Não levem livros como um conjunto de dogmas, e sim ideias e sugestões. Existem pessoas tão experientes quanto o Uncle Bob que discordam dele, e isso faz parte da vida. Minha visão sobre comentários em código é: praticamente não uso, porque meu código é geralmente bem autoexplicativo, mas quando há cenários específicos, exceptions, acho que é válido esclarecer com um comentário. Mas em se tratando de libs que vão ser usadas por pessoas fora do seu time de desenvolvimento, comentários são bem importantes para que a pessoa rapidamente entenda como um código funciona sem precisar lê-lo.
@samuel_do_prado2 жыл бұрын
Façam outra série sobre o Refactoring ou Clean Architecture, por favor, são tópicos muito úteis
@edupazz2 жыл бұрын
Meu tipo de comentário "desfavorito" é o famoso "// TODO: ..." que quando tu vai ver no git blame tem uns 3 anos
@BeTrybe Жыл бұрын
Ótimo conteúdo! 👏 Acredito que, para quem está aprendendo, os comentários são muito úteis. Mas é muito importante não esquecer de voltar neles e buscar sempre melhorar o código para que, no futuro, eles sejam um recurso que mais ajuda do que atrapalha, principalmente para quem exagera na quantidade e torna o código muito poluído.
@joaopessanha57742 жыл бұрын
Eu comento algumas partes do meu código mas estou sempre procurando deixar meu código mais clean, afim de evitar comentários. Obrigado pelas dicas código fonte.
@marceloLoschiBH2 жыл бұрын
Se não comenta é preguiçoso, se comenta é pq não é claro, está parecendo a revista Você SA , se Deus se candidatar ele não consegue entrar...
@JohnDoe-bu3qp Жыл бұрын
O que eu sempre falo é que comentários devem dizer "porque", e não "o que". Se entre o nome da classe, do método e das variáveis não deu pra entender o que o código faz o problema é outro. Mas pode ser que o que você está fazendo precise de contextualização pra outra pessoa não ter que ir ler um monte de outros méotodos. Também não deveria acontecer muito em uma aplicação coesa.
@marciorjusto Жыл бұрын
@@JohnDoe-bu3qp Gostei dessa estratégia. Nem sempre conseguimos nomear objetos corretamente (ainda mais se vêm de algum framework externo ou pacote fechado) então algum comentário é necessário para justificar aquela lógica
@filipianjos6583 Жыл бұрын
No final do vídeo eles dão exemplos de bons comentários. Comentar algo que deveria ser explicado no código demonstra, desleixo ou inexperiência do autor .
@andre-SJP-PR Жыл бұрын
Muito interessante. Realmente ,uma variável bem nomeada elimina, no mínimo uma linha de comentário.
@darkneslightgamer9172 Жыл бұрын
Eu comento apenas se algo for complexo
@papking60922 жыл бұрын
Eu vou continuar comentando. Mas vou tentar fazer isso de melhor forma.
@marciorjusto Жыл бұрын
Não são regras, mas boas práticas! Os próprios "gurus" estão cansados de responder no Twitter: "Usem o bom senso!"
@noriller Жыл бұрын
Numa discussão que tive recente, a ideia geral era de comentar os porques e os quando usar. Normalmente comento mesmo algo pra ser usado "pra fora" ou que outros vão precisar aprender algo pra usar (refatorei um código que usava de uma lib, e já que tava aprendendo pra usar, já deixei comentado e com jsdocs uma descrição do que passar em cada coisa pro próximo, ou eu mesmo usar depois). Algo importante de comentar é sempre o "parece mais não é", tem coisas que você olha e pensa: não dava pra fazer assim? Dai quebra o código e a cabeça, então já é bom deixar o lembrete que não, aquilo tem uma razão de ter sido escrito daquela maneira.
@timoteoqueiroz1627 Жыл бұрын
Isso mesmo, mts vezes o código ja passou por uma pancada de testes, e tem q ficar dakele jeito mesmo pra funcionar, de um modo q parece contra intuitivo, passível de refatoração por alguem outro q bater o olho ali. Ai comento pra não deixar o outro programador bater a cabeça em vão tudo denovo.
@fabiovicente4322 Жыл бұрын
@@timoteoqueiroz1627 penso igual vc...
@sergioaraujo9886 Жыл бұрын
No caso do comentário que informa as circunstâncias em que funciona é muito útil quando outras pessoas alteram o código, porém nem todas são responsáveis pelo resultado. Em empresas ou organizações onde falta ordem, respeito e disciplina é muito útil.
