Saber Filosófico Mas a apresentação/introdução foi ótima! 😉
@DaviNascimento336 жыл бұрын
Bacana ter a opção de pular direto, mas não pulem a apresentação. 😊
@frmonamour5 жыл бұрын
Saber Filosófico mas a apresentação é excelente, não pulem!
@lynnboop27885 жыл бұрын
Obrigada. 5 minutos são preciosos para quem não tem tempo e nem necessidade de abertura bonita, por mais bonita que seja.
@erciandrade35145 жыл бұрын
O único filósofo inteligente
@franciscodeassisferreirada96683 жыл бұрын
Esse cara é demais!!! Olha só que verdade está sendo dita: "O Brasil tem uma máquina estatal pra produzir pobreza"....verdade absoluta!!! Só quem é pobre e vive lutando arduamente pela sobrevivência , entende a verdade absoluta contida nessa frase.
@HitlerGaymes1232 жыл бұрын
Tão pobre que está com um celular.
@juninhocigano65722 жыл бұрын
@@HitlerGaymes123 não é como se fosse impossível. Pobreza ≠ miséria absoluta. O cara é pobre, mas não deve ser um mendigo. Vamos com calma.
@paurobsan4 жыл бұрын
Admiro a honestidade intelectual do Pondé.
@IzildinhaRenzo6 жыл бұрын
Acredito que os meios de comunicação via internet vão engolir os canais de televisão, mesmo porque eles passam longe de serem interessantes.Parabéns professor!
@samrtmind345 жыл бұрын
Isso mesmo: chega do estupido BBB, programas de auditório, novelas mostrando sexo à 18hs, dezenas de canais evangélicos, etc.
@frmonamour5 жыл бұрын
Izildinha Renzo sim!!! Tanto que criaram ba Europa o artigo 13 para tentar destruir o KZbin e outras plataformas!
@doriedsonbelodasilva5 жыл бұрын
Eu que o diga, cara amiga, que há anos não consigo sequer olhar para a tela do televisor daqui de casa, mesmo bem antes da instalação da Internet em minha residência. Um abraço.
@juliojunior34473 жыл бұрын
@Ambíguo sim, mas está perdendo muito espaço, vide lives de cantores, Twitch...
@fdeassisoliveira27213 жыл бұрын
@@samrtmind34 l
@frmonamour5 жыл бұрын
Posso ficar 10 horas ouvindo o Pondé !!! Estou na Fflch desde 1996 (fiquei um tempo fora e voltei), posso dizer com maturidade e sem « achismos » que ele está 100% correto. Lá a diversidade é linda desde que vc não seja diferente. Eu amo a área de humanas, mas sinto falta da liberdade de expressão nela e a intolerância é assustadora.
@gabrieltolentino61564 жыл бұрын
O que é essa Fflch?
@Lexrezende4 жыл бұрын
O liberalismo econômico criou o mundo mais homogêneo de todos defendendo a diversidade. Japonês, brasileiro, congolês... todo mundo pensa, se veste e deseja igual.
@ninaheinecken46146 жыл бұрын
Isso é muito legal.os filósofos estarem participando do discurso real no Brasil. Já estava maid do que na hora.
@erciandrade35145 жыл бұрын
O povo é idiota confunde individualidade com egoísmo. Individualidade é simplesmente o direito de pensar e agir por si mesmo. No coletivismo, as pessoas pessoas pensam em grupo, não tem pensamento próprio. Pode observar que todos dizem a mesma coisa. É um nojo. Eu não preciso pensar igual a todo mundo e viver em bando prar mostrar que me importo com pessoas carentes.
@katizaselis4 жыл бұрын
Onde te encontro para te dar um abraço? 🙌 Tem meu respeito! Tô encantada! Um abraço de Moçambique 🇲🇿!
@samuel-milkandghosting.82174 жыл бұрын
O presidente se categoriza individualista. Tá aí !
@diegobmenezes3 жыл бұрын
A menor minoria na terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores da minoria. - Ayn Rand
@leandroveloz81663 жыл бұрын
@@diegobmenezes Na verdade o propósito do politicamente correto é mudar comportamentos para o pior, mudar a economia pra pior, e mudar as leis pra benefício de políticos corruptos, etc. Eu moro no Japão e aqui sempre foi um país individualista até 2017, até 2017 pq foi nesse ano que a esquerda implantou o politicamente correto aqui e desde então muitos direitos individuais que não eram lei foram proibidos de serem exercidos.
@leandroveloz81663 жыл бұрын
@@diegobmenezes E o Japão era um país que tinha ética, tinha. Era um país seguro, era. Era um país que tinha economia de mercado, tinha.
@mariaterezinhastuanipaulet16664 жыл бұрын
Pondé, sempre competente e conhecimento imenso.
@ThiagoFields2 жыл бұрын
Conheci o professor Condé através do KZbin . Da vontade de escutar o dia todo . Linda sua contribuição para sociedade através dos seus diálogos e dividindo seu conhecimento e sua perspectiva sobre vários temas milenares onde todos nós possamos ter acesso. Obrigado e gratidão professor . Abraços desde Aspen , Colorado 🇺🇸
@neusaeliane15274 жыл бұрын
Excelente o Pondé denunciar a mentira que são as Universidades, onde deveria ter debates de todas as ideias, experiências saudáveis dos contrários .
