Quero fazer aqui uma singela homenagem ao psiquiatra e agradecer por está palestra. Foi alívio para a minha alma tão ferida pela omissão e falta de segurança diante da minha realidade. Serviu para confirmar algumas idéias que antes da palestra eu ainda questionava. Agradeço muito.😶
@ensina_mentos3 жыл бұрын
Se estiver falando do palestrante ele é psicanalista e não psiquiatra
@marliribeirowiechersserrao33803 жыл бұрын
@@ensina_mentos Pois é. Já que vc corrigiu o termo para psicanalista veja, por favor, se tbm explica o porquê desta profissão NÃO ser AINDA reconhecida no Século XXI.
@ensina_mentos3 жыл бұрын
@@marliribeirowiechersserrao3380 ela é bastante reconhecida sim, seja no meio acadêmico ou em sua eficácia. No meio científico ela não é tão bem aceita por ter o problema da padronização, porque cada indivíduo é único e falta mecanismos para se metrificar o inconsciente, mas sabemos que ele existe e tem bastante relevância em seu modo de ser e comportamentos. Já se perguntou porque faz coisas que não queria, que não acha legal, que queria parar conscientemente, mas não consegue? Quem seria vc se só seu lado consciente estivesse presente? Você seria você? Não sei se vc é favorável ou contrária a esse estudo. Se viu a aula com atenção impossível não achar pelo menos interessante.
@larissadanielle Жыл бұрын
@@marliribeirowiechersserrao3380❤❤❤
@simoesferreira52776 жыл бұрын
"Toda forma ascendente de sofrimento é também uma forma de laço social que pede por uma reorganização" 32:23
@DaliaCorDeRosa4 жыл бұрын
Que psicanalista! Pena que nunca pude me tratar com vc. Parabéns, sorte de seus pacientes, e de nós, seus ouvintes
@veronicasena7052Ай бұрын
Tudo que eu precisava escutar agora. Da melhor forma que poderia ser dito.
@luizotaviomoraessss3 жыл бұрын
OBS: Dunker não é psiquiatra, mas sim psicólogo e psicanalista, sua formação foi na psicologia, ciências sociais e filosofia, com mestrado e doutorado em psicologia experimental se não me engano. Para ser psiquiatra ele teria que ter formação médica, não que isso diminua sua autoridade de especialista na área da psique, mas a informação passada é errônea, então deixo está errata aqui.
@gleidesrosa64242 жыл бұрын
Você está certo Luiz Otávio, deve ter sido um erro do canal
@ThalesNunesGomes-lf9hv Жыл бұрын
Boa 06. Tbm tinha reparado esse erro esdrúxulo só não tinha comentado.
@daianerodrigues32406 жыл бұрын
Onde é que dói na minha vida, para que eu me sinta tão mal? quem foi que me deixou ferida de ferimento tão mortal? Eu parei diante da paisagem: e levava uma flor na mão. Eu parei diante da paisagem procurando um nome de imagem para dar à minha canção. Nunca existiu sonho tão puro como o da minha timidez. Nunca existiu sonho tão puro, nem também destino tão duro como o que para mim se fez. Estou caída num vale aberto, entre serras que não têm fim. Estou caída num vale aberto: nunca ninguém passará perto, nem terá notícias de mim. Eu sinto que não tarda a morte, e só há por mim esta flor; eu sinto que não tarda a morte e não sei como é que suporte tanta solidão sem pavor. E sofro mais ouvindo um rio que ao longe canta pelo chão, que deve ser límpido e frio, mas sem dó nem recordação, como a voz cujo murmúrio morrerá com o meu coração... Cecília Meireles, in 'Viagem'
@rogeriocisi99375 жыл бұрын
Lindo!
@jacintagomes37514 жыл бұрын
Muito bom
@jorgamado2957 Жыл бұрын
Excelente......🎬
@goncalofilho26024 жыл бұрын
Como é maravilhoso v gente que pensa!!! Muito bons os comentários e o programa!!! Nem tudo tá perdido!!! 🙌🏻
@rosimgon6 жыл бұрын
Adorei a cronologia que o senhor apresentou....😊😊 Sinto um conforto prazeroso quando descubro as relações entre as coisas... O senhor ajuda muito..
