Рет қаралды 2,361
Homenagem da produtora cinematográfica Cine Central Filmes, preservando a memória, história e cultura de Irati-PR.
"O Cine Theatro Central, foi o mais antigo cinema de rua do Brasil, em 1920 data da sua fundação, era o segundo cinema a abrir as portas no Estado do Paraná; e João Wasilewski foi o mais antigo exibidor de cinema do mundo a permanecer com a mesma sala de espetáculos durante 62 anos de sessões cinematográficas ininterruptas. “Então o cinema foi um local de encontro da comunidade, muita gente, os jovens, quantos jovens ali se encontraram e acabaram casando depois vieram os filhos, porque o cinema funcionou por mais de 60 anos, na mão do seu João, funcionou por 62 anos e ele foi considerado o mais antigo exibidor de cinema do mundo, o cinema ficou na mão de um único proprietário durante 62 anos, que foi de 1920 até a ocasião do falecimento dele” explica o professor, jornalista e memorialista José Maria Orreda em memoriam, na entrevista concedida em 2013, presente no documentário “A História do Cine Theatro Central de Irati”.
Desenvolver esta pesquisa histórica foi mais uma forma de fazer com que o cinema se torne presente sem a sua estrutura, sem suas paredes, mais vivo e presente no imaginário da comunidade. Percebe-se que mesmo com a participação social da comunidade iratiense na salvaguarda de seu patrimônio cultural, ele não conseguiu ser tombado, por falta de apoio das políticas públicas vigentes na década de 1980, e posteriormente, 1990 e 2000, em Irati.
Que bom seria se as lembranças cuidassem de preencher o espaço que antes ocupavam, “eles”, o Cine Central e Seu João Wasilewski já não existem. Mas têm lugar de honra nas memórias, na vida de quem o frequentou e usufruiu de suas presenças. De modo um pouco desiludido, comprova-se o lugar comum, foi-se o cinema e a vida continuou. Investiguei e passeei pelo labirinto histórico das lembranças dos entrevistados e colaboradores desta pesquisa, voltando no passado no qual, segundo eles, todos se conheciam, as casas amanheciam sem cadeados e o tempo parecia passar mais lento, pois estavam encantados com o cinema e o que ele proporcionava, que era algo além do que só sessões cinematográficas, era o ponto de encontro da cidade."
Autor - Pedro Henrique Wasilewski, pesquisa de Mestrado em História e Regiões - Unicentro PR, Intitulada "SOCIABILIDADES EM CENA: HISTÓRIAS DO CINE THEATRO CENTRAL DE IRATI - 1920-1982" - 2018.