@JoaoPaulo-mn3kc6 жыл бұрын
O Pondé destrói qq coletivista em 5 minutos de conversa, ouvir ele falar é como se fosse músicas para os meus ouvidos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@frmonamour5 жыл бұрын
João Paulo concordo!
@danielmoraes85983 жыл бұрын
Na prática o coletivismo termina no estado, e o individualismo termina na anarquia.
@marcosteixeira64823 жыл бұрын
E... É música mesmo... pros SEUS ouvidos. Kkkkkkk
@JoaoPaulo-mn3kc3 жыл бұрын
@@marcosteixeira6482 ainda bem q pelo menos vc sabe ler! Parabéns!!!!
@CarlosAugustoScalassaraPrando Жыл бұрын
@@danielmoraes8598 HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Parabéns por provar categoricamente que você NUNCA leu um livro se quer de Anarquismo! HAHAHAHAHAHAHAHAHAH
@g1b.ar13 жыл бұрын
35:38 até 37:20 Uma aula!
@ameliahau59274 жыл бұрын
Gratidão.
@anapaula.Ss-JP20136 жыл бұрын
SUPER VALIOSA A ABORDAGEM DE ASPECTOS NEGATIVOS DO "coletivismo". Mas parece que quando alguém tenta sair desse "maniqueísmo" absoluto as pessoas sofrem terrivelmente. Que pena!
@Samashti4 жыл бұрын
Vosmecê sempre imprescindível! Parabéns! 👏👏👏🌺💕
@daniellacerda64714 жыл бұрын
Coletivismo, o maior vilão já criado na história da humanidade...
@hzraya4 жыл бұрын
É a melhor ferramenta criada para manipular a patuleia
@Lexrezende4 жыл бұрын
É o maior vilão junto do individualismo.
@henriquesdj04 жыл бұрын
@@Lexrezende Por que?
@Lexrezende4 жыл бұрын
@@henriquesdj0 Porque um negligencia as necessidades humanas individuais e o outro negligencia as necessidades humanas coletivas.
@clementeleite44504 жыл бұрын
"1984"
@TECALIZ Жыл бұрын
Sensacional!❤
@antoniodacruz77754 жыл бұрын
O fim do indivíduo significa o fim do pensamento, já que o pensamento é um talento pessoal.
@quessongokusese7273 жыл бұрын
não concordo. pois nós pensamos o q nos ensinam e como nos ensinam. o indivíduo e aquilo q ele pensa são resultado da circunstância
@antoniodacruz77753 жыл бұрын
Quem não tem o seu próprio pensamento para avaliar o que lhes ensinam, em quaisquer circunstâncias, é um refém do coletivismo, um gado de massa de manobra.
@katiamagalhaes66802 жыл бұрын
Não viverei o coletivo. Há sempre um cabeça que quer manter uma verdade.
@cassiarares36266 жыл бұрын
Minha opinião vai sempre ao encontro dos pensamentos do Pondé. Nunca li um dele. Adoro ouvi-lo e fico imaginando quais foram minhas influências...
@manoelbonfim94263 жыл бұрын
Ótimo 😀
@matyerabelo-loiraddireita4316 жыл бұрын
Pondé é 10.💕
@helenaflueckiger29332 жыл бұрын
Excelente!
@toith6 жыл бұрын
Sempre que vejo os vídeos gosto de ler os comentários pra ver o entendimento das pessoas sobre o tema, e realmente como o binarismo politico afeta e afetou muito o pensar do povo brasileiro.
@spirinotox37285 жыл бұрын
Isso é no mundo todo... Não deixa de ser errado, e não é uma regra geral....
@julianoteles25592 жыл бұрын
Pondé simplesmente genial!
@gabriel11046 жыл бұрын
Vivi isso, em um curso que estava até ontem, já tenho o costume de ficar só estudando ou refletindo, ontem o professor disse que teria um trabalho em grupo e um pessoal mais a frente disse pra escolher direito porque não queria ficar com o Fundão e lá só tem eu, moral da história sai do curso mas não por conta disso pois só estava pelo conteúdo que agrega outro que irei começar logo, me questionei se no outro vou me inteirar mais ou ser eu mesmo, a indagação ainda continua, tenho tempo para refletir e paz agora
@antoniofernandodequeiroz64402 жыл бұрын
Super!!!
@gentilribeiro72192 жыл бұрын
... Vem! Verdade! Vem, vestida, vem... A palavra/veículo possível. A, cuidar esta "boa" gente. Muito. MESMO. Saúde, longevidade... Cumprimentos...
@julianoteles25592 жыл бұрын
Pondé simplesmente genial
@joaodecarvalho70126 жыл бұрын
Sobre reforma social para o bem de todos, de fato nosso entendimento do ser humano não é grande o suficiente para fazer isto, mas as coisas estão mudando. Estamos conhecendo o que faz os humanos felizes ou tristes, e como eles funcionam socialmente. Em poucas décadas, acredito, saberemos o suficiente para promover reformas sociais que estejam em maior sintonia com esta criatura. É um novo iluminismo nascendo.
@douglaswiliam41473 жыл бұрын
Rpz, só se for a nova era obscurantista
@douglaswiliam41473 жыл бұрын
Se soubermos o suficiente para manipular sentimentos, emoções e *intenções* oq vai ser a liberdade? Onde vai ter a escolha? Então quer dizer que quem tiver posse desse conhecimento/tecnologia, seja governo, instituições, vai poder moldar os indivíduos da maneira que lhe convir. Isso aí é o auge do totalitarismo, isso sim.
