Eu fico com os argumentos do recentemente falecido cientista Adauto Lourenço!
@preliassoaresoficial2 ай бұрын
Na minha humilde opinião, a terra jovem faz mais sentido. A teoria da terra antiga soa como uma tentativa de compatibilização com a Bíblia/ciência. Na discussão acerca da suposta morte dos animais antes do pecado de Adão, Gruden não levou em consideração a passagem de Romanos 8.19,20. Por outro lado, ele levantou um questionamento contra os defensores da Terra jovem com base no argumento do silêncio das Escrituras, no que se refere à morte dos animais antes do pecado, mas acabou caindo na mesma esteira, visto que, da mesma sorte, não existe um texto em toda a Bíblia afirmando que havia morte de animais antes da queda. O compatibilismo, infelizmente, tem sido um recurso usado, algumas vezes, em alguns pontos conflitantes da teologia, em relação a ciência tendo em vista oferecer uma resposta satisfatória aos críticos da fé.
@desejandooreino2 ай бұрын
Muito obrigado por expor sua opinião, Pastor! Já assisti a muitos dos seus debates no Vejam Só. Um prazer tê-lo por aqui. Deus o abençoe... 🙏🙏
@AdrianoCariocaOficial2 ай бұрын
Boa coloca Pr Elias. Além de que, se os dias da criação são simbólicos num livro que se propõe a ser histórico, o que mais será simbólico além disso, não é mesmo?
@paulorobertosantossantos57892 ай бұрын
Muito bem colocado Pastor! Muito bem colocado.
@samvini1002 ай бұрын
Em nenhum momento o texto de Romanos cria uma sequência cronológica entre o pecado de Adão e as consequências desse pecado pra humanidade e pra criação.
@ricardoborges86402 ай бұрын
Muito obrigado, irmão Daniel, por mais esse vídeo. Particularmente faço parte do time que não se importa com a discussão da idade da Terra... me contento com os 4 pontos essenciais apresentados no início do vídeo! Novamente, muito obrigado!
@desejandooreino2 ай бұрын
Perfeito, meu irmão! Como sempre, seus comentários são muito pertinentes. Os 4 pontos essenciais é o que, de fato, importa... 👏👏👏
@adhinan12 ай бұрын
Thanks!
@desejandooreino2 ай бұрын
Muito obrigado, querido! Deus o abençoe grandemente...🙏🙏
@adhinan12 ай бұрын
@@desejandooreino tmj, amadão!!! Que Ele também te abençoe grandemente!!!
@W.L.Guimarães2 ай бұрын
Não creio que o Mundo já tenha "milhoes" de anos.
@thiagocoutinho61242 ай бұрын
Eu prefiro a Terra Antiga. Assim como Agostinho, Walter Kaiser, Norman Geisler, JI Packer etc
@hugooliveirateclas41592 ай бұрын
Justamente, essa ideia é nova na teologia, aí querem menosprezar inúmeros teólogos. O dia 6 tem muitos eventos para sustentar 24hrs: a criação dos animais, a criação de adao, Adão dar nome à todos animais, Adão se sentir sozinho, Deus dormir Adão, fazer Eva da sua costela, ele fazer um poema para Eva. Pensar que tudo isso durou somente 24hrs é complicado.
@thiagocoutinho61242 ай бұрын
@@hugooliveirateclas4159 Graça e paz, irmão! É muito pelo contrário, o criacionismo da terra jovem que é recente. Pois ela foi formulada pelo puritano James Usher, a ponto de afirmar da Terra ter 6000 mil anos. Muitos teólogos da patrística não acreditavam nos 6 dias literais. Como por exemplo, Orígenes, Filo de Alexandria e Agostinho de Hipona. Do século I até o século IV d.C. Se consideramos uma teoria nova, seria o teísmo evolutivo que tenta conciliar evolução e as Escrituras que é uma heresia absurda.
@thiagocoutinho61242 ай бұрын
Não necessariamente. O criacionismo da terra antiga é uma teoria que remontam desde a Patrística. Alguns nome de cristãos do século I até o IV, Orígenese, Filo de Alexandria e Agostinho de Hipona, defendiam a ideia da Terra antiga, sendo os dias não como literais. Já a Terra Jovem é mais recente, pois ela foi difundida por James Usher, depois da Idade Média que defendia a terra jovem, afirmando que terra 6000 mil anos. A única visão mais recente é o teísmo evolutivo, que tenta concilar a evolução e a Bíblia, uma grand e heresia.
@ZFritzen2 ай бұрын
E no livro em que o Grudem participa, "Evolução Teísta", qual a visão dele?
