A história da família tinha elementos importantes, como o ativismo da causa indígena da parte da esposa, que foram ocultos. A escolha de ocultar certos elementos pra dar lugar a outros tem consequências sociais, principalmente na percepção do povo sobre a história. A crítica do Ora Thiago aqui no KZbin explica outras contradições na história do filme e o porquê de muitas pessoas terem estranhado certas escolhas. O filme trata de um tema extremamente sensível, é mais do que natural que a recepção do filme seja extremamente crítica.
@PumpiKING_editor2 сағат бұрын
Mas a parte ativista n foi removida, só n era importante pra narrativa, tanto q no ultimi ato é mostrado a personagem dando aula sobre a causa indígena dela, ta lá!
@waychelb9439Сағат бұрын
@PumpiKING_editor colocar essa questão como uma cena rápida onde pode ficar subentendido que ela tinha alguma relação com o tema é uma escolha. Tudo que foi colocado e tirado, a duração das cenas, tudo isso são escolhas que afetam a recepção da obra. A cena que vc citou não deixa claro em momento algum todo o trabalho da vida da mulher. Foi uma escolha, e por essas escolhas, há críticas.
@rafaellamunareto21025 сағат бұрын
Tudo que o Tiago pontua é extremamente certeiro e importante. Escancara contradições. Mas nao são críticas ao filme, pq o filme se propõe a falar sobre Rubens Paiva e seu desaparecimento, e é sobre essa historia que tu é tocado ao assistir. O que Tiago pontua são reflexões que emergem dessa obra, sobretudo quando ele assiste com a sua subjetividade e particularidade, e traz esses pontos importantíssimos para nós. É isso que uma obra de arte faz 😊
@barbharar4 сағат бұрын
Obrigada por falarem oq eu não consegui externar dps de assistir o filme, achei o filme bom mas parecia oco e superficial na forma em q colocaram e mostraram mts coisas...espero que no futuro tenham mais filmes q retratem esse episódio da história pelos olhos do povo.
@nataliacatelan939810 сағат бұрын
com todo respeito, acredito que o filme tem defeitos e não está acima das críticas. Porém, a sensação que a crítica do chavoso me deu é de que ele queria que o filme sobre o desaparecimento do Rubens Paiva não fosse sobre o desaparecimento do Rubens Paiva… Cada filme é um recorte e tem sua própria proposta, difícil avaliar um filme por todos outros problemas e questões que ele não abordou e não se propôs a abordar. Dito isso, para um filme excelente sobre os movimentos grevistas na ditadura veja Eles Não Usam Black Tie.
@t74devkw7 сағат бұрын
Sim. Todo filme tem que ser sobre a luta dos povos pretos e indígenas, senão é um filme “para a classe média”…
@waychelb94397 сағат бұрын
A questão é que na história do desaparecimento dele tem essas questões, mas fizeram a escolha de omitir esses elementos e ressaltar outros. Isso afeta a percepção da população sobre o evento histórico e sobre a nossa realidade atual.
@viniciusmello52527 сағат бұрын
Com todo o respeito, ele só expôs a opinião dele, e muito bem fundamentada. Ele não é crítico de cinema nem nada, só está falando que, dada a realidade que ele vive e sempre viveu, o filme ficou abaixo do que ele esperava.
@alexconradosales29906 сағат бұрын
@@t74devkwcade todos esse filmes e obras na televisão da globo que mostram a opressão que os povos nativos daqui, e nativos da África sofreram, mostrando a nojeira que deu origem ao imperio burguês?
@adonisquintas5 сағат бұрын
@@viniciusmello5252 que não tá na proposta do filme, não concorda?
@Viiniciws7 сағат бұрын
Ne por nada nao, vc pode analisar as coisas com perspectiva x ou y. Mas nesse caso me parece mais uma expectativa x proposta. "Nao representam o povo". Blz, mas em algum momento o filme se propõe a ser um avatar do povo perante a ditadura, ou contar a história de uma família específica? Se vc compra uma pizza de catupiri esperando mussarela o errado é vc.
@lucasgarcia49216 сағат бұрын
Quantas vezes a história de brancos de classe média alta em SP/RJ na ditadura foi contada?
@jabuticabaproduzindo6 сағат бұрын
@@lucasgarcia4921contaram a história de Mariguella ano passado e não teve nenhuma crítica pelo lado de dentro da esquerda, seja da esquerda "branca" ou da esquerda "povo", segundo vocês mesmos.
@mikovctpikabela9845 сағат бұрын
@@jabuticabaproduzindo contaram sob uma perspectiva da classe média branca
@KlebinDaBoca4 сағат бұрын
Essa parada de "não representam o povo" sempre me desce meio atravessada. Esse "povo" hipotético tá sempre em voga na hora de criticar nesses casos. Muito idealismo pra quem tá querendo ser materialista.
@manoelaquino86073 сағат бұрын
A esquerda esqueceu o filme do mariguella @@jabuticabaproduzindo
@gabrielpjsilva48506 сағат бұрын
O filme é muito bom e nem tinha expectativa que fosse diferente. Ainda assim concordo com o chavoso, me incomodou muito o caráter pequeno burguês do filme. Ficou mais do mesmo do já produzido sobre o período.