@joaodecarvalho70123 жыл бұрын
@@douglaswiliam4147 Eu não entrei nessa questão de manipulação das escolhas, mas algo assim já está sendo feito pelo paternalismo libertário, e como eles dizem, não existe situação na qual o ambiente não interfira em nossas escolhas. O que existe é interferência controlada ou descontrolada (ou seja, ao acaso). O que eles argumentam é que a manipulação deve ser transparente, e colocada no debate público. Nos restaurantes de comida a quilo, por exemplo, as pessoas comem mais brócolis que nuggets se os brócolis vierem antes dos nuggets. Devemos colocar os brócolis na frente? Note que se nos abstivermos desta decisão, algum dos dois virá antes do outro, nem que seja por um arranjo ao acaso. Não existem situações livres de manipulação.
@elisangelammorais Жыл бұрын
Senscional
@fabi20963 жыл бұрын
Não suporto grupos! Parece mais uma manada enlouquecida. A individualidade faz o homem a ser instigado a pensar por si só e tornar-se RESPONSÁVEL pela sua jornada. E isso é fundamental e transformador!!!🌼
@julianecristina3129 Жыл бұрын
Concordo .
@luisclaudio400 Жыл бұрын
Eu já cheguei a essa conclusão ! As redes são fundamentais para isso.
@rosanatoledo76736 жыл бұрын
Sobre a questões dos alunos estarem mais fracos, pensei em algo parecido, quando dei para meu filho de 14 anos ler o Alienista de Machado de Assis, daí a professora me questionou falando que não era apropriado para a idade. E qual idade seria? Ele não pode já ter início nesse preparo?
@elainecamargo47876 жыл бұрын
Rosana toledo Rosana, essa escola não é boa. Ela limita as crianças. Com 8 anos eu já havia lido toda a coleção infantil de Monteiro Lobato. Com 11 lia biografias, como Madame Curie , Napoleão ,muitos livros de José de Alencar etc..etc
@rosanatoledo76736 жыл бұрын
Elaine Camargo então! Penso que o acesso desde cedo a grandes escritores, torna-se cidadãos mais críticos. Mas talvez seja essa a questão né?!
@IzildinhaRenzo6 жыл бұрын
Para um adolescente de 14 anos é cedo ainda,porém depende também do adolescente.Mas de maneira geral é cedo.Ele vai estudar Machado de Assis no terceiro ano do Ensino Médio.
@AF-vd8dd6 жыл бұрын
Cara... Depende, eu estudei e li Machado no segundo ano médio, entendi tudo, mas muitos conceitos que tem ali sobre niilismo, ceticismo, adolescentes sem uma leitura prévia realmente irão ter dificuldades
@frmonamour5 жыл бұрын
Rosana toledo talvez a professora nem conhecesse a obra
@marcosteixeira64823 жыл бұрын
O Insper reuniu um coletivo para ouvir o Ponde falar sobre o quanto o coletivismo é prejudicial a eles. Nesse sentido, o Ponde tem razão: a questão do coletivismo é realmente uma questão moral. Que coisa!
@italogoncalves29836 жыл бұрын
bom, acho que o atual estado de coisas, a desigualdade social que existe e sempre existiu em todas as nações do mundo [hoje já temos países que estão superando isso] advém de uma concepção de que o sucesso e grande realização na vida (inclusive, por causa da ética cristã; no caso, as sociedades ocidentais) está no empreendimento de ações individuais, que pressupõe que o indivíduo está plenamente consciente do que faz e tem o direito de empreender o que quer, pois ele é livre pra escolher o que quer, pois esse é um direito que todo ser humano tem, ou devia ter (deveria ser garantido pelo Estado em que ele vive). mas há que se pensar no que essa perspectiva faz realizar de fato e como essa ideia foi e é o mote para a perpetuação das desigualdades sociais. um plano para qualquer fim que leva em consideração somente o seu objetivo e tende a tratar, por causa disso, ou outros apenas como meio para atingir esse fim [kant há muito já denuncia a postura de ter os outros como meio e não como fim] de fato, não quer pensar no outro, as implicações para a vida do outro desse empreendimento individual. por outro lado, vemos também, como podemos sintetizar do vídeo, que ideais coletivistas ou movimentos coletivistas podem sim e, como a história nos prova (nas células ideológicas, nos partidos políticos e nos coletivos de arte, etc.) que é muito fácil, por se estar em um grupo com objetivos quase que semelhantes ou com ideais quase que semelhantes, o indivíduo vai pouco a pouco assimilando o universo de significados desse grupo, e sua autonomia, até mesmo seu senso crítico fica deficiente, pois o que ele projeta no mundo é em muito o que foi cultivado com essa coletividade, e, no mundo, há muito mais do que se cultiva nessa dita coletividade. o que podemos pensar como mediação entre essas duas perspectivas idealistas diferentes é: não podemos garantir que o bicho gente vá sempre fazer aquilo que ele diz que faz. nós já bem sabemos das desgraças e das benfeitorias de que somos capazes. pensar que o humano é totalmente potente, totalmente bom ou mal, inteligente ou burro é reduzi-lo a uma forma, à uma ideia que já se sabe que não é natural do homem: ser 100% qualquer coisa, ter em seu ser algo de homogêneo. por isso, longe de reduzir a realidade à qualquer ideia que se possa dizer "salvadora", o homem deveria querer incessantemente querer saber sobre o seu meio, o que é tangível no seu universo de possibilidades e pensar que a luta não é contra o que qualquer pessoa teve a coragem de desenvolver e compartilhar, mas sim, contra o que já está operando. a busca aqui deveria ser pelo bom senso, pelo progresso, coisas que só chegam através do conhecimento do meio ou o que dizem desse meio, um cultivo de um humano intelectual. o que eu imagino como coisa perfeita a se seguir, um ideal, uma grande figura/ideia bela, imaculada, totalmente consciente não pode estar como objeto ou objetivo de um bicho que pode ou não ser tudo isso ou que ora é e ora não é nada disso.