@adhinan12 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, meu querido, Deus te abençoe muito!!!
@desejandooreino2 ай бұрын
Valeu demais, meu irmão! 👊👊👊 Que Deus te abençoe grandemente também... 🙏🙏🙏
@adhinan12 ай бұрын
@desejandooreino Amem!!! 👏🏻💥✝️🔥💚📚🇧🇷🇵🇹🇦🇫🇦🇴🕊📚
@omega53352 ай бұрын
É incrível como tem cristão que acha que o outro não é cristão só porque crê em Terra antiga. Isso é ridículo.
@monkey420dls2 ай бұрын
Verdade
@hugooliveirateclas41592 ай бұрын
O mais engraçado é que a da terra jovem é recente 😂😂😂😂
@LirioSilva-os9jv2 ай бұрын
😂🤣🤣🤣🤣@@hugooliveirateclas4159
@LirioSilva-os9jv2 ай бұрын
@@hugooliveirateclas4159❤❤
@J.Ezequiel122 ай бұрын
Concordo com você sobre ser ou não ser Salvo… Mas responde essas aqui: Seguindo a interpretação dele, Quantos dias choveu sobre a Terra no Dilúvio? Quantos dias os Israelitas marcharam ao redor da cidade? (Imagino que o povo deve ter se cansado passando uma era marchando kkk) Quantos dias Jonas passou no ventre do Peixe ?
@joseronaldocrescencio4103Ай бұрын
Tem um livro bacana que pretendo ler um dia: death before the fall
@luciancorrea24692 ай бұрын
Um argumento a favor da terra antiga e que nenhum teólogo da terra jovem já foi capaz de responder é a questão da luz das estrelas chegar a terra. Sabemos que existem estrelas que estão literalmente há milhões de anos luz de distância da terra. De uma forma simples e didática, isso significa que a luz emitida por essas estrelas demoram milhões de anos para sair de lá e chegar aqui (eu sei que anos luz é medida de distância e não tempo, mas essa é a forma mais simples de explicar). Se a terra e o universo possuem apenas 10 mil anos de vida, não teria dado tempo para a luz dessas estrelas chegar aqui e nós não a veríamos no céu. Se vemos essas estrelas e sabemos a distância delas, isso significa que a terra e o universo necessariamente precisam ter milhões de anos, pois é o tempo necessário para a luz das estrelas se tornar visível na terra. Isso é um ponto muito relevante.
@J.Ezequiel122 ай бұрын
Segundo sua argumentação, leve para os textos do Antigo Testamento, e responda: Quantos dias Jonas passou no ventre do peixe ? (Considere a palavra “dia” com a interpretação do Teólogo)
@washingtonbatista55932 ай бұрын
Muito interessante, contudo continuo adepto da teoria da terra jovem… salvo engano, tal como os doutores Vailatti e Nicodemus.
@gustavojacome68212 ай бұрын
Insistir em terra jovem é ir contra todo conhecimento cientifico atual e esquecer que o propósito de Gênesis não é ser um relato científico , mas teológico sobre a criação do mundo , numa linguagem que os homens da antiguidade compreendessem o relato.
@luizjunior15882 ай бұрын
Comentário de quem não conhece as teorias científicas sobre a idade da terra. Existem vários cientistas que defendem a teoria da terra jovem. Com relação a segunda parte do comentário, parece estar correto.
@marciorodrigues56902 ай бұрын
Ótimo vídeo, Daniel ! Uau!
@desejandooreino2 ай бұрын
Valeu demais, meu irmão! 🙏🙏
@klebersongustavovianadasil22022 ай бұрын
O like foi pelo seu empenho e bom trabalho que tem feito no canal e não em concordância com o ponto de vista do W.G. que é bem ruim. Deus continue te abençoando meu querido.
@desejandooreino2 ай бұрын
Obrigado pelo apoio de sempre ao canal, Kleberson! Deus o abençoe grandemente...🙏🙏
@carlosaugustowelte92472 ай бұрын
Infelizmente, muitos em nosso meio não sabe diferenciar quais são as doutrinas fundamentais da fé, das quais não abrimos mão, das doutrinas mais secundárias. Recomendo o livro "Iniciação à Teologia" da Editora Vida. Em edições mais antigas, tinha o título "Quem precisa de teologia?". Acho que se entendermos isso, muitos não mais trariam este zeitgeist maldito de hoje de ódio a quem pensa diferente. Que Deus os abençoe ricamente, em Jesus, nossa vida.
