No video

Cine Debate UFF - Homenagem a José Marinho

  Рет қаралды 119

Centro de Artes UFF

Centro de Artes UFF

Күн бұрын

O Cine Arte UFF, em parceria com a Cinemateca Potiguar, o Núcleo de Produção Digital do Rio Grande do Norte, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, prestou uma homenagem ao professor e ator José Marinho com a exibição de Boi de Prata (Carlos Augusto da Costa Ribeiro Junior, 1981).
Após a sessão, bate papo sobre o filme e sobre o homenageado, com a produtora e historiadora Flavia Assaf; Mary Land Brito, professora do curso de Produção Cultural do IFRN e Coordenadora da Cinemateca Potiguar; Juliana Corrêa, ex aluna do curso de Cinema da UFF e editora; Tunico Amâncio, professor aposentado do departamento de Cinema e Vídeo da UFF.
Sessão realizada dia 26/08/2021
O longa-metragem potiguar Boi de Prata, de difícil acesso até sua digitalização em 2019, é considerado um representante do Cinema Novo de segunda geração, e um marco por ser o primeiro a mostrar um Nordeste brasileiro em que o colonizado derrota o seu opressor. A obra também é considerada a primeira produção genuinamente potiguar, gravada em Caicó, Rio Grande do Norte, com maioria da equipe do Estado. O filme se tornou um marco na política de regionalização da produção cinematográfica brasileira, tendo sido um dos primeiros filmes financiados pela empresa pública Embrafilme fora do eixo Rio-São Paulo. Por motivos não claros, o filme nunca estreou em circuito comercial. O diretor do filme, Carlos Augusto da Costa Ribeiro Júnior, nasceu em Caicó (RN) e mudou-se na adolescência para a Brasília, quando o pai foi transferido para o Banco do Brasil na recém-inaugurada capital federal. Lá, iniciou os estudos em cinema na Universidade de Brasília (UnB) e, com o fechamento do curso, retomou a graduação na Universidade Federal Fluminense. Boi de Prata foi seu único filme.
Um dos atores do filme, foi o também professor do departamento de Cinema e Audiovisual da UFF, José Marinho, interpretando o vaqueiro Antônio, o homenageado dessa sessão.
O pernambucano Marinho nasceu em 1933 em Olho D´Água de Dentro, município de Canhotinho, agreste de Pernambuco. Conheceu o cinema pela primeira vez no município de Sertânia, quando tentou retomar os estudos com a ajuda do padrinho. Adolescente, mudou-se para Recife para continuar os estudos, onde teve suas primeiras experiências com teatro, acabando por entrar para a Escola de Belas Artes na Universidade Federal de Pernambuco, se envolvendo nas atividades do Teatro Adolescente do Recife, Teatro Popular de Cultura e Movimento de Cultura Popular, viajando para diversas cidades com os espetáculos, na década de 1960. Com o Golpe de 1964 e o início das perseguições, Marinho se muda para o Rio de Janeiro e recomeça a vida como vendedor de livros até conseguir o papel no filme A hora e a vez de Augusto Matraga (Roberto Santos, 1965), além de realizar outros trabalhos no cinema, na TV e retomar suas atividades no teatro no Rio de Janeiro. É nesse período que Marinho conhece Nelson Pereira dos Santos, que o convida para lecionar no recém criado curso de Comunicação da UFF, além de realizarem parcerias em diversos filmes. Ao longo de seus 88 anos, José Marinho formou diversas gerações como professor e foi um ator multifacetado, tendo participado de muitos filmes desde o Cinema Novo até produções mais recentes de seus alunos. Seu trabalho no cinema pode ser visto em filmes como El Justicero (1966), O Amuleto de Ogum, Estrada da Vida, (1981), Brasília, 18%, todos de Nelson Pereira dos Santos; Terra em Transe (Glauber Rocha, 1968); O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968); Guerra de Canudos (Sérgio Rezende, 1997), Os Trapalhões no Auto da Compadecida (Roberto Farias, 1987); Parahyba, Mulher Macho (Tizuka Yamazaki, 1983).
Os projetos de divulgação da filmografia potiguar pode ser visto em: cinematecapoti... e cinepoty.org/

Пікірлер: 1
@acavalcantecoelho
@acavalcantecoelho 3 жыл бұрын
Marinho, um grande professor! A sensibilidade a flor da pele para a interpretação cinematográfica, teatral , social, cultural, enfim uma Pessoa Incrível na Arte!!!
MÉDICO PSIQUIATRA REVELA SEGREDOS da MENTE que o seu PSICÓLOGO NÃO quer que VOCÊ SAIBA
14:30
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 363 М.
Debate Sagrado e profano
1:01:39
Centro de Artes UFF
Рет қаралды 92
This Dumbbell Is Impossible To Lift!
01:00
Stokes Twins
Рет қаралды 37 МЛН
나랑 아빠가 아이스크림 먹을 때
00:15
진영민yeongmin
Рет қаралды 6 МЛН
Glória Bomfim apresenta show inspirado nos terreiros de candomblé.
1:04:27
Centro de Artes UFF
Рет қаралды 2,1 М.
Conferência Isildinha Baptista Nogueira no Centro de Artes UFF
2:00:52
Centro de Artes UFF
Рет қаралды 843
Cine Debate - “Martírio” e o Marco Temporal
1:14:03
Centro de Artes UFF
Рет қаралды 95
ED RENÉ KIVITZ - Inteligência Ltda. Podcast #1236
2:25:34
Inteligência Ltda
Рет қаралды 121 М.
This Dumbbell Is Impossible To Lift!
01:00
Stokes Twins
Рет қаралды 37 МЛН