Com quem dá para conversar na direita? | Ponto de Partida

  Рет қаралды 24,757

Meio

Meio

Күн бұрын

Ontem fui ao cinema assistir Guerra Civil. Vocês já viram? Kirsten Dunst, Wagner Moura. Olha, é um filmaço. E, como toda distopia, é um alerta sobre o qual devíamos pensar. Um alerta, inclusive, a respeito do Brasil.
_
PONTO DE PARTIDA
Segunda, quarta e sexta, aqui no KZbin.
/ meioemvideo
_
MEIO
O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no KZbin do Meio. Inscreva-se!
🏆 Assine o Meio Premium: bit.ly/yb_meio...
✅ Assine o Meio Gratuito: bit.ly/meiogratis
🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: bit.ly/cursosmeio
👕 Conheça a Loja do Meio: bit.ly/lojameio
No que acreditamos: www.canalmeio....
Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.c...
#GuerraCivil | #WagnerMoura | #Direita | #Meio

Пікірлер: 767
@felipeaugustovicaridecarli9247
@felipeaugustovicaridecarli9247 4 ай бұрын
Pedro, me considero muito próximo do liberalismo progressista. Muito provavelmente concordaremos em 4 de 5 pautas. Mas ainda assim me considero de esquerda, sem rodeios. Eu acho que quando você faz um vídeo sobre com que direita podemos conversar, você tem um espectador ideal, que é justamente alguém de esquerda, e por isso creio que você também pende para esse lado do espectro. Você não faz vídeos exortando que os evangélicos, os reacionários, o agro, converse com a esquerda. Até quando tenta convencer, por exemplo, de como a liberação da maconha seria bom para o setor da direita, você não a exorta a conversar com a esquerda, apenas busca aprovar uma pauta específica - e quanto menos gente de esquerda falando nesse momento, melhor. Eu acho que esse é um problema grande do centrismo brasileiro, que se viciou em enxergar a política por vias de uma polarização, mas levanta suas exigências apenas contra a esquerda. Como se dependesse da esquerda o surgimento de uma direita moderada, como se a direita fosse inimputável, irresponsável por seus próprios passos. Outro dia você disse que os evangélicos merecem representação. Mas desde quando esse é um problema? Eles têm uma bancada enorme no Congresso, eles conseguem constranger um governo de esquerda muito mais do que a própria esquerda, eles têm câmaras e assembleias por todo o país, têm igrejas organizadas e politizadas, têm conselhos tutelares, têm instituições de sequestro de dependentes químicos com aporte de recurso público, conseguem infiltrar-se na polícia e no crime organizado, ou seja, estão se armando, além de tudo. Eles estão muito bem representados. Acredito que convém se preocupar muito mais é com a falta de representação desse liberalismo progressista, de pessoas que, sem abrir mão de antagonizar com setores reacionários da sociedade e também com desenvolvimentismos soberanistas carcomidos e cheirando a mofo, conseguem defender políticas sociais, respeito ao meio ambiente, aos povos originários e liberdade econômica. Para isso, seria preciso que também fôssemos ouvidos, que houvesse quem, com voz pública, exortasse que essas pessoas já entupidas de poder... conversassem. Mas é difícil quando somos pecadores, anticristos, cistofóbicos, se, ambientalistas e pró-indígenas, somos acusados de não valorizar um agro que se estrutura sobre desigualdades, valores reacionários e desertificação do cerrado e da Amazônia. A gente precisa ser respeitada. E representada.
@leocmen
@leocmen 4 ай бұрын
Pedro, Vocé é um exemplo de lucidez Continue assim
@Alexandre-nx5tt
@Alexandre-nx5tt 4 ай бұрын
Marcel Van Hatten
@rodrigowar
@rodrigowar 4 ай бұрын
Gostei da sua reflexão e juro que há muito vinha pensando sobre isso quando você dizia, Pedro, precisamos conversar com a direita. "Com quem falar? Com Nikolas Ferreira? Com Kim Katagiri? Você é muito ingênuo, Pedro", eu pensava comigo mesmo. Essa direita que se mistura com o extremo é muito, mas muito complicado de se separar, principalmente depois do MBL se tornar essa força política tóxica, que em nada acrescenta no diálogo político. Servem apenas para apontar o dedo, criar confusão. Aí eu lembro do Aécio, que por uma infantilidade, jogou o PSDB e toda sua história no lixo. Sim, eu sei que o PSDB era de um centro direita e com alguns membros do partido mais inclinados à centro-esquerda como é o caso do FHC e do Serra. Sobre sua pergunta: Lembro do Sarney. Lembro do finado Itamar. Mas recentemente, não consigo pensar em um nome da direita que não se deixou intoxicar com o discurso de ódio que parece ter tomado o congresso. Me pergunto se Osmar Aziz ou se Rodrigo Pacheco são esses nomes. E eu acho, aqui é achismo mesmo, que o próprio jornalismo político não responde a essa pergunta. Fiz diversas pesquisas no Google e não consegui achar um nome sequer da direita que não esteja ligado ao Bolsonarismo. Fui na busca da Folha, do Estado, do Poder 360 e nada. Quando se fala de direita, só existe espaço para aqueles que estão ligados ao Bolsonaro - e com esses não dá para conversar, afinal, eles não querem conversar. Então eu devolvo a pergunta: com quem esse diálogo está aberto? Qual político de direita está aberto a se desvencilhar do Bolsonaro para conseguir construir esse diálogo e trazer o Brasil de volta à normalidade?
