No tempo 4:51 ele fala "quêde o cartaz". Essa palavra quêde, é um termo usado no interior do Ceará, e que significa cadê. Ou seja, ele pergunta: Cadê o cartaz? Querendo dizer: onde estão os protestos, saiam às ruas estudantes, protestem.
@Gabrielnobre2 жыл бұрын
Na verdade esse "Cartaz" se refere aos cartazes Hippies da década de 60 (especialmente o do festival de Monterey em 1967), que falavam de "amor e flores". Veja que na mesma frase ele fala do gesto hippie do dedo em V, amor e flores.
@alexmesquita11906 жыл бұрын
Excelente Belchior. Por favor Juscelino, faça mais análises de canções de Belchior. O repertório é vasto e riquíssimo. Como sugestão, gostaria de três em especial: - Na hora do almoço - Alucinação - Conheço o meu lugar Parabéns pelo excelente canal.
@ivanimonteiro1166 жыл бұрын
Genial sua visão interpretação dessa música! Amo Belchior! Fico mais apaixonada ainda qdo descubro qto inteligente ele era! Belchior tinha um profundo conhecimento literário e musical, e colocava todo ele em suas belíssimas canções! Muito obrigada!
@guaracijunior108 жыл бұрын
Faça mais sobre o Belchior
@vivianerodrigues47093 жыл бұрын
Maratonando no canal . Muito booom. Mais de Belchior 😍
@casemirosilvaneto56545 ай бұрын
Análise fantástica! Há quanto tempo! Acompanhei seus vídeos durante muito tempo. Depois vc desapareceu, e só agora tenho o prazer desse reencontro rico de interpretações inesquecíveis. Boa sorte!
@carloslemos24256 жыл бұрын
A simplicidade das poesias de Belchior tinham muita riqueza, e suas interpretações eram muito profundas e com muita sensibilidade, gênio , tenho Renato Russo, Belchior e Zé Ramalho como poetas incomparáveis.
@PANTOJAPAULO6 жыл бұрын
Belchior é um gênio...mas o bacana é a maneira divertida como você apresenta com muita sabedoria o panorama da música, deixando para outras pessoas também algumas outras opções de análise desse panorama. Você é talentoso! Parabéns!
@DANILORAFAELSR28 жыл бұрын
O Belchior é um gênio...Suas músicas são de uma bagagem que esse vídeo não conseguiu explicar por completo...Mas fez um recorte brilhante! Digamos que a mente do Belchior é um Oceano e o moderador descobriu algumas espécies.... Há na letra uma profunda influência da Filosofia Existencialista de Sartre e Camus dentre outros detalhes. Super abraço!
@hugobrasil63114 жыл бұрын
Cara eu acho q vi vc no vídeo da música "Infinita Haighway" comentando a mesma coisa kakakakakaa mto bom, mas, de qlqr forma, tbm acho!!!
@DANILORAFAELSR24 жыл бұрын
@@hugobrasil6311 Acho que fiz esse cometário na música "Alucinação" do Belchior, sendo interpretada pelo Humberto Gessinger rsrsrs. Abraços amigo!
@rafaelceciliano62063 жыл бұрын
Acho que não era a intenção do jovem esgotar ou fixar um entendimento único e final sobre a música. Até pq é impossível
@marcoslima65126 жыл бұрын
Passei toda mina infancia ouvindo as maravilhosas musicas de Belchior e anida na belíssima interpretação de Elis Regina. Adorei a analise. Obrigado
@Biaaaaa91603 жыл бұрын
Estava, louca pra ouvir. Ok🥰🤗👏👏👏👏
@didimoanjos78967 жыл бұрын
Parabéns pelo canal. Já estou inscrito. Belchior é atemporal. As letras dele são incríveis e o jogo de palavras sensacionais como "na parede do meu quarto essas lembranças é o quadro que dói mais..."
@hbentos5 жыл бұрын
Juscelino continue assim, porque infelizmente temos poucos que realmente se interessa no assunto que você explica muito bem. Valeu cara.
