Charles, depois da Cosac

  Рет қаралды 36,365

revista piauí

revista piauí

Күн бұрын

Em 19 anos, a Cosac Naify virou referência no mercado pelo design e qualidade editorial dos seus livros. No final de 2015, Charles Cosac surpreendeu a todos ao anunciar o fim da editora.

Пікірлер: 125
@valdirjunior5178
@valdirjunior5178 5 жыл бұрын
Tive a honra de trabalhar oito anos na editora, conheci Charles Cosac. Um ser humano singular.... com coração bom, sou grato a ele por tudo que fez por mim, sinto saudade.
@Jujulyta
@Jujulyta 3 жыл бұрын
oi Valdir td bem? Primeiramente desejo que essa mensagem lhe encontre em segurança e com saúde. Necessito do e-mail e/ou nº de contato do assessor e motorista chamado Rafael, ele trabalha diretamente com o Dr Charles Cosak, caso não seja possível, peço que entregue esse recado ao sr Rafael diga por favor p/ me ligar . Muito abrigada July Ane Vilella
@valdirjunior5178
@valdirjunior5178 3 жыл бұрын
@@Jujulyta Desculpe a demora em visualizar e responder. Eu não tenho contato com ele, sai da editora em 2007 e não tive mais contato, por tanto não conheço o acessor.
@carlosivan8486
@carlosivan8486 3 жыл бұрын
P S
@dpachannel2052
@dpachannel2052 2 жыл бұрын
Eu gosto muito de observar a paz e o conforto que a vida da a algumas pessoas em especial ao Charles . No meu dia a dia eu não tenho tempo de fazer xixi. Estou sempre preocupado e ja tive crises de ansiedade que me levaram ao psiquiatra. Ele com certeza deve ter seus problemas, seus demônios internos mas mesmo assim eu revejo as entrevistas dele porque elas me acalmam muito. Eu me identifico com a aparente vida solitária que ele tem. Eu invejo o tempo que ele dispõe. A possibilidade de viver cercado de livros e obras de arte é o paraiso. Gostaria ter calma de conversar com as pessoas dessa forma.
@liamagah
@liamagah 8 жыл бұрын
A entrevista é uma fábula. Parabenizo a equipe e o editor. Foi inspirador assitir isso.
@ids.silveira6684
@ids.silveira6684 3 жыл бұрын
Vc acha mesmo que a entrevista foi isso? Uma fábula? "A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas." 🤔
@liamagah
@liamagah 3 жыл бұрын
@@ids.silveira6684 As fábulas têm caráter educativo. E educam justamente pelo aspecto mágico delas. Existe algo chamado sentido figurado, com valor conotativo. Dá um a lida nisso e o uso da palavra "fábula" na minha resposta vai fazer mais sentido para você.
@Eduardo_Gabriel1985
@Eduardo_Gabriel1985 3 жыл бұрын
Vc foi precisa nas palavras.
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
@@ids.silveira6684 , quanta ignorância!
@fabianelima8
@fabianelima8 8 жыл бұрын
Que entrevista linda! Ao assistir eu senti um prazer fácil, suave. Que homem interessante, elegante e singular parece ser o Charles Cosac. E apesar de fazer muito mal a saúde e não ter mais a conotação sensual de outrora, o ato de fumar dele é muito charmoso ele tem razão neste ponto, me lembrou a Clarice Lispector.
@fabianelima8
@fabianelima8 8 жыл бұрын
+RIcardo de Almeida Rocha Exatamente isso Ricardo. Haveremos de relevar esse fétido hábito em certas personas. Aliás nesses indivíduos o cigarro é um simples adendo à uma elegância natural. Não detém o charme, apenas participa daquela aura especial.
@peritolegista
@peritolegista 6 жыл бұрын
Fabiane Lima Fumar faz mal? E maconha?
@nathalia.5935
@nathalia.5935 3 жыл бұрын
Nossa, verdade. Lembrou mesmo!!
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
Lembra mesmo.
@flaviathayanne4128
@flaviathayanne4128 8 жыл бұрын
Gostei muito da entrevista! Isso que ele diz é verdade, a Rocco tem seu carro chefe, os Harry Potter. A intrínseca tem Jonh Green e 50 tons e a Cosac até tinha seus livros estrelas, mas não tinha um principal, que desse possibilidade de não se faturasse com livros que não vendem tanto. Além disso, o Brasil não lê alguns tipos de livros e era esses livros que a cosac editava. Eu fiquei muito pesarosa, pois eu gostava muito de alguns autores deles e eu sei que só os conheci pelas edições Cosac.
