Pessoal, Luiz Pinta era ex-escrava que possuía escravos.
@Praiademauahistorica Жыл бұрын
Aqui em Praia de Mauá, existe uma região chamada Calundú, e que segundo a oralidade, era usada no período colonial e imperial para cultos de origem afro, no local há um morro que aparece em um mapa do séc XIX, denominado Cibata e que segundo, pesquisa que fiz, significa casa de capim. já em um mapa de 1912, o mesmo morro "cibata" é denominado de morro da Maria Conga. A região é local de natureza mista com mata atlântica, brejais e manguezais e de difícil acesso, onde ruínas centenárias afloram do chão. O lugar tem uma energia muito forte, que transpira um saudosismo do que não vivemos.
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Compartilhe esse vídeo: kzbin.info/www/bejne/h5nRlmCibrmDl80
@eleonorateles5347 Жыл бұрын
Boa noite deve ser muito melhor
@jacilene9611 Жыл бұрын
Nossa,acho que por isso nao fuco em casa nenhuma,tudo que o senhor falou,e exatamente como penso...gratidão gratidão gratidão.
@eleonorateles5347 Жыл бұрын
Gratidão Julio
@anubis777anupo9 ай бұрын
Bacana demais parabéns
@papocafeehistoria7 ай бұрын
Obrigado
@Felipe-nj5my5 ай бұрын
Excelente conteúdo ❤
@fatosconfery4155 Жыл бұрын
No nordeste era muito usado esse bordão calundu !...
@ritadecassia45002 жыл бұрын
WOW!!!!Kolofè!!!Que espetáculo esse video!!!
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Obrigado pelo elogio!
@luciana9194 Жыл бұрын
❤ amei
@mariojorge68742 жыл бұрын
Aqui pelo interior do Ceará ainda se fala do "estar de ludum " ( desanimado, aborrecido). Lembrei-me que na minha infância uma senhora aqui da minha rua quando estávamos sem ânimo...dizia que estávamos de ludum e nós dava uma "surra de pião roxo" para espertarmos. Por isso perguntei da possibilidade do Calundur tbem ser percursor dos benzedores.
@rosaamarela21842 жыл бұрын
Minha avó era baiana e também falava assim... Saudades!
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Entendi Mário! Mas como lhe falei, esta relação é mais correta com o paralelo dos feiticeiros e feiticeiras africanas que também eram chamados de curandeiros, além de uma influencia católica nas benzedeiras.
@Elaine_sasaki19562 жыл бұрын
Boa tarde 🇯🇵🇯🇵🇯🇵gratidão 🌻🌻🌻aqui no Japão,,e dia de finado e no mês de Agosto ,segunda a tradição ante querido volta para casa da família,,😘😘
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Obrigado pela informação Elaine.
@jacilene9611 Жыл бұрын
Que maravilha, parabéns..gratidão.
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Obrigado
@leilanypriscila2884 Жыл бұрын
Cada vez mais encantada e grata com tanto conhecimento! Minha bisavó dizia muito quando alguém fazia birra,para parar de calundu kkk.
@marioedsonalvescardoso32492 жыл бұрын
Excelente vídeo, riquíssimo em conhecimento, parabéns e obrigado, axé, axé, axé !!!
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Obrigado Mário! Axé ô.
@BabalorixaThydedeOxum2 жыл бұрын
Até hoje chamamos uma criança que chora demais e cai no chão a gente fala que ela está de calundu. Mas não sabia que era uma palavra Bantu
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Olá meu Amigo! Os estudos Históricos nos auxiliam demais em nossa caminha ao conhecimento espiritual.
@jpmrodrigues2 жыл бұрын
Eu estava pesquisando sobre isso hj. Parabéns pelo trabalho!!
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Espero ter ajudado João!
@Gab00002 жыл бұрын
Boa noite, pai!!! Mais um vídeo top!!! Aquele vídeo sobre suas experiências com feituras de santo incorretas, bombou! Faça um quadro no canal sobre esses assuntos " polêmicos". Kolofé!!!
