''Adorei saber sobre a vida de Camille Claudel e apreciar suas esculturas.🤩
@sandraluciabarbosacavalcan25386 ай бұрын
Obrigada por compartilhar. Muito esclarecedora sua apresentação. Conheci Museu Rodin na década de 1990 . Fiquei impressionada com os trabalhos de ambos. Vi o primeiro filme na década de 80.
@DoraMaria-ur5sk6 ай бұрын
Emocionada com a história de Camille Claudel e encantada com a maneira com que foi contada! Parabéns, Professor Rezzutti!
@melissadorneles50886 ай бұрын
Muito bom, parabéns!! excelente exposição, obrigada pelas informações.
@LuCavalcantiCampinas7 ай бұрын
E de pensar que a Reforma psiquiatrica demorou tanto...qts mulheres foram silenciadas em manicômio...
@DEFAH18 ай бұрын
Muito melhor artista que Rodin! Suas esculturas eram maravilhosas ,modernas ,criativas , sensoriais, BELAS ! Uma pena ela ter sofrido tanto!😢
@PauloRezzuttiEscritor8 ай бұрын
concordo plenamente!
@cecilialeopoldo87108 ай бұрын
Verdade
@emilioveronese8 ай бұрын
Verdade, concordo plenamente. Muito melhor que Rodin. 👌🏻👌🏻
@andrebonato22338 ай бұрын
Melhor que rodin dificil
@robertodudma22378 ай бұрын
Exagero… você fala sem conhecer direito a arte de Rodin… não valorize o trabalho da Camille depreciando o do Rodin.
@lucianafigueiredo79128 ай бұрын
Ótimo tema! Vi uma exposição das obras dela há uns 20 anos em BH, e até hoje me lembro da perfeição das suas esculturas. Aguardando ansiosa pelo episódio!
@ericaribeiro28408 ай бұрын
Eu tbm fui à essa exposição em BH! Sensacional!
@lucianafigueiredo79128 ай бұрын
@@ericaribeiro2840 realmente impactante, né?
@ericaribeiro28408 ай бұрын
@@lucianafigueiredo7912 acho que a palavra que consigo descrever sobre o meu sentimento, na época em que eu vi a exposição, é Encantamento.
@lucianafigueiredo79128 ай бұрын
@@ericaribeiro2840 🥰🥰🥰
@rosanagteixeira32288 ай бұрын
Eu vi a expo dela faz muito tempo em São Paulo. Inesquecível. A obra fala por si.
@zezepanichi44108 ай бұрын
O museu Camille Claudel é espetacular e emocionante, nos faz pensar na sua vida sofrida e imcompreendida. Embora não seja no centro de Paris, vale a visita!
@olly310409657 ай бұрын
Maravilhoso ouvir o Paulo narrar estas histórias... Obrigada!
@MariaBasilio-d4k8 ай бұрын
Admiro e invejo essas mulheres que souberam ter a coragem de abrir caminhos para a emancipação.Renegada até pela própria mãe,Camille foi imortalizada pelas suas obras!
@maristelafabris98678 ай бұрын
Vi a exposição de Camille Claudel em 1997 no Ibirapuera (promovido pela Pinacoteca) e fiquei deslumbrada. Em 2000 tive a oportunidade de visitar o museu Rodin e rever as obras dela. A idade madura é muito comovente.
@monicaborges40767 ай бұрын
Obrigada, adorei saber mais sobre ela
@maristelaestevaobarbosa19698 ай бұрын
Admiro o quanto você é profundo e isento em seus relatos! Vendo seu estudo sobre Camile a admiro ainda mais. Tudo que Rodin fez por Camile,para mim,é o mínimo que se espera de um artista que ama o belo, o genial, o inédito, o artístico faça quando este tem possibilidade de fazer. E fez pouco para promover e muito para destruir. Ele, novamente para mim, era um grande marqueteiro. Isso sim!! E ainda pousou,para história, como “elevado” espiritualmente, movido pela benevolência do amor. Mas como não amar Camile? Ah, este mundo masculino: sobreviver a ele não é para principiantes, mesmo que brilhantes! Parabéns, sua capacidade de síntese e conclusão é fantástica! Amo o seu canal!! Sucesso!! 👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
@mmguerreiradaluz8 ай бұрын
Esse é fim de todas as Grandes Mulheres, que estiverem a frente do seu tempo e que acontece até os dias de HOJE!😓😓Grata por rememorar a Vida e Obra e o Infortúnio dessa grande Mulher!
