Рет қаралды 175
“Campo, cidade e acumulação capitalista" foi o tema da Mesa VI do Seminário "Direito, Terra e Liberdade". A conferência foi ministrada por Roberta Traspadini e Daniel Corrêa.
A ideia do seminário surgiu da necessidade de propagar os debates feitos por ambos os grupos ao longo do último ano. Além disso, o evento almejou resgatar a afirmação histórica de Engels em seu livro “Sobre a questão da habitação”, de que campo e cidade precisam ser discutidos em sintonia com a revolução. Após algumas leituras e discussões, percebemos que, para aprimorar a compreensão do conteúdo estudado, seria importante realizar um evento que discutisse em um fio histórico as principais experiências, teorias e autores que sustentam o objeto de estudo dos dois grupos.
A indissociabilidade entre campo e cidade é fenômeno fundamental no modo de produção capitalista e possui implicações particularmente agudas no desenvolvimento capitalista brasileiro. A massiva urbanização do território, acentuada principalmente no período da ditadura militar, dificulta a análise destes dois aspectos como uma totalidade, mas tal análise é indispensável quando se busca construir um projeto de emancipação do povo brasileiro como um todo. Temas como o latifúndio e a monocultura, ainda que impactem o âmbito rural de maneira mais explícita, não se limitam à fronteira agrícola e estendem suas consequências à cidade. Sendo assim, se as relações econômicas entre o ambiente rural e urbano não se apresentam de maneira unilateral tampouco a análise sobre essas relações pode fazê-lo, sendo necessária a constante verificação dos aspectos que tornam a exploração dos trabalhadores do campo e da cidade condições indissociáveis da exploração da classe trabalhadora como um todo.
Convidados:
Roberta Traspadini: Graduada em economia pela UFES, mestre na mesma área pela UFU e doutora em educação pela UFMG. Professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) nos programas de pós-graduação strictu sensu de Serviço Social e Relações Internacionais. Autora dentre outros trabalhos de Ruy Mauro Marini: vida e obra e A Teoria da (Inter)dependência de Fernando Henrique Cardoso.
Daniel Corrêa: bacharel em economia pela UFSC e em relações internacionais pela UNIVALI. Mestre na área de relações internacionais também pela UFSC. Professor do programa University Studies Abroad Consortium (USAC) em parceria institucional com a UFSC. Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É militante pela Revolução Brasileira, corrente interna do PSOL.