@ruyadrianojorgeduarte37412 ай бұрын
O pessoal tem que entender que muitas coisas na bíblia não dão uma resposta clara, e tá tudo bem, afinal de contas, tais coisas não são fundamentais para a salvação de ninguém! Então tem que aceitar que existem argumentos de ambos os lados!
@paulorobertosantossantos57892 ай бұрын
Convido a todos verem o video "A verdadeira idade da terra e Impressões digitais da Criação" video o qual comprova cientificamente que a terra tem apenas 10.000 anos de existência.
@Leonardo-et8il2 ай бұрын
Se formos querer encaixar a Bíblia nas alegações científicas, vamos ter que negar o nascimento virginal, a ressurreição de Cristo, os milagres de Jesus e seus apóstolos, etc...
@juliosouza15252 ай бұрын
Bom dia, Daniel. Promoção hoje, Teologia sistemática reformada - Joel Beeke barato!!! Cultura Cristã.
@desejandooreino2 ай бұрын
Valeu pela dica, irmão! Vou dar uma olhada! 🙏🙏
@juliosouza15252 ай бұрын
@@desejandooreino Opa, Deus abençoe
@ronicandido17452 ай бұрын
Terra jovem
@carlosnetopr2 ай бұрын
Beleza de vídeo. Valeu.
@desejandooreino2 ай бұрын
Valeu, meu irmão! 🙏🙏
@taniajesus13792 ай бұрын
Sempre que você der um piti porque alguém discorda de você, confronta-lhe, ataca-lhe e cousas semelhantes a estas, é porque você é imaturo, reações de meninos ficam bem apenas em crianças. Se o outro não concordar comigo, não concordou, pronto, é vida que segue. Senão é o inimigo da igreja que vence.
@leovigildoferreira2 ай бұрын
irmão, vc não tem instagram do canal? procurei e não achei...
@desejandooreino2 ай бұрын
Não tenho, irmão... Só KZbin mesmo!
@felipe22ortizsantos2 ай бұрын
Interessante sobre a questão da morte de animais antes da queda. Eu acredito que os animais morriam por uma questão muito simples: Quando Deus adverte Adão e Eva sobre a morte, Deus estava pressupondo que eles sabiam o que era a morte, pois os animais morriam - caso contrário, a advertência de Deus não faria sentido pra eles.
@Igrejareformadatabern69802 ай бұрын
Rm 5:12 "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte"! E o contexto indica claramente que a morte entrou nesse mundo com a queda, e não somente para raça humana, o que seria totalmente contraditório, já que a morte é claramente resultado do pecado segundo a Bíblia! Questão encerrada, com todo respeito, sem espaço para especulação!
@hugoleosouza2 ай бұрын
A morte que entrou no mundo por meio de Adão foi a morte espiritual, manifestada também no corpo físico. Doenças, deficiências, deterioração precoce e outros modos de destruição do corpo são sinais de uma morte ainda mais profunda, a morte espiritual. O texto que você cita isoladamente nao responde a questão da morte dos animais porque exegeticamente essa nao é a leitura adequada dele. Irmão, o texto só faz sentido dentro de todo capítulo de Romanos 5. A vida que Cristo traz, tira a morte do mundo. Porém, esse novo reino da vida não impede os seres humanos de ficarem doentes ou morrerem de velhice, mas proporciona a vida eterna. Portanto, creio que essa questão não seja tão simples. Se tratando de uma terra criada por Deus para ser totalmente baseada em estruturas de carbono, todos os seres vivos, desde vegetais, fungos, corais, insetos, protozoários, répteis, anfíbios, mamíferos grandes e pequenos iriam sofrer o efeito da entropia e do decaimento atômico. Até o sol sofre decaimento atômico. A finitude da criação, nesse caso da natureza, também glorifica a Deus. Ela indica que somente ele é Eterno e autossuficiente. Não existe entropia ou necessidade de que alguém LHE conceda vida. Mas todos os demais dependem da eternidade e imortalidade de Deus para existirem. Pois em Cristo nos movemos e existimos. Existem outras interpretações abertas, e pra glória de Deus nunca saberemos quem está certo. Não tem ponto final nesse assunto.