@bobsponja_Сағат бұрын
Não entendi porque o Thiago esperava algo diferente. É o filme sobre o livro escrito pelo filho do Rubens Paiva, portanto, é lógico o destaque à vida de classe média da família. É a perspectiva dele. Inclusive, haveria críticas se tivessem feito algo sob a perspectiva da classe mais pobre, já que eles não vivenciaram isso. Resumindo, teriam críticas de qualquer jeito
@tarsilaalbuquerque72594 сағат бұрын
Acho que talvez a forma como ele se expressou não tenha sido tão feliz porque o que ele quer criticar é a indústria no geral, o que é bem válido. Mas fazer os apontamentos que ele fez direcionando isso ao filme especificamente e não ao contexto da indústria é onde eu acho q há a falha. Pq este filme é a adaptação do livro de um filho contando sobre o desaparecimento de seu pai pela ditadura e como sua mãe lidou com isso. Por um acaso esse menino é branco e de classe alta. Como ele pode contar qlq outra história se a proposta é contar especificamente esta? Acho que o Chavoso podia ter falado algo como: "olha, aproveitando o lançamento desse filme, vamos analisar a indústria e os filmes sobre a ditadura já lançados". Não sou versada no tema (filmes sobre a ditadura) pq acho que só vi este e O que é isso, companheiro. Ah, e O ano em que meus pais saíram de férias. Mas imagino q tenha mais filmes por aí, feitos da redemocratização pra cá e pode haver mais perspectivas do que suspeitamos a princípio. É isso. Meus centavos de contribuição. Paz e bem pra todo mundo.
@tarsilaalbuquerque72594 сағат бұрын
Faço um adendo e diria até que este filme é o que se chama de "história de personagem", no caso, da Eunice.
@Ana1948 минут бұрын
Concordo! Todas essas críticas que ele fez são mais do que necessárias, mas não gostar do filme porque o ponto de vista é de uma família de classe média branca não é um bom argumento pra não gostar do filme... Também acho que ele podia (e devia) ter usado o filme pra falar isso tudo e podia ter levantado a crítica de praticamente só existir filmes desse ponto de vista, mas não da forma que ele fez.
@siriasouza52647 сағат бұрын
Acredito que o Thiago está aproveitando o hype do filme pra pontuar algo extremamente importante, o fato de que ninguém fala que a ditadura militar para as minorias e principamente pro preto e pobre nunca acabou. Porém o filme é centralizado na história da familia rica, é baseado no livro escrito pelo filho do Rubens Paiva, então... é sobre eles, fazer o que né Mas quem sou eu pra criticar a critica dele, eu nunca fui abordada por PM, eu tenho medo deles, tenho, mas eu não tenho um alvo estampado na minha cara, então... eu tento entender da onde parte a critica
@viniciusmello52526 сағат бұрын
O que me surpreende muito é que as pessoas ficam revoltadas com o Chavoso ao ponto de se expressarem de um modo que chega a ser similar ao dos que chamam as pautas minoritárias de cultura woke.
@henriquemonteiro72456 сағат бұрын
Finalmente um comentário sensato aqui
@B2KTRR9025 сағат бұрын
@@viniciusmello5252Só pra deixar claro que Negro étnico é minoria agora quem tem pele escura não (além do Negro, também tem Mulato, Cafusos, Mameluco e Pardos)
@precisodeumvulgo4 сағат бұрын
excelente colocação. tem mais é que aproveitar o hype mesmo, pra pontuar essas questões que a esquerda branca finge que não vê. Chavoso, Jones e Léo Péricles são ps únicos que consistentemente estão denunciando a violência policial, pelo menso só vejo eles
@Ana19411 минут бұрын
Tb acho que tem que aproveitar o hype pra fazer esse tanto de crítica. O que me incomodou no video do Thiago foi ele dizer que não gostou do filme pq fala de uma perspectiva da classe média branca. Super concordo com as críticas às amenizações e romantizações da polícia no filme, mas criticar que quase não tem negros no filme é um pouco sem noção, pois sendo um filme biográfico, baseado numa história real (da qual o próprio diretor fez parte, pois era amigo de uma das filhas e frequentou a casa) que se passa num contexto histórico-geográfico-social muito específicos, é meio que lógico que não vai ter um monte de coisa (inclusive pessoas negras na Zona Sul do Rio na década de 60/70). Minha única crítica ao vídeo do Thiago é essa.
@ThiagoSilva-yb4jv5 сағат бұрын
Não está tendo "escalada da violencia" em sp. O que tá acontecendo é que todo mundo tem celular agora. Fica difícil a mídia não repercutir se na internet só fala disso.
@augustosampaio85795 сағат бұрын
Tá sim, São Paulo tá cada vez mais insalubre e violenta.
@limonadadeabacaxi66335 сағат бұрын
@@augustosampaio8579 Sempre foi, moro aqui e afirmo isso. A questão é q as notícias só estão saindo agr.
