QUAL A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA? | Thaís Mitiko Toshimitsu

  Рет қаралды 62,210

Casa do Saber

Casa do Saber

Күн бұрын

Se aprofunde nos temas e cursos da CASA DO SABER pelo app CASA DO SABER ON DEMAND:
Versão desk: bit.ly/2yvZ3r6
Android: bit.ly/2LUGt4A
Apple: apple.co/2yx8mXM
Você sabia que a Casa do Saber oferece diversos cursos? Confira em casadosaber.com.br
Inscreva-se no canal - smarturl.it/Cas...
Vídeos novos terças e quintas às 10h.
Para contratar um dos professores da Casa do Saber como palestrante, envie um e-mail para eventos@casadosaber.com.br

Пікірлер: 195
@Junior-ms9nj
@Junior-ms9nj 4 жыл бұрын
"A literatura não edifica nem corrompe, mas humaniza" Antônio Cândido, O Direito à Literatura
@yasminmoura4558
@yasminmoura4558 4 жыл бұрын
Ouvir essa fala me trouxe diversos "estalos". Nunca havia pensado no tipo de literatura que consumo a nível de subjetividade. O que lemos diz muito sobre nossas preferências e visões de mundo. Tão óbvio, porém, não tão claro como, por exemplo, o que acontece quando ouvimos uma música e nos agradamos dela. É um processo lindo e interessante a nível individual e coletivo. Só "cola" o que lemos e nos afeta, para o bem e para o mal. Literatura como lançadora de afetos universais. Obrigada pelas referências, também. Essa obra de Antonio Candido, pensada dentro do contexto histórico, dá uma boa aula sobre reabertura democrática, constituição de 1988 e produção cultural, tendo a literatura por campo de observação. Muito enriquecedor! 💜
@osabercoletivo
@osabercoletivo 4 жыл бұрын
*Muito boa a visão da Thaís!* Nota-se que ela fala com paixão pela literatura e realmente vê um profundo significado nela para a humanidade. Bom ver isso. 👏👏👏
@GUSBUS781
@GUSBUS781 4 жыл бұрын
Pena que a cultura de leitura e literatura é tão pouco disseminada. A resistência fará a diferença.
@GUSBUS781
@GUSBUS781 4 жыл бұрын
@CARLOS H Dos professores que amam ensinar e dos alunos que se interessam em aprender. resistir verbo 1 conservar-se firme; não sucumbir, não ceder.
@santiagofernandesdeoliveir3400
@santiagofernandesdeoliveir3400 4 жыл бұрын
O paradoxo inevitável, porque intrínseco, da resposta à pergunta do vídeo, é que quanto mais se demonstra a necessária inutilidade da Literatura - no sentido utilitário, mesquinho, do termo - mais fica evidente o seu caráter emancipatório e, portanto, utilíssimo - em seu sentido essencial.
@nathaliafernandes535
@nathaliafernandes535 4 жыл бұрын
SANTIAGO FERNANDES DE OLIVEIRA Perfeito!
@fabricio6448
@fabricio6448 4 жыл бұрын
Excelente vídeo, sem a leitura não há consciência do ser.
@barbylimao
@barbylimao 4 жыл бұрын
Muito bom, nunca tinha pensado nesta dimensão neuropsicológica da leitura como centramento da atenção, leitura é uma atividade extremamente prazerosa para mim.
@felippebueno6046
@felippebueno6046 4 жыл бұрын
Já da minha parte eu fico sempre pensando nessa dimensão. Como maneira de meditação mesmo
@TheSonicseduction
@TheSonicseduction 4 жыл бұрын
Se é como você diz então você já deveria saber disso há muito tempo
@brunoalves_11
@brunoalves_11 4 жыл бұрын
Eu gostei muito do vídeo que a professora Thaís fez, porque falou de forma resumida o que muitos não sabem: não é de uma hora para a outra que conhecemos a Literatura, não por ter lido uns 10 livros de Literatura Clássica, por exemplo; conhecemos a Literatura pela leitura diversificada, pelas várias vertentes que possui, pelas inúmeras definições que existem, pelos diversos escritores e seus livros, e acima de tudo pela pluralidade a qual é uma característica essencial da Literatura 😉!
