Christian Dunker e Gabriela Prioli: esquerda Leblon e elitismo intelectual

  Рет қаралды 9,928

Iluminismo Pós-Moderno

Iluminismo Pós-Moderno

Күн бұрын

Пікірлер: 271
4 ай бұрын
Eu não sei se concordo com esse vídeo. Não conheço muito o Dunker mas entendi a coisa toda de forma completamente diferente. Concordo em parte que para muita gente que tem que se preocupar 24 horas por dia com a subsistência ou sobrevivência não sobra muito tempo para pensar em questões como a finitude do universo ou o que é o tempo, por exemplo... mas para todas as pessoas, independente da condição pessoal, há tempo (e comumente existe o ímpeto) de se perguntar sobre o sentido da vida, sobre a justiça, sobre o bem e o mal, etc. Muitas pessoas podem não ter um arcabouço cultural ou uma formação que lhes permita transformar tais angústias em um pensamento mais complexo e organizado... mas isso não quer dizer que essas pessoas não tem tais questionamentos. Podemos ser ignorantes de um ponto de vista acadêmico, mas ignorância não é o mesmo que burrice. Agora, voltando ao Dunker... quando alguém diz que "não me interesso pelas questões filosóficas", me parece estar pré-estabelecido que esse sujeito já tem inclusive conhecimento de que essas questões existem e são parte do que se estuda em filosofia e que, para esse sujeito, são coisas sem importância. Tudo já está dado e explicado, seja pela ideologia liberal dominante, igreja, tradição, Status Quo... as coisas são assim e não vale a pena fica pensando no assunto. Isso não me parece ser comportamento de alguém que vive uma condição de penúria mas sim de alguém que desfruta de uma certa estabilidade ilusória e que adotou um comportamento de seguir uma vida irrefletida, consumindo e produzindo e cujas únicas prioridades ou preocupações são comprar o próximo smartphone ou coisa que o valha. Então, resumindo, alguém que, tomando conhecimento de que existem questionamentos sérios (não é ignorante sobre isso) opta por uma vida confortavelmente irrefletida... me parece se encaixar mais no conceito de burrice sim, ou no mínimo no conceito de Idiota da antiga Grécia.
@Celestelazuli
@Celestelazuli 4 ай бұрын
Concordo.
@CLEISEROBSON
@CLEISEROBSON 4 ай бұрын
Isso
@femaddu
@femaddu 4 ай бұрын
Não conhece? Vai ver o vídeo que ele tá ao lado de sionistas e não fala um A, validando essa ideologia supremacista.
@Cuskocuint
@Cuskocuint Ай бұрын
tem gente burra pra krl e nao tem problema com isso. o foda eh gente burra ter dinheiro pq herdou e nao mereceu.
@nohelpforthat
@nohelpforthat 4 ай бұрын
Como pobre de Nova Iguaçu, eu ligo para as grandes questões filosóficas. As pessoas do meu convivio também ligam. Acho que essas questões não são exclusivas da de pessoas privilegiadas, mas da humanidade. Algumas pessoas muito burras - que não pensam nesse tipo de questão - podem muito bem estar nas suas coberturas no Leblom. Na verdade, acho que essaa pessoas, mesmo que pensem nessas questões, continuam sendo burras, tendo em vista que desperdiçam muitas oportunidades de se aprofundarem, se concentrando em questões rasas como em qual restaurante irão no próximo fds ou outra coisa que valide suas existencias medíocres
@leonancarvalho13
@leonancarvalho13 4 ай бұрын
Nova Iguaçu presente
@andersonmax5743
@andersonmax5743 4 ай бұрын
Achei o discurso do vídeo prepotente/arrogante, tal qual a fala do Dunker. Pensar e refletir sobre a finitude da vida ou a sua continuação ... Deus... Desigualdades sociais e possíveis soluções está ao alcance de todos. E talvez nos momentos de mais "merda" é que surge este tipo de pensamento/reflexão. Mais uma vez, é ao meu ver uma narrativa de pessoas de classe média cagando regra do que uma pessoa pobre supostamente é capaz de refletir ou não. Tá cheio de "burguês" de barriga cheia nem aí sobre esses assuntos mais "elevados". Isso é pessoal e individual de cada um. Indepedente de classe social, estudos, etc...
@nohelpforthat
@nohelpforthat 4 ай бұрын
​@@leonancarvalho13 Presente!
@nohelpforthat
@nohelpforthat 4 ай бұрын
​@@andersonmax5743Acho que o argumento do vídeo acabou se perdendo por uma questão semântica. Por exemplo, ser burro é um possibilidade de ser e não necessariamente isso é ruim. Depende dos parâmetros. Mas não é por que os pobres e desfavorecidos não estão produzindo academicamente e participando de debates públicos que são burros.
@JRPage07
@JRPage07 4 ай бұрын
No Complexo de Israel com certeza alguém se preocupa com as grandes questões filosóficas
@minharemessa3360
@minharemessa3360 4 ай бұрын
Eu não vi o programa inteiro. Mas, por este corte, eu entendi o que ele quis dizer. Não foi no sentido de ser uma pessoa que estuda filosofia, que se intelectualiza diante da vida, mas da pessoa que começa a pensar na vida de modo mais profundo. Em si, diante do mundo, o que é o mundo, o que eu sou, para onde vou. Isso é importantíssimo sim. O fato dela não se preocupar, não faz dela burra, mas demonstra que o que está dado para ela já está de bom tamanho. E este também é um dos principais ataques feitos em nós, meros mortais diante da estrutura do capital. Pensar? Jamais...
@minharemessa3360
@minharemessa3360 4 ай бұрын
​@GiseleNunes-ny4ot Tempo é vida!
@PMfixman
@PMfixman 4 ай бұрын
O Dunker apenas deixou claro que essa opinião dele é para seus pares. Nem passou/a pela cabeça dele as bilhões de pessoas que vivem uma realidade muito distante da dele. Ele nem se lembra dela. Ele não chamou de burros essa massa humana espalhada pelo globo cujo esforço mental é voltado para a própria sobrevivência. Desses ele nem se lembrou. Ele chamou de burros seus pares que estão em condições de elaborar perguntas e ideias a respeito de determinadas questões. Dessa outra parcela, enorme, ele nem se lembrou. E o incrível é que a própria existência dessas pessoas, em tão extraordinário nº, deveria ser alvo justamente de várias questões fundamentais para discussão filosófica. Ele se esquece dos bilhões para os quais não faz o menor sentido refletir sobre de onde viemos, para onde vamos, pq estamos aqui, etc. Faria sentido alguém investir tempo e energia pensando em pq o Universo existe se esse alguém tem preocupações diárias sobre o que vai ter para ele e a família comerem? Se algum bando vai lhe atear fogo na moradia durante a noite ou assaltá-los? E de suas aflições com a falta de atendimento médico, de catástrofes naturais já que reside em área de risco. E vai por aí afora. Não; ele não chamaria esses de burros com certeza. E não os chamou. Ele só se esqueceu que eles existem.
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
Ele não esqueceu. Ele simplesmente não se dirigiu a eles, porque isso é coisa de afetado e de mentiroso.
@georgecjr8
@georgecjr8 4 ай бұрын
Acredito que até mesmo o cara que passa fome, em algum momento, nem que seja um curto momento, pode sim refletir sobre isso, não é necessário nem sequer ter nivel de escolaridade alta para se refletir sobre a existencia, nós(pobre ou rico) por natureza temos essa reflexão dentro de nós, pobre tbm tem religião e espirito !
@Gigi-op9fq
@Gigi-op9fq 4 ай бұрын
Quem está passando fome não acompanha o canal desse cara, nem sabem que ele existe. Eu só sei da existência dele, porquê fiz faculdade de psicologia, do contrário nunca saberia. Que problematização sem sentido.
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
@@georgecjr8 Elee associam gente intelectualmente mesquinha a pobre automaticamente e é o Dunker que é preconceituoso.
@BetoOliveira_machuta
@BetoOliveira_machuta 4 ай бұрын
Ou seja, Dunker está preocupado com questões que, afinal de contas, não tem importância alguma para a vida real de bilhões de pessoas.
@andrey_hans
@andrey_hans 3 ай бұрын
Obrigado pela reflexão, Daniel!
@GraPersonalTrainer
@GraPersonalTrainer 4 ай бұрын
Muito bom Dani Seus comentários são sensacionais. Sempre muito bem colocados. Muito bom te ouvir sempre! Me sinto muito representada. Obrigada
@helenamatias5
@helenamatias5 4 ай бұрын
Depois que o Dunker foi em um evento sionista e não se posicionou claramente contra o que Israel está fazendo com os palestinos, fiquei bastante decepcionada com ele. Então essa fala arrogante e pretensiosa dele não me surpreende 🤔
@fabriciasantos6920
@fabriciasantos6920 4 ай бұрын
Compartilho do mesmo pensamento.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Sério que ainda tem isso? Todo intelectual público que não se posiciona sobre isso, morre completamente pra mim. Obrigado pela informação. Tava até receoso de ter feito esse vídeo, mas agora isso me aliviou um pouco.