@precisodeumvulgo4 сағат бұрын
falar isso é mascarar o impacto das políticas do Tarcísio na PM de são paulo. é importante ter responsabilidade camarada
@ThiagoSilva-yb4jv4 сағат бұрын
@augustosampaio8579 não só sp mas como todo o Brasil, sempre teve números de mortes por forma violenta, de países em guerra. A diferença é que agora é documentado e assim os abusos podem ser denunciados. E por ser documentado da a impressão de que tá aumentando a violência. Eu mesmo, desde criança presenciei muitos casos de violência tanto da polícia quanto do tráfico. A polícia desde sempre invadiu baile funk, samba que rola na quebrada. Hj a gente tem como acessar o outro lado da história por que todo mundo pode ser um cinegrafista amador com a ajuda do celular e da internet. Antigamente a gente só acessava a narrativa do ratinho , do Datena e do linha direta
@limonadadeabacaxi66333 сағат бұрын
@ThiagoSilva-yb4jv Falou tudo!
@melinajuraski6 сағат бұрын
Coloca o link pro video original quando fizer react por favor.
@antifa826 сағат бұрын
UP
@antifa825 сағат бұрын
UP
@lucieliapaiva5592Сағат бұрын
Up
@jadilsonalbuquerque262728 минут бұрын
Nossa isso é o mínimo kkk deveria nem pedir..
@AugustoM236 сағат бұрын
Acho que ninguém entendeu muito o ponto Acho que ele nao quis reclamar que o filme nao era sobre o povo, mas sim dizer que a ditadura para o povo nunca acabou. Que o que aconteceu entre 64 e 85 foi 1% do que o povao sofre todos os dias, mas que como somos povão, isso nao tem relevância nenhuma. De nada adianta sair chorando do cinema depois de ainda estou aqui, e fechar os olhos pra violência policial que acontece ate hoje.
@matesudo5 сағат бұрын
o que isso tem haver com o filme? o problema é dele se ele foi esperando algo que não foi proposto em nenhum momento
@AugustoM235 сағат бұрын
@@matesudo Eu literalmente acabei de explicar Como vc reagiria se alguém tentasse te explicar de carro sendo mecânico
@KlebinDaBoca4 сағат бұрын
@@AugustoM23 mas acho que esse não é o ponto do filme também. Me parece muito mais um lembrete pra classe média branca lembrar que também é afetada por esse tipo de merda quando o caldo entorna. Não me pareceu que o filme quis explicar dor pra quem já sofre dela.
@AugustoM23Сағат бұрын
@@KlebinDaBoca É uma boa visão tbm
@luzya29016 сағат бұрын
Daora gaiofato, obg por ter visto meu comentado na live e reagido ao video do chavoso gosto muio de vcs dois forte abraço.
@vitorfernnandes5 сағат бұрын
O Chavoso conseguiu algo incrível. Estar errado mesmo falando as coisas corretas. Como já vi isso acontecer diversas vezes durante minha graduação, não é algo tão espantoso, embora não deixe de continuar sendo incrível. Enfim, fez um vídeo pra engajar nas redes sociais. Conseguiu. Bateu a métrica.
@mmmicaelll5 сағат бұрын
Em que ele erra? Em minimizar as questões abordadas do filme, pondo a situação recorrente e estrutural das populações marginalizadas ou conspirando que a obra é uma espécie de manipulação da história e uma propaganda pró empresários?
@precisodeumvulgo4 сағат бұрын
maneiro, bela lacrada, mas argumento não tem nenhum ne? 🤡
@pedromatos94325 сағат бұрын
Porra, chavoso foi cirúrgico na crítica. Mudou minha visão totalmente.
@wildferreira5 сағат бұрын
Tipo: Eu tinha visto o vídeo do Chavoso e agora estou aqui vendo o teu ponto de vista. Concordo PLENAMENTE com as posições, CONTUDO, o questionamento é: Qual foi a proposta do filme? Teve um roteiro, teve um objetivo, teve um foco e sinceramente, acredito que o foco não foi levantar essas pautas e críticas que o Chavoso fez.
@marcelolucas84306 сағат бұрын
Uma parte considerável dos comentários aqui reforçam a crítica do Chavoso. Alguns inclusive podiam tranquilamente terem saído de alguma página do MBL ou do Brasil Paralelo. Pessoas que nunca foram enquadradas na vida e talvez até sejam bem tratadas pelos policiais.
@LucasSouza-vi8siСағат бұрын
ninguém está discordando ou dizendo que o que ele diz não é realidade, e sim dizendo que os apontamentos que ele faz ao filme especificamente não tem cabimento.
@pati4812Сағат бұрын
Usar o filme como ponto de partida para apontar a violência militar que segue até os dias de hoje, ok. Mas apontar que a empregada negra não tem destaque em uma filme que fala sobre a família Paiva, sequer faz sentido.
@DanielPereira-uk7cmСағат бұрын
Concordo em tudo o que o chavoso falou menos o que ele disse sobre o filme! As críticas que o chavoso faz o pq o filme em si não é o filme que ele quer ver! O filme é impecável do ponto de vista da realização e o exercício cinematográfico!
@SergioMirre5 сағат бұрын
O filme foi feito para as grandes premiações. Tudo nele foi planejado para enfileirar indicações internacionais
@alexconradosales29905 сағат бұрын
Exemplo disso é que o vídeo do gaiofato veio a cavalo no feed, e o vídeo do chavoso nem apareceu no feed, nem nas notificações, nem nos envios recentes das minhas inscrições.
@antifa825 сағат бұрын
O Chavoso não apareceu para mim
@tarsilaalbuquerque72594 сағат бұрын
O do Chavoso apareceu antes pra mim, eu já tinha visto. Inclusive, antes de ver q era recente, achei q este video tinha aparecido pra mim justamente pq eu tinha visto o do chavoso
@ivanilzamarques57397 сағат бұрын
Uma denuncia não invalida as outra.
