▶ ANUNCIE SUA MARCA OU EMPRESA AQUI NO CANAL! Contato profissional: caixaveia.contato@gmail.com . Me siga no instagram! ▶ Instagram: caixaveia .
Пікірлер: 1 800
@MarcosAntonio1709 ай бұрын
Sou do MS. Obrigado por citar nossos artistas. Penso como você sobre o sertanejo universitário. Gosto do sertanejo antigo. Mas algumas duplas realmente foram precursoras das porcarias de hoje. Cantavam músicas de duplo sentido, com conotação sexual, de incentivo às bebidas, adultério, etc. Já o verdadeiro sertanejo era maravilhoso. Falava de amor, saudades de outrora, da roça. Como a mídia vai mudando as coisas, sem que a gente perceba. Triste como no Brasil, o que é bom, vai sendo apagado. Você é corajoso em tocar nesse tema, pois hoje em dia, as pessoas são perseguidas por dizer o que pensa. Passei a ser seu inscrito.
@Nother9395 күн бұрын
Já eu detesto cuando falam que polcas paraguaias e guarânias são musica sertaneja
@brita889 ай бұрын
Que orgulho ver meu tio avô querido no seu vídeo. Dirceu Chiodi sempre se destacou aqui em Piracicaba cantando cururu e fortalecendo a cultura caipira. Um homem que hoje com mais de 80 anos ainda conta causos e se lembra de tudo que viveu. Sempre o considerei como segundo avô, uma pessoa adorável. Vida longa ao tio.
@Caixaveia9 ай бұрын
Eu o conheci pessoalmente lá no Sesc e o caboclo é dos bão!
@santoscamposeli1l10 ай бұрын
meu pai tem 70 anos, meu avô fabricava viola de coxo. ele aprendeu o ofício e até hoje tem o ateliê em Coxim MS. eu sinto orgulho dele fazer parte dessa cultura
@eueu-gf9rd10 ай бұрын
qual o nome ? , sou de cg
@MilenaBauldeAzevedo-rq9jv10 ай бұрын
Destróe a sua essência!!!! Isso! E acrescenta b...a!
@MilenaBauldeAzevedo-rq9jv10 ай бұрын
Estilo neocoisanenhuma.
@MilenaBauldeAzevedo-rq9jv10 ай бұрын
Amei...muito bom, perfeita sua colocação.
@eueu-gf9rd10 ай бұрын
@@MilenaBauldeAzevedo-rq9jv ?
@ivanvito380710 ай бұрын
Sou campograndensse e fiquei lisonjeado pelo reconhecimento da nossa artistas Helena Meireles e do meu estado MS e nossos irmãos paraguaios. Parabéns Barba!
@Caixaveia10 ай бұрын
MS é a junção do Paulista com o Paraguai... É um estado irmão!
@ivanvito380710 ай бұрын
@@Caixaveia Poisé! Grande estado, nasci em SP mas fui criado aqui, por isso me considero campograndensse, e digo mais, Campo Grande é a melhor capital do país kkkk
@Nother9395 күн бұрын
@@Caixaveia polcas paraguaias e guarânias não são musica sertaneja, e do povo paraguaio
@guilhermezanatta503810 ай бұрын
Que dahora saber que o pessoal que acompanha o canal que curte muito rock assim como eu,tb curte uma boa moda caipira! Sou do interior de SP,tatuador e cresci ouvindo Tião carreiro,Vieira e Vieirinha entre outras duplas. Moda de viola é maravilhoso…recordo com saudades as Folias de Reis que passavam nas portas de casa,nos sítios e chácaras aonde eu morava…festas juninas em sítios e as rodas de violas. A Catira era muito bom de se ver e ouvir. Ainda hoje ouço tudo isso. Bons tempos!
@Andre-110 ай бұрын
Ainda bem que o tiao carreiro morreu pra não ver as tatuagens
@renatoranzinirodrigues175310 ай бұрын
Mas não tenha dúvida!!! Amo a viola tanto quanto a guitarra!!!
@MarceloJosedaSilva-et9os9 ай бұрын
Tamu junto
@dinoalves51429 ай бұрын
Aaeee Guilherme . tamo junto.. viemos morar na cidade por precisão, mas nosso coração e nossa vida nunca vai sair da roça . já compus muitas modas falando da minha vida no sítio .
@vagner14729 ай бұрын
Sou Roqueiro e cresci numa chácara no interior do Rio Grande do Sul, por isso sei apreciar outros estilos musicais e me identifico muito com as histórias contadas nas modas de viola.
@elisvaldonunes903910 ай бұрын
Em muitos anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que vejo uma explanação sobre o que é sertanejo de verdade. Parabéns Barba. Eu tenho 39 anos e sou nordestino do Piauí. Neto de rabequeiro, e tocador de pifano. E sei que essa duplas noventista e as atuais nada tem aver com sertanejo raiz.
@jacksonduarte294210 ай бұрын
Q interessante! Eu achava que só existiam índios no Piauí.
@EdivaldoReis10 ай бұрын
@@jacksonduarte2942 Acredite, é mais fácil encontrar índios no eixo sul/sudeste.
@elisvaldonunes903910 ай бұрын
@@jonaslirio3114 picapau kkkkk
@elisvaldonunes903910 ай бұрын
@@jacksonduarte2942 kkkkk
@elisvaldonunes903910 ай бұрын
@@EdivaldoReis kkkk
@fernandobatista570910 ай бұрын
Rolando Boldrin não permitia usar chapéu de cawboy e nem camisa xadrez no programa dele, ele considerava "fantasia de vaqueiro norte americano".
@Paulo2k610 ай бұрын
Já vi Rolando Boldrin comparar com palhaço de circo. Errado não tá.
@edgarmachadofilho293210 ай бұрын
Eeeeh...mas depende de qual programa dele vc se refere neh! Pois ele apresentou vários programas musicais em vários canais diferentes...e nem em todos eles ele mandava neh!!!
@claudina.10 ай бұрын
@@edgarmachadofilho2932O ponto aqui não é o quanto ele “mandava” numa emissora, mas sim o posicionamento de Orlando Boldrin frente a desaculturação da figura caipira.
@edgarmachadofilho293210 ай бұрын
Tá certo! Eu que me esprecei errado!! Ele não e bitolado não...ele aceita sim!ele sabe q as coisas mudam...ele tbm mudou até o estilo do programa q apresentava...o último o Sr Brasil...era muuuuito mais variado q só caipira...mas sempre voltado pra algo regional...dos vários "sertões" do brasil.😉 Era muito bom por sinal!triste não ter qem faça algo seker parecido neh!!!🫤
@alvorecerdourado649010 ай бұрын
Mano, chapéu isso depende. Esse estilo de chapéu cowboy que você se refere como modinha de vaqueiro de circo norte americano já existia no Brasil desde a época dos bandeirantes ou até antes. Até as sapatilhas de couros e botinas de couros e chicotes já fazia parte da cultura sertaneja e tropeira dos centro oeste do Brasil Colonial. Esquece essa questão de que chapéu, camisa chadrez e sinturoes são coisas de vaqueiro americano, que não verdade são partes culturais da maioria dos países latinos americanos e principalmente brasileiro e que na verdade foram os americanos que tomaram emprestado esses estilos cowboys todos.
@Sosolinda-491010 ай бұрын
Enquanto meu avô aguentava ficar em pé, ele dançou catira! Obrigada por esse vídeo!
@Caixaveia10 ай бұрын
Muito bão!
@edersonzonta9 ай бұрын
Acho que as coisas tem que evoluir, e assim como o rock absorveu várias referências de outros estilos, com o sertanejo não é diferente. Música ruim sempre tem em qualquer estilo, e hoje em dia é maioria...