@mac9327
@mac9327 4 жыл бұрын
Eis um vídeo que, sem modéstia, poderia mudar grandemente nosso país se a população não adepta, de repente, adotasse o hábito de ler devido o mesmo. Uma elevação cultural exponencial - ah, que utopia.
@ivandagomessousa6428
@ivandagomessousa6428 4 жыл бұрын
Em tempos tão tecnológicos, respirar o livro físico ainda é fascinante!
@luanaanjos6597
@luanaanjos6597 4 жыл бұрын
Siiiiimm 😍
@frnandoh
@frnandoh 4 жыл бұрын
Estou adquirindo o hábito de ler com os livros gratuitos do kindle, mas ja da vontade de ter uma estante de livros LIDOS para colecionar vitórias e prazeres.
@bibliotecacomunitariaeagor7077
@bibliotecacomunitariaeagor7077 4 жыл бұрын
Doem livros, Não-Ficção/ Ficção, HQs. Ajudem nossa Biblioteca Comunitária Segue o endereço Cidade: Marcelino Vieira UF: Rio Grande do Norte RUA: Tião Vieira, 01 BAIRRO: Centro CEP: 59970-000 NOME: Biblioteca Comunitária E Agora, José. Efetuamos empréstimos para toda a comunidade da cidade!! Precisamos de mais livros para novos leitores
@Oyasumi_Songs
@Oyasumi_Songs 3 жыл бұрын
Tem cheiro de miojo
@tales1985
@tales1985 3 жыл бұрын
O livro se tornou um refúgio confortável e garantido nesse mar de caos que é a vida nos nossos tempos.
@edgardscf
@edgardscf 4 жыл бұрын
Pessoalmente amo estar lendo. Mas tenho uma alegia que ao mofo que me incomoda muito. Graças a Deus inventaram os leitores de livros eletrônicos. Tenho lido mais e sem o mofo. Lia no celular mas a distração é a razão de ser daquele aparelho. No leitor eletrônico só existem livros, muitos livros que carrego por aí. Ah, não posso esquecer de elogiar a professora que sintetiza muito bem a riquesa e a necessidade da literatura.
@josewerber2202
@josewerber2202 4 жыл бұрын
A literatura é um dos sentidos da minha vida. Salvou-me.
@rafaelmoraes3339
@rafaelmoraes3339 4 жыл бұрын
Esclarecedor. Confesso que não gostei da literatura clássica que me foi apresentada na escola, mas aos poucos fui aprendendo a reconhecer a sua importância. Apesar disso ainda tenho algumas dúvidas: 1- Sendo a literatura uma forma de expressão artística, no que ela difere ou se destaca das outras formas de arte, como pintura e cinema? 2- Há entre os adeptos da literatura uma preferência ao tradicional livro impresso, sendo que hoje, graças à tecnologia, temos acesso a muitos textos em outras formas de mídia (esse vídeo inclusive é uma delas). Há um motivo razoável pra isso ou é apenas saudosismo? 3- Quando tratamos de literatura, estamos tratando em geral de coisas que podem ser lidas através de textos, ficção ou não. E isso se estende, como foi dito, à leitura do próprio mundo em que vivemos. Mas como podemos desenvolver e ensinar o "senso crítico" nesse meio, sendo que alguns escritores podem projetar visões tendenciosas ou distorcidas?
@marciadacostanunesneto496
@marciadacostanunesneto496 4 жыл бұрын
Literatura não tem somente uma função social, pragmática, mas fundamentalmente faz parte da formação pessoal e intrínseca do indivíduo, uma função quase terapêutica. Pensar só na função social e política da literatura é reducionismo marxista, lembrando que marxismo nada tem a ver com visão democrática de mundo. O medo de se atribuir uma "utilidade" de caráter pessoal, formativo do indivíduo empobrece a discussão do papel da literatura.