@CharlyBraga Жыл бұрын
Este livro do uncle Bob me ajudou visualmente no trabalho. Passei criar funções pensando em deixá-las altoexplicativas, sem precisar de comentários, e realmente funciona. Como é dito no livro, os comentário ficam obsoletos e passam a contar mentiras sobre o código. Quantas vezes a gente acessou uma função, às vezes nossa mesma, em que os comentários já não faziam sentidos? O livro é um grande investimento, e cada página que você lê já consegue aplicar no seu trabalho. Algumas dicas que lembro do livro que validei na prática: - Use nome altoexplcativos, descritivos não repetitivos em em funções e variáveis - Use funções pequenas, que fazem coisas específica (não use uma função gigante que faça várias coisas) - Evite comentários, faça seu código ser o comentário - Não tenha preguiça, refatore se precisar - Evite código repetitivo, coloque tudo em único lugar, como função (facilita manutenção) - Use espaçamento e identação no código - Trate exceções quando necessário Dentre outras...
@lucasarend7164 Жыл бұрын
Eu uso comentários só para explicar a regra de negocio, quando acho que é algo mais complexo. Ótima serie!
@zardobeckerg.1220 Жыл бұрын
Estou adorando essa série! Pensei tambem nos outros dois livros do codigo limpo, para uma futura série! Obrigado!
@martafernandes1837 Жыл бұрын
Sinceramente, se existe a possibilidade de fazer comentários no código, é porque é importante. Quando faço manutenção muitas vezes comentário deixados por outro programador me ajudou a entender regras de negócios.
@DevAteAAlma Жыл бұрын
"...se existe... é porque é importante" foi o que eu pensei antes de assistir ao vídeo
@XKMetralhaDO2 жыл бұрын
Normalmente, se precisa comentar, é pq tem algo estranho com o código, com exceção de coisas muito específicas.
@robertomelo8815 Жыл бұрын
Comentar código deve ser entendido de várias maneiras. Uma delas é quando o comentário serve de documentação rápida, no começo de uma classe ou biblioteca, explicando o conteúdo e usos de forma suscinta, já salva tempo, pois quem lê não precisa ler todo o código para saber o que tem disponível ali, principalmente se for disponibilizar ao mundo. Esses dias peguei um dos melhores exemplos em código de arquitetura hexagonal, porém, sem nenhum tipo de documentação no repositório, sem a arquitetura e sem comentários. É possível fazer tudo isso à partir do código? Sim... mas quem fez o código deve ter desenhado também a arquitetura. Um pouco de comentário em algum ponto mais complexo ou onde existe uma padronização de formato e nome também é bem vindo. Outra questão é a limitação de tamanhos de dados e de arquivos em algumas linguagens e sistemas. Antigamente, era muito comum abreviar nomes de variáveis e funções. Hoje em dia é aceitável utilizar nomes tão grandes quanto uma tela curva de 3840px couber, tudo em nome da legibilidade. Por fim, em AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, por exemplo, é OBRIGATÓRIO utilizar comentários e simbólicos em programas de CLPs, por exemplo, pois eles servem de ALIAS no programa. O código fica simplesmente ILEGÍVEL sem comentários ou sem o projeto, inclusive, isso é utilizado por algumas empresas como forma de proteção de propriedade intelectual ou cobrar bem mais caro para fornecer o projeto, mesmo sendo possível programar de forma que a inteligência do sistema fique protegida e inacessível, mantendo o mínimo disponível para manutenção.
@rafaelparrini Жыл бұрын
Isso coleguinha, não comenta não. Confia! =]
@Lucian-Alves Жыл бұрын
Existe um abismo de diferença entre comentar *o que* um código faz e comentar *pra que* ou *porque* foi feito assim. Quem entende essa diferença consegue detectar as exceções onde um comentário no código pode ser útil. Mas de fato existe muito comentário desnecessário, como os abordados no livro, que eu costumo encontrar principalmente em código legado. Já vi até comentário "TODO" abandonado no código há mais de 5 anos.
@TheSamfelgar2 жыл бұрын
Trabalho com PHP e pra mim, o único sentido de comentar é usar docblocks, para ajudar a IDE a me ajudar, definindo tipos que ainda não são possíveis usar nativamente, como generics, por exemplo.
@samuel_do_prado2 жыл бұрын
Costumo adicionar as exceções que podem ser lançadas também
@julioDinisdLima Жыл бұрын
Para mim, os comentários do phpdocs e Java docs incluindo os com exemplo de utilização é muito prático quando está na ide e com um atalho de teclado acesso essa informação.
@claudiojunior25782 жыл бұрын
Eu concordo com tudo isso, mas eu gosto de colocar aqueles comentários que até uma criança de 5 anos entende kkkk, só assim consigo assimilar o que estou estudando, muito legal essa aula!
@akattsuki1ives Жыл бұрын
***Comentando sem ter visto o vídeo ainda*** Sou estudante, e uma coisa q eu comecei a perceber a partir de ontem após algumas horas de estudo é q é possível olhar pra um código e saber tudo q ele faz se ele estiver bem organizado, a partir daí me perguntei se vale a pena ou não deixar comentários no código, vai fazer ele parecer até mais bagunçado, essa foi a minha visão e me interessei pelo assunto e aqui estou no vídeo de vocês, procurando saber sobre isso... •Aahh, e estou MT feliz por ter progredido agr eu consigo ler um código inteiro sabendo oq cada coisa faz e assim eu consigo achar onde está erros
@thiagoandrade7365 Жыл бұрын
Eu não comento nada, não vejo necessidade pois quem olha o meu código entende tudo, ele é simples e conciso.