@fabriciasantos6920
@fabriciasantos6920 4 ай бұрын
Sim. Aí o Jones fez um vídeo sobre o posicionamento dele neste evento da elite israelense e o Dunker fez um vídeo dizendo que “agora entende por que o Jones foi expulso do partido dele”. Simplesmente ridículo. Eu gostava muito do Dunker e sempre via os vídeos dele, mas ele só é mais um intelectual bem-nascido que teve a oportunidade de ter uma boa carreira acadêmica e se acha superior a todo mundo por isso, tal qual o Pondé (que está no campo ideológico da direita liberal).
@B2KTRR902
@B2KTRR902 4 ай бұрын
O Jones fez um assado dele e ele ficou todo bravo, o melhor foi os próprios inscritos dele defendendo o Jones.
@BetoOliveira_machuta
@BetoOliveira_machuta 4 ай бұрын
O Dunker confunde erudição com inteligência. Um Montaigne ou um Nietzsche dariam muita risada na cara dele. Eles diriam com aquele sarcasmo: "Eu tb já fui um erudito!" Deve ser muito difícil para o Dunker (e por que não para nós, na medida de cada um) enxergar o mundo fora da perspectiva da classe média branca letrada. E isso não tem nada a ver com ter uma visão progressista e ter compaixão pelas classes populares. Pois ainda aqui pode ser a compaixão dos espíritos superiores, que Nietzsche relata quando crítica os homens "santos".
@alanpenidoferreira8143
@alanpenidoferreira8143 4 ай бұрын
O seu argumento é bem mais insensível que o do Dunker, ele não disse que esses burros são a classe trabalhadora, vc quem ta dizendo. Vc disse que reflexão e pensamento filosófico vem do ócio e grande parte da classe trabalhadora é alienada. Os oprimidos e explorados não só refletem sobre questões filosóficas como tmb produzem conteúdo filosófico. Vai em um boteco, um velório, um encontro de igreja, observa canções populares,as pessoas refletem sobre questões existências bastante, muitos se confortam com as respostas dadas pelas religiões mas muitos tmb permanecem inquietos e aflingidos por essas questões. Eu particularmente me senti bem mais ofendido com o seu argumento do que com o do Dunker.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Algumas pessoas interpretaram a coisa dessa forma, embora a maioria tenha levado a coisa por outro lado, que era mais o meu ponto. Isso fez com que eu tenha decidido que o tema da live da hoje vai abordar isso. O conceito de alienação. Aparentemente, muitas pessoas estão vendo como ofensiva a ideia de que parte da classe trabalhadora seja vista como alienada, porque alienado virou "xingamento". Diferente de "burro", alienado não é xingamento. Enfim, fica o convite pra live. Agradeço o comentário e peço desculpas se o vídeo soou ofensivo. Eu concordo plenamente que muitas pessoas oprimidas e exploradas refletem sobre questões filosóficas. Mas muitas não. Muitos opressores e exploradores também não. O grande problema é colocar todo mundo no mesmo saco, e o Dunker fez isso. Eu não. Eu não disse que todos os oprimidos são alienados ou algo parecido.
@osmarpimentel7799
@osmarpimentel7799 4 ай бұрын
Até pensei em falar do Dunker mas a melhor ideia foi dizer que o Daniel cidade é foda, sou fã desse cara, desse canal!
@faroanalítico
@faroanalítico 4 ай бұрын
Mas a alienação via de regra, não está bem na pobreza, onde a necessidade impera com mais força, mas sim na classe média, ante uma realidade em que os valores menores, aqueles que tipicamente chamamos de etiquetas, imperam sobre o pensamento crítico e constituem mundo com muito mais eficácia.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Falou tudo. As classes mais pobres são mais imunes à alienação, e por isso pode-se dizer que nelas há um pensamento muito mais crítico e realista (ancorado no concreto) do que nas classes médias (sobretudo média-média e média-alta), onde imperam as ilusões, e a ideologia faz seu melhor carnaval.
@millerteodoro7745
@millerteodoro7745 4 ай бұрын
Na minha experiência, ter acesso a informação e não ter condições materiais (viver com um salário mínimo ou menos, tendo que pagar aluguel e todos os custos de uma residência) mais pode atrapalhar do que ajudar, pq é muito fácil criar uma revolta dentro de si e um sentimento de impotência, encarrar a desigualdade do ponto de vista de um certo entendimento e estar do lado mais afetado pela desigualdade é algo que dói profundamente. Sou solidário com meus pares que sobrevivem com um VR de 10reais/dia e quando chega o fim de semana só querem beber, encher a cara e esquecer que a vida existe. 10:38 E digo mais, não acho que seja o caso da questão ser apresentada ou não, muitas vezes não o é, mas não é isso que faz diferença. As pessoas simplesmente não se importa com essas coisas pq elas tem questões mais urgentes para se preocupar. Você já tentou estudar com fome? Imagine ter que ficar pensando em universo e coisas mais abstratas quando se está passando fome ou em insegurança alimentar.
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
Charles Sanders Peirce, um dos maiores filósofos estadunidenses da História, já desmaiou de fome.
@millerteodoro7745
@millerteodoro7745 4 ай бұрын
@@lucasrinaldi9909 Qual o contexto?
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
@@millerteodoro7745 Se nem você sabe, não serei eu a te iluminar.
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
@@millerteodoro7745 E mais, você definitivamente não é "meu par" por ter o mesmo nível de renda. Nunca será.
@manuelgoncalves5853
@manuelgoncalves5853 4 ай бұрын
​@@lucasrinaldi9909que mala vc, hein? 😂
@DanielCaliban
@DanielCaliban 4 ай бұрын
Mas vc tem consciência que esse recorte de classe pra pergunta quem deu foi você né? Em nenhum momento foi dito que a pessoa hipotética da pergunta não reflete sobre essas questões pq está mais preocupada em sobreviver. Pode ser só um adorador de Danilo Gentili, de Jovem Pan..
@CLEISEROBSON
@CLEISEROBSON 4 ай бұрын
@@DanielCaliban exatamente
@maga7173
@maga7173 4 ай бұрын
Tô revendo e rindo pra caramba, dar biscoito, 30 pontos e alecrim. dourado. Maravilhoso.
@leandroschemmer
@leandroschemmer 4 ай бұрын
Acho inteligente aproveitar esses eventos como uma oportunidade pedagógica. E seu apontamento nesse sentido foi muito pertinente. Mas analisando a particularidade da situação foi uma pergunta bem debochada né kkk merecia um tabefe mesmo.
@BetoOliveira_machuta
@BetoOliveira_machuta 4 ай бұрын
O meu olhar é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de vez em quando olhando para trás... E o que vejo a cada momento É aquilo que nunca antes eu tinha visto, E eu sei dar por isso muito bem... Sei ter o pasmo essencial Que tem uma criança se, ao nascer, Reparasse que nascera deveras... Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do Mundo... Creio no Mundo como num malmequer, Porque o vejo. Mas não penso nele Porque pensar é não compreender... O Mundo não se fez para pensarmos nele (Pensar é estar doente dos olhos) Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo… Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, Mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe porque ama, nem o que é amar... Amar é a eterna inocência, E a única inocência é não pensar... 8-3-1914 “O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa.
@lean2325
@lean2325 4 ай бұрын
Tirando p fatp de q o Dunker e a Prioli possam apenas estar fazendo piada, mas eu parei de ouvir o Dunker pq ele se posicionou de modo bem pessimA no caso da palestina. O cara foi num evento sionista pra endossar o sionismo.
@PRINCIPIOSELEMENTARES
@PRINCIPIOSELEMENTARES 4 ай бұрын
então, ele é inimigo.
@Carcaravoa
@Carcaravoa 4 ай бұрын
​@@PRINCIPIOSELEMENTARESTotal. Exterminador de gentios...
@Adriano1980
@Adriano1980 4 ай бұрын
Com 19 segundos pausei para ler os comentários e endosso o que está dizendo, o Dunker é sionista e passou pano para o massacre em Gaza, eu também deixei de ouvi- lo.
@viniciustoresan4780
@viniciustoresan4780 4 ай бұрын
Ele é!
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
De fato, esse foi um erro grave dele. Na época o Jones Manoel denunciou
@meninoturgido
@meninoturgido 4 ай бұрын
Não sei se concordo... As realmente GRANDES questões filosóficas perpassa por todos, por isso existe a religião
@JRPage07
@JRPage07 4 ай бұрын
Que foto é essa? 😂😂
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Exatamente. Não é apenas a filosofia que tentou dar conta dessas questões: bem antes dela já haviam as mitologias, as religiões e também temos as artes (como por exemplo a literatura, poesia, música...)
@femaddu
@femaddu 4 ай бұрын
A religião serve pra controlar as pessoas.