@adautoalves9917 Жыл бұрын
Belchior é um gênio da nossa música. Quanta referência e criatividade. Inesquecível. Parabéns Juscelino, sempre brilhante suas análises.
@alcidesesmeraldo87755 жыл бұрын
Sensacional! Tô aprendendo muito professor Juscelino
@moacirrodriguesdatrindade56403 жыл бұрын
Menino, seu da geração maluco beleza, mas estou sempre reaprendendo com você as coisas já me esqueci. Obrigado.
@leonunes33576 жыл бұрын
De onde vc é ??? Muito bom o teu trabalho... cresci com minha mãe me ensinando a pensar... usando muitas músicas clássicas da MPB e era muito bom .... aprendi o poder da arte no mundo em especial da música ... e este canal me deixa muito feliz em ver que a geração de hoje ainda tem salvação e teu canal é uma destas ferramentas dessa geração ... parabens bjsdoleo...
@murilomendonca89526 жыл бұрын
Velho, continue interpretando as músicas do Belchior!!! Amo o Belchior demais !
@letsplayharmonica3 жыл бұрын
Raven = Corvo; Never = Nunca. O próprio Edgar Allan Poe faz um trocadilho com essas duas palavras, pois o contrário de RAVEN (Corvo) soa como NEVER (Nunca). No poema "O Corvo", o eu lírico está de luto por sua amada. De repente, na calada da noite, um corvo (considerada "ave de mau agouro") adentra pela sua janela e pousa sobre um busto da deusa Athenas, que está em algum lugar em sua sala. Assim como os papagaios, o corvo consegue falar frases repetidas. Então, o eu lírico começa a perguntar ao corvo se a sua amada irá voltar da morte. O que o pássaro responde: "Never more" (NUNCA mais)
@daviaraujo19807 жыл бұрын
Mais do Belchior... Acabei de ler o livro "apena um rapaz latino americano..." recomendo
@joaopaulobenedetto2098 жыл бұрын
divertido esse post. Belchior é fantástico, merece toda reverência...
@monicledsoncarneiro70936 жыл бұрын
Adorei a interpretação! Encontrei Belchior aqui no Rio numa loja de livros antigos (sebo), provavelmente onde ele buscava inspiração para suas arquitetadas canções.
@celloresende12312 жыл бұрын
Sensacional amigo. A canção e sua resenha
@danieldias16907 жыл бұрын
Faz mais .. faz um especial sobre belchior 👏👏👏😎👍
@marceloliveirasouza3 жыл бұрын
Sempre achei que black bird era uma referência à música dos Beatles, tanto que no mesmo disco, algumas faixas depois, ele cita melodicamente a canção black bird na introdução da canção Como o diabo gosta.
Não tinha pensado desta forma, mas, realidade pra mim.
@andersontribal7 жыл бұрын
Lindão, eu me amarro nesse espaço de vcs. Continua mandando videos. Assisto e faço propaganda pq a qualidade é alta. Um grande abraço.
@juniorferreira89446 жыл бұрын
Adorei a análise!!!!! Queremos mais!!!!!!👏👏👏
@fabioportela70657 жыл бұрын
Muito legal, cara. Belchior foi um dos maiores do mundo. O poeta tá mais vivo do que nunca.Valeu!
@lavoisierwashington99945 жыл бұрын
Mano seu canal é show, parabéns pelo seu trabalho!!!