@FilipeAguiarCarvalho3 сағат бұрын
Veja. Amo o chavoso e respeito totalmente as opiniões dele (e do Jones, que fez uma critica parecida). Mas a história do filme é a história do povo sim. Concordo que existe a necessidade de ver obras mais diversas. Mas eu consegui ver exemplos muito próximos de coisas que aconteceram com familiares meus no filme. Gente real. Povo. Gente que foi presa e torturada. Gente assinada pela ditadura. Gente que precisou fugir pra longe da família. Gente. Povo.
@rodrigojofelipe32042 сағат бұрын
Esse tipo de viés nos filmes acaba sendo visto em casos como o também conceituado "O que é isso companheiro?", também protagonizado pela Fernanda Torres e que mostra o sentimento de culpa do agente torturador, vivido pelo Marco Ricca, que se sentia culpado!!! O Capitão Nascimento tomando remédios e por aí vai!!!! De qualquer forma vejo nesse filme uma oportunidade de relembrar o que foi a Ditadura e seus fantasmas e traumas!!!!
@fernandoy.narciso6 сағат бұрын
e ainda perguntam por que ninguém mais ouve a gente... chavoso deu uma de jones manoel e foi do contra só pelo prazer de ser do contra, da forma mais sisuda e espanta-audiência possível
@andreaandrade86346 сағат бұрын
Exato
@gusta10awp5 сағат бұрын
há um tempo atrás eu não entendia o Jones e o Chavoso, você vai entender logo logo anote
@fernandoy.narciso5 сағат бұрын
@@gusta10awp dispenso
@lariboo6665 сағат бұрын
Quando você não se dispõe a ouvir o outro lado e julga ele apenas como contrário por birra, você facilita muito a sua defesa e o seu discurso, é dificil desenvolver um contra argumento, facil é dizer que o outro está pirraçando, mesmo que ele cite todos os motivos pelos quais tem essa opinião e sejam motivos válidos pro seu contexto social
@precisodeumvulgo4 сағат бұрын
eu aposto 100 reais que vc é branco e de classe média
@esaudementalebemestar6 сағат бұрын
Chuvosos foi cirúrgico, claro e sensato
@thiagoaguiar46502 сағат бұрын
Esse tiago é meio chato nisso, se não for o que ele quer ele acha ruim. É meio parecido com o Galo!
@mariainacia94096 сағат бұрын
Camarada, o Chavoso está colocando a visão dele que vem de outra realidade e bem pior. Como ele vai ficar muito emocionado?
@fredericonemeribeiro21256 сағат бұрын
Justamente por vir dessa realidade ele deve saber o sofrimento que deve ser sumirem com seu familiar por décadas sem notícias..
@jaisonotaviomorais5 сағат бұрын
Ao meu ver o Chavoso é o único que realmente sabe a realidade das favelas desses que se dizem de esquerda. E o mais lúcido tbm.
@stalinka216 сағат бұрын
Chavoso incomoda muito a esquerda Santa Cecília, que pelo visto inclusive tá em peso aqui.
@precisodeumvulgo4 сағат бұрын
pois é, não querendo criticar o trabalho do gaiofato, mas no público dele tem muito "esquerdista decorativo", ou, aquela galera que acha que ser comunista é usar camisa do che guevara, como se fosse um fã clube da taylor Swift
@hugopereira717544 минут бұрын
Na real o publico da Santa Cecilia está aqui, esse canal é o puuuuro suco. Uma tristeza saber que esse é um quadro do pcbr, aplaudindo Thiago, olha so q mundo maluco, o primeiro favelado do mundo
@91adadad27 минут бұрын
As pessoas que discordaram da análise dele apresentaram argumentos. Você só apresenta ad hominem.
@user-nr5zo5os2d2 сағат бұрын
Tentou lacrar e fez uma análise complemente rasa e anacrônica 😂 Pura perda de tempo.
@adonisquintas5 сағат бұрын
O chavoso tá criticando em essência algo que não está na proposta do filme ... É bem óbvio que a proposta do filme é mostrar o ponto de vista da família do Rubens Paiva, dentro da realidade dela e de todo seu entorno. Nesse aspecto, fica uma crítica com uma sombra de vazio...
@doloresalvesfonseca1133 сағат бұрын
Tá na hora da favela acordar 😮 vamos nos organizar e mostrar que juntos somos muito mais forte!❤
@fredericonemeribeiro21257 сағат бұрын
Ok, a critica dele é a industria do cinema e nao ao filme em si. Quer comparar dor e sofrimento, nao tem cabimento algum.
@beatrizramos11224 сағат бұрын
@@fredericonemeribeiro2125 mas ele não está comparando, ele disse no começo que o filme é importante, vcs se passam na interpretação de vocês
@danitecnolog51177 сағат бұрын
Aulas❤
@thamiresabrinaСағат бұрын
Tem a série tb , rota 66, Jones indicou. Muito boa!!