@hugoleosouza2 ай бұрын
@@Igrejareformadatabern6980 Irmão, outros homens melhores e mais dedicados que nós já estudaram esse tema por anos e não chegaram em consenso. Mas enfim, gosto de pensar que o exercício teológico feito com amor é graça, acerca de assuntos não essenciais mantém a mente e o coração humildes e abertos à verdade. Não há como dizer que os insetos e camarões, fungos e borboletas, lesmas, gafanhotos, ratos, cobras ou passarinhos foram feitos pra viver pra sempre. Que em nenhum momento eles nunca seriam esmagados ou pisados na terra, ou sofreriam acidentes de percurso ou que nunca seriam envelhecidos pelo tempo. As plantas foram feitas com duração e ciclos finitos. Se não for assim, a planta não segue sua ordem de existência. A maioria das plantas eram alimento para o homem e onque não fosse comido seria apodrecido no solo. E tudo bem, pq Deus fez os ciclos dos vegetais assim, por causa do homem e para sua glória. A finitude, dentro de Éden não tinha o peso de morte da realidade pós queda e nem o valor que damos hoje. Finitude éum valor intrínseco das criaturas de Deus. É facil entender a ideia de ciclos quando Deus ordena o ciclo dos luminares no ceu, das estações do ano, da semente que precisa cessar para brotar e virar árvore e hortaliça, e dos seres sem alma, répteis ou mamíferos, que iriam cumprir seu ciclo semelhante, ciclo de finitude e cessação, pois eles foram produzidos pela terra, por ordem de Deus em Gênesis. Não foram criados diretamente pela moldagem do barro e pelo sopro do folego de Deus, como foi o homem. Ver a morte de todos os seres criados como finitude e obediência ao ciclo da vida, é ser fiel ao relato de Gênesis, em que apenas após o pecado e a queda que a morte passa a ser entendida e experimentada pelo homem como destruição e corrupção, uma contradição à ordem criada. No texto que você menciona, Rm 5:12 e os seguintes, Paulo afirma que a morte passou a todos os homens e não a toda natureza. Isso sim é ler sem forçar o texto. É ouvir o que ele está dizendo dentro do contexto, finalidade e público apropriado. Paulo não fala da natureza recebendo a morte, ele fala de seres humanos, apenas. A natureza sofre as consequências da ausência plena de Deus no mundo e da ação maligna do homem. Aí sim, concordo com você. Mas é impossível afirmar com absoluta certeza que seres vivos não eram finitos na terra recém criada, na região do Éden ou até mesmo dentro do espaço reservado do jardim. Texto inteiro: Romanos 5:12 ARC [12] Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os HOMENS, por isso que todos pecaram.
@Igrejareformadatabern69802 ай бұрын
@@hugoleosouza Não estou citando texto isolado não irmão, estou citando um texto que fala sobre como a morte entrou nesse mundo, o contexto deixa isso claro. Em lugar nenhum da Bíblia há qualquer coisa que indique que animais morriam antes da queda do homem, pelo contrário, a morte de homens e animais, bem como todas as desgraças desse mundo, são consequências do pecado de Adão, está claro nas Escrituras. Esse raciocínio é especulativo e anti natural, mas, seja como for, ninguém vai ser salvo ou deixar de salvo por crer ou não que animais morriam antes da queda, é algo secundário! Deus te abençoe!
@hugoleosouza2 ай бұрын
@@Igrejareformadatabern6980 como você é reformado, recomendo a leitura desse artigo só site monergismo: www.monergismo.com/textos/comentarios/adao_eva_eden_gronigen.htm É como penso. E outra, eu citei o texto todo de Romanos 5:12 e como vimos, a morte passa ao homem. Não há como afirmar nem que os animais morriam e nem que não morriam. Porém, dada a realidade da criação e suas limitações, como a nessecidade de decomposição dos alimentos dentro dos organismos, da excreção de fezes e urina, da relação humana e animal com a finitude da matéria e substância criada, há de se levar em conta que a criação não é supra natural e incorruptível, como os anjos, ela é cíclica e limitada, e isso não pode ser chamado de mal ou ruim, pois Deus fez assim. Na nova terra não podemos garantir que animais terão vida eterna, por exemplo, supondo que a possuíam lá no Éden. Enfim, recomendo a leitura com calma, pois pode ajudar a ver que gente sincera e temente a Deus pensa diferente, mas no esforço de o amar e honrar sua glória.
@arnaldomaquir44182 ай бұрын
Ambas as visões buscam compreender a origem e a idade da Terra, mas partem de pressupostos diferentes. A teoria da Terra jovem enfatiza uma interpretação literal da Bíblia, enquanto a teoria da Terra antiga tenta harmonizar os dados científicos com a fé cristã. Essa é uma questão de debate contínuo entre cristãos, que divergem sobre como interpretar as Escrituras e lidar com as descobertas científicas.
@juscieldon2 ай бұрын
Excelente exposição. Grudem não se torna anticristão só porque pensa o contrário da maioria. O grande desafio de hoje é furar a bolha teológica que não permite que seus agremiados tenham acesso ao contraditório. O senso crítico é fundamental para um debate saudável.