@cicerobrito20865 жыл бұрын
sensacional. Um iluminista desse tempo. Parabéns Dunker
@alexandrepabranches4 жыл бұрын
Café Filosófico... O sofrimento psíquico: São fantásticas as abordagens e a exposição de idéias do palestrante...Todos os homens e mulheres, deveriam ter a oportunidade de ver esse vídeo. Isso infelizmente não acontece, por um motivo ou por outro... A ignorância é por vezes benção, e por outras ocasiões; maldição.
@elisangelanunes94644 жыл бұрын
Agora sei que os pensamentos que o doutor representa a nossa vós ao meu ver até instantes atrás ' o grito do silêncio tive insaites que nunca imaginaria ter...
@aidapaiva97596 жыл бұрын
Dunker, concordo que o sofrimento pode ser transformado porque eu consegui transformar meu sofrimento. Eu consegui transformar meu sofrimento com a ajuda da Psicanálise e Psiquiatria. Conheci e vi pessoas que sofriam mais que eu e não conseguiram transformar seu sofrimento. Conheci pessoas que não querendo sofrer pra continuar a sua vida consciente se alienaram no mundo do sono e cama.
@RafaelSantos-xl1ut6 жыл бұрын
Lembro de adorar psicanálise no início da faculdade e depois me dedicar mais ao estudo da análise do comportamento por entender que as explicações eram mais concretas. Analiso e atuo sobre as mesmas questões analisadas pela psicanálise. Apesar de ter em Skinner uma gigantesca referência por ser o que eu mais estudei, percebo uma importância absurda em continuar dialogando om o restante do mundo, com outros saberes, com a psicanálise, psiquiatria, antropologia, filosofia, sociologia, sexologia, artes, cultura, história, com saberes questionadores, com saberes transgressores, saberes tradicionais... entender o todo faz uma diferença absurda!
@contracontrole5 жыл бұрын
Eu já comecei fascinado pela AC. No segundo ano gostei mto da Psicanálise e mergulhei na Filosofia. Encontrei Jung e fui com ele da graduação até a formação. Nela olhei pra TCC, que me fez voltar pra AC. Fiquei anos nesta última e agora redescubro a Psicanálise, fascinado. Graças à Filosofia e às psicoterapias, de abordagens diversas que fiz, mantive minha mente aberta e pude pensar em outras linhas. Ainda quero estudar e entender o Psicodrama. Acredito que esse olhar investigativo, curioso, é fundamental pro conhecimento. É um trabalho de pesquisa, um trabalho de certa forma filosófico. E o diálogo entre abordagens, importante, ainda vai se tornar uma necessidade dentro da Psicologia.
@gabrielaalves22995 жыл бұрын
A concepção de sujeito na Psicanálise e na AC é diferente, epistemologicamente existe uma distinção profunda. Dialogar com outras áreas é necessário, agora misturar as coisas ou pensar que podem ser integradas não é coerente.
@gilbertojps5 жыл бұрын
👍
@marcelom13634 жыл бұрын
Eu diria: "uma improvável noção do todo faz uma diferença absurda!" Oq acha? Interessante sua abertura em não abrir mão da psicanálise, já escutei psicoterapeuta comportamental reduzindo a psicanálise de uma forma muito ignorante
@lucasribeiro74825 жыл бұрын
O melhor café filosófico da história!
@aidapaiva1954 жыл бұрын
Querido Dunker, eu me vejo na última forma de sofrimento que você falou com a diferença que eu não sai do meu problema financeiro.
@alessandrabarbosa39233 жыл бұрын
Que reflexões perfeitas! Amando estudar isso
@romeubraga59423 жыл бұрын
Adoro o Dunker
@adrianacunha16684 жыл бұрын
😯 ....incrível pesquisa e visão...um filósofo notório!
@virginiafernandesaraujo61285 жыл бұрын
Amei. Pelo o que me lembro agora eu sofro como Frankistains, me identifico com o Gasparzinho desde a infância (estou pensando em tatuar um mine dele, bem bonitinho, sobre esse sentido), rs. A demais, achei esse vídeo um achado (literalmente)! "O melhor "resumo da psicologia" que eu já vi".
@dandalab77905 жыл бұрын
Dr.Dunker disse tudo. Não me canso de ouvi lo.