@eventocriativo67618 ай бұрын
Hoje? Quem?
@mmguerreiradaluz8 ай бұрын
@@eventocriativo6761 Vá pesquisar que encontraras!
@ednanascimento52805 ай бұрын
Maravilhosa! Um dos melhores vídeos do canal!
@marildasantannamoreira3338 ай бұрын
Me emocionei demais com a sua narrativa sobre Camile Claudell.Sempre tive grande admiração pela sua história e sua obra. Verdadeiramente uma mulher a frente de seu tempo.Um talento absurdo que por ser uma mulher precisou se submeter a um homem que não avalorizava de forma honesta.Ja conhecia a história e não pude deixar de chorar por essa grande artista que sempre admirei.Obrigada.
@cristinaaparecidaambrogial5517 ай бұрын
Nossa,que triste a história dela! Gostaria na verdade que ela tivesse tido o reconhecimento do seu talento em vida!
@nascimentoraimarajo61628 ай бұрын
É impressionante que sempre que ouço alguém falar de Camille Claudel me vem a imagem da Juliete Binoche ou Isabelle Adjani, ambas eternizaram a artista, no cinema e ainda coincidir com a mesma época de uma exposição de ambos, Camille e Rodin no CCBB do Rio de Janeiro. Guardo com carinho uma revista distribuída na exposição, com fotos e poemas. Adorei o tema.
@JosyMendonca6 ай бұрын
Ah... como queria ver...
@tonihugo19567 ай бұрын
Sensacional a história real de Camile , parabéns !!!
@MHBLG-20008 ай бұрын
Essa história de Camille me choca muito!!! A sobrinha dela (neta de Paul) vendeu recentemente a França todas as esculturas que ele herdou da irmã. Viva Camille ❤
@roseneidedantasdoespiritos77408 ай бұрын
Fantástico, amei conhecer.
@pollyanagraza59858 ай бұрын
Mais uma mulher q foi deteriorada pelo grande machismo e incompreensão da época, acredito q a mãe dela tinha ciúmes pelo marido amar tanto a filha, lhe dando total apoio enquanto podia. Uma pena, q frande história q vc nos trouxe querido Paulo. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🥰🌻
@rosanebarros9797 ай бұрын
Belo trabalho
@mariacristinaguimaraesdear37078 ай бұрын
Mulheres à frente do seu tempo, como Camille, sempre enfrentaram desqualificação, falta de empatia e até ódio. Sua obra reflete muito do que ela sofreu, mas também uma enorme resiliência e fé em si mesma, apesar de todos os esforços da sociedade patriarcal e hipocrita da época em minimizarem sua verme criativa e não lhe darem o devido crédito pelas maravilhas que criou. Fui ver sua exposição há muitos anos atrás no pavilhão da bienal, e foi memorável.
@RosanneBrito5 ай бұрын
E sempre aparece um homem pra destruir a vida de um mulher talentosa 😢
@fefagal7 ай бұрын
Obrigada pela narrativa, bem bom.
@silvanacallegaro56297 ай бұрын
A conheci no primeiro filme sobre a vida dela e me apaixonei por sua vida e obra. Sempre me emociono com sua história. Tive a oportunidade de visitar o Museu Rodin e lamentei ela não ter um museu próprio na época.
@andreamachado3097 ай бұрын
Muito bom!!😊
@lucianescardovelli69298 ай бұрын
Sou atriz e estamos e junto com 2 senhoras de 80 anos e meu parceiro estamos montando um texto para teatro cujo título é: Nem bruxas, nem santas. Esses dias li sibre a revolucionária Olympe de Gouges decapitada após cobrar igualdade aos revolucionários e me impressiona o apagamento dessas histórias. Isso diz muito sobre esse saudosismo e defesa do machismo .
@Weilavieira6 ай бұрын
Parabéns pelo comentário 👏👏👏👏👏
@lucianescardovelli69296 ай бұрын
@@Weilavieira Gratidão pelo apoio!! Não é fácil!! Tanta pesquisa e o receio de cair ba cilada do " feminismo americano e neoliberal ". Abraço
@geraldoluizgoncalvesguimar86097 ай бұрын
Amo tanto Historia q fiz um filho q tbm ama e q aos 21 anos ja é professor d Historia....parabens pelo video!!
