Eu estava errado sobre o Thiago, rapaz educado sabe ouvir e se comunica muito bem, muito bom o programa.
@pedrohenoc Жыл бұрын
O mlk é foda né
@goat84259 ай бұрын
Ele se comunica bem, isso não quer dizer que todas ideias sejam bem organizadas e coerentes, muitas vezes parece ter pouco fundo lógico
@Flipandemic Жыл бұрын
Feita a minha crítica ao ideal comunista, agora quero parabenizar o programa e o bate-papo que foi sensacional. Parabéns Chavoso, parabéns professor Paulo, parabéns equipe NOIR.
@jpsoulslike Жыл бұрын
Paulo, cara....a história de vida do seu pai e praticamente o que eu estou vivendo nesse momento........3 crianças, precisando crescer na empresa, a 10 anos tentando terminar a faculdade, parar de beber e usar a mesma blusa a 10 anos kkkkk cara ...... Espero que algum dos meus filhos seja como você. Parabéns. Ps: mandei msg no seu insta faz umas duas semanas ou 3... Tenta ver por favor
@thalesrossi01 Жыл бұрын
3 filhos? Força, não deve ser fácil.
@hiagobarth5638 Жыл бұрын
Este é o podcast mais civilizado que existe. Ninguém faz o que se faz aqui. Meus parabéns.
@thalesrossi01 Жыл бұрын
Essas partes das famílias realmente me pegou forte, a elite brasileira é basicamente os políticos e o senado, não são eles que seguem as leis, ELES A FAZEM. Você vai pesquisando a linhagem e vai percebendo que essas pessoas estão em todas as camadas privilegiadas, na política, no entretenimento, na Globo e etc.
@goat84259 ай бұрын
Concordo, principalmente com a parte que ele destina críticas ao coronelismo e o uso do estado para alavancar seu próprio estatus social... Porem não acredito que hoje em dia qualquer grande empresa sobreviva dessa forma, o mundo se transformou e por mais que ainda pareça muito convincente esse discurso de casta dominante, hoje em dia podemos separar mais facilmente o "joio do trigo", digo isso não somente porque discordo categoricamente com o chavoso, mas também porque é nítido que cada vez mais a grande mídia tem perdido poder cada vez mais, a própria globo tem demitido artistas da casa e Tomando uma postura que mostra ela escancaradamente partidaria, assim como a record com suas teorias insanas sobre death note e Roblox tem sido escancaradas ao ridículo.... Enfim, acho algo muito fora da realidade ainda achar que somos pobres coitados sendo controlados por uma hegemonia dominante, as bipolaridade partidária mostra que o povo sim, sabe tomar novos rumos que não os que a mídia tradicional enfia guela abaixo, seja pro bem ou pro mau como vimos nós últimos anos
@FernandoLima-mh6tg Жыл бұрын
Eu sou de direita, mas o Chavoso é um cara que tem o meu respeito. E esse episodio mostrou que é possível sim ter diálogo entre direita e esquerda quando os oponentes possuem educação, conhecimento e, acima de tudo, respeito. Parabens aos dois.
@arn53486 ай бұрын
Esse cara é maior falso e se faz de vítima.
@Lilian_Moreira Жыл бұрын
Ano passado eu larguei a escola no 3° ano do ensino médio. Eu estava com 20 anos, minha sala tinha em média 5 a 6 alunos no total e era no período da manhã. Eu faltava muito por questões relacionadas a saúde mental mas me lembro bem da professora Bárbara que dava aula de Sociologia e História pra a turma. E principalmente a decadência no seu entusiasmo de dar aula para aquela turma. Me lembro especificamente do momento onde ela explicava alguma coisa sobre a USP, pois tinha no texto, e eu não sabia ler a sigla, nem sequer o que era, como vários alunos que o Chavoso palestrou. Eu li "Ú Essi Pê" e não entendia o olhar da professora pra mim até hoje, até agora. Mês passado completei 21 e a pensão por morte que recebia do meu pai acabou. Nunca fui ao Masp, Vila lobos, Ibirapuera, Liberdade, ao Centro de São Paulo, ao teatro citado no vídeo. Fui ao Butantã quando tinha por volta de 17 anos, minha irmã me levou, eu me lembro, envergonhada, o quanto eu ficava repetindo pra minha irmão o quanto eu não me sentia bem vestida para andar na rua do lado de gente com terno e roupa formal de escritório. Me senti verdadeiramente mal, como se meu lugar não fosse ali (era só uma rua comum). Sou alienada. Hoje isso mexe muito com a minha autoestima. Nossas escolas deveriam proporcionar inserção a sua própria cidade. Quantas crianças estão tendo seus horizontes limitados simplesmente por não saberem que existe um mundo além do próprio bairro?
@brendonblack915011 ай бұрын
Bom comentário, mas e agora como está depois de tudo ?
@isaiassenne2 ай бұрын
Digo o mesmo. Mas que tipo de saúde metal?
@matheushenrique001Ай бұрын
Nossa Lilian, a sua síntese de pensamento e clareza no que escreve dá de 10 em muito nego formado em faculdade. De verdade mesmo. É uma pena que tenha rolado tudo isso contigo mas se puder, não se culpe. Essa junção de acontecimentos que rolaram contigo é devido à um fantasma que é bem maior que a gente e não podemos controlar. Espero que esteja bem. Muita luz pra você 🙌🏾
@dudu.cellos Жыл бұрын
Respeito mutuo! Excelente.
@pedrojunior1914 Жыл бұрын
Resumo: Thiago com perguntas e afirmações simples, claras e incisivas. Paulo cruz se contorcendo e dando voltas ao globo terrestre para colocar o seu ponto.
@caiohscruz Жыл бұрын
Percebi na discussão um consenso de que o povo precisa se defender, "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco", fala do Noir. Acho que o entendimento de cada um sobre os termos "liberdade", "liberal", "conservador", "capitalismo" e "conflito de classe" diferem, interessante reparar que os "choques de perspectivas" na discussão sempre ocorrem na presença desses termos. Sou programador, isso é contexto pro que vem a seguir. No DDD, um acrônimo em inglês para um conjunto de conceitos para nortear o desenvolvimento de software, temos "linguagem ubiqua" que se refere à importância de definirmos bem os termos para que sempre que sejam citados, todos os envolvidos entendam a mesma coisa. Isso evita retrabalho no desenvolvimento e os prejuízos subsequentes das falhas ou quebras contratuais. Eu me entendo como comunista e não conhecia o Noir antes desse vídeo. Dito isso, entendo que o trabalho do Noir contribui tanto quanto o trabalho do Chavoso para a emancipação do povo. Na primeira metade do podcast, chegaram num diagnóstico de que o Brasil tem um problema com as oligarquias, que controlam o Estado, que garantem que o dinheiro dos impostos sirva aos seus interesses. Não podemos dizer que há um conflito de interesses entre o povo e as oligarquias? Não há um "conflito de classes"? Eu acrescentaria às recomendações de leitura, o Noir falou de lermos os intelectuais do abolicionismo, eu adicionaria lermos intelectuais anticolonialistas. Pensar em luta para a libertação dos escravizados e luta para libertação do domínio colonial é bem parecido eu acho. Já me falaram que eu me expresso de uma maneira que é percebida como agressiva. Eu adorei a discussão, não estou atacando ninguém.