@betocaldas Жыл бұрын
Esse do regex eu sempre faço e um outro que eu costumo fazer no mesmo sentido é quando crio algum filtro.
@DaniloStill2 жыл бұрын
No C# existe o summary, aqueles comentários no cabeçalho criados quando se colocam 3 barras "///". Esses comentários descrevem o método e também seus parâmetros e retorno, que são atualizados automaticamente se você mudar os parâmetros ou o retorno. Quando você utiliza o método, essas informações são exibidas pelo Intellisense.
@marcosr.weimer3433 Жыл бұрын
no Delphi tambem tem
@WILLKATECH Жыл бұрын
Eu utilizo os comentários pra organizar o código, e pra qdo eu enviar o código pra alguém que tem menos conhecimento consiga aprender com o código e entender
@MagnoLima Жыл бұрын
Se você esta desenvolvendo uma rotina ou função utilitária, algumas linguagens como o Swift por exemplo, no Xcode, faz uso de um comentário para ajudar explicar o uso dela, se tem parametros, etc, no caso do Xcode você mesmo promove o completion para o help da sua rotina, isso é um tipo de comentário muito interessante.
@arcstur Жыл бұрын
O cargo test, do Rust, tem uma feature muito legal para não deixar os comentários/exemplos de documentação obsoletos. Além de rodar os testes unitários e de integração, ele roda os exemplos utilizados na documentação!
@codigofontetv Жыл бұрын
Aí sim! Se ter utilidade prática então está liberado. :D
@edupazz2 жыл бұрын
14:58 nesse caso em específico eu consideraria que uma refatoração mitigaria a necessidade do comentário. Jogar o magic number 40 em uma constante MIN_QUALITY_THRESHOLD ou algo do tipo já daria pra remover o comentário e o porquê desse número ainda seria claro para o leitor.
@Unknown-868 Жыл бұрын
Quando a gente para pra analisar, todo código comentado só foi comentado por falta de design pattern ou boas práticas de programação.
@dspic332 жыл бұрын
Quero ver vocês programarem e/ou configurarem os registradores um microcontrolador sem comentar o que cada bit do registrador representa, ou comenta ou abre o DataSheet milhares de vezes. Impossivel prosseguri sem comentar, nem que seja copia do DS.
@Unknown-8682 жыл бұрын
Há casos e casos. No geral o Clean Code se aplica a OOP, o cenário que você está ilustrando não atende a isso. É o caso clássico do código de baixo nível, espaguete e salve-se quem puder! 😁
@marciorjusto Жыл бұрын
A intenção do livro - e acredito que do canal - não é impor uma regra, mas incentivar boas práticas conforme cada tecnologia disponibiliza.
@Armc31416 Жыл бұрын
Exatamente meu caso, me especializei em embedded com linguagem C. Eu morro de rir com a indústria moderna de software, parece a TV Câmara com os parlamentares discutindo projetos de lei na tribuna!
@eder_tinti2 жыл бұрын
adicione mais comentários aqui, e menos comentários no código... também daria para falar dos "cometários de comentários"... que é quando mais de uma pessoa trabalha no código e começam a comentar que nem um chat, dá até para agendar uma reunião pelos comentários
@evertonoliveira9985 Жыл бұрын
Li o livro e concordo com ele: "O melhor comentário é aquele que não precisa ser feito".
@Roberto-oz6et Жыл бұрын
Eu uso os comentários em projetos pessoais quando estou aprendendo algo novo. Eu já li comentários que mais me confundiram do que ajudaram então, num projeto compartilhado, eu evito comentar.
@technoir-1984 Жыл бұрын
Código comentado é sinalização de inexperiência e/ ou ignorância em estruturar um algoritmo. Todo código cheio de comentários que já peguei era um horror.
@heitormbonfim Жыл бұрын
To amando esse quadro pppppqqqqqqppppppp
@carlos280182 жыл бұрын
Comentar ou não, pelo que entendi do livro e pelo vídeo, é uma questão de percepção se vale a pena ou não e como o Uncle Bob sugere, se com o tempo aquilo não irá se tornar algo mentiroso. Eu acrescentaria que muitas vezes um comentário é inserido por não haver discussão com a equipe sobre determinada ação.
@humbertoluks Жыл бұрын
Simplesmente Espetacular
@adrianozanini1202 Жыл бұрын
Vou continuar comentando no código-fonte e de forma sucinta e em métodos complexos. Simples assim. Para que futuramente outros desenvolvedores menos experientes possam compreender mais facilmente.
@pwcodigo Жыл бұрын
Obrigado pelo conteúdo.
