Рет қаралды 9,625
Cirurgias na gengiva podem ter objetivos estéticos ou funcionais #Odontologia Leia mais em simpatio.com.b...
Doenças periodontais (como periodontite) afetam a estrutura óssea dos dentes e o tecido gengival. Quando avançam, uma das alternativas de tratamento é a cirurgia na gengiva.
Uma cirurgia na gengiva pode ser necessária por questões funcionais, como mencionamos, ou estéticas - para redução do sorriso gengival, por exemplo.
Existem diferentes tipos de cirurgia na gengiva. Algumas mais invasivas e outras menos, mas todas devem ser realizadas por um dentista especializado.
O sorriso gengival que mencionamos anteriormente é um excesso de gengiva aparecendo quando sorrimos. Algumas pessoas se incomodam com e desejam alterar.
Nesses casos, a redução da gengiva é a solução mais adequada. Por meio do procedimento, o dentista pode remodelar o tecido saudável ao redor da gengiva.
Com isto, não apenas melhora no aspecto estético, mas também diminui o risco de comprometimento dos dentes e da estrutura óssea.
Vamos agora detalhar alguns dos principais tipos de cirurgia na gengiva.
Como foi citado anteriormente, no caso de excesso de gengiva é realizada uma cirurgia para redução do tecido que cobre os dentes chamada de gengivoplastia.
Nos casos onde esse tecido excedente compromete também a estrutura, é realizada a gengivectomia. Esse procedimento remove o tecido e também o osso que a suporta.
Quando o paciente apresenta um retração gengival, a cirurgia de gengiva realizada é diferente das apresentadas até aqui.
Neste caso, a gengiva sofre incisões e é deslocada para que o dentista modele sobre os seus dentes. A região é suturada e o paciente precisa ficar em repouso.
Quando o caso de retração é mais grave, é necessário realizar o enxerto gengival, que também é uma cirurgia de gengiva.
Neste procedimento, é feita a remoção da gengiva de outra região da boca do paciente para ser colocada nos locais que ficam mais aparentes ao sorrir.
Lembrando que todos esses procedimentos exigem repouso e alguns cuidados após a sua realização.
Portanto, se você realizar uma cirurgia na gengiva, não deixe de consultar com o seu dentistas quais as recomendações essenciais para uma boa recuperação.