@guibarros_11 ай бұрын
@@caiohscruzmano, justamente quando o paulo defende o capitalismo é qnd a coisa berimbola, porque eles nao estao falando do mesmo capitalismo, seria massa se o chavoso so perguntasse oq eh o capitalismo p vc? pq o paulo fala capitalismo como oportunidade, liberdade, riqueza, quando na vdd é só um modo de produção
@uiliansalexandreviola4729 Жыл бұрын
chavoso da USP, muito bem esclarecedor nos seus conhecimentos 📚📚📚
@matheusdocarmo627 Жыл бұрын
O Chavoso é um monstro! Parabéns pelo episódio!
@caiohscruz Жыл бұрын
Percebi um consenso de que o povo precisa se defender, "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco", fala do Noir. Acho que o entendimento de cada um sobre os termos "liberdade", "liberal", "conservador", "capitalismo" e "conflito de classe" diferem, interessante reparar que os "choques de perspectivas" na discussão sempre ocorrem na presença desses termos. Sou programador, isso é contexto pro que vem a seguir. No DDD, um acrônimo em inglês para um conjunto de conceitos para nortear o desenvolvimento de software, temos "linguagem ubiqua" que se refere à importância de definirmos bem os termos para que sempre que sejam citados, todos os envolvidos entendam a mesma coisa. Isso evita retrabalho no desenvolvimento e os prejuízos subsequentes das falhas ou quebras contratuais. Que discussão foda! O trabalho de vocês é fundamental para a emancipação do povo. Eu acrescentaria às recomendações de leitura, o Noir falou de lermos os intelectuais do abolicionismo, eu adicionaria lermos intelectuais anticolonialistas. Pensar em luta para a libertação dos escravizados e luta para libertação do domínio colonial é bem parecido eu acho. Uma coisa que, se eu estivesse participando do debate, gostaria muito de comentar é que o pensamentos dos dois estão mais próximos do que o debate me transpareceu. Na primeira metade do podcast, chegaram num diagnóstico de que o Brasil tem um problema com as oligarquias, que controlam o Estado, que garantem que o dinheiro dos impostos sirva aos seus interesses. Não podemos dizer que há um conflito de interesses entre o povo e as oligarquias? Não há um "conflito de classes"? Já me falaram que eu me expresso de uma maneira que é percebida como agressiva. Eu adorei a discussão, não estou atacando ninguém.
@grcoelho676 Жыл бұрын
Muito bom e produtivo o papo, sentir respeito de ambas as partes no que concordaram e no que discordaram. A intenção tem que ser o crescimento intelectual e consciência de classe, sem briguinha desnecessária!
@DaniloAcamp Жыл бұрын
Um show do fantástico Chavoso!
@fcanonico Жыл бұрын
tive poucos ídolos mas o paulo cruz é um dos caras que eu mais admiro, e me rememora o melhor de cada prof que eu já tive! chavoso é fera demais cara humilde! eu penso que os problemas do brasil podem ser analisados de maneira compartimentada e também podem ser analisados de maneira geral. podemoso olhar para o ser humano com extrema profundidade, narrando fatos, narrando experiências, e nos relacionando com a vida de forma generosa. desejo muito crescimento para esses dois enquanto grandes lideranças que o Brasil ama e merece.
@depositodovaltao2824 Жыл бұрын
Vou mentir não... Pra mim, negro, evangélico e de direta.... Paulo Cruz é uma inspiração
@pietrotv-r8w Жыл бұрын
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK @@depositodovaltao2824
@jorge-lemos Жыл бұрын
Ouvindo o Paulo falando eu entendo que ele quer lá no fundo é um tipo de socialismo, mas ele ainda tá apegado que não tem outro opção a não ser o capitalismo...
@henriquefigueira2088 Жыл бұрын
Mano, você foi cirúrgico. Paulo, como foi dito em um comentário por aqui, é um cara forte e inteligente, mas ele se perde na própria retórica, não consegue fundamentar essa ideário doidão que, supostamente, defende. Gosto muito dele, mas esse tipo de papo não tá colando mais.
@caiohscruz Жыл бұрын
Percebi na discussão um consenso de que o povo precisa se defender, "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco", fala do Noir. Acho que o entendimento de cada um sobre os termos "liberdade", "liberal", "conservador", "capitalismo" e "conflito de classe" diferem, interessante reparar que os "choques de perspectivas" na discussão sempre ocorrem na presença desses termos. Sou programador, isso é contexto pro que vem a seguir. No DDD, um acrônimo em inglês para um conjunto de conceitos para nortear o desenvolvimento de software, temos "linguagem ubiqua" que se refere à importância de definirmos bem os termos para que sempre que sejam citados, todos os envolvidos entendam a mesma coisa. Isso evita retrabalho no desenvolvimento e os prejuízos subsequentes das falhas ou quebras contratuais. Eu me entendo como comunista e não conhecia o Noir antes desse vídeo. Dito isso, entendo que o trabalho do Noir contribui tanto quanto o trabalho do Chavoso para a emancipação do povo. Na primeira metade do podcast, chegaram num diagnóstico de que o Brasil tem um problema com as oligarquias, que controlam o Estado, que garantem que o dinheiro dos impostos sirva aos seus interesses. Não podemos dizer que há um conflito de interesses entre o povo e as oligarquias? Não há um "conflito de classes"? Eu acrescentaria às recomendações de leitura, o Noir falou de lermos os intelectuais do abolicionismo, eu adicionaria lermos intelectuais anticolonialistas. Pensar em luta para a libertação dos escravizados e luta para libertação do domínio colonial é bem parecido eu acho. Já me falaram que eu me expresso de uma maneira que é percebida como agressiva. Eu adorei a discussão, não estou atacando ninguém.