@silonekbl7 жыл бұрын
O conteúdo é sensacionante, mas a edição deixa o assunto melhor ainda. Não canso de dizer, TRIPLICA O SALÁRIO DESSE RAPAZ DA EDIÇÃO
@jumanfernandes26808 жыл бұрын
Concordo em partes, mas não vejo exatamente como uma crítica a juventude da época, mais sim um recado para o pessoal dos movimentos culturais da década de 60, os artistas dessa época principalmente, isso é quase que constante nas músicas dele.Sintetizando acho que o recado que a música dá é o seguinte: "Vocês podem até não está percebendo mais o tempo de vocês ta acabando, o movimento de vocês já ficou pra trás , hoje essa maneira de ver as coisas é antiga, algo novo está surgindo ". Quando disse que isso é constante nas músicas dele estou me referindo a trechos de músicas como Eu Sou Apenas um Rapaz Latino Americano, em que ele chama Caetano de antigo compositor baiano e em Como Nossos Pais diz : "Mas é você que ama o passado e que não ver que o novo sempre vem.", A questão dos movimentos de 60 usar bastante o inglês e ter o inglês como influencia é que fazem na minha opinião ele colocar os trechos em inglês na música, ele volta a criticar isso em outras músicas como Coração Selvagem : "Meu Bem, que outros cantores chamam Baby!" e Á Palo Seco :"Tenho 25 anos de sonho, de sangue E de América do Sul.Por força deste destino um tango argentino me vai bem melhor que um blues". Na década de 60 existia um movimento forte Hippie, em 1966 , daí acho que vem a Velha Roupa Colorida , uma das máximas do movimento era ter uma mente positiva que as coisas iram se ajeitar ideia que ele critica em Eu Sou Apenas um Rapaz Latino Americano, usando trecho de música de Caetano e Gil, e diz que no tempo dele não a mais ninguém que ainda acredite nisso, pois tudo muda e com toda razão. Ele volta a criticar essa ideia em Conheço o meu lugar : "Fique você com a mente positiva Que eu quero é a voz ativa (ela é que é uma boa!)". Isso se repete em diversas músicas dele. Tem uma entrevista dele com o Miele( kzbin.info/www/bejne/nGHYgHyVlKyhpZo ) que ele conta do seu encontro com Elis a vontade dela de fazer um show com algo novo, e ela acaba escolhendo exatamente Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais para gravar, músicas marcadas por essa ideia de que algo novo está chegando que os movimentos de 60 são antigos. São musicas que deixam esse recardo. Belchior é um dos meus compositores favoritos, Amo o álbum Alucinação ...ele sempre vi a música dele como duras críticas aos movimentos anteriores, como é comum em qualquer movimento de vanguarda, essa critica ao anterior é sempre natural. Talvez por ser sempre incisivo nessas criticas ele não tenha se tornado um artista mais midiático. Mas acho que é bem por onde você falou mesmo , só quis fazer uma ressalva sobre oque penso da letra. Desculpa aí por invadir o espaço , mas saiba que já ganhou um inscrito , adorei o canal!
@jairdasilva12847 жыл бұрын
Gostei de sua análise e informações. Concordo plenamente com você. Salve, salve Belchior, gênio das letras e dos jogos de palavras!
@Jarley2217 жыл бұрын
Exatamente isso!
@toniolimo42017 жыл бұрын
É bem isso que as letras de Belchior me passam. É um compositor atemporal e de uma erudição fantástica, suas letras são sempre atuais.
@raulpestana96847 жыл бұрын
Sublime! Concordo plenamente. E essa entrevista com o Miele é demaisss. Salve, Belchior!!!
@jnr26017 жыл бұрын
O bom de uma obra aberta é que nosso olhar sobre ela não pertence ao escritor, tampouco ao crítico. A poesia é absolutamente aberta, permitindo essa crítica lida acima e a crítica feita pelo canal ao texto.
@airescelso92355 жыл бұрын
Cara! Q showww!! Se eu fosse te falar de tudo que me espantou, me assustou e me emocionou desse vídeo ia ficar semana toda falando saca? Por isso Parabéns!
@compondoarte86114 жыл бұрын
Parabéns Juscelino por trazer ao canal a análise dessa pérola do nosso grande poeta filósofo Belchior. Faz a análise de Paralelas.
@gilsonpereiradasilva47098 жыл бұрын
analise bacana..de repente a melhor até agora..parabens e vida longa ao canal!
@AntonioEdvaldoLima6 жыл бұрын
cara, vc é fera, saca muito. Tô aprendendo com vc. Parabéns pelo canal e por divulgar nossa música tão maravilhosa.
@alexandramendes27036 жыл бұрын
Adorei, bela interpretação, Belchior gênio sem igual!! Gostaria que vc fizesse a interpretação da música: " Bossa em palavrões" do meu amado Belchior!! Abraços
@willcarvalho2088 жыл бұрын
adorei a interpretação.a mais completa até então pra mim aqui assistida
@Guilnc5 жыл бұрын
Melhor vídeo do canal. Já o vi mais de 10 vezes.