@motodinamus6 жыл бұрын
Longa vida a Pondé!
@marcosteixeira64823 жыл бұрын
Sim. Para que veja a vitória do coletivismo kkkk
@miriamuspramos93243 жыл бұрын
Para entender Max só com as suas aulas.
@jubiracimynssen5522 Жыл бұрын
❤dito em 1998 mas de uma atualidade cruel
@retirandoacortinahaderesh38176 жыл бұрын
Está aparecendo pessoas com consciência
@HenriSatoII5 жыл бұрын
Queria ver esse documentário
@gustavop57066 жыл бұрын
Excelente
@biatorres35454 жыл бұрын
Estamos em 2020, prestes a virar o ano, e as pessoas ainda não se enxergam como vítimas diretas de sua própria ignorância e falta de empatia. Vamos morrer com nossa própria benção.
@Leilamaria706 жыл бұрын
Eu tenho uma teoria, depois de dezoitos anos de vida na Italia, sobre a destruiçao da individualidade da pessoa. Quando o homem, atravès do benessere material-economico, se fecha à realidade social, à amizade com o vizinho e outras coisas que nos permite de viver a sua individualidade: pensamentos, desejos e sentimentos, idèias, progetos e realizaçoes, se transforma em um ser individualista: que olha, com sentimento de competiçao, desconfiança e solidao, as conquistas da sociedade e do vizinho, que protege as pròprias conquistas com um comportamento individualista, egoista, hipocrita e sempre mais desconfiado. O homem perde a individualidade quando concorda com a idèia do outro sem confrontà-la com a sua, sò porque corresponde às suas espectativas ou ansias ou medos. Ele perde a individualidade quando se fecha aos sentimentos que o avizinha ao pròximo e se limita a limentar sentimentos que mantèm a distancia entre ele e o mundo e de consequencia entre ele e os problemas do mundo. Ele perde a individualidade quando perde a pròpria opiniao sobre argumentos que lhe dizem respeito... quando renuncia às suas reflexoes para aderir a pensamentos imediatos, formulados por uma categoria que o representa....
@leonelgaldiano3263 жыл бұрын
Parabéns. Você falou muito bem. As pessoas que são afiliados aos partidos, se tornam papagaios deles. Só repente o que ensiram. Não conseguem ter ideas próprias.
@ericafernanda40486 жыл бұрын
Gostei da introdução do colega!!!!
@NEWXGames6 жыл бұрын
Uma partícula de foton quando jogada diretamente em um diamante se torna duas. Isso se chama entrelaçamento quântico. Elas funcionam de forma parecida mesmo estando a distâncias de anos luz uma da outra m e existe um outro experimento que se chama dupla fenda . Eles jogam os fótons em uma fenda com dupla entrada e tem horas que ela funciona como partícula deixando o rastro com apenas duas entradas COMO normalmente seria o óbvio. Mais quando não estão olhando essa partícula funciona como onda, deixando um rastro bem superior do que dois . Isso acontece como se fosse uma interação entre as partículas, quando se tem um observador elas agem de forma aleatória.. como se soubesse que está sendo observada .. tirando essas conclusões e com o fato de sempre que estamos observando uma estrela. Na verdade estamos olhando como essa estrela era quando a luz dela começou a percorrer o vaco do espaço. O universo é uma máquina do tempo . Sempre nos mostra o passado da estrela .. de forma que se usarmos a mesma observação quântico no universo .. nós quando olhamos para a luz de uma estrela podemos modificar o jeito que essa estrela seria ou vai ser .. me baseando nos estudos quânticos.. quando um observador observa o brilho de uma estrela que já morreu . De certa forma a estrela ainda está viva para o observador. Aquela estrela e suas informações estão viajando como informação pelo universo, direto para os olhos do observador . Com toda a imensidão do nosso universo oque não vai faltar são observadores
@2013BlackBoy6 жыл бұрын
Alguém conhece esse documentário que o Pondé citou em 14:06?
@lanareis90934 жыл бұрын
Pónde❣
@franciscoabreu51594 жыл бұрын
A TV JÁ ERA.....A TV MENTE DESCARADAMENTE........QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR A MENTE PRIVILEGIADA DO PONDÉ
@gins90946 жыл бұрын
Imagine pra quem faz Ciências Sociais...
@palomadecastrosantos98166 жыл бұрын
Tinha que melhorar o audio. E melhorar a forma para a gente ver.(uma sugestão)
@eluizrevisauto34566 жыл бұрын
O que transforma um indivíduo em liberal ou conservador?