@GFC-j6p
@GFC-j6p 4 ай бұрын
As questões filosóficas, antes de serem questões, são preocupações. E enquanto preocupações, não dependem de nossa volição raciocinativa. Elas atingem a todos a todas, pobre e ricos, mesmo que os sujeitos não tenham isso conscientemente elaborado.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Por isso mesmo que os "despreocupados" são burros. Embora eu pense que os ricos e super ricos estão ainda mais longe dessas questões do que os demais. Veja só o caso do Elon Musk, se perguntarmos a ele "para onde vamos?", ele dirá: "para Marte". Apesar de ser o mais rico do mundo, não passa de um coitado. É mais difícil para os burgueses saírem da imbecilidade e da tolice: se fosse fácil, já teriam encontrado uma alternativa política e econômica que fosse mais eficaz que o capitalismo. Mas a sua burrice se resume a isto: só querem lucrar para seu próprio umbigo no curto prazo, satisfazer seus caprichos idiotas e fuder cada vez mais com 99,9% da população mundial.
@Cuskocuint
@Cuskocuint Ай бұрын
A lógica burro/inteligente só existe dentro do sistema de ensino, fora disso é elitismo. Dito isso, tem problema em dizer que 80% das pessoas têm algum tipo de analfabetismo? Ou QI baixo? Eu acho que não, tudo bem ser "burro", idiota e tal. A vida não é sobre ser o mais esperto.
@simonemmoura
@simonemmoura 4 ай бұрын
Assisti seu vídeo e já virei fã! ❤
@uelitonua
@uelitonua 4 ай бұрын
Parabéns meu nobre por sua clareza de pensamentos e ponto de vista, que é realmente muito parecido com que já trilho na vida!
@rosanacarrer8037
@rosanacarrer8037 4 ай бұрын
Já houve uma época em que Dunker era mais relevante pra mim. Mas começou a me irritar um pouco a falta de habilidade dele em se fazer entender. Desculpa, pode ser ignorância minha em vários assuntos. De fato, realmente pode ser isso. Mas acredito muito no intelectual que consegue falar de uma forma que qualquer pessoa possa assimilar a ideia. Comunicação não é isso?
@uelitonua
@uelitonua 4 ай бұрын
Eu acho minha cara que talvez eu só tenha visto na vida poucos intelectuais na literatura e na música também assim, posso citar aqui na música o Raul Seixas, e fora Bob Dylan e em um contexto literário o Noah Chomsky. Talvez não tenha muito haver porém li seu comentário e acabei lembrando e correlacionando, boa noite e desculpa a minha invasão!
@georgecjr8
@georgecjr8 4 ай бұрын
Eu acredito que pra entender certas pessoas precisamos evoluir nossa forma de ver as coisas, e o que temos dentro da cabeça sim! Comunicação sempre é mais favoravel para duas pessoas que se entendem.
@leonancarvalho13
@leonancarvalho13 4 ай бұрын
Pô, o dunker é um dos caras da academia que mais se esforça em explicar tudo. Se tu não entende, acho que é ou falta de interpretação ou de base teórica.
@rosanacarrer8037
@rosanacarrer8037 4 ай бұрын
@@leonancarvalho13 Pode ser sim! Como eu disse, pode ser ignorância minha. Não sou psicanalista de formação, apenas alguém que gosta do tema
@femaddu
@femaddu 4 ай бұрын
@@leonancarvalho13 O cara simplesmente passou pano para sionistas, já é carta fora do baralho
@lucianohuguenin6324
@lucianohuguenin6324 4 ай бұрын
Cara, você não é famoso igual o Cortela, Karnal Clóvis de Barros. mas você é muito bom! Parabéns pelo vídeo!!!
@maga7173
@maga7173 4 ай бұрын
Grato, vai com calma, sem tanta ansiedade,, como no seu curso de Foucault e sem palavrões, como no último vídeo,você é bem mais que isto, concordo com tudo, força Dani e gratidão. Conheci e ainda conheço Foucault por você, assim como pós -modernidade.
@cuador257
@cuador257 4 ай бұрын
Vc é esquerdinha
@hecceidade0
@hecceidade0 4 ай бұрын
Deixa ele fazer o vídeo da forma que ele quiser
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
@@cuador257 Acertou na palavra "esquerdinha". De fato, a esquerda "pós-moderna" em geral é uma esquerda sem nacionalismo e sem compromisso com o povo, ou seja, "esquerdinha nutella". Se alguém quer saber o que é esquerda de verdade, Esquerda RAIZ (no Brasil não existe ainda) é só olhar, por exemplo, para a China, e para o medo que os Estados Unidos tem dela. Pro Brasil, por enquanto, só resta a nutellada mesmo de um lado e os pseudonacionalistas de direita de outro, que batem continência para bandeira dos outros como se dissesse: me USA e depois descarta que eu gosto rsrsrs
@cleytonandrade862
@cleytonandrade862 4 ай бұрын
E seus seguidores? Se enquadram em qual categoria? Você avalia isso no número de likes? Ou da fome, ou privações? Vc dialoga com qual público? Quem são seus interlocutores nesse canal? Interessante pensar nas questões que vc traz, com um espelho na mão...o que acha? Seu canal se manteria? Um olavista de esquerda?
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Eu, como membro da classe trabalhadora, me sinto ofendido com este vídeo. Como se a alienação (que de fato afeta a todos, mesmo os mais inteligentes) me impedisse de colocar essas questões. Como se alguém precisasse entrar na universidade para aprender a pensar. A educação pode melhorar nosso pensamento sim, mas não se engane: NÓS, O POVO, SABEMOS PENSAR SIM. E TEMOS A CAPACIDADE DE CRIAR UM MUNDO NOVO, MUITO MELHOR. O que o povo precisa é de organização, e nisso os grandes pensadores e pensadoras de nosso país podem ajudar, lutando LADO A LADO COM O POVO. Basta a gente ser menos pós-moderno e mais NACIONALISTA, valorizando e zelando pelo que é nosso, inclusive a nossa INTELIGÊNCIA e RIQUEZA CULTURAL.
@campos6825
@campos6825 4 ай бұрын
Um desses intelectuais que adora chamar os caras de burro é o Paulo Guiraldelli.
@jeangoetten8763
@jeangoetten8763 4 ай бұрын
não sei se foi sem querer querendo, mas nessa o dunker acertou em cheio. o evangelistão vem aí. é uma questão no mínimo tática
@cleytonandrade862
@cleytonandrade862 4 ай бұрын
Em resumo: seu canal resistiria às suas críticas?
@zenondas
@zenondas 4 ай бұрын
"Não quero diminuir a existência Dunker"? Humilde vc...
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
Que horror, o Dunker chamou gente burra de burra! Abaixo o Dunker! Kkkkkkkkk
@eduardoalmeida61
@eduardoalmeida61 4 ай бұрын
kkkk Pois é!
@erickchaves4870
@erickchaves4870 4 ай бұрын
? Para o Dunker chamar alguém de burro, pressupõe-se que ele (Dunker) seja mais inteligente que esse alguém. De fato, a ignorância não pode ser testemunhável pela própria ignorância! Então, para alguém ainda mais inteligente (que o Dunker), pode ser que o Dunker seja burro ao chamar gente "burra" de burra, uma vez que ele tbm pode não estar vendo a própria ignorância de seu ato? Logo, será que Dunker, que não é um iluminado, pode, por dominar uma fração do conhecimento, chamar quem domina um pouco menos de burro ou burra? Pra mim isso tem nome: prepotência...
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
@@erickchaves4870 Seu raciocínio é impreciso. Dunker não predica a "burrice" com base na falta de domínio de alguém sobre alguma área do conhecimento. A condicional é não ter interesse, disposição interna, abertura, sensibilidade, etc, às grandes questões que assombram a humanidade desde sempre. Logo, não é um gradiente, mas uma lógica binária de sim ou não. Tem gente que atende a esse apelo, mesmo que de maneira informal. E tem gente que só liga para si e para suas necessidades imediatas - e não falta gente assim nas universidades.
@GiulianoPiccolo1987
@GiulianoPiccolo1987 4 ай бұрын
@@erickchaves4870 seu argumento não se sustenta a partir do momento que burrice é diferente de ignorância. E sim o grosso da população mundial é burra, pq é fútil, rasa, não se interessa em evoluir e aprender nada além do pão e circo. Então pra mim isso é burrice, não ignorância. Você não ter aceso a algo pode te fazer ignorante sobre o assunto, você não querer ir atrás de conhecimento te faz burro, pq é uma ação burra, logo você é um jumento
@erickchaves4870
@erickchaves4870 4 ай бұрын
@@lucasrinaldi9909 Disposição interna, abertura ou interesse pelas grandes questões da vida, ordinariamente, pressupõe a educação ( e outras benesses) que Dunker pode usufruir! Em sua dura fala, ele (Dunker ) não exime da "burrice" atribuída, os excluídos e oprimidos, que não tiveram a oportunidade material da "grandeza". É um privilegiado que desconhece a realidade de quem não foi dada a oportunidade de "pensar". De mais a mais, esse grande intelectual - capturado pelas grandes questões - foi a um debate sionista e se calou grotescamente sobre o genocídio palestino... Ali ele mostrou sua real estatura, bem menor que a de seus pares "burros"...