@amandalaisn
@amandalaisn 4 жыл бұрын
Quem falou em marxismo? Oq isso tem a ver com a discussão?
@marciadacostanunesneto496
@marciadacostanunesneto496 4 жыл бұрын
@@amandalaisn Se vc não conhece a obra de Antonio Cândido e sua vertente teórica, é melhor ler MAIS. Apesar de ele reconhecer a função lúdica da literatura, para ele toda transformação deve passar pelo político e social (transformação social), visão crítica (marxista) da SOCIEDADE. Não é necessário expressar a palavra/conceito marxista para sê-lo. Se assim fosse, o jogo seria mais limpo e claro. Como não é, o conhecimento e as referências se fazem necessárias. É disso que se trata.
@nathanmesquita1051
@nathanmesquita1051 4 жыл бұрын
Olá. Não tive acesso ao Cândido, no entanto o que foi dito por você acerca do aspecto subjetivo e social-político é interessante. Creio que você comete um equívoco ao considerar essa perspectiva como exclusivamente marxista, dado que o comunitarismo de Charles Taylor já propõe a relação indivíduo e a sociedade. Porém, quando se trata de uma revolução ou transformação deve ser visto o caráter marxista, claro. É correto, ao meu ver. Em suma, para corroborar meu comentário, percebo que o subjetivo está em constante laço com o em torno, ao seu redor, da exterioridade, visto que a própria literatura é fruto disso. A experiência é individual, no tocante a intensidades de sentimentos, afetos e etc, entretanto é comum a dimensão para todos. A linguagem consiste-se exatamente nisso. A partir de Deleuze, entendo que o livro maquinico não tem sujeito e objeto, não há um pivô, e sim há agenciamentos, correlações, coexistências...
@santiagofernandesdeoliveir3400
@santiagofernandesdeoliveir3400 4 жыл бұрын
@@marciadacostanunesneto496 Parece que, segundo suas próprias palavras, não é só a Anand N, a quem vc respondeu, que precisa ler mais...reduzir a visão crítica do mundo ao modelo marxista é desconhecer toda uma tradição anterior e posterior, e inclusive contrária a ele...recomendo os gregos antigos e os autores do Iluminismo, mas se vc pesquisar, vai encontrar essa atitude até mesmo na Idade Média...por outro lado, a visão utilitarista das coisas (pra que serve isso...ou aquilo?), embora exageradamente intensificada pelo capitalismo (inclusive em visões anti-marxistas) sempre, sempre existiu...E a pergunta do vídeo, nos tempos atuais, tem muito mais a ver com esse caráter capitalista de utilidade do que com o caráter de "função social" que vc quis dar em seu comentário-espantalho...nunca vi Antônio Candido, por exemplo, defendendo qualque autor do realismo socialista - essa coisa intragável - em desfavor de Cervantes, Shakespeare ou Machado de Assis...É disso, portanto, que se trata.
@amandalaisn
@amandalaisn 4 жыл бұрын
@@marciadacostanunesneto496 clamar por uma transformação política é ser marxista? se bem que marx advogava por direitos sociais, mas também há liberais no poder clamando por transformações políticas. Fazer literatura é um fazer também político. Na verdade, tudo envolve política, e toda a sua vida está pautada por ela.
@julioolivabelmiro3441
@julioolivabelmiro3441 4 жыл бұрын
Fico pensando na minha cidade,dita por muitos como a 'capital cultural do país'.... Pobre RJ... Como oferecer as massas pobres,infelizes,ignorantes,crentes,católicas....como oferecer cultura? O RJ está condenado a ser eternamente triste e infeliz.