@rafaelprimo478310 ай бұрын
Mesmo eu não sendo adepto da cultura tropeira e nem caipira raiz, esse vídeo é de uma sensibilidade incrível. Belo trabalho. E os modinhas "sertanejos" piram. Nunca serão!
@HelianaSuper9 ай бұрын
Eu sou adepta da cultura tropeira e caipira raiz. Meu pai era tropeiro e eu sou caipira. Meu ídolo nesse gênero é o Raul Torres. Meu ídolo nacional: Milton Nascimento. Meu ídolo americano: Bob Dylan. Meus ídolos argentinos: León Gieco e Eduardo Falu. Meus ídolos ingleses: The Beatles! Meu ídolo uruguaio: Alfredo Zitarrosa. Amo todos os violonistas e violeiros deste meu Brasil....
@marceloferraz651210 ай бұрын
Vídeo importantíssimo. A verdade pode ser dolorosa, mas é profundamente necessária. Parabéns!
@luiszanichelli87289 ай бұрын
Mas não muda nada, bom ou ruim, é o q vai continuar vendendo. Na verdade ninguém se importa.
@MarceloJosedaSilva-et9os9 ай бұрын
quando você disse "figuras abjetas como Luan Santana e afins", eu me inscrevi no canal; quando disse "sertanojo universiotário", eu mandei o like. Finalmente, alguém mandando a real sobre esse lixo sonoro da atualidade. Obrigado pelo conhecimento compartilhado.
@kaleomariz10009 ай бұрын
Faço minhas tuas palavras. Caramba meu. Eu me lembro que no fim dos anos 2000 e nos anos 2010 todo ano surgiam umas 2 ou 3 duplas desses agro-boys. Eu heim! Ate aqui no nordeste onde sempre o povo escutava forró, as festas passaram a tocar essa bosta de sertanejo. (E o forró aqui tá passando pela mesma coisa. Passou por tantas transformações que nem sei mais se posso considerar como forró).
@KannaDuelista9 ай бұрын
Coisa de velhaco saudosista, os antigos vão inspirar os novos e é impossível não mudar o estilo e a forma de tocar/cantar, já que cada época tem suas peculiaridades e nenhum é melhor ou pior que o outro, cada um agrada seu público
@KannaDuelista9 ай бұрын
@@lucianobianchini9320 Mas hj não é melhor mesmo, antes tínhamos muito mais talento que hj, mesmo com mais tecnologia e facilidades pra virar artista, a música brasileira decaiu, o público prefere atores fingindo ser músicos ou mcs que não sabem o básico de música mas cantam oq agrada o jovem
@KannaDuelista9 ай бұрын
@@lucianobianchini9320 Mas o sertanejo ainda continua bem, infelizmente o restante sofre com falta de interesse, logo, de artistas
@MarceloJosedaSilva-et9os9 ай бұрын
@@KannaDuelista Bom dia. Concordo que as coisas mudam com o tempo, afinal a música é dinâmica e não estática. Porém, o que me refiro não é o estilo ter mudado, mas a essência que não está mais na música em questão. Exemplo: o roque mudou muito em relação ao que era antes, no entanto a essência do roque (que é ser o ritmo rebelde) permanece; já a essência do sertanejo (que se remete ao sertão) foi perdida. O suposto sertanejo de hoje só fala de beber, meter ou ser metido, trair ou ser traído; o que isso tem a ver com sertão? E isso é porque citei só a letra. mas tranquilo, cada um com seu gosto e vida que segue.
@Joel_06.10 ай бұрын
Matou a pau. Falou oque ninguém tem coragem de falar. PARABÉNS 👏
@ERKMega10 ай бұрын
Meu pai nasceu em 1950, disse que qdo eles começaram a ouvir essas músicas do Tião Carreiro e Pardinho nas rádios, falavam que era o Novo Sertanejo Romântico. Barba, cresci ouvindo isso nas viagens que fazíamos, tocava tbm jovem guarda, Amado Batista e afins, eu odiava, mas hj confesso que aprendi a apreciar pois entendi que era a época deles, da mesma forma que qdo eu na minha adolescência curti Puddle of Mud, Linkin Park, Foo Fighters... Enfim, cada época a música muda de acordo com a realidade do momento. Como disse no vídeo, não é a música original caipira, mas é a música que tocava os corações daqueles jovens.
@vagner14729 ай бұрын
Gosto de Amado Batista e Tião Carreiro e Pardinho, mas agora eu sei que Tião carreiro além de não ser Sertanejo raíz, eles que iniciaram essa praga musical que eu ODEIO!
@fkis27899 ай бұрын
Música de corno manso
@HelianaSuper9 ай бұрын
Ótima resposta. Uma vez fui a um encontro de prosa que ocorria às quintas-feiras no Palácio das Artes em Belo Horizonte e o artista era o Martinho da Vila. Era a era do punk. Perguntaram pra ele o que ele achava e ele disse: todo gênero de música que tire o jovem da rua, do vício, é música boa....
@MrLucasteixeira5 ай бұрын
É isso, disse tudo. A música é um organismo vivo, vai sofrendo mudanças e se reinventando. E isso não é bom ou ruim, só está aí, acontece. Talvez o que ocorra é de uma nova safra de artistas que representem um ritmo não converse com você. Penso por mim: eu gosto de metal, mas com o tempo as coisas foram mudando. Há vertentes do metal que não curto, acho que distanciou do que me agrada. E como o metal, existem essas mudanças no sertanejo, no samba, no pagode, enfim.... Eu acho interessante ver como os ritmos foram mudando (e novamente: não acho isso bom ou ruim. Alguns conversam comigo, outros não.)
@marcvce10 ай бұрын
Tião Carreiro cantou muito da nossa realidade quendo moravamos na roça aqui em Minas gerais.Ele,Cascatinha e Inhana, Lourenço e Lourival ,entre outros.
@anaprado528210 ай бұрын
@Constelado No interior de São Paulo também. Mas esses cantores têm influência também do Sul, das guaranias paraguaias.
@anaprado528210 ай бұрын
Para mim, o Sertanejo mistura, Country, música mexicana e nordestina
@lourisvalcavalcantequeiroz143110 ай бұрын
No Brasil o povo é incentivado a não gostar do que é da terra e sim de influências que minam a cultura local.
@galo67229 ай бұрын
@@anaprado5282foi a dupla Milionário e José Rico que introduziu a corneta mexicana na música sertaneja
@raiosultravioleiro5649 ай бұрын
@@galo6722 Não foi. Pedro Bento e Zé da Estrada gravaram autênticas musicas rancheiras antes de Milionário e José Rico gravar o primeiro album.
@musiclover-psigotico-tradu379610 ай бұрын
Sensacional e necessário esse vídeo para mostrar a verdadeira cultura caipira e paulista, principalmente para quem acha que SP não tem cultura própria. Eu sou do interior de SP e minha mãe nasceu na roça de São Luiz do Paraitinga, famosa cidade do Saci ou folclore brasileiro. Aprendi a gostar de música com ela, inclusive o rock and roll que ela também gostava. Ela gostava de vários estilos de música da época e ela também ouvia muita música caipira e me lembro de um programa aqui de uma rádio do interior que se chamava Alvorada Sertaneja que ela colocava assim que acordava e me ajudava a ver a hora de ir pra escola ou trabalhar depois também. Eu passei duas semanas numa vila de pescadores em Botucatu chamada Rio Bonito, que ficava em frente ao rio Tietê, que lá é limpo, e um dia nós andando pela vila vimos um pessoal num bar tocando moda de viola caipira sem letras mesmo só no ponteado da viola e nós ficamos lá olhando eles tocar e os caras tocavam bem pra caramba. Acredito em rincões como esses do estado de SP ainda haja a verdadeira música caipira e não essa porcaria de música de agro-boys e pseudos-cowboys chamada de música sertaneja que me dá vontade de vomitar quando os meus vizinhos colocam aqui, pois que aprece mais música de corno e de bêbados.