@CLEISEROBSON
@CLEISEROBSON 4 ай бұрын
Vc vai me desculpar, com todo respeito mas, vc critica o elitismo sendo elitista, pq nós pobres só prestsmos pra comer e cagar, enquanto ricos podem pensar em coisas filosóficas? Não é bem assim, como moradora da extrema periferia conheço mais pobre que eu mais intelectualizada que muita gente que é tão pobre que só tem dinheiro, pode até ser que tenha estudos sobre isso, mas vivência tbm conta.
@JRPage07
@JRPage07 4 ай бұрын
Tbm acho
@JRPage07
@JRPage07 4 ай бұрын
Em certas cidades que eu não vou dizer quais quem tem dinheiro só pensa em ostentação e votam em Bolsonaro, os p0rras não leem nenhum livro.
@samuellucas3044
@samuellucas3044 4 ай бұрын
É o bom e velho marxista de iphone. O cara que diz que toda questão filosófica é uma questão política 😅 Ele se acha uma miss universo.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Perfeito, é parecido com os "progressistas" que se dizem "antirracistas", mas acabam propagando mais racismo por causa da própria tolice (melhor dizer "tolo" mesmo hahahaha, não queremos ofender os burros, q nada têm a ver com isso)
@erickchaves4870
@erickchaves4870 4 ай бұрын
@@samuellucas3044 Valeu pelo elogio! Se tivesse me comparado com aquele ladrão de jóias de sua estima eu teria ficado ofendido. E se vc tivesse dado uma resposta com argumentos eu teria ficado surpreso. Kk
@samuellucas3044
@samuellucas3044 4 ай бұрын
A forma como os indivíduos se comunicam revela também as suas capacidades e competências, da mesma forma que revela a que grupo pertecem. Dito isso, prefiro Dunker, não se exalta e não confunde posicionamento político com psicanálise. Melhore, para que eu não tenha que criticar novamente.
@RENATASOLE
@RENATASOLE Ай бұрын
Nasci numa família muito simples, intelectualmente. Mas , desde criança, pensava sobre questões mais profundas. Racismo , deus , universo. Cresci e continuei assim. Minha segunda filha nasceu e era quase uma mini cópia de mim. Mas ela tava numa família com mais conhecimento em relação a minha. Ela era muito , muito, diferenciada. Aos 6 anos ela chegou em casa dizendo q tinha certeza q deus não existia pq a professora mandava agradecer o lanche a deus, mas eram as mães q faziam. Kkkkkkk Sou ateia e o pai cristão. Aos 9 anos ela me perguntou pq o pai dela dizia q ela era muito jovem pra decidir ser ateia e não era pra decidir ser cristã. Ela também pediu pra não participar da reza do pai nosso no início da aula. Na rua ela não olhava vetrines, olhava os moradores de rua. Aos 13 anos foi diagnosticada autista leve. Eu , logo depois , aos 47. Nascemos diferentes.
@tucobalboa
@tucobalboa 4 ай бұрын
Cara, o Dunker não falou nada disso,nem negou a influência do social nisso. Uma vida sem analise, sem pensar sobre ela se torna mais pobre, para ricos e pobres. Fato!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Acho que dá pra ter vidas riquíssimas de diversas maneiras.
@tucobalboa
@tucobalboa 4 ай бұрын
Sem refletir sobre ela? Não me parece muito inteligente, não é mesmo?
@johnrodrigues4817
@johnrodrigues4817 4 ай бұрын
@@tucobalboa Acho que ditar quais são as formas de se viver que são 'inteligentes' que não parece muito inteligente.
@eduardoalmeida61
@eduardoalmeida61 4 ай бұрын
Por quê você faz filosofia e publica vídeos na internet?
@tucobalboa
@tucobalboa 4 ай бұрын
@@johnrodrigues4817 sem reflexão tem inteligência? Ninguém aqui ditou nada amigo.
@oa7389
@oa7389 4 ай бұрын
Vídeo necessário. Excelente !!!
@datavenia3657
@datavenia3657 4 ай бұрын
Diante de tanta exigência daquilo que se chama civilização, chego a achar que nascer em uma outra espécie animal é melhor.
@igorferreira6931
@igorferreira6931 4 ай бұрын
Uma vez que só nós temos escravidão, já poderia afirmar com convicção
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Esse derrotismo só ajuda a direita e a classe dominante. Mas o masoquismo tá na moda né, bem como a preguiça e a covardia (de pensar, ou simplesmente de fazer qualquer esforço que seja). Parece até aquele playboy do 'Fiuk' pedindo desculpas por ser homem. Que postura feia cidadão
@datavenia3657
@datavenia3657 4 ай бұрын
@@juliuscaesar6462, realmente, o derrotismo ajuda as classes dominantes, mas a submissão atende ainda mais à ganância delas. Por outro lado, a preguiça é direito exclusivo e inquestionável das classes dominantes. Dominados têm a obrigação de se esforçarem, compelidos pelas classes dominantes e por seus capitães do mato, não em favor si próprios, mas em benefício dos tomadores dos seus esforços, que nunca são o bastante, o suficiente, o ideal (do dominante). O esforço tem que extenuar, tem que desgastar, arrasar, adoecer e nunca será o suficiente também porque quando se atinge um ponto também se muda o referencial e o resultado alcançado já ficou ultrapassado, perdeu valor, e há uma obrigação de sempre produzir e alcançar mais e mais e mais e se o ser humano natural não se submeter a essa imposição, é covarde! E burro! Aquele esforço que dois gametas fazem para se encontrar e se tornarem um só ser, e aquele que o ser faz para crescer e se desenvolver conforme as exigências da natureza sequer são lembrados pelos idealizadores daquilo que chamamos de civilização, evolução, etc. Seria coincidência que a espécie humana é a que tem mais espécimes que não suportam o peso da vida e dão cabo à própria vida? Imagino que se as partes desses espécimes desconfiassem do que lhes esperavam quando ainda eram gametas, seriam mais preguiçosos intencionalmente para serem apenas gametas. A cultura humana pode exigir, pressionar, classificar, impor e até matar, mas a natureza é o refúgio para qualquer ser vivo vítima da implacável determinação das culturas humanas. Claro que você sempre vai ser muito aplicado, interessado, produtivo, bom, bonito, inteligente, integrado ao meio social em que vive, mas se, por acaso, em algum momento, você não suportar tamanha imposição, ou por acaso não for classificado como o melhor espécime da sua espécie, talvez sirva de alento saber que a natureza só exige de você o esforço para se manter vivo, e ela não vai dizer que isso é feio ou que você é um derrotado. No conceito da natureza você é digno de viver, simplesmente.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
@@datavenia3657 Você fala como se o ser humano não fizesse parte da Natureza. Precisamos nos tornar jacarés ou bactérias para estarmos em unidade com a Natureza? Pelo amor de deus! A solução é o que então: se suicidar? ir pro meio do mato? ficar reclamando da civilização sem propor algo melhor? ficar desejando não ter nascido human e sim um pinguim? A vida é essa aí mesmo, com todas os seus problemas. DESENVOLVER ESTÔMAGO PRA REALIDADE DURA É OBRIGAÇÃO MORAL DO SER HUMANO. E aí, vamo ficar parado sem fazer nada, contemplando os horrores do mundo que nem um burguês safado à la budismo europeu, como o Schopenhauer? Ou será que vamos utilizar nossa inteligência (múltipla) para ajudar uns aos outros no que realmente importa? E o derrotismo é sim uma forma de submissão, ainda que indireta. Quem não se revolta, quem não contra-ataca os seus inimigos, é meramente um submisso, desconectado com a própria vida e a Natureza. Porque a vida é isso aí mesmo, uma NATUREZA SELVAGEM. Se não fizermos o nosso melhor, o que estamos fazendo aqui? Qual é o sentido dessa merda? Simples: não vai ter sentido nenhum.
@profdouglasfernandes
@profdouglasfernandes 4 ай бұрын
Gente, onde foi esse video que nao cinsigo achar?
@eduardoalmeida61
@eduardoalmeida61 4 ай бұрын
Cara, vc foi muito mala nesse vídeo. Polêmica barata e fácil a sua. Lamentável.
@fabriciogoto4297
@fabriciogoto4297 4 ай бұрын
Se um atleta recomendar 30 min de corrida, alguém vai fazer um vídeo falando que o atleta está sendo preconceituoso com quem tenha deficiência nas pernas… Nós pobres não somos tão sensíveis assim! E pobres tbm pensam nas grandes questões, não através da filosofia, se bem que às vezes sim, não vamos generalizar pobres e nem estados de pobreza. E o que é o espírito na psicanálise? Suspeito que ele usou o termo de maneira diferente do uso religioso, usou dentro da área em que ele atua.