@ViniciusSouza-gi2kr Жыл бұрын
Eu uso muito comentário enganador quando estou aprendendo algo novo, pq nesse caso, pra mim, realmente não tem nada de óbvio em algumas coisas
@codigofontetv Жыл бұрын
Nesse caso vale comentar à vontade! Para aprender vale tudo
@emanuelmoraes9668 Жыл бұрын
Claro que existem muitos comentários muito ruins por aí e talvez na maioria das vezes eles sejam desnecessários. Mas as vezes o comentário é necessário. Programar é a arte de abstrair. Muitas vezes precisamos criar conceitos do zero que não existem na linguagem natural ou não tem como ser obvio de se entender apenas batendo o olho (frameworks em geral fazem isso direto). A premissa de que o próprio código deve ser entendido por qualquer programador sem que nenhuma explicação seja feita, por menor que ela seja, limita a possibilidade de sintetizar conceitos diferentes em um só. Nestes casos, a alternativa ao comentário seria a obrigatoriedade de códigos mais extensos cheios de pequenos detalhes apenas para não usar uma palavra nova ou genérica que precisaria de um comentário, mesmo que breve, pra explicar o que ela significa. Isso sem falar das interfaces que ao serem usadas exigem a confiança de que quem implementou sabia de todos os possíveis pontos de atenção que por acaso não tem um comentário explicando.
@digodasilva Жыл бұрын
Ia comentar aqui nesse vídeo, mas depois dessa paulada eu desisti. Hahahaah Piadinhas infames à parte, parabéns pela série.
@Edson_2952 жыл бұрын
Onde eu trabalho, nenhum pull request é aprovado com comentários no código
@MyPezzini Жыл бұрын
Eu uso swagger no meu dia a dia e realmente é uma maravilha
@danivalc Жыл бұрын
Existe uma confusão no vídeo sobre comentários de documentação e de código. O comentário de documentação (JavaDoc) serve para quem vai usar o método em questão, então ele é focado em explicar para quem não tem o fonte O QUE o método faz, o que cada parâmetro representa e algumas variações no uso. Já o comentário de código serve para ajudar a quem vai dar manutenção no código a entender COMO o algoritmo foi feito e assim poder corrigir um bug ou implementar uma mudança de regra. O livro "Effective Java 3rd. Edition" do Joshua Bloch tem um item que é uma aula sobre como escrever bons comentários, o item 56. O autor deste livro é um dos "pais" do Java, que projetou a API de Collections e ajudou em outras estruturas importantes como Generics e Lambda.
@victorkinoshita9575 Жыл бұрын
O pior tipo de comentário é aquele que é um romance de 500 páginas e no final é só um clichê.
@youreale Жыл бұрын
Como tudo na vida, isso depende da dose e do contexto: comentar CADA linha código é desnecessário, toma tempo e gera poluição (assumindo que você não esteja programando em Assembly). Ao mesmo tempo, não podemos assumir que as pessoas que vão manter aquele código tenham o mesmo nível de conhecimento que nós sobre o fonte e as decisões de arquitetura - principalmente em se tratando de um projeto complexo. Por isso é importante ter uma documentação no código sobre o que não é óbvio e que poderia ser interpretado erroneamente. O mesmo vale para decisões pouco "ortodoxas" que às vezes somos obrigados a tomar (os chamados "workarounds") para resolver certos problemas bizarros. Escrever código é como contar histórias e se ninguém entende o que você escreve, você está no ramo errado.
@Unknown-868 Жыл бұрын
"Escrever código é como contar histórias", que frase bonita!
@isaacsouto9302 Жыл бұрын
Eu usava bastante comentário no começo da carreira e com o tempo fui diminuindo, diminuindo e hj em dia não faço mais comentários, não me recordo da última vez que usei um comentário
@danivalc Жыл бұрын
Uma coisa que não é coberta aqui é quando o código fonte está errado. Imagina se naquela expressão regular usada no exemplo tiver algum erro, seria muito complexo descobrir a intenção de quem fez a expressão. Daí um comentário de código pode ser importante, dizendo o que o programador queria fazer. Um outro problema para brasileiros é o padrão de muitas empresas em fazer códigos em inglês. Muitas vezes algo é traduzido de forma confusa e só o comentário que salva. Um exemplo é como fazer o CPF, já vi muitas formas de traduzir e ajuda muito um comentário no campo dizendo que é o CPF ou o CNPJ.
@ReyMisterio-yt3xq Жыл бұрын
obrigado pelas dicas👌
@leandromartins693511 ай бұрын
Os comentários são obviamente dispensáveis nos exemplos apresentados, que são curtos e simples de refatorar. Mas em uma aplicação real, muitas vezes grande demais, o comentário é um aliado sim. Tudo o que for facilitar a sua vida é valido... se vc vive bem sem os comentários, ai é uma posição profissional de cada um
@eBrunoro2 жыл бұрын
"Sem essa linha tudo para de funcionar" Eu tive que comentar em cima de um import que o VS Code insistia que era desnecessário
@Unknown-8682 жыл бұрын
Vai ver era mesmo! 🤭
@miguellopes91772 жыл бұрын
Clean code fala sobre aqueles loops gigantes? Aquele while que começa linha 23 E acabar na 712. Não sei se é mal prática, mas eu acho que é, odeio esse tipo de coisa, eu pelo pelo menos tenho dificuldade em entender esse tipo de prática.