@ryuunosuk311 ай бұрын
@@caiohscruz Sou programador e não sou comunista, entendi a sua constatação sobre o uso intercambiável dos termos, principalmente quando usou a analogia ao DDD. Eu lhe indago, a herança estalinista de muitos comunistas em chamar qualquer dissidente, crítico ou opositor de qualquer espécie de "fascista" não é uma manifestação real e comum do que você refere como "choque de perspectivas"? Ao meu ver, o "choque de perspectiva" é, em partes, falta de informação por não conhecer a fundo os termos, em outra, generalizações feitas para marcar adversários (um apito de cachorro) a fim de desqualificá-los. Sobre a libertação dos escravos, você já leu algo sobre as razões econômicas da escravidão? O custo de ter um escravo era maior que o de ter trabalhadores operando máquinas. Não é coincidência que a escravidão derrocou com a revolução industrial, as razões principais de sua dissolução eram econômicas. Sob essa perspectiva, o abolicionismo ganhou força real estando em cima de uma base já sólida, a natural desvalorização do trabalho escravo perante o trabalho operário. Em toda a história escrita, povos escravizaram outros povos, então porque o abolicionismo ganhou tanta força nas décadas seguintes à revolução industrial (1760)?
@Darquim11 ай бұрын
Vocês comunistas distorcem tudo o que foi dito pra caber no que lhes convém.
@victoroliveira4904 Жыл бұрын
Otimo episódio, precisa disso pra dialogar.
@yanmartinsdeandrade7187 Жыл бұрын
Thiago Torres me representa demais. Cê tá louco.
@Rafaelsouza478 Жыл бұрын
Maravilhosos❤
@h.felipe5941 Жыл бұрын
Otimo podcast! Interessante ver como conservadores e comunistas concordam em varios pontos, talvez num futuro poderemos ter soluções concretas apoidas por ambas as partes, fora da polarização.
Жыл бұрын
Monstros!! Uma pena que eu perdi essa conversa ao vivo.
@wesleyvecchiato7644 Жыл бұрын
O malabarismo pro mano defender o capitalismo hahahahahaha. Chavoso tem muita paciência, respeito total.
@samuelmp21 Жыл бұрын
malabarismo para não ser cancelado por quem pensa diferente.
@wesleyvecchiato7644 Жыл бұрын
@@samuelmp21 não meu caro, malabarismo para ele não se dar conta do que defende é uma bela duma bosta, e ele sabe.
@samuelmp21 Жыл бұрын
@@wesleyvecchiato7644 Bela de uma bosta é nego achar que tudo é culpa de um sistema companheiro ou tu acha que no socialismo não teria alcoólatras e irresponsáveis. O pai do cara bateu no peito e mudou o estilo de vida e as coisas aos pouco começaram a melhorar. O capitalismo é uma merda e espero que isso mude, mas vejo muito nego irresponsável tirando a responsabilidade de si e culpando o sistema pq não quer mudar o estilo de vida merda que leva. Já passei por problemas com o álcool e nesse período minha vida era uma merda, hoje tenho um bom emprego e estabilidade financeira e sabe como isso mudou? quando eu me responsabilizei pelas merdas que eu estava fazendo. Ninguém esta negando que exista desigualdade, mas foi nítido o incomodo do chavoso porque o cara não quis colocar o pai dele como vítima. Repito, o capitalismo deve ser superado, mas independente do sistema a responsabilidade está em falta.
@arn53489 ай бұрын
O chavosinho né ?@@wesleyvecchiato7644
@arn53486 ай бұрын
@@wesleyvecchiato7644o chavoso ne ?
@wesleyr563 Жыл бұрын
Achei engraçado o começo do papo e me chamou atenção kk Realmente sou de belo horizonte e me marcou muito quando fui numa cidade chamada Itaguara, que é no maximo uns 150km e as pessoas alem da humildade, elas nao conheciam a capital, e falavam de Bh como se fosse uma especie de "Dubai" para os brasileiros, é foda isso. E hoje morando no sul do espírito santo é a mesma coisa, e aqui tambem aconteve o inverso, quem mora em Vitória (capital) muita das vezes dizem que nunca ouviram falar aqui onde moro, eu acho bizarro, sendo uma cidade bem conhecida e turística kkkkk
@victorlessa73811 ай бұрын
Curti esse carinha. Muito top.
@antonio.s.7166 Жыл бұрын
O.PROFESSOR PAULO ABRIU MINHA MENTE, NO BRASIL O CAPITALISMO É SÓ PRÓS RICOS E MILIONÁRIOS, VOU LER SOBRE ESSE ASSUNTO. DEUS ABENÇOE
@lucasrichardson1347 Жыл бұрын
Capitalismo é assim em todo o lugar irmão, o que tem de conquista para os pobre e trabalhadores no mundo foi justamente isso, conquista, e com muita luta contra justamente esses ricos que ganham e lucram muito com o capitalismo.
@brunorezende7683 Жыл бұрын
@@lucasrichardson1347pera,então,o estado toma,fica monopólio do estado,o que causa dependência,sem manifestação política,cara vc percebe,falta de recurso que o dinheiro não caiu do céu não.
@lucasrichardson1347 Жыл бұрын
@@brunorezende7683 sim irmão e qual é o seu ponto
@Darquim11 ай бұрын
O que tem para os pobres no mundo foi o capitalismo que gerou. Quanto mais ricos num local mais riqueza é gerada para todos.@@lucasrichardson1347
@Darquim11 ай бұрын
Tipo um feudalismo.
@ISsantos0 Жыл бұрын
Paulo, gosto muito do seu trabalho, tenho muito respeito pelo teu programa, mas este episódio em específico, foi um belo de um monologo. O Thiago fica calado em grande parte do programa, sendo que ele é o entrevistado. Novamente, adoro todas as suas anedotas e acho q vc trás muita profundidade para o debate, mas eu quero ouvir o entrevistado também.
@johnathanoliveira2222 Жыл бұрын
Discordo.
@fab-t2k Жыл бұрын
Assistiu outro programa então 👍🏼😉
@victoroliveira4904 Жыл бұрын
Discordo
@_matheus03199 Жыл бұрын
Concordo, falou demais e não deixou o convidado falar mesmo
@guyfawkes5055 Жыл бұрын
O Paulo é um pretão inteligente, bonito, forte, com acessos e espaço, mas prefere usar tudo isso pra defender coisas que nem ele acredita. Na parte da meritocracia, ele disse que não existe, mas depois estava defendendo a mesma coisa falando sobre as pessoas que vivem de bolsa família... Depois ele disse que o cristianismo apareceu naturalmente, o Chavoso disse que foi forçadamente, ele discordou, mas justificou dizendo que foi a força... Depois discordou que os países se desenvolveram com exploração, tentou explicar e acabou dizendo que sim, desenvolveram com exploração. Eu acho que ele não acredita nas coisas que fala, mas continua falando pq é assim que ele mantém o espaço dele na internet
@helgafever768 Жыл бұрын
Ele quer pagar de isentão. Já vc é um fascistazinho assumido.
