Excelente comemoração, para resgatar o verdadeiro valor desta excelente escritora Carolina de Jesus.
@Wellington84609 жыл бұрын
Quarto de Despejo é um livro maravilhoso !!!!!!
@CristianoMeneses5 жыл бұрын
O filme não foi exibido no Brasil por ser censurado pela ditadura, devido apresentar a miséria da favela paulista do Canindé, onde morava Carolina. Um repórter deveria saber disso, não?!. Poderia falar inclusive isso e não omitir. Assim como nas escolas omitem a história e todos os conteúdos de Carolina Maria de Jesus, por ser uma escritora negra! Triste, porém é a realidade não só no Brasil, mas em todo o mundo!
@neusacampos41043 жыл бұрын
Duas coisas que me imprensionam qdo falam da história da Carolina. É como não sitam os filhos mais velhos e seus descendentes como se não tivessem existido. E a outra é sobre este homem branco casado com uma situação sócio econômica boa, pai da Vera Eunice, que frequentava a favela para transar com ela e ainda batia nela, igual os senhores de escravo faziam com as mulheres negras escravizadas faziam filhos nelas que tb se tornavam escravo, e este homem branco repetia com a Carolina a mesma situação dos senhores de escravos, e acredito que a Carolina apesar de toda a sua garra se submetia a está situação pq com certeza por ser neta de escravizados trazia dentro de si ainda está máxima maldita da submissão do negro ao branco. Tb acredito que devido ao machismo e racismo todos que tratam do livro ignoram está passagem tão importante, pois ela chega citar no livro que ele com suas condições poderia proporcionar p ela é os filhos uma vida mais descente, mas ao mesmo tempo fala de uma forma crítica que se fosse estas negras que faziam escândalo ela já teria ido cobrar seus direitos.
@rodkoromano51435 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar o vídeo.
@mariliasaldanha36673 жыл бұрын
32: 44 " A Carolina não foi só uma catadora de papel no sentido físico da palavra, ela catou e construiu o papel que ela representa na cultura brasileira e que precisa que nós hoje façamos que ela volte à tona, que ela seja lida..."
@antoniomarcosrudolf13344 жыл бұрын
Muito bom.
@marceloandre7739 жыл бұрын
Valeu pela contribuição... li o livro quarto do despejo há 5 anos atrás e nem passou na minha cabeça quem seria Carolina de Jesus...na verdade comprei pelo tema muito forte e adorei seus relatos. E na pós-graduação em uma aula sobre a autora tive o prazer de agora poder conhecer um pouco mais sobre esta mulher formidável, guerreira que tanto contribuiu e contribui principalmente nas questões sociais..obrigado!!
@graziellezappa53346 жыл бұрын
hoje as editoras "querem saber"... e, (in)felizmente pela obrigatoriedade de leituras da Unicamp, muito mais gente vai conhecer a Carolina Maria de Jesus e a realidade que ela apresenta.
@luizvalerio.poetry9 жыл бұрын
Excelente este evento. Pena não terem postado também o documentário alemão.
@damlemos36793 жыл бұрын
O Fato é que se não fosse a intervenção o interresse do Jornalista Audálio Dantas ela jamais iria conseguir publicar os seus livros, hoje é extremamente difícil, imaginem na década de 40 ou 50.
@Michellemalab3 жыл бұрын
Hoje em dia é muito fácil publicar por auto publicação. Naquela época era muito difícil, tinha que ser por editora mesmo.
@pailosilveira93926 жыл бұрын
Not literature but a Raw Diamond.... this is Carolina to the world
@manuamaral52549 жыл бұрын
só achei bem complicado nenhuma pessoa negra nessa mesa que homenageia ela ne
@BCJ947 жыл бұрын
Reflexo da continuidade de muitos aspectos que a Carolina retrata.
@mujersemilla6 жыл бұрын
Emanuela Neves do Amaral e Jonatan Gomes UP!
@astropgn4 жыл бұрын
Esse é o paradoxo da arte. Existe o reconhecimento intelectual dos povos, das culturas e dos grupos sociais, mas mantém-se elitizado e muito pouco acessível.
@cintiadossantos97332 жыл бұрын
Haja paciência pra ouvir essas falas e falta de respeito também encontrarem ainda brechas pra se glorificarem entre eles quando só devia haver carolina no palco
@danielfreitas2.04 жыл бұрын
Super recomendo o livro Carolina de Tom Farias que fala sobre o antes e o depois de Quarto de Despejo.
5 жыл бұрын
Cadê o documentário alemão???
@siimpodere46042 жыл бұрын
Parece que a Carolina ainda vive na favela pois o diário dela e muito atual.
@domcasmurrodosamba9 жыл бұрын
Adoraria ver esse filme que é mencionado... Onde encontrar? Estou conhecendo Carolina e estou encantado!! Começando a me apropriar de sua obra...
@matheusdele68233 жыл бұрын
Também queria ver
@mujersemilla6 жыл бұрын
Captação de imgs equivocada... deveria ter câmera voltada pra o público! De extrema importância esse encontro... lástima não ter um escritor negro junto aos convidados...
@cintiadossantos97332 жыл бұрын
Complicado. Percebi isso também logo de cara . fora a puxaçao de saco entre esse meio pra se manter em alta
@mariaraimunda45364 жыл бұрын
Marisa estava sofrendo para falar. Ela nao fica quieta de jeito nenhum.
@Michellemalab3 жыл бұрын
O que vende é a denúncia. Tanto é que casa de alvenaria e diário de bitita foram fracassos de venda.
@belausemmedo9 жыл бұрын
Nossa hostoria que não é contada nas escolas....
@salanderlisbeth43199 жыл бұрын
bla bla bla bla..quando ela necessitou ninguem estava la, mesmo depois de ser conhecida! se ganhou muito dinheiro em nome dela!
@ronaldocatarinense128 ай бұрын
mas ela torrou com muita bobagem também. E os filhos eram terríveis, a extorquiam.
@adrianajaegers6 жыл бұрын
E onde o documentário restaurado IMS? Postem no canal vai!
@miltonsankofa22083 ай бұрын
Marisa faz a mea culpa da academia. Academia, por sinal, racista.
@jornalistabr17 жыл бұрын
Audálio é personagem da História. Meu querido amigo José Carlos Sebbe, e a especialista em Lobato, que tanto respeito. Esse debate foi uma aula, Como conheci um filho da Carolina de Jesus, que vinha todo mês me pedir roupas usadas, minhas e do Audálio, avalio o deslumbramento que a favelada sofreu, e o sofrimento do repórter. Um rico debate!