@desejandooreino2 ай бұрын
Perfeito!
@lucascorreia-7652 ай бұрын
não existe este negócio de bolha, as críticas fazem parte da nossas escolhas e devemos suportá-las.
@juscieldon2 ай бұрын
@@lucascorreia-765 Quando falo bolha teológica, me refiro diretamente as pessoas que estão fechadas em uma ideia e não permitem ou aceitam um ideia diferente da sua. Todos os ramos da teologia possuem grupos assim, infelizmente. Mas, concordo com você sobre a auto responsabilidade das escolhas.
@paulorobertosantossantos57892 ай бұрын
O criacionismo da terra jovem é o conceito verdadeiro!
@leonelcarvalho44652 ай бұрын
Mas no caso da argumentação de Grudem a respeito dos animais que se tivessem vivido eternamente superpovoariam a Terra, o mesmo teria acontecido com os seres humanos correto? Excelente vídeo!
@desejandooreino2 ай бұрын
Sua colocação faz muito sentido! Mas, o Grudem não levanta esse ponto na sua Sistemática...
@well846 күн бұрын
@@desejandooreinoserá que para o Gruden o ser humano não foi criado depois dos animais mas dentro desse " sexto dia "? Desta forma não teria a possibilidade de superpopulação , pensando que ele entende que logo após a criação do homem viria a queda.
@hugooliveirateclas41592 ай бұрын
O dia 6 tem muitos eventos para sustentar 24hrs: a criação dos animais, a criação de adao, Adão dar nome à todos animais, Adão se sentir sozinho, Deus dormir Adão, fazer Eva da sua costela, ele fazer um poema para Eva. Pensar que tudo isso durou somente 24hrs é complicado. Sou a favor da terra antiga, esse foi um argumento mais simples, o outro ponto é que genesis 1 e 2 é uma cosmogonia nao um texto necessariamente literal.
@lucascorreia-7652 ай бұрын
Eu penso que quem precisa de tempo para fazer as coisas é o homem, a final para nós o tempo passa, já para Deus...
@hugooliveirateclas41592 ай бұрын
@@lucascorreia-765 nesse caso também não precisa de 7 dias não é mesmo? O ponto não é esse , genesis 1 e 2 é uma cosmogonia, ou seja, um texto para mostrar a superioridade de Deus sobre deuses pagãos.
@adhinan12 ай бұрын
O argumento da superlotação da terra por animais para justificar sua morte também vale para humanos.
@madsonalves983Ай бұрын
Eu prefiro a "Terra Jovem " porque a "Terra Antiga " é um prato cheio para os ateus evolucionistas e liberais...
@adhinan12 ай бұрын
Creio que as 2 teorias têm suas virtudes e suas dificuldades. Teologicamente, acho que a terra jovem faz mais sentido - embora uns 10.000, 15.000 anos façam mais sentido do que 6.000, por causa da omissão de gerações. O que é antibíblica é a teoria da evolução, pois, de acordo com ela, o mundo não foi criado bom. Mas não lacro irmãos que creem nela. Inclusive, sou membro da ABC2 (associação cujos principais membros creem nela) e já fui muito abençoado lá!
@desejandooreino2 ай бұрын
Parabéns pela maturidade, meu irmão! Sinto que falta muito isso no nosso mundo teológico...
@adhinan12 ай бұрын
@desejandooreino fico honrado com seu elogio, querido, muito obrigado!
@ricollomaxo13242 ай бұрын
Achei que a controvérsia seria sobre como alguns teólogos como Mike Bird ou todo o pessoal da Credo Magazine tem se colocado contra a descrição da Trindade que o Grudem faz kkkkk mas é interessante trazer essa discussão sobre criação sobre um olhar de um teólogo sistemático, já que costumo ver mais teólogos bíblicos e o pessoal da teologia filosófica entrando nesses campos(ou pelo menos quando vejo algum sistemático entrar, acabam sendo excessivamente simplistas)
@desejandooreino2 ай бұрын
Você já deu Spoiler de um dos próximos vídeos aqui do canal, kkkkkk
@magnobraga46192 ай бұрын
E controvérsias sobre trindade deveriam ser muuuuiiiito mais importante que a idade da terra.
@sandroluciodasilvareis47912 ай бұрын
Na teologia sistemática antiga o filho é subordinado pelo pai na teologia sistemática recente ele tem essa definição também?
