Em tempo: signin.ondemand.casadosaber.com.br/explore?
@julianaciolaB2 жыл бұрын
P acessar necessita cadastro incluindo a forma de pag tbm?
@LitaSahun2 жыл бұрын
Não aparece como gratuito para mim. Como faço?
@jolemespalma2 жыл бұрын
@@LitaSahun p/ mim tmb nao!!!
@zeliaramozzi66442 жыл бұрын
Ingo, ainda se lembra da sua Professora Zelia ? Ainda que eu não apresente o Piaget sob o ângulo do “Construtivismo”, achei excelente sua exposição. Eu me emocionei ao vê- lo relacionar Piaget a Kant, meu cavalo de batalha. Um abraço querido! Quanto tempo se passou desde você, meu aluno da graduação, um dos melhores da minha longa carreira, que se tornou grande pesquisador.
@chrisdunker2 жыл бұрын
Querida Zélia, jamais esqueci suas lições de Piaget, suas aulas de pós graduação sobre a lógica da negação e as teorias de linguagem, sempre lembro de nossos cafés feudo-piagetianos, na antiga Psico. Uma honra ter sido seu aluno professora querida !!!
@fredini.f2 жыл бұрын
Parabéns, Dunker, pela excelência do canal, leciono no Estado de SP a 23 anos, desde 2018 quando conheci seu canal, todo dia assisto um vídeo, mesmo que já tenha assistido, ou seja, os assuntos abordados estão intrínsecos as situações que vivemos profissionalmente e socialmente, em nosso dia dia, espero conhece lo pessoalmente para para abordarmos a conjuntura política do país, grande abraço
@Thiago_Fernandes23012 жыл бұрын
Grande vídeo, estava com essa dúvida esses dias, pq alguns marxistas tentam defender a Psicologia Histórico-cultural em detrimento a psicanálise, se tiver um vídeo aprofundando o tema, seria muito bom!
@walasjoao50652 жыл бұрын
oque eles dizem?
@guilhermezerbinatti6412 жыл бұрын
Vigotsky brabo demais
@Thiago_Fernandes23012 жыл бұрын
Eu diria que é mais esse lance de chamarem de pseudociência.
@edsonaparecidopedro18982 жыл бұрын
Na faculdade tinha uma professora que era psicanalista e fazia a junção com Vygostky era bem difícil pq o povo já não entendia Freud e não entendia Vygostky
@Murillo3562 жыл бұрын
Eu sei que comentários de KZbin são muito limitados para desenrolar discussões complexas. Mas acho importante enfatizar que as diferenças e críticas que a psicologia histórico cultural desenvolveu em relação a psicanálise são muitas. Até porque a própria psicologia historico cultural é ampla. Nao vou adentrar nessas questões, mas julguei pertinente deixar a nota para salientar que não se trata de algo pontual e simples. Tive a sorte de fazer minha graduação em psicologia na UFPR, em que temos um aprofundamento em Psicologia Histórico Cultural do mesmo modo que na psicanálise ou analise do comportamento. Sei que isso é infelizmente excessão
@ariholtzneto46572 жыл бұрын
Professor, por favor, aprofunde no diálogo entre a psicanálise e a psicologia histórico cultural. Muito obrigado por todas as aulas, em todos esses anos.
@facelen43212 жыл бұрын
Impressionante seu conhecimento quase enciclopédico das ciências humanas professor. Realmente uma bela vida dedicada ao saber, sua produção e comunicação.
@romeubraga59422 жыл бұрын
Show de bola
@juliano93522 жыл бұрын
Só deus sabe o quanto esperei por esse vídeo!
@meirivonearagao8732 жыл бұрын
Show Dunker, embora não tenha entendido quase nada por se tratar de tema técnico, foi perfeito para embalar meu sono noite passada 🤗
@yaanzify2 жыл бұрын
Professor Dunker, por favor, fale sobre Bion, essa personagem tão importante no desenvolvimento dos pensamentos psicanalíticos.
@winnieminucci2 жыл бұрын
Mas que aulão! Creedoo! Cada vídeo do Dunker só reforça minha admiração, minha inspiração e meu imenso desejo de ser orientada por ele. Brilhante demais!
