Muito bom o vídeo. Apesar de antigo é ótima fonte de consulta.
@mpspike8 жыл бұрын
resumindo ou vc continua fazendo cerveja apenas para os amigos de final de semana, ou ganha na mega sena e abre tua cervejaria.
@maycondiegocandido10383 жыл бұрын
Isso mesmo certas normas não c aplica ao pequeno mas também não significa que pode deixar fazer as coisas de qualquer jeito
@Rebert6411 жыл бұрын
Isso é para os pequenos não colocarem empresas, esses caras não tinham essa grana toda. Medo da concorrência.
@maximilianotorres14366 жыл бұрын
Concordo
@maximilianotorres14366 жыл бұрын
Os eu sao um exemplo da camaraderia na industria..eles se achudan entre eles..e saben que e pra o beneficio da industria...a gente deberia adotar a mesma mentalidade..
@rodrigocalza997711 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, reflete uma grande quantidade de cervejeiros que sofrem com toda essa burocracia e esquecimento. Agindo assim, infelizmente o governo incentiva a venda ilegal.
@DouglasSantos_REC8 жыл бұрын
Muito bom. Excelente a troca de experiencias. Muito bom!
@fabianonasi11 жыл бұрын
Aqui no Rio grande do sul o governo estadual tirou alguns impostos para os cervejeiros artesanais e apoia a produção aqui..
@actionvlog46066 жыл бұрын
Por que descontinuaram o canal? Mostraram a realidade burocrática à qual são expostos os bravos guerreiros cervejeiros. Fizeram um trabalho informativo de extrema grandeza. Podem se orgulhar.
@llbrunoll110 жыл бұрын
Até vc poupar um capital tão alto de escala industrial a partir de meio milhão, vai ter q vender mta cerveja fria.
@joiashopsaopaulo76398 жыл бұрын
A joalheria passou por este mesmo problema, Artesanal é uma coisa industrializado é outra , neste vídeo estão falando mesmo de industrialização, tem sim que ter ETE para água , cervejeiro caseiro , e fazer em casa sei lá 100 ou 200 litros por mês. Artesanal é algo feito manualmente , ou como hobby ou pequenos ganhos extras , quando vc isto como opção de ganho único , ou única fonte de renda , para a ser indústria . Quero montar em casa e fazer 50 litros por mês. e preciso de ajuda e equipamentos.
@Rebert649 жыл бұрын
Veja bem esse vídeo esta mais para desincentivar as novas microempresas. Vi valores nada reais que eles mesmo não começaram e veja que não tem esse investimento . Pena achar que a concorrência é ruim pensamento de brasileiro.
@valdirfloriano89072 жыл бұрын
Hoje ainda está a mesma coisa? Valeu pelo vídeo,🍻
@SandroVenezuela9 жыл бұрын
Este vídeo é de 2012... De lá para cá (2015) as coisas melhoraram, ou seja, está mais fácil/simples vender cerveja legalmente ou não?
@thiagobaptista708510 жыл бұрын
Boa noite ! Achei muito interessante o vídeo postado, onde mostra a burocracia para se vender cerveja,porém acredito EU que para conseguir conquistar essa árdua batalha, vocês terão que lutar e conseguir criar ou equiparar leis já criadas que padronizem e possibilitem a comercialização dessas cervejas, lembrando que terão que ter um profissional habilitado ( não duvidando e desmerecendo a capacidade de cada um ). Gostaria de deixar claro também uma coisa, infelizmente fiquei um pouco decepcionado com a infeliz comparação citada do caro DR ANDRÉ BERETTA ,ao comentar sobre o controle de qualidade de uma farmácia de manipulação com uma indústria, vale lembrar que se trata de um ambiente de saúde, onde é obrigatório a presença de um profissional habilitado, ou seja um farmacêutico presente em seu horário de abertura até o seu fechamento. Levamos 5 anos estudando diversas matéria tais elas como deontologia , farmacovigilância, farmacocinética, farmacotécnica Garantia e controle de qualidade,entre outras, estudamos leis e fazemos um juramento, onde temos uma ética a cumprir, peço que tenha cuidado com suas comparações e suas palavras, pois assim como um fitoterápico pode ter seus efeitos adversos uma bebida consumida também, não pode ser algo feito de forma desordenada. Minha profissão, a profissão farmacêutica existe a décadas , surgiu antes mesmo da medicina e assim como vocês estão fazendo agora, estamos lutando a décadas por melhorias e recuperar o nosso lugar e respeito, então não tente comparar o que fazemos com um simples comercio onde o objetivo principal e visar o lucro, estamos lhe dando com vidas humanas.
@TheBRGOFA10 жыл бұрын
Belo vídeo!
@james467168 жыл бұрын
Fica bem claro que muitos desses caras estão desestimulando os pequenos cervejeiros para não haver concorrência. Assim que a banda toca, estão confortáveis desse jeito... Queria saber se todos começaram com um investimento de um milhão de reais... COOPERATIVISMO, essa é a saída para os pequenos.
@sandroueta5 жыл бұрын
Como isso está hj, outubro de 2019?