@LeEnnyFace
@LeEnnyFace 8 жыл бұрын
Foi o risco de editar livros não usuais. É uma pena :|
@flaviathayanne4128
@flaviathayanne4128 8 жыл бұрын
Le Enny Face Isso mesmo :(
@LeEnnyFace
@LeEnnyFace 8 жыл бұрын
A ideia foi realmente muito boa, e as edições eram fantásticas. Só que não se sustentou. Amei essa entrevista.
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
O livro "Outono da Idade Média" só conheci por causa da Cosac.
@vicentte
@vicentte 5 жыл бұрын
Esse cara é um verdadeiro artista! Seus livros se tornaram verdadeiras obras de arte!
@JunioQueiroz
@JunioQueiroz 7 жыл бұрын
Pela descrição que do trabalho, não era uma editora de livros querendo mercado, etc. Existia uma preocupação em entregar qualidade, no tempo certo, mas sem os prazos do mercado. Po, isso é arte! Não entendo nada de design e muito menos de livros, mas quem faz isso (e ainda se mantém como referência) tem que ser muito bom.
@lucasgdrezes
@lucasgdrezes 8 жыл бұрын
Ele é tão elegante...
7 жыл бұрын
Preguiçoso, mal editor e empresário.
@vicentte
@vicentte 5 жыл бұрын
@ Ele via os livros como obra de arte, não como mero produtos, acho que o problema dele era esse.
@vitort4095
@vitort4095 5 жыл бұрын
@@vicentte Era exatamente isso! Se vc pergar um livro da Cosac, é tudo muito perfeito, a diagramação, a capa, a folha... tudo é muito impecavel
@paula__marquezini
@paula__marquezini 3 жыл бұрын
Ele é um Gluber 🙂
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
@@paula__marquezini o que isso significa?
@bodeautoplan
@bodeautoplan 4 жыл бұрын
A Cosac Naify foi um raio de inteligência, bom gosto e respeito editorial que caiu no hemisfério sul e não veremos outro raio desses talvez pelos próximos três mil anos.
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
Recife, 04 de junho de 2023 e ainda tenho saudades da Cosac & Naify... 😭😭😭😭🤧🤧🤧🤧 Editora maravilhosa, divina! Depois dela o leitor tornou-se mais exigente com o acabamento e apresentação do livro. Antes da Cosac, era somente o texto impresso e nada mais. Charles Cosac inseriu o seu charme, requinte e elegância às impressões das obras. Na minha opinião, esse foi o maior legado que a editora deixou: fazer com que as outras editoras também se preocupassem com o acabamento dos livros. DarkSide Books, Antofágica e as edições dos clássicos da Zahar com certeza se inspiraram na Cosac. Obrigada por tudo, Charles! Espero um dia poder te agradecer pessoalmente. ❤🌹🖤
@LucasDeyvis
@LucasDeyvis 3 жыл бұрын
Me corta o coração, infelizmente, não valorizamos os nossos verdadeiros heróis. Este Senhor, Charles, foi um pingo de esperança no mundo de ignorância, que é o nosso país. Tenho o privilégio de possuir duas obras fundamentais da literatura mundial: Os Miseráveis, e Guerra Paz. Duas obras fantásticas lançadas por essa editora incrível, - Cosac Naify. Obrigado por tudo Charles
@FrankCastiglione
@FrankCastiglione 8 жыл бұрын
Estou anestesiado! Havia comprado ano passado Guerra e Paz (Tolstói), conhecia a fama da editora, chequei o produto e achei "OK". Um ano depois, comprei "Conversas com Kubrick" e, ao recebê-lo, hoje, finalmente pude entender o porquê dessa "idolatria" à Cosac Naify! Surreal! Não bastasse a qualidade do suporte físico, tem uma curadoria interessantíssima. Depois de assistir essa entrevista, deixa um ar de conto de fadas, de como uma editora colocou os livros, literalmente, a frente de tudo e de todos! As outras editoras deveriam olhar com cuidado e pensar duas vezes antes de gastar papel para imprimir livros "porcos". Nos faz pensar também no modismo de livros para colorir que esgotou determinada gramatura de papéis, deixando outros títulos em apuros. Apenas uma palavra, Charles: Obrigado!