@j.j19336 жыл бұрын
Sensatez.
@mauriliosolon42625 жыл бұрын
Em Conservador quando você encontra algo que vale a pena defender, proteger(como por exemplo a família que é importante do ponto de vista social, religioso etc etc etc.)
@Lexrezende4 жыл бұрын
As raízes morais de progressistas e conservadores: www.ted.com/talks/jonathan_haidt_the_moral_roots_of_liberals_and_conservatives A psicologia dos libertários: kzbin.info/www/bejne/q6O3mnqDgZl_m9E
@isaquebrazdossantos60763 жыл бұрын
caraka ele falou a minha linguaa
@paes.landim.4 жыл бұрын
30:00...Não é só na Universidade, Professor...Infelizmente. 32:07 Moral é prática. Não teoria.
@marcosteixeira64823 жыл бұрын
Não existe individualismo no mundo moderno, simplesmente porque nossas regras de convivência só faz sentido porque vivemos em coletivo.
@oswaldoborgonovojunior31816 жыл бұрын
Falou é disse
@SirGabrielBohrer3 жыл бұрын
Pondé é sem igual na cultura brasileira.
@anamariabalmantana51853 жыл бұрын
Nossa
@el_quasar6954 жыл бұрын
O coletivismo foi necessário durante os estágios primitivos da humanidade, mas a individualidade é um dos maiores marcos da evolução de nossa espécie !
@claudioaugusto86114 жыл бұрын
O problema não é o coletivismo, o problema é a imposição do coletivismo. Se um grupo de pessoas por livre associação decidirem aderir a prática sem afetar a propriedade alheia, não vejo o problema ocorrer. O problema nunca são as pautas, mas, sim a imposição delas.
@Lexrezende4 жыл бұрын
Individualismo não é incompatível com o coletivismo. Coletivismo não precisa ser como o socialismo imaginou. E o que o liberalismo nos trouxe também não foi individualidade, mas individualismo. Já passou da hora de as pessoas deixarem essas duas doutrinas ultrapassadas e falhas pra trás.
@Santos-ip3lv Жыл бұрын
O problema do coletivismo é que geralmente ele descamba para uma experiência quase que religiosa e muito dogmática, eles tendem a defender o pensamento crítico, mas se a conclusão do pensamento crítico for contra as ideias e ideais deles você será cordialmente defenestrado, mesmo que tenha ótimos argumentos e eles estejam errados.
@marcosteixeira64823 жыл бұрын
Poderiam ter ficado nas suas casas, em seus quartos, pensando, sozinhos, sobre os efeitos do coletivismo na formação do indivíduo.
@madalenapedrosa99483 жыл бұрын
Os debates nas universidades são iguais aos debates dos políticos em Brasília . Ninguém respeita ninguém, uma coisa vergonhosa.
@edsonsilvadossantos92624 жыл бұрын
...Pondé...ponderando...
@carloshenriquesantos66776 жыл бұрын
Ninguém aqui assistiu o vídeo Nem o cara que postou.
@maralc846 жыл бұрын
Quanta diferença pro Karnal... Karnal expressa-se com mta lógica, coerência e clareza. Não precisamos nem de coletivismo e nem de individualismos absolutos. A conciliação das duas perspectivas é o melhor caminho.
@edsonsilvadossantos92624 жыл бұрын
...democracia...o mesmo que carcomer...o cupim e o dinheiro...o papel, a madeira...
@AnaGomes-yj2rw4 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏
@mateusa8932 жыл бұрын
8:10 Achei que essa ideia era do Hayek
@ohistoricismo6 жыл бұрын
o surgimento de fala desse calibre / é um sinalizar / de / que / esse país / esta acontecendo.
@toith6 жыл бұрын
só faltou o .com
@joseaugustomascarenhas56594 жыл бұрын
Não é militante mas milita o tempo todo...
@ninaheinecken46146 жыл бұрын
Agora já comparar o ponde a Albert Camus já é demais.
@munchenbr4 жыл бұрын
💜💜💜💜🤩
@AlexUnder_BR3 жыл бұрын
O coletivismo não o fim do indivíduo. O coletivismo é pro indivíduo o que a matilha é pros lobos. Embora o lobo seja real, e um grupo de lobos individuais agrupados continue sendo real, o ato característico humano de NOMEAR coisas cria a pseudo distinção na mente onde faz-se parecer que a matilha seja o objeto autossuficiente e identificável. O indivíduo embora real, ele tbm é um mero nome, o indivíduo nunca foi, é ou será o que ele tem ou faz. Ele é somente o que ele é. Tudo mais segue o mesmo equívoco de qualquer palavra que aponte coletivo. Apenas que no coletivo fica mais óbvio a irrealidade total da circunstância. Mas o indivíduo enquanto isentificado com o seu FAZER/TER é igualmente ilusório. Logo toda a causa de separar o indivíduo do coletivo é um dos esforços mais fúteis e infrutíferos que você poderia imaginar. Totalmente HOPELESS.
@joaodecarvalho70126 жыл бұрын
É curioso ver conservador falando de coletivismo, quando o conservadorismo é uma corrente de pensamento sociocêntrica. Esquerdistas e libertários têm uma moral essencialmente individualista, enquanto conservadores são mais centrados no grupo.