@ronaldobrito6108
@ronaldobrito6108 4 жыл бұрын
Ótima explanação. A literatura ñ é estimulada no processo educacional brasileiro devido seu caráter anárquico, explorar o universo literário nos dá poder para ir além, repensar a realidade e até mexer em sua estrutura, o que para os senhores do mundo significa pecado contra o Espírito Santo.
@abellincolnnunesneves5525
@abellincolnnunesneves5525 4 жыл бұрын
Agradeço à professora Thaís por esta mini-super aula de Literatura. Sempre acreditei que a Literatura nos aperfeiçoa espiritualmente e nos auxilia na jornada evolutiva, sendo nós espíritos eternos como creio. E outra: Ela nos acompanhará pelo varar dos séculos e milênios, cada vez mais aperfeiçoada e enriquecida em seu caráter sobretudo terapêutico. Há Literatura em um número infinito de planetas; ela é abundante em todos os universos e, para quem é apaixonado por livros, como eu, ela se eterniza em nossas vidas.
@gersondelimadacosta4160
@gersondelimadacosta4160 4 жыл бұрын
A meu ver, a literatura existe para ser saboreada qual uma comida saborosa. E também se sai um pouco do próprio umbigo para ouvir o outro, entender o outro. É o exercício da empatia. Quanto ao vídeo da professora, excelente.
@Calenga
@Calenga 4 жыл бұрын
amei seu vídeo, sim, vamos defender a literatura de todos seus inimigos. Ela é redentora, ela me salva todos os dias. Namastê.
@k.m.o.l5707
@k.m.o.l5707 Жыл бұрын
Muito bom seu vídeo
@antoniojr.lophez9623
@antoniojr.lophez9623 4 жыл бұрын
Show! Seria interessante se a Cada do Saber fizesse transmissão ao vivo aqui nas ministrações das aulas e palestras.
@aertonsena9892
@aertonsena9892 4 жыл бұрын
Creio que a literatura é a casa que hospeda e recebe o "ser" em sua dimensão mais profunda e mais próprio : suas aspiracoes espirituais!
@claudiorodrigues5067
@claudiorodrigues5067 3 жыл бұрын
Excelente fala, Professora, deve-se ensinar literatura na escola como fruição e não como história da literatura. Dessa forma, talvez melhoremos nossos índices de leitura.
@alexandrejosebarbozadacost4609
@alexandrejosebarbozadacost4609 8 ай бұрын
Deixem o Antonio Candido descansar.....a critica literária ha 50 anos só reproduz o cânone.
@thaisrochefort1724
@thaisrochefort1724 Жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@veronicacurcio1609
@veronicacurcio1609 Жыл бұрын
Então, no fundo, a literatura tem função sim, política. Só não gosto de pensar que a literatura seja a grande salvadora da humanidade, é colocar muita responsabilidade na obra ou, é retirar a possibilidade de que outras ciências sejam também humanizadoras.
@silanesilva4612
@silanesilva4612 4 жыл бұрын
Lutemos pelo direito de ler
@carlavpm6467
@carlavpm6467 Ай бұрын
Que fala precisa e que importante ouvir isso em 2024! A literatura existe para fazer gente livre.
@_jl_beatsproducoes1941
@_jl_beatsproducoes1941 3 ай бұрын
ele´a disse... tive noites em que deitei~me em camas limpas, e acordei sujo, e tive noites em que deitei~me em camas sujas e acordei limpo. [escritor .. altair]
@stefanirayanebarbosaferrei4130
@stefanirayanebarbosaferrei4130 4 жыл бұрын
Sou psicóloga e essa temática literatura e humanismo, mais especificamente objeto que forma o indivíduo pensante, criativo, sensível, crítico, emotivo... Freud fez alguns ensaios sobre a psicanálise e a literatura. Prova o quanto a leitura pode ser catártica.
@dariopolicarpo1674
@dariopolicarpo1674 4 жыл бұрын
Nossa que conhecimento gostoso e doce. Amei o vídeo.