@Unknown-8682 жыл бұрын
Com certeza tem uma falha de design nesse código! Provavelmente está quebrando os princípios SOLID e consequentemente não está de acordo com o Clean Code.
@miguellopes91772 жыл бұрын
@@Unknown-868 isso foi um exemplo, Porque o code que eu lembrei que fazia isso.... Trechos de código no meio da página. Mão encostados, não identados e sim No meio.
@eBrunoro2 жыл бұрын
Se uma função minha tem mais de 15 linhas, eu a divido em funções menores. Se tiver mais que 3 níveis de identação, também
@dobbbri2 жыл бұрын
Configuro o editor para ocultar (fold) todas documentação no código
@earmarques12 жыл бұрын
O livro dele que mais gostei é Arquitetura limpa. Terminando o clean code, este deve ser o próximo de vcs. Abraço
@jonathanemanuel76 Жыл бұрын
Eu uso comentários to dos quando tem algo que não tô com vontade de fazer na hora ou realmente não dá pra fazer mesmo. Middlewares e exceptions normalmente são coisas não tenho vontade de fazer e espero acumular pra fazer várias de uma vez
@arleygoleiro22 Жыл бұрын
8:04 - faço muito dentro do .htaccess
@cortespoliglota2 жыл бұрын
Eu só comento áreas e funcionalidades no código.
@Armc31416 Жыл бұрын
"O código-fonte deveria ser explicativo em 99% dos casos". Verdade, mas sou parte do 1% que programa em linguagem C para microcontroladores. Enfim, só comento o mínimo, o não óbvio, ou coisas que tenho medo de esquecer.
@gu00col Жыл бұрын
eu uso comentarios mais pra marcar fazes da excução isso me ajuda a navegar em codigos gigantes quando preciso achar alguma coisa
@olddeveloper8648 Жыл бұрын
Cada caso, um caso, a documentação é sim necessária caso você crie uma API ou biblioteca, sempre usando o modelo de documentação da própria linguagem, para gerar documentação externa.
@matheusacioli28612 жыл бұрын
Quando li isso pela primeira vez minha reação foi: "O QUÊ?". Porém, quando você para pra analisar, faz total sentido. Se você se sente obrigado a comentar uma parte do seu código, é porque algo está errado e não dá pra entendê-lo lendo-o. Comentá-lo será como uma preguiça de deixá-lo legível por si só e pode acabar fazendo você ignorar isso achando que seu comentário dá conta. A melhor forma de tornar um código legível não é comentando, é nomeando bem as variáveis, extraindo funções, enfim, a legibilidade pode inclusive ser comprometida se tiver um comentário no meio do nada, pois acabará interrompendo o raciocínio do leitor que pensará "opa, preciso ler isso". Um bom código não precisa ser comentado, isso é uma regra. Basicamente, no meu dia a dia, eu reservo comentários pra coisas mais supérfluas, como especificar o autor do código, Copyright e raramente pra me ajudar a localizar partes do código.
@maurodeamorim32292 жыл бұрын
Não concordo, lidamos com milhares de linhas de codigo, tem que comentar sim, ora so porque um cara resolveu escrever um livro os aceitacionistas vão atrás faça me o favor.
@faelpinho2 жыл бұрын
@@maurodeamorim3229 concordo contigo.
@matheusacioli28612 жыл бұрын
@@maurodeamorim3229 Tratam-se de dados estatísticos e análises com base em projetos de software de longo prazo. Comentários tendem a envelhecer mau. Deixar um código legível por si só dispensa o uso de comentários, pois muitas vezes eles até atrapalham a leitura. "Clean Code" não é um livro qualquer, é quase uma bíblia pra o desenvolvimento de software moderno e se você acha que quem segue seus princípios são "aceitacionistas", então você envelheceu mau como programador, muito mau.
@emanuelmartins95082 жыл бұрын
@@matheusacioli2861 Como q vc deixa um código que trabalha com várias threads ou tem cálculos matemáticos complexos ou dependências obscuras "legível"? Isso só funciona pra codificações simples. No máxmo de média complexidade, e mesmo assim vc teria funções, classes e variáveis dando pau no sistema por terem nomes grandes dms.
@Unknown-8682 жыл бұрын
@@emanuelmartins9508 Como deixar legível? Aplicando os princípios do SOLID! :)
@sauanbraddok2 жыл бұрын
estou terminando o clean code...é realmente muito bom, mas eu dei sorte de não ler tão cedo na carreira. O livro é excelente mas para dar realmente valor a esses conceitos é preciso antes entender o método no-rabo, ou seja, aprende tomando nele kk
@saturnosync2 жыл бұрын
Comento sempre que desconfio que vou esquecer. Ainda mais quando se desenvolve uma lógica nova. Aqui pelo menos funciona bem 😁
@PCVARGAS Жыл бұрын
Gabriel e Vanessa, na minha opinião NÃO EXISTE COMENTÁRIO RUIM, ruim é não documentar tudo !