@mendex1828 ай бұрын
É muito triste esse apagamento de Camille Claudel… estudo história da arte há anos, inclusive com professores renomados e só mais recentemente tenho ouvido falar nela. Por um tempo imaginei que fosse algo recém descoberto, mas não… ela não foi mencionada por anos por escolha mesmo. É muito triste.
@sandrasvduarte47398 ай бұрын
Ótimo! Li uma biografia dela em francês há muito tempo. Não havia nada em português. Fiquei impressionada com a sua infelicidade. Tanto talento e tanta tristeza!
@DivaBuss8 ай бұрын
dele o que conhece o pensador ,uma bela escultura, nao conhecia a Camila e fiquei encantada com essa mulher forte e de uma criatividade intensa, adorei a live.
@marciareginaferreira64897 ай бұрын
Sim... Mulher Autêntica... seguiu seu impulso natural... Genial!!! #CamilleClaudel Que Jornada Desafiadora... e Extraordinária... esse Ser Humano percorreu nessa Terra... Grata, Professor... Felicidades e Sucessos!!!
@marciavilasboas22868 ай бұрын
Obrigada por mais essa história. Fico imaginando quantos outros talentos foram sacrificados unicamente por vir de uma mulher. Ainda temos muito que evoluir como sociedade.
@mmguerreiradaluz8 ай бұрын
BRAVO!
@CristianeC.-cx8fs8 ай бұрын
E pra não serem sacrificadas, tiveram que batalhar muito, Chiquinha Gonzaga que o diga
@denisefreitas67278 ай бұрын
Excelente vídeo, Paulo. Tem dois filmes ótimos sobre a artista: Camille Claudel (1988) e Camille Claudel 1915 (2013).
@carlaneusaferreira43838 ай бұрын
Tem esses filmes em alguma plataforma?
@denisefreitas67278 ай бұрын
@@carlaneusaferreira4383 Nenhum deles, que eu saiba. :(
@carlaneusaferreira43838 ай бұрын
@@denisefreitas6727 obrigada
@fredericogamadeoliveira55948 ай бұрын
Em 203 uma grande amiga me apresentou o filme Camille Claudel no filme de Juliette Binoche. Não sou da área de Belas Artes mas que filme!!! A cena em que ela olha para as arvores e a tristeza no olhar é de tirar o folego.
@franciscamariadesouza20078 ай бұрын
Que bacana, hoje vi o filme O sabor da vida de 2023, com Juliet Binoche, maravilhosa atriz!
@mmguerreiradaluz8 ай бұрын
@@franciscamariadesouza2007 Tens que assistir - Camille Claudel (1988) com Isabelle Adjani. Ali a o Retrato Real da Vida dela. Nem se compara com esse da Binoche! Um abraço!
@91adadad8 ай бұрын
@@mmguerreiradaluz eu também vi a versão com Isabelle Adjani. Fantástico! Não conheço esse da Binoche.
@karlaalves66768 ай бұрын
Mulher tão espetacular e teve um final tao triste 😢
@LaisLepri7 ай бұрын
Magnífica reportagem !! Completíssima !! Continue. Infelizmente o maior medo de um homem é uma mulher que pensa por si. A inveja, a incompreensão e o abandono seguem juntos. Lamentável o que aconteceu com essa mulher imbatível. 😢😢😢😍🌺🙏
@sonianeves83498 ай бұрын
Adorei conhecer essa história desta grande artista.
@ligiabochehin25608 ай бұрын
Que tristeza! Talentosa, linda e tão infeliz.
@mariepoirier58868 ай бұрын
Já vi suas obras e do fulano RODIN!. São obras maravilhosas! Lindas! 🇨🇵🗼
@asholiveira137 ай бұрын
Vi a exposição dela aqui em Belém do Pará há uns anos. Que artista fantásticaaaaaa ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@AnaClaudia-nz2ny6 ай бұрын
Muito bom!!