@fabianelima8
@fabianelima8 7 жыл бұрын
FrankCastiglione Aproveita que a Amazon Brasil está vendendo os livros da Cosac! Principalmente às terças-feira, mas esta semana é toda de promoção do catálogo Cosac Naify.
@FrankCastiglione
@FrankCastiglione 7 жыл бұрын
Valeu, Fabiane! É verdade, visito a página da Amazon todos os dias para conferir e estão fazendo um especial da Cosac. Vou ficar de olho, até o momento, me segurei porque não apareceu nada que estava como prioridade na minha listinha :-)
@lisbethe9002
@lisbethe9002 2 жыл бұрын
Obrigada, Charles
@agneslevorato7585
@agneslevorato7585 8 жыл бұрын
Cosac Naify é a melhor editora que eu tive contato! Amo
@mmmbenavides
@mmmbenavides 8 жыл бұрын
Ele é tão interessante, parece ser alguém tão agradável... Quase um personagem.
@savilagimenes7443
@savilagimenes7443 5 жыл бұрын
Um personagem como tantos outros da nossa vida real. Amei!
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
Pensei o mesmo, Mônica!
@cristinamarques7965
@cristinamarques7965 8 жыл бұрын
Ele é realmente muito chique!!!!
@Jackmeira
@Jackmeira 8 жыл бұрын
Não sabia que a Piauí tinha um canal aqui e que tinham vídeos sobre as reportagens publicadas, parabéns é um ótimo recurso esse.
@talmanobre8767
@talmanobre8767 Жыл бұрын
Caí no mundo da leitura aos 14 anos de idade. As três primeiras obras lidas foram: VIDAS SECAS, A ESCRAVA ISAURA E UM LIVRO QUE FALAVA SOBRE RUI BARBOSA. PEGUEI O VÍCIO É NÃO LARGUEI MAIS. TENHO ALGUMAS OBRAS EDITADAS PELA COSAC. É UM LUXO. CHEGO ATÉ A ACARICIAR OS LIVROS. DEPOIS VEM A VONTADE DE CHORAR. VOCÊS SABEM O PORQUÊ. QUE SENHOR FINO! QUANTA DELICADEZA!
@paulofrancisco3360
@paulofrancisco3360 5 жыл бұрын
Charles é Magnífico.
@Hwgo22
@Hwgo22 8 жыл бұрын
deixa saudades
@doglasdom
@doglasdom 2 жыл бұрын
Maravilhoso.
@luizalmeida2168
@luizalmeida2168 8 жыл бұрын
que pena só vim saber da existência da cosac naif há poucos dias. quando não existe mais. Que pena!
@acsagabriela1080
@acsagabriela1080 5 жыл бұрын
Eu também :(
@danilogalindoadv
@danilogalindoadv 2 жыл бұрын
Fantástico!
@gus.lorenzini
@gus.lorenzini 8 жыл бұрын
Será produzido um documentário em cima dessa entrevista ?
@renatobentofernandes6926
@renatobentofernandes6926 7 жыл бұрын
Ainda bem que consegui adquirir livros desta magnífica editora!!!
@thaisrios5635
@thaisrios5635 8 жыл бұрын
Entrevista incrível.
@sabedoria.omnia.perene
@sabedoria.omnia.perene 3 жыл бұрын
Eu daqueles que sempre vai considerar a Cosac Naify a sua melhor editora preferida ever....
@luizalmeida2168
@luizalmeida2168 8 жыл бұрын
produtos de alta qualidade.
@NetoD20
@NetoD20 8 жыл бұрын
Nunca me identifiquei tanto quanto a descrição a partir de 6:00.
@erickaranha
@erickaranha 8 жыл бұрын
entrevista fascinante !
@teojunior1233
@teojunior1233 5 жыл бұрын
Charles é fabuloso. Meio excêntrico, mas maravilhoso.
@cristinamarques7965
@cristinamarques7965 8 жыл бұрын
Ele me pareceu ótimo! Gostaria até de ter tido a oportunidade de trabalhar com ele. Estou muito triste...
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 3 ай бұрын
Que paz..