@cleudesabreu26116 жыл бұрын
Professor Dunker, me encanto com suas palestras! Parabéns!!!!! Muito conhecimento! E ainda compartilhado! Poderia falar sobre o sujeito em sofrimento psíquico, mergulhado em uma angústia desmedida, seja pelo abandono do Outro ou pelos sucessivos encontros faltosos com o real, associando esse contexto com o suicidio? Também sobre o manejo clínico de pacientes com ideação suicida ou tentativa de suicídio ?
@Laudicea28378 ай бұрын
O Dunker é excelente!!!
@emersoncardoso8831 Жыл бұрын
Que palestra esclarecedora! Maravilhosa pela didática e maravilhosa pela quantidade de informações que concentra! ❤❤❤
@creuzarodrigues88977 жыл бұрын
" Insuficiência de palavras " .Adorei essa citação, é nesta situação que me encontro ao tentar passar as impressões e impactos que essa palestra me causou, não sei se fui impactando de modo positivo ou não, mas algumas janelas foram entre abertas.
@MariaLourdes-qt9jj7 жыл бұрын
Normalopata. Amei. Aumentei meu vocabulário.
@franrramos2 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos do Dunker.
@nathaliavieira27284 жыл бұрын
Eu gosto muitos das discussões sobre esse assunto!! A gravação ficou excelente!!
@misentropique5 жыл бұрын
Fascinante! ❤️
@antoniojr.lophez96236 жыл бұрын
O melhor psicanalista do Programa.
@ninafranco4 жыл бұрын
Assistindo em 2021 e fazendo muito sentido.✈️
@andersonmeneses2466 жыл бұрын
muito instigante a palestra, realmente as formas de sofrimento fazem parte desta nossa rotina de mudanças e da nossa subjetividade humana, a cada dia me aprofundo mais nesta temática e da psicanalise. Parabéns professor nao sou seu aluno porém curso psicologia e gosto muito dos seus debates e vídeos.
@psicologacarlafernandasima80695 жыл бұрын
Excelentes colocações... Adoro seus vídeos prof!! São muito enriquecedores!!
@martamullerdametto29195 жыл бұрын
Muito gratificante acho que depois dessa aula temos pelo menos entender as pessoas 😊
@psicosoma404 Жыл бұрын
Maravilhoso!
@janaferree5 жыл бұрын
uau! Adoro Christian Dunker!!
@romeubraga59423 жыл бұрын
A pandemia nos fez perder este sopro de liberdade que tínhamos. Tá difícil, Dunker. Seus videos tem me ajudado a refletir sobre minhas angústias.
@prisciladaianediaz23564 жыл бұрын
Excelente aula! Valeu muito a pena ver até o final
@silainematosferreira99594 жыл бұрын
Gente!! Ele é muito didático. É muito sério tudo isso.
@valeriaferreira31613 жыл бұрын
Demais! Muito grata ao Professor Dunker.
@nepobrazil4 жыл бұрын
Sensacional! 👏🏻👏🏻👏🏻
@solangealbuquerque44946 жыл бұрын
Muito obrigada esses vídeos nos ajuda e passa segurança.
@larica37904 жыл бұрын
concordo melhor café filosófico que assisti.
@penneloped5 жыл бұрын
Muito obrigada pela bela explanação.
@dennycunha36874 жыл бұрын
Gratidao por tanto conhecimento passado, 👏🏻👏🏻👏🏻
@klarakrok5 жыл бұрын
Imensa p refletir
@lukassete6733 жыл бұрын
Seria padrão!!!
@guibessi_6 жыл бұрын
Muito bom, preciso comprar esse livro do primo, e assistir esses clássicos do cinema que ele citou!
@selmo6376 Жыл бұрын
E hoje, passados 6 anos ... como as coisas deterioraram e pioraram ... e cada vez mais veloz ....
@guspetapevo2 ай бұрын
Eu adoro o filme a Volta dos Mortos Vivos!
@jacquelinefuzetti15954 жыл бұрын
Sensacional como sempre você é demais
@conceicaocarvalho986110 ай бұрын
Ótimo.
@maycontienga7 жыл бұрын
ADOREI
@ricardociteli48004 жыл бұрын
Aquele livro na mesa me despertou uma curiosidade de descobrir o nome... kkkkk Ótima aula!