@jefersonmartins95927 ай бұрын
Deviam colocar esses jovens de hj em dia que consideram aquela abominação chamada Ana Castela de rainha para ver esse vídeo. Aí veriam o que é sertanejo de verdade e não aquelas porcarias que aquela mulher c@g@ pela boca
@claudionascimento700810 ай бұрын
Barba é brabo... provou que manja de música, independente do gênero musical
@juanrezende491410 ай бұрын
@@MarcosBeatlestanto faz
@colecionadorderesenhas9 ай бұрын
A música é apenas um dos pilares da cultura caipira juntamente com o sotaque e a culinária, eu sou paulista mas Minas, Goiás e Paraná também tiveram uma contribuição gigantesca na cultura dos bandeirantes, fica aqui meu abraço fraterno aos irmãos mineiros, goianos e paranaenses.
@Caixaveia9 ай бұрын
Na verdade foi o contrário
@colecionadorderesenhas9 ай бұрын
@@Caixaveia acho que não, sou fascinado pela cultura caipira e vejo rincões desses estados mais caipira que a própria matriz caipira que é o interior paulista, como foi citado no vídeo a musica caipira foi criada pelo povo paulista mas destruida pela própria ganância capitalista das gravadoras multinacionais situadas no eixo Rio e São Paulo ou seja duas metrópoles que não tem nada haver com a cultura, a música, o sotaque caipira, mas louvável o seu vídeo meu amigo, mostrou a cara e a vida de um povo trabalhador desse país.
@Caixaveia9 ай бұрын
Esses estado que vc citou, todos eles, foram criados por tropeiros e bandeirantes vindos de SP! Nada do que tem no sul de MG é deles, tudo veio daqui de SP - e GO é a mesma coisa.
@colecionadorderesenhas9 ай бұрын
@@Caixaveia São Paulo foi uma província gigantesca no império, pegando o sul de minas, triangulo mineiro, o paraná e algumas regiões que adentravam Goiás e Mato Grosso, com o descobrimento do ouro em Minas eles adentraram o estado mineiro até as cidades históricas mas foram expulsos pelos portugueses chamando essa narrativa histórica de guerra dos emboabas, eles acabaram indo desbravar o Góias atrás do ouro, até ai concordamos, ok!? A Rodovia Fernão Dias que sai de São Paulo a Belo Horizonte representa de uma forma física a herança caipira que os bandeirantes deixaram em Minas, isso se traduz na culinária, no sotaque, na música, isto é muito forte para o mineiro, goiano e paranaense, já o Mato Grosso já é outra história de desbravamento tanto é que MS se desmembrou do MT na década de 1960, o que eu reafirmo é que estes estados citados teve uma influencia forte e direta da cultura caipira.
@Oculto__9 ай бұрын
@@CaixaveiaAs bandeiras começaram em São Paulo, mas a cultura caipira foi se desenvolvendo em toda a Paulistânia, e os tropeiros surgiram em Minas Gerais após a guerra dos emboabas que deu fim ao ciclo do ouro
@rafaeldarosavilella501910 ай бұрын
Esse vídeo me lembrou o programa VIOLA MINHA VIOLA da INEZITA BARROSO na Tv Cultura ... Meu respeito as músicas caipira e sertanejo de raiz ❤
@EsaHembraEsMala2910 ай бұрын
Adorava assistir
@guilhermemb92139 ай бұрын
Real, meu pai via muito esse programa
@camilacamposnunes97295 ай бұрын
Viola, minha viola e Sr. Brasil. Nunca mais teremos nada parecido.
@emerson.lagarto10 ай бұрын
Sou do RS, mas por aqui os "modão" de viola sempre foram apreciados, principalmente antes da invasão dos "novos sertanejos" a partir dos anos 80. A trilha sonora da minha infância é uma mistura de música caipira/sertaneja com artistas daqui, principalmente Teixerinha. Lembro dos meus tios, tias e parentes tocando e cantando moda de viola. Até pouco ainda eu assistia o programa da falecida Inezita Barroso e tbem do Rolando Boldrin na TV Cultura. É muito massa escutar, pelo menos de vez em quando, algo que realmente faz parte da nossa cultura de verdade.
@mauriciofortunato65239 ай бұрын
tem até esse chapéu de Hollywood que nunca foi usado por nenhum peão. assim como as fivelas de cinto . peão usava guaiaca , chapéu de aba reta , e chamava sua turma de tropa , comitiva é coisa de novela.
@francogoncalves46169 ай бұрын
Meu avô trabalhou em comitiva nos anos 50 e 60 e ele falava comitiva, meu avô sempre usou chapéu de palha, não tinha essa de aba reta não, era chapéu de palha, acredito que era aro 50 cm. Podemos estar falando de regiões diferentes, a comitiva tinha sua tropa, que na época era majoritariamente com burros e mulas, ninguém usava cavalo na lida com gado, pois grande parte das invernadas tinham muita capoeira, não tinha tanta pastagem abertas como tem hoje e a maioria das estradas de terra não tinha cerca, levavam boiada por rodovia até os frigoríficos rsrsrsrs, era muito louco, o primeiro capim de engorda de boi forte que foi trazido na década de 70 foi o Jaraguá usado até início dos 90, contudo ele não aguentava tanto "pisoteio" e ainda as invernadas ficava muito sujas com verdadeiras capoeiras, aí com a entrada dos capins de savana, as capoeiras foram extintas de vez. Acho que a utilização do burro/mula na lida com gado que já estava em declínio, pois como as rodovias foram asfaltadas, não podia mais levar boiada tocada, só por caminhão e também com os capins de savana sendo plantados e as pastagens ficando mais limpas os cavalos/éguas foram sendo largamente utilizados na lida, pois era mais fácil de domar em relação a burros/éguas. Raça majoritariamente utilizadas nas fazendas aqui do Norte Pioneiro do Paraná é o Criolo, muito utilizado pelos gaúchos da campanha. A maioria das famílias de donas de fazenda na região são do sul, gaúchos, catarinenses e curitibanos.
@mauriciofortunato65239 ай бұрын
@@francogoncalves4616 meu avô tbm foi peão, começou no fim dos anos 30 e foi ate os anos 60, região do alto tiete , buscando gado pelo sul de Minas , vale do Paraíba etc, fabricava seus laços e suas celas , hoje se encontram em um museu , de uma escola . amansava cavalos sem colocar peso antes , Chamava sua turma de tropa , sim deve ser coisa de região , usava cavalo ,mula só para a carga , quanto ao chapéu , sim de palha ,eu disse aba reta para diferenciar desse de aba virada para cima estilo texano ,que alias nem texano usava , foi criação dos anos 50 para os filmes , assisti um documentário que falava o nome do inventor e a data , mas o que quis dizer é que a moda implantada por novelas e esses pseudos artistas sertanejos inventaram trajes , dancinhas que nunca existiram e são copiados por gente do interior como se fosse a cultura interiorana nossa ,que só vê boi quando passa na estrada .
@marconepassos53815 ай бұрын
Só comentário de altíssimo nível. Parabéns a contribuição. Essas pessoas que viveram a vida nessas "lidas" com tropas e boiadas, num tempo onde o homem tinha de encarar o bruto da vida sem medo, mercem nosso respeito e admiração.
@kleberlima760710 ай бұрын
Grande Helena Meireles, orgulho da música sul-matogrossense, embora tenha muita gente aqui no MS que nunca ouviu falar dela, não fazia parte da mídia.
