Рет қаралды 10,591
🇧🇷 ✅ Entre agora no Telegram da Carlink!
t.me/joinchat/...
👍 Se inscreva no FACEBOOK da Carlink Treinamentos
👍 / carlinktreinamentos
Se inscreva no INSTAGRAM da Carlink Treinamentos
👉👉👉 / carlink.treinamentos
🕮 Conheça um pouco mais sobre nossos cursos!
www.carlinktre...
📙 Arquivos de RESET de Airbag
www.carlink.co...
O Airbag ou bolsa de ar, na tradução literal, é provavelmente um dos itens de segurança veicular mais importante dentre os componentes do sistema de proteção para condutores e passageiros. Este item de segurança, desde 2014, passou a ser obrigatório nos carros fabricados no Brasil. Este vídeo contem uma explicação básica sobre Airbag e demais componentes que compõem o sistema de segurança para automóveis.
Principais componentes do sistema de airbag
Conheça os principais dispositivos do sistema airbag e suas particularidades para diagnóstico e reparação.
Sensores de Impacto
Os veículos podem ter um ou mais sensores para identificar um impacto. Normalmente ficam localizados na parte frontal, traseira e lateral da carroceria. Os sensores de impacto se comunicam diretamente com a UCE indicando a colisão através de um sinal elétrico que ativa a ignição do gerador de gás.
Unidade de Comando Eletrônica (UCE)
Sua localização varia entre os modelos, mas é normalmente encontrada próximo aos bancos dianteiros do veículo. Na central de comando é incorporado um sensor de desaceleração que determina o acionamento das bolsas de ar e dos pré tensionadores em colisões frontais.
Existem vários tipos de bolsas de airbag. Veja as mais comuns:
Airbags frontais - Item obrigatório atualmente. Estão localizadas no volante e no painel à frente do passageiro.
Airbags laterais - Protegem o torso dos ocupantes.
Airbags de cortina - Cobre a área das janelas, protegendo cabeça e pescoço.
Airbags de joelho - Estão localizados abaixo do painel e impedem ferimentos nas pernas.
Airbag central - Tipo de bolsa que infla no meio do console, protegendo os ocupantes internamente, inclusive um do outro.
Airbag de cinto - Localizado na extensão do cinto de segurança, como proteção extra, principalmente para pessoas menores.
Airbag de capô - Bolsa para proteger o pedestre, evita maiores ferimentos contra o capô ou para-brisa.
O tempo para preenchimento total de uma bolsa é de aproximadamente 40 milissegundos, rapidez que só é possível através do dispositivo pirotécnico gerador de gás. As bolsas são contempladas com furos nas laterais que permitem a saída de ar após o enchimento completo.
*** Pré tensionadores
Os pré tensionadores, localizados junto ao cinto de segurança, tanto na fivela quanto na coluna, possuem um dispositivo pirotécnico gerador de gás que dispara em situação de colisão. Esse disparo tensiona o cinto de segurança em uma velocidade de aproximadamente 20 milissegundos, impedindo que o ocupante se desloque no assento durante o impacto.
*** Sensor de ocupação
Junto ao banco do passageiro o sensor de ocupação indica a UCE a presença de ocupantes. Alguns sensores mais modernos também classificam o ocupante, dessa forma a bolsa infla em estágios diferentes. Na ausência de um passageiro não há a ativação da bolsa de ar.
*** Gerador de Gás (Dispositivo pirotécnico)
É composto por um ignitor e, em geral, por Nitrato de Amônia e Azida de Sódio, quando são aquecidas geram uma brusca reação química, gerando gás muito rápido. O gerador de gás proporciona uma reação química de explosão controlada onde há o preenchimento de ar quase instantâneo das bolsas.
*** Mola Relógio ou Fita (contato rotativo)
Localizada no volante, a mola relógio permite o contato constante entre os terminais de contato do airbag do condutor com a central durante o movimento do volante.
*** Lâmpada de Anomalia
Indicação no painel de instrumentos do veículo, é responsável pela informação de qualquer mal funcionamento em algum dos componentes do sistema.
Fonte Doutor-IE - www.doutorie.c...