@Souza-yg5xm
@Souza-yg5xm 4 жыл бұрын
O vídeo é muito bom, pena que não terminou...Cortaram por quê? A Thaís Mitiko Toshimitsu tinha mais coisas pra falar...pra nos presentear...pra nos fazer refletir....
@expressanando9376
@expressanando9376 4 ай бұрын
Linda e inteligente! parabéns Profa!
@brunomoraisbrunopsimorais6808
@brunomoraisbrunopsimorais6808 3 жыл бұрын
O livro físico para sempre terá seu lugar. A tecnologia pode nos servir como um suporte, sendo assim ela é bem vinda.
@anaverdebranco
@anaverdebranco 4 жыл бұрын
Obrigada, professora. Seguiremos na defesa com unhas e dentes. ✨
@rosemaryroggero4505
@rosemaryroggero4505 4 жыл бұрын
Muito legal, Thaís! Concordo completamente. Luto por isso há 40 anos. Como é estranho que, como sociedade, sejamos tão mal sucedidos há tanto tempo... A literatura me tirou da pobreza, me pôs no mundo, e eu levo isso aos meus alunos. Nem falo só da pobreza material, mas da pobreza de espírito.
@despesadepressao7338
@despesadepressao7338 Жыл бұрын
Eu vi o vídeo e não entendi bem. quer dizer, na minha cabeça literatura é a vivencia de outros tempos passando para a gente em forma escrita. estou errado ou muito errado?
@mariadelmond52
@mariadelmond52 6 ай бұрын
Maravilhoso vídeo 👏 obrigada mesmo
@canal_da_estrela
@canal_da_estrela 4 жыл бұрын
🌷 abandonar a cultura é abandonar o mais humano que há em nós ♥️
@luizclaudioazevedoazevedo
@luizclaudioazevedoazevedo 2 жыл бұрын
A literatura refina o homem e o eleva a outros lugares, Obrigado Thaís!
@nemo663
@nemo663 4 жыл бұрын
A internet trouxe essa possibilidade de conhecer e aprender coisas que são praticamente impossível para a grande maioria das pessoas. Infelizmente a internet é muito mal utilizada pelas pessoas comuns, aulas de informática com o ensino de meios de pesquisa na internet deveria ser obrigatório nas escolas públicas.
@adrianadossantos9505
@adrianadossantos9505 6 ай бұрын
Pq a pessoa fala muitas palavras para explicar algo e a palavra que usa não faz sentindo !
@izaaparecida844
@izaaparecida844 4 жыл бұрын
Literatura salva vidas. Vídeo excelente!!!!
@ferAxe1991
@ferAxe1991 Жыл бұрын
eu odeio como o celular me tornou imediatista, as vezes tenho muita dificuldade de terminar um livro... antes era muito leitora.
@OgatRamastef
@OgatRamastef 4 жыл бұрын
adorei! muito bom o video! obrigado!
@giovannafonseca7971
@giovannafonseca7971 4 жыл бұрын
Literatura nos faz desabrochar!
@favidalb
@favidalb 4 жыл бұрын
Parabéns professora! Acho que nasci com um livrinho grudado no corpo, porque a Literatura faz parte da minha vida desde sempre.
@joaovictorfilgueira617
@joaovictorfilgueira617 4 жыл бұрын
Deve-se um vídeo também como: Qual a importância da nova Literatura? Nacional.
@letal314
@letal314 4 жыл бұрын
Amo japonesas e descendentes! A literatura forma civilizações conduzindo transformando ou destruindo tamanho o poder de moldar pensamentos e comportamentos.
@PauloRodrigues-lt9gx
@PauloRodrigues-lt9gx 4 жыл бұрын
Excelente definição!
@josealison3084
@josealison3084 Жыл бұрын
Eu pensei que ela iria chorar...
@gessicademorais4298
@gessicademorais4298 5 ай бұрын
Excelente definição!