@gleidson838
@gleidson838 8 жыл бұрын
Que entrevista deliciosa!
@Ana-rg6ks
@Ana-rg6ks 2 жыл бұрын
Que triste
@brunas5252
@brunas5252 4 жыл бұрын
Parece que o Charles pensa muito na vida;cuidado com a depressão. Força aí,vc parece ser um ser humano incrível.
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
Verdade. Normalmente quem pensa muito na vida, sofre de depressão. Inclusive, ele já falou em uma entrevista que sofre desse terrível mal.
@midiboylatin
@midiboylatin 5 жыл бұрын
Eu queria tanto que a Cosac Naify voltasse...
@Mcryukendpo
@Mcryukendpo 10 ай бұрын
E voltou
@danielleoliveira9052
@danielleoliveira9052 4 жыл бұрын
Que lástima ter conhecido essa editora de maneira “póstuma”! #VoltaCosacNaify
@rafaelveggi
@rafaelveggi 5 жыл бұрын
So pra voces saberem, ele me escreveu o tal do email, mas se esqueceu do anexo.
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
Boa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@gustavoonthetelephone2103
@gustavoonthetelephone2103 7 жыл бұрын
O que os entrevistadores pedem a ele no final? Alguém de vocês entendeu?
@eduardoaraujo2165
@eduardoaraujo2165 2 жыл бұрын
Por favor volta 😢
@horranadasilva2760
@horranadasilva2760 3 жыл бұрын
2021: não me conformo até hoje.
@liaOlivro
@liaOlivro 8 жыл бұрын
Saudade da editora...
@lucianopereiradasilva2726
@lucianopereiradasilva2726 3 ай бұрын
Repito, em parte, um comentário feito aqui: "Um verdadeiro artista".
@sefrapavi
@sefrapavi 8 жыл бұрын
Já me interessei por alguns títulos dessa editora, mas o preço...
@simaodomingos1086
@simaodomingos1086 8 жыл бұрын
conheço Charles Cosac, é uma ótima pessoa!!!!
@simaodomingos1086
@simaodomingos1086 8 жыл бұрын
conheço Charles Cosac, é uma ótima pessoa!!!!
@AntiassocialismoJWF
@AntiassocialismoJWF 8 жыл бұрын
Alguém me ajuda a identificar o segundo livro citado por Charles, após Oblomov? Obrigado.
@flaviocoli.
@flaviocoli. 8 жыл бұрын
Ele falou do Jean des Esseintes, que é do Joris-Karl Huysmans
@mateusf1995
@mateusf1995 7 жыл бұрын
O livro em português ficou como As avessas!
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
@@mateusf1995 obrigada!
@kellyc.8336
@kellyc.8336 3 жыл бұрын
Não consegui entender direito o que eles falam já no final do vídeo. Mesmo com o som alto, não entendi
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
também não entendi.
@elainebernardino7525
@elainebernardino7525 6 жыл бұрын
💕
@japanintendista1023
@japanintendista1023 Жыл бұрын
Que pena. Hoje em dia eu coleciono essas edições de luxo que custam um rim
@dellavechiax
@dellavechiax 7 ай бұрын
Alguém sabe identificar o nome da obra com os rostos na sala de estar dele?
@gurocha
@gurocha 4 жыл бұрын
Eu tenho que ligar pro Rafael. Eu vou ligar pro Rafael. Só que antes eu vou acender um cigarro. Eu vou fumar.
@fernandafischer463
@fernandafischer463 6 жыл бұрын
É muito triste que uma editora da qualidade da Cosac Naify tenha fechado porque no Brasil a cultura da leitura ainda é tão fraca! Os livros da Cosac eram mais que livros, eram obras de arte!
@peritolegista
@peritolegista 6 жыл бұрын
Fernanda Fischer Pereira Os livros era de fino trato e qualidade extraordinária e na hora da venda vendiam abaixo do custo de produção kk Os caras eram meio malucos. Acabou que acabou
@Mcryukendpo
@Mcryukendpo 10 ай бұрын
"A crítica no Brasil é muito erudita"
@FernandoOliveira-df1tv
@FernandoOliveira-df1tv 8 жыл бұрын
"Eu parei de viajar... faz TRÊS ANOS que não viajo!" HAHAHHAHAHAHAHAHHAHA gente rica e branca é engraçada demais Brincadeiras à parte, o trabalho dele deixará uma falta muito grande nas livrarias.