@zoedecks75758 ай бұрын
FANTÁSTICO!!! CONHECÍ AS OBRAS DOIS DOIS. MAS, CAMILE É DE LONGE MELHOR‼️‼️‼️❤❤❤
@mariapedradasilva95468 ай бұрын
História linda demais e ao mesmo tempo com um final triste. A artista terminando seus dias internada em um sanatório
@mirian1mspАй бұрын
@@mariapedradasilva9546 mas o q ha de lindo em tanta dor , traição e sofrimento?? A vida dela foi só isso. Infelizmente
@kakomotta8 ай бұрын
Como de costume...uma noite regada com muito conhecimento...Parabéns!
@PauloRezzuttiEscritor8 ай бұрын
Muito obrigado
@neusaeliane15277 ай бұрын
Ela foi genial! Coitada... Adorei a HISTÓRIA.
@MarceloCosta98 ай бұрын
Que mulher linda! Que mulher talentosa! Quanto amor! Quanto sofrimento! Quanta desgraça! Pobre mulher!
@carlalupita72208 ай бұрын
Depois de deixá-la para escanteio, bem que a família gostou de ganhar dinheiro com suas obras!! Uma mulher a frente de seu tempo, pena que teve este triste fim!!😢
@rosanagteixeira32288 ай бұрын
O trabalho dela é tocante. Foi muito injustiçada e mal compreendida. Era um relacionamento tóxico. A Pinacoteca tinha algumas pequenas esculturas dela.
@mmguerreiradaluz8 ай бұрын
Concorde em parte! Mas Camille não era ingênua. Ela rompeu com Rodan, um Narcisista e a partir daí, começou a ser perseguida! Um abraço!
@liadecampos55726 ай бұрын
Uma artista maravilhosa, mil anos à frente do tempo. Não precisava sofre tanto, principalmente com a família pobre de liberdade, respeito, e compaixão. É muito triste ter tanto egoísmo por falta de amor principalmente de sua mãe. Cheia de mi mi mi preconceitos. E por outro lado o namorido, um artista famoso, medroso, só queria se aproveitar dela.
@aldenoranascimentomoraes95317 ай бұрын
Já vi os dois filmes. As obras dela são maravilhosas. Ninguem merece uma mãe e um irmão desse naipe. Sua obra será eterna!
@mariliagiannini45548 ай бұрын
Pode imaginar a dimensão do seu trabalho?!!! Nos proporciona, a todos, conhecimento. Nesse período obscuro pelo qual passa o ensino no Brasil, as preocupações estéticas voltadas para a subcultura da superficialidade, seu canal faz a diferença. Muito obrigada por nos ajudar a "lapidar" nossos meios de ver como o passado faz parte de nós, das nossas escolhas e compreensão do mundo em que vivemos. 💙💐✨️
@alexsandrasousa48937 ай бұрын
Muito obrigada por compartilhar vida e obra dessa espetacular mulher
@vaniabezerra58177 ай бұрын
Amei o documentário sobre Camile! Sou profunda admiradora desta artista talentosissima, que estava muito a frente d😮e seu tempo,tanto como artista como mulher!!! Finalmente estamos resgatando seu lugar na cultura e nas artes contemporâneas!
@naiagardinalli1088 ай бұрын
Chorando muito de emoção e pensando pesarosamente sobre 30 anos vividos num manicômio... queria muito saber como foi o último encontro entre ela e Rodin!
@claudiagavaldon54048 ай бұрын
Sensacional! Como professora de artes, sempre que falei sobre Rodin, Camille nunca ficou esquecida.
@claudiagadelha64054 ай бұрын
30 anos internada em um hospício , quando poderia ter continuado com sua arte. Muito triste a história dela , principalmente pela família que foi responsável pelo confinamento. Uma grande artista que muito sofreu .
@rosamaksoud50878 ай бұрын
Q legal! Assisti ao filme sobre ela e Auguste Rodin. Muito bom, recomendo.
@PauloRezzuttiEscritor8 ай бұрын
Eu tb! Tem um outro mais recente, só sobre ela no hospício, vc viu?
@rosamaksoud50878 ай бұрын
@@PauloRezzuttiEscritorNao vi ainda. Vou procurar. Obrigada!
@lcsouzaqui8 ай бұрын
Eu já tinha visto o filme. Que mulher fascinante e que destino triste.
