Pergunta da semana: como você acha que as ideias de Beccaria seriam recepcionadas hoje?
@vitoriabuenoaugustinho5 жыл бұрын
Sim, em relação ser contra a tortura judicial e a pena de morte, como sanção pelos crimes cometidos, por ir na contra mão aos direitos humanos e sociais, como o direito a vida e a dignidade humana. E a base da proporcionalidade para instituir a pena pelo delito cometido, não podendo ultrapassar os danos causados pelo delito às vitimas ou a propriedade.
@kurapikakurutabr4 жыл бұрын
Ele seria taxado de "DEFENSOR DE BANDIDO", para baixo. Um "progressista". Mas o que não param pra pensar, que na era que Beccaria viveu, uma simples acusação poderia te levar a forca. Hoje em dia temos uma forte guinada ao passado, quando por exemplo, acatando a uma simples acusação sem prévio processo probatório e tido como verdadeiro para fins de crimes cometidos em um ambiente doméstico, o indivíduo acusado pode ser imediatamente preso e ter seus direitos, indevidamente confiscados. Em fim, complexo. Polêmico.
@gilsondealmeidarocha82623 ай бұрын
Estamos juntos.
@alyssaperico9159 Жыл бұрын
Nunca comento em vídeos no youtube, mas preciso te parabenizar pela aula incrível. Sempre achei dificil entender criminologia e agora não erro mais as questões e tudo graças as suas aulas. Obrigada!
@marcoantoniojunior5024 жыл бұрын
Lendo o livro "Dos delitos e das penas" resolvi pesquisar o que outras pessoas pensam sobre a obra e cheguei a este vídeo. Excelente 👏👏
@lorenafontes4953 Жыл бұрын
que vídeo bem feito! Parabéns
@Wagner-q3p Жыл бұрын
Muito bom !....Parabéns
@marcospaulomacielbasilio26514 жыл бұрын
Absolutamente fantástico!
@mariaeduardamotaoliveira8628 Жыл бұрын
Muito boa a explicação!
@AfonsoAfonso-ve5kb7 ай бұрын
Show muito pertinente tmj.
@eduardoamorim2626 жыл бұрын
O apresentador é muito bom! Didático e articulado! Aguardo ansiosamente um vídeo sobre Zaffaroni, abraço!
@IntroCrim6 жыл бұрын
Obrigado, Eduardo! Já vamos colocar na lista de ideias para os próximos episódios!
@thereazere3 жыл бұрын
@@IntroCrim nossa, eu adoraria ver um do Zaffaroni.
@jonasvieira31136 жыл бұрын
Espero que seu canal cresça bastante, ótimo trabalho!
@antoniomoraes17414 жыл бұрын
Amei!
@gutocarvalho65522 жыл бұрын
Excelente trabalho. Parabéns a todos que fizeram o vídeo.
@laizaraphaella217611 ай бұрын
Explicação ótima!
@ricardocarvalho30602 жыл бұрын
Genial!
@mariorossin55454 жыл бұрын
PARABÉNS
@SetupegGames2 жыл бұрын
estou cursando direito e achei a sua explicação muito didatica
@eliasferreiratavares961311 ай бұрын
Muito legal
@jessicachaves92973 жыл бұрын
Seus vídeos são excelentes!
@profteofanes4 жыл бұрын
Projeto muito bom: tratar a criminologia de forma palpável!
@sigaronaldo50123 жыл бұрын
Agradeço a aula!
@Cesarr.4 жыл бұрын
Gostaria de externar aqui meus sinceros parabéns pelo canal, incrível! Adorei mesmo. A indicação foi do Prof. Francisco Menezes em um podcast do supremotv e é realmente muito bom! Se pudesse dar uma dica, seria para apresentar uma tradução livre de algumas citações que aparecem nos vídeos...
@raphaelgestor212 жыл бұрын
top!! uma verdadeira aula!!!
@jhenit.a61542 жыл бұрын
Cara! Vc é o melhor
@marcosmenezes94336 жыл бұрын
Excelente explicação!!!
@IntroCrim6 жыл бұрын
Obrigado, Marcos!
