Essa videoaula me lembrou dois livros sobre o feminismo, os quais recomendo muito para quem desejar o aprofundamento das pautas identitárias das mulheres. O primeiro é "Mulheres na luta - 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade" no formato agradável e sedutor das histórias em quadrinhos. Nele, aprende-se as tais ondas do femininismo que visam a equidade social, econômica e política nas sociedades democráticas. Já o segundo é da editora Globo: "O livro do Feminismo" em que poderia ser visto como um caleidoscópio das mulheres, uma vez que traz inúmeras guerreiras dos movimentos sociais contemporâneos.
@tiataekook95543 жыл бұрын
Aula excelente. Consegui aprender bastante é entender o conteúdo. Obrigada
@carlasouza6774 жыл бұрын
Esta me ajudando muito nesse período de quarentena longe da escola. Valeuuuu.
@luasthefane34313 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo ❤️
@dasilva03823 жыл бұрын
Excelente conteúdo! Parabéns ao canal e ao professor.
@cledinasoarescostagoncalve17103 жыл бұрын
Muito bom !!
@formiguinhaff8386 Жыл бұрын
Quais seriam as causas e consequência sobre o movimento anarquismo e protagonismo feminino?
@wpoltronieri434 жыл бұрын
Ressalvas importantes sobre o movimento feminino começando em 01:58 "...primeira coisa a gente tem que é de que existe um feminismo brasileiro anterior à entrada das ideias anarquistas no brasil no século 19 existiam algumas organizações que queriam ampliação dos direitos das mulheres né mas tudo isso veio muito aos poucos então por exemplo foi no início do século 19 que as mulheres começaram a ser autorizados a frequentar as escolas veja só e depois já mais para o final do século 19 as que foram autorizadas a frequentar o ensino superior as faculdades vale a gente ficar atento que autorização a frequentar não quer dizer que isso era bem aceito socialmente o brasil tem uma tradição bastante antiga de patriarcado seja de famílias masculina de liderança masculina né e predominância dos homens nos papéis de poder isso existia também no século 19 e esses avanços eles foram muito assim foram mais exceção do que regra mas é importante a perceber que já existia um movimento no sentido de garantir a ampliação da participação feminina na sociedade..."
@wpoltronieri434 жыл бұрын
Esclarecimento do movimento das sufragistas explicado em 06:48 "...é interessante a gente perceber porque na década de 30 já havia outros movimentos pelo mundo no sentido de aumentar a participação das mulheres aumentar o protagonismo feminino na sociedade mais conhecido deles foi o movimento das sufragistas na Inglaterra onde havia é uma organização pública no sentido de garantir o direito a voto nessa época ainda tinha gente que pensava eu já não tinha que voltar porque ela tava submetida ao marido que essas mulheres mostraram é que elas não pensavam dessa forma e o movimento feminista no Brasil foi muito importante para a garantia desse direito que veio com Getúlio Vargas mas não caiu do céu né foi fruto de muita luta dessas mulheres..."
@shirleybarbosa73223 жыл бұрын
Vídeo top, prof. top, canal top
@vivianidossantostavares45003 жыл бұрын
Muito bacana!
@alaysecarole4904 жыл бұрын
Muito bom, explicação exelente.
@clarinha0273 жыл бұрын
Quando foi e que local?