@neideandrade276710 ай бұрын
Sou de Presidente Epitácio SP e aqui até as crianças conhecem o trabalho dela
@HelianaSuper9 ай бұрын
Sou fã da Dona Helena. Ela é minha inspiração.
@mariomiranda71378 ай бұрын
Acho que ela só foi gravar nos anos 90, com quase 70 anos. Se fosse viva completaria 100 anos agora em agosto...
@HelianaSuper8 ай бұрын
@@mariomiranda7137 Verdade, Mário. Só depois que saiu o nome dela numa revista especializada em guitarristas dos Estados Unidos, considerando-a a melhor guitarrista do mundo a tocar com palheta!!! Já pensou, que maravilha?🎸🎸🎸🎸
@So_modaodusbao10 ай бұрын
Sou um grande apreciador da música raíz e curto tbm o sertanejo anos 70 e 80 e realmente vc tem razão, seu video é bom, falou toda vdd
@treinador_nieto.185213 күн бұрын
Sou um Paulistano Roxo de raíz longa e amo tudo que é da cultura do nosso estado. Essa matéria é um presente a todo paulista raiz. Muito obrigado ! São matérias como essa que ajudam a recuperar nossa história e orgulho paulista.
@Nother9395 күн бұрын
Muito bom, fala para os paulistanos que polcas paraguaias e guarânias não e musica sertaneja
@freddykrueger103510 ай бұрын
Sertanojo universiotario...melhor definição que ouvi hj
10 ай бұрын
kkkkk Também gostei dessa.
@neideandrade276710 ай бұрын
A intenção do post é mostrar que o sertanejo dos anos 80 e 90 é tão fajuto qto o sertanejo universitário. Nenhum dos dois é sertanejo de verdade.
@paullynhosax810710 ай бұрын
Kkkk,verdade eu também nunca tinha ouvido universiotário
@EsaHembraEsMala2910 ай бұрын
Tbm 😂
@EsaHembraEsMala2910 ай бұрын
Na vdd quem teve culpa tbm foi aquela dupla que começou td isso Víctor e Léo
@petmitnick10 ай бұрын
Fico muito feliz por citar a Grande Helena Meirelles, um ícone da cultura Sul-Matogrossense
@HelianaSuper9 ай бұрын
Sou fã dela. É minha inspiração.
@michael.psicologo10 ай бұрын
Sou adepto do punk rock, mas... Moda de viola de 1900 e antigamente é vida!
@robertocaetano49459 ай бұрын
Respeito o punk, acho muito legal, especialmente a Anarquia. Abraços
@DinadaSilvaSauro10 ай бұрын
Barba, deixa eu te contar uma. Ano passado estavam eu e minha avó entediadas, numa noite. Somos goianas. Eu com meu notebook resolvi colocar umas músicas antigas pra tocar, recomendadas pela minha avó, 85 anos. Achei que ela ia querer ouvir Rio Negro e Solimões, Trio Parada Dura, essas coisas conhecidas como "modão" aqui em Goiás. Meu amigo, pra ela isso aí é música de moleque, o gosto musical da minha avó é uma parada diferenciada, muito mais antiga e visseral que o clássico modão 🤔 eu fiquei besta com todos aqueles nomes que eu jamais poderia ouvir falar se não fosse conversando com um ansião. Gravei um pendrive pra ela e comprei um somzinho. Ela ama esse pendrive kkk
@Caixaveia10 ай бұрын
A véia sabe das coisas ❤️
@Zmirremi_iasmin9 ай бұрын
Fala aí dos nomes,por favor?
@josericardomartinscerdeira1619 ай бұрын
@@Zmirremi_iasminTambém gostaria de saber.
@fernandopatussi301810 ай бұрын
mano só consegui assistir agora fica difícil assistir o vídeo com uma criança de 1 ano e 8 meses pedindo para assistir"patati e patata"😂😂. barba sinceramente que aula mano eu não conhecia nada dessas duplas antigas e particularmente não gosto das atuais. obrigado barba ótimo vídeo mano
@Caixaveia10 ай бұрын
Hahahahahaha
@eliscarvalho675610 ай бұрын
Se você sorrir, é com Patati, se você quer chorar, é com Patata!
@fernandopatussi301810 ай бұрын
@@eliscarvalho6756 😂😂
@adrianalopes477710 ай бұрын
Escuto sertanejo raiz desde criança, tive um tio que tocava viola e sempre eram essas músicas. Ia pro sitio dos tios de meu pai e eram essas músicas no radinho a pilha... Memória afetiva despertada com sucesso!
@arvinhaalvinho10 ай бұрын
Nasci e cresci com meu pai ouvindo desde Abel e Caim a Zilo e Zalo. Acordava ouvindo estrela da manhã com Inezita Barroso... ... Acho que se estivesse vivo meu pai ia gostar de ver esse vídeo... Havia algumas modas de viola que ele não gostava algumas duplas... Nunca o perguntei o porque. . Eu sabia que o Tião Carreiro era brigado com o Pardinho .. mas não faço idéia de qualquer motivo... ... Pelo visto pode ser o mesmo que a maioria de famoso... Dinheiro...
@raphael_rigonato7 ай бұрын
Bom eu sou muito fã do tião como artista e tenho que falar algumas coisas a dizer sobre o video em relação ao tal, teve uns conhecidos do meu pai que já conviveram com o tião em rodas de violas e ele não conversava com o pardinho por ele ser bem sistemático, serio (o jeito da pessoa) e que ele tinha um jeito diferente de pensar da maioria, ele tinha facilidade de chegar e fazer os outros precisavam de muito mais treino pra acompanhar isso nele, eu não to tirando isso do nada basta você pesquisar aqui mesmo no youtube que você achará entrevistas, com o paraiso (parceiro de tiao), pardinho e ate o próprio tiao carreiro falando sobre isso, sim ele ajudou a introduzir o romance na musica sertaneja de forma saudável, e poetica coisa que foi uma evolução inegável, oque ao meu ponto de vista foi ruim foi introduzir romance com desejos sexuais que acabou com as letras poeticas e começaram a repetir a mesma coisa o tempo todo, o cara simplesmente reinventou o jeito de tocar viola oque ele fazia ninguem mais faz. Mas mesmo assim ele foi a pessoa que começou apresentar o romance, acredito que o problema não foi ele foi a forma que os outros pegaram o pronto e poluiram, acredito que o tião ia fazer a mesma coisa como a musica o fogo e a brasa que introduziu essas musicas a perderem a raiz, por isso digo que enquanto vivo ele foi um dos com mais destaque. Lembrando essa é a MINHA opinião e o que eu discordo sobre o video.
@rodolfodeoliveira6389 ай бұрын
Fico contente de ver o pessoal de SP dando mais valor a música nativista Paulista, como gaúcho espero que o mesmo movimento ressurja aqui também. Junto com a música nordestina, conseguiria fácilmente afirmar que a música nativista nordestina, paulista e gaúcha formam os três pilares da música folclórica brasileira, sendo a gaúcha e a sertaneja as que mais se influenciaram mutuamente ao longo das décadas. Enquanto o ''sertanejo'' conseguiu aos trancos e barrancos se adaptar ao lixo cultural de hoje e formar uma identidade de fácil digestão; a música tradicional nordestina ficou popularizada pela grande mídia e figuras populares como Gonzaga, a música nativista gaúcha caiu em esquecimento nas últimas décadas, e hoje se tornou uma iguaria exótica aos ouvidos do brasileiro médio. Uma pena, os ouvidos de muitos dos ouvintes dos ''sertanejos'' modernos se acostumariam fácil à musica tradicional gaúcha, que mesmo sofrendo (principalmente na sua origem mas também causando posteriormente) muita influencia da/na música sertaneja, sempre foi tocada com a guitarra espanhola (parecido com o violão comum de hoje) ao contrario da tradicional viola dos paulistas, tornando, musicamente, mais próxima do ''sertanejo'' moderno.