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Boa noite Gab! Que bom que gostou do vídeo, pode deixar vou por vários temas polémicos.
@rhareias2 жыл бұрын
Vc poderia fazer um vídeo de sobre o culto Egungun
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Boa noite! Pedido anotado.
@ikishimaclar---16922 жыл бұрын
boa noite gostei do tema
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Boa noite ikishimaclar.
@jorgejorge-zq5ci2 жыл бұрын
Boa noite parabéns pelo excelente explicação
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Muito obrigado Jorge!
@semiracorreia42162 жыл бұрын
INSCRITA NO CANAL! SOU DA BAHIA, ESTOU APAIXONADA POR ESSE CANAL!!! EXELENTES EXPLICAÇÕES!!
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado Samira!
@mariajoseguedesdossantos31092 жыл бұрын
Boa noite babá!!!!vídeo maravilhoso! Eu, desde de pequena ouvia minha mãe falar isso com meu pai, kkkk. Só agora fiquei sabendo dq se trata kkkk. Continue os vídeos sobre os odús, eles são maravilhosos. Motumbá.
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Boa noite Maria! Que bom que gostou. É ótimo recordarmos estes fragmentos de nosso passado, kkkk. Pode deixar os vídeos de Odu vão continuar. Motunbá Axé!
@amarilhiscigana65262 жыл бұрын
Eu tbm Eu jogo cuido mais nada de festa ...somente como curandeira ...interessante
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Olá Amarilhis! Está certíssima.
@kronus7008 Жыл бұрын
Bom Dia. Tendo feito uma pesquisa sobre o Calundu, só encontrei registros de tal culto/prática religiosa em fontes ligadas a igreja católica, em especial na acusação e julgamento de Luiza Pinta em Portugal, perante o Santo Ofício, que são poucas e duvidosas sob minha visão. Desta maneira, existe outras fontes que atestem como era o funcionamento do Calundu, como por exemplo, seus rituais, sua liturgia, suas práticas magísticas etc. Agradecendo a atenção, aguardo retorno. Abraços.
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Olá! Você pode procurar pela brasilianista Mary Karachi. E pelo antropólogo Nicolau Pares.
@saulanoguera4460 Жыл бұрын
É um prazer ouvir as suas explicações 😊 agora tenho uma pergunta. "Por causa do culto calundu ser uma manifestação cultural e não religiosa , foi por este motivo que os africanos usaram o sincretismo pra chegar até nós ?
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Boa tarde Saula! Os africanos não usaram o sincretismo para chegar em nós. Para eles o Orixá e uma prática cultural, que independe de religião. Eles são livres para escolher qualquer religião, que não vai afetar sua tradição cultural nos orixás.
@saulanoguera4460 Жыл бұрын
@@papocafeehistoria . Como sempre muito didática a sua resposta. Muito obrigada pelo Sr ocupar seu tempo e responder brilhantemente. Sou sua fã.
@papocafeehistoria Жыл бұрын
@@saulanoguera4460 Obrigado.
@teotimarosalia99622 жыл бұрын
Kolofe Axé.
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Kolofé Lorun, Axé ô! Abs
@vargassmartins1776 Жыл бұрын
Sr voduno o batuque do Rio Grande do Sul ( origem bantu) e manifestação de calundu? Ainda existente hoje no sul , que se sabe não se confunde com camdomble?
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Boa tarde Vargas! Não entendi a pergunta.
@vargassmartins1776 Жыл бұрын
Sr voduno o senhor tem conhecimento das nações que compõe o batuque de oruxas de origem bantu no Rio Grande do Sul? Nossa família é de dje dje e nago jeje gostaria se o senhor fizesse uma matéria falando dest família! Nota aqui não é candomble ! Nossa denominação aqui é batuque de orixas nago
@vargassmartins1776 Жыл бұрын
Allan destes temos iijexa , cabinda e oyo, com fundamentação e cultura afro brasileira próprias com linguagem , assentamentos diferentes do camdomble!