@EndrewGamer_Brasil3 күн бұрын
Daora
@wpoltronieri434 жыл бұрын
Contextualiza o movimento feminismo em etapas a partir de 00:28 fazendo uma relação com o patriarcado: "...que os historiadores chamam de anarquismo anarquismo foi uma teoria social que ganhou força no mundo do século 19 que era basicamente o contra o estado seja contra as formas de governo contra o capitalismo contra todo esse sistema econômico e também com a igreja contra a igreja você já de uma forma geral os anarquistas eram contra toda e qualquer forma de exercício de autoridade de uma instituição e foi uma ideia que surgiu na europa no século 19 mas que é trás o brasil também e tem uma forte influência sobre o movimento operário brasileiro no início da década de 20 os anarquistas também achavam que era necessário uma revolução social que acabasse com essas formas de opressão que eu falei né o capitalismo está da igreja diminuísse a desigualdade social entre os homens ea maneira de fazer isso é o que eles chamavam de ação direta ou seja que os trabalhadores se organizassem gente direto contra aquilo que usou premia né essa forma de pensamento ela vai ter no brasil uma relação direta com o crescimento da luta pelo direito das mulheres o que a gente chama de feminismo por isso até inclusive tem aqui essa sugestão aqui de igualdade né ou seja no brasil nesse contexto houve uma aproximação de ideias do anarquismo com o feminismo a gente vai ver como é que foi esse processo e por que que aconteceu dessa forma primeira coisa a gente tem que é de que existe um feminismo brasileiro anterior à entrada das ideias anarquistas no brasil no século 19 existiam algumas organizações que queriam ampliação dos direitos das mulheres né mas tudo isso veio muito aos poucos..."
@wpoltronieri434 жыл бұрын
Aula 51 - Contextualiza o movimento feminismo em etapas a partir de 00:28 fazendo uma relação entre o anarquismo e o patriarcado: "...o que os historiadores chamam de Anarquismo... Anarquismo foi uma teoria social que ganhou força no mundo do século XIX que era basicamente o contra o estado, ou seja: contra as formas de governo, contra o Capitalismo, contra todo esse sistema econômico e também com a igreja, contra a igreja você já de uma forma geral os anarquistas eram contra toda e qualquer forma de exercício de autoridade ...de Brasil também e tem uma forte influência sobre o movimento operário brasileiro no início da década de 20... os anarquistas também achavam que era necessário uma revolução social que acabasse com essas formas de opressão, que eu falei né? O capitalismo, o Estado e a Igreja diminuísse a desigualdade social entre os homens e a maneira de fazer isso é o que eles chamavam de ação direta ou seja que os trabalhadores se organizassem gente direto contra aquilo que usou premia né essa forma de pensamento ela vai ter no brasil uma relação direta com o crescimento da luta pelo direito das mulheres o que a gente chama de feminismo por isso até inclusive tem aqui essa sugestão aqui de igualdade né ou seja no Brasil nesse contexto houve uma aproximação de ideias do anarquismo com o feminismo a gente vai ver como é que foi esse processo e por que que aconteceu dessa forma. Primeira coisa a gente tem que falar... é de que existiu um feminismo brasileiro anterior à entrada das ideias anarquistas no Brasil no século XIX existiam algumas organizações que queriam ampliação dos direitos das mulheres né mas tudo isso veio muito aos poucos..."
@wpoltronieri434 жыл бұрын
Aula 51 - Exemplifica o que a história e pede para que haja pesquisa começando em 08:48 "...a história mostra pra gente que todos os direitos que que a gente consegue né como os direitos trabalhistas o direito das mulheres dos negros dos lgbt dos indígenas do e ele se constroem com muita luta né com enfrentamento do padrão mais estabelecido que nem sempre é de muita inclusão né ou seja todos os direitos eles são resultado da luta de muitas pessoas e mesmo da vida de algumas pessoas que tiveram que entregar para causa da ampliação dos direitos no caso das mulheres e isso foi bastante forte e ainda é uma discussão muito necessária porque a desigualdade de gênero ela persiste no brasil vou até te fazer um convite para você fazer uma pesquisa sobre esse tema é que existem muitos dados que corroboram para essa desigualdade infelizmente entre homens e mulheres até hoje e acho que isso é uma realidade que a gente tem que enfrentar é isso gente eu espero que vocês tenham gostado até uma próxima!"
@priscilaandreoni13434 жыл бұрын
Ola. Eu achei interessante a revisao sobre o feminismo mas ja em relaçao ao anarquismo nao vejo uma relaçao tao clara e direta no Brasil. Mas valeu!
@eranildoalexdacosta7786 Жыл бұрын
ALVIN, Z. M. A Participação Política da Mulher no Início da Industrialização em São Paulo. Revista de História, [S. l.], n. 114, p. 61-84, 1983. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i114p61-84.