@lsis2 жыл бұрын
Aulas aqui
@mateusleon2 жыл бұрын
Olá Christian Dunker, o que a psicanálise tem a dizer sobre o indivíduo e suas excretas, principalmente no trauma infantil de violência, sobre a coibição de excretar? Me é muito caro conhecer essa visão. Muito obrigado pelo trabalho que vem desempenhando. Sabedoria e serenidade na caminhada. Abraço!
@filipeaguiarsilva81812 жыл бұрын
gostei muito , prof !...
@mariadasgracasdelourdesand96552 жыл бұрын
Muito boa notícia sobre o acesso aos cursos dados . Gratidão sempre.
@SilvioCatatau2 жыл бұрын
Professor, poderia falar sobre as relações entre Bourdieu e sua noção de socioanalise e a psicanalise?
@ronaldogollo84622 жыл бұрын
Enviei um e-mail para o Buli com algumas considerações a respeito. Ficaria muito feliz se vocês conseguirem ler.
@dacilenepinto98882 жыл бұрын
Gostei muito. Construtivismo e Psicanálise, dois assuntos que me interessam .
@adriellyselvatici58692 жыл бұрын
Que apanhado bacana! Tenho realizado estudos nessa direção de pensar o processo de constituição subjetiva pela psicanálise em paralelo as formulações dos desenvolvimentalistas. Isso tem sido muito importante para os atendimentos, principalmente com as crianças. Uma questão que permanece instigando a minha pesquisa é em relação a "fundação do sujeito" e a atividade do mesmo na relação com os objetos. As teorias psicanalíticas que estudei até então, pelo que tenho compreendido, supõem um estado inicial indiferenciado e/ou fusional entre o bebê e "a mãe"/mundo exterior e um processo de diferenciação em curso a partir do qual se constitui o sujeito desejante (é isso?). Pelo que pude ter acesso, estou entendendo que o Piaget também parte do pressuposto da indiferenciação e do autocentramento para o desenvolvimento de uma relação de alteridade. Observando bebês e crianças pequenas eu percebo que desde antes de marcos trazidos por autores psicanalistas e desenvolvimentalistas, me parece que uma certa relação de alteridade por parte do bebê, mesmo que incipiente e precária, vai se dando. Não me parece completamente indiferenciado e fundido com o ambiente. Encontrei com o livro do Daniel Stern, o mundo interpessoal do bebê, que vai formulando um pouco sobre isso. Mas ainda fico com essa pulga atrás da orelha. Enfim, estou tentando aqui formular uma pergunta que está em mim, mas ainda não sei se consigo colocar ela em palavras, acho que venho aqui também no intuito de pedir ajuda nisso. Acho que estou pensando, com os estudos e as observações, a atividade do bebê e da criança no seu processo de constituição subjetiva e, assim sendo, o bebê e a criança já experienciando-se e experienciando o mundo como certa alteridade, pois tenho a impressão que em muitas teorizaçoes, que refletem na nossa prática de cuidado e TB educacionais com bebês e crianças, atribuem por um bom tempo de vida do bebê e da criança certa passividade e um sentido de que não há experiência de alteridade principalmente por parte do bebê, mesmo as teorizaçoes, como a psicanálise, que não vêem o bebê e a criança como tábula rasa, meros receptáculos. Penso que pode ser que eu esteja me perguntando sobre os efeitos dessas formulações no modo como nos relacionamos com os bebês e as crianças e também nos efeitos do modo como hegemonicamente a sociedade ocidental se relacionou com bebês e crianças ao longo da história na elaboração de teorias sobre as experiências das crianças. Por agora é isso que consigo formular desta questão. Se fizer sentido e você se animar em conversar sobre esse tema que me inquieta aqui, vou adorar! Admiro muito o seu trabalho e abertura! Abraço
@aidapaiva97592 жыл бұрын
No livro Seis estudos de Psicologia Piaget escreve que ele fez um recorte dando mais importância a como a criança aprende deixando de lado a questão afetiva por uma questão de estudo mas a afetividade é muito importante na aprendizagem. Citou também a Psicanálise quando se referiu a afetividade. Será que não é possível unir a aprendizagem com afetividade e a socialização? Que bom seria um estudo que unisse o aprender a afetividade e o social.
@brunomedeiros65702 жыл бұрын
Professor, queria saber se o senhor pode abordar o tema da psicopedagogia e psicomotricidade com ênfase em psicanálise. Estou entrando na especialização nessa área e com dificuldade para saber como é atuação com a base teórica da psicanálise, além do uso dos instrumentos, visto que (ao que me parece) o campo foi tomado pelo olhar cognitivo/neuro. Queria indicação de profissionais, autores, obras, cursos complementares...Obrigado.
