Perfeito. Um padrão ancorado em métricas, números é a receita básica p insatisfação corporal.
@erikgomes8753 Жыл бұрын
O melhor canal sem dúvidas
@shirleyrodriguesdeoliveira1514 Жыл бұрын
Falou brilhantemente Dra. Sobre o assunto que precisamos conversar mais e mais .
@Janealices2 жыл бұрын
Bia Rique querida. Como é bom ouvir de você essa discussão tão relevante. Há que se desconstruir esses padrões na sociedade, homens devem entender que o corpo feminino deve ser respeitado, mas principalmente, as mulheres devem respeitar seus próprios corpos e amá-los. Afinal, é nosso templo, nossa casa. Obrigada também por me fazer refletir sobre a fome (fora de um contexto de precariedade) como um sinal de vida do nosso corpo. Te admiro um tanto!
@danielacaldas92412 жыл бұрын
Essas informaçoes podem salvar tantas mentes doentes e sofridas pelo preconceito . Parabéns pela explicação brilhante!!!
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Daniela, a desconstrução dos preconceitos é o único caminho. Obrigada pelo seu olhar:))
@jucymachado32002 жыл бұрын
"Fome é vida , um pessoa em estágio terminal não sente fome" faz total sentido
@reginaceliadossantosmartin10372 жыл бұрын
Olá doutora, show muito bom.👏👏👏👏👏🌻🌻
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Obrigada Regina Célia!
@heloisaalmeida2 жыл бұрын
Ótimas análises! Precisamos nos reconectar com nossos corpos e nossos sentidos! Lindo Bia! 👏🏼👏🏼👏🏼💐
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Obrigada Heloísa! Vc capturou a essência da mensagem: Precisamos nos reconectar com as sensações corporais mais do que com a racionalidade sobre o auto cuidado.
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Muito boa sua reflexão sobre o que eu falei:))) beijos
@LP.Sarmento2 жыл бұрын
Colocações perfeitas e sábias . Vindo de ti, Bia Rique, se trata de uma redundância . Parabéns !!!
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Obrigada Luis Paulo querido!
@tatimebarros2 жыл бұрын
Bia, Sua mente sensível, humana e feminna só afina com o tempo. Sempre uma delícia ouvir tuas reflexões. Principalmente em tempo real e com um cafezinho acompanhando. Obrigada por tuas contribuições ao mundo 🌹 TJennings
@elisaguedes56732 жыл бұрын
Lembrei de um fato que aconteceu comigo há dias atrás qdo estava fazendo meu treino ao ar livre em um espaço público da cidade e passaram duas mulheres com excesso de peso e comentaram entre si "se eu fosse magrinha assim, estava em casa comendo e assistindo minha série deitada no sofá". Eu entendo que esse tem sido um comportamento comum, pois gera certo tipo de "conforto" momentâneo. Mas fiquei pensando, será q elas realmente trocariam o corpo delas pelo meu, com o diabetes tipo 1 que tb tenho, aplicando insulina todos os dias, o que tb se faz necessário ter cuidados com a alimentação? Como Nutri e paciente diabética há 24 anos, mesmo sem parecer fisicamenteque que sou, senti na pele o qto a imagem do corpo pesa no conceito das pessoas, sobretudo nas mulheres. Excelente conteúdo Bia, parabéns!
@elisaguedes56732 жыл бұрын
É aquilo, né @Gilmar Se tal corpo é bonito ou feio? Pra quem? Dentro de que contexto? Que histórias aquele corpo traz? É tão comum eu atender mulheres preocupadíssimas com a estética e os exames do laboratório gritando por saúde, mas como não se vê nem mts vezes se sente dor com eles, a aparência ganha os holofotes, infelizmente.
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Obrigada pelo olhar e reflexão Elisa! Acho que a questão da imagem corporal é bem mais complexa do que imaginamos e por conta disso nem sempre conseguimos imaginar as percepções do outro. Houve uma explosão de imagens a partir de 2009 com as redes sociais e a mulher, por conta da imposição de padrões estéticos vigentes, foi mais afetada que o homem. Para além disso existe uma estetização da saúde e certas pessoas mesclam saúde com objetivos estéticos. Imagino o quanto deve ser duro para vc ser diabética e muitas vezes ser simultaneamente "rotulada"com se não tivesse nenhum problema apenas por ser magra. Muitas vezes os padrões estéticos tornam as pessoas reducionistas ao resumir uma pessoa em seu corpo magro. Somos bem mais do que isso, obrigada pelo seu olhar!
@karinschlotterbeck26502 жыл бұрын
Bia que alegria te encontrar por aqui!!!! Vc é maravilhosa!
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Que coincidencia mesmo Karen! Acho essa reflexão bem importante para bailarinas, sobretudo as clássicas né?
