Chegou o segundo Centauro!: O que muda com a chegada do novo blindado sobre rodas (8x8) do EB?

  Рет қаралды 15,128

BASE MILITAR VIDEO MAGAZINE

BASE MILITAR VIDEO MAGAZINE

Күн бұрын

Hoje receberemos o grande amigo do canal e engenheiro estudioso dos meios terrestres Paulo Roberto Bastos da Revista Tecnologia & Defesa. Ele irá discutir conosco os objetivos e estado atado atual do importante programa do veículo blindado sobre rodas 8x8 do Exercito brasileiro. Não percam será um tremendo barato!

Пікірлер: 80
@Antonio24577
@Antonio24577 11 күн бұрын
Mais uma excelente live , Paulo Bastos é excepcional .
11 күн бұрын
É um dos grandes mestres!
@mcgandolfi987
@mcgandolfi987 11 күн бұрын
Ótima live Felipe. Eu acredito que um bom complemento para esse tema seria uma live com o Paulo Bastos com as lições e aprendizados que a guerra da Ucrânia tem até o momento. Pois é um tema que o Paulo tocou sobre o uso incorreto dos M113, mas não aprofundou
11 күн бұрын
Ok, vamos chamar ele!!
@diegotarses9460
@diegotarses9460 12 күн бұрын
Fantástica entrevista, esse assunto de blindados é fantástico e precisamos ter uma comunidade maior sobre o assunto, assim como para mísseis de vários tipos.
11 күн бұрын
Que bom que vc curtiu, Diego!! Não deixe de ver nossos outros vídeos anteriores!
@Natan_Oliveira.
@Natan_Oliveira. 12 күн бұрын
Sobre o Centauro 2 prós fuzileiros, o CV-90 cairia bem melhor inclusive toda a família CV-90 , e como o que o EB usa os fuzileiros usam diferente o EB escolheria o Lynx KF41 com torre Hitfact .
@silviorobertoottonibezerra2234
@silviorobertoottonibezerra2234 9 күн бұрын
Parabéns a vocês pela live, muito boa e bem conduzida e com informações esclarecedoras, obrigado!
8 күн бұрын
Nós que agradecemos!
@ocaminhoimoveis679
@ocaminhoimoveis679 11 күн бұрын
Aqui José Luiz, parabéns Felipe pela entrevista. Sou leitor do Sr. Bastos, expoente brasileiro na área de blindados. Ancioso pelo livro sobre a Engesa que o Sr. Bastos esta escrevendo. Interessante a opinião do Bastos, sobre o uso de drones, como ele mesmo disse que tem um bom nível de contato com o pessoal do Exército Brasileiro, deduzo que esse pensamento é compartilhado com muitos oficiais. Bem, apesar da extensa propaganda de guerra. Creio que os drones estão na sua tenra infância como eram as aeronaves em 1914. As quais eram vistas por muitos oficiais graduados, como brinquedos de homens ricos e com pouca utilidade militar além de reconhecimento. Semelhante a este início de vida dos drones militares. Hoje o ponto fraco dos drones é seu elo com o operador. Mas com o avanço da inteligência artificial etc. Creio que logo serão autônomos e com novas baterias, motores, impressoras 3 d etc. Cada vez mais eficientes e furtivos e o pior de tudo para o adversário serão em grandes quantidades. Estamos no despontar de uma nova era. Tudo está mudando muito rapidamente e vejo o Centauro como uma Ferrari de luxo baseada nos conflitos do passado. O futuro é uma total incógnita.
@pauloziliani260
@pauloziliani260 11 күн бұрын
Concordo contigo, ainda por cima é um veículo importado sem nenhuma contrapartida para o Brasil, vai drenar 1 bilhão de dólares que de alguma outra maneira poderia ser gasto aqui no Brasil. Equipamento militar importado não passa de um brinquedo caro, explico, um equipamento como esse tem utilidade apenas pra que? Em caso de conflito como manter a cadeia logística de reposição? Como garantir que o país fornecedor mantenha a produção e fornecimento para o Brasil? Manter as forças armadas operacionais para que cara-pálida se não fabricamos os meios que justificam a existência dessas forças? Obviamente não estou advogando fabricar 100% dos equipamentos ou do que precisamos aqui, mas importar 75% daquilo que compra e simplesmente ridículo.
11 күн бұрын
Paulo, o Bastos disse claramente que hsverá offset por conta dos blindados (além do primeito e segunto protótipo) serão fabricados no Brasil com componentes nacionais. Vc não viu isso?