@lariboo6665 сағат бұрын
O OraThiago fez um video também expondo os pontos que ele não gostou no filme, e que pra ele o tornaram menos impactante, que eu realmente achei muito bem explicativo, como sempre aliás, o conteúdo dele é bem completo
@tarsilaalbuquerque72594 сағат бұрын
Eu super entendo que o Chavoso não tenha se sentido tocado pelo filme. 100% entendo. Mas dizer que o filme está errado por retratar as coisas q ele se propõe a retratar é o que não entendo.
@tarsilaalbuquerque72594 сағат бұрын
Olha, quando eu assisti o filme eu super fiz uma conexão de "porque esses caras (militares no geral) não foram julgados e condenados é q a PM ainda existe até hoje :/". Mas talvez tenha sido algo pessoal, e não uma reação geral.
@oswaldovenuto1750Сағат бұрын
Ele não é índígena e não fala em tupi-guarani. Pelo próprio raciocínio dele, não devia falar no lugar deles. Não foram os indígenas , também, que criaram a língua portuguesa e a USP...
@alexconradosales29906 сағат бұрын
Preparados, e continuamente incentivados pelos seus superiores para cometer crimes e utilizar as brechas das leis pra isso, são ações muito premeditadas para serem caracterizados como desvio de conduta.
@EdnaBenedicto2 сағат бұрын
Moro em uma cidade de 4 mil habitantes aqui no Paraná. Entre os policiais que passaram por aqui nos últimos 20 anos 3 se suicidaram. Alguma coisa com certeza não está bem. O último se suicidou na praça da cidade com a propria arma.
@henriquebayma8174 сағат бұрын
Ótimos comentários Gustavo
@gabrielKaingang66443 сағат бұрын
🎬 'Ainda Estou Aqui' traz à tona a realidade do estado de exceção permanente no Brasil, onde a violência estatal continua a ceifar vidas, especialmente nas periferias. Destaca a dor das famílias que vivem o luto sem corpo e a luta por justiça em um cenário de impunidade. A tortura e o desaparecimento forçado são crimes contra a humanidade, ocorrendo tanto sob regimes autoritários quanto em democracias. É hora de ampliar o debate sobre os direitos humanos e questionar a normalização da violência estatal.
@viniciuslourencolinhares42762 сағат бұрын
Vi o filme. É bom, mas não fiquei arrebatado. Entendo a crítica do Chavoso e concordo com ela. Como o Estado de exceção no nosso país é a regra para as camadas mais pobres, especialmente negros, ver uma família pequeno-burguesa sendo vitimada por esse estado de exceção, causa a revolta do Chavoso. A população periférica brasileira vive o drama da família Paiva todo santo dia, em graus distintos, a depender da região do país.
@jabuticabaproduzindo6 сағат бұрын
Crítica infundada. Ano passado teve o filme de Mariguella e ninguém da esquerda veio colocar porém. Só é útil em produzir separação no campo político da esquerda e dar razão às críticas ao identitarismo.
@GABIS942 сағат бұрын
Chatão da USP
@andree98915 сағат бұрын
Muita gente ficou sentida com a critica. Mas é importante criticar a forma de abordar um tema e o seu recorte, isso pode evidenciar não só a ideologia política daqueles que a contam mas de toda a sua classe (no caso a classe média). Se preferirem, entendam isso como uma crítica à industria dos filmes, que jamais teria financiado um filme que expusesse o papel deles mesmos durante a ditadura. Podemos fazer uma discussão da visibilidade que o filme teria sem tais financiamentos, mas não podemos fingir que o filme é perfeito e não tem defeitos, ainda mais sobre a desculpa do "recorte", pois ele é parte do problema e não apenas sintoma. Vamos pensar mais como Michael Moore e menos como Rede Globo.
@affonso045 сағат бұрын
Já vi essa crítica do chavoso, quem eu gosto muito, mas é cretina mesmo, é burra, ele quer fazer um paralelo onde não há, quer forçar muito a mão para defender sua posição mas é uma defesa burra mesmo. Vamos lá, Rubens de Paiva era realmente um homem de classe média alta e um político. Então a história é dele e é verdadeira ponto. Inclusive ele erra feio,o Rubens não era do PTB e sim do MDB, o cara não precisava lutar contra a ditadura mas lutou e pagou um preço muito caro,moreu. Chavoso foi muito desonesto intelectual e houve Inclusive muitos militares realmente contra o golpe, mais de 6 mil. Ele e o Galo estão com este discurso estranho, não gosto do Galo, um babaca malandro para mim, mas houve esquadrões da morte, a rota, polícias mineiras e os pobres sofreram muito na época e sofrem até hoje mas a história do filme é outra e tem seu valor sim,pessoas que lutaram e morreram por isso. É muito desonesto querer diminuir essas histórias para fortalecer a luta de classes no dia, e esse papinho que a esquerda playboy não fala para ele então ele não é de esquerda ou de direita, é de baixo, de baixo é ele eu sou pobre mas não sou de baixo de ninguém, tenho 59 anos e militante desde de 1.980 e quem tem que construir a revolução somos nós e não o playboy de esquerda que a revolução não é necessária para a vida deles e sim para o pobre. Enfim o Galo é muito desonesto intelectualmente e o Chavoso da USP foi por esse caminho e se continuar assim com essa canalhice também vai virar um babaca também. E por favor Gaiofato não embarca nessa valeu, você é melhor que isso. O Chavoso da USP está sendo muito desonesto intelectualmente e muito canalha e aqui não deve ser disputa de quem sofre mais e de novo sou pobre, sempre morei em quebrada, em São Paulo morava na vila Moraes então véio sei bem o que é repressão covarde.