@Daniel_Ciencias_Saude2 ай бұрын
Qual o papel da educação num mundo em que não há mais visão clara de futuro? Que função devem desempenhar os educadores quando os jovens se defrontam com profundas incertezas quanto à sua sorte e às expectativas de uma vida estável? Atualmente, na era da modernidade líquida, já não são as universidades que formam os profissionais bem-sucedidos. Os valores do mundo de consumo exigem que as pessoas esqueçam hoje o que aprenderam ontem e aprendam hoje o que devem esquecer amanhã. Sendo assim, qual a tarefa da educação nesse universo que dispensa a aprendizagem e desdenha a acumulação de conhecimentos? Neste livro contundente, o renomado sociólogo Zygmunt Bauman reflete sobre o destino dos jovens e o papel da educação e do educador diante do panorama atual da sociedade, traçando para os educadores um novo caminho, fomentar a resistência e o espírito crítico. E prescreve “pela escola que devemos recomeçar.”
@elisangelasilva95383 ай бұрын
Um sonho meu como psicanalista, ter dindin para ser analisanda do Dunker, rsrs. Ele nem deve ter horário disponível 😊
@filipecanzi6 жыл бұрын
Incrível!
@georgesantos22654 жыл бұрын
Muito boa a minha explicação. show: parabéns, a prendi muito.
@larica37904 жыл бұрын
muito fera.
@klarakrok3 жыл бұрын
Primo Levi Grande Matematico.beloved in Italy
@margot84823 жыл бұрын
Muito engraçado olhar as expressões dos participantes!😄
@lumafelic4 жыл бұрын
Sensacional
@luciafatima74306 жыл бұрын
MESTRE MUITO QUERIDO.COM AFETO.
@habib88025 жыл бұрын
A fantasia atravessa o sintoma, discurso e ou sofrimento psiquico.
@JMCelulareComputador4 жыл бұрын
showww. parabens!!!
@ThalesNunesGomes-lf9hv Жыл бұрын
O palestrante Christian Dunker é psicanalista e professor do departamento de psicologia da USP e não psiquiatra. Na descrição do video está constando de forma errada que Christian Dunker é psiquiatra. O CPFL deveria corrigir isso!!!
@Valentina-cb4mp4 жыл бұрын
É normal chorar vendo esse vídeo? :'(
@semiramisgoulartmagalhaes84813 жыл бұрын
A verdade do sofrimento neurótico é ter o sofrimento como causa.
@maycontienga7 жыл бұрын
poderia ter uma abordagem do sofrimento religioso
@lucasmaciel21924 жыл бұрын
Você imagina 10 pessoas colocando o não na sua verdade todo mundo fica torturado psicologicamente
@andrecarvalho88264 жыл бұрын
Escrevo para arredondar para 100 o número de comentários. Abraço.
@jscavalcanti4 жыл бұрын
Quero ter 1/10 desse conhecimento
@edmilsonlc.junior6 жыл бұрын
Caramba estou curioso, que livro é esse em cima da mesa?
@IvanFilho11115 жыл бұрын
👏👏👏
@canalquenaovingou6 жыл бұрын
A dor da culpa...culpa repizada e inextinguível...onde se coloca? Daquelas que se tem desde a infância, e que se reproduzem tão logo se desdobrem os esforços pra se livrar e capitular a anterior? Qual a pena pra cada falha?
@samueltarginodasilva61986 жыл бұрын
A transmissão do conhecimento é o mais relevante, portanto, penso ser secundário quaisquer considerações de oratória, vícios de linguagem, etc. Sei que estas coisas, são notórias, a nós ouvintes e refletem como ruídos no ato comunicativo...mas foi preservado a linguagem culta com as terminologias da ciência em discussão... ademais? Secundário, penso...
@DaliaCorDeRosa4 жыл бұрын
Os filósofos críticos foi social poderia deixar seus nomes aqui?
@yarabarros57313 жыл бұрын
Christian Dunker não é psiquiatra, é psicólogo graduado na USP, e psicanalista.
@jessicaaraujo90426 жыл бұрын
Interessante
@pribernardess6 жыл бұрын
Até onde sei, ele é psicólogo e não psiquiatra
@dacilenepinto21105 жыл бұрын
Quem??? Dunker é psicanalista
@katrina566777 жыл бұрын
Não sou ninguém pra criticar a sabedoria, credencial do que ele está abordando, mas ouvir ele, no sentido literal, me cansa logo. Seria algo no campo da entonação, arte da oratória, dicção ou ...? É pra ser um feedback positivo no final das contas. Finalmente grata por suas explicações Dr Chistian Dunker.
