Castro de São Lourenço, um belíssimo exemplo de reconstrução da primitiva época - Portugal

  Рет қаралды 478

Lugares Encantados em Portugal

Lugares Encantados em Portugal

Күн бұрын

O Castro de São Lourenço localiza-se no monte do mesmo nome, na freguesia de Vila Chã, município de Esposende, distrito de Braga, em Portugal.
O castro de S. Lourenço é um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C. e séc. II a.C. com variados períodos em que suas casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares derivado á inclinação íngreme do terreno. A área escavada mostrou a existência de núcleos habitacionais, os quais são frequentemente rodeados por lajes de granito. A defesa era assegurada por três muralhas. Nos finais do séc. I a.C. assistiu-se a várias transformações que perduraram até ao séc. IV d.C., com todos os indícios de romanização. Após um período de abandono o Monte de S. Lourenço volta a ser ocupado, por volta do séc. XIV quando é erguido um sistema defensivo, amuralhado, que tilizariam o cume deste monte, para observarem a costa litoral e a foz do rio Cávado, assim como para se defenderem, em épocas posteriores, de ataques dos Vikings e piratas mouros que por diversas vezes assolaram a região.
Neste castro existem zonas especificas, que foram ocupadas em épocas diferentes e de formas diferentes. Por esse motivo os arqueólogos dividiram-no em sectores, unicamente por uma questão de melhor se compreender as suas diferenças. As intervenções arqueológicas ocorrem um pouco por todo o monte de São Lourenço e dividem-se por setores: A, C, CV, D, E, N, M1, M2 e T.
O Setor CV (caminho velho), é aquele que eu mais gosto, já mais perto da atual capela de São Lourenço mas ainda na encosta Norte, apresenta as casas em patamares, sendo esses patamares suportados por muros de sustentação. Neste sector foram restauradas algumas casas para que mais facilmente seja possível idealizar a sua forma original, como se formava um núcleo familiar naqueles tempos idos. As casas restauradas correspondem aos exemplares da época da mudança de era (do século I a. C. para o século I d. C.)
O setor C (caminho de acesso à capela), terá sido habitado entre o século III-II a. C. Ou até ao quarto século da nossa Era. As casas são circulares ou sub-rectangulares, tendo sido algumas paredes, no seu interior, rebocadas e pintadas a branco ou amarelo ,algumas representando um rodapé a cinzento. O chão era coberto com saibro bem amassado e bem calcado. As casas circulares tinham o tecto em forma cónica, cobertas por elementos vegetais, ( colmo ), enquanto que as outras mais alongadas tinham o teto formado por uma ou duas águas. No centro de cada casa acendia-se o lume ou fogueira, ao centro havia também um pilar de sustentação do telhado, que sendo de palha era preso por placas de xisto, para que o vento não as levasse. Na época da romanização, começou a ser utilizado no telhado a tégula (telha) de barro vermelho que vieram substituir a cobertura vegetal até aí utilizada.
Com a necessidade de aumentar o espaço de cada casa, os seus habitantes começaram a acrescentar-lhe uma espécie de vestíbulo, que os arqueólogos chamam de "caranguejo", pela forma como é aparente. Com a necessidade de separação de famílias que viviam em casas contíguas, foram construídos muros que separavam as casas em núcleos habitacionais e familiares. O chão entre as casas poderia ser coberto por lajes e era utilizado para secagem de cereais ou frutos, além de proporcionarem uma melhor comodidade, formando ruas estreitas e mais limpas de se tornarem lamacentas na época no inverno.
Quanto ao setor D, este situa-se à entrada do castro, no início do caminho de acesso à capela. Ali se encontra a muralha castreja e romana, que posteriormente foi reformulada, em época medieval para a proteção das gentes que habitavam o castro.
O Setor T foi um dos mais escavados. Este, encontra-se no pequeno vale que dá acesso à antiga pedreira, que se encontra a meio da encosta, cujo caminho de acesso a este acabou por destruir uma parte deste sector. Aqui, foram encontradas cerâmicas de diversas épocas e contextos culturais, sendo que as peças de maior destaque são as cerâmicas gregas, do século IV a.C.encontrada no sector T. Ainda aqui, foi encontrado um conjunto importante de moedas romanas em prata (denários), pertencentes à época de Augusto e de Tibério.
Os setores M1 e M2, encontram-se a meio da encosta e são formados por dois núcleos habitacionais formados por casas circulares e sub-rectangulares, com lajeado a cobrir o caminho entre as habitações. Aqui foi encontrado outro tesouro de moedas, pertencentes à época da República Romana.
Os materiais mais antigos encontrados até ao presente, que se tenha conhecimento datam do Calcolítico, a atestar a presença de alguns fragmentos de vasos (recipientes abertos ).
O material arqueológico exumado nas diversas intervenções arqueológicas ocorridas encontra-se sob a guarda dos Serviços de Arqueologia da Câmara Municipal de Esposende, estando o mais significativo exposto no Museu Municipal de Esposende, na cidade de Esposende.