@Michelle-cw8jf5 жыл бұрын
"E o passado é uma roupa que não nos serve mais", essa estrofe levo como filosofia na minha vida.
@flaviasantonio5955 жыл бұрын
Michelle Sandra Eu tbm ! Música da minha vida ❤️
@matheusgaudencio82087 жыл бұрын
Muito interessante sua análise, vários comentários e perspectivas que não havia percebido ainda nessa e em outras letras deste que é um dos maiores gênios de toda a história. Obrigado pelo vídeo. Viva Belchior!
@cesarpillon14 жыл бұрын
Perfeita análise. Parabéns
@naldomenezes53976 жыл бұрын
Tô adorando seu trabalho parabéns.
@MoacirAlvesdeOliveira-l1v6 ай бұрын
Esse cara é da hora, esse canal é da hora Queria que você fizesse da música do Irá! Pobre Paulista
@daniellecosta46294 жыл бұрын
Estou assistindo novamente em 2020! Pq essa musica é incrível e amei a análise!
@brunolodi11098 жыл бұрын
Cara, vc é bom e o seu canal é muito bom tbm
@bufakeovski7 жыл бұрын
Sempre achei essa letra bem clara, tirando algumas expressões inglesas. Perfeita interpretação.
@dankardoso8 жыл бұрын
Bom demais, Juscelino. Gostaria que você analisasse alguma letra da atualidade que seja profunda como essa (se houver 🙂)
@evaldogomes3367 жыл бұрын
Danilo Cardoso não tem, estamos refém de música ruim
@rvitruvius6 жыл бұрын
Trismegistro, do 3030... várias do Criolo... como não tem!
@helderbarros55008 жыл бұрын
Incrível essa letra! Vídeo foda mais uma vez 🎶👊🏼🎶❗️
@manoelamvillaverde4 жыл бұрын
Maravilhosa sua análise! Muito irreverente e cuidadosa com o conteúdo! Adorei!
@domingosloiola57252 жыл бұрын
Sensacional. Nunca mais teremos uma poeta musical igual a Belchior
@benjamimlinhares14018 жыл бұрын
pow irmão seu canal foi um achado
@joaogabrielborgesmartins13715 жыл бұрын
Gostei muito da análise, parabéns!
@fabricio86488 жыл бұрын
Sem palavras para a genialidade do Belchior.
@guilhermefilho10125 жыл бұрын
Se vc ler O Corvo vai admirar mais ainda tanto Edgar Allan Poe e a referência ou homenagem de Belchior
@sarahvitoriia3 жыл бұрын
@@guilhermefilho1012 simmmm
@adeciosoares50747 жыл бұрын
Faz uma interpretação da música "polo seco - Belchior"
@damirisdanflor99358 жыл бұрын
Não conhecia essa música ...letra sensacional...
@flaviohenriqueoliv8 жыл бұрын
varias letras de Belchior são sensacionais, ele é um gênio
@RaimundoMario8 жыл бұрын
Praticamente todas.
@minhacasa93506 жыл бұрын
Damaris, muitas pessoas, pode acreditar, foram concebidas ao som dessa musica. tocava o tempo tdo!
@virginialima67186 жыл бұрын
Lindo é a Elis Regina cantando ela .
@GiovannyNoceti7 жыл бұрын
"Meter o pé na estrada" pode ser uma referência ao livro "On the road", de Jack Kerouac.
@AntonioSantos-hv1iu4 жыл бұрын
Conheci o canal através deste vídeo.
@FORADESALA3 жыл бұрын
Como eu não conhecia esse canal??????
@Gilmarlacerda075 жыл бұрын
Muito bom, Belchior escuto desde sempre.
@marceloalves8453Ай бұрын
caramba meu amigo,sempre ouvi essa musica superficialmente,e agora fico procurando enigma nessa cançao.
@aurelinomoreira55947 жыл бұрын
Gostaria da análise da letra da música À palo seco!! Parabéns pelo canal.