@evaldoferreira7894
@evaldoferreira7894 4 ай бұрын
Muito bom
@Danis2Play
@Danis2Play 4 ай бұрын
Muito bom o canal
@Viltonx
@Viltonx 4 ай бұрын
Hegel = os criadores do espírito de uma época. Não necessariamente será o escravo ou o senhor. Não sabemos quem está produzido o espírito! Pois só será descortinada a longo prazo. Todos que estão vivendo o presente, não podem se definir como representantes do Espírito de uma época. Quem faz isso deve colocar o nariz vermelho....
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
O espírito de uma época (Zeitgeist) é apenas um aspecto do espírito. O espírito, tal como a cultura humana em sua totalidade, vai muito além de uma época finita. Dunker definitivamente não estava falando do "espírito desta época". Aliás, o "espírito desta época", apesar de suas muitas inovações importantes, é demasiado "pós-moderno", e não é mais livre do autoengano do que em épocas passadas. Em verdade, a arrogância dos meio-sábios só se inflou ainda mais, conforme os sem criatividade resolveram se contentar com a "última verdade absoluta": "não existe verdade", "existem apenas infinitas interpretações diferentes".
@Viltonx
@Viltonx 4 ай бұрын
@@juliuscaesar6462 idolatra a dúvida sempre.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
​@@Viltonx A dúvida e com ela a crítica são nossas maiores companheiras. O mais importante não é ter convicções, mas saber fundamentá-las bem e sustentar o debate, olhando as coisas pelos ângulos que esse assunto exigir. Quem não duvida e não questiona é presa do positivismo, e encontra enormes dificuldades na hora de sustentar racionalmente seus pontos de vista. Uma convicção só pode se tornar sólida e consistente se tiver passado pela dúvida. Por isso a maioria das pessoas que crê em Deus não o crê por terem chegado a Deus através da dúvida, e sim através da imposição social: ou seja, a maioria tem uma convicção frágil em Deus, e é inclusive por isso que eles se sentem ofendidos com quem pensa diferente. Mas uma vez que o espírito humano experimentou o mel da razão, não faz mais sentido voltar pra trás: resta tornar o pensamento forte, como disse Chorão, e quem sabe até tornar o impossível uma questão de opinião.
@claudiaaraujo2063
@claudiaaraujo2063 4 ай бұрын
Esquerda do Dunker é um olhar de expectador. Vai ser trabalhador pagando 4 busão para trabalhar e chegar em casa e fazer o almoço do dia seguinte, se vc vai pensar e em filosofia.
@ronaldonogueira947
@ronaldonogueira947 3 ай бұрын
Bom.
@ronaldothomejunior3702
@ronaldothomejunior3702 4 ай бұрын
Olá, professor, belo vídeo. Você tem algum material ou vídeo que fale sobre a filosofia oriental? A filosofia do Japão e China, por exemplo, é totalmente diferente da nossa tradição. O que você acha? Vale a pena aprender sobre eles sob um viés filosófico?
@toyoale
@toyoale 4 ай бұрын
A base desse lado da Ásia se não me engano vem da cultura chinesa, muito mais antiga e relevante para a Ásia do que o Japão
@fabiorocco7752
@fabiorocco7752 4 ай бұрын
A fama nos mostrou o dunker mais karnal
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 6 күн бұрын
Gabrily tá preocupadíssima com as grandes questões do mundo. Por isso ela usa saltos Louboutin para enxergar essas questões todas do alto.
@pedroribeirao8812
@pedroribeirao8812 4 ай бұрын
Espiritualidade sem consciência política/ de classe é superstição egoica
@2006Nana-v8y
@2006Nana-v8y 4 ай бұрын
isso, a consciência de classe nos fará viver o paraíso na terra rs...
@JRPage07
@JRPage07 4 ай бұрын
A consciência de classe é de Deus, Jesus falou dos ricos e dos pobres
@carlosverdascaverdasca6802
@carlosverdascaverdasca6802 Ай бұрын
A clínica psicanalítica é uma instituição burguesa, embora o conhecimento psicanalítico não o seja em si. Vamos "socializar" essa clínica!
4 ай бұрын
cara, bom demais! Como faço pra ser um apoiador do seu trabalho?
@nonexoo200
@nonexoo200 4 ай бұрын
Na descrição tem o link do apoia-se dele, e na área de interação do vídeo tem a opção “valeu $” (você faz um comentário especial que fica destacado e mostra o valor da sua doação)
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Boa tarde camarada. Você pode apoiar o canal pelo apoia-se ou tornando-se membro. Caso faça qualquer um dos dois, mande um e-mail para iluminismoposmoderno@gmail.com com o número do seu whatsapp, pois existe um grupo para apoiadores do canal (mas é opcional, se quiser só apoiar e não entrar no grupo também pode, hahaha).
4 ай бұрын
perfeito, meu caro. Apoiarei
@ego3162
@ego3162 4 ай бұрын
Não acho que o Dunker tenha se referido a proletários, entendi claramente ali que ele se referiu a pessoas que tem condições de olhar esses problemas filosóficos nos olhos mas os consideram desinteressantes, inúteis, perda de tempo etc Eu argumentaria que a fala dele talvez seja elitista por um motivo bem diferente desse que foi criticado. Dito isso: concordo com o que tu disse de cima a baixo.
@DHB10
@DHB10 4 ай бұрын
O inteligente, o certo, o evoluído, só pode ser igual a mim. Eu sou a referência do espírito, sou Deus.
@tmirandapsi
@tmirandapsi Ай бұрын
Cara, eu li a frase dele de outra forma. O que ele faz é criticar quem diante uma questão filosófica como a colocada pela Priori escolher a ignorância. O que você colocou, e concordo, é que nem todo mundo tem condição de se fazer ou se colocar questões filosóficas por conta da sua própria materialidade: é um privilégio de um grupo social ter tempo e condições para esse exercício, e valorizar este exercício como superior é uma forma de poder, concordo. Então, a crítica dele me pareceu ser direcionada a quem possui essa condição de se colocar tais questões escolher por livre e espontânea vontade a ignorância. Talvez se a entrevistadora tivesse feito o contraponto que você fez, desse espaço para o Dunker aprofundar na resposta, mas aí cai exatamente no que você critica. Outro ponto é que, questões filosóficas, no meu ponto de vista, se apresentam de formas diversas de acordo com a condição de cada um. Pensar no futuro de si e dos filhos, em sua condição, em quem é a pessoa e no que move ela são questões filosóficas, para mim, postas de formas diversas. Mas voltando ao ponto das condições materiais de cada um. Um bom exemplo é o direito a greve: muito nobre, muito legal, mas para algumas pessoas o peso das consequências são maiores do que para outras. Beijos e valeu pela reflexão.
@psicanalistacidadao
@psicanalistacidadao 4 ай бұрын
Opa, cheguei pelo algoritmo do Dunker. Sempre bom conhecer um marxista. A dureza da sua crítica me fez vir aqui dar um alô pra dizer que você discordou tanto para no final afirmar que "existem questões materiais e as pessoas têm que se preocupar com as questões políticas [...] todas as questões filosóficas são políticas"... Fez a mesma coisa que o Dunker, po. Trocando burro por alienado talvez você caia num academicismo pior que uma palavra rude que ele usou, com a ressalva de que a menina é que perguntou se era burra. Grande parte do seu vídeo é uma crítica personalista à estética. Você acha que escapa à estética que critica? De tudo você pinçou o debate mais raso possível. Digo com hombridade, claro. Sobretudo somos marxistas e lutamos ao mesmo lado. Essa divergência não me impede de te acompanhar e assim o farei. Abraços!
@leonancarvalho13
@leonancarvalho13 4 ай бұрын
Perfeito, um retrato da hipocrisia de um ex foucaultiano que percebeu que precisa do marxismo pra crescer na Internet.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Obrigado pela contribuição camarada, seu comentário e depois alguns comentários posteriores me fez refletir muito a ponto de eu colocar como tópico da live de hoje a questão da alienação. Convido você a assistir. Mas como sei que nem todo mundo tem tempo, só queria fazer uma ressalva. Boa parte da classe trabalhadora não é alienada. Mas é inegável que existe alienação. Senão teríamos derrubado o capitalismo. Um dos pontos centrais do pensamento de Marx é isso. Se a alienação não existisse, não existiria capitalismo. O grande conflito aqui que gerou esse desconforto me parece ser o fato do conceito de alienação ser usado pejorativamente, quase como xingamento. E eu não quis dar essa tonalidade pejorativa, sabe? Mas ainda assim, acabou ofendendo algumas pessoas, embora boa parte tenha se sentido representada. Não acho que escapo a estética da crítica, acho que eu não faço de tudo para reforçar ela, mas ainda assim, é impossível que eu não caia em algum grau. Não é possível negar minha existência e minha facticidade e fingir ser o que não sou. Acho horrível políticos fingindo que são do povo em época de eleição. Eu não posso fingir que não sou da classe média e não tenho um histórico acadêmico elitista. Eu posso tentar ao máximo superar isso. Por isso agradeço tanto seu comentário. Grande abraço.