Пікірлер: 15
@VIRIATO-VIRIATHUS
@VIRIATO-VIRIATHUS 14 күн бұрын
Bons videos!
@vily_lopez
@vily_lopez 19 күн бұрын
Trabalho que merece Globo de Ouro
@jorgematos8820
@jorgematos8820 19 күн бұрын
Muito obrigado meu amigo, sempre motivador saber que estão gostando. Um grande abraço❤❤
@Luisterralusa
@Luisterralusa 18 күн бұрын
@@jorgematos8820 bons videos os seus e inspiradores . Continue por favor
@quintino-droneimagens
@quintino-droneimagens 19 күн бұрын
Portugal é lindo parabéns like registado abraço 👍
@jorgematos8820
@jorgematos8820 19 күн бұрын
Muito obrigado amigo Quintino. Forte abraço❤❤
@BelaSilva-z2h
@BelaSilva-z2h 19 күн бұрын
Portugal pequenino mas com lugares encantadores😊
@jorgematos8820
@jorgematos8820 19 күн бұрын
Verdade ! Nesta questão dos nossos castros, penso que deveria haver mais exemplos destes de casinhas reconstruídas, de forma fiel á época. Isso chamaria muito mais turismo, as pessoas ficam encantadas em poder visitar estes lugares onde existem bons exemplos destes destas casinhas . Grato em ter assistido a mais esta publicação Bela. Muitos beijinhos❤❤
@borbasa2529
@borbasa2529 19 күн бұрын
Mais um excelente trabalho de vídeo e documentário. É um lugar que infelizmente não visitei e que espero o poder visitar. Um abraço amigo
@jorgematos8820
@jorgematos8820 19 күн бұрын
Muito grato mais uma vez amigo Barbosa, sempre bom saber de sua presença em mais este trabalho. Um grande abraço, muita saúde❤❤
@ChristusMiles
@ChristusMiles 16 күн бұрын
Há uma ruína em Portugal, esqueci exatamente onde se situa, mas são restos de uma aldeia celta muito parecida com essa! Lindo! O KZbin infelizmente não está a me notificar dos vídeos.
@jorgematos8820
@jorgematos8820 15 күн бұрын
Talvez o meu amigo se queira referir á Citânia de Briteiros, se for este castro, também anuncio que tenho um trabalho em mãos para compartilhar com todos vocês, além de outros castros que com o tempo mostrarei, inclusive do belíssimo castro de Romariz, que tive o privilégio de o visitar recentemente. Um fraterno abraço, mais uma vez muito obrigado por assistir e comentar mais este trabalho ❤❤
@ChristusMiles
@ChristusMiles 15 күн бұрын
@@jorgematos8820 esta mesmo! Ansioso para ver vossa gravação! Abraços fraternos do Brasil!
@Luisterralusa
@Luisterralusa 18 күн бұрын
O nosso riquíssimo património e passado histórico talvez date do sec VI antes de Cristo a primeira ocupação do monte , local privilegiado para defesa e observação POVOS CASTREJOS contemporâneos dos galaicos e dos lusitanos com certeza enfrentaram os vikings os mouros e os romanos. Todos passaram e eles ficariam até a era mecieval , uma prova da resistencia e adaptabilidade e da persistencia que deu origem ao povo português.
@jorgematos8820
@jorgematos8820 18 күн бұрын
Muito bem observado ! Obrigado pelo seu contributo em tornar as informações do canal, ainda mais ricas. Grande abraço❤❤
Convento de São Francisco do Monte, um convento tristemente em ruínas - Portugal
24:10
Lugares Encantados em Portugal
Рет қаралды 1 М.
Ofir Fão | Esposende | Portugal
17:21
360portugal
Рет қаралды 9 М.
Electric Flying Bird with Hanging Wire Automatic for Ceiling Parrot
00:15
SCHOOLBOY. Мама флексит 🫣👩🏻
00:41
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 7 МЛН
Castelo de Dona  Chica, uma história que tinha tudo para um lindo conto de fadas - Portugal
10:15
Wonderful nature park in Gerês, Portugal. 4K
10:26
Jorge Brás
Рет қаралды 589
LOST TECHNOLOGIES: Mysteries of Vanished Civilizations
2:03:29
Lifeder Educación
Рет қаралды 4,9 МЛН
🏰 Castro de São Lourenço - Há mais de 1000 anos no passado
4:00
Casa da Pequenina, um dos melhores exemplares da arquitetura minhota - Portugal
6:02
Lugares Encantados em Portugal
Рет қаралды 938
Electric Flying Bird with Hanging Wire Automatic for Ceiling Parrot
00:15