@luankolorado189 ай бұрын
Eu sou de Porto Alegre e vivo no Mato Grosso e te digo que gosto da música gaúcha; mas desse gênero que tem seus derivados digamos assim eu prefiro a "Milonga" e a "Payada" reconhecendo que esses subgêneros são platenses ou seja são oriundos da Argentina e Uruguay.Quanto a Vanera,fandango,xote,bandinhas e "tchê music" (esse último é horrível) não sou muito fã mas respeito,a música nativista pouco logrou sucesso acima da região Sul,mesmo com o Gaúcho da Fronteira tentando fazer a música do RS ser conhecida nas demais regiões do Brasil(exceto MS/MT/RO onde tem migrantes sulistas) e outra a música sulista é mais "bairrista" e "provinciana" nas letras percebe-se isso nos temas cantados e tocados;que fala da terra,do cavalo,do gaúcho guerreiro,rancho tudo que envolve os Pampas etc, pois tem muita influência indígena e ibérica e um vocabulário diferenciado e mesclado, mas que por fim acaba que o estilo fica hermético e o brasileiro infelizmente não tem bom gosto de apreciar outras musicais regionais além do que a massa midiática dá aos seus consumidores.
@rodolfodeoliveira6389 ай бұрын
Faço das tuas palavras as minhas,mas vale citar que boa parte dos estilos musicais gaúchos eram também compartilhados no resto do brasil, e muitos nem ''gaúchos'' por si o eram, mas sim ritmos nativos de todo brasil, vanera, xote e fandando são alguns exemplos de estilos que eram tradicionais em muitos estados e hoje ficaram isolados em estados específicos, já com o estilo original modificado, criando mesclas ou subdiviões, ''fandango gaúcho'' por exemplo, que antes de se ''agaúchar'' era dançado em todo país. Na música gaúcha o influencia platina é predominante, até mesmo nos estilos mais tradicionais, que acabaram por incorporar elementos da américa espanhola posteriormente, o xote gaúcho, por exemplo, já é bem diferente do xote paulista, mesmo que em origem, eram o mesmo estilo.@@luankolorado18
@gatodechapeu73910 ай бұрын
Eu já quero uma segunda parte barba, sabe é difícil achar vídeos falando sobre a real cultura não só Paulista mas brasileira em geral
@WaltKurtz110910 ай бұрын
☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️
@brunaodepaula14949 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, um verdadeiro documentário sobre são Paulo e a origem do cancioneiro Paulista e respeito a quem início.
@marcatto10 ай бұрын
Isso é apenas uma aula de história nativista paulista. Esse vídeo deveria ser tombado como patrimônio histórico.
@UlissesDuarteZeitune10 ай бұрын
Concordo totalmente !!!
@DinadaSilvaSauro10 ай бұрын
Muito bom saber. Sou de Goiás e nossas raízes estão ai, paulistas e mineiros, nosso avós.
@ErickRibeiro-di7rj10 ай бұрын
Concordo!!!
@0891Eduardo9 ай бұрын
Para mim, que sou preguiçoso, é até inimaginável o trabalho de pesquisa, garimpagem do material, elaboração do texto, edição, enfim, de tudo que envolve um trabalho tão completo como esse, sintetizado em pouco menos de 17 minutos. A nós, cabe agradecer ao Barba e divulgar um material desses à exaustão.
@HelianaSuper9 ай бұрын
Com exceção do título que leva a erro de interpretação.
@francogoncalves461610 ай бұрын
Tião Carreiro minha família inteira gosta, gosto muito também, modão bom rsrsrs, entendo a parte da questão de nomenclatura, contudo o Tião Carreiro em varias músicas ainda retrata a vida no campos, Terra Roxa, boaideiro punhos de aço, Travessia do Araguaia e por ai vai, meu avô falava que quando ele trabalhava em Comitiva nos final dos anos 50, os peão que sabiam tocar viola, tocava muito Tião Carreiro, a nível de Brasil ele foi revolucionário na época, tanto que da galera da música sertaneja antigo acredito que em relevância esteja em pé de igualdade com o Tonico e Tinoco. Meu pai também gosta muito do Liu e Leu, mais nunca foram muito fãs do Zé Carreiro e Carreirinho pois tinham a voz mais fraca, meu pai ainda assistiu os shows dessas duplas nos final década da decada e meados dos anos 70 nos circos que paravam nos patrimônios em que moraram, meus avós e pais definiam a música em dois gêneros: sertanejo e todo resto em música popular e tinha música estrangeiras também. Mas para a influência musical dos meus avôs nascidos nos início dos anos 30 e do outro lado no início dos anos 40, a música de Tião Carreiro foi muito importante.
@Moita25749 ай бұрын
Certamente Tião Carreiro nada tem a ver com o sertanojo atual
@wellingtonbhraga27459 ай бұрын
Vc tem razão. Meus avós e pais já me falaram o mesmo. Ninguém lá em casa despreza a dupla em questão, muito pelo contrário, são referências também. Esse papinho de: "ain, eles são u mal da música sertaneja caipira", é conversa fiada de quem se mete a underground até no que não cabe.
@Cabeça_Ovuda2 ай бұрын
@@Moita2574É bizarro mesmo, não tem literalmente NADA do que era antes
@glauciomusic10 ай бұрын
Parabéns Barba pelo registro, exatamente isso que aconteceu, uma vergonha o que fizeram com a musica caipira, trocaram a viola pelo violão e fizeram um country xulu made in brazil baba ovos da cultura americana .
@kaioluiz544610 ай бұрын
A mesma coisa fizeram com o forró aqui no nordeste..
@lucianosilva331610 ай бұрын
Não só americana, tem muito da influência piegas do romantismo bolero latino também.
@LuizFernandesMoreiraTeixeira10 ай бұрын
O sertanejo atual tem influência da bachata colombiana, do bolero espanhol.Que são músicas carregadas no sofrimento romantico como no bolero e nas letras calientes como na bachata.
@jovecosta804310 ай бұрын
@@lucianosilva3316, que os famigerados colocaram o pomposo nome de Bachata.
@Br.golfidls1c6010 ай бұрын
Ai que ficou bom
@UmCapiau7 ай бұрын
Esse foi de longe um dos melhores vídeos que já assisti no KZbin, o tanto de conhecimento que existe neste vídeo sobre o estado de São Paulo é absurdo, parabéns.
@Thiago_Marques10 ай бұрын
Interessante o video. Confesso que nunca tinha visto um posicionamento contra o trabalho de Tião Carreiro. Ouço as musicas dele e de outras duplas do genero desde criança por conta do meu pai que é do interior de SP. Parabens pelo conteúdo. 👏👏
@tazgt33 ай бұрын
Esse vídeo merece um prêmio Nobel, Parabêns Barba, obrigado por agregar conhecimento que acredito que todo brasileiro deveria saber sobre nossas origens musicais.
@joseuisley809010 ай бұрын
O Barba ter a coragem de falar a verdade sobre Tião Carreiro, ganhou meu respeito
@realioliveira199410 ай бұрын
Barba, quanta honra! Nao esperava que essa resposta viria porque imagino o volume descomunal de trabalho que um canal como esse dá ao seu dono. Estou muito grato. Muito bom também ouvir uma opinião discordante da minha, especialmente suando se trata de alguem com o nivel de conhecimento que eu jamais terei. Vira aula! Mas quanto as criticas a dita máfia do dendê, tamo junto, meu!