@spirinotox37285 жыл бұрын
Acho q vc está se referindo ao que ambos defendem, mas não as bases filosóficas de ambos...
@danielmoraes85983 жыл бұрын
O indivíduo pelo indivíduo para o indivíduo nada além, nada fora do indivíduo.
@PortfolioRafaRech6 жыл бұрын
a evoluçao caminha em direçao ao coletivo e nao do "privilégio" de existencia individual.
@alexandremello22486 жыл бұрын
Na minha humilde opinião só se pode ser coletivo se vc já estiver maduro !!! Simples assim !!!
@andreornelas71545 жыл бұрын
Ao mesmo tempo que eu entendo que o coletivismo pode reduzir a expressão do indivíduo, penso que a força coletiva de uma expressão legítima pode ser capaz de transformar. Esse é um paradoxo interessante. Procuro me a ter aos dois!!!
@mcarmenpaiva65912 жыл бұрын
Saudade desse Pondé que até "fungava" nas palestras...
@cmmiguelx126 жыл бұрын
Coletivismo é oq direito a todos os indivíduos de clamar até mesmo por seu individualismo... Ninguém pergunta obque é coletivismo para aqueles que são esquecidos pelo individualismo
@eduardosc73856 жыл бұрын
GDR coletivismo, na verdade, é uma afronta a liberdade individual, pois tende a dar liberdade para un certo grupo de usar a coerção a fim de a fim de afrontar a liberdade individual.
@cmmiguelx126 жыл бұрын
@@eduardosc7385 exatamente o contrário. No individualismo alguém pode assumir um poder enorme e por isso querer cercear a liberdade do próximo, impondo o que ele acha certo para os demais. Se um nazista tem poder/liberdade por exemplo, os judeus não terão. O coletivismo é oq garante liberdades iguais a todos.
@PupeNaty6 жыл бұрын
GDR que merda vc falou. Em lugar NENHUM onde o ser humano foi tratado como coletivo houve liberdades, seja individual ou coletiva. Tira a mordaça ideológica e romantizada da cara. Já começou com malabarismo ao tentar associar individualismo com nazismo. Nazismo foi uma forma de socialismo nacional, agora vem cá, havia liberdade pessoal lá? NUNCA ouve. Os sujeitos eram tratados como grupos, “brancos, caucasianos” x judeus e outros. Individualismo? Acho que não né. Comunismo da URSS: pessoas tratadas como coletivas , houve liberdade? Não.
@erciandrade35145 жыл бұрын
@@cmmiguelx12 Coletivismo vc pensa de acordo com o grupo, não com a sua própria cabeça. Os coletivistas parecem uma orquestra sempre repetindo as mesmas idéias e tentando enfiar na cabeça dos outros e sempre ficam com raiva de quem não pensa como eles.
@erciandrade35145 жыл бұрын
@@cmmiguelx12 kkk.. É mais fácil se livrar de um único ditador do que um grupo de ditadores.
@reyh98946 жыл бұрын
Universal > individual > coletivo ?
@mauriciogoncalvesdemoura75594 жыл бұрын
Só na abertura o cara cita pensadores que a maioria da esquerda nunca leu.
@anamariabalmantana51853 жыл бұрын
Quando eu crescer quero ser igual a vc Enquanto isto vou tomando guaraná antactica
@isfetshen5 жыл бұрын
Pelo q entendo, o coletivo, do ponto d vista moral, tende a apoiar-se no indivíduo, a massacra-lo para manter o coletivo. O coletivo, tende a fugir do debate; o coletivo, foge da democracia; Democracia: um processo q nem smp pensou no gp.
@isfetshen5 жыл бұрын
Porém, os vínculos morais, estão muito além do mercado. A desculpa do liberalismo( utópico), é o fato de se ter uma responsabilidade individual; mas, nos coletivos em q ele esteve presente, acontece q os coletivos terceirizam até msm a responsabilidade, portanto, a evolução moral, produtiva e pessoal, é retirada, pq os coletivos não dividem igualmente todo o serviço, logo, a moralidade não é formada, e não há amadurecimento
@isfetshen5 жыл бұрын
O otimismo liberal, acaba por atrapalhar, geralmente, pois a sociedade é, e de certo ponto d vista, corrupta, pois um indivíduo nela, é. Ent, ideias baseadas no coletivismo, acabam sendo utópicas, pois haverá algm q será egoísta e deixará de fazer sua parte, ou irá se aproveitar do coletivo, isso, pode ser visto na ideia comunista
@isfetshen5 жыл бұрын
As atuais escolas e universidades são incrivelmente hipócritas, pois realizam um bullying político. Pq o modo como muitas operam, mata o debate, o coletivo impede isso, a democracia, pois coletivos têm uma ideia formada, e o indivíduo q não segue os outros, é perseguido
@isfetshen5 жыл бұрын
Ent, a prática do coletivo, funcionam a custa do individual, e de fato, destroem o indivíduo; como o século XX mostra.
@isfetshen5 жыл бұрын
O campo escolar, inclusive, é autoritário, pois impede q os indivíduos discutam diferentes pontos d vista, pelo medo disso poder resultar na violência. Logo, é um problema moral, q nasce da falta d educação familiar
@PortfolioRafaRech6 жыл бұрын
A Coragem Individual seria Narcisismo?