@casslyra2 жыл бұрын
Na linha dessa explicação gostaria de ver um vídeo falando sobre a obra de Maria Montessori e a aplicação dos estudos de Piaget, Itard e materiais de Séguin na educação escolar.
@albertopful2 жыл бұрын
Que Excellence de abordagem da questão ! Muito Obrigado Dunker. falando dos "Os Outros"
@alinethebas17022 жыл бұрын
Sensacional 👏👏👏
@DaliaCorDeRosa2 жыл бұрын
Amei!!!!
@luaquinomar2 жыл бұрын
reiterando o pedido por um vídeo sobre as transidentidades na psicanálise
@bibiana20282 жыл бұрын
Maravilhosa essa aula! Eu já gostava muito de Vigotsche , agora, gosto mais ainda !
@klarakrok2 жыл бұрын
Grandes Filosofos intelecs deixam longos seus cabelos. Confirma figura brillante pensar...sensorialidade
@Rafinhasaldanha12 жыл бұрын
Quanta classe e maestria professor
@coala23392 жыл бұрын
Valeu demais, professor!!
@claudiapenalvo52272 жыл бұрын
Que maravilha: tudo o w estou estudando numa especialização q estou fazendo! 🌹
@brunomessias78792 жыл бұрын
Dunker, você pode falar sobre especificidades da relação pai-filha?
@elainemirandamelo30552 жыл бұрын
Excelente!
@redaherro2 жыл бұрын
Muuuito bom! Obrigada!
@lucascavalcante78532 жыл бұрын
Professor, por favor, por favor, comente sobre “qual é o divã da análise online?” É a tela desligada? Apenas áudio? Ou ambos vídeos ligados, mas o vídeo do analista apontado para um divã ou lugar neutro? Abraços ! Amo-te !
@imagensensinodeciencias49282 жыл бұрын
Adorei a pergunta. Faço análise há muitos anos e com a pandemia passamos a fazer as sessões por telefone. Nos cumprimentamos por vídeo, desligamos o whatsapp e meu analista me liga pelo telefone para ter menos interrupções. Ocorreram mudanças super interessantes e importantes na minha análise. Claro que tem a ver com as questões que fomos trabalhando, mas tenhoba hipótese de que o formato também tem sido bem importante nesse processo.
@lucascavalcante78532 жыл бұрын
@@imagensensinodeciencias4928 boa ! Então, se a análise não é um espaço rígido, mas de alguma rigidez, entao, como lidar com uma possibilidade apenas do áudio? Uma vez que o divã é um lugar possível à subversão: do olhar, do virar-se, do romper a barreira da fantasia do “oq faz meu analista quando me ouve?” Penso que somente áudio, não há possibilidades de rompimentos, mas apenas uma regra imutável e invencível: só se tem o áudio. Ao mesmo tempo… existem vários relatos como o seu: de q somente telefone ou áudio tem feito muito sentido! Kkkk. Então, fico no dúvida !!!
@julianaciolaB2 жыл бұрын
❤
@julianaciolaB2 жыл бұрын
#LucasCavalnte Em relação sua pergunta (apesar dos inúmeros psicanalistas clínicos, teóricos..., tentar responde-lá), permita-me compartilhar minha inexperiência como analisandA. Depois da invenção da roda (desagero, mas), a invenção do divã virtual literalmente ^2 é uma questão urgente. Os motivos? Teria que escrever uma dissertação, mas um fator que merece atenção é a utilização de ferramentas como por exemplo, o uso de filtros embelezadores, no intuito de apresentar 1(a) aparência afastada da realidade. Off: No dia que iria propor a ex analista uma experiência menos computadorizada, minha análise foi virtualmente deletada... rs Abraço, Juliana.
@imagensensinodeciencias49282 жыл бұрын
Caracas! Nunca virei a cabeça pra ver o que meu analista estava fazendo! Adoro que nossos olhares não se encontrem enquanto eu falo rs!
@MatheusZika15172 жыл бұрын
Olá Dunker! Aproveitando a recente polêmica com Jung e de seus vários vídeos recentes sobre cinema, seria bacana comentar um filme como Um método perigoso (do Cronenberg).