@wilts91 Жыл бұрын
Essa parte do cristianismo foi triste mano... Ele mesmo vai se contradizendo ao explicar toda a história... Como chegou primeiro na África q na Europa (n importa como tb), então tá tudo certo...
@wilts91 Жыл бұрын
Pior ainda é qnd vai definir o conservadorismo... Já q as pessoas querem manter as coisas boas, elas querem conservar... Então o conservadorismo é "natural" hahaha
@guyfawkes5055 Жыл бұрын
@@wilts91 Dá um pouco de vergonha às vezes. O Chavoso é um mlk e mesmo assim a gente vê como o Chavoso consegue conduzir a conversa com muito mais coerência do que ele, que já é um homem, formado, professor.
@felipejose8834 Жыл бұрын
@@guyfawkes5055Ele quer sair do Eurocentrismo, mas o Eurocentrismo não quer sair dele.
@batatvoadora242 Жыл бұрын
Divoooos Chavoso top dms
@siquara100 Жыл бұрын
O professor. Como historiador, vc deveria saber que CANADA e ESTADOS UNIDOS foram colônias de POVOAMENTO e não colônias de EXPLORAÇÃO. Isso fez toda a diferença.
@ehopechinchas Жыл бұрын
Engraçado essa realidade de SP que voces descreveram. Aqui em BH é tudo pertinho, kkkkkkkkkk
@MatheusViniciusMaath Жыл бұрын
Chavoso da USP é muito didático. Cara ajuda a ter consciência de classe que poucas pessoas da esquerda tem.
@arn53486 ай бұрын
É um drogado
@madrededeus10 ай бұрын
2:45:00 - estudo de Antroplogia onde encontramos varias tribos, clans de caracter anarquista, Recentemente - movimento Zapatista no Mexico, movimento anarquista em Rojava, movimento anarquista na Catalunha, (Espanha), 1936-39. O Capitalismo eh relativamente curto na historia da humanidade
@tobiasmaugus5603 Жыл бұрын
Episódio braboooo
@milsoncustodiocustodio6438 Жыл бұрын
que conversa de nível mesmo que com pontos de vista diferente mas que são da mesma realidade e não essa lacração que esta vencendo e convencendo o povão mesmo que nem sabem o que é direita e esquerda ficam repetindo narrativas de um lado ao outro
Жыл бұрын
Paulo Cruz, Alessandro Negão, Paulo Galo e Chavoso da Usp, ia ser muito interessante e necessária ver uma CONVERSA entre eles.
@luba5740 Жыл бұрын
Menos Paulo Galo né, pelo amor de Deus, ninguém merece escutar aquele Boça da quebrada
@pedrohenoc Жыл бұрын
O Alessandro Negão foi no avesso, papo foda tbm, ele e o ferrez trocaram uma ideia de alto nível
@uiliansalexandreviola472911 ай бұрын
festa em Tietê, festa de sao Benedito.... esta muito devagar, quase parando
@RicardoPM777 Жыл бұрын
👏👏👏👏
@jetronpereira9945 Жыл бұрын
Ótima troca de ideias.Pau Cruz chama Renato Freitas...
@victoroliveira4904 Жыл бұрын
Japão e um país rico, aonde foi devastada pelo bomba, mas a economia tá otima
@Shoudibola Жыл бұрын
02:32:00 - Paulo cita o filme com pior avaliação entre os historiadores no quesito veracidade de representação de um povo. Congratulações!
@gbvrrd Жыл бұрын
De baixo (os trabalhador) contra os De cima (os oligarcas) achei daora não é sobre Lula ou Bolsonaro e qual é melhor quem vai conseguir mudar as coisa somos nós daqui de baixo
@viniciussousa810111 ай бұрын
Boa 👏🏻
@makedaqueen6867 Жыл бұрын
Periferias de Sp foram projetadas pra ficar bem longe do Centro de sp
@Shoudibola Жыл бұрын
02:15:00 - Paulo Cruz caiu no conto do Canadá bonzinho. Meu querido, o que o Canadá explora de minério com trabalho análogo à escravidão pelo mundo não é brincadeira! Paulo precisa tirar essa venda aí e conhecer o Canadá que visita os outros países.
@kleberlelles4859 Жыл бұрын
Tem isso também
@summerdaze6121 Жыл бұрын
like like
@izaiasjunior1588 Жыл бұрын
eu como cristão, acredito que nós fomos criados para termos um rei, porem justo, bom e que trará a paz para o mundo!
@mrzmarcelo Жыл бұрын
Qual a função rei?
@antoniofernandodiasjunior8896 Жыл бұрын
rei só jesus cristo. o que passa disse é idolatria
@mrzmarcelo Жыл бұрын
@@antoniofernandodiasjunior8896 na sua crença parça. cada um com suas crenças e valores.
@izaiasjunior1588 Жыл бұрын
Falaa querido @@mrzmarcelo, eu ia perguntar se era nesse mundo ou no vindouro.. rsrs, mas pelo que pude intuir da sua resposta ao @antoniofernandodiasjunior8896 você parece não acreditar no novo céu e nova terra pregado pelos cristãos! Então a minha resposta a sua pergunta é, nesse mundo caído, arruinado, onde ser humando é intrinsecamente ruim, a função do rei é o que está escrito em 1 Samuel 8:10-18 ¹⁰ E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei. ¹¹ E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros. ¹² E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. ¹³ E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. ¹⁴ E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos. ¹⁵ E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos. ¹⁶ Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho. ¹⁷ Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos. ¹⁸ Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia. 1 Samuel 8:10-18
@igormateus00 Жыл бұрын
Caralho….papo bom
@julianaribas2380 Жыл бұрын
Se for p escolher o tipo de pobreza p viver,eu escolheria as dos EUA.
@rlsilva1603 Жыл бұрын
Apesar de não concordar com o Chavoso, achei muito bom o bate papo. Achei ele um comunista que sabe conversar e discordar com o maior respeito.
@renzoseixasgoldoni Жыл бұрын
Melhor Noir q eu vi!!
@alexandremacedo3003 Жыл бұрын
Uma cidade em que não se pode andar tranquilo na rua é boa pra alguém?