@sandraferreira91302 жыл бұрын
Gostei tanto que já vi 20 vezes 🥰
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Fico muito feliz que essa reflexão tenha tido ressonância em vc Sandra e tenha te trazido mergulhos bacanas! Obrigada
@anninhamelo89582 жыл бұрын
Vivemos uma era que devemos ser ensinados a forma correta de ter uma alimentação saudável. Acredito nessa nova tendência porque já vivemos ciladas em excesso. A beleza está aliada a saúde que começa com os bons hábitos da alimentação. Amei ouvir Você. Parabéns
@marciothadeu69122 жыл бұрын
Bia Rique, que prazer em ouvir tantas considerações pertinentes e muito bem expostas !!!
@marinhal2 жыл бұрын
Adorei Bia! Que reveladora esta sua abordagem! Super necessária para todos! Amei querida ❤
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Que bom Cristina!! Fico muito feliz que tenha gostado!! bjss
@BiaPerez2 жыл бұрын
Tema muito relevante! Tão bom escutar alguém falando sobre isso com uma abordagem acolhedora e acessível 🙏
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Isso mesmo Bia, cada vez mais precisamos de um olhar acolhedor para que nosso corpo seja uma morada confortável
@julianaslv26042 жыл бұрын
Excelente vídeo, trazendo ótimas reflexões esclarecedoras. Padrões estéticos são uma armadilha sem fim, muitas pessoas inclusive perdem a vida nessa loucura. Nosso valor como pessoa não está condicionado à nossa aparência.
@marciogoncalvesdossantos15492 жыл бұрын
Muito bom conteúdo! Precisamos realmente aprender a pensar criticamente para que possamos 'Transformar nosso corpo em uma morada confortável'. 👏👏👏
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Isso mesmo Márcio! Nosso corpo precisa voltar a ser uma morada confortável e daí a grande importância de sermos gentis com nosso corpo. Obrigada por sua reflexão
@patricialima07022 жыл бұрын
Muito interessante suas pontuações. Nós, mulheres, através do nosso exemplo, nos aceitando como somos e passando essa visão para nossos filhos, podemos sim, com o tempo , quebrar essa prisão que a sociedade " impõe " do corpo feminino magro, e eternamente jovem. Pra mim, beleza é se sentir bem como se é, fazer o que gosta e isso passa para os que estão ao seu redor, pois não é preciso agradar o outros, e sim a si mesmo; não pôr sua saúde física e mental em risco para estar no padrão. Gostei muito da fala de ressignificar a relação corpo e atividade física. Falho muito nesse ponto porque ainda preciso trabalhar esse ponto interiormente, pra sentir prazer em fazê-la. Grata!
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Obrigada Patrícia, fico feliz de saber que vc gostou! Acho que ainda existem muitos desdobramentos sobre essa desconstrução dos padrões de beleza. É importante que a gente reflita sobre a questão da importancia da imagem nos dias de hoje. Isso tem afetado muito os adolescentes, que passam a viver em função da imagem para o outro ou para a tela. Quanto ao exercício, pense no prazer que ele te dá e não nos benefícios que ele te traz.
@lucapellari59852 жыл бұрын
Também falho nesse ponto, mas me senti que dei um passo importante em assumir meus cabelos grisalhos. Aos poucos vamos nos libertando dos padrões.
@patricialima07022 жыл бұрын
@@biariqueconsultorio , grata. Realmente foi um vídeo que compartilhei bastante.
@patricialima07022 жыл бұрын
@@lucapellari5985 parabéns pra ti. O importante é se sentir bem. A beleza está na simplicidade , autenticidade, naturalidade e na verdade.
@mariaelenapereirajohannpet65812 жыл бұрын
Bia, ótimo e amplo foco ref temas tão importante. Parabéns pelo alcance de tua exposição. 🙌🙌
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Obrigada Maria Elena, esse tema é uma pauta mais que urgente !!
@biasantos19792 жыл бұрын
Quando eu entendi que precisava me autoconhecer e me resgatar precisei me reconectar com meu corpo e buscar meios para isso.
@kalado1532 жыл бұрын
Legaliza 🌿
@andreluizmachado73312 жыл бұрын
Fala densa. Muito bom ouvir Bia Rique uma intelectual na nutrição com uma perspectiva crítica
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Fico muito feliz que vc tenha gostado André!!