@olimattospedro Жыл бұрын
Professor, pode ser falta de atenção ou compreensão minha, mas, gostaria de saber se pode-se dizer do Calundu como um precursor também de umbanda?
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Pelo que estudei, Não pode.
@olimattospedro Жыл бұрын
@@papocafeehistoria obrigado!
@isabelaraujo8775 Жыл бұрын
Olá, estou conhecendo hoje o canal, e gostaria de saber: O Calundu pode ser considerado também a raiz da Umbanda? Sou Umbandista e compreendo que minha religião é a manifestação da ancestralidade para o atendimento espiritual de cura física, emocional e espiritual. Posso fazer essa interpretação ou estou equivocada?
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Olá Isabel! O calundu tem raízes africanas bem intensas, em quanto a Umbanda tem uma nítida influencia nacional, visto que sua origem tem haver com Zelito, e os espíritos dos índios brasileiros. São cultos ancestrais diferentes.
@marcosantoniocosta44312 жыл бұрын
Alguns estudiosos da Umbanda tratam o Calundu como sendo, também, precursora desta religião.
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Boa tarde Marcos! Sobre o Calundu ser precursor da Umbanda, não vejo o menor sentido disso. Pois a origem do Calundu é no Brasil Colonial, e sua extinção foi séculos antes do surgimento da Umbanda. No período da extinção, surgiram os primeiros focos de uma religião que se tornou o Candomblé. Como o terreiro do Pinho, que teve sua placa de inauguração datada do século XVII. Grande abraço.
@nelvisnevasca1377 Жыл бұрын
Professor, mas não é trocar o colonialismo pelo imperialismo?
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Não tem esta influencia marxista.
2 жыл бұрын
11:29 qual é a verdade sobre a família imperial?
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Vou fazer um vídeo sobre o assunto!
@babaalexandrevittaglidebri4074 Жыл бұрын
Sim, mas... África, tem sua forma de culto. E no Brasil, candomblé criou outra forma de cultuar seus ancestral. Não há nada de errado.
@papocafeehistoria Жыл бұрын
Boa tarde meu irmão! As mudanças que ocorreram no candomblé que são diferentes da maneira em África, infelizmente foi por conta exclusivamente de interesses e objetivo pessoas de quem ficou com a herança religiosa dos escravos africanos. Com isso vemos uma disparidade enorme entre África e Brasil. Desde mudanças na liturgia, como mudança nos gêneros de algumas deidades. Quando se aprofunda dentro da historiografia, podemos perceber facilmente esta mudança de caráter pessoal que ocorreu no candomblé. Grande abraço!
@dandamuxima2 жыл бұрын
Agô. Parece-me que a definição da palavra calundu, segundo o que o senhor conta, diverge da do Professor angolano Oscar Ribas. A saber: etimologia da palavra Kalundu, segundo o Professor angolano Oscar Ribas: Ka (prefixo diminutivo) e, Ilundu (espíritos). KALUNDU: Espíritos menores, de ordem secundária, ou menores em grau hierárquico. Estando estes abaixo de Nzambi (Deus Supremo), os kalundu eram espíritos que auxiliavam na cura de pessoas infermas e se dividiam em "falanges" distintas, já que o próprio Nzambi não pode descer à Terra. Não estou invalidando sua fala, professor. Apenas complementando. A bênção a quem for de direito. Axé!
@papocafeehistoria2 жыл бұрын
Agõ Mojuba Batucada! É comum haver diversas teses sobre um mesmo tema, as fontes que pequei divergem do professor angolano. Eles analisaram que Kalundu, deriva de Kilundu, Espíritos de trazem doenças e angustia. Grande abraço.
@MegaSimoneG Жыл бұрын
Doté kolofé, isso tem haver com este assunto? kzbin.info/www/bejne/faTIgaepjsiJjpo