@pauloziliani260
@pauloziliani260 11 күн бұрын
Felipe, eu ouvi e espero que aconteça, embora não tenha ouvido nem lido nenhuma menção a respeito de nenhuma autoridade do exercito ou ministério da defesa sobre nenhum tipo de offset. Acho difícil pelo pequeno volume adquirido. De qualquer modo espero que eu esteja errado e o que o Paulo Bastos disse aconteça.
@elioetelmar
@elioetelmar 8 күн бұрын
Simplesmente uma live sensacional. 👏👏👏👏👏👏👏 Já é a terceira vez que assisto.😊
7 күн бұрын
Que honra!
@elioetelmar
@elioetelmar 7 күн бұрын
Espero que a live pelo celular direto do oriente médio esteja de pé. Desde já ancioso.
@Natan_Oliveira.
@Natan_Oliveira. 12 күн бұрын
Sobre o VBC-CC o EB deve contar com os dois tipos de blindados (MBT+MMBT) , talvez um núcleo de mbts e uma maior volume de mmbts que podem compartilhar a mesma plataforma com o VCI .
@domquixote8742
@domquixote8742 11 күн бұрын
Live muito boa!!👏👏👏
11 күн бұрын
Obrigado!
@EduardoVeloso-rn3qs
@EduardoVeloso-rn3qs 11 күн бұрын
Parabéns pela Lice, dó mestres.
11 күн бұрын
Pela LiVe, imagino! Rsrs Obrigado!
@EduardoVeloso-rn3qs
@EduardoVeloso-rn3qs 11 күн бұрын
Parabéns, pela live, dois dos melhores mestres em assuntos militares, debatendo um tema muito importante, perdoe me os erros do início.
@Natan_Oliveira.
@Natan_Oliveira. 12 күн бұрын
Qual blindado vai substituir os cascaveis modernizados lá na frente ? Mais Centauros ou outra blindado mais barato "Guarani com torre UT-30mk2" ?
@julio94157
@julio94157 11 күн бұрын
Muito cedo para saber, mas o EB não usa a UT30 MK2.
@AntonioCarlos-wo9mu
@AntonioCarlos-wo9mu 11 күн бұрын
**PAULO BASTOS** 🇧🇷 referência em Blindados , conhecimento e Humildade PARABÉNS 👍. FELIPE e MORGANA 🇧🇷
11 күн бұрын
Muito agradecido!!
@Walter-c2q
@Walter-c2q 12 күн бұрын
Uma perguntinha que não quer calar: Num hipotético cenário moderno de combate qual é a estimativa de vida desse blindado? porque na Ucrânia por exemplo os similares da OTAN entre a chegada ao cenário de combate e sua destruição parcial ou total não se passam 3 dias! .... e não falo de drone com taxa de 100% de letalidade como os Lancet Russo por exemplo , falo de drone chingling com cabeza de morteiro amarrada, ou seja com menos de US$ 2000,00 vai para a banha o blindado.
@Antonio24577
@Antonio24577 11 күн бұрын
O Bastos respondeu esta pergunta , assista ao vídeo!!
11 күн бұрын
E tudo sempre dependerá de: a) as capacidades do inimigo e, b) de, principalmente, da extensão do front...
@marlonrodriguesmaia
@marlonrodriguesmaia 11 күн бұрын
Cheguei atrasado tá tudo muito bom
11 күн бұрын
Depois nos conta se vc gostou!
9 күн бұрын
Oi amigos. Atrasando 😊😊😊de novo
9 күн бұрын
Oi Ade Japão!
@adrianopedraleite4621
@adrianopedraleite4621 12 күн бұрын
Sou muito fã da nossa forças armadas muito feliz com a chegada do 2 centauro e agora estou sabendo que está chegando mais um gripen 39 a nossa pátria merece um país seguro vamos em frente bela notícia
@fabriciosampaio915
@fabriciosampaio915 10 күн бұрын
Aprendi bastante 👏👏
10 күн бұрын
Que legal!!
@mariosergio330
@mariosergio330 11 күн бұрын
Para um país com essa deminsoes, seria um número de 800 ao menos. E mesmo poucos as entregas são muito demorada.
@Asker144
@Asker144 11 күн бұрын
Não precisa dessa quantidade toda também não,a maior partes do brasil cobre a floresta amazônica,quase inútil qualquer blindado
11 күн бұрын
Bem lembrado!!
@daviceschin8056
@daviceschin8056 11 күн бұрын
precisamos de 1.000 Gripens , 5.000 CVS90
@pauloziliani260
@pauloziliani260 11 күн бұрын
Quanto custou ao Brasil essa estadia dos militares na Italia?