@luangiovanni11 ай бұрын
apesar de discordar do paulo eu achei o papo muito bom, quem dera a maioria das pessoas conservadoras fossem assim
@darthtepes575 Жыл бұрын
Up
@Thiago-os7xp Жыл бұрын
Que aula do prof Paulo Cruz! Duvido que o Chavoso tenha tido alguma aula desse nível na USP.
@precisamosfalarsobre5477 Жыл бұрын
Que aula idiota, esses caras estão discutindo de igual pra igual
@diegoalves4390 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@guyfawkes5055 Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@helgafever768 Жыл бұрын
A USP tem professores ruins, mas não chega a tanto 😅
@wilts91 Жыл бұрын
imagina a aula do cara q acha q o processo d catequização no BR não foi à força, a partir de colonização e muita morte...
@YUR1402 Жыл бұрын
Uma leitura ótima pra saber os mecanismos que engendraram a sociedade de classes é origem da família, do Estado e da propriedade privada, de Engels. Lá fica claro. Uma coisaa é certa, a propriedade privada não existiu sempre e foi determinante para sociedade de classes. A sociedade de comunismo primitivo, estava no seu embrião a sociedade de classe, pois era uma sociedade de escassez e muita fragmentada entre tribos e fratias. Escassez essa que era resultado de forças produtivas baixas. A sociedade de classe foi uma evolução, mesmo com seu caráter contraditório.. veja, só foi possível existir filosofia inicialmente por conta da escravidão, onde tinham homens ociosos para filosofar. A diferença é que hoje nós temos forças produtivas imensamente evoluídas e o mundo todo conectado, onde a burguesia é apenas um parasita, e o trabalho das forças produtivas socializadad é o início para fechar essa contradição.
@Eng_Simoes Жыл бұрын
Não. Família e propriedade já existem nos animais, Engels convenientemente se esqueceu disso.
@Eng_Simoes Жыл бұрын
Comparar não é equiparar.
@jnthn777 Жыл бұрын
Propriedade privada não é propriedade. Família enquanto alguma forma de organização social, de fato, existe até em outros animais, mas a família como núcleo em torno de um casal monogâmico é apenas uma das formas possíveis, e é dessa que o Engels tá falando.
@jnthn777 Жыл бұрын
Corrigindo: propriedade privada é um tipo de propriedade específico.
@Eng_Simoes Жыл бұрын
@@jnthn777 família em torno de um casal monogâmico existe já nos animais (em alguns, ao menos). Não há nada de exclusivamente humano na família ou na propriedade, havendo animais tão primitivos quanto besouros que já exibem comportamento territorial. O argumento de Engels de que estes arranjos sejam intra-específicos e contingentes de manifestações humanas culturais e de poder simplesmente não encontra base na ciência.
@zemoderno Жыл бұрын
É espantosa a paciência do Paulo Cruz.
@pv.v1ctor Жыл бұрын
Pena q o chavoso quase não falou né.. assim é foda
@raphaelbarone6697 Жыл бұрын
por um momento achei q ele tinha virado psicólogo. Kkkkkkk
@pv.v1ctor Жыл бұрын
@@raphaelbarone6697 poisé mano
@caiohscruz Жыл бұрын
Percebi na discussão um consenso de que o povo precisa se defender, "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco", fala do Noir. Acho que o entendimento de cada um sobre os termos "liberdade", "liberal", "conservador", "capitalismo" e "conflito de classe" diferem, interessante reparar que os "choques de perspectivas" na discussão sempre ocorrem na presença desses termos. Sou programador, isso é contexto pro que vem a seguir. No DDD, um acrônimo em inglês para um conjunto de conceitos para nortear o desenvolvimento de software, temos "linguagem ubiqua" que se refere à importância de definirmos bem os termos para que sempre que sejam citados, todos os envolvidos entendam a mesma coisa. Isso evita retrabalho no desenvolvimento e os prejuízos subsequentes das falhas ou quebras contratuais. Eu me entendo como comunista e não conhecia o Noir antes desse vídeo. Dito isso, entendo que o trabalho do Noir contribui tanto quanto o trabalho do Chavoso para a emancipação do povo. Na primeira metade do podcast, chegaram num diagnóstico de que o Brasil tem um problema com as oligarquias, que controlam o Estado, que garantem que o dinheiro dos impostos sirva aos seus interesses. Não podemos dizer que há um conflito de interesses entre o povo e as oligarquias? Não há um "conflito de classes"? Eu acrescentaria às recomendações de leitura, o Noir falou de lermos os intelectuais do abolicionismo, eu adicionaria lermos intelectuais anticolonialistas. Pensar em luta para a libertação dos escravizados e luta para libertação do domínio colonial é bem parecido eu acho. Já me falaram que eu me expresso de uma maneira que é percebida como agressiva. Eu adorei a discussão, não estou atacando ninguém.
@thalesrossi01 Жыл бұрын
Como vocês são chatos, o importante é o desenvolvimento do assunto. Vejo em vários podcasts comentários reclamando quando o convidado fala menos do que escuta quando o mais importante é o resultado final, agregou demais pra mim.
@pv.v1ctor Жыл бұрын
@@thalesrossi01 nossa o resultado final foi o chavoso tentando manter a linha de raciocínio e o cara cortando pra destorcer... Incrível 👍
@mundosemroteiro1 Жыл бұрын
chavoso da USP é sensacional muito lúcido em suas palavras, já o outro q está entrevistando o chavoso já viaja na maionese, espero q ele mundo seus pensamentos.
@caiohscruz Жыл бұрын
Percebi na discussão um consenso de que o povo precisa se defender, "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco", fala do Noir. Acho que o entendimento de cada um sobre os termos "liberdade", "liberal", "conservador", "capitalismo" e "conflito de classe" diferem, interessante reparar que os "choques de perspectivas" na discussão sempre ocorrem na presença desses termos. Sou programador, isso é contexto pro que vem a seguir. No DDD, um acrônimo em inglês para um conjunto de conceitos para nortear o desenvolvimento de software, temos "linguagem ubiqua" que se refere à importância de definirmos bem os termos para que sempre que sejam citados, todos os envolvidos entendam a mesma coisa. Isso evita retrabalho no desenvolvimento e os prejuízos subsequentes das falhas ou quebras contratuais. Eu me entendo como comunista e não conhecia o Noir antes desse vídeo. Dito isso, entendo que o trabalho do Noir contribui tanto quanto o trabalho do Chavoso para a emancipação do povo. Na primeira metade do podcast, chegaram num diagnóstico de que o Brasil tem um problema com as oligarquias, que controlam o Estado, que garantem que o dinheiro dos impostos sirva aos seus interesses. Não podemos dizer que há um conflito de interesses entre o povo e as oligarquias? Não há um "conflito de classes"? Eu acrescentaria às recomendações de leitura, o Noir falou de lermos os intelectuais do abolicionismo, eu adicionaria lermos intelectuais anticolonialistas. Pensar em luta para a libertação dos escravizados e luta para libertação do domínio colonial é bem parecido eu acho. Já me falaram que eu me expresso de uma maneira que é percebida como agressiva. Eu adorei a discussão, não estou atacando ninguém.