@kateluciaportela178
@kateluciaportela178 Жыл бұрын
Literatura "salva um afogado".
@MariaA-ni6hg
@MariaA-ni6hg 4 жыл бұрын
Que vídeo tão esclarecedor e incrível para este momento! Obrigada!
@fabiofavoreto9830
@fabiofavoreto9830 2 ай бұрын
Que delícia de vídeo! 🥰
@isidiri1414
@isidiri1414 2 ай бұрын
Esse vídeo é LINDO
@antonioluizlopescarvalholo1649
@antonioluizlopescarvalholo1649 3 жыл бұрын
Parabéns à Professora-pesquisadora pelo vídeo! E Antonio Candido é imortal!
@lucianohellmeistermendes3116
@lucianohellmeistermendes3116 2 жыл бұрын
Fala maravilhosa!
@luizotaviodelima129
@luizotaviodelima129 4 жыл бұрын
Super show.
@juliocesardacostajuliodalv1402
@juliocesardacostajuliodalv1402 2 жыл бұрын
Parabéns Thaís! A literatura precisa mesmo dessa voz! Carinhoso abraço!
@magnojunior8764
@magnojunior8764 2 жыл бұрын
Creio que a literatura é fundamental para o exercício da curiosidade e criação. Afinal tudo que utilizamos no dia a dia foi um dia imaginado.
@AntonioCarlitodeOliveira-yb5em
@AntonioCarlitodeOliveira-yb5em Жыл бұрын
A literatura foi a possibilidade do meu crescimento na minha vida para melhor! Aprendi com a literatura universal, com os autores, Fiódor Dostoiévski, russo, Thomas Mann, alemão, Stendhall, francês, e os brasileiros, Flávio Gikovate, Leandro Karnal, Nelson Rodrigues, Rubem Alves. Os livros, Crime e castigo, A montanha mágica, O vermelho e o negro. Mudaram o meu mundo de pensar, raciocinar, discernimento.
@patricialima0702
@patricialima0702 4 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏 Adoro ler, uma das poucas coisas que me torna consumista , são os livros. Livros físicos, preferencialmente.
@nilsonmenezes3060
@nilsonmenezes3060 4 жыл бұрын
olá...
@nilsonmenezes3060
@nilsonmenezes3060 4 жыл бұрын
olá Patrícia... você le todo tipo de literatura ou só literatura brasileira
@patricialima0702
@patricialima0702 4 жыл бұрын
@@nilsonmenezes3060, leio todo tipo, de poemas a vários tipos de textos em prosa.
@nilsonmenezes3060
@nilsonmenezes3060 4 жыл бұрын
@@patricialima0702 isso é ótimo eu sou escrito no canal da bel Rodrigues acompanho sempre suas dicas. não leio poesias gostos de classicos literarios mundial e bastante auto biografias
@patricialima0702
@patricialima0702 4 жыл бұрын
@@nilsonmenezes3060 , gosto muito de biografias, auto ou não autorizadas,😁. Também gosto de livros que tenham a ver com temas históricos e os clássicos.
@leonardoteixeira2896
@leonardoteixeira2896 2 жыл бұрын
A literatura aguça a minha busca pelo OUTRO, pela palavra, por desnudar aquilo que se encontra no mais recôndito no ser humano, por todo e qualquer traço, por mais ínfimo que seja, revelador daquilo que vem de dentro, das " cavernas ", a subjetividade
@bielgroandroid
@bielgroandroid 4 жыл бұрын
éééééééééééé hããããããããããããñnnnnnnn
@mateusnoronha1182
@mateusnoronha1182 4 жыл бұрын
Sábias palavras.
@almirmoura7384
@almirmoura7384 3 жыл бұрын
Viva a imaginação, viva a ternura, viva a poesia, viva a criatividade, viva a fantasia, viva a literatura!