@ricollomaxo13242 ай бұрын
@@sandroluciodasilvareis4791 Na nova ele aceita a geração eterna do Filho, mas continua com a linguagem de subordinação funcional eterna. Recomendo o artigo "How Then Shall We Theologize" do Craig Carter pra ver uma ideia geral do que o pessoal ligado a teologia histórica têm criticado nas formulações específicas do Grudem
@sandroluciodasilvareis47912 ай бұрын
@@ricollomaxo1324 obrigado irmão vou ler o artigo
@preciosasemente19 күн бұрын
Faz muito mais sentido com o poder e a glória de Deus, o pai do Senhor Jesus Cristo, uma terra jovem. Em milhões e milhões de anos, até os ateus conseguem criar seus monstros, suas criaturas fantásticas e seus mundos paralelos.
@markgregory15152 ай бұрын
Eu acho engraçado o pessoal pensar que 7 ou 8 mil anos sao como se fosse um dia,na perspectiva humana isso é muito tempo,aconteceram tantas coisas na historia durante esses anos,terra jovem para mim é se fosse 200 anos hehe 8 mil anos nao é tao jovem,sao muitos seculos,alias nao se sabe realmente quanto tempo se passou no Eden,eu acredito que Adao ficou muito tempo sozinho,os animais tambem devem ter ficado bastante tempo a sos,por conta disso creio que a Terra deve ter mais
@maroto2832 ай бұрын
Contorcionismo retórico de Gruden! Terra jovem!
@felipe22ortizsantos2 ай бұрын
Muito top. Você explica muito bem. Parabéns pelo vídeo. Você poderia tbm nos explicar críticas de Grudem a Evolução Teísta?
@desejandooreino2 ай бұрын
Valeu demais, irmão! Já anotando aqui pra fazer um vídeo sobre essa temática.
@julioroberto54772 ай бұрын
Boa noite! A paz do Senhor Jesus Cristo irmão. Qual sistemática dele está errado a recente ou a antiga?
@desejandooreino2 ай бұрын
Boa noite, Julio! Graça e Paz... Na primeira edição, ele não fechou a questão da idade da Terra. Já na segunda edição, ele se posicionou a favor da Terra Antiga.
@julioroberto54772 ай бұрын
@@desejandooreino Obrigado pela satisfação e sou um escrito no seu canal já a uns sete meses. 🤝🙏
@luizgomes41012 ай бұрын
Embora seja uma temática compricada e a terra antiga desperta argumentos mais "racionais", temos que ser cuidadosos em relação a isso. Defender a terra antiga sempre vai colocar o "evolucionismo" em voga.
@desejandooreino2 ай бұрын
Na mesma Sistemática, o Grudem apresenta vários argumentos contra a teoria da evolução...
@fabiomurilosantana2 ай бұрын
@@desejandooreino a edição que tenho aqui é a anterior, mas tem um tópico sobre evolução. Vou dar uma olhada no argumento dele. Sobre esse assunto, gosto da leitura de Pierre Teilhard, um católico, que aceitava os princípios gerais da teoria evolucionista e fazia a correção quanto à sua força motriz. Grosso modo, ao invés da sobrevivência dos mais aptos, a lei cósmica da complexidade e consciência é que impulsiona a evolução, culminando na união com Cristo. Preciso ver direito (e tentar entender), mas fez sentido a priori.
@LirioSilva-os9jv2 ай бұрын
Melhora o teu português irmão
@moraes9humberto2 ай бұрын
Indico a leitura de um livro curtinho e muito bom sobre o tema: como ler Gênesis 1 de Vern Poythress, Editora Monergismo em parceria com a Pilgrim.
@desejandooreino2 ай бұрын
Esse livreto é, de fato, muito bom!
@aquilinodiasdasiladias86192 ай бұрын
Excelente resenha. Eu acredito na terra antiga.
@juliosouza15252 ай бұрын
Daniel, boa tarde. Deus abençoe. Queria avisar que o "Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento" da Cultura Cristã está com grande promoção, dá uma olhada, é só hoje.
@desejandooreino2 ай бұрын
Que massa, obrigado pela dica! Vou dar uma olhada.... Esse dicionário é um baita material!
@juliosouza15252 ай бұрын
@@desejandooreino Corre lá! Deus abençoe!
@jesusfernandes29052 ай бұрын
@@desejandooreinoDeve ser para leitores avançados, não é? Pois tenho e tentei ler, mas a leitura não flui.
@viniciusmendes74632 ай бұрын
teu canal é muito bom meu irmão, parabéns e que Deus te abençoe!