11 күн бұрын
Dentro do valor total do programa, deve ser trocado!
@marlonrodriguesmaia
@marlonrodriguesmaia 11 күн бұрын
Agora um simples drone destrói ele drone pequenino e o que aconteceu com os tanques russo na ucraniana
@Asker144
@Asker144 11 күн бұрын
Os drones viram ora mudar,mais a maior parte dos estragos são artilharia.
11 күн бұрын
Na live o Bastos meio que desconstrói essa narrativa dos drones como grandes matadores de carros de combate... 🤔🤔🤔
@Asker144
@Asker144 8 күн бұрын
Qual a cronograma de entrega deles?
8 күн бұрын
Os dois que vieram da Itália já chegaram. Agora está sendo negociado o contrato de fabricação deles pela IVECO em Sete Lagoas
@cortezcortez9607
@cortezcortez9607 12 күн бұрын
Like 644 👍
11 күн бұрын
Valeu!!
@pauloziliani260
@pauloziliani260 11 күн бұрын
Esse evento com o centauro 2 mostra a efetividade de equipamentos importados. Se tivéssemos realmente usando o carro simplesmente ficaríamos sem esse ativo.
11 күн бұрын
Não entendi seu argumento, amigo... Explica melhor pra eu poder responder...
@pauloziliani260
@pauloziliani260 10 күн бұрын
Sem problemas. Um blindado desse tipo serve para atuar em serviços de rotina na segurança pública do Brasil? Não. Esse veículo está sendo utilizado em alguma fronteira brasileira nesse momento. Não. Estamos utilizando esse veículo em alguma disputa de fronteira? Estamos em guerra? Também não. A retenção desse carro na Alemanha não alterou em nada as condições de defesa de fronteira, nem na estabilidade externa ou interna do país. Quero deixar claro que acho necessário o veículo, aliás acho necessário muitos outros equipamentos militares para o Brasil, mas isso é outro assunto. Voltando ao caso do Centauro 2, sendo esse veículo um equipamento importado e estando o país em situação de conflito, ou necessitando desse mesmo carro para proteger nossas fronteiras de algum tipo de ameaça ficaríamos privado desse meio (ativo) por questões que ainda ninguém sabe. Quanto tempo o veículo está retido? Será que teríamos garantida sua entrega?Quantos fatores influenciam na fabricacao e entrega de um equipamento militar importado? Sabemos que são muitos e não estão sob nosso controle e esse é o grande problema. A efetividade desse meio só pode ser verificada no campo de batalha, e os conflitos não esperam por desembaraços alfandegários ou peças de reposição que você não tem e nem faz. Foi o que eu quis dizer. Se pelo menos pudermos nacionalizar as partes críticas retiro tudo que disse, do contrário é assim que penso hoje.
@GuilhermeAlvesJorge
@GuilhermeAlvesJorge 12 күн бұрын
Like 541
11 күн бұрын
Obrigado! 👍👍👍
@selso6626
@selso6626 10 күн бұрын
X
@eliaszinaassef376
@eliaszinaassef376 12 күн бұрын
Engraçado, não existe engenharia para ver isso?
@leolima1896
@leolima1896 4 күн бұрын
Quem sabe daqui a 10 anos , chega os 98 veículos, piada isso.
Күн бұрын
Se você acha que o número é pequeno, e eu também acho, manda uma reclamação aos nossos políticos em Brasília. Isso está nas mãos deles...
@LuizMoraes-fn5ir
@LuizMoraes-fn5ir 12 күн бұрын
Pra que isso ? Será que serve pra pintar meio fio, capinar mato e desfilar com o MST e MTST ? 😂
@pauloziliani260
@pauloziliani260 11 күн бұрын
Serve pra combate também, o problema é que não é fabricado aqui. No final das contas você está certo.
@Asker144
@Asker144 11 күн бұрын
Vai estudar
@Asker144
@Asker144 11 күн бұрын
COMPLEXO DE VIRA-LATA 😂
11 күн бұрын
Luiz o canal não aceita posts de conteúdo politico partidário pra qualquer lado. Por favor não insista!
@LuizMoraes-fn5ir
@LuizMoraes-fn5ir 11 күн бұрын
"Primeiro vieram buscar os comunistas, e eu não disse nada por não ser comunista. Depois vieram buscar os socialistas, e eu não disse nada por não ser socialista. Então vieram buscar os sindicalistas, e eu não disse nada por não ser sindicalista. Em seguida vieram buscar os judeus, e eu não disse nada por não ser judeu. Também vieram buscar os católicos, e eu não disse nada por não ser católico. Então vieram me buscar, e não havia ninguém para me defender". Sorte e saúde pro senhor e os seus. Adeus.