@jessicaaraujo90426 жыл бұрын
Discordo
@roberlitesmontes7056 жыл бұрын
A quantidade de né?
@jenifermuzel16536 жыл бұрын
Penso que o hábito em ouvi-lo torna essas coisas secundárias. Percebo um grande empenho da parte dele em se fazer o mais didático possível e, diferente de muitos palestrantes, ele usa seu conhecimento para explanar, os papéis que o acompanham são só fichamentos, pode ser por isso que ele acabe usando vários "né" como disseram.
@crismerli3 жыл бұрын
Adorei !!! Normalopatas
@georgesantos22654 жыл бұрын
eu quis dizer a explicação do doutor.
@jeanrodriguesconstancio63747 жыл бұрын
Didi é linda demais!!!
@aidapaiva97596 жыл бұрын
Didi é a forma que Dunker fala Zizek, Slavoj Zizek.
@jeffersonadriareis88964 жыл бұрын
É impressão minha ou tem uma galera dormindo na plateia?
@orion1983295 жыл бұрын
Só uma correção... o palestrante é psicanalista e não psiquiatra como diz na descrição do vídeo. Sua formação é na psicologia
@DaliaCorDeRosa4 жыл бұрын
dr, neurastenia, segundo Freud, era um sofrimento psíquico cujo núcleo era sexual, no caso, causado pelo coito interrompido, difundido naquela época em que não existiam métodos anticoncepcionais. Histeria também tinha a ver com recalques sexuais. Por favor, um psicanalista freudiano comente este vídeo
@descontosdanatura2 жыл бұрын
O que é transformações psíquicas e emocionais? Em crianças
@juniorprado63885 жыл бұрын
Por favor, corrijam a formação do Christian Dunker.
@ssm_films Жыл бұрын
Refletindo sobre a explanação a respeito do narcisismo, cheguei a conclusão que muitos "psicanalistas" pra não dizer coaching, que fazem blogger pra internet quase que acusando o paciente, mais do que o diagnosticando com uma doença, mais como um perigo ou algo do tipo. Devem parar de demonizar as pessoas que está sofrendo com essa doença.
@andrefroes94176 жыл бұрын
Meu primo tem fobia de pessoas que falam errado. Isso é normal? Ele tampa até os ouvidos quando alguém fala incorretamente portanto que ele não misturar e nem chega perto dessas pessoas. Ele estuda muito e ler muitos livros também, isso ajudou ele a falar de forma correta, e também ele anota as palavras que aprende e ler elas todos os dias antes das atividades.
@crepalda4 ай бұрын
Dunker não é psiquiatra, apesar de ser brilhante em sua compreensão sobre a história, a epistemologia e as práticas clínicas e nosológicas atuais da área.
@aidapaiva97596 жыл бұрын
O sofrimento e a inteligência. Creio que a inteligência e o sofrimento é um tema da Psicanálise. Desde o tempo de universidade que penso sobre o tema do desenvolvimento da inteligência e o sofrimento. Se a História brasileira fosse diferente sofreríamos menos pra aprender? Porque a Igreja Católica faz usos de rituais que agridem o corpo numa busca de desenvolver a espiritualidade? Os muçulmanos e seu Ramadã que é o tempo de quarenta dias em que se dedicam espiritualidade e comem apenas depois que o sol se põe. A história de Buda mostra um caminho não muito fácil pra poder agir corretamente no mundo. Será que as pessoas não engajadas decidiram não sofrer e viver irresponsavelmente no mundo?
@canalquenaovingou6 жыл бұрын
Me ocupo com isso também. Acho que... sem dor, não há aprendizado.
@yaratacy42-Ай бұрын
🎉
@edgardeandradexavier4 жыл бұрын
É comum psicoterapias psicanalíticas aumentaram o sofrimento do cliente. Freud foi um dos mais eminentes fabricantes de angústia.