@desejandooreino2 ай бұрын
Muito obrigado, meu irmão! Que Deus te abençoe também.... 🙏🙏
@fabiomurilosantana2 ай бұрын
Considero a teoria da terra antiga mais elegante. A teoria da terra jovem, por outro lado, tem um vício de origem, que é tentar encontrar na bíblia mensagens que ela não se dispõe a entregar a nós - é uma leitura moderna sem consciência desse fato.
@magnobraga46192 ай бұрын
A idade da terra foi calculada por alguns muito tempo atrás. A novidade é fazer isso com um viés cientificista. Tentar encaixar a Bíblia dentro de categorias científicas desconsiderando até os estilos literários. O pessoal da psicanálise, xinga de positivista, cientificista, diz que tem outra epistemologia e ignora as críticas da falta de evidência científica para a psicanálise.
@paulorobertosantossantos57892 ай бұрын
O problema todo conciste no seguinte! Deus criou a terra em seis dias literais independente se no início existia um sol ou não. Moises ao escrever o livro de Genesis, por inspiração divina, quanto aos dias da criação usou uma força de expressão literal pré determinada. O que isso significa? Significa que Deus, o autor da criação, não precisa se condicionar a criação de um sol primeiro para que em sua soberana vontade possa estabelecer o que, por decreto divino, já estava determinado. Perceba a falta de percepção teológica; Se antes do pecado entrar no mundo Deus era o exímio governador desta terra, criada por ELE, logo quanto a questão da reprodução animal ou humana quem estaria no controle de tudo isso? ELE próprio mais ninguém! Foi assim com Sara! sim ou não? Foi assim com Ana! Sim ou não? Deus fecha a madre e abre a madre tanto no que se refere ao ser humano quanto com relação ao ser animal. Israel era uma nação Teocrática antes que na rebeldia de seu coração elegese Saul como Rei. Da mesma maneira Deus crou o mundo para que ELE fosse Teocrático tendo ELE como seu supremo Governante e Legislador. Os argumentos de Wayne Gruden não tem sustentação teológica aceitável.
@joelsonrodrigues27602 ай бұрын
Eu acho bem interessante a questão da terra antiga, sendo assim e bem esclarecedor para aqueles que procuram por fosseis de animais(paleontólogo) Ets.
@VrgiliorRezende2 ай бұрын
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? É obvio que Deus criou animais velhos e jovens, todos no mesmo dia. Ele num único dia criou arvores adultas já prontas para darem semente. Deus criou coisas diferentes com idades diferentes, no mesmo dia. Adão já era adulto quando tinha apenas 1 minuto de vida. Embora cientificamente ele pudesse ter mais de 20 anos. Até mesmo fósseis podem ter surgido no dia da criação. A melhor coisa é crer no que a bilia diz ao invés de tentar adapta-la ao que a ciencia pensa.
@Hugo_jordao_oficial2 ай бұрын
Vai levar tempo para an academia brasileira e o evangelicalismo brasileiro como tal entender de uma vez por todas que coisas como terra plana ou terra jovem são coisas vergonhosas de se afirmar em um ambiente minimamente esclarecido. É tão contra-apologético defender terra plano ou terra jovem que até deixa um misto de pena e vergonha.
@diegoxavier58262 ай бұрын
Amigo, me tire uma dúvida?? Qual das duas teologia tem inclinação arminiana sobre Paulo , *a NPP ou os reformadores ?
@gleigmar772 ай бұрын
Se eu errei o seu nome, perdoe-me. Daniel, vc lê inglês? Há um livro do WILLIAN LANE CRAIG, cujo o título é: EM BUSCA DO ADÃO HISTÓRICO, no qual, se eu não estou equivocado, o Craig sugere que Adão "de caras aqui", há 750 mil anos. Certamente vc já sabe que ficou a EDITORA BIBLIOTECA TEOLÓGICA traduzir e lançar, mas até o momento, ficamos somente com o desejo de tê-lo.
@desejandooreino2 ай бұрын
Olá, leio sim! Esse livro do Craig gerou muitas polêmicas no mundo de língua inglesa, rsrsrs...
@rubensalencar1992 ай бұрын
Claramente tentando adaptar a leitura bíblica por conta da teoria da evolução, que sequer é comprovada. Gosto muito do grudem, mas nessa deu mancada.
@desejandooreino2 ай бұрын
Na mesma Sistemática, o Grudem apresenta vários argumentos contra a teoria da evolução...
@donatogarcia71952 ай бұрын
Ele usou os profissionais cientistas progressista evolucionista! Ele errou ao selecionar uma equipe com viés evolucionista!