@popobol10
@popobol10 6 жыл бұрын
Fernando Oliveira Somente idiotas e cretinos conceituam as pessoas pela cor da pele. Eu pensei que essa demência já tivesse acabado, mas parece que ainda não.
@juregi29
@juregi29 6 жыл бұрын
sei, acabou tanto que a indignação com deputado racista parece não incomodar essa sociedade que não julga pela cor.
@leobarth2629
@leobarth2629 4 жыл бұрын
Eis um santo.
@ids.silveira6684
@ids.silveira6684 3 жыл бұрын
As pessoas não estão interessadas nos livros propriamente ditos mas na exclusividade de ter esses exemplares. Se fizesse um edição três vezes mais bonita e caprichada e colocassem 1 milhão de cópias no mercado, seria provavelmente um fracasso. Pq? Pq quase totalidade procura a "exclusividade" e não a efetividade do livro. É tão capitalista esse ato, é tão materialista que tenho vergonha desse tipo de gente.
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
Concordo com você. Inclusive, muita gente comprou os livros na promoção para depois vender mil vezes mais caro.
@JoaoVitor-np3po
@JoaoVitor-np3po 6 жыл бұрын
que marca de cigarro é essa q ele fuma?
@peritolegista
@peritolegista 6 жыл бұрын
João Vítor Gauden derbi
@DiogoAmancio
@DiogoAmancio 7 жыл бұрын
Com todo respeito, mas não consigo entender como o pessoal está encantado com o Charles. A visão de "matar" a editora com 19 anos beira um comportamento pueril. Parece que não entendeu a importância que a Cosac tinha no mercado e ignorou um grande potencial de seguir produzindo obras diferenciadas em um país carente de leitores como o nosso. A miopia impediu que seguisse um caminho que pudesse levantar a régua do nosso mercado e da exigência do consumidor. Jogou um potencial enorme na lata do lixo.
@maymris1
@maymris1 7 жыл бұрын
Diogo Amancio concordo com vc, qual o problema da cosac editar livros que trariam lucro e salvaria a editora, típico de quem não quer q o conhecimento chegue às massas
7 жыл бұрын
O pessoal ficou apaixonadinho pelo jeito dele...
@LucasEduardo-km6xs
@LucasEduardo-km6xs 7 жыл бұрын
Mayara Marinheiro acho que editoras que vendem livros mais baratos não tem como motivo principal levar conhecimento às massas, mas sim obter lucro (o que não tem nada de errado). O caminho que a Cosac traçava era diferente disso, eles davam muita importância pra qualidade e isso refletia em preços altos, mas mesmo assim, perdiam muito dinheiro. Isso não tem nada a ver com essa visão limitada de que eles não queriam que o conhecimento chegasse as massas hahahaha
@popobol10
@popobol10 6 жыл бұрын
Diogo Amancio Você tem alguma doença mental ou problemas cognitivos? O Charles deixou bem claro que fechou a editora porque não tinha retorno. Chegou a tentar publicar obras populares, mas outras editoras adquiriram os direitos de publicação primeiro. Ah, e caso ele tentasse se adaptar às dinâmicas do mercado, teria de mudar praticamente toda a linha editorial e regredir a qualidade de produção para que os preços ficassem mais acessíveis. Em suma, a Coisa Naify se tornaria mais do mesmo.
@peritolegista
@peritolegista 6 жыл бұрын
Diogo Amancio Eles vendiam livros abaixo dos custos kk foi isso
@ids.silveira6684
@ids.silveira6684 3 жыл бұрын
Não me interessa se ele é chique e sim se ele tem conteúdo. Como não o conheço para tal, me isento. Porém, nada mais cafona do que fumar. Ele acha chique ser cafona? Parabéns. Super apoio. A vida é dele. Os livros da Cosac eram maravilhosos. Quando ele fala que "não conseguiu", achei infantil, pois ele não explica ou da detalhes do porque , não conseguiu as tais "estrelas" literárias. Se ele entrou no ramo e tinha a responsabilidade para publicar conteúdo relevante, faz parte de um todo essa responsabilidade e profissionalismo para com os clientes. Faltou um, faltou base e isso leva a construção ruir.