@robertoazarias70605 жыл бұрын
Boa noite. Gosto muito do canal, parabéns. Tem como fazer análise de conheço meu lugar ( belchior) obrigado!
@franciscaidelzuitdias69536 жыл бұрын
Muito bom!! Boa escolha!
@luisspadoni13742 жыл бұрын
Belchior é o maior cantor e compositor brasileiro, é um patrimônio da nossa música e de várias gerações e com certeza das próximas também.
@NelsonFilho19844 жыл бұрын
Por favor faça mais Belchior!
@ricardo693023 жыл бұрын
Antigamente a rebeldia era ir embora de casa, mas ao menos a juventude crescia mais rápido . Hoje a pior rebeldia é os filhos mudarem de gênero e ficarem dentro de casa exigindo uma mesada generosa
@mlves70016 ай бұрын
Antigamente rebeldia era ir embora de casa, hoje, a rebeldia é ficar em casa vivendo as custas dos pais...
@efraimdobkowski6 жыл бұрын
Esse canal é foda pqp
@mariapaulin11512 жыл бұрын
Genial esse baiano Belchior👏👏
@juanferelli27 жыл бұрын
Que análise bacana. Obrigado por compartilhar.
@ivanaarao6643 жыл бұрын
Faça mais análises de Belchior, pfv!
@oxenterolim79807 жыл бұрын
Aqui estou sempre aprendendo um pouco mais com o vídeo e os comentários.
@YasminHely6 жыл бұрын
Mais Belchior no canal, please s2
@luizamayumi59078 жыл бұрын
Aparece essa música no final do filme da Elis Regina né?Eu tava justamente pensando nela esses dias
@CarlosDavidbjj6 жыл бұрын
Muita massa sua analogia brother
@gersonbz15 жыл бұрын
Gostei do teu canal. Só entendi a referência a Poe depois dos meus 50. Aí é que percebi a genialidade da letra. Antes eu ficava só fascinado com a interpretação da Elis.
@JulioTozato3 жыл бұрын
Excelente!
@Gabrielnobre2 жыл бұрын
Logo no primeiro parágrafo você já não relacionou as 2 primeiras estrofes com as 2 últimas. Eles quis dizer que tudo sempre muda (e não que uma mudança em específico vai acontecer), pois sempre "tudo que era jovem se torna antigo, por isso precisamos sempre rejuvenescer".
@portaismusicstudio7 жыл бұрын
Bem descontraído, me diverti ...
@lofibrazil36957 жыл бұрын
Belchior eterno latino americano, me fez amar minha cultura,meus pais minha América latina...
@miguelcoutinho3677 жыл бұрын
Gostaria de fazer um adentro. A parte passarinho, black bird, faz uma menção ao jovem Belchior e um pouco de saudosismo, pois o assum preto é pássaro comum no nordeste e remete a ele próprio se perguntando: "O que se faz?". Meio que ele como sendo geração de jovem anterior, largou tudo como mencionado no inicio da música, jovem que largou tudo
@HomemDaFoice7 жыл бұрын
Riqueza de referências, impressionante. Nunca mais vimos isso.
@brunosvale26 жыл бұрын
Eu entendia "loucuras de gladstone" kkkkkkkkkkkkkkk
@kamilacosta41996 жыл бұрын
Seria possível trazer uma análise de Pequeno mapa do tempo, do Belquior? Infelizmente o momento presente condiz muito com a composição.
@hugobrasil63114 жыл бұрын
Conheci hoje essa música, to procurando uma interpretação aff
@fabiomagalhaez69316 жыл бұрын
Cabe muito pra essa juventude apática de hoje
@alexandrenunes99783 жыл бұрын
Muito incrível.
@ProfessorRafaelMoreno5 жыл бұрын
Sempre ouvi: "Loucuras de Gladstone"
@jadielgoulart85544 жыл бұрын
Gladstone, o gladiador de glande grande ( Nem todos vão pegar a referência).
@simonefragoso63944 жыл бұрын
Sensacional!