@antoniorodrigo4001
@antoniorodrigo4001 4 ай бұрын
Você já começa o video associando a fala do Dunker a ''ser Leblon'' de uma forma bastante reacionária, acredito que para se adaptar ao padrão youtube de polêmicas, já que dá mais visibilidade. Mas sinceramente, associar uma fala tão simples a ideias tão grosseiras e atrasadas parece bastante forçado, já que você parece esquecer do tom da pergunta a qual ele estava respondendo para início de questão. Se alguém dissesse que não se importa em aprender que 2+2=4, que não se importa em defender ciência básica, se alguém atacar vacinas, defender terra plana, aí seria normal achar essas ideias retrógradas, mas por que quando a questão é filosofia/sociologia/arte e a área das humanas em geral, aí existem pessoas *das próprias humanas* querendo relativizar todo tipo de ataque, desinformação, falta de interesse e em última instância até mesmo o sucateamento dessas áreas nas instituições, tudo isso em prol de que? De se sentir vitimizado por uma fala mais agressiva do Dunker? Sinceramente, parece haver aí uma projeção de seus próprios complexos de inferioridade na fala do cara, de forma que você se sente quase que atacado por uma fala simplesmente óbvia, vendo até mesmo a necessidade de atacar de volta.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
pse
@celsolitch3037
@celsolitch3037 4 ай бұрын
Acho que este cara tem síndrome de Leblon. Só fala disso. Que falta para você desenvolver o assunto ao invés de falar “ Dunker , Leblon , Leblon , Dunker .bla blábláblá
@eduardoalmeida61
@eduardoalmeida61 4 ай бұрын
Fede a ressentimento.
@BadPlayerBRA
@BadPlayerBRA 4 ай бұрын
Excelente, é isso. Por isso mesmo que o intelectualismo dá uma baita preguiça e é base da quebra dos princípios civilizatórios modernos
@Gargalhada-ci7qn
@Gargalhada-ci7qn 4 ай бұрын
React mais chato que ja vi. Parece um adolescente falando.
@pedrohbrinck
@pedrohbrinck 4 ай бұрын
Daniel, fui aluno da Marilena ano passado. Estudamos o Tratado Teológico Político e discutimos a questão do autoritarismo nas formas de construir relações sobre crença, superstição e política. E ela retomou numa aula que ela reafirmou que essa ideia de que seremos a "vanguarda intelectual" é de um autoritarismo absurdo. E essa resposta desse intelectual é justamente aquilo que ela falava sobre o Paulo Freire e os intelectuais. Vou deixar aqui um link: kzbin.info/www/bejne/qajClnRuhMimoKcsi=hs7Jb33YB32AyqYF
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Olha que legal que foi aluno dela. E obrigado pelo, vou assistir. Mas já concordo plenamente com a premissa central.
@pedrohbrinck
@pedrohbrinck 4 ай бұрын
Espero que tenha assistido o vídeo. Marilena já comentou conosco em aulas e palestras da USP quando ela é convidada que essa dita "vanguarda intelectual" além de autoritária estabelece uma relação que cria a noção de massa sem consciência. E mesmo que as concepções e as bases do pensamento estejam errados, baseados em preconceitos e demonstrem a vontade de "governar o outro"*, elas são formas de pensamento e consciência. A tarefa difícil é chegar para essa cabeça, dialogar com ela e chegar numa elaboração mais acertada da realidade. Mas veja, não é ser portador de consciência, mas portador de conhecimentos que vai dialogar com uma consciência que talvez não saiba desses conhecimentos. Eu brinco com meus colegas da Filosofia que achar o antídoto para redpill deve ser a tarefa mais trabalhosa que tenha, em especial para os professores de Filosofia. (Eu sou Artista e Docente que ama e estuda Filosofia e só se vê num futuro de pesquisa na Filosofia mas que por hora trabalha com questões de Didática e Ensino de Piano) E por último, deixei esse governar o outro porque "O Governo de Si e dos Outros" é uma obra belíssima e trata de certa forma das muitas formas de pensar dispositivo de controle da vida.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Marilena é ultrapassada. é intelectual pro nível dessa petralhada tucana que ta aí, que governa quase do mesmo jeito que o bozo
@MarceloVolcato
@MarceloVolcato 23 күн бұрын
Filosofia não é uma atividade viável para quem tem subemprego ou mora em favela. Filosofia não paga os boletos, exceto para aqueles raríssimos que podem ser professores da matéria. O que não significa que o Dunker esteja completamente errado...
@vicentebenedito5873
@vicentebenedito5873 4 ай бұрын
Isso não seria um sintoma
@femaddu
@femaddu 4 ай бұрын
Dunker fez parte de um show patético de sionismo durante um evento, acho que era da Conib. Caiu muito no conceito, muito mesmo. E ainda tem um livro do Olavo rsrsrs
@MeineAnny
@MeineAnny 4 ай бұрын
Importante posicionamento
@erickchaves4870
@erickchaves4870 4 ай бұрын
Para o Dunker chamar alguém de burro, pressupõe-se que ele (Dunker) seja mais inteligente que esse alguém. De fato, a ignorância não é testemunhável pela própria ignorância! Então, para alguém ainda mais inteligente (que o Dunker), pode ser que o Dunker seja burro ao chamar gente "burra" de burra, uma vez que ele tbm pode não estar vendo a ignorância de seu próprio ato. Logo, será que Dunker, que não é um iluminado, pode, por dominar uma fração do conhecimento, chamar quem domina um pouco menos de burro ou burra? Pra mim isso tem nome: prepotência... De mais a mais, esse grande intelectual foi a um evento sionista e escancarou sua real estatura...bem menor que a daqueles que ele chama de "burros"...
@dennismariano1
@dennismariano1 4 ай бұрын
A pessoa não se preocupar com questões filosóficas é apenas uma pessoa normal e isso não é sinônimo de burrice.
@JRPage07
@JRPage07 4 ай бұрын
Não é normal
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Primeiro que não são apenas "filosóficas", e sim "questões da vida" antes de tudo. O único assunto da filosofia é a própria vida, e todo mundo que é vivo e pensa é capaz de se colocar essas questões, ainda que o grau de "preocupação" ou de "curiosidade" varie de pessoa pra pessoa.
@JRPage07
@JRPage07 4 ай бұрын
@@juliuscaesar6462 Jantou o burraldo
@marcelloalves6664
@marcelloalves6664 4 ай бұрын
Concordo, mas apesar da responsabilidade do intelectual vai até a página dois, porque são humanos, mas é muito válida essa crítica.
@MrLamxm
@MrLamxm 4 ай бұрын
Depois do posicionamento dele sobre palestina, é como se tivesse morrido pra mim, nem entro no canal dele. Óbvio q ainda deve ser útil ouvi-lo e le-lo, mas, com.tanta gente produzindo tanta coisa legal e com compromisso com a classe trabalhadora e com a real.emancipacao, simplesmente não tive mais interesse. Por enquanto, parece q acertei
@Carcaravoa
@Carcaravoa 4 ай бұрын
Total. Já eu nunca nem tinha ouvido falar dele, e já percebo que é perda de tempo passar por lá. Agradeço pelos seus comentários e de outros aqui hehe
@samuellucas3044
@samuellucas3044 4 ай бұрын
Então, se alguém possui um posicionamento diferente do seu ou pior não se posiciona por sabe se lá qual motivo, você não ouve nada do que essa possa fale?
@MrLamxm
@MrLamxm 4 ай бұрын
@@samuellucas3044 onde escrevi isso?
@ego3162
@ego3162 4 ай бұрын
O posicionamento dele é pro Palestina, você pode criticar talvez a omissão ou inércia pontual mas acho uma crítica estúpida, até parece que alguém com pretensão a ser ouvido se prestaria ao papel de fazer críticas destrutivas tratando de uma questão que envolve tantos afetos (justificados ou não) de uma comunidade estigmatizada e com feridas históricas ainda por cicatrizar Ou será que você acredita realmente que haveriam ganhos políticos com o Dunker simplesmente indo palestrar para judeus no intuito de lacrar, chamar os presentes de n@$1sta etc? Se você acha isso, quero que você pense se a tua intenção é ser ouvido ou se você só quer falar mais alto que o outro e, no caso de não planejar ser ouvido, como pretende avançar a causa que tu defende?