@thereazere3 жыл бұрын
Dorei. Compartilhando c azamiga do direito.
@lyrionmatheus3 жыл бұрын
Boa aula
@hemillyoliveira15454 жыл бұрын
Muito bom!
@lucianaoliveiraconti8452 жыл бұрын
Parabéns, sua aula é maravilhosa!!! Só seria legal se você descartasse a música de fundo. As vezes ela está sobressaindo a sua voz. Sem contar que nos intervalos a altura da música extrapola ao tom da sua voz. Não se pode assistir seu vídeo se alguém tiver dormindo 😴 ou se tivermos em algum lugar público. 🤪
@anabeatrizaquino79703 жыл бұрын
Vídeo incrível!!!!!! Espero que esse canal cresça e tenha muito sucesso 😍
@blackmamba64814 жыл бұрын
Bem didático cara, belo trabalho, agora sinceramente esses "memes" isso acaba com tudo. Hoje em dia a galera até pra publicar um vídeo falando de "morte" estou citando um exemplo, tem que ter alguma coisa que na cabeça de alguns isso é "engraçado" .
@dr.diegoneves6 жыл бұрын
Muito bom
@saulolamounier43984 ай бұрын
Essa musica de fundo nadana ver tira isso.....Restante e perfeito
@ricardoxavier49735 жыл бұрын
Cara, muito bom esse vídeo! Sempre ouvi que beccaria não era original, quase um “paulo coelho” da criminologia. Particularmente, tenho a mesma opinião que vc. Não dá para negar o trabalho de Beccaria e a relevância para a criminologia, o resto é fofoca que não tem muita relevância mesmo. Seja ferri ou qualquer outro, o livro está aí e são importante as reflexões. Mesmo que possamos criticá-las na lógica de uma criminologia mais radical.
@elianemell92154 жыл бұрын
por gentileza abre a legenda
@leticialorena60833 жыл бұрын
Canal perfeito!
@viniciusvarge26893 жыл бұрын
Acabei de ler o livro" Dos delitos E Das Penas " de Cesare Beccaria . Recomendo ele pra todas as pessoas, é simplesmente maravilhoso. Eu descobri ele por acaso na internet, gostei do nome e resolvi comprar. Voltando pra dizer, ele citou o livro kaakkaka😂❤
@laismoreira2914 жыл бұрын
Top!!
@lisandrasouza_6 жыл бұрын
Seu canal é perfeitooo! 💖
@mellklein6 жыл бұрын
De um ponto de vista bem razoável - e de quem ainda não leu toda a obra - quanto a rapidez da aplicação da pena num sistema inquisitorial, e sobretudo de seletividade penal, obtenção de prova testemunhal sob efeito de traumas e etc acho que fomentaria ainda mais as desigualdades e injustiças. Num sistema negocial o perigo residiria na proporcionalidade visto que dependendo de e com quem se negocia a pena talvez nem chegasse a acontecer.
@IntroCrim6 жыл бұрын
Excelente ponderação, Crys! Certamente, a insistência em uma mentalidade inquisitorial - tal qual existe atualmente no Brasil - funciona para acrescer ainda mais desiguldade e injustiça no sistema penal. Beccaria, também um crítico dessas concepções, entendia que a tortura judicial para obtenção de provas era absolutamente inadmissível. Duas questões precisam ser esclarecidas, porém: Beccaria jamais admitiu um "sistema negocial" - ao contrário, ao desenvolver o embrião do princípio da legalidade em sua modalidade de lei certa e prévia, ele compreendia que a lei deveria ser clara para todos e previamente descrita, de forma a não permitir punições arbitrárias contra os cidadãos de um determinado estado. De forma similar, a rapidez da aplicação da pena não pode ser compreendida de acordo com um critério de eficiência: de acordo com Beccaria, não se pune rápido para acabar com pendências, mas sim para que a ideia da punição esteja relacionada à ideia do crime, fazendo o indivíduo pensar duas vezes antes de cometer novos delitos. Hoje, a melhor forma de compreensão da agilidade do sistema de justiça criminal, no contexto de Beccaria, seria descrita como garantia: a justiça precisa ser rápida porque o processo em si já funciona como punição - e cabe ao Estado, em seu exercício do poder de punir, garantir que essa punição seja proporcional e tão leve quanto possível. Muito obrigado pelo seu comentário!
