▶ Conheça o Conversações, novo programa sobre literatura da Rede Minas: kzbin.info
@gabo3color3 жыл бұрын
"O humano só pode ser entendido através do humano, deixando brechas para a dúvida e para o mistério" - Gilberto Freyre
@tulzaleao90748 жыл бұрын
Muito bom mesmo. E me ajudou entender o que é que Gilberto Freyre explica sobre essa época, de como viviam os escravos, a forma de como eles eram tratados, à vida ativa da sexualidade no meio deles. Muito importante esse livro Mas gostaria de saber muito mais sobre o livro, gostaria de assistir mais sobre outros autores fazendo suas análises sobre o assunto...aprofundar mais. Obrigada
@msgartesdigitais3 жыл бұрын
nosso grupo "palavreiro" agradece essa imensa contribuicao a todos nos que queremos saber mais sobre a escravidao..Participe conosco..!
@wilamssouza62882 жыл бұрын
O Gilberto Freyre era um homem de muito valor e sabedoria... pois fazia as suas análises sobre o Recife e Olinda... da época colonial do BRASIL. Mais lendo o Florestan Fernandes que eu pude perceber muitas discordâncias entre um paralelo vivido do qual o autor do casa Grande e senzala se refere a harmonia entre os portugueses e os povos indígenas e negros trazidos da África. Também li ( A ELITE DO ATRASO DE JESSÉ SOUZA ) ONDE o autor também traz essa pauta com muita maestria e respeito... fica a pergunta: será que OUVE MESMO UMA HAMONIA RACIAL ENTRE ESSES POVOS QUE AQUI CHEGARAM? SERÁ QUE NO SÉCULO XVIII, XIX, XX... COMO SE DEU A LIBERDADE DO ENCONTRO DOS CORPOS? FALO TAMBÉM SE AS MULHERES NEGRAS SE PERMITIRAM O SEXO DE FORMA LIVRE E LÚCIDA COM OS PADRES, SENHORES DE ENGENHO, BISPOS, ETC... JÁ QUE EM SUA GRANDE PARTE QUE VEIO EM NAVEGAÇÕES FORAM HOMENS? ESTOU AQUI PARA APRENDER NÃO PARA JUGAR.
@LuAr82-pe7 жыл бұрын
O velho casarão onde atualmente funciona a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre pertenceu aos irmãos Antônio Lins Caldas (Tenente-Coronel do Exército) e Thomáz José Lins Caldas (Vereador no Recife e combatente da Revolução Pernambucana de 1817) conhecidos respectivamente pelos apelidos de Toné e Coló, que por serem muito unidos denominavam o local como Engenho dos Dois Irmãos, fundado no início do século XIX, daí originando-se o nome deste bairro. Um fato interessante é que realmente era algo incomum à época se ter um Engenho com duas casas-grandes. Anteriormente ao Engenho Dois Irmãos, as terras onde hoje se localizam o bairro Dois Irmãos faziam parte do antigo Engenho Apipucos.
@historiaeinformacoeshistor82299 жыл бұрын
Esclarecedor,deixa bem clara a visão que Gilberto Freiry,tinha do nosso Brasil.
@karinemenezes3583 жыл бұрын
muito bom
@gloriaferreira26068 жыл бұрын
ótimo, obrigada
@izabellysilva27222 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@nathayelleborges19308 жыл бұрын
Parabens.
@daysesabrine29799 жыл бұрын
Grande escritor e sua obra muito interessante.
@diegooliveira19488 жыл бұрын
Negras,brancas,índias.Grandes mulheres do meu Brasil.
@otavio40166 жыл бұрын
Ótimo documentário!!! Obrigado!!!😊🇧🇷✌️
@dimasleandro49198 жыл бұрын
Uma beleza.
@pedrolinharesfilho90793 жыл бұрын
Observamos hoje como sendo uma comparação entre a burguesia e a favela convivendo como as vizinhanças!
@VicGrazielly4 жыл бұрын
adorei, muito bom mesmo! Agregara muito em um trabalho sobre antropologia.
@Milena-ij6xu8 жыл бұрын
Tenho que fazer uma peça sobre o assunto, só que o tempo e apenas de 2 messes ! e o livro tem muitas páginas
@FTomaz-Ай бұрын
O livro parou no tempo, o Brasil não é mais o de Casa Grande e Sensala.