@alinebrito66506 сағат бұрын
Temos que analisar o filme pelo que ele é e não pelo que não é. A história da família Paiva não invalida o sofrimento de outras. Olha, tá difícil defender a esquerda ultimamente… 🙄🥱
@ZoologiacomJP6 сағат бұрын
mto sectarismo...
@beatrizramos11226 сағат бұрын
Você não entendeu a crítica então
@gusta10awp5 сағат бұрын
seu ímpeto de "defender a esquerda" é abalado por uma análise pessoal de um mano? kkkk que brava guerreira defensora da esquerda
@lariboo6665 сағат бұрын
Po mas aí você não se ajuda, a esquerda não é um time de futebol ou um grupo de kpop pra ser defendida dependendo da opinião de um membro sobre um filme, é uma posição politica e determina as pautas que você apoia, algo que influencia na sua vida e na de outras pessoas como você, esse tipo de visão é reducionista, politica não é algo tão raso
@precisodeumvulgo4 сағат бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkk
@larissafranco90306 сағат бұрын
Seria interessante uma collab com o Orlando Calheiros, que trabalhou na Comissão Nacional da Verdade
@doom666kratosСағат бұрын
Chavoso, Jones, Galo, Léo e Gaio são os únicos que vejo fazerem críticas mais incisivas sobre a PM! ótimo react e excelente vídeo do Thiago
@gustavoc65796 сағат бұрын
Fico muito feliz de ver o trabalho que vocês estão fazendo camaradas, avante PCBR, venceremos
@masseired38 минут бұрын
Nossa gente, pensava que já tinham resolvido o caso do Amarildo.
@_alfredoneto015 сағат бұрын
Comecei a assitir o video agora, dei uma luda nos comentarios, se tem gente branca de classe media reclamando entao é pq a critica do chavoso é boa
@Alexpunk17364 сағат бұрын
E o caco Barcelos logo após o lançamento do livro na epoca teve que fugir do brasil e ficou mais de 10 anos fora da América do Sul porque a rota jurou ele de morte.
@josemariogamers82384 сағат бұрын
Esse mano ai só arruma problema. Quer fazer um filme com sua história só fazer. Faz um pix pra ele galera. Abraços.
@izabelamaral96535 сағат бұрын
Apenas uma observação: Chavoso não disse que não gostou do filme.
@elektravelvet1552Сағат бұрын
Ele disse sim Akkkaksksksk
@suelenbraga20066 сағат бұрын
Tá, entao cade os produtores de filme independente trazendo esse tema? Me dá os nomes e as obras.
@PumpiKING_editor2 сағат бұрын
N temos dinheiro p isso
@NelsonOliveira-x7g31 минут бұрын
A luta é dura e longa , uni- vos levantai e despertai povos dos extratos massacrados, na certa sabem como , quem dará os primeiros passos aí as fileiras engrossaras com certeza e com motivo e razão. É chegada a hora .
@beatrizramos11224 сағат бұрын
Cara, impressionante como falta interpretação de uns esquerdistas aqui, pqp. A crítica em si não é sobre o sofrimento da familia ou uma comparação, o Chavoso mesmo coloca que o filme é importante e que nosso cinema merece reconhecimento. O ponto da crítica é sobre qual a intenção de pessoas que apoiaram a ditadura produzir um filme que de certa forma ameniza a história com certos recortes dos militares "bons" e que faltou citar outras coisas que fazia parte da vida da Eunice, então parem de se passar um pouco. Ele não ter se comovido não significa que ninguém possa se comover, você pode se comover, gostar do filme e entender a profundidade da crítica, ou nada mais pode ser criticado? A ideia do Chavoso tem muito fundamento e que cabe sim a PRODUÇÃO do filme, não da história da família Paiva em si. E é isso, quando vão retratar mais sobre as diversas faces da ditatura na camadas sociais mais baixas? Quando que essas histórias serão dignas de uma super produção que vale até premiação internacional? Esse filme é bom e merece a produção, mas tem muito mais que os roteiristas poderiam escolher retratar a história da família da maneira como era, são escolhas.
@Elefanteazulll2 сағат бұрын
Talvez porque o filme é baseado no livro do filho do Rubens. É uma história que acontece em um momento da nossa história e que não vai falar sobre O momento em si. Neste sentido, jamais o filme iria tratar da ditadura, mas sim do desaparecimento de um familiar neste período. Se fosse um filme com o título A DITADURA DE 64, de repente faria mais sentido criticar que faltou muito. Ele não é um filme universal, que fala da nossa história, mas fala da história particular utilizando parte da nossa história e evoca alguns pontos em comum justamente por isso. Mas pretender que fosse um filme sobre a ditadura de forma quase que documental, é perder de vista o próprio filme.
@celiagroppo341022 минут бұрын
A origem de Valter Sales não anula a importância dos filmes que ele faz. A família de Rubéns Paiva ser pequeno burguesa não anula a luta e o sofrimento deles. Muitos militares eram contrários mesmo a Ditadura e não temos nem ideia de quantos foram mortos e perseguidos. O mundo e a vida não são preto e branco. Se formos por essa linha temos que lembrar quantos pobres apoiaram a ditadura. Esse tipo de análise me dá preguiça.