@Unknown-868 Жыл бұрын
Opa, documentação é coisa boa! Mas o tema fala sobre comentários dentro de rotinas, explicando o passo-a-passo do algoritmo ou coisas do tipo.
@AndreCarneiro6664 ай бұрын
Considerar que seu código é "auto explicativo" ignora o fato de que humanos interpretam coisas de formas distintas. Portanto, é "desumano" não comentar o código! Assumir que você fez um código bom para todo mundo é puro narcisismo. Sempre assuma que seu código pode estar bom mas que outra pessoa pode discordar de você. Deste modo você aumenta as chances de alguém entender seu código de fato!
@marcosrj21 Жыл бұрын
Para o trabalho: pergunte ao seu chefe o que ele pensa sobre comentários e siga o que ele falar. Para uso pessoal: use o que funciona para você. Para entrevistas: saiba explicar porque você escolheu a sua forma de usar comentários.
@DaniloStill2 жыл бұрын
Se você precisa explicar o que seu código faz, algo está errado, rs. Porém, existem casos em que o comentário é muito útil, como cálculos fiscais e contábeis, geralmente baseados em alguma lei e que o comentário ajuda a explicar esses cálculos, mas, isso é uma faca de 2 legumes, porque se a legislação mudar e o comentário não, isso pode ficar obsoleto e confundir.
@gabrielsiron4188 Жыл бұрын
Eu tenho a impressão de que, em projetos grandes, comentários do tipo "TODO" se perderiam, assim como quaisquer outros tipos de comentários. As pessoas teriam que procurar nos códigos por futuras implementações. Aí faz mais sentido ter um sistema como o GitLab ou GitHub, que de fato tem as ferramentas para gestão de pendências e issues, do que instalar uma extensão no VS Code pra isso. Já vi pendências desse tipo passarem meses sem ninguém fazer kkkkkkkkk, e se estivesse no GitHub a pessoa responsável pelo projeto poderia priorizar aquilo, direcionar alguém pra fazer...
@cleversonsutil4495 Жыл бұрын
O melhor é acertar com toda a equipe a criação de um projeto chamado "Melhorias" e colocar lá o "ToDo" a se fazer no futuro. Ai vai acumulando com o tempo, e quando tiverem tempo, todo mundo revisa e decide o que fazer.
@Andrewscarlosreis9 ай бұрын
Façam outra série sobre o Design Patterns do GOF
@fabiovicente4322 Жыл бұрын
Comentário em código só acho válido pra quem está entrando na empresa. Se durante o desenvolvimento do código o criador do projeto puder mastigar a idéia do negócio do site ou software, o programador que assumir as melhorias nos códigos deste projeto já poderá ter uma visão do projeto todo, evitando assim que o novo programador tenha que fazer centenas de perguntas ao gerente de TI da empresa.
@miguellopes91772 жыл бұрын
Eu ainda não vir até o final do vídeo então se eu falar algo errado falem aí. Mas na minha opinião Quando você vai desenvolver um programa ou software eu acho que tá certo um bom código não precisaria ser comentado, Agora se você tá fazendo uma API,classe, biblioteca sei lá, para algum outro programa ou pessoa usar eu acho necessário. Pensei nisso com base no java.
@Unknown-8682 жыл бұрын
Mas aí você está falando de dockblock, documentação xml ou seja lá como queira chamar. Documentação é importante, mas o ponto abordado no vídeo é sobre programadores que comentam o que as classes e métodos estão fazendo. :)
@miguellopes91772 жыл бұрын
@@Unknown-868 javadocs Por isso eu falei baseado em Java pelo menos até onde eu sei é assim no Java.
@Unknown-8682 жыл бұрын
@@miguellopes9177 Aí é algo bem vindo!
@ChrisACorrea2 жыл бұрын
Sou dono de usar comentário posicional. Principalmente em html para separar "componentes". KKKKKK
@nicksonjeanmerson7412 Жыл бұрын
eu discordo disso no livro, trabalho com ts a anos e uso comentários e annotations pra gerar o swagger a partir das rotas, na empresa que trabalho criamos um processo em que além de fazer os testes unitários com 100% de cobertura, sempre matemos o swagger atualizado que pode servir inclusive para parceiros realizarem testes e homologações em um ambiente de sandbox ou também podem ser importado no postman, lembrando que o q está no livro, não precisa ser interpretado como verdade absoluta e nem está escrito em ferro e fogo.
@Unknown-868 Жыл бұрын
O livro não é contra documentação, nesse caso aí os comentários são bem vindos. O problema é quando o programador utiliza comentários para explicar o fluxo de alguma rotina, daí o código deixa de ser pensado como OO e passa a ter uma interpretação procedural.