@edpatrik10 ай бұрын
Mano, até que enfim alguém teve a decência de falar desse som tenebroso travestido de sertanejo só porque é antigo.
@VazVieiraGustavo10 ай бұрын
@@fernandoguedes4952 Quem honrava a viola era Zé Coco do Riachão.
@joseuisley809010 ай бұрын
No começo, anos 1960 Tião trazia música sertaneja raiz, mas depois virou música de corno como a maioria dos lixos sertanejos comerciais
@nekromorphojunky10 ай бұрын
@@realioliveira1994para de lamber o saco do cara mano.
@cristiantar10 ай бұрын
O excelente disso tudo é saber que o mundo do rock se propõe a ter mais cultura do que os ditos críticos. Sem preconceito e com vontade de entender o mundo a sua volta. Obrigado Barba, você reforça nossa geração e desafia as próximas gerações.
@VictorVoorhees10 ай бұрын
Parabéns pela aula! A grande maioria dos sertanejos de hj não deve saber nem a metade dessas informações!!
@hudsonmoraes126110 ай бұрын
Essa pasteurização também ocorreu com as toadas de boi do festival folclórico de boi bumbá em Parintins. Depois que o festival ganhou popularidade as toadas mudaram muito.
@tiagovfer10 ай бұрын
Muito interessante ver a historia batendo com a musica, eu estava estudando a historia da colonização do paraná, a historia da rota dos tropeiros que começava no rio grande do sul (nao lembro onde exatamente), e termina em Sorocaba, quando li isso estudando lembrei do Barba falando que o chimarrão nao eh exclusividade dos gauchos... faz todo sentido... a duvida agora é... como a rabeca chegou no nordeste??? sou nordestino e lembro de muitos mestres da rabeca de lá, pensei q era algo nordestino, mas tem muita rabeca no centro sul, faz um video ai sobre a historia dos instrumentos da musica raiz brasileira, e começa pela rabeca! otimo video!
@Caixaveia10 ай бұрын
Pega a história dos Birivas, essa é braba
@edgarmachadofilho293210 ай бұрын
Provavelmente subiu o rio são Francisco com jangadeiros.por isso se espalhou pro interior tbm.
@edgarmachadofilho293210 ай бұрын
Sim. Por que essa afirmação sua?não entendi qual o propósito! Não pode ter subido o rio com jangadeiros?
@VazVieiraGustavo10 ай бұрын
@@edgarmachadofilho2932 Os jesuítas trouxeram a rabeca pro centro-sul, não foram jangadeiros.
@joaobatistadasilvadasilva947910 ай бұрын
Obrigado pela aula, fiquei conhecendo um pouco mais da origem da verdadeira música sertaneja. Agora a alusão a Chitaosinho e xororó,Leandro e Leonardo e em especial Luan Santana foi sensacional. Obrigado pelo excelente vídeo.
@alexandreteixeira607710 ай бұрын
Foi a mesma coisa que aconteceu com o forró eletrônico dos anos 90, seu vídeo foi tão completo que eu acho que o forró também merece um vídeo aqui no canal.
@Caixaveia10 ай бұрын
É meio tenso falar de uma cultura que não é minha ...
@alexandreteixeira607710 ай бұрын
@@Caixaveia sem problemas mas é uma pena que aqui no Nordeste não tem ninguém com uma abordagem como a sua.
@GhalladryelX10 ай бұрын
@@Caixaveia Claro que é sua cultura, você é brasileiro. Eu daqui do Rio de Janeiro me sinto à vontade pra falar não somente de samba, mas também de qualquer outra coisa que seja brasileira, mesmo que de outras regiões. Claro que nosso país de proporções continentais e com uma diversidade enorme, vai demandar um aprofundamento pra falar bem de coisas de outras regiões, mas ser brasileiro te credencia. Credencia a todos nós.
@adriananascimento589510 ай бұрын
Concordo plenamente com um vídeo sobre a história do forró. #fazcarai
@juanrezende491410 ай бұрын
@@Caixaveianão faz mal. Se inspire no Raimundos e faça haha
@marciohiperativo327810 ай бұрын
Esse vídeo é um verdadeiro documentário, parabéns Barba!!!!
@banzeirao10 ай бұрын
Barba nunca decepciona, deveria ir um dia ao amplifica, parabéns pelo mini documentário
@vitorsteurer79059 ай бұрын
Muito bom! Sou apaixonado pela música caipira. Excelente demonstração do que ela realmente é! Parabéns
@fernandojardim363710 ай бұрын
Muito bão hein Barba! Mandei até pro meu pai, que já cantou música caipira, chegou até gravar nos anos 80. Esse vídeo ele vai gostar!
@americolopes901210 ай бұрын
Bom demais este vídeo!É muito didático e mostra onde, como e quando a coisa foi desfigurada.Nota 1000.
@ShintaSNT07110 ай бұрын
“Quem tem raiz é mandioca” Não acredito que o Tião Carreiro mandou uma dessa! 🤦🏾♂️
@Caixaveia10 ай бұрын
Esse cara era um bosta!
@marlenearantes292810 ай бұрын
Nem eu 😂😂😂
@david_pereira10 ай бұрын
Eu não imaginava ... Agora entendo porque meu pai detestava ele .
@ericavelino350210 ай бұрын
Esse é o tipo de "separar o CPF do CNPJ"
@Caixaveia10 ай бұрын
Ele era bem arrogante
@fabiorenatomeditacao9 ай бұрын
Esse registro é mais do que necessário. Muito da nossa cultura ancestral, digamos assim, está somente presente na memória de nossos avós e eles já estão de partida. Todo o registro é fundamental nesse momento e seu trabalho me trouxe um sorriso no rosto.
@wilsonmarques262910 ай бұрын
Parabéns Barba, pelo excelente trabalho de resgate histórico da nossa cultura regional e obrigado por me fazer lembrar dos meus avos maternos, das noites em Taubaté, quando minha vó ligava o rádio para ouvir as modas de viola que ela tanto gostava, no programa do Zé Betio. Saudades...
@Caixaveia10 ай бұрын
Temo as ordi 👊
@josedebarros9154 ай бұрын
💚🇧🇷 Parabéns Caixa Véia! Como é bonito ver um jovem que assim como eu gosta da boa música e respeita as tradições de valor.😎
@danielcardoso455010 ай бұрын
Uma vez eu vim num programa de tv, algo com um documentário sobre o "sertanejo". Acho que teve 1 hora de programa, e não me ensinou nada. O Barba, em pouco mais de 16 minutos fez o que eles não fizeram. Parabéns!! 👏👏
@ricardogosser10 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Um dos melhores que já assisti sobre a história do interior Paulista associado a música caipira.
@roseniaraujo380610 ай бұрын
Uau! Que aula de cultura brasileira. Parabéns 👏👏👏
@RafaelSoares-i9h6 күн бұрын
Naquela época, uma das maiores dúvidas que eu tive foi sobre o estilo musical de Goiano e Paranaense. Muitos se perguntavam se eles eram uma dupla gospel, pela profundidade em algumas de suas letras que abordavam fé e valores. Mas, ao longo do tempo, ficou claro que o sucesso deles não estava ligado ao gospel, mas sim ao sertanejo tradicional e romântico, que marcou gerações naquela época. Suas músicas falavam de amor, saudade e da vida no campo, com uma essência que tocava fundo no coração de quem ouvia. Na minha opinião, Goiano e Paranaense foram uma das melhores duplas de sua época, trazendo uma sonoridade única e uma sinceridade nas letras que conquistaram muitos fãs.