@MrLamxm
@MrLamxm 4 ай бұрын
@@ego3162 veio, na boa, releia o q eu escrevi e releia o q vc escreveu. Parece q sua intenção foi apenas falar q meu posicionamento é estúpido 🤷🏽‍♂️ Minha intenção em nenhum momento foi fazer uma crítica ao pé da letra... nosso tempo de atenção é limitado e estamos no youtube, cara, lembre-se disso
@sandrapsique
@sandrapsique 3 ай бұрын
AFF!!!! MEU DEUS! TEM GENTE Q NÃO ESTÁ SABENDO Q NAS IGREJAS, AS PESSOAS Ñ ESTÃO RECEBENDO SÓ BENÇÃOS ESPIRITUAIS. OR! VEM CÁ EMICIDA, CAETANO VELOSO E PASTOR HENRIQUE VIEIRA, VER ISSO KKKK ISSO É O Q DÁ FALAR SOBRE O Q Ñ SE CONHECE. VISH!!! TAVA QUASE GOSTANDO DESSE "PENSADOR" 🤣
@danelag7204
@danelag7204 4 ай бұрын
Mas sua conclusão é óbvia algo q ja sabemos disso desde o tio Marx. É a realidade material que permite o espirito chegar em determinado nivel de consciencia
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Há controvérsias. Marx não é Bíblia, e errou em um monte de coisas, apesar de ser o melhor intérprete do capitalismo.
@psisarasoares
@psisarasoares 4 ай бұрын
Ele (Dunker) parte do princípio de que todos os seres humanos tem a escolha simples de se importar ou não com questões existenciais sem considerar a luta de classes, feião.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
E você parte do princípio de que o trabalhador ou o pobre não existe, e por isso é incapaz de ter questões existenciais. Como se a exploração da força de trabalho no capitalismo não fosse uma questão existencial das mais importantes para aqueles que precisam vender sua força de trabalho, não é mesmo? Para de falar bobagem. Todo mundo tem questões existenciais, BASTA EXISTIR e VIVER A VIDA que elas vão aparecer. NÃO É QUESTÃO DE ESCOLHA, MAS NECESSIDADE HUMANA, POSTA PELA PRÓPRIA CONDIÇÃO HUMANA. Meu deus, que preguiça de raciocinar...
@psisarasoares
@psisarasoares 4 ай бұрын
@@juliuscaesar6462 Nossa, você viajou legal. Em que momento eu falei isso cara? E já parte pro insulto. Eu simplesmente falei que eles (dunker e prioli) apontam uma causa meramente individual como "escoilha a não racionalidade" sem considerar o que leva as pessoas a se afastarem das questões existenciais. Não que as pessoas não se preocupem com isso mas não é uma questão central para muitos porque estão empenhados em não morrer de fome, essa é a realidade de muitos. Ignorância a minha pensar assim? Como posso eu profissional da saude mental apontar para um ser humano e dizer que ele é limitado a ser "trabalhador" sem considerar sua individualidade? Nada haver cara, somos individuos com questões individuais e ao mesmo tempo somos sociais com necessidades coletivas. ;)
@psisarasoares
@psisarasoares 4 ай бұрын
@@juliuscaesar6462 Até editei meu comentário para ficar melhor entendido, que estou falando do Dunker e não do autor do canal. =)
@psisarasoares
@psisarasoares 4 ай бұрын
@@juliuscaesar6462 Lembrando que estou falando de racionalização da experiência e não viver a experiência. Todos nós experienciamos a luta de classe, em maior ou menor grau, e alguns conseguem racionalizar sobre essa experiência e outros não, por diversas razões, não sendo isso um fator determinante para aferir a inteligência de um indivíduo.
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
@@psisarasoares Não opero com insultos, apenas constato a realidade da opinião - ao debater me importo mais com as ideias do que com pessoas. E nem eu nem o Dunker falamos que o grau de "sofisticação" ou "racionalização" é o fator determinante para aferir a inteligência de alguém. A questão é que aqueles que sequer se colocam essas questões são realmente burros, ainda que isso não diminua em nada sua dignidade humana (o fato de alguém não ser burro não faz essa pessoa melhor que os "abobados"). Veja só o caso de boa parte dos fanáticos evangélicos aqui no Brasil (ou católicos, não importa): nem se colocam essas questões, já têm respostas prontas pra tudo (claro, a verdade da vida está somente na Bíblia, né não?), porque são INCENTIVADOS A SEREM ABOBADOS. É isto, Dunker deveria ter utilizado a palavra "abobado", esse foi um pequeno erro dele. Afinal, os burros são animais, nossos companheiros da natureza, e não têm nada a ver com isso.
@arielcampospinto5140
@arielcampospinto5140 4 ай бұрын
Marxista pós moderno?
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
Contradicto in adjecto rsrsrsrs
@diotimaperplexa
@diotimaperplexa 4 ай бұрын
valeeeu
@klarakrok
@klarakrok 4 ай бұрын
Comcordo. Fico arrepiada piada...leblon uns xatos
@lupusexperience
@lupusexperience 3 күн бұрын
"grandes questões da humanidade" que porra é essa?
@robertovaladao3136
@robertovaladao3136 4 ай бұрын
A esquerda não consegue dialogar com os mais humildes.
@dumagqueiroz
@dumagqueiroz 4 ай бұрын
O único pós-moderno que eu levo a sério. Talvez eu não conheça pós-modernos o suficiente.
@leonancarvalho13
@leonancarvalho13 4 ай бұрын
Ele não é pós moderno, ele é um marxista que curte foucault
@douglascarvalho3443
@douglascarvalho3443 2 ай бұрын
essa questão que o Dunker fala sobre o "espirito" não é o espirito santo, ele não ta falando de Deus nem nada sagrado o Dunker é psicanalista né, então o "espirito" é uma categoria da psicanalise mais relacionada com a mente do que com qualquer dimensão religiosa
@edsonxecks3107
@edsonxecks3107 4 ай бұрын
X
@ParedeMembranosaTraqueal
@ParedeMembranosaTraqueal 4 ай бұрын
mano
@marcosrizzato5752
@marcosrizzato5752 4 ай бұрын
A pergunta é: " eu não ligo pra as grandes questões filosóficas, não tô nem ai para o sentido da vida, de onde viemos, isso faz de mim uma pessoa burra? " resposta correta seria " burra nem um pouco, só um pouquinho arrogante, ligeiramente alienada, minimamente egoísta, e com uma levíssima sociopatia " 🤣
@valdir.a.guimaraes1168
@valdir.a.guimaraes1168 4 ай бұрын
Gostei cara! Apenas um reparo: tenho urticária quando ouço alguém, na condição de especialista na leitura de livros, se dizer filósofo, este que se diferencia pela dedicação e amor pela sabedoria ou pelo conhecimento e não pela simples informação; vejo muita sabedoria nos idosos analfabetos que em seus dizeres implacáveis reproduzem o mundo real e a subjetividade do indivíduo.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Eu concordo. Mas o que te faz pensar que eu sou apenas um especialista na leitura de livros? Eu tenho 22 anos de Filosofia e nunca engoli essa ideia de ser especialista em livros, me considero filósofo mesmo. Ninguém vem dizer pra um psicólogo, um médico ou um engenheiro que eles não são isso, que o diploma deles não é suficiente para isso. Já filósofos ouvem o tempo todo isso. É triste como as pessoas tentam rebaixar os filósofos a meros comentadores de grandes autores e como muita gente aceita isso. Eu sou filósofo sim. Cola aqui e vamos filosofar.
@fabriciasantos6920
@fabriciasantos6920 4 ай бұрын
O Jones Manoel já tinha alertado sobre a arrogância e a hipocrisia do Dunker.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Foda. O Jones tá sempre ligado nessas paradas.
@Edjôfra
@Edjôfra 4 ай бұрын
pocos vezes nessa vida de internet senti tanto ranço como nesses segundos de conversa entre Prioli e Dunker
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Eu fiz o vídeo por compartilhar exatamente deste sentimento
@rafaelverissimo1468
@rafaelverissimo1468 4 ай бұрын
O pano q ele passa pra psicanálise...
@ego3162
@ego3162 4 ай бұрын
Passar pano = afirmar que psicanálise é útil como terapia e que não é pseudociência pelo simples fato de não se prestar a ser ciência em primeiro lugar Quer criticar? Critique, mas seja minimamente honesto e não apenas um papagaio.
@rafaelverissimo1468
@rafaelverissimo1468 4 ай бұрын
@@ego3162 afirmei q eh pseudociencia? Psicanálise eh obsoleta, metafísica e dogmática. Não acho q seja pseudo igual constelação, astrologia etc. Só acho obsoleta e Metafísica
@juliuscaesar6462
@juliuscaesar6462 4 ай бұрын
​@@rafaelverissimo1468 Falou um monte de bosta, cotinua vai, continua falando um monte de lixo sobre o que você não sabe e nunca teve a coragem de estudar. Você é o pior tipo de ignorante (pra não dizer "burro"): acredita que é dono da verdade, quando nem sequer sabe de nada. O único dogmático aqui é você. Mas fique à vontade para achar o que quiser.