@mellklein6 жыл бұрын
@@IntroCrim Grata fico pelo seu retorno as minhas considerações - nem acreditei rsrs. É de grande relevância aos que trilham o turbulento (dado tanta má interpretação) caminho do Direito a atenção de seus mestres, orientadoes, inspiradores e etc. Me referi ao sistema negocial pelo quadro político que se apresenta e não diretamente ligado ao ponto de vista becariano. Ainda sobre a punição, de fato a pena é e deve ser encarada como 'castigo' e não como elemento reconstituinte da sociedade nem tão pouco um ressocializador do individuo transgressor. Compreender e efetivar sua aplicação são polos distintos de uma mesma dimensão, porém não opostos, digo, se levado em consideração que num processo eivado de lisura é sancionada e aplicada de forma eficiente uma pena de um ano ela cumpre sua finalidade que é repreender o ato criminoso, entretanto, se contar com a morosidade judicial ela perderá o caráter da efetividade e repulsa. Aacho que teria sido esta a intenção de Beccaria, agradecida pela oportunidade.
@alguemquenaosabeonome50025 жыл бұрын
eu nao entendi nada do q vc falo
@DomingosCalixto4 жыл бұрын
cara, muito bom.
@davydspencer79984 жыл бұрын
Esse canal é show. Parabéns!!
@Cinaracarmo5 жыл бұрын
Parabéns, inscrita now!😉
@fabioalexandre34576 жыл бұрын
Ganhou mais um inscrito
@IntroCrim6 жыл бұрын
Irado, Fábio! Seja bem vindo e aproveite para dar uma olhada nos outros vídeos!
@viniciuscastilhosrosa33445 жыл бұрын
Bah tchê, que baita canal! 😄 Ricardo, comecei ontem a leitura e, assistindo seu vídeo, uma coisa que não tu não falou, mas que me parece ser um ponto na obra e na própria pessoa de Beccaria: ele é um positivista? Me parece que sim. Quando fala de como deve o juiz agir, afastando a interpretação, indo em busca do que diz a lei. Gostaria de compartilhar esse ponto para ver o que tu acha. Abraços, amigo!
@IntroCrim5 жыл бұрын
Fala, Vinicius! Então, algumas coisas são importantes destacar: Beccaria não era, de forma alguma, um positivista - Auguste Comte, seu fundador, só iria escrever cem anos depois a primeira obra tratando do Positivismo Filosófico! Há uma grande confusão entre as pessoas sobre o que é positivismo - e o mundo jurídico, que não pode se confundir com a Criminologia, não ajuda muito nesse aspecto. Beccaria foi um importante reformista, pugnando pela racionalização do poder punitivo na Europa iluminista; ele foi um dos responsáveis por uma guinada no sentido da codificação das leis e das punições, sendo um precursor do Princípio da Legalidade, desenvolvido posteriormente por Feuerbach. Apesar de compreender a origem da tua reflexão, tenho que te dizer que ela não está na linha certa. Mas é isso aí, bruxo! Parabéns por ter perguntado e refletido sobre o assunto - é para isso que serve o canal! Espero que continue tendo proveito do material daqui! Abraço!
@ramiro_k18246 ай бұрын
Opa beleza...muito bons seus vídeos, sera que somos parentes ?? Meu sobrenome também é Krug😊
@wilminha84124 жыл бұрын
tenho um pouco de problema em entender a diferença entre a nobreza e os burgueses e seus interesses
@a_btrz3 жыл бұрын
não sei se é bem isso mas meio que a riqueza da nobreza é o próprio nome (consegue privilégios através do seu nascimento), já a riqueza da burguesia é a posse de bens (consegue seus privilégios através do dinheiro). É só lembrar que pode existir um nobre pobre porém não existe um burguês pobre
@meno83583 жыл бұрын
@@a_btrz Quase isso, mas nobre é um título.
@AnaJulia-uf8rh3 жыл бұрын
Muito bom o conteúdo, pena que ele fala rápido demais.