@EroFelipe4 жыл бұрын
Olha como as coisas evoluem, vídeo de 2012 hein, vamos lá: O MAPA esta com processos bem menos "assustadores" para registrar, já é um ponto positivo, outro ponto, hoje você usa MEI ou Simples Nacional em tudo e já fica mais fácil para ter um CNPJ e assim contabilizar a empresa e a nível municipal, tem cidades (Porto Alegre, Nova Lima(MG) , São Paulo por exemplo) que passaram leis que facilitam e incentivam a abertura de micro-cervejarias e Brewpubs, lembrando que tudo começa na esfera municipal galera, não se tira MAPA sem antes estar tudo certo com as licenças municipais/estaduais. Enfim e se quiser fazer nada mas nada mesmo, hoje tem consultorias(exemplo a Marianna Rabelo da EmbuConsultoria) que pegam na mão, é "só" pagar né. Abraço e boas brasagens em 2021 para todos nós.
@pedroalvares4497 жыл бұрын
Olá, estou fazendo uma pesquisa acadêmica, na parte jurídica para conclusão de curso, sobre a ''O advento das pequenas cervejarias artesanais no Brasil e as exigências legais, do Ministério da Agricultura Pecuária e abastecimento - MAPA com a regulamentação e fiscalização das cervejas'' gostaria, de conversar com alguns cervejeiros, sobre a fiscalização e a regulamentação do MAPA, em relação as Micro cervejarias, gostaria de entrar em contato com alguém, pra eu poder esclarecer melhor minha tese.
@adilsonmendes65095 жыл бұрын
Fico do lado dos mineiros, NÃO é preciso tanto dinheiro pra começar. O problema é a burocracia, o governo, os órgãos INCOMPETENTES...que estão mais à serviço dos grandes empresários do que ao pequeno produtor. Mas enfim, não vamos desistir.
@adaltoecelia44528 жыл бұрын
esse e o brasil
@CRROTTA110 жыл бұрын
posso ter numa cervejaria um farmacêutico responsável?
@Motoqueiro_dev8 жыл бұрын
alguem tem as normas abnt nbr do sebrae pra me passar ae?, todas as 11 normas (inclusive as novas que estão entrando em vigor agora). nao acho em lugar nenhum
@cultmab8 жыл бұрын
Acho que o SEBRAE poderia ajudar...
@profcaiobarbosa10 жыл бұрын
Amigos, para uma cervejaria, segundo a lei das atribuições das profissões, apenas um Bacharel em Química ou Eng. Química e correlatos (Químico de Alimentos, Eng. de Alimentos...) registrados no CRQ podem assinar (DAR OUTORGA) o processo. Não podem: farmacêuticos, técnico de alimentos, nutricionistas e correlatos. IMPORTANTE: No caso do técnico em química, ele pode desde que a empresa seja considerada de PEQUENO PORTE (NA DEFINIÇÃO DO CFQ e não da FAZENDA: não pode movimentar valores maiores do que 700mil/ano), deve ser de BAIXA COMPLEXIDADE (açúcar, álcool, vidro, curtume, sabão e refinação de óleos vegetais), não pode ter mais que 50 pessoas envolvidas (direta e indiretamente), não pode usar mais que 400HP de energia e deve pedir autorização prévia ao CRQ.
@sicoutlaw8 жыл бұрын
Art. 1º - É obrigatório o registro nos CRFs das empresas públicas e privadas e de suas filiais que exerçam qualquer das seguintes atividades: 1. Dispensação e/ou manipulação de fórmulas magistrais e de medicamentos industrializados; 2. Dispensação e/ou manipulação de produtos homeopáticos; 3. Dispensação e/ou manipulação de produtos fitoterápicos; 4. Fabricação de produtos que tenham indicações e/ou ações terapêuticas, cosmé- ticos, anestésicos ou auxiliares de diagnóstico, ou capazes de criar dependência física ou psíquica; 5. Controle e/ou inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e aná- lise fiscal de produtos que tenham destinação terapêutica, anestésica ou auxiliar de diagnósticos ou capazes de determinar dependência física ou psíquica; 6. Extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral; 7. Comércio atacadista de medicamentos em suas embalagens originais e de insumos farmacêuticos; 8. Produçao e controle de artefatos de látex, borracha e similares com fins de uso como preservativos. Art. 2º - As empresas públicas ou privadas e suas filiais que exerçam qualquer das atividades abaixo relacionadas podem funcionar sob a Responsabilidade Técnica de Farmacêutico, e, neste caso estão obrigadas a registrarem-se nos CRFs: 1. Fabricação de produtos biológicos, imunoterápicos, soros, vacinas, alérgenos, opoterápicos para uso humano e veterinário, bem corno derivados do sangue; 2. Fabricação de produtos farmacêuticos para uso veterinário; Resoluções do Conselho Federal de Farmácia 418 3. Fabricação de insumos farmacêuticos para uso humano ou veterinário e insumos para produtos dietéticos e cosméticos com indicação terapêutica; 4. Fabricação de produtos saneantes, inseticidas, raticidas, antissépticos e desinfetantes; 5. Produção de radioisótopos ou radiofármacos; 6. Produção de conjuntos de reativos e/ou reagentes