@dricasantana2ify58 секунд бұрын
Vi o filme e gostei muito, mas sempre sabendo que é um filme de uma panela feito para outra panela.
@equilibrio100direcao52 сағат бұрын
Vocês da esquerda identitarista dividem demais
@nome32963 сағат бұрын
Que maluco chato... 😮💨😮💨😮💨
@alexconradosales29905 сағат бұрын
Não e que todos os filmes tem que ser sobre isso, não distorça seu entendimento, a classe media também é feita de gato e sapato, mas não é feita de escravos, nem tem seus direitos violados na mesma frequência. Ou suas vidas ceifadas na mesma proporção pelo crime organizado ?
@wiIIovv13 минут бұрын
um filme que retrata uma história que se passa na ditadura (ou em qualquer período histórico que seja em qualquer lugar) não tem obrigação nenhuma de mostrar TODAS as complexidades e contradições do dado tempo. a história dos indivíduos não tem que vir carregadas com toda a coletividade quando essas histórias NÃO propõe isso. acho que o ponto é justamente esse, o filme não propõe ser a obra definitiva sobre família, memória e laços rompidos pela ditadura, é só uma das várias
@thamiresabrinaСағат бұрын
Dia desses eu vi um vídeo dr uma PM intimidando um cara pq ele tinha uma tatuagem de carpa !
@breno70494 сағат бұрын
Você tem a fala muito parecida com a de Rodolfo Neves, do história online.
@thorvengarderia8604Сағат бұрын
E vou falar mais: Pegou leve nosso mano chavos
@trespetiteolympia7 сағат бұрын
É crítica cinematográfica ou sociologia do cinema? Esses uspianos só sabem lançar esse olhar zdanovosta sobre a arte, preguiça 😴😴😴
@waychelb94397 сағат бұрын
É a formação dele ué kkk
@normalzinha6 сағат бұрын
Ficou brabinho
@B2KTRR9025 сағат бұрын
"😭😭😭😭😭😭😭" Clarissa
@Felp_272 сағат бұрын
🔥🔥🔥
@fernandoy.narciso5 сағат бұрын
ele só deve se sensibilizar com mortes na etnia dele, por isso n se identificou com o filme.
@lariboo6665 сағат бұрын
Já entendemos que você gostou muito do filme, pode se acalmar e respeitar outras opiniões sobre ele, estar aberto a ver outros pontos sem essa revolta tão grande, que inclusive te levou a escrever uma grande besteira, eu realmente senti que o Thiago poderia ter desenvolvido melhor sua critica, nesse sentido sinto que o outro Thiago se saiu melhor, mas isso é diferente de julgar o sentimento que alguém preto de periferia tem sobre situações envolvendo uma casta privilegiada
@thiagoaguiar46502 сағат бұрын
Na verdade, é uma situação complicada! Eu olho para o Gaiofato e não sei se digo que ele está ficando mais cabeludo ou se digo que está a cada dia mais parecido com o Renan do MVL!
@anajubs12307 сағат бұрын
Eu n prestei atenção no filme, tinha o Celton Mello em cena. Zoeira
@B2KTRR9025 сағат бұрын
Não sei, só sei que foi assim
@anajubs12304 сағат бұрын
@B2KTRR902 Celton Mello, Melton Cello
@prasersincero65386 сағат бұрын
Pow mano, essa crítica não me pega não. Bora fortalecer e cobrar produções que falem, por exemplo, da t.0rtura dos indígenas no Araguaia, etc. Etc. Mas o filme ta aí, fod4s3 vida que segue. Bora puxar a narrativa pras histórias do povo
@precisodeumvulgo4 сағат бұрын
mas é exatamente isso que o vídeo do Chavoso fez, nao acha? O impacto do vídeo é forçar esse debate, mesmo que o filme não tenha abordado esses temas
@camillagodoy34129 минут бұрын
Eu acho válida a crítica, mas o filme é inspirado numa história real, sobre as lembranças de infância do Marcelo Rubens Paiva, então, né não tinha muito o que fazer. O que eu acho super válido exatamente por serem brancos e de classe média alta é, que se acontecia com eles, como aconteceu com muitos naquela época, imagina como seria com as pessoas negras e periféricas? Nisso fala alto, não importava nem se você vinha de família rica, importante, se quisessem te calar iam dar desculpa de suicídio e os caralho a quatro, se fosse pobre, indígena, negro, aí mais ossada perdida pelos rincões desse país, sem a menor ideia do que possa ter ocorrido. A própria Eunice Paiva advogava sobre como os militares assassinavam aos monte os povos originários. Abre-se uma porta, e que vem mais histórias, diversas, mas que sempre nos lembremos de como essa época (que eu não peguei, graças a Deus) é uma mancha, uma ferida ainda fétida e mais aberta que a gente imagina da nossa história.
@Laura-n1o38 минут бұрын
O vídeo do Thiago
@jah-ir7 сағат бұрын
Pode ser relevante mas não consigo crêr em globais. Visão de patrício militar diz muito mais sobre o que omite.
@josesantana20504 сағат бұрын
É estarrecedor o silêncio da esquerda "progressista"... Agride de novo as vítimas.