@mundosemroteiro1 Жыл бұрын
@@caiohscruz não tenho nada a falar li apenas as 3 primeira linhas e as 3 últimas, espero q esse foi o resumo do seu testo, então vou dar um joinha no seu comentário
@guibarros_11 ай бұрын
parece que pro Paulo capitalismo está ligado a oportunidade, alta produtividade, liberdade, quando na verdade é só um modo de produção
@dmr_rydam Жыл бұрын
Leite 🗣🗣🗣47:30
@anandadaquino3604 Жыл бұрын
Eu amo a paciência do professor Paulo Cruz, pq tenho ctz que eu vou perder, e acabei de dar play...
@guyfawkes5055 Жыл бұрын
Eu já acho o contrário, os outros que têm paciência com o Paulo Cruz. Ele discorda de alguma coisa, depois alguém questiona e ele concorda com a pessoa
@kleberlelles4859 Жыл бұрын
O pai do Paulo cruz na época dele já era play boy perto da maioria com 15 anos trabalhava em um lugar top e teve um patrão que já falava de livros e coisas boas sendo que hj muitas pessoas ainda não tem contato
@arn53486 ай бұрын
@@kleberlelles4859e daí? Tem que ter essa cara de viciado igual o chavoso para parecer sério?
@carolviana2183 Жыл бұрын
Paulo, deixa o convidado falar. Acho que se a ideia é uma conversa, vc precisa ouvir um pouco mais.
@freakzclassics Жыл бұрын
"O Canadá nunca foi colonizador", diz o Paulo em 2:16:21 - o Canadá era colônia do Império Britânico, ou seja, exatamente o lugar de onde o colonizador extrai e expropria riquezas naturais e de onde retira (ou aloca) a mão de obra de nativos oprimidos e genocidados ou de africanos sequestrados e levados para as colônias. Dizer que o Canadá nunca foi colonizador e, 'portanto', jamais escravizou é como dizer que o Brasil nunca foi colonizador e, portanto, nunca empregou mão de obra escrava.
@Arekkissu10 ай бұрын
4:37
@indiorapnacional10 ай бұрын
Paulo deixa o convidado falar, o final quase o convidado não falou , você pegou quase uns 10 minutos só falando colocando sua linha de raciocínio fechou o programa com uma pergunta do chat e pronto.
@misoliveira45194 ай бұрын
Monólogo... Cadê o entrevistado? 😢
@roneygomes5264 Жыл бұрын
Não penso igual ao chavoso mas ele é muito interessante .. parabéns pelo pod cast
@Eng_Simoes Жыл бұрын
Muito importante esse trabalho que o Chavoso faz com o Lumpenproletariado, criando toda a nova geração de bandidos com consciência social. A serviço da verdade, existem inúmeros programas de apoio à permanência universitária na USP, que se não pagam muito certamente pagam mais que ficar fumando narguile no portão.
@johnlenosilvareis6287 Жыл бұрын
Engraçado de mais ver uns alienados dizendo q o Paulo cruz ensinou algum coisa hahaha o cara toda hora discorda e quando vai explicar acaba concordo sem concordar
@Paulossantos Жыл бұрын
Chavoso é top demais.
@afonsogomesxvx Жыл бұрын
Mano, esse cara leu, leu , leu, estudou, estudou , estudou e não entendeu nada 😂😂😂 ele simplesmente falou besteira o programa todo e não deixou o convidado falar. Foi só palestra de groselha
@danilorodrigues5869 Жыл бұрын
O liberal sempre mete "a gente nunca teve capitalismo". Irmão, que mundo é esse que você vive? Capitalismo é um sistema que permite uma mobilidade social, mas ela é extremamente baixa, a intenção é justamente acumular recursos finitos nas mãos de poucos. Até Max Weber que era um liberal reconheceu que o capitalismo depende da exploração e acumulação. O capitalismo está há séculos se desenvolvendo e funcionando bem, irmão. A oligarquia que você criticou é justamente a acumulação de capital nas mãos das elites. Mas que brisa esse negócio de capitalismo nunca existiu no Brasil. E o ponto do Chavoso sobre EUA ser capaz de proporcionar o que proporciona para a a população está correto, todavia não para por ai. É só não esquecer que os EUA sempre foram um país beligerante e que enriqueceu de vez durantes as Guerras Mundiais. Foi um país que financiou e explorou guerra no mundo todo. Não existe isso de capitalismo limpinho, o sistema foi construído com exploração, guerra, sangue etc. Agora, nem por isso concordo também que essa comunismo stalinista ai dos web comunas seria essa beleza não. Eles passam pano pra muita coisa que não concordo tais como os expurgos, perseguições etc. Entretanto, também é louco alguém achar que não houve e não há nada disso em sistemas capitalistas rsrsrs
@estelamendes6410 Жыл бұрын
Chavoso 👏👏👏👏👏👏👏👏
@joaoricardo7212 Жыл бұрын
O chavoso mostrou nesse final de programa oq todo "revolucionário" no fundo pensa: "O problema não é o burguês, o problema é o burguês que não financia a minha militância " O mlk passou o programa todo falando mal de burguês, mas quando questionado sobre o Eduardo Moreira (que tem um patrimônio estimado em 30 milhões) ele não usou nenhum termo perjorativo para se referir ao "sugar daddy" da soberana e dos movimentos que ele apoia. Pq será hein? Hahahahahaha
@luanaespindola5997 Жыл бұрын
Mas o problema realmente não é o burguês, mas sim o sistema que permite que o burguês exista (como classe)!
@wilts91 Жыл бұрын
vc entendeu certo... o problema nao é o burguês, não é o individuo... é como o sistema funciona, é oq e onde esse poder da burguesia é aplicado...
@johnlenosilvareis6287 Жыл бұрын
Eduardo Moreira não é dono de meios de produção, logo não é burguês ! Ele pode sim ter muito grana mais ele não é burguês de fato!