@SamuelPereiradaRocha2 ай бұрын
Eu fico com a 🌎 antiga
@berunni2 ай бұрын
Aqui na minha cidade diriam que ele "bolerou" kkk
@rafael-assumpcao2 ай бұрын
Sinceramente, eu me sinto dividido. Eu acredito que nosso Deus pode fazer o que quiser, do jeito que quiser. Nossa limitação é não ter acesso detalhado a esses eventos. De certa forma, isso deveria nos indicar que não faz parte dos desígnios de Deus que o homem entenda isso, e talvez nós nem deveríamos estar tendo essas discussões. Em todo o caso, na minha mente só existe uma coisa que precisa ser respondida para que o "time da terra jovem" possa ficar na vantagem: como explicar as estrelas que vemos, que estão a milhões de anos-luz da Terra? Se o universo é jovem, Deus teria que ter criado as estrelas, e além disso, teria que ter construído os rastros de luz vindos delas até aqui na Terra. Seria muito estranho pensar que Deus precisou usar de um artifício assim
@tcanoas2 ай бұрын
Pessoalmente, por causa da minha formação na área de exatas, para mim faz mais sentido acreditar numa terra velha. Mas respondendo a sua pergunta, ja vi argumentarem sobre isso, falando que assim como adão foi criado ja numa idade jovem/adulto, a terra e o universo poderia ter sido ja criado com a aparencia que esta, já nessa distancia. E se vc for ver, tem varios universos que estao longes, e que sao velhos, ja formados, sendo que pela fisica, estando a bilhoes de anos luz, deveria mostrar galaxias novas, e nao velhas, ja formadas, como acontece. Se vc pesquisar, vai ver varios canais falando dessas novas descobertas por aquele James Weeb. Meu unico porem, sobre esse lance de idade da terra, é como explicar, por ex, ceramicas (se nao me engano eram vasos) achadas na china com idade de 20 mil anos. Eu sinceramente, prefiro dizer que não sei, nao tenho certeza. lol
@rafael-assumpcao2 ай бұрын
@@tcanoas mas não digo só pela aparência dessas galáxias distantes, mas o próprio tempo que leva para a luz delas chegar até aqui. Se o universo tivesse apenas 10mil anos, não veríamos nem 1% das estrelas que aparecem no céu, porque a luz delas não teria chegado até aqui. A menos que Deus tivesse criado os fotons ao longo de suas trajetória até a Terra também
@santospcs20112 ай бұрын
Fogo no parquinho.😂
@santospcs20112 ай бұрын
Aceito os argumentos, mas fica difícil não ver uma abertura para ir na direção do evolucionismo, considerando a terra velha.
@eliezerdagama99862 ай бұрын
Terra jovem, sou crente não incrédulo.
@Igrejareformadatabern69802 ай бұрын
Glória a Deus! Somos os dois irmão, e temos gente de peso ao nosso lado, como o físico e teólogo Adauto Lourenço, que nos deixou a não muito tempo, e vários outros!
@fabiomurilosantana2 ай бұрын
@@Igrejareformadatabern6980o professor Adauto foi um homem de Deus, certamente já está bom lugar nesse momento. Por outro lado, ao que me consta, quanto ao trabalho dele em relação a essa questão, é louvável tão somente o esforço, fica prejudicado no mérito.
@Igrejareformadatabern69802 ай бұрын
@fabiomurilosantana Respeito sua opinião, mas eu não sei se posso concordar, de qualquer forma, a contribuição é muito importante!
@lexvenirefactum2 ай бұрын
Ser defensor da terra jovem somente ridiculariza o cristianismo.
@ThiagoToledoSoares2 ай бұрын
Materialistas vão dizer que também é ridículo acreditar que um homem morto ressuscitou e subiu aos céus em carne e osso.
@tsz58682 ай бұрын
KKKKKKKKKKKK KKDKDKADKFFASKSK AKKKKKKK KKKKKKKKKKKKK KKKKKKK Bro Cristo foi ridicularizado antes mesmo de nascer kkkkkkkkk
@ThiagoToledoSoares2 ай бұрын
@@tsz5868 eu sei amigo, eu sou cristão. Só estou mostrando que o argumento de que a Terra jovem é ridículo não é válido.
@tsz58682 ай бұрын
@@ThiagoToledoSoares é a cruxificação foi um grande ato de escárnio...
@arnaldomaquir44182 ай бұрын
Evidências geológicas e astronômicas indicam uma Terra com bilhões de anos. Problemas com a cronologia: se a Terra é jovem, é difícil explicar fósseis e datações radiométricas que indicam idades muito mais antigas. @@ThiagoToledoSoares
@jeniltonoliv14002 ай бұрын
Os argumentos da teoria da terra jovem são bem mais plausíveis.