@rosmaria37036 жыл бұрын
Rafael Rech não
@PortfolioRafaRech6 жыл бұрын
Apenas não? Fale mais.
@rosmaria37036 жыл бұрын
Rafael Rech Tem momentos que a individualidade é melhor, na própria constituição tem isso. Um barco afundou, só tem uma boia, eu tenho o direito de tirar a vida dos outros, nessa situação, pela minha sobrevivência. Quer mais?
@rodrox71806 жыл бұрын
Conheço gente que tentando viver como gente correndo atrás de dinheiro pegou em arma para assaltar, deu golpe em velhinha, desfalque no caixa da empresa, desvio de dinheiro público...
@alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын
Eu vou pegar uma pequena pensão. Eu tô já atrás da empregabilidade. O meu mundo criptografado é enorme mesmo. É só pra resolver abacaxi no cu mediante salário empatia e acolhimento.
@nilokarlaguimaraesnavesgui13702 жыл бұрын
Albert Camim "Eu sou vou me filiar a um partido quando este souber que não detém a verdade"
@juninhocigano65722 жыл бұрын
Albert Camus, escritor e filósofo francês.
@cezarino Жыл бұрын
Depende do coletivismo. O coletivismo onde se pode obter o melhor de si numa competiçao saudavel pode ser de bastante ajuda, desde que nao atinja a o proprio individuo.
@Donsyrius6 жыл бұрын
Otimismo politico no Brasil Ponde? Quero desse remedio tais tomando kkk vou fazer de conta q nao ouvi
@anamariaballardinben61036 жыл бұрын
NOSSA...O PONDE ESTA BRAVO...E COM RAZÃO...ESTE TIPO DE ATITUDE NAS UNIVERSIDADES É ANTIGO...MUITO ANTIGO...E NÃO CULPEM A DITADURA.
@jpedror86754 жыл бұрын
Não concordo muito com as falas de Pondé, ele tratou o coletivismo de uma forma muito estrita. Tenho asco desse tal liberalismo. Porém é importante suas críticas, um filósofo com boa retórica
@angelamancuso90384 жыл бұрын
Ninguém se acha capaz de criticar Pondé. Bater palmimhas é o comportamento colonialista do brasileiro.
@juancmf96343 жыл бұрын
"reserva de mercado" kkkkkkkkkkk
@cicerosantos34914 жыл бұрын
Apesar de pontos isolados interessantes, achei restritiva a posição filosófica de Ponde'. Chamar moral a prática do mercado, hoje, fundadamentado em Adam Smith, é achar que ainda vivemos no mesmo tipo de sistema capitalista, quando já passamos por várias revoluções com as quais Smith não contava. Igualmente ocorre com a democracia e a relação da responsabilidade como coletivo. Perguntado "qual a ideia de coletivo que expressava", penso que achou dificuldade para esclarecer a si mesmo e aos demais. Aí, nesse ponto, sua fala foi encerrada, como que salvo pelo gongo. Gosto da coragem do Ponde', mas penso que aqui teve dificuldade em atualizar conceitos como liberdade, moral e conhecimento, no contexto coletivo. A ideia de indivíduo chega em 2020, em crise, não tanto pelos fundamentos que apresentou, mas pela questão da crise cognitiva pela qual passamos. O circo está aí, para evidenciar a causa: a própria crise na cognição, que se dá quando os discursos diversos foram abertos pelas redes e mídias sociais. O conservadorismo foi vitima desta abertura. As ideias liberais e ultraliberais sofreram um embate em 30, 40 anos no curso natural de intensas açãoes reformadoras, via mercado, individualismo e negação do coletivo, brm como de nagacionismos a exemplo do violentos ataques ao sindicalismo. Como vimos o resultado não foi bom. Quando chegou o coronavirus tudo isso ficou mais claro. Em alguns casos colocou boa parte de nossas percepções, no chão. O Insper, penso, precisa rever isso, pós pandemia, rapidamente. A liberdade como anseio humano tem nuances e vínculos morais que só o coletivo pode propiciar. Acertou, entretanto, quando diz que os espaços acadêmicos são autoritários. Nesse ponto, o Insper vem a inovar. Está de parabéns!