@LucasAlves-jr9wq10 ай бұрын
10:28 a 10:37 Pior que eu já vi um crítico comentar algo parecido, que oque o mainstream brasileiro conhece como sertanejo é na verdade música country, e de fato. Ainda dá pra ir mais além, se for pra levar oque é considerado sertão no Brasil, música sertaneja de verdade são as manifestações regionais do interior do Nordeste.
@Caixaveia10 ай бұрын
Mas é isso mesmo! E vc foi certeiro quanto ao nordeste, é essa linha de raciocínio mesmo!
@deniscorreia155010 ай бұрын
Foo exatamente o que pensei. Sertanejo mesmo não é aquele que habita no campo/zona rural e sim aquele que habita no sertão. No nosso caso aqui no Brasil especificamente o nordeste.
@EsaHembraEsMala2910 ай бұрын
O Leandro Voz ?
@danielg.169810 ай бұрын
Musicalmente não tem muito a ver com a country, só o estilo de se vestir.
@Julianosw9 ай бұрын
@@CaixaveiaEntão a verdadeira música sertaneja é de Gonzaga, Gozaguinha, etc
@alexandrebonato1919 ай бұрын
Excelente. Sempre fiz distinção entre Música Caipira (que fala mais da natureza) e música Sertaneja (que fala mais de corno). Quando pequeno, dancei muito a catira. Saudades.
@r.coutinho64409 ай бұрын
Pois é ! Tem nada a ver o cu com as calças. Sertanejo é uma coisa, moda de viola (caipira) é outra. É a mesma coisa de comparar Rock and roll e Heavy Metal.
@rlolalleskapot10 ай бұрын
Recentemente vi em algum lugar que criaram o termo "Agronejo", talvez faça mais sentido com o que existe atualmente.
Agronejo é mais puxado pro Agro, fala bastante de Hillux e Ram !!!
@Dracopop7875 ай бұрын
O que tem a ver Hillux e Ram além do próprio desejo dos artistas com Plantar e colher? Kkkkk Ninguém vai plantar arroz e para a Dodge Ram ao lado da plantação kkkk 😂😂😂😂 esse é o que quer ser dono da fazenda só. E o que tem a ver Sertanejo termo criado para copiar country rock, com tudo isso? 😂😂😂😂
@CarlosGuedes_203 ай бұрын
UM DOS MELHORES VIDEOS JÁ FEITO !!! PARABÉNS BARBA 👏🏼👏🏼👏🏼
@LuccasEduardoOficial10 ай бұрын
Gosto e fui criado na roça ouvido música raiz, e tudo que camarada falou procede. Parabéns pela informação que muitos não sabem 🤝
@Caixaveia10 ай бұрын
👊👊👊
@AlexandreJoséFernandes-f3j10 ай бұрын
Meus Parabéns Barbudo pelo vídeo, e pela aula sobre o assunto, a viola caipira, ou viola de dez cordas é a Alma dessa música, são vários tipos de afinação, depende da região do Brasil, cada afinação tem sua história e o por que disso, é um instrumento maravilhoso, seu som é recheado de Chorus e brilho como cristal, ainda tem muito violeiro, que se dedica a resgatar esse som instrumental tradicional e regional, felizmente essa turma vai e está mantendo essa essência viva da viola caipira instrumental e cantada !!
@bl45ter9 ай бұрын
Tive o privilégio de conhecer a dupla Craveiro e Cravinho! Caipiras autênticos, pude constatar que eles estão passando aos netos a tradição caipira da música e dos costumes.
@ademirfigueirafigueira10046 ай бұрын
Muito boa reportagem, é um resgate da verdadeira cultura caipira daqui do nosso querido Estado de São Paulo que fluiu p/ Paraná, Mato Grosso, Minas e Goiás, chegando até ao Rio Grande do Sul e foi ampliada pelos irmãos desses Estados. Isso é Brasil, um Brasil que a grande mídia tem buscado apagar, mas ainda está no sangue de nossa gente, tenho 71 anos, sempre morei no interior e aprendi com meu pai a apreciar nossas raizes. Deus acima de tudo 🙏 e abençoe nosso Brasil 🙏
@deroskano16799 ай бұрын
Falou a mais pura verdade. Gosto de muitas duplas novas e antigas, mas sempre fui contra chamar de sertanejo aquilo que não fala da roça.
@claudiodesouzapedra84719 ай бұрын
Parabéns pelas palavras, até que enfim eu consegui ouvir alguém que sabe o que é música sertaneja e diferenciar dos SERTANOJO DOS UNIVERSOTÁRIOS.
@viniquecursahistoira9 ай бұрын
Rapaz, sou do sul mineiro e, obviamente, o caipira se extende pro sul mineiro, que é extremamente ligado com SP. A cultura caipira aqui é forte e tem traços mineiros também pra ela. Inclusive, pesquisas daqui mostram que grande parte acham que o sul de Minas deveria ser um estado separado kkkkk e, claro, a música caipira tá sempre aqui. É muito comum ver gente que fala exatamente isso, duplas da região contando e cantando causos da região e, se tudo der certo, vão servir de objeto de objeto de estudos pra mim!
@Caixaveia9 ай бұрын
O triângulo mineiro e o sul de MG foram basicamente colonizados por paulistas, principalmente depois da guerra dos emboabas, vários paulistas ficaram por lá
@tonyclusters669210 ай бұрын
De longe, o melhor vídeo até hoje sobre as origens da autêntica música caipira! E sim, esse sertanojo universiotário é cria direta dessas duplas ditas antigas que as pessoas acreditam ser o sertanejo original. Só que não!
@Sukhoii354 ай бұрын
Sotaque Caipira é uma herança do idioma Língua Geral Paulista, que foi extinto por influência do marques de pombal. Tem uma música de modão prevendo o fim do sertanejo, música conhecida como Sertanejão - Teodoro e Sampaio.
@elitonrodriguesdeoliveira57954 ай бұрын
Os atuais "sertanejos" associam suas imagens aos fazendeiros e aos grandes proprietários de terras e não ao humilde enxadeiro, esse sim, caipira de verdade.
@rockgerio813410 ай бұрын
Mas querendo ou não . Estas duplas antigas mesmo assim estão anos luz destas atuais sertanojos Estas duplas antigas pelo menos tinha melodia enredo e harmonia . Hoje so e sofrencia !
@Caixaveia10 ай бұрын
Já era sofrência naquela época, champz
@JubileuChar10 ай бұрын
Não viu as duplas citadas no vídeo? Essa tal de sofrência não é de hoje.
@gabysojb10 ай бұрын
@@Caixaveia Sim!! verdade,aliás tá aí uma grande hipocrisia pq o sertanejo de 80 e 90 tinham letras q falavam dos amores não correspondidos, paixões, traições. Hj de fato eh demasiado e pior ainda, agr tem um tal de Agronejo,um sertanejo que fala mistura Sentada X Cavalgada X Boiadeira 😔
@gabysojb10 ай бұрын
Mas desde a década de 80 o sertanejo tem sofrência Jovem kkk. Pega as músicas do Zezé di Camargo e Luciano principalmente as de começo de carreira (Quem sou eu sem ela,Coração na contramão,Melhor que antes) meu amigo se isso não for sofrer eu não sei oq 🤣🤣 A sofrência de hj nada mais eh doq a Mulher q não aceita mais relacionamento abusivo, traição,putaria e muita cachaça
@alexandreteixeira607710 ай бұрын
Pode criticar mas eu curto muito o Trio parada dura.
@ReginaldoFerreira-kd8rs10 ай бұрын
Mano, esse vídeo deveria ser eternizado. Simplesmente perfeito!!!!!