destinados às diferentes aná- lises auxiliares do diagnóstico médico; 7. Fabricação de produtos cosméticos sem indicações terapêuticas; 8. Análises Clínicas, análises químico-toxicológicas, químico-bromatológicas, químico-farmacêuticas, biológicas, microbiológicas, fito-químicas, sanitárias e outras de interesse da saúde pública; 9. Controle, pesquisa e perícias bromatológicas e toxicológicas da poluição atmosférica e ambiental, e tratamento dos despejos industriais; 10. Tratamento e controle de qualidade das águas de consumo humano, de indústria farmacêutica, de piscinas, praias e balneários; 11. Produção de artefatos de látex para uso sanitário e médico hospitalar; 12. Produção de fibras e de fios e tecidos naturais ou sintéticos para uso médico hospitalar; 13. Produção de óleos, gorduras, ceras vegetais e animais e óleos essenciais; 14. Fabricação de concentrados aromáticos naturais, artificiais e sintéticos - inclusive mesclas; 15. Fabricação de produtos de perfumaria; 16. Fabricação de sabões, detergentes e glicerina; 17. Fabricação de artigos de material plástico para embalagem e acondicionamento, impressos ou não; 18. Beneficiamento de café, cereais e produtos afins; 19. Fabricação de café, chás solúveis e seus concentrados; 20. Fabricação de produtos de milho; 21. Fabricação de produtos de mandioca; 22. Fabricação de farinhas diversas; 23. Beneficiamento, moagem, torrefação e fabricação de produtos alimentares de origem vegetal; 24. Preparação de refeições conservadas, conservas de frutas, legumes e outros vegetais, de especiarias e condimentos e fabricação de doces; 25. Preparação de conservas de carnes e produtos de salsicharia, não processada em matadouros e frigoríficos; 26. Preparação de conservas de carne - inclusive sub-produtos, não mencionados; 27. Preparação do pescado e fabricação de conservas do pescado; 28. Preparação do leite e fabricação de produto de laticínios; 29. Fabricação de açúcar, de álcool e derivados; 30. Refinação e moagem de açúcar; 31. Fabricação de balas, caramelos, pastilhas, dropes, bombons e chocolates - inclusive gomas de mascar; 32. Fabricação de massas alimenticias e biscoitos; Resoluções do Conselho Federal de Farmácia 419 33. Refinação e preparação de óleos e gorduras vegetais, produção de manteiga de cacau e de gorduras de origem animal destinadas à alimentação; 34. Fabricação de sorvetes, bolos e/ou tortas geladas - inclusive coberturas; 35. Preparação de sal de cozinha; 36. Fabricação de vinagre; 37. Fabricação de fermentos e leveduras; 38. Fabricação de condimentos e de outros produtos alimentares, não mencionados, bem como as respectivas transformações; 39. Fabricação de vinhos e derivados; 40. Fabricação de aguardentes, licores e outras bebidas alcoólicas; 41. Fabricação de cervejas, chopes e maltes; 42. Fabricação de bebidas não alcoólicas; 43. Engarrafamento e gaseificação de águas minerais; 44. Fabricação de material para usos em medicina, cirurgia e odontologia; 45. Extração vegetal; 46. Fabricação e controle de produtos dietético; 47. Controle, pesquisa e perícia da poluição atmosférica e tratamento de despejos industriais;
@profcaiobarbosa8 жыл бұрын
sicoutlaw, neste caso ainda existe um equívoco pois a autorização de CRF é apenas para produção de insumos para a área farmacêutica. Para produção ao público como produto final... apenas sobre autorização do CRQ. Vide a lei LEI No 5.991, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1973.
@sicoutlaw8 жыл бұрын
Esta é a resolução 276/95 do CFF. Depois dá; uma olhada. Foi até revogada por outra, a 464/07. Ambas declaram claramente que um farmacêutico pode assumir responsabilidade técnica para indústrias "XLI. Fabricação de cervejas, chopes e maltes;".
@profcaiobarbosa8 жыл бұрын
Concordo. Li o documento e é verdade. Lá está liberando o farmacêutico para tal. Faz um favor para mim? Diz o nome das empresas que vc conhece que contratam farmacêuticos para alguma destas finalidades, por favor.
@sicoutlaw8 жыл бұрын
+Caio Barbosa não vejo muito interesse de farmacêuticos industriais assumirem uma RT de cervejaria, o salário nas indústrias farmacêuticas é bem maior. Porém, que pode, pode. A discussão era essa. Eu por exemplo, se quiser abrir uma nano cervejaria, posso ser o RT, sem problema algum.
@chefalonso110 жыл бұрын
É de foder a burocracia.
@maycondiegocandido10383 жыл бұрын
Monopólio as grandes domina
@lucaspassos70268 жыл бұрын
Sobre o responsável, também pode ser um biólogo ?
@renatomodesto67038 жыл бұрын
Sr Murilo falou Bobagem..
@obijunda112 жыл бұрын
Amigo retira essa musica !
@albertosilva35099 жыл бұрын
O pior de tudo isso, é que o governo está cagando....