@florzinhalindinha9146
@florzinhalindinha9146 3 жыл бұрын
Queria ver o vídeo, mas não vou dar view pra esse chorume de revista piauí
@paula__marquezini
@paula__marquezini 3 жыл бұрын
Quem é este Gluber?
@SrtaFabiana3000
@SrtaFabiana3000 Жыл бұрын
Também queria saber, kkkkkkkkkkkkkkkk
@juregi29
@juregi29 6 жыл бұрын
Complicado julgar "falta de interesse em adquirir o material" num país que a metade de seus habitantes ganham menos que um salário mínimo. Desculpa, mas nem todos nasceram em berço de ouro. Durante o tempo de faculdade, naquele período em que não sobrava um real para fazer um lanche, eu namorava as edições lindíssimas da cosac na vitrine da livraria. O que as editoras como a cosac levam em conta é que o perfil do consumidor de literatura é o indivíduo com recursos. Não se questionam sobre a realidade do país e tão pouco que uma parcela interessada em literatura tem que pechinchar no sebo, pois não tem dinheiro para pagar a edição com projeto gráfico maravilhoso. Antigamente, o livro era considerado artigo de luxo. Bibliotecas eram formadas dentro de casa e a elite despendia recursos para aquisição de obras literárias. A realidade mudou e as editoras que hoje estão em alta tentam se adequar a esses diferentes públicos que consome literatura, seja num projeto gráfico mais em conta ou em edições de luxo (abarcando mais de um tipo de leitor).
@solitaryman172
@solitaryman172 4 жыл бұрын
É realmente triste o quão pouco o brasileiro, em sua maioria, recebe de salário. A realidade é muito decepcionante.
@florzinhalindinha9146
@florzinhalindinha9146 3 жыл бұрын
Nada disso, é que brasileiro é inculto mesmo. Não pode comprar livro porque o dinheiro que tem é usado pra fazer churrasco ou comprar cachaça.
@felipe7891
@felipe7891 3 жыл бұрын
Às vezes é só falta de interesse mesmo. Quantos estudantes universitários não preferem gastar o seu dinheirinho na cachaça com os amigos ou num smartphone da Apple do que na compra de um livro? E tudo bem, cada um é livre para gastar o seu dinheiro como bem entender. Cada um é livre para elencar as suas prioridades. O mercado editorial tem sim que ter uma editora com edições de luxo, porque o que não falta são edições de bolso, para todos os bolsos, com qualidade questionável. Mais recentemente surgiu a editora Antofágica, com edições esmeradas, além da editora Ubu, com ex-funcionários da Cosac. O caso da Cosac foi mais imprudência financeira mesmo. O povo brasileiro é, em sua maioria, semianalfabeto e extremamente pobre, logo, baseando-se nessa realidade, nem haveria motivos para existir editora no país. Como foi dito acima nos comentários, é necessário elevar o nível editorial e, com isso, o nível cultural da nação sobe junto. Há o domínio público na internet e biblioteca pública para quem realmente não tem condições.
@juregi29
@juregi29 3 жыл бұрын
@@felipe7891 não estou dizendo que a cosac deveria ter mudado seus projetos, mas sim ter ofertado a versão mais em conta; além das edições de luxo. Na época em que a cosac estava ativa, eu estava na universidade e namorava as edições de "Contos completos" e "O valor do riso e outros ensaios", de Virginia Woolf. Não tem como adquirir obras como essas num sebo e tão pouco no domínio público. Tive a sorte de adquirir os dois livros com um preço de sebo alguns anos depois do fim da Cosac. Foi um professor que vendeu os dois livros ainda lacrados. Formei uma pequena biblioteca com livros da Cosac depois que comecei a trabalhar (todos livros de segunda mão). A única forma de ter sucesso no meio editorial é investir nos diferentes públicos que consomem literatura no país hoje. Dizer que jovens preferem consumir álcool é um tanto absurdo. Eu não era a única de uma turma de letras que namorava livros na estante da livraria da faculdade por não ter recursos nem pro livro e nem para o álcool (fui aluna de universidade federal). Estamos num país que mais da metade não ganha um salário mínimo. Dizer que essas pessoas tem que se contentar com sebo e com domínio público é no mínimo ridículo, ainda mais porque sabemos que uma parte da elite não consome e não gosta de literatura. E outra, num vasto universo de possibilidades literárias, querer limitar o acesso com base em "tem versões de bolso" é desconhecer que não são todas as obras que tem a versão pocket.