@luba5740 Жыл бұрын
@@johnlenosilvareis6287o loco, o Eduardo Moreira não é dono de banco agora? Kkkkkkkkk é isso, o problema não é o burguês, o problema é o burguês que não financia a militância que eu acredito, pode ser dono de banco, ter 30 milhões na conta, mas a gente faz esse não ser burguês kkkk
@jrmsrs Жыл бұрын
Assim, cara é bem simples, existe todo esse estereótipo mas comunista não odeia O burguês, o comunismo tem problema com o sistema burguês si, é que no Brasil a burguesia é simplesmente de outro nível, de burguês a gente espera o mínimo, que é o desenvolvimentismo, o investimento, coisa que beneficia o nacional como todo, aí acaba que qualquer burguês minimamente sensato daqui é um traidor da classe. Por isso a depender do sistema do processo socialista como na China, a burguesia é instrumentalizada porque alguns podem servir como um agente na industrialização, na melhora ...do próprio capitalismo..., mas a finalidade teoricamente é isso ser temporário. "Ah mas então pq a revolução ABCD f00zilou e prendeu burgueses???". O que acontece na revolução não é de pegar em armas pra matar burguês, o comunismo quer a tomada a força do sistema, e se nesse processo os burgueses e seus aliados se juntam contra o sistema a arma é o instrumento de defesa dos comunistas (boa parte dos casos de mortes políticas), mas se ao contrário, os comunistas querem tomar os meios de produção, o burguês sem a fábrica não vai virar um mendigo, ele vai ser tão desempregado quanto boa parcela das pessoas do país com uma "pequena" diferença que é o PATRIMÔNIO individual, a arma é o último recurso se o cara acha que a propriedade privada dos meios de produção é mais importante que a própria vida (a maioria dos casos de prisão e exílio). Não que eu defenda, mas partindo do princípio que a maioria da população decidiu que queria uma revolução (levando em conta que por via da democracia liberal tecnicamente não é possível a mudança de sistema sem golpe de estado), o exagero mais extremo é quando uma revolução não permite um indivíduo - burguês ou não - que se declara contra a revolução fugir e se exilar pra outro país, de resto é o que acontece em qualquer sistema, o monopólio da força é a definição de Estado. Eu sou anarquista e tenho problema com o comunismo (marxismo-leninismo) por conta disso, por permitir a repressão do estado.
@rodrigofp929011 ай бұрын
“Silvio santo burguês safado” No fim esses caras só sao ressentidos pq nasceram pobres. Possuem questões internas de inconformismo.
@Liancego Жыл бұрын
Existe uma falta de entendimento absurda tanto dos comunistas como conservadores liberais, comunistas acham que oligarquia é o capitalismo oque na vdd é totalmente ao contrário, se há oligarquia não pode haver capitalismo e livre mercado, se fosse assim eu posso dizer que comunismo é ditadura, na qual eu sei que não é também e vai contra o pensamento
@victorresende1081 Жыл бұрын
Ow Paulo manda MUITO! ... ONDE queremos chegar, no geral, é próximo, seja para a pessoa de bem de ESQUERDA ou DIREITA. A grande questão é o COMO vamos chegar. Entre deixar o monopólio na mão de meia dúzia de capitalista ou na mão de um socialista, acho menos perigoso a primeira opção... Temos mais margem de manobra contra 6 empresários do que contra um Maduro.
@raphaflora Жыл бұрын
O cara é ruim demais pqp
@YUR1402 Жыл бұрын
Concordo que o termo direita e esquerda tem sido confundido, principalmente intencionalmente, esquerda significava o espírito político das classes de baixo, bem como o Chuvoso está falando, então falar de cima e baixo faz total sentido e é ate mais direto. Maioria da sociedade carrega o discurso, a narrativa, dos de cima, isso é claro. A classe média/alta é pura direita ferrenha, ódio de "pobre "...a classe média esquerdista é minoritária, mas como tem pouco povo na esquerda, justamente pq quando tiver o povo na esquerda é que a coisa fica revolucionária, acontece a associação entre sua situação econômica e espírito político.
@luksaraujo1011 ай бұрын
Oloco, essa parte de luta de classes esse Paulo num entende nada, malucão kkkkkkk. Admitir q existe classes nas sociedades antigas não é ser marxista não. Calma hahahaha
@thiagolaika9565 Жыл бұрын
eu acho que o Paulo deveria falar menos, o chavoso que é entrevista.
@Eng_Simoes Жыл бұрын
Ao que consta o programa é Noir Convida, não Noir Entrevista
@marcosrff21 Жыл бұрын
Precisam chamar alguém de esquerda que ensine o Paulo Cruz que progressismo não é de esquerda
@_matheus03199 Жыл бұрын
Porra mano, vou parar de assistir ao ep e dar um deslike… cara, esse mano não para de falar nem a pau e não deixa o convidado desenvolver, que chatice essa falação dele o tempo todo.
@mrzmarcelo Жыл бұрын
Que saco essa entrevista! Paulo se baseando na Bíblia e falando groselha sobre religião. Chavoso não dá sorte, Galo não deixou ele falar no Az ideia. Aqui foi chatão. Recomendo verem o último vídeo no canal do chavoso.
@Flipandemic Жыл бұрын
O ideal comunista é impossível de dar certo. Professor Paulo não quis usar este termo para manter o tom da conversa agradável, mas eu afirmo; o ideal comunista é impossível de dar certo. Já foi pensado, elaborado, teorizado, praticado e falhou em todos os ambientes que ele se materializou. Nesse caso, não é mais ingenuidade querer insistir em algo que deu e sempre dará errado, nesse caso, já é burrice mesmo.
@fnd6813 Жыл бұрын
Quando deu errado??????
@Flipandemic Жыл бұрын
@@fnd6813 Deu errado no século XXX. Trago essa mensagem do futuro. Cada uma viu…
@thiagosantt Жыл бұрын
Em nenhuma experiência socialista chegou ao comunismo. Nem perto. Pois ele ocorre quando a sociedade depois de igualada abole o estado e as classes sociais e esses tipos de divisões. E também o comunismo não pode ser um ideal já em essência. Explicarei o porquê: para tal, seria necessário que o pressuposto comunista tenha de ser fundamentado em cima de uma teoria IDEAL, no mais, idealista. Porém, em consideração ao método científico utilizado por Marx, o comunismo abole o idealismo, pois baseia-se no materialismo histórico dialético. Tendo surgido a dialética em Hegel, filósofo idealista. Portanto, em essência a teoria marxista não visa idealismo, tendo em vista que o método utilizado usa como prova as mudanças históricas e tudo aquilo feito pelo homem enquanto ato e produção. Já o idealismo busca com a idealização e metafísica a busca de algo além do homem, que pressupõe sua existência, idéia, ética. Então, são diretamente indispostos. No mais, acredito que você tenha dito isso por conta da ideia igualitária de Marx - já defendida por Platão e Aristóteles -. Em que o indivíduo aceitaria as mesmas condições de outro indivíduo, onde a liberdade individual tão defendia por Locke, Montesquieu, Smith. Suprimiria-se diante da igualdade, gerando uma utopia, onde todos vivem bem, tem comida e emprego. E simplesmente bilionários não comandam nem a política muito menos o mercado. No mais, a crítica é interessante porque questiona a natureza humana e suas ações em cada sociedade, como poderia o homem ser tão mal e ao mesmo tempo poder acostumar-se com uma sociedade onde sua "liberdade" individual se sujeitaria a maioria e bem-estar da maioria. Marx põe essa questão na cultura e na formação do indivíduo, enquanto sujeito-produto numa economia/cultura capitalista estaria propenso a agir conforme sua cultura, meios e modos. O que pode-se ver a ideia embrionária disso em Rousseau, com a ideia do indivíduo não enquanto sujeito ético ou moral. Mas sim produto social. No mais apoio a leitura marxista, é bem interessante.