@Biaaaaa91603 жыл бұрын
Essa música jamais será passado👍🙏👍☺️📣📣📣📣🎶🎶🎶🎶
@ropermendes7 жыл бұрын
Juscelino, já sou fã do canal, mas como você nos dá a liberdade da discordância, tentarei lançar minhas impressões! Não creio que o artista se refira a tempos idos com saudosismos e etc. Mas sim como um aviso, um tok para a geração presente, como se fosse uma memória póstuma da época, imaginemos que a história(música) se passe durante o período pré-golpe de 64? Qual mensagem o Belchior gostaria de passar para os jovens naquele contexto? Ele cita Beatles e Bob Dylan, com músicas muito influentes durante a guerra do Vietnã, como que mostrando a merda que ia dar. Quando ele diz que, o que era jovem, novo e hoje é antigo, creio que se refira sobre um avanço do pensamento autoritário, conservador sobre um ideário de liberdade, com aquelas marchas da família com deus pela liberdade e coisas comuns naquele tempo. Inclusive nesse trecho: "Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido/O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, quê de um cartaz" explicita a perda de uma liberdade, fim da paz e o amor, fim da rebeldia jovem representada pelos cabelos compridos. Inclusive o poema de Poe, anuncia que após esse golpe, a felicidade "Nunca Mais" ou o Assum Preto do Gonzaga, cego, apenas cantando, preso dentro de seu próprio corpo. Ele se refere no presente, afirmando que o passado seria uma roupa que não nos serve mais, ou seja, tivemos exemplos no passado que já não nos servem. Precisamos todos rejuvenescer. Enfim, creio em um viés mais politizado da música, como um puxão de orelha em uma juventude que deixou as coisas acontecerem. E que ao meu ver, está absurdamente atual. Valeu. Abraço.
@micka45155 жыл бұрын
Concordo contigo. Sempre ouvi tendo essa impressão.
@hontaspoka5 жыл бұрын
Perfeito! Concordo contigo e esta música está se aplicando muito bem ao nosso cenário político atual. Saudades Belchior...
@mariacristinamaciel16615 жыл бұрын
Vc interpretou brilhantemente
@sr.ininfluenciavel85925 жыл бұрын
EXCELENTE ...
@fabricio86485 жыл бұрын
Muito obrigado por esse comentário. Concordo totalmente com vc. Muito bom ver esse canal com tanto conteúdo de qualidade sendo tbm frequentado por gente tão inteligente.
@nelzelymello45366 жыл бұрын
Muito interessante sua análise..adoro o Belchior , e passo a seguir seu canal! Aproveito para pedir um favor : " ele tomou um banho de água fresca no lindo lago do amor" Gonzaguinha compôs esssa música , e todos a quem pergunto , ninguém sabe quem tomou o banho ... Kk faz essa gentileza por favor!!
@araujofilho46346 жыл бұрын
Cara vc é otimo!!!!
@ronypereira36222 жыл бұрын
Isso porque não é professor de português. Eu que tenho essa formação, não tinha tal conhecimento para fazer essa ótima análise!
@fabiomagalhaez69316 жыл бұрын
Juscelino, fala sobre as músicas: não leve flores e conheço meu lugar de Belchior
@py2kakfabio8627 жыл бұрын
Na realidade o Belchior quiz dizer com o termo rejuvelhecer é que temos de viver o agora e o sentido de nossas vidas a busca da evolução pessoal. e o passado? somente aproveitar o os bons ensinamentos que o passado nos deixou e descartas os momentos de infelicidades como uma roupa velha.
@enfermagemdedicacaovida87475 жыл бұрын
E aí blz ..Gosto muito da MPB que está em declínio infelizmente.. Mas queria que vc analiza-se a música Acrilic on Canvas da Legião Urbana....Abços.
@efraimoscarsilva63866 жыл бұрын
É uma das letras melhor elaboradas do cancioneiro popular brasileiro, com muitas referências literárias, musicais e geracionais. Belchior foi um gênio, mesmo.
@brunobrbr48497 жыл бұрын
Cara, ele não fala de conflito de geração. Ele fala da geração dele que abandonou seus sonhos do passado, mas que precisa resgatá-Los, rejuvenescer.