@felipe7891
@felipe7891 3 жыл бұрын
@@juregi29 Lendo o seu comentário, fiquei com a sensação de que você deveria ter pesquisado mais. Todo ano a Cosac fazia promoções agressivas com 50% de desconto. Foi assim que eu comprei as obras de Tolstói ou o Outono na Idade Média, por exemplo, ainda como estudante. Eles também tinham uma edição de bolso chamada COSACNAIFY PORTÁTIL, com preços mais acessíveis. De fato, como você bem disse, existe uma elite cafona que gosta de tirar férias na Disney e em Miami, que despreza cultura e está mais preocupada com ostentar status com consumismo desenfreado. De qualquer forma, se você estudava em universidade federal, assim como eu, então você tinha a sua disposição uma biblioteca hiperequipada. Isso já resolve o acesso ao livro (comprar já são outros quinhentos). Além do mais, cabe ao Estado fazer políticas públicas para incentivar a leitura, construir mais bibliotecas, principalmente em cidades do interior, e subsidiar o mercado editorial. Nesse sentido, com pessoas querendo ler, e o Estado comprando para equipar as bibliotecas, já é o suficiente para aquecer as vendas das editoras. Vale dizer que temos 200 milhões de habitantes, logo, qualquer porcentagem disso, mesmo 0,5%, já basta para alimentar um mercado de edições luxuosas. Baratear a qualquer custo é comprometer o resultado final das edições, além de precarizar e subvalorizar o trabalho do escritor, do tradutor e de todos os que trabalham nesse ramo. Alguém que traduz uma obra do idioma russo ou italiano deve ser valorizado (ainda mais num mundo globalizado como o nosso). Eu não quero porcarias com interpolações do inglês. Num país onde o escritor não consegue viver de suas obras, somente pessoas bem remediadas conseguem se tornar escritoras (não me admira que Carlos Drumond era funcionário público). As pessoas não questionam o trabalho de um bom pedreiro quando precisam reformar suas casas, e pagam o que for preciso para contratá-lo, mas se um escritor tem lucro ele é visto como um herege maldito. Paciência... Só há dois caminhos para que a arte se torne viável: ou ela é financiada por mecenas (grandes empresários e/ou o Estado), como no renascimento italiano pré-capitalista, ou ela se integra à lógica de mercado. Enfim, pense nisso...
Ep: #32: O fim da Cosacnaify
13:27
Livrada!
Рет қаралды 29 М.
O 1º emprego de Charles Cosac
4:09
Folha de S.Paulo
Рет қаралды 19 М.
Synyptas 4 | Жігіттер сынып қалды| 3 Bolim
19:27
kak budto
Рет қаралды 1,3 МЛН
А что бы ты сделал? @LimbLossBoss
00:17
История одного вокалиста
Рет қаралды 8 МЛН
Миллионер | 1 - серия
34:31
Million Show
Рет қаралды 2,8 МЛН
Don't look down on anyone#devil  #lilith  #funny  #shorts
00:12
Devil Lilith
Рет қаралды 45 МЛН
Metrópolis: Charles Cosac
3:40
Metrópolis
Рет қаралды 8 М.
Charles Cosac
4:02
Livraria Cultura
Рет қаралды 8 М.
Charles Cosac: livros de arte em edições luxuosas
3:18
Jornal da Gazeta
Рет қаралды 10 М.
Documentary: Cistercian Life in the Forest of Maria (1959)
28:13
Abadia de Santa Cruz
Рет қаралды 170 М.
NÃO TEMOS TANTO TEMPO ASSIM! FIM DO MUNDO - SPACE TODAY
9:54
Plugado Cortes (OFICIAL)
Рет қаралды 2,8 МЛН
A longa arte de Tom Jobim | Ep.4: Tom e Chico
16:04
revista piauí
Рет қаралды 34 М.
Cosac sem Naify está de volta e Minha coleção deles + polêmicas!
19:14
Cah Mendes - Livros
Рет қаралды 1 М.
UNBOXING #5 | Livros da Cosac Naify
9:45
Não Apenas Histórias
Рет қаралды 10 М.
Synyptas 4 | Жігіттер сынып қалды| 3 Bolim
19:27
kak budto
Рет қаралды 1,3 МЛН