@ivaazinavi78342 жыл бұрын
Bia...Vc é da área da nutrição. Normal e esperado falar sobre o corpo, em especial o feminino. Mas tenho uma pequena experiência pessoal, que talvez seja pertinente. Acho que o que deveria ser trabalhado desde a infãncia, é o trabalho sobre a intelectualidade. Descobri muito jovem que não era bonita, e isso foi um privilégio. Parei de me preocupar em ser bonita, e foquei em ser inteligente, culta, bem informada. Enquanto minhas colegas iam para o pátio da escola fofocar, brincar, namorar, eu ia para a biblioteca. Ler virou meu padrão de beleza, me tornei muito exigente com meu cérebro, me alimentei de livros, de leitura, de cultura. Resultado: me tornei independente de padrão de beleza, financeiramente, intelectualmente, e encontrei minha realização no intelecto. e enquanto as pessoas não disserem que ser inteligente e estudar é mais importante que ser bonita, isso nunca mudará.
@tiarajumesquitafisch630 Жыл бұрын
A questão do homem estar bem com o seu corpo não quer dizer que não sofra de gordo fobia, somente quer dizer que nós se importamos menos com a opinião de futuras parceiras com o nosso própiro corpo do que mulheres com seu próprio corpo para com parceiros, mesmo que estar fora de forma não nos traga mais, ou alguma parceira. Gostei muito do video, muito obrigado 🙏
@valeriamelo41042 жыл бұрын
Excelente fala 👏👏
@thais_guimaraes2 жыл бұрын
Muito bom 😃
@solon3662 жыл бұрын
a mulher operária não está interessada nesses assuntos ela tá interessada em sobreviver e a maior violência sobre ela é a violência do dinheiro e a violência dos quintos colunas de classe média que dizem defendê-las mas na verdade contribuem para manter o sistema neoliberal
@carol_m.53602 жыл бұрын
a maior violência contra a mulher operária pode ser a da negação do acesso ao dinheiro, mas não significa que ela não é afetada e não se interessa em manter um padrão físico e estético. Uma coisa não exclui a outra. Somos todas afetadas pela obrigação do padrão feminino, independentemente da classe social, pois todas temos corpo e, com ele, nos relacionamos com as outras pessoas na sociedade.
@andreamateuscaldeira49522 жыл бұрын
Sou psicologa e prof de yoga.A yoga não poderia ser essa experiência visceral?
@GhibliHeroine2 жыл бұрын
"Vejo modelos gordas e lindas", "ela é uma mulher de idade mesmo assim e bonita", ja ouvi frases do tipo. Reparei todo peso do preconceito nessas frases. Mulheres são carrascas das mulheres, os homens muitas vezes têm suas preferências pessoais e diversifica em todos os tipos. Eu acho que o problema das mulheres e nós mesmas... posso estar errada.
@biariqueconsultorio2 жыл бұрын
Verdade Bia... Infelizmente as mulheres reproduzem discursos preconceituosos do patriarcado e muitas vezes, até inconscientemente não se solidarizam com outras mulheres. Daí a grande importancia de compreendermos melhor e começarmos a desconstruir isso em nosso círculo de relações.
@lucapellari59852 жыл бұрын
Mesmo a diversidade mantém um certo padrão de beleza. As mulheres gordas não podem ser obesas, e devem "compensar" com rosto e cabelos bonitos, não podem usar certo tipo de roupa, têm muitos vídeos sobre roupas que "dão a impressão de um corpo mais magro", listras verticais, visual monocromático, o cabelo crespo natural e cheio não é bem visto, deve ser alisado... Mesmo a "diversidade" aprisiona as mulheres e movimenta uma máquina de fazer dinheiro com mulheres eternamente insatisfeitas.
@adrianomoraes852 жыл бұрын
Há pouco tempo me tornei Pai. Fico preocupado em influenciar de forma negativa a minha filha em relação a ela e seu corpo. Percebo os erros cometidos pelos meus antepassados em relação a esse tema. Mas é mais difícil captar os erros dos dias atuais.
@PauloHenrique-wi2es2 жыл бұрын
Uma pessoa obesa ou anorexa é um padrão de beleza ou uma questão de saúde? O que há, e eu concordo é um exagero do padrão. Ele tem sido usado só para fins estéticos, quando beleza vai além disso. Mas o padrão é benéfico sim, é ele que nos faz manter consciente ou inconsciente com sua saúde em dia.
@melsychoski22162 жыл бұрын
💚💜💙
@ygorbrilhante91512 жыл бұрын
Segundoo a ver o vídeo e primeiro dar like
@heloisapereirafonseca48992 жыл бұрын
Agora já são 110 😂
@wiperules2 жыл бұрын
"3% dos homens se acham feio" kkkkkkkkkkkkkkk, até parece
@estergoes52892 жыл бұрын
@WipeRules, fale mais a respeito do que você pensa disso. Rs
@bobsonssauro2 жыл бұрын
Em questão de padrão de beleza, travesti tá na frente. Chegará o dia em que teremos que 'descontruir o padrão de beleza das travesti'.
@jucymachado32002 жыл бұрын
"Fome é vida , um pessoa em estágio terminal não sente fome" faz total sentido