🌪⚡ kolofé Yá, realmente o tempo prá nós é muito curto pra tantas coisas a serem preparadas e o comprometimento que nem todos querem ter... ⚡🌪bjs
@Jejemahindote7 жыл бұрын
Ìyálòrìsà k'olonfe! "É um pensamento..." Fantástico minha irmã de fé Ìyá Oyaláõre! A sra foi perfeita em todas as suas colocações! Quanto ao tempo, há a necessidade de se fazer uma ponderação na relação 'tempo disponível-tempo necessário'. No contexto da sociedade pós-moderna, temos que priorizar as relações de trabalho, já que uma pessoa sem emprego não consegue estar em dia com seus compromissos religiosos nem cíveis. A divindade compreende e entende a necessidade de uma iniciação de 21 dias (tempo de férias), de uma "queda de kele" rápido e de um preceito que não prive a pessoa de se vestir "normalmente" em seu trabalho. Mas sentiremos saudades, muitas saudades, do tempo em que havia tempo. Do tempo em que nosso povo podia se dedicar ao sagrado com amor e total atenção. Abração!
@Juniorsilva-xf4th7 жыл бұрын
ótima pessoa você! gosto muito do seus vídeos! que meu pai Oxóssi e Ayrà lhe abençoe sempre! sou seu fã
@malmaldf2 жыл бұрын
Saudades dos seus vídeos!
@daniellerosa98797 жыл бұрын
preciso tanto do seu contato. desde já agradeço.
@karenoliveira43005 жыл бұрын
danielle ros
@robsonsantos69297 жыл бұрын
A questão do tempo é complexa e vem desde da época que os primeiros africanos chegaram ao Brasil por que sendo escravos o tempo que poderiam dedicar ao culto era restrito então muita coisa teve que ser adaptada para se adequar o novo ritmo de vida . Hoje já ouvi falar de feituras de 15 dias , de 7 dias , da aqui a pouco entrando na moda EAD teremos o roncó EAD kkk. Acho que em meio a rotina corrida na medida das possibilidades deve se sim obedecer ao tempo da tradição mesmo que parcialmente (por que hoje há muitos que fazem queda do kele no recolhimento e não como antigamente se fazia) por que o culto do orixá é isso ai mesmo para você para buscar comunhão com sua essência sua ancestralidade é necessário se desligar do tempo mundano artificial e se ligar ou religar ao tempo sagrado natural onde tudo acontece no seu tempo onde nada é ocorrido apressado . Tudo tem que ser vivenciado sentido absorvido não é um processo material intelectivo é um processo espiritual de despertar desabrochar e este assim como o lótus que emerge da lama é feito de forma gradual da matéria brotará o axé do orixá e se estabelecera uma comunhão um elo entre iniciado e orixá que permitira que os dois se torne um só. Isso não pode ser cronometrado rigidamente deve ser cultivado. Essa é uma reflexão antiga minha (apesar de não ser iniciado no culto mais o amo demais só ainda não encontrei o meu canto espero que algum dia eu encontre) e fica minha sugestão sobre um tema que se relaciona a esse do tempo que é o da preservação da tradição oral na contemporaneidade , com livros,DVDs,cursos presenciais e a distancia etc como fica a questão da preservação da tradição oral hoje que tantos ja chegam no axé sabendo qualidade fundamento do orixa etc que não se tem paciencia pra aprender no devido tempo se pula etapas. Yá meus respeitos !!