@felipelopes1816 жыл бұрын
Muito interessante a fala do Pondé porém eu não concordo com 100% do que ele diz. Ao meu ver o coletivismo é de suma importância para trazer luz às questões sociais que aflige uma grande parcela da população mais miserável que não tem local de fala nos espaços públicos, portanto é interessante ter pessoas com um olhar mais humanitário para essas causas, caso contrário aquela ideologia errônea da "meritocracia" vai ganhar cada vez mais força, tirando o peso do Estado sobre os aspectos negativos da sociedade, transferindo toda a responsabilidade para o indivíduo sobre questões que fogem totalmente do seu controle, como é o caso do desemprego, violência, desigualdade social, racismo, etc Haja em vista que o pensamento "individualista" nasceu com o desenvolvimento do Liberalismo, uma corrente filosófica que pregava a intervenção mínima do Estado na economia e que o indivíduo fosse responsável pelo seu próprio sustento, ficando à merce da própria sorte. Os mais pobres seriam massacrados, uma vez que estes mesmos não teriam condições de obter por esforço próprio seu sustento. Existiu muitos teóricos que pregavam o fim da ajuda do Estado para os mais pobres, pois segundo eles isso serviria somente para propagar a pobreza influenciando negativamente a economia de um determinado país, ou seja, culpavam o pobre pelo atraso econômico ("Teoria Populacional Thomas Malthus" explica muito bem). Obviamente existe uma galera de esquerda mais radical que tem dificuldade em aceitar ideais e ideologias divergentes as suas, mas nesse caso são pessoas mais extremistas, que pararam no tempo e não estão abertas a um diálogo. A minha crítica se refere ao social e não simplesmente ao campo das idéias, acho que o ponto de vista do Pondé segue mais por esse caminho. Acho muito perigoso e autoritário quando ele diz que as universidades deviam cortas as bolsas e programas de pesquisas como uma forma de "motivação", quem iria determinar isso? Como seria feito? Pra mim isso é uma censura clara e covarde! Imaginem se um reitor, assumidamente de esquerda, determinasse o fim de todas as pesquisas em sua universidade somente por não concordar com o viés político e ideológico da sua linha de pesquisa feito por um aluno assumidamente de direita? Duvido muito que ele aceitasse essa imposição sem manifestar-se contra. Eu acredito que hoje em dia estamos mergulhado nesse caos todos em parte pelo egoísmo gerado por conta da falta do coletivismo e a hiper valorização do individualismo. Está faltando empatia e afeto para com os mais pobres.
@IzildinhaRenzo6 жыл бұрын
Perfeito!
@felipelopes1816 жыл бұрын
Obrigado.
@victorfaria12186 жыл бұрын
Eu acho que você está confundindo individualismo e egoísmo. É porque normalmente usamos essas duas palavras como sinônimos, mas o egoísmo também pode ser coletivo (gerado pelo coletivismo). Como por exemplo nas igrejas mais puritanas, que passam para seus seguidores a sensação de superioridade moral, e consequentemente a exclusão de indivíduos que pensam diferente por meio da generalização. O individualismo não é necessariamente o 'ignorar o coletivo', mas está sim relacionado ao ímpeto de se afirmar enquanto humano; enquanto único em escolhas, vivências e convicções. E isso se reflete na própria realidade da pessoa, no seu trabalho, nas suas motivações. O que o Pondé critica não é a existência de coletivos, mas sim a insistência no coletivo. A 'criminalização' moral do pensamento individual. Ou seja, buscar a própria felicidade é imoral, e aceitar a moral coletiva é uma obrigação. Isso mata a individualidade, isso acovarda as pessoas e as empobrece em propósito. E sabe qual é a consequência disso? Quando temos um coletivo de indivíduos motivados, impetuosos, guiados pela necessidade individual de se superar, temos um coletivo forte, com indivíduos fortes. Quando tiramos das pessoas tudo isso em prol do coletivismo forçado, temos um coletivo fraco, formado por pessoas angustiadas, coitadistas, obrigadas. Indivíduos fortes = coletivo forte. Indivíduos fracos = coletivo fraco. Compare, por exemplo, uma companhia de teatro com uma sala de aula do ensino médio. Quem produz mais? Quem é mais interessado, eficiente? - A companhia de teatro, obviamente, porquê as pessoas estão ali porque querem e sentem um propósito individual. Enxergam seu papel naquele contexto. Já na sala de aula do ensino médio, os jovens estão ali de maneira forçada. Ninguém valoriza aquilo, ninguém quer saber. Estão todos vestidos iguais, tentando se encaixar num coletivo do qual nunca quiseram participar. Acho que o que você quis realmente dizer com seu comentário foi que você acha que precisamos de mais ideias ALTRUÍSTAS (que é o oposto de EGOÍSTA). Que são adjetivos que podem ser atribuídos ao coletivismo e individualismo. Temos no indivíduo egoísmo e altruísmo, e temos no coletivo egoísmo e altruísmo. E nesse sentido, concordo com você. Espero ter elucidado a questão.
@felipelopes1816 жыл бұрын
Caramba... não tinha visto as coisas por esse ângulo e concordo plenamente! Você é aluno de filosofia ou já é formado? Se não for é da área de humanas, aposto, rsrs. A minha crítica foi mais voltado para o pensamento egoísta que muitas vezes acaba sendo gerado por conta de um sentimento individualista (pensar somente no seu próprio bem e ignorar a existência e necessidades do próximo) mas que agora eu entendo seu ponto de vista em relação a maneira como enxergamos essas palavras como sinônimos, acredito que isso deva ter sido um erro semântico da minha parte. Abraços e bom final de semana.
@Marcos-kn1kz6 жыл бұрын
Ponde desavergonhadamente prega o fim do Estado para diminuir as desigualdades mas apoia as faculdades publicas que sao mantidas por esse mesmo Estado que distribui bolsa familia para os pobres que ele tanto abomina.
@thaisvasconcellos43586 жыл бұрын
Acompanho Pondé no youtube e não considero um conservador.
6 жыл бұрын
Foda-se
@JFS29113 жыл бұрын
Ele é conservador pela perspectiva britânica.
@RafaelJSaqueli3 жыл бұрын
Coletivo é lindo, desde que descentralizado
@antoniorufino51486 жыл бұрын
Não gosto das idéias e os pontos de vista de Ponde e outros que se autodenominam "filósofos" com excessão de alguns, como: Olavo, Karnal Cortela e outros.!!