@lldms
@lldms 4 ай бұрын
Ótima fala, camarada. Dunker, assim como a maioria dos psicanalistas, assume constantemente essa posição de superioridade intelectual que eu acho intragável. Acho que tu resumiu bem o sentimento com ele, ainda mais por que ele ocupa esse lugar de intelectual supostamente de esquerda.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 4 ай бұрын
Valeu camarada.
@ThyegoCabral
@ThyegoCabral 4 ай бұрын
Gabi e Dunker foram aporofóbicos com estes infelizes pontos de vista
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 4 ай бұрын
Imagine associar pobre e pessoa sem interesse pelas coisas do Espírito e chamar os outros de "aporobóbico" - já em si fraseologia de gente burra.
@CLEISEROBSON
@CLEISEROBSON 4 ай бұрын
@@ThyegoCabral vc não acha que tbm está sendo, quando associa falta de interesse filosófico com ser pobre?
@ego3162
@ego3162 4 ай бұрын
Encontre no corte o momento em que eles falam sobre pobres e sinaliza pra gente fazendo o favor, no corte que eu vi eles não falaram de gente pobre mas sim de gente desinteressada por questões fundamentais da existência.
@ThyegoCabral
@ThyegoCabral 4 ай бұрын
@@lucasrinaldi9909 se a carapuça serviu para você e se doeu por isso não posso fazer nada para mudar. Se tem algo a melhorar e você não vê, quem sou para te convencer? Eu não aplaudo e nem naturalizo que tenhamos uma pólis grega rindo de quem não tem nem tempo (existe escala 6x1, sabia?), nem estímulo/referências familiares (a univesidade pública e de qualidade ainda não foi democratizada, ok?) e nem recursos financeiros para comprar livros, visitar bibliotecas, ter acesso a exposições, teatro, ter qualidade de vida, uma vida cultural diversa e ativa (nas periferias brasileiras?).
@ThyegoCabral
@ThyegoCabral 4 ай бұрын
@@ego3162 muito simplista dizer que alguém não se interessa por x e y? É o domínio do "querer"? É o livre arbítrio? Trans e travestis "decidem" não ser CEOs de grandes empresas ou neurocirurgiãs e neurocirurgiões por livre "escolha", para trabalhar nas esquinas por vontade, nunca por falta de oportunidade? Que um trabalhador de periferia que faz escala 6x1 muita das vezes não passa no enem por não "querer" pura e simplesmente? Me poupe, vá naturalizar a meritocracia e vá invisibilizar um debate tão importante para sua laia, não para cima de mim. Esse "querer" não é individual, é um aspecto político, é uma questão social, ler pouco e ler mal é uma construção social. Saia da bolha meu bem
@klarakrok
@klarakrok 4 ай бұрын
Schimpfen...zum teufel
@mateusperigrino5417
@mateusperigrino5417 4 ай бұрын
Calma aí, tu luta por um mundo sem racismo e sem fome e não acha que todos devem (inclusive quem passa por esses problemas) em grandes questões? Não existe mais nada elitista e leblon que isso. Aproveita que você já deixou a brecha que vai falar merda no seu canal e se retrata (se puder).
@Algernon1284
@Algernon1284 4 ай бұрын
Acredito que não foi isso que ele disse, hein...
@luizcarlosgoncalves8660
@luizcarlosgoncalves8660 4 ай бұрын
Tá falando de quem???
@mateusperigrino5417
@mateusperigrino5417 4 ай бұрын
Eu entendi do começo até o final e a todo momento só se ouve um choro de alguém que não consegue entender que existe emancipação pensando em grandes temas da humanidade. E pior: fazendo um estereótipo de que classe trabalhadora não consegue pensar isso. Novamente, não tem nada mais leblon que uma posição como essa.
@edersonborba5668
@edersonborba5668 4 ай бұрын
​@@mateusperigrino5417olha, classe trabalhadora que pense nisso existe, mas se vc for honesto consigo mesmo saberá que é uma porcentagem tão pequena que chega a ser insignificante. A massa trabalhadora passa no mínimo 8 horas no trabalho e pelo menos umas 3 horas em transporte, fora os afazeres domésticos, e ainda precisa dormir pra trabalhar no outro dia, no único dia de folga ninguém quer ler, estudar ou fazer algo intelectual. O povo é incapaz? Lógico que não, o povo sabe que é explorado, consegue identificar vários problemas e situações que vive diariamente, agora, achar que pessoas que tem um dia a dia tão corrido e uma vida tão trabalhosa vai ficar filosofando é demais. O que uma parte do povo faz é ir na igreja, mas aí não vai pra pensar muito e questionar o mundo, e sim pra encontrar a salvação e ter a ilusão de ter uma "vida" pós morte com felicidade, já que enquanto vivos só sofremos e trabalhamos. Enxergar isso tá longe de ser Leblon, inclusive, se tu não consegue enxergar isso vc tem um grande problema
@Carcaravoa
@Carcaravoa 4 ай бұрын
​​​@@mateusperigrino5417Vc pode até achar isso meio Leblon segundo as suas convicções, mas o que Dunker e essa patricinha mimada não vão te falar é dos problemas sociais diários que não existem no mundo deles, e as discussões para resolução disso em termos pragmáticos. Aí não dá, é pensar demais, dá trabalho para as elites, tira o parasitismo do capital no nosso sistema, passa a ter contrapartidas, é ser intelectual realista e não proselitista, se é que me entende... E ainda vão dizer que isso é preocupação de governos... Mas numa democracia que se pretenda ampliar o debate não há espaço para filosofia da ciência política??
@brunoadipietro
@brunoadipietro 4 ай бұрын
Me adiciona lá no grupo, Daniel!! Te mandei um email sobre, hehe!!
@lily-alves
@lily-alves 4 ай бұрын
Não conheço o Dunker, mas vi ele num podcast dizendo que transtornos mentais não são doenças porque não são causados por vírus e peguei asco. Asco a ponto de nem terminar de ouvir o que ele tinha para dizer no podcast.
@thiagocunha1340
@thiagocunha1340 4 ай бұрын
mas aí você entendeu errado o que ele disse. ele questionou a epistemologia e a cientificidade da construção da ideia de transtornos.
@apollw_art
@apollw_art 4 ай бұрын
mas aí faltou uma maior compreensão de psicopatologia amg
@profdouglasfernandes
@profdouglasfernandes 4 ай бұрын
Transtorno e doença são coisas diferentes.
@YolandaBoaventura
@YolandaBoaventura 4 ай бұрын
@@profdouglasfernandes Alguns transtornos mentais são doenças mentais. Nem todos. E mesmo assim muitos deles precisam de tratamento que pode envolver por exemplo medicação, mesmo os que não são doenças, para evitar maiores sofrimentos para a pessoa que os possui. Penso que a pessoa do comentário acima sentiu que querendo ou não o comunicador seu à entender que transtornos mentais não são "problemas sérios". Não sei o que ele quis dizer de verdade, nem o que ele de fato disse. E sinceramente, não me importa. Apenas gostaria de fazer esse comentário.
@jonatascassete8028
@jonatascassete8028 4 ай бұрын
Mas aí te faltou um pouco de pesquisa né? Os próprios organizadores do dsm-V colocam na introdução do próprio manual isso, que não são doenças e sim transtornos: convenções estatisticas que auxiliam no tratamento e pesquisa do sofrimento psíquico mas que não deveriam ser usados como etiquetas fixas de diagnóstico e muito menos de identidade. A explicação prossegue e vai muito além, mas deixo esses dois centavos.
Por que enrolamos tanto? | Christian Dunker | Falando nIsso
24:36
Christian Dunker
Рет қаралды 66 М.
TEMA POLÊMICO: REGULAÇÃO DAS BIG TECHS
20:49
Gabriela Prioli
Рет қаралды 94 М.
UFC 310 : Рахмонов VS Мачадо Гэрри
05:00
Setanta Sports UFC
Рет қаралды 1,1 МЛН
А я думаю что за звук такой знакомый? 😂😂😂
00:15
Денис Кукояка
Рет қаралды 6 МЛН
Леон киллер и Оля Полякова 😹
00:42
Канал Смеха
Рет қаралды 3,8 МЛН
Qual é meu desejo? | Christian Dunker | Falando nIsso 310
15:46
Christian Dunker
Рет қаралды 150 М.
O caso ÁLVARO BORBA e o direito à imperfeição
14:40
Iluminismo Pós-Moderno
Рет қаралды 14 М.
Desejo do analista | Christian Dunker | Falando nIsso
21:24
Christian Dunker
Рет қаралды 46 М.
O CAPITALISMO É MARAVILHOSO? | REACT. Dani Noce
23:59
Kamarada Luna
Рет қаралды 25 М.
O valor do ESQUECIMENTO | Christian Dunker | Falando nIsso
26:01
Christian Dunker
Рет қаралды 18 М.
Caso ALYSSON MASCARO, Linchamento virtual e Machosfera Marxista
15:28
Iluminismo Pós-Moderno
Рет қаралды 2,5 М.