Рет қаралды 5,815
Mais informações-
roerpetropolis....
guiricema.mg.go...
TV Panorama MGTV: Chuvas destroem pontes em Guiricema e atrapalham acesso de moradores às comunidades rurais .
Continua em Guiricema a campanha de vacinação para as pessoas atingidas pelas enchentes dos ultimos dias. Na comunidade do Cruzeiro, a Prefeitura de Guiricema via Defesa Civil disponibilizou um helicóptero para atender a população do local.
De acordo com a Avaliação de Danos (AVADAN) do município 2990 pessoas foram afetadas pelos desastres causados pelas chuvas dos ultimos dias. Dentre elas 64 estão desalojadas e 14 desabrigadas. No total 25 residencias, 4 edificações públicas de saúde, 3 obras de arte, 300 km de estradas, 28 mil m² de pavimentação de vias urbanas, 6 industrias, 11 centros comerciais e outras 5 obras de contesão foram danificadas. Além disso, 5 residencias, 5 obras de arte e 10 km de estradas foram totalmente destruídas.
Prefeito de Guiricema se empenha para reerguer a cidade Na tarde de segunda-feira, dia 09 de janeiro, o Prefeito Antônio Vaz de Melo, junto a outros prefeitos de cidades em situação de emergência na Zona da Mata, uma das regiões mais atingidas pela chuva, recebeu orientações para auxiliá-lo nas ações de resposta e de reconstrução do município de Guiricema.
Cerca de 300 pessoas, incluindo 40 prefeitos e coordenadores municipais de defesa civil, participaram nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Ubá, de reunião de trabalho organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG). Técnicos do governo federal informaram como as prefeituras e pessoas físicas e jurídicas podem
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luis Carlos Dias Martins, disse que a orientação do governador Anastasia é para que a Defesa Civil priorize o restabelecimento da normalidade nos municípios (água, luz, telefonia e estradas), além de prestar assistência humanitária aos desalojados e desabrigados. "É muito importante integrar as ações para que a resposta seja dada de maneira eficiente nos municípios atingidos", disse.
Para o prefeito Antônio Vaz de Melo este é um momento apreensivo para a cidade, pois está é mais catástrofe já ocorrida no município. "Temos procurado ajudar a toda população atingida pelas chuvas dos últimos dias", diz. "E para isso estamos contando com o apoio e orientação da Defesa Civil do Estado e do Governo Federal. Não podemos agir de forma aleatória, sem um plano de ação, pois nunca passamos por uma situação de tamanha proporção".
O coordenador da Cedec lembrou que, segundo a meteorologia, o volume de chuva que atingiu a Zona da Mata nos primeiros dias do ano alcançou 70% do previsto para o mês de janeiro. "Por isso devemos ficar alerta. É importante que as prefeituras estruturem suas Comdecs, passe a dotá-las de pessoas interessadas e busquem mapear as suas áreas de risco", conclui.