@rainierzamboni392310 ай бұрын
Barba, eu não curto o sertanejo raiz, embora respeite, fato é que assistir você discorrer sobre o assunto é um deleite para todos nós que apreciamos um conteúdo bem feito e de porte! Grande abraço.
@celioferreira197310 ай бұрын
Um dos melhores, se não o melhor vídeo que você já fez nesse canal, Barba. Apesar de gostar das muitas duplas citadas, eu concordo com você em diversos pontos citados e como comentei em outro vídeo, infelizmente não existe música originariamente brasileira, é tudo uma adaptação de outra vindo de fora. Parabens pela pesquisa e registro.
@lendariorandom10 ай бұрын
Boa reportagem barba... Aproveitando a deixa, eu sei que dá muito trabalho fazer um conteúdo como esse, mas poderia trazer um sobre a música nordestina qualquer hora? Sinto que é outra que sofreu do mesmo problema 😂 obrigado Barba tu é o cara!
@gilsonraposo187010 ай бұрын
Sou um adimirador da boa música, em especial o Rock! Conhecer a fundo a música caipira foi uma experiência incrível. Ainda mais juntado a história do nosso país. Valeu Barba!! Manda mais pra Nois.
@RGFSantos10 ай бұрын
Parabéns! Não só por esse vídeo, mas por todos os outros! É difícil encontrar pessoas que gostam de boa música, independente do estilo!!!!
@alexantonioborgesdacostali52746 ай бұрын
Excelente vídeo, meus parabéns por mostrar a essência da real música caipira. E outra coisa, aqui em Portugal, sertões são exatamente as áreas longe do litoral, assim como são no Brasil.
@rosanaaparecidadelimacunha786010 ай бұрын
Quando ia visitar meus avós eles sempre estavam assistindo Viola minha viola . Lá se tocava o sertanejo raiz, até gostava. Mas esse sertanejo de hoje eu surto.
@rogeriotalano381810 ай бұрын
Nem os canais especializados em música caipira mostrou tanta verdade como você Parabéns top 😊😊😊😊😊
@theuzarette10 ай бұрын
Estive em Cananeia no Ano Passado e lá teve o festival do Fandago Caiçara, reunindo gente desde Angra dos Reis até do Paraná e é lindo de ver e dançar. Vale muito a pena para quem curte musica raiz
@Caixaveia10 ай бұрын
Cananéia é foda!
@ericksmayck20310 ай бұрын
Rapaz! Que obra de arte, parabéns por falar oque ninguém tem coragem 👏👏👏👏
@abner829 ай бұрын
Se pesquisar mais descobriremos que a musica caipira tem origens nos tempos da ibéria medieval com as vivencias da epoca.
@a.e.goncalves674910 ай бұрын
Q vídeo, mano! ❤ Meu saudoso pai, nascido em 1940 em Tapiratiba, mas viveu a infância e a adolescência em Caconde, sempre falava da Catira. Me lembro dele falando enquanto assistíamos o programa da tbm saudosa Inesita Barroso. 😊
@gabrielcaetanoviana669010 ай бұрын
Barbaaa! Pelamô, q musica aquele senhor ta tocando? Sabe o nome? Que incrivel melodia! E mais uma vez, que material rico! Obrigado!
@antoniocamargo760910 ай бұрын
Barba ,tiro meu chapéu pra ti 👏👏👏👏Que show de informações,tu é o cara😎☝️
@JulianoRodrigues-zo5cz9 ай бұрын
Não reclamo mais . Antigamente, tinha a merda do "é o tchan" . Nada é tão ruim que não possa piorar. HOJE TEMOS O" FUNK " MALDITO DE TODOS OS INFERNOS . Piracicaba que eu adoro tanto !!!
@viniciusricardo50259 ай бұрын
Certeza que até funk é melhor que o sertanejo atual
@PedroPereira-bt7zo9 ай бұрын
Alguém que confunde MAS com MAIS não teria condições de julgar se isso ou aquilo é bom ou ruim. Tem certeza que num morro carioca os meninos pretos deveria cultuar uma letra que fale sobre o homem do campo, o cavalo, a terra (de que nunca tiveram, pois seus antepassados foram escravizados por esses que detém o latifúndio e trouxeram a música portuguesa para o Brasil), ou deveriam falar sobre o cotidiano de um mundo imposto guela abaixo de pobreza, violência em busca da sobrevivência própria que o Estado lhes proporciona, levando até eles a polícia que defende apenas o branco burguês? Na verdade, creio que você pense que apenas o que é bom o que você pense ser bom. Mesmo sem conhecer nada da nada. Se a letra do funk fala sobre sexo, é porque na vida real deles, o sexo é buscado na prostituta (geralmente mulher negra), e ou a violência armada (não se faz isso no campo quando o latifundiário emprega uso de milicia e jagunços para proteger sua terra?). Então, me explique: Qual a diferença? Muito texto pra um bolsonarista ler. Sim, tenho certeza que votou 22 em 2022.
@josericardomartinscerdeira1619 ай бұрын
@@PedroPereira-bt7zoMimimi
@cabecaGCL00089 ай бұрын
@@PedroPereira-bt7zo la vem o militante, um bom lugar pra vc conhecer, é a ponte newton navarro em natal. O que vc acha de pular dela em protesto politico?
@PedroPereira-bt7zo9 ай бұрын
@@cabecaGCL0008 Como é fácil encontrar um "apertador" do 22 em Outubro de 2022. Basta escrever algo, um texto qualquer onde não haja erro de português, e a gadaiada vem em bando. Isso que eu nem me manifestei politicamente, apenas citei algo sobre conhecimento e cultura musical. O conhecimento dói neles. No caso, o rapaz que usa o avatar de um palhaço pra canal de youtube, esperar-se-ia oque, né? Aliás, como um ser "semialafa" veio parar aqui nesse canal? Vai querer defender os "milinários e josés ricos", dizendo que são sertanejo? Faça isso, renderá-nos boas gargalhadas!
@30inspirationalquotesx10 ай бұрын
Sou Professor de Artes e gostei muito desse vídeo! Obrigado, Barba!
@reinaldonascimento193310 ай бұрын
Concordância de 101% com o comentário sobre o lixo da indústria cultural.E alegria por ter descoberto o canal e aprendido sobre as origens da música caipira.Quanta informação!Obrigado!
@hilariozomer26643 ай бұрын
O POVO É "CAIPIRA", a MÚSICA é "SERTANEJA".😊👏❤️
@carlosalbertodeoliveira43798 ай бұрын
Parabéns, Barba ! Nada de politicamente correto, mas sim, a verdade doa a quem doer ! Viva a música caipira paulista raiz e que Deus abençoe, os que a mantém viva atualmente ! Deus te abençoe grandemente, Barba, família e todos os inscritos e não inscritos do canal!
@MatheusStar7810 ай бұрын
Ótimo vídeo barba, continue assim!
@tucoberfio659810 ай бұрын
Praticamente um mini documentário da cultura caipira paulista parabéns!
@evertondossantos520210 ай бұрын
A mexicanizacao da música das duplas sertanejas, na decada de 70, que é dificil entender...
@felipeleite132810 ай бұрын
Que aula barba já esperava um bom vídeo do gênero,mais não sabia que ia ser tão bom e informativo assim,sou de Itapetininga terra natal do tedy Vieira que fez parte dessa geração do Tião carreiro e pardinho!
@jovecosta804310 ай бұрын
"Sertanojo do vaso sanitário". É assim que eu carinhosamente chamo essas música e esses cantores, em duplas ou não.
@neideandrade276710 ай бұрын
Concordo. Mas o alvo do post não é apenas os universitários, mas também as músicas piegas de vários ritmos misturados nos anos 80 e 90 as quais aquela geração insiste em chamar de sertanejo 🙄