@JoaoSouza042 жыл бұрын
Tive uma reunião ontem com o instrutor de um bootcamp que participo e ele falou exatamante sobre isso, disse que se estou comentando algo quer dizer que meu código não está claro o suficiente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@marciorjusto Жыл бұрын
Coloca ele pra dar manutenção em um sistema legado com 500 arquivos de fontes ... Mas é pra ontem, cliente no telefone que disse, kkk
@sergiolima2251 Жыл бұрын
Rapaz, depois deste vídeo irei reavaliar e muito a maneira como uso comentários em meus códigos kkkkkkkk Tem alguns que estão recheados deles. Mãe do céu hahahaha
@L0RD.X Жыл бұрын
Eu não trabalho com programação, faço por hobbie, mas comento coisas que caberíam no "informativo" tipo /* não medasapoha pq assim funciona */ mas de uma forma mais formal como /* da forma tal, tal e tal, da ruim, então mantenha como ta ou arrume uma solução melhor*/ .... tem um amigo meu q não manja nada sobre essas coisas de organizar, pra ele se roda ta bom, digamos que comento como se fosse pra ele entender já q meu git ta cheio de coisa inútil, meu titulo é "Reinventor da Roda"
@selmobergamin2 жыл бұрын
Só concordo com 50%...
@lhamaalada4302 Жыл бұрын
eu comento pra facilitar a deixar a leitura do codigo mais rapida
@Unknown-868 Жыл бұрын
Aaahhh, entendi... Você faz tipo isso aqui, né: // Imprime a Nota Fiscal ImprimeNotaFiscal(nota); 😂
@lhamaalada4302 Жыл бұрын
@@Unknown-868 exatamente
@fernandocarmo5322 жыл бұрын
Boa parte do meu código é escrito para ser lido por um humano, até mesmo trechos bem pesados, basta separar em funções menores com nomes compreesíveis. Comentários só JSDoc mesmo XD
@edlinux Жыл бұрын
Vi o vídeo ontem a noite e hoje de manhã não consigo comentar nada no código hehehe.
@codigofontetv Жыл бұрын
🤓🤓🤓
@jonnyvv2 жыл бұрын
O comentádio válido de verdade são os feitos nos vídeos do Código fonte TV! Fiz muitos comentários desnecessários e até bizarros trabalhos anterioes, felizmente o atual tech lead nos iluminou com o Clean Code hahahaah Uma serie de vídos sobre livro Design Patterns também é uma boa.
@thcmoura2 жыл бұрын
Seria bom se lançassem um novo clean code.
@faelpinho2 жыл бұрын
Sim, principalmente revendo essa regra, digamos, ultrapassada.
@joaodutra Жыл бұрын
Não vejo o cleancode como o santo graal da boa codificação. Tem muita mas muita informação útil.. aprendi muito com ele mas... desde que vi esse livro falando que tenho que enfrentar o cliente em defesa de um bom código...fiquei com meu pé atrás com esse livro.
@codigofontetv Жыл бұрын
Oi João não vejo problema nenhum no seu pensamento. Algumas das lições fazem mais sentido para uns do que para outros. Em alguns pontos parecem ser mais lições filosóficas do que práticas e técnicas. Por isso há tanta discussão em torno dele, o que é salutar.
@joaodutra Жыл бұрын
@@codigofontetv Exato! É um ganho gigantesco ler esse livro. Mas como tudo na vida, sempre devemos ter um olhar crítico. Parabéns pelo conteúdo de vocês!
@evertonoliveira9985 Жыл бұрын
Talvez o que você tenha entendido como "enfrentar o cliente" seria uma postura do programador em defender o código-fonte de solicitações que eventualmente venham prejudicar a lógica, a arquitetura do sistema ou o padrão (como queira chamar) em que foi construído o sistema ao longo do tempo se utilizando de boas práticas de desenvolvimento. Esta armadilha é baseada na crença de que "o cliente sempre tem razão" quando, ao meu ver, isso não é verdade, pois é comum que o usuário faça solicitações fora do escopo do projeto ou que queira acrescentar funcionalidades que em nada têm a ver com o propósito do sistema, obrigando o desenvolvedor a criar os famosos "puxadinhos" que ao longo do tempo vão transformar o sistema em uma verdadeira "favela" de código. Você não contrata um pedreiro para construir uma churrasqueira no banheiro, certo? Pois é, mas as vezes é isso que o usuário quer e todo bom desenvolvedor deveria se recusar a fazer algo deste tipo.
@wesleyvilasboas5058 Жыл бұрын
Eu comento tudo. E organizo os códigos.
