Realmente peça pra qualquer um escolher entre viver na democracia haitiana ou na ditadura chinesa
@luismatias50512 ай бұрын
@@Nhará1471 Sugiro que pesquise o que acontece a um cidadão chinês se atravessar fora da passadeira.
@luismatias50512 ай бұрын
Democracia não tem a ver com prosperidade, mas sim com a liberdade do povo escolher em que tipo de sistema quer viver.
@asdasda79402 ай бұрын
É bom viver sem dinheiro?
@luismatias50512 ай бұрын
@@asdasda7940 novamente, prosperidade não tem nada a ver com democracia. Viver com ou sem dinheiro é possível tanto em democracias como em autocracias, monarquias, etc...
@luismatias50512 ай бұрын
@@PVZ_36 não generalize o povo todo, há muita gente com a casa arrumada e que sabe o que quer. Além disso a democracia também é isso, é o voto daquele que nem sequer entende nada de sistemas politicos mas que sentiu a liberdade de poder escolher. Eu prefiro 1000 vezes viver em uma democracia imperfeita do que arriscar a minha liberdade. Em uma democracia pode ser pobre mas ainda assim poder saír do país para tentar uma vida melhor. Em uma ditadura pode ser proibido até de saír de casa, quanto mais do país. Em uma ditadura pode ter muito dinheiro e ser proibido de comprar o que deseja, pode ser proibido de dizer, lêr ou escrever o que quer. Muitas pessoas começam a achar que mais vale abdicar de um pouco de liberdade por uma vida mais próspera porque pensam que na alemanha nazi os alemães viviam bem. Mas é um risco muito grande pois a qualquer momento aquilo que parecia uma utopia pode-se tornar a pior prisão.
@luismatias50512 ай бұрын
@@PVZ_36 Ainda assim, com todos os defeitos que referiu e mais alguns, eu prefiro a liberdade de poder ler aquilo que o senhor escreveu e eu poder responder sem medo de que uma policia politica entre pela porta de casa. Portugal tem muitos problemas de facto, podiamos ser um país comparável com as melhores economias do mundo mas isso não aconteceu não por culpa da gestão do agora mas sim pela má gestão de décadas após o 25 de abril. Hoje as medidas que se toma são sempre no sentido de recuperação e não de reforma. Seria como se eu tivesse uma empresa totalmente endividada e contratasse o senhor para diretor. Iria fazer milagres económicos? Claro que não. O seu objectivo seria primeiro tirar a empresa do buraco. E é o que se passa com Portugal. Depois é uma questão cultural. Ainda temos muitas pessoas ainda vivas que passaram pela ditadura e portanto têm medo de grandes mudanças, por isso preferem a estabilidade do viver com pouco do que falsas promessas de uma vida melhor. Para finalizar gostava de dizer que a democracia não se define por ver a palavra escrita ou dita como referiu na coreia do norte. Democracia é essencialmente a percepção do povo. Por ex: se estes nossos comentários fossem censurados pelo youtube eu consideraria que não vivemos em democracia, por muito que o nome do país fosse republica democrática de Portugal.
@luismatias50512 ай бұрын
@@PVZ_36 posso estar errado mas eu penso que hoje em dia os partidos que governam nem sequer o fazem segundo a ideologia que defendem. Aparecem com uma visão daquilo que acham que seria uma social democracia perfeita e acabam por fazer asneira atrás de asneira. Não que considero que tudo o que fazem seja mau, mas são lentos a resolverem os problemas e pior que tudo são eleitoralistas. Chamam socialista ao PS quando é o unico que defende a social democracia de centro esquerda, embora mal defendido... Chamam social democrata ao PSD que é hoje em dia um partido conservador liberal, mas que de liberal tem muito pouco. O PCP e o BE escondem-se do socialismo real fazendo o povo pensar que são do bem. O Chega diz-se economicamente liberal mas muitas medidas que defende são do teor socialista. O unico que não esconde para o que vêm ainda é a IL e mesmo assim não é o partido que eu voto. A conclusão que eu quero chegar é: independentemente do tipo de sistema que o povo escolha para o seu país, o que eu desejo é que o partido escolhido faça com que a sua ideologia funcione e as pessoas vivam bem. Opá se tivermos que viver numa autocracia, desde que seja essa a vontade do povo e que esse sistema traga bem estar a todos, então que assim seja.