@miltonoliveiradejesus7306
@miltonoliveiradejesus7306 Ай бұрын
Quando a desesperança começa a envolver seu corpo e sua alma surge um vídeo como este nos carregando de otimismo e mostrando e postanto uma bandeira "A luta continua"
@valdiralencarclinicafinanc1105
@valdiralencarclinicafinanc1105 2 жыл бұрын
Fantástica contextualização, histórica. Pena que a maioria das pessoas desprezam a leitura e desconhecem o que é literatura na sua essência. Mas, dá tempo recuperar nosso Brasil! Obrigado professora
@cesarguimaraes2241
@cesarguimaraes2241 4 жыл бұрын
Perfeita a colocação acerca do ponto de vista da Thais, no que tange a literatura como fonte de criação de novas pontes, novos elos e novas perspectivas para a existência humana. Afinal a imaginação é mais importante que a inteligência a qual por muitas vezes revrrbera-se pragmática e insiste em repetir fórmulas malogradas pelo tempo. Uma belíssima explanação Thais, não somente formidável como muito oportuna! Sucesso!!!
@soniacossa1868
@soniacossa1868 Жыл бұрын
Amei,a literatura tem a capacidade de desvendar o oculto interior para exterior. Sabor dos saberes.abraço e beijinhos professora.
@wilsonjames2
@wilsonjames2 Жыл бұрын
Uma geração incapaz de imaginar... Essa e a mais pura realidade. a nossa geração não lê!
@paz1546
@paz1546 Жыл бұрын
Os livros estão aí para serem lidos mas o preço que eles estão dificulta um pouco na hora de escolher claro temos sebos bibliotecas mas as livrarias tão tudo caros e não tem muita escolha os baratos as vezes são católicos poderia melhorar o preço mudando o valor mais pessoas iria ler na minha opinião ♥
2 жыл бұрын
Que maravilha de entrevista. Obrigado!
@arthurmatos5245
@arthurmatos5245 4 жыл бұрын
Realmente, nosso próprio Deus nos disse :O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
@Helaineamormundi
@Helaineamormundi 3 жыл бұрын
Amei! Obrigada por compartilhar conosco suas ideias e reflexões!
@almirmoura7384
@almirmoura7384 3 жыл бұрын
A leitura nos possibilita acreditar num mundo impossível como possível.
@alexandresaca
@alexandresaca 4 жыл бұрын
Lucidez!
@jessicadalcindasilva7113
@jessicadalcindasilva7113 4 жыл бұрын
Instituído x Instituinte em Castoriadis, mediados pelo Imaginário. 😁 linda fala! ❤️
@douglasibiapino3615
@douglasibiapino3615 4 жыл бұрын
Vídeo fundamental toda essa visão que a literatura pode fazer muda, transforma é ajuda a vida de alguém com só apenas mensagem positivo em busca de um caminha melhor.
@JefersonBrand
@JefersonBrand 5 ай бұрын
Literatura é conhecimento e quanto mais melhor.
@vladimirfreire2813
@vladimirfreire2813 4 жыл бұрын
Sinto prazer em ver é rever esse vídeo. Revigora a minha escolha na literatura, algo que vai acompanhar minha vida toda...agradeço imensamente a vocês por esse canal cultural e principalmente aos ótimos mestres.
@lucasgesteira8028
@lucasgesteira8028 10 ай бұрын
Muito bom o video. Parabéns!!
4 жыл бұрын
Falou lindamente, colocou em palavras pensamentos que eu não lembrava mais que tinha 💓
@patriciaduplatPD
@patriciaduplatPD 3 жыл бұрын
Fiquei emocionada, fiz uma viagem nos meus tempos de estudante no ensino fundamental, quando a literatura era mais presente nas salas de aula e principal assunto nas redações de vestibular.
@julianomarta7318
@julianomarta7318 4 жыл бұрын
Falou bonito mas ainda de acordo com as correntes de pensamentos mais comuns e que se materializam na nota do PISA!
@elzaqueiruja5140
@elzaqueiruja5140 4 жыл бұрын
Fantástico !!! A literatura nos alimenta ....