@marib42434 жыл бұрын
Que viagem
@edgardeandradexavier4 жыл бұрын
@@marib4243 Mari, não entendi. Após 6,5 anos de análise, sentia algo imensamente mais doloroso do que ao iniciar o tratamento. Meu psicanalista me disse, sorridente, que isso era devido ao trabalho dele, que trouxera à consciência meu complexo de Édipo, minha vontade, antes dos 5 anos, de matar o pai para ficar com a mãe. Se eu reparasse a culpa por esse crime, me sentiria muito bem. Quatro meses depois, como estava profundamente angustiado e ele dizia que isso era bom, que psicanálise é assim, crise de angústia é necessária, pois sem ela o paciente não melhora, eu disse "O senhor só me deu desespero" e fui embora chorando muito, rua afora. Ele me encontrou na rua dias depois e insistiu para eu voltar para a terapia. Não voltei. Não sei se consegui dizer algo que resuma minhas razões para achar que Freud foi um dos mais eminentes fabricantes de angústia. Estou lendo "The Freud files", de Mikkel Borch-Jacobsen e Sonu Shamdasani. Li "Le livre noir de la psychanalyse". Informam muito sobre a farsa da psicanálise.
@marib42434 жыл бұрын
Então vc não entendeu como funciona o subconsciente? Vc foi fazer terapia pq? Não havia motivo então? A gente passa por uma lucidez do sofrimento. Apenas isso. Traz do subconsciente pro consciente pra que possamos trabalhar, ressignificar e daí seguir mais leves e conscientes. Então prefere passar por essa vida fazendo coisas e sentindo coisas que não entende pq? Então realmente a psicanálise não é pra vc. Psicanálise é pra quem quer poder optar, agir, e não apenas reagir
@marib42434 жыл бұрын
Outra coisa.. se vc fez 6,5 anos de terapia com um mesmo psicanalista e encerrou o tratamento dessa forma, provavelmente seu psicanalista falhou em algum momento... Agora, isso coloca o método em questionamento? Existem "maus" profissionais em qualquer área (não sei se é exatamente o caso aqui). Eu mesma já tive que mudar algumas vezes de terapeuta até encontrar alguém que podia me ajudar. A sua experiência não reflete a realidade. E será que vc não falhou também? 6,5 anos de terapia e o problema ainda são os outros?
@marib42434 жыл бұрын
Psicanálise realmente não é pra todo mundo. Não tem a pretensão de ser. Mas isso não desqualifica a sua importância
@joaovictor-mq6cs4 жыл бұрын
A cada frase um "né?" Mas acho que ta mais pra um "am?"
@canaldeellen85642 жыл бұрын
Não sei se alguém já falou, mas saiu no ano passado ou nesse, um exame de sangue para esquizofrenia. Isso muda o argumento deste psiquiatra do vídeo?
@silvanemafra55354 жыл бұрын
Deixa de ser livre
@deboramarin3 жыл бұрын
44:11
@lucasmaciel21924 жыл бұрын
E não quer que fique doente.
@aidapaiva97596 жыл бұрын
Dunker, você acha que seu trabalho no KZbin atinge as camadas populares? Onde está sua política nos trabalhos que você realiza? Se a Psicanálise não tem religião, não tem posicionamento político, não apresenta uma luta declarada contra a desigualdade econômica, se você apenas dá aulas para alunos oriundos da classe rica, onde está a razão da usa vida? Eu gostaria muito que você fosse diferente, não consigo gostar de você totalmente, falta economia na sua vida, falta você pertencer a minha classe.
@manuelasilva28336 жыл бұрын
Claro que atinge.
@felippebueno60465 жыл бұрын
Assista ao videos dele no canal Boitempo e terá um conteúdo mais voltado a política
@robertachiconipsicanalista86255 жыл бұрын
Aida, busque saber mais sobre ele e descobrirá que muitas das ações que ele faz são públicas, abertas e gratuitas (Seminários, Palestras, Aulas, etc). Inclusive, no ambiente da USP. A proposta dele é derrubar os muros para que as diferenças sejam diminuídas e que a Universidade não seja um lugar somente para "alguns"...Além de sólido conhecimento, é uma pessoa simples, humilde, acessível. Espero que encontre mais informações. Grande abraço!
@robertachiconipsicanalista86255 жыл бұрын
Aida, busque saber mais sobre ele e descobrirá que muitas das ações que ele faz são públicas, abertas e gratuitas (Seminários, Palestras, Aulas, etc). Inclusive, no ambiente da USP. A proposta dele é derrubar os muros para que as diferenças sejam diminuídas e que a Universidade não seja um lugar somente para "alguns"...Além de sólido conhecimento, é uma pessoa simples, humilde, acessível. Espero que encontre mais informações. Grande abraço!