@evandrosantana36703 сағат бұрын
Beleza, o filme deve ser cancelado. Próxima!
@antifa825 сағат бұрын
❤❤❤❤❤
@verggel5 минут бұрын
Marcas fortes da colonização e a escravização no Brasil são nitidas na arte onde sempre a classe media alta predominou principalmente nas artes visuais e no cinema, por isso tamanha afetação quando posta diante à qualquer critica genuína, só um adendo aqui já prevendo os ataques ao chavoso de caráter pedante e altamente classista
@matheusnovoa57662 сағат бұрын
engajamento
@fernandoy.narciso6 сағат бұрын
a esquerda carece de carisma e atitude jovem no lugar desse tom maçante, professoral e pedante que impera nos canais comunas. na era das redes sociais o produtor de conteúdo precisa aprender a esconder a informação no meio do entretenimento, senão quem precisa mesmo assistir a gente não vai nem chegar perto.
@limonadadeabacaxi66334 сағат бұрын
Só q o problema é q n da pra explicar sem ser desse jeito, os termos são complicados e envolve mt economia e política. No fim, pra nós é mt mais difícil concientizar as pessoas, pq elas n querem escutar, enquanto o outro lado só resume tudo a "Fazemos bem pra sua família e seguimos Deus". Acredito q apelar pro msm lado q a direita faz n seja a maneira correta.
@morani85816 сағат бұрын
🎉🎉🎉
@renantsilva907 сағат бұрын
Olha, que cara chato! O filme não está acima das críticas, como nenhum filme está. Mas foi embasado puramente no "a família do filme é branca e classe média/alta. Que porcaria!"
@waychelb94397 сағат бұрын
Poisé, mas a história da família tinha elementos importantes, como o ativismo da causa indígena da parte da esposa. A escolha de ocultar certos elementos pra dar lugar a outros tem consequências sociais, principalmente na percepção do povo sobre a história. A crítica do Ora Thiago aqui no KZbin explica bem melhor que o chavoso as contradições na história e o porquê de muitas pessoas terem estranhado certas escolhas. O filme trata de um tema extremamente sensível, é mais do que natural que a recepção do filme seja extremamente crítica.
@renantsilva906 сағат бұрын
@waychelb9439 isso é um fato. Muito da luta da Eunice não aparece no filme, ou é apenas citada. Por isso as críticas são válidas! Porém, o filme deve ser criticado pelo filme que ele é, não pelo que ele não é. A história que escolheram contar é a da família, mais fechada. O jeito era fazer uma série com várias temporadas assim, aí deixaria o pessoal felizinho!
@waychelb94395 сағат бұрын
@@renantsilva90 é justamente isso! A crítica foi feita pelo filme que é: raso, sem consciência de classe e apontamentos fracos kkkk na minha opinião, é claro
@planetaazul-meunomeegaia88332 сағат бұрын
Mas, o filme não é sobre a D.Eunice, e sim sobre a família e o desaparecimento do pai, o dep Rubens Paiva, e como q ocorreu. Não dava pra contar sobre o trabalho dela em 2 h , teria q ter um outro filme Ainda estou aqui 2. Essa é uma geração - Z- com tanta necessidade de se mostrar inteligente q no final se mostra o oposto, esses blá blá blá todos nas redes, parece q não vivem a vida real, não tem amigos pra trocar uma ideia e viverem de forma leve e tranquila. Então, só lhes resta viverem de chororo nas redes, é muito triste isso, estão virando robôs e nem se dão conta.
@pati4812Сағат бұрын
@@waychelb9439 o diretor nunca quis retratar consciência de classe, procure saber da boca dele o que ele quis retratar no filme, "não falou sobre a vida da empregada negra", sério?
@MaicondmenezesСағат бұрын
Mais de 8k de views e menos de 3k de like, kd o like galera
@ign10967 сағат бұрын
Filme nota 5
@diegonardacci7 сағат бұрын
esse filme é nota 6, nada além disso.
@marcosschutz6 сағат бұрын
🎉🎉🎉🎉🎉
@marcellomarins81906 сағат бұрын
😢
@muchacho354056 сағат бұрын
Up
@encrackens3 сағат бұрын
Aeeee
@cbuquera4 сағат бұрын
Carinha com camisa Lacoste com este papo...
@helenlusvardi65552 сағат бұрын
Lembrei do Yago, o próprio
@rodrigorodrigueslouro72995 сағат бұрын
Existem narrativas diversas... Entendo, concordo, mas me dá preguiça
@viniciusmello52526 сағат бұрын
Chavoso está certo. Não vamos começar a fazer com ele o que os "críticos" da cultura woke fazem com as pautas das minorias..
@IvonFerreirMartins7 минут бұрын
kzbin.info/www/bejne/aGW6d6emg5WSiKMsi=v3M4fy7Mh3uXIBv0 Paulo Rezutti sobre a Revolução Russa. Vale react?
@matesudo6 сағат бұрын
o chavoso tem que entender que toda crítica a o capitalismo dentro do capitalismo é NECESSARIAMENTE contraditória. As críticas dele são inúteis, as grandes empresas de mídia não estão interessadas em proibir estas manifestações politicas assim como o governo não liga de existir um partido comunista dentro do senado porque fazem anos e anos que nenhum deputado do PCB ou PCdoB é eleito e duvido muito que seja.