@FernandoTakeshiSato Жыл бұрын
Outro dia me deparei com uma exceção no ambiente de teste, fui ver era porque a imagem do docker não tinha a fonte usada pelo app. O correto, acho, seria colocar a fonte como resource no aplicativo, mas na correria eu só troquei a fonte do app antes de criar as views nos setups dos testes. Funcionou, mas ficou aquela linha completamente sem contexto trocando a fonte do nada...e um comentário dizendo o porque. Na hora me veio aquela cena do Game of Thrones "shame, shame" hahahahaha mas fazer o que, quando tiver um tempinho eu limpo! p.s.: quem nunca? 😅
@albert.guedes Жыл бұрын
Discordo de qualquer política que seja contra comentar código. Comentários que falem até mesmo o óbvio e redundante ajudam naqueles dias que o cérebro tá sem gás, você lê o comentário e não precisa interpretar nada, pula logo aquele trecho ou é nele mesmo que você vai trabalhar. Você gasta tempo escrevendo uma vez, mas economiza tempo em todas as outras vezes que for reler o código, inclusive devs terceiros que leguem seu código. No fim, comentário é que nem papel higiênico: melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
@carlosalbertoharbour9794 Жыл бұрын
1:58 - DEIXE SEU COMENTÁRIO ... Como assim, se comentar não é uma boa prática ?
@charlesmarques60452 жыл бұрын
Faltou o comentário tipo "desodorante em suvaco suado": Um método Faz tudo com mais de mil linhas e um comentário de uma linha só antes: "Aqui começa o show"😂🤣
@Unknown-8682 жыл бұрын
Bem real!! kkkkkkkkk
@AbraaoCastro2 Жыл бұрын
Oi CDFTV, ao procurar pelo tema código limpo, encontrei aqui no youtube um vídeo sobre sugerindo que o código limpo pode degradar a performance de um programa, realmente pode acontecer? Grato, Abraão Castro
@pedroamorim9116 Жыл бұрын
so comento o bloco de código quando ele ta muito complexo
@beiraodoaloucura92957 ай бұрын
Comentar é OBRIGATÓRIO
@favillescens Жыл бұрын
Tem comentário para explicar código que, por questões de eficiência, não tem como ser intuitivo.
@MaxHeroGamer Жыл бұрын
Só descrevo código se eu tiver que fazer bruxaria por motivos de otimização.
@miguellopes91772 жыл бұрын
Eu até concordo em partes mas quando penso melhor... Não ia conseguir nem entender como funciona um método do scanner
@Unknown-8682 жыл бұрын
Não entendi. 🤔
@miguellopes91772 жыл бұрын
@@Unknown-868 O Scanner é comentado classe do java
@Unknown-8682 жыл бұрын
@@miguellopes9177 Ata, entendi agora. Mas aí é a documentação do método, conforme a gente conversou no outro comentário, aí sim é algo bem vindo!
@jeffao73242 жыл бұрын
Faço comentários para ficar mais fácil a visualização da posição dos meus itens, por exemplo básico onde um Container é composto por um texto e uma imagem, eu coloco os comentários //Título da imagem e //Imagem Principal, isso seria uma má prática ?
@Unknown-8682 жыл бұрын
Você diz no front end? Se sim, não considero uma má prática. Os próprios códigos de demonstração da Microsoft possuem comentários assim, para organizar tags, seções, componentes e tudo mais. O problema é quando levamos isso pra OOP, ou seja, quando usamos comentários nas nossas classes e métodos.
@jeffao73242 жыл бұрын
@@Unknown-868 Sim no caso fazendo o front de um app em Flutter por exemplo, as vezes tem vários componentes, aí gosto de colocar um comentário para ficar mais fácil de ir até o local para fazer uma eventual manutenção.
@Unknown-8682 жыл бұрын
@@jeffao7324 Normal, acho até legal. A própria Microsoft faz isso nas páginas dela! =) O problema relatado no vídeo é quando alguém faz isso dentro do código comercial, quando alguém inclui comentários para explicar o que as classes e métodos estão fazendo.
@v0idvlr2 жыл бұрын
E se o comentário for pra desativar uma regra do eslint em um pedaço específico do código? 🤨 kkkkk acabei de ter esse problema em um useEffect do React em que o eslint reclamava do array de dependências, porém quando eu corrigia com as sugestões dele, gerava um loop infinito de requests
@that_80s_guy2 жыл бұрын
Como ainda sou aprendiz, eu comento muito. Até mesmo porque algumas vezes nem mesmo eu entendo o que eu codifiquei, ou o que faz. Portanto, eu ainda sou um comentador profissional! kkkk
@marciorjusto Жыл бұрын
Aproveite para ler o livro Código Limpo que o canal sugeriu. Com o tempo vc assimila - e quem sabe até automatiza - as boas práticas
@cmsouzaac Жыл бұрын
Muito util
@FabioBraga-od6eu2 жыл бұрын
Duvida de iniciante, para que serve o leia-me que muitos programas veem, ele seria uma especie de comentário sobre o algoritmo?
@geraldorodrigues7035 Жыл бұрын
Não sei nada de inglês!penso em fazer banco de dados esse ano?vale apena??