@wcaesar2 жыл бұрын
Eu so conhecia o construtivismo como movimento modernista de arte e design russo
@martagodoy71412 жыл бұрын
Que ótimo ter acesso aos Cursos 🙌🇧🇷
@julianaciolaB2 жыл бұрын
como?
@joelypinheiro81932 жыл бұрын
Professor, eu gostaria de saber mais a respeito sobre a relação (se caso houver), entre Psicanálise e Logoterapia (Viktor Frankl). Muito obrigada.
@MrMelnaboca2 жыл бұрын
Teoria do esquema ou familiar sistêmica escola construtivista, quem é o pai da criança na atualidade?
@rodrigogoncalves67902 жыл бұрын
Professor, você poderia falar sobre a influência de Spinoza na obra de Freud?
@luuribeiro72 жыл бұрын
Vigotski bate muito mais em Piaget do que em Freud. Mesmo assim, na minha opinião, faz uma crítica que se adequa mais às primeiras teorias da psicanálise, abordando como a velha distinção - id (como algo primário, de primeira ordem na criança), ego e superego - trata a sexualidade, a pulsão, como irmã da necessidade biológica, decorrente da realidade, como a fome do bebê que vai levá-lo ao prazer de chuchar. O social seria, assim, nesse primeiro esquema, algo posterior, externo ao bebê, que vai o constituindo como sujeito. Para Vigotski não é assim, há uma dialética já de primeira. A própria psicanálise desenvolve melhor essa dialética com Lacan e outros (como Dunker enfatizou) e, talvez, até mesmo essa visão sobre a teoria de Freud seja um pouco simplista... Por isso, acredito que haja sim um diálogo possível entre socioconstrutivismo e psicanálise, na medida em que a psicanálise também é uma crítica fulcral à separação entre biológico e social e à redução do sujeito a essas duas esferas (já que existe o inconsciente e a dialética). Diz Vigotski: "o biológico [em Piaget] é concebido como primário, fundante, que está contido na própria criança e forma a sua substância psicológica. O social age através da coação como uma força exterior, estranha à criança. [...] No essencial, essa concepção é comum em Piaget e na psicanálise, onde o meio social também é visto como algo exterior em relação ao indivíduo, que o pressiona e o obriga a limitar as suas atrações, modificá-las, orientá-las pelos devidos caminhos. [...] Duas almas, dois mundos, duas realidades. Essa é a consequência lógica inevitável da tese basilar segundo a qual o social e o biológico são princípios que agem como dois princípios externos e hostis entre si." (Trecho do Vigotski em A Construção do Pensamento e da Linguagem, 2018, p. 81-83).
@raphadjazz2 жыл бұрын
Professor, quais destes livros [ou outros] você recomenda para um pai de 2 (1 e 4 aninhos) aprender e contribuir com o processo de aprendizagem dos pequenos? Muito obrigado pelos conteúdos ;)
@gabrielmello34762 жыл бұрын
Professor, o que é o conceito de discurso na psicanálise lacaniana?
@guilhermeartigueirohenriqu20112 жыл бұрын
Liberdade Estou-me com um problema socioconstrutivista: como indexar em arquivo único (preferencialmente para dispô-lo-á em Acrobat Reader >>especialidade nursing
@86ROGERM2 жыл бұрын
Olá professor! Gostaria de ouvi-lo falar sobre as igrejas neopentecostais e a pisicanalise. Vi anúncios na internet de curso de pisicanalise cristã. Isso existe? É eticamente possível o psicanalistas ou psicoterapeuta ser ligado a uma igreja evangélica?
@imagensensinodeciencias49282 жыл бұрын
Não entendi a ideia de "objeto desejante".
@Dhiehrry2 жыл бұрын
Aqui cabe a minha velha pergunta: como a psicanálise lê a cognição ?
@dacilenepinto98882 жыл бұрын
Atravessada pelo desejo
@DavoHaOr2 жыл бұрын
O problema professor Dunker é quando a pedagogia q usa o sociconstrutivismo se torna uma religião. Tudo ela resolve na educação.
@MrMelnaboca2 жыл бұрын
Propaganda de Hipnose no meio do seu vídeo professor 🤣🤣🤣🤣🤡
@marcoantoniomorgadodasilva65842 жыл бұрын
Não sei se é possível controlar isso, mas o canal abriga publicidade do Brasil Paralelo, de orientação boL$onarIsta.