Boa noite, professor! Um vídeo necessário para o entendimento das divergências entre ô socialismo e o catolicismo.
@mauriciobrum42723 ай бұрын
Recebi a minha primeira Comunhão com Dom Antônio de Castro Mayer, aqui em Santo Antônio de Pádua RJ.
@terezinhacouzzi69733 ай бұрын
Excelente exposição. Agora entendi as razões pelas quais a Igreja condenou o Comunismo. Obrigada pela explicação. Autoridade no tema.
@capitaniamordacasapiadossa51253 ай бұрын
Recomendo a todos que vejam todos os vídeos do professor… cada vez mais empolgante… trabalho inédito e maravilhoso
@cruzehistoria3 ай бұрын
Muitíssimo obrigado
@luizclaudiodeputadoestadua99372 ай бұрын
Professor Dr. Mérida é autoridade no assunto do conservadorismo político, filosófico e católico. Fiz o curso dele, li o livro e aprendi demais. Uma nova geração de professores vem aí e o Dr. Mérida está incluído nessa nova geração. Parabéns pelo excelente vídeo. Obrigado! 👏👏👏👏👏
@carlosjose1716Ай бұрын
Muito bom o vídeo! Parabéns!
@alexkappaun3 ай бұрын
Excelente análise, meu caro! Parabéns! Há alguns poucos pontos acerca dos quais tenho uma visão diferente, mas faz parte da riqueza do debate intelectual. Afinal de contas, "toda unanimidade é burra", dizia Nelson Rodrigues. Os fatos que você coloca estão corretíssimos. O que pode variar são as nossas conclusões. Inclusive, esse seu vídeo é um excelente apoio à discussão que pretendo iniciar no meu canal. Peço a sua permissão para indicá-lo, no meu vídeo da série Lectio Divina que gravarei e postarei mais tarde hoje. Um forte abraço e bom fim de semana!
@tradicaoviva3 ай бұрын
Salve Maria! Quanto seria necessário, hoje, para publicar a bio de Dom Castro Mayer???
@cruzehistoria3 ай бұрын
Pelo menos 6 mil reais, para fazer a primeira edição com 100 exemplares.
@taniagregorio3839Ай бұрын
Muito obrigada, Vinícius! Parabéns pelo canal. Tenho aprendido muito. Nesse vídeo, em específico, suas informações históricas sobre a questão envolvendo a Igreja Católica e o comunismo estão muito relevantes, com apresentação de documentos decisivos que me responderam algumas questões antigas. Contudo, quanto à frase de Marx: "a religião é o ópio do povo", que é bastante citada por muitas pessoas em diferentes locais e contextos, seria interessante que você trouxesse todo o texto de Marx e não apenas essa frase, que é fragmento de um parágrafo em um texto longo e denso presente na introdução de "Crítica da filosofia do direito de Hegel" (1843-1844). Marx faz um análise da religião naquela época, dentro de um contexto social e também de um contexto filosófico específico na Alemanha. Seria interessante ler nos originais de Marx e de Feuerbach ("A essência do cristianismo", 1841), traduzidos, obviamente. Deixo aqui dois links de vídeos cujos conteúdos exploram essa questão que normalmente causa polêmica, mas precisamos compreendê-la em sua gênese, em seu fundamento filosófico: kzbin.info/www/bejne/r2Ssaqh3p5Jga68 e kzbin.info/www/bejne/r2Ssaqh3p5Jga68. Quanto aos propósitos do comunismo, ultrapassam a questão da "ausência do estado", e para compreendê-lo, é interessante pesquisar desde sua origem antes de Marx, com Marx e após Marx e outros que defendem esse modo de produção e de organização da sociedade. Tema que preciso ainda ler bastante para compreender, porque o primeiro projeto implantado não prosperou e os que ainda se intitulam estão longe de ser. Forte abraço, camarada/companheiro professor!
@cruzehistoriaАй бұрын
Estimada Tânia, muito obrigado por toda deferência e por todas as observações e sugestões.
@alvarocesar72223 ай бұрын
Concílio Vaticano II é igual o comunismo: quando você diz que foi uma tragédia, sempre aparece alguém pra dizer que isso é fruto de uma má interpretação.