@maykonluan5695 Жыл бұрын
2:15 = NARRATIVAS
@edivaldocanaltextual3 жыл бұрын
Li o livro " Dos delitos e das penas" e, embora ele fizesse duras críticas à pena de morte, o autor abriu concessões em que essa penalidade poderia ser aplicada. Conforme relatou no capítulo destinado a essa pena: " ...a não ser que a morte seja o único freio de parar novos crimes". Como se observa, ela poderia ser aplicada em último caso quando há situações de criminosos considerados irrecuperáveis.
@bhguedes5 жыл бұрын
Poderia dizer que Beccaria é de certa forma um positivista jurídico?
@IntroCrim5 жыл бұрын
Não, Bruno! Isso porque o que se entende por positivismo jurídico viria a tona muito depois dos trabalhos de Beccaria, trabalhando com uma noção de método científico (insustentável, diga-se de passagem) e de validação de sistema que não era o foco de Beccaria.
@maxx_castro4 жыл бұрын
Fala muito rápido, igual na faculdade. Tem horas que me perco. Respira homem!
@wes88534 жыл бұрын
Mas tem a opção de alterar a velocidade do vídeo. Dá para 0,75, por exemplo.
@criminologiabr3 жыл бұрын
Muito bom o conteúdo, mas você coloca muitas pausas, interrupções e cortes no seu vídeo. O que faz perder o foco algumas vezes no assunto. Juntando tudo isso ao fato de você falar rápido fica um pouco difícil de ter um entendimento contínuo do conteúdo. Entendo que você quer ser dinâmico e tentar prender a atenção, mas o exagero acaba fazendo o contrário. Espero que entenda minha observação.
@andersonlimacanella23463 жыл бұрын
Sou a favor da pena capital e perpétua (além da redução da maioridade penal para 10 anos) mas gostei muitíssimo desse vídeo ☺
@IntroCrim3 жыл бұрын
Mas por que você é a favor da pena capital e/ou prisão perpétua?
@RobertJK2025 Жыл бұрын
@@IntroCrimTraficantes que torturam pessoas vivas ( Difamando todos os Graus da Dignidade Humana ) e jogam os pedaços em terreno baldio não é suficiente para que vc pense em Pena de Morte ?????
@cestodagavea88734 жыл бұрын
Infelizmente conforma-se o padrão: os autores que o apresentador detesta são apresentados de forma caricata, Beccaria, ou peremptoriamente contestado, Lombroso, enquanto seu ídolo passa incólume, Nils Christie, do qual temos uma apresentação puramente técnica, bem doutrinal, de sua teoria ("O crime não existe"). Isso não é muito científico!!!!
@IntroCrim4 жыл бұрын
Caro Simões (e companhia)! Ao contrário do suposto, acredito que as obras de Lombroso e Beccaria são fundamentais - e, como ambos os vídeos explicitam, meu interesse está em quebrar o senso comum sobre cada um dos autores. A obra de Nils Christie, apesar de muito interessante, está longe de ser perfeita - e, de forma alguma, se caracteriza como um "ídolo" da nossa produção; em um sentido abolicionista, valeria muito mais a pena partir de Thomas Mathiesen, por exemplo. Acreditamos que nossos esforços por aqui atendem aos requisitos (científicos) necessários para vídeos introdutórios sobre cada um dos temas abordados; especialmente diante da evidente impossibilidade de se produzir ciência de forma dita "neutra". De toda forma, ficamos felizes que esteja assistindo as mini aulas - esperamos poder contribuir para o debate!
@cestodagavea88734 жыл бұрын
@@IntroCrim Fica então o feedback de um movimento talvez inconsciente no apresentador, mas percebido pelos espectadores e que pode afastar admiradores do trabalho de vocês - o canal Se Liga Nessa História, do youtube, é creio eu, um bom exemplo da apresentação equidistante e muito didática de um conteúdo. É preciso cautela para não cair no partidarismo, e até na contradição de Marx-Engels no Manifesto onde ele começa tecendo os maiores elogios às realizações do capitalismo e termina com uma recomendação peremptória: precisa ser destruído, na sociedade e na mente das pessoas.