
Рет қаралды 2,1 МЛН
O Casamento Como Fato Afetivo • Ivan Capelatto
1:29:07
Território Conhecimento
Рет қаралды 104 М.
Lacan: uma linguagem para o real com Christian Dunker, psicanalista
1:39:08
A história da educação dos filhos | Rosely Sayão
45:59
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 80 М.
Finitude e o sentido da vida | Ligia Py
44:26
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 215 М.
monja coen e mario sergio cortella em especial do café filosófico
1:46:07
Happy birthday to you by Tsuriki Show
0:12
Tsuriki Show
Рет қаралды 10 МЛН
Бантик или Мурсдей?! 🎀💀 #симбочка #симба #мурсдей
0:39
Симбочка Пимпочка
Рет қаралды 658 М.
😄📸
0:15
Andrey Grechka
Рет қаралды 3,6 МЛН
No No No😂✅😄#shorts #viral #gukafamilyshow
0:13
Guka Family Show
Рет қаралды 18 МЛН
he was mad 😂❤️ #shorts
0:23
Pop it GO
Рет қаралды 17 МЛН