@martindorneles3615
@martindorneles3615 11 күн бұрын
O que muda? Nada! Iremos continuar a depender do armamento importado ao invés de se produzir aqui..... isso é bom?
11 күн бұрын
Martin, pra sermos verdadeiramente "independentes" na área de material de defesa precisamos atender a um minimo de razoabilidade no plano industrial, ou seja, existe um número mínimo de amigos cidades a serem fabricados que justifique essa industrialização. E infelizmente, os orçamentos de aquisição de material de defesa que temos visto nos últimos 40 anos não atendem a estes números mínimos... Para atender seus requerimentos de nacionalização precisamos de muito mais dinheiro do que temos tido...
@martindorneles3615
@martindorneles3615 11 күн бұрын
Concordo. O que infelizmente no Brasil existia uma indústria de defesa principalmente de blindados no passado...., como o Estado ou Governo e Forças Armadas permitiram a falência..., as vezes me questiono o papel do IME e ITA e das próprias universidades na pesquisa de tecnologia de defesa? Por fim, mesmo com uma dezena de militares parlamentares e afins não vejo um movimento sólido em prol da indústria de defesa....a não ser o da defesa da Avibras....mas um país do tamanho do Brasil não poderá depender da cadeia logística da indústria de defesa estrangeira ....
@thiagogal6928
@thiagogal6928 12 күн бұрын
Nao muda nada sem indústria de defesa.
@ExBonafides
@ExBonafides 12 күн бұрын
Numa guerra contra uma grande potência, esses blindados viram sucatas calcinadas rapidinho, porque o Brasil não ter uma cobertura antiaérea, o Brasil é equivalente a um país africano em termo de proteção antiaérea. A doutrina militar do Brasil é de 1914 do tempo de guerra de trincheiras. O Brasil não toma exemplo do que acontece no Oiente Médio em países que não possuem sistema antiaéreo. O Brasil ainda não entrou no século XXI.
@Asker144
@Asker144 12 күн бұрын
Vai estudar😊
@thiagogal6928
@thiagogal6928 12 күн бұрын
@@Asker144 Quem deveria estudar é você. Sem indústria militar o país fica totalmente dependente dos outros, como acontece com a Ucrânia hoje. Se fechar a torneira já era. Já a Rússia, EUA, França, China depende de muito menos de outros. Burrin
@pauloziliani260
@pauloziliani260 12 күн бұрын
@@Asker144você não tem a menor ideia do que está falando, mas vou explicar. Equipamentos militares são efetivos em conflitos armados, é pra isso que servem. Nesse caso conflitos são resultados de disputas diversas entre países. Quando os conflitos ocorrem imediatamente vem os bloqueios comerciais e logísticos. Muito bem, como manter os equipamentos sem garantias de reposição? Como manter a luta sem garantia de entrega? Como continuar defendendo o pais sem a mínima certeza de que os equipamentos não sofrerão embargos até chegar aqui? Por equipamentos militares importados são apenas brinquedinhos caros, a menos que se fabrique aqui.
Embraer avança na concorrência indiana! Convites de parceria com a indústria indiana.
1:37:43
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 2 Серия
31:45
Inter Production
Рет қаралды 1 МЛН
Magic or …? 😱 reveal video on profile 🫢
00:14
Andrey Grechka
Рет қаралды 79 МЛН
Шок. Никокадо Авокадо похудел на 110 кг
00:44
Índia Míssil anti-aéreo Akash não será integrado ao radar brasileiro Saber M200
1:55:08
Gripen E vence F-16 na Tailândia!
1:42:59
BASE MILITAR VIDEO MAGAZINE
Рет қаралды 7 М.
ARQUEOLOGIA REVELA A INFÂNCIA DE JESUS? Israel com Aline
24:25
Israel com a Aline
Рет қаралды 163 М.
AI can't cross this line and we don't know why.
24:07
Welch Labs
Рет қаралды 320 М.
CNN NOVO DIA - 12/09/2024
2:31:25
CNN Brasil
Рет қаралды 84 М.
O 300º Guarani do Exército Brasileiro
6:53
Hoje no Mundo Militar
Рет қаралды 127 М.
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 2 Серия
31:45
Inter Production
Рет қаралды 1 МЛН