@mrzmarcelo Жыл бұрын
Achismo, opinião vazia. Desenrola aqui, deu errado, onde? Tá vendo muito canal liberal.
@Flipandemic Жыл бұрын
@@mrzmarcelo desenrola você, onde deu certo. Tente e falhará miseravelmente.
@victorsoares5171 Жыл бұрын
Me pareceu um bololo de ideia sem fundamento, uma dica pro rapaz, tente abordar e esmiuçar melhor as ideias se não vira só uma cuspição de ideologia sem fundamento
@lucasl.righetto8853 Жыл бұрын
Chavoso, para de falar m...!!! Rapaz misturou liberalismo, conservadorismo e capitalismo, tudo como se fosse a mesma coisa, ainda mete a clássica de relacionar ao fascismo. Pelo menos não vi incitando golpe armado😂
@johnlenosilvareis6287 Жыл бұрын
Isso não são conceitos de direita? Acho q quem está falando M… e vc imb(!l
@gunnlibfashion4232 Жыл бұрын
😂 Blz,pergunta pra esses 3 oq eles preferem,o capitalismo ou o socialismo,pergunta se eles apoiariam um fascista que defende a volta da ditadura pra combater uma possibilidade de revolução dos trabalhadores
@arianerodrigues9520 Жыл бұрын
ELU E REPETENTE NAS MATERIAS KKKKKKKKKKKKKKKK TA 12 ANOS LA SELOCO
@YUR1402 Жыл бұрын
O cara preocupado com "tomada armada" sendo que a sociedade é extremamente violenta HOJE..
@DeangeloLarissa Жыл бұрын
@@arianerodrigues9520 grande coisa, tem analfabeto politico que trabalha em jornais enormes por ai, e são completamente chapados de ideológia
@alexandremacedo3003 Жыл бұрын
Aluno cujo estudo é sustentado pelos pagadores de impostos de SP... Essa é boa.
@4luado Жыл бұрын
Os pagadores de imposto de SP são a população de SP, em sua esmagadora maioria pobres e classe média. Rico paga imposto de menos, tem que cobrar mais.
@brunorezende7683 Жыл бұрын
@@4luadonão deveria para diminuir para todos,sei lá parece animalesco,porr@ minha compra foi taxada,tem imposto sobre cesta básica,sobre até o sol,energia eólicas é até bom pro planeta,tem um vídeo de um cara fez um poço que o cara construiu a mão e sofreu um imposto,eu quero entender porque você quer mais imposto,em vez de menos para pobre,
@brunorezende7683 Жыл бұрын
@@4luadotipo assim,eu trabalho com lógica,tem uma taxa de funerária,tive uns persegue,com pensão,de pai,e cá as coisas pós pandemia tão cara e não tão melhorando,então eu quero saber na real,porque mais imposto,e não sei lá diminuir,e fazer a transação dos negócios,diminui os requisitos,para abrir uma empresa,até leis,por exemplo,tinha uma época que era obrigatória ter um extintor no carro,e aviso de placa de saída,até quando só tem uma,cara o negocio,não é pobre contra rico,porque até os caras socialistas do psol,gastam teu dinheiro,em casa particular,porque você não luta para não ir para isso,e sim para outro lugar.
@pedromendes3100 Жыл бұрын
Desculpa mas o Tiago foi fraquíssimo, não conseguiu explicar nem o que era imperialismo.
@kleberlelles4859 Жыл бұрын
O pai do Paulo cruz já era dos pobre classe média dos pobres
@TallesRodriguescheat Жыл бұрын
E qual o problema?
@kleberlelles4859 Жыл бұрын
Não sei pensa aí quem sabe um dia vc não entende
@TallesRodriguescheat Жыл бұрын
@@kleberlelles4859 entendi, seu pai era um vagabundo que não se importava com vc.
@mccleuber Жыл бұрын
Cara não tbem não concordo com muita coisa que o nicolas fala e faz, mas o paulo falou que tem que ter estômago pra ele e me pergunto como ele teve estômago pra esse tal de chavoso? O cara discorda de tudo que o paulo fala msm com fatos concretos e pra discordar segue a cartilha da esquerda e depois diz que não é de esquerda. Fora que concorda com as ações do 08/01 desde que fosse em prol do que ele acredita, ou seja pura hipocrisia pq eu não concordo com o que houve lá independentemente da finalidade.
@runema13 Жыл бұрын
O cara quer comparar tribozinhas indigenas com todas as civilizacoes da historia
@helgafever768 Жыл бұрын
Tribozinhas? Que mentalidade colonizada 🤦🏻♀️
@johnlenosilvareis6287 Жыл бұрын
Tribozinhas? Hahah se vc não sabe o continente aonde vc vivi viviam milhares de tribozinhas hahaha ou seja milhares de indígenas nas Américas
@andrefarias4241 Жыл бұрын
@@johnlenosilvareis6287 milhares de indígenas é bondade sua. Milhões. O David Graeber tem um livro muito bom que derruba a falsa dicotomia entre Rosseau e Hobbes e introduz dados sobre diversas formas de organização social que fogem daquela ideia primitiva de origem da agricultura, propriedade e cidades pra formas de organização descobertas de fato por pesquisas de campo, ao contrário das especulações de Rosseau e Hobbes
@johnlenosilvareis6287 Жыл бұрын
@@andrefarias4241 me explica o que é milhares? Por q se tinha menos de 1.00.001 aí eu não sei!
@andrefarias4241 Жыл бұрын
@@johnlenosilvareis6287 só a civilização Maia é estimada em mais de 2 milhões, astecas mais de 10 milhões. Ou seja, milhões de indígenas nas Américas