@marcokunii8767
@marcokunii8767 4 жыл бұрын
Parabéns!!!! A leitura nos fortalece.
@edgardscf
@edgardscf 4 жыл бұрын
Exelente! Pode informar o link pro texto do Cândido.
@franciscoaparecidosouza6531
@franciscoaparecidosouza6531 4 жыл бұрын
Explanação maravilhosa sobre Literatura.
@andressaramalho1683
@andressaramalho1683 4 жыл бұрын
Esse video é maravilhoso. Dá vontade de assisti-lo umas 10 vezes.
@Taviinhuuu
@Taviinhuuu 4 жыл бұрын
Estou pensando em cursar literatura, esse video foi mt útil! Obg casa do saber ❤️
@eduardamansur3537
@eduardamansur3537 4 жыл бұрын
Se gostei do vídeo? Adorei cabe melhor!
@jeanlemos8220
@jeanlemos8220 3 жыл бұрын
Disse tanto em tão pouco tempo...lindo!
@marianarangel398
@marianarangel398 4 жыл бұрын
Nossa gente não entendi nada serase sou burra?
@ingridgalbonisilvabolina1887
@ingridgalbonisilvabolina1887 3 жыл бұрын
Amo esse vídeo. Já assisti várias vezes. :)
@analului0
@analului0 5 ай бұрын
Que mulher incrível, passaria horas ouvindo. A literatura é uma rota de fuga, é um caminho para salvar-se a si mesmo, e tem me salvado todos os dias.
@analului0
@analului0 5 ай бұрын
Acabo de lembrar de uma citação do Victor Hugo onde ele diz " o espírito que não lê, emagrece como o corpo que não come" e é a mais pura verdade.
@ginhozao
@ginhozao 4 жыл бұрын
Que Prof. linda kkk
@joseluiz0057
@joseluiz0057 3 жыл бұрын
Oiiiiii
@Silva-by8yk
@Silva-by8yk 3 жыл бұрын
Ameiiii
@takezosan
@takezosan 4 жыл бұрын
Literatura ou Barbárie.
O que é literatura?
20:01
Mundos Possíveis
Рет қаралды 26 М.
From Small To Giant Pop Corn #katebrush #funny #shorts
00:17
Kate Brush
Рет қаралды 71 МЛН
iPhone or Chocolate??
00:16
Hungry FAM
Рет қаралды 42 МЛН
Man Mocks Wife's Exercise Routine, Faces Embarrassment at Work #shorts
00:32
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 6 МЛН
OYUNCAK MİKROFON İLE TRAFİK LAMBASINI DEĞİŞTİRDİ 😱
00:17
Melih Taşçı
Рет қаралды 12 МЛН
A LITERATURA DA PERIFERIA ATRAVÉS DA PALAVRA ORAL | Thais Mitiko
11:36
LEANDRO KARNAL - Palestra Ler e Viver (08/11/2016)
46:33
Leandro Karnal - Admiradores
Рет қаралды 58 М.
Noemi Jaffe - Escritora | Histórias Diversas Podcast #013
50:28
Histórias Diversas Podcast
Рет қаралды 1 М.
NÃO ESCUTE SEU VERDADEIRO EU | Luiz Hanns
13:15
Casa do Saber
Рет қаралды 1,7 МЛН
POR QUE ESQUECEMOS? UM GUIA SOBRE A MEMÓRIA | Fabiano Moulin
10:23
Casa do Saber
Рет қаралды 174 М.
Antônio Candido
5:44
Roda Educativa
Рет қаралды 139 М.
A INVENÇÃO DO EU | Andrei Martins
10:34
Casa do Saber
Рет қаралды 302 М.
Por que a literatura é absolutamente fundamental para a sua vida?
10:43
From Small To Giant Pop Corn #katebrush #funny #shorts
00:17
Kate Brush
Рет қаралды 71 МЛН