@nabrisadotempoclaudiasalle29607 ай бұрын
Muito obigada por trazer a historia de Camille, uma vida linda e no final tão triste.Pena que essa época as pessoas eram cheias de preconceitos e nem a familia a apoiou. Pena que ela não pode ver toda honra que agora recebe por seu talento.
@P.oliver3808 ай бұрын
Muito obrigada por falar de Camille e sua imensa contribuição para o mundo das artes. Ela foi vítima da injustiça de uma época onde mulheres não tinham direitos e nem o respeito da sociedade! Uma verdadeira pioneira e grande exemplo para todas nós mulheres.
@benilzadossantos29158 ай бұрын
Que história triste...😢😢😢
@sandraaltenfeldersilvs41248 ай бұрын
Muitobom. Grats
@helanialves68957 ай бұрын
Nossa! Levei 6 meses para encontrar um site de Camille Claudel.Lindo seu trabalho!!!Cuidadosamente verdadeiro!Assisti um dos filmes há anos!! Mas queria a história e que faz mais juz porque mostra as belíssima obra de Claudel e sua vida completa nos aspectos histórico, político e social da época.Muito grata!!! Buscarei sempre!
@paolapinheiro57866 ай бұрын
Adorei o vídeo!!!!
@rubensmoreira22656 ай бұрын
Fantástico, desconhecia o fato de Rodin ter sido tão canalha, ela merecia mais consideração.
@janecunha25674 ай бұрын
Ele não valia nada. Apenas se aproveitou do talento dela pra se dar bem. Um escroque
@mariaperola46777 ай бұрын
Amei,você me fez chorar com a ignorância, a inveja e o machismo, e muito triste nascer assim neste mundo do capeta... Tudo de bom para você, muitas felicidades 🌅🍀♥️
@mcrispassos7 ай бұрын
A história dela sempre me impressionou muito. Memorável obra com reconhecimento tão tardio
@sahsads70848 ай бұрын
Caramba que baita historia muito triste o fim dela a impressao que da a que a familia tinha inveja dela e do seu talento
@rosanagteixeira32288 ай бұрын
Paulo sempre achei essa artista muito injustiçada. As esculturas delas são comoventes.
@PauloRezzuttiEscritor8 ай бұрын
Ela é melhor que ele, na minha opinião
@rosanagteixeira32288 ай бұрын
Sim Paulo ela era muito capaz. Ela foi muita abafada pelo gênio do Rodin. Como toda artista mulher é uma luta infinda.
@ursulapaiva91227 ай бұрын
Nunca tinha ouvido falar nela, nem mesmo sou uma amante das artes, apenas aprecio. A hitoria ao mesmo tempo que é triste é linda e me emocionou, passei a ser uma seguidora do seu canal. Parabéns, e irei ver os filmes.
@PauloRezzuttiEscritor7 ай бұрын
Bem-vinda!
@priscillastephanie33128 ай бұрын
Mas que gênio forte o dessa mulher.Ela foi muito ousada e corajosa para sua época 😮
@gleysebaer28308 ай бұрын
Boa Noite, Camile era especial 💖💖💖💖💖
@cecilialeopoldo87108 ай бұрын
Hoje estava fazendo Comentário sobre Camille. Jamais pensei em ver uma Live
@RenataJensen5 ай бұрын
Está acontecendo uma exposição dela no Getty Centre em Los Angeles❤, acaba 21 de julho, não dá pra explicar a expressão nos bustos que ela esculpiu só vendo de perto
@marlenedesouzaamorim25117 ай бұрын
Depois de trinta anos presa, sem motivo, sem ninguém, ela diria "peguem agora o seu reconhecimento e metam ..."
@julianacastro96558 ай бұрын
Não basta falar de história, tema que amo, como ainda trás histórias de vida de mulheres maravilhosas!!!! Que bonita e que triste a vida dessa mulher!!!!
@MsDianaMedina6 ай бұрын
30 anos presa num hospício...mais uma entre tantas mulheres que sofreram por desejarem a liberdade. Enquanto isso a figura do flâneur, o homem livre das convenções sociais, crescia. Muito triste.
@CristianeC.-cx8fs8 ай бұрын
Estudei sobre a Camille anos atrás, num curso técnico que fazia. Uma história muito triste, a dela.
@geogeo1547 ай бұрын
Estive em 1995 na Exposição de Rodin no MNBA no Rio. Mega exposição, filas longas e um público de 180 mil visitantes em 40 dias. Lá havia a breve história de Camille, en passant.
