Cirurgia plástica para Lipedema: como são os resultados? Complicações, recuperação e preparo!

  Рет қаралды 903

Dra. Juliana Oliveira

Dra. Juliana Oliveira

Күн бұрын

Vou procurar responder nesse vídeo as dúvidas que mais recebo sobre a cirurgia plástica no Lipedema:
1- A cirurgia é a melhor opção de tratamento?
2- Como são os resultados?
3- Como é a recuperação da cirurgia? Quais são as complicações que podem haver?
4- Os cuidados na escolha do seu cirurgião, cirurgiã
Então vamos a primeira pergunta: a cirurgia é a melhor opção de tratamento?
Quando o assunto é diminuir a gordura depositada em excesso em casos de lipedema, a cirurgia plástica pode, de fato, ser a opção mais eficaz para resultados visíveis e significativos. Isso acontece porque o lipedema se manifesta de diferentes maneiras em cada pessoa.
Embora as abordagens integrativas de tratamento melhorem os sintomas, a dor e, em alguns casos, até possam oferecer uma melhora na diminuição do inchaço e melhora estética, para outrass pessoas, essas medidas podem não ser suficientes para a redução da gordura na região do lipedema. Nestes casos, a cirurgia plástica é indicada e traz a solução na diminuição da gordura e até melhora de alguns sintomas também.
2- Como são os resultados?
O resultado final da cirurgia, depende de alguns fatores muito importantes:
1- Técnica utilizada, habilidade e experiencia do cirurgião ou cirurgiã em cirurgias específicas para lipedema.
Quanto mais avançadoso estágio do lipedema, mais cuidados são necessários para um bom resultado final e muitas vezes haverá a necessidade do acompanhamento de um cirurgião vascular na cirurgia também.
Existem técnicas que serão utilizadas para evitar que área seja muito danificada, preservando o máximo possível os vasos sanguíneos e linfáticos, como o uso de infiltrado tumescente, a lipo a laser e a Tecnica WAL do ingles (Water Assisted Liposuction) é uma técnica que lança jatos de água para quebrar a gordura, facilitando a aspiração pela cânula.
As técnicas vão influenciar no resultado e tempo de recuperação após a cirurgia.
2- fator: Condução do processo cicatricial:
Agora, entra o papel fundamental do profissional que irá conduzir seu pós operatório, controlando todas as respostas à intervenção cirurgica.
Nesse momento, muitas técnicas são necessárias, como controle do inchaço, dor, podendo ser utilizado o tape, técnicas e acessórios de compressão, exercícios terapêuticos, técnicas de mobilizações manuais e entre elas, a drenagem linfática. Por isso, o profissional que irá conduzir seu processo cicatricial também precisa ter muito conhecimento e habilidade.
Tudo isso influencia O resultado final pois caso haja complicações , elas precisam ser tratadas.
E assim entramos na 3 pergunta:
3- Quais são as complicações ?
As complicações que podem acontecer são a formação de seroma, eu já fiz outros vídeos aqui no canal explicando o que é o seroma, como se forma.
O Seroma deve ser prevenido e controlado principalmente com a compressão correta, o consumo adequado de proteínas e alimentos que controlam todo o processo inflamatório. Em alguns casos os cirurgióes podem er a necessidade da punção do seroma.
As fibroses, também precisam ser abordadas. Já fiz muitos outros videos aqui no canal também sobre as fibroses e seus tratamento. O principal é que o tratamento não deve ser agressivo e de forma alguma gerar dor ou desconforto para você.
Na minha prática clínica vejo excelentes resultados na mobilização manual e ajustes de compressão para o controle desse tecido cicatricial que foi depositado em excesso. Se vc não sabe o que são as fibroses, tb encontrará uma playlist só sobre esse assunto aqui.
Em alguns casos raros, pode haver um processo de desvitalização tecidual, por uma menor oxigenação ou seja, chegada de sangue nesses tecidos, que podem ser tratadas com a ozonioterapia, uso de LED, LASER ou sessões de camara hiperbárica.
É importante a detecção dos sinais desse processo, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, evitando a morte desse tecido, que é a necrose tecidual.
Para evitar a formação de trombos ou a trombose venosa, a deambulação precoce, o uso de anticoagulantes que serão prescritos pelo seu medico tb será importante.
4- Qual o tempo necessário para recuperação?
Se todos esses cuidados forem tomados, geralmente em 1 mês após a cirurgia, a recuperação estará bem encaminhada, mas o uso de meias e acessórios de compressão podem ser necessários por um período maior de tempo, em média 2, 3 meses.
Após esse período você retornará ao uso desses acessórios como rotina de tratamento para controle do lipedema, ou seja o tratamento conservador.
5- A cirurgia pode deixar sequelas?
Dependendo de como for realizada a técnica cirúrgica, se houver lesão de algumas estruturas do sistema linfático, como os vasos coletores, eles não se reconstituirão novamente depois, e isso pode gerar uma consequência que é o maior acumulo de líquidos no membro, denominado linfedema.

Пікірлер
Exercícios para Lipedema! Aprenda e comece hoje mesmo!
14:11
Dra. Juliana Oliveira
Рет қаралды 61 М.
Lipoescultura e Renuvion: por que a paciente ficou TRAUMATIZADA após a cirurgia?
10:52
Flipping Robot vs Heavier And Heavier Objects
00:34
Mark Rober
Рет қаралды 59 МЛН
Who’s the Real Dad Doll Squid? Can You Guess in 60 Seconds? | Roblox 3D
00:34
Миллионер | 1 - серия
34:31
Million Show
Рет қаралды 2,9 МЛН
Physical Exercise and Lipedema
16:11
Amato - Instituto de Medicina Avançada
Рет қаралды 90 М.
Instrumentação Cirúrgica
22:02
Diego Ariel de Lima
Рет қаралды 249 М.
Diagnosing Lipedema Part 2 - Physical Exam
15:08
Fat Disorders Resource Society
Рет қаралды 369 М.
9 Common Mistakes After Diagnosing Lipedema
12:49
Amato - Instituto de Medicina Avançada
Рет қаралды 17 М.
Entenda TUDO sobre ANESTESIA GERAL!
16:21
Thiago C Amorim
Рет қаралды 2,4 МЛН
Tontura: 10 Causas | Dr Diego de Castro Neurologista
17:50
Dr Diego De Castro Neurologista
Рет қаралды 523 М.
Como conseguir qualquer Cirurgia Plástica de graça [Cirurgia Plástica]
5:12
Ginecomastia Nunca Mais!
Рет қаралды 10 М.
Flipping Robot vs Heavier And Heavier Objects
00:34
Mark Rober
Рет қаралды 59 МЛН