@nanandazinha8 ай бұрын
Ainda dizem que o feminismo é desnecessário. Nem a família nem o amado aceitaram sua natureza independente. Se ela tivesse tido uma rede de apoio feminino naquela altura, ela poderia até ter se livrado do seu triste destino final.😢 Viva Camille! viva a mulher talentosa, independente e insubmissa ao patriarcado.🌹 Gratidão por partilhar tanto conhecimento e detalhes!❤
@leonorcamboim78237 ай бұрын
Viajei no tempo!!! Vídeo de excelente qualiddae!!!parabens!!!tanto pela narraçao como pelo conteúdo!!!❤ ganhou mais uma seguidora! João Pessoa Paraiba!
@juniorqueiroz31968 ай бұрын
Rezzutti, obrigado por nos mostrar personagens e histórias que jamais saberíamos, sem alguém como vc! Um Salve aqui do Ceará!
@angelamariaferreira7297 ай бұрын
Eu ia ver um filme na TV,mas essa história é melhor que filme,peguei até pipoca😂❤
@andresallescoelho8 ай бұрын
Parabéns Paulo! Você conseguiu fazer uma excelente biografia de Camille sem cair no simplismo de falar que ela ficou louca por causa de Rodin!
@JoseAntonio-kj2vn8 ай бұрын
Uma MULHER de vanguarda! Enquanto pôde, viveu na plenitude da sua essência as escolhas, que fez, a vida era dela...o final foi trágico demais e poderia, com certeza, ter sido diferente, que falta fez seu pai nessa fase tão traumática da sua existência, quando mais precisou do acolhimento familiar...
@anitavieira62738 ай бұрын
Maravilha a história de camille cloude.👏👏👏👏🙋♀️🙋♀️🙋♀️
@katiaregina5158 ай бұрын
Me interessei pela Camile ainda na adolescência e já fui em exposição dela mais acho que o sentimento q ela tinha pelo Rodin foi ofuscando a felicidade dela
@monicaoliveira88738 ай бұрын
Mais uma história incrível de uma grande mulher a frente de seu tempo! ❤
@TigerZV2 ай бұрын
Aa vezes tenho vontade de voltar mo tempo para da uma lição no Rodin e fazer a Camille ser ainda mais famosa ainda!
@sorayatyrvainen8 ай бұрын
Aiii!Fiquei tão feliz que vai falar sobre ela!!♥️😀 Super ansiosa pra assistir!! Obrigada!!❤😀
@PauloRezzuttiEscritor8 ай бұрын
Espero que goste do vídeo!
@sorayatyrvainen8 ай бұрын
Eu amei!!😃♥️♥️ Muito obrigada!
@LisaneMedeiros-nr1xv8 ай бұрын
Uma história tão triste!! Me emocionei.😢
@elizabethmurta97518 ай бұрын
Que MULHER!!!!!!
@JúliaBorgesGomides8 ай бұрын
Que história maravilhosa ! Muito obrigada ! 🙏🙏🙏
@josianethomazini31488 ай бұрын
Que aula maravilhosaaa sobre esta mulher que conheci no filme e chorei por ela e me lembrou que se o P. Pinel estive lá, ele a libertaria...😠😤 Ainda fico perplexa como as Mulheres são tratadas na atualidade, imagine na época dela e o Rodin, aiaiai, hipocrita: como pessoa ética ele é um ótimo artista 👨🎤 Obrigada Paulo MUITO!!!
@camila-matosrosa8 ай бұрын
Excepcional! Mulher corajosa!
@MarliAlves-xx6jt8 ай бұрын
Incrível a história não muda, mas existem pessoas que são capazes de transpor toda a loucura que lhe são imposta.
@vitoriaregiasalvianodealme89848 ай бұрын
Muito bacana. Fale então de Berthe Morisot , que foi uma das damas do expressionismo europeu. Ela tinha pinturas muito doces.
@MariaBasilio-d4k8 ай бұрын
Vou gostar muito de conhecer a vida e obra desta mulher!
@neusadeoliveirabrasileiro22048 ай бұрын
Eu desconfio que ela era a autora das melhores obras. Recomendo um filme sobre a vida de Camille no hospício.