@claudiaroveri907
@claudiaroveri907 4 ай бұрын
Exatamente @rodrigowar. Quem hoje é centro, direita ou centro-direita ou está no governo - como a Simone Tebet - ou não tem voz no cenário político nacional. E como conversar com quem não quer conversa?
@rodrigowar
@rodrigowar 4 ай бұрын
@@claudiaroveri907 E todos que olham para o Bolsonaro pensam que esses nomes são de esquerda. Claro, qualquer nome fora do centro gravitacional de Bolsonaro é esquerda. Até mesmo o PT está sendo tragado para a direita, afinal, está adotando todas as medidas necessárias para se manter no poder, inclusive deixando muita gente de esquerda decepcionada (eu sou um deles). O "Arcabouço Fiscal" e a falta de diálogo com os professores são exemplos disso.
@henriqueleijoto9285
@henriqueleijoto9285 4 ай бұрын
A resposta tá na sua pergunta, preguiçoso
@darkbluebossa
@darkbluebossa 4 ай бұрын
Infelizmenrte, hoje é rarissimo encontrar alguem de direita que nao esteja colando no bolsonarismo. E esses estao isolados (Amoedo, Doria, etc)
@Odisseu_AOE
@Odisseu_AOE 4 ай бұрын
Perfeito 👍
@opergunteiro1441
@opergunteiro1441 4 ай бұрын
Alguém muito à direita de mim que eu conversaria? Pedro Dória.
@andrephi10s
@andrephi10s 4 ай бұрын
João Doria eu topo tb. Tebet, Rodrigo Maia. Essa é a direita civilizada.
@antessodoquemalacompanhado2047
@antessodoquemalacompanhado2047 4 ай бұрын
No mínimo tu deve ser um SOÇA que adora mamar um ditador para estar muito a direita do Dória ou então um lunático que acha que tudo que não segue a sua cartilha é de extrema direita ahahahahaha
@mariomario4962
@mariomario4962 4 ай бұрын
Cara, cada vez admiro mais suas posições. Parabéns pelo discernimento e coragem de falar essas coisas.
@michaela7759
@michaela7759 4 ай бұрын
Sou de direita(democrata convicto), conservador em alguns pontos(diferente de reacionário) e votei em Lula(que detesto e desprezo) apenas pq a Democracia estava em risco. Caiado me parece alguén que permita a construção dessas "pontes". Mas sou pessimista.
@MARCOSRIGON2010
@MARCOSRIGON2010 4 ай бұрын
Te disseram que a democracia estava em risco, a esquerda te fez pensar assim, ainda não entendeu?
@robsonrib
@robsonrib 4 ай бұрын
Ou seja, uma metamorfose ambulante.
@antessodoquemalacompanhado2047
@antessodoquemalacompanhado2047 4 ай бұрын
@@MARCOSRIGON2010 "A esquerda te fez pensar assim" KKKKKK. O gado ainda não acordou do delírio. Foi a esquerda que organizou o 8 de Janeiro? Foi a esquerda que estava fazendo reunião com general para dar golpe? Só pode ser esquizofrenia, o sujeito em pleno 2024 ainda falando tamanha besteira, só não rolou o golpe do seu BOZO amado, pois DOIS GENERAIS não toparam, e a militancia do bozo é tão golpista que ainda XINGARAM OS GENERAIS quando saiu a notícia, PROVANDO POR A+B que desejavam um golpe. Só o fato do bozo não estar preso já é uma vergonha para este país, nem que seja uma prisão de mentirinha como a do cachaceiro que ficou pouco tempo em uma cela cheia de luxos que 70% dos brasileiros não tem
@mauriciomartins8418
@mauriciomartins8418 4 ай бұрын
Amoedo era um candidato de direita que se voltou contra o bolsonaro e perdeu apoio, até o partido que fundou, mas manteve a integridade. Dória é outro.. Por anos, o PT crucifcou os openentes e hj vemos que era propaganda sensacionalista, visto o Alckmin de vice presidente. Existem gente de direita e existem bolsonaristas, n são a mesma coisa. É preciso separar. (Obs. - esta opinião é de quem se considera de cento esquerda)
@Alaminoar
@Alaminoar 4 ай бұрын
Sim, ele perdeu apoio porque ficou contra a ala do partido que polarizou.
@josalbasantos5890
@josalbasantos5890 4 ай бұрын
Como professora de pessoas de todos os matizes políticos, tenho aprendido que, ao menos no meu caso, o melhor jeito de falar de política é não dar nomes. Nunca digo que fulano é razoável e democrático e beltrano é genocida e de extrema direita, minhas opiniões. Apenas falo em escravidão, patriarcalismo, liberdade sexual, exploração econômica, emergência climática, dizimação dos indígenas etc. Assim, sou ouvida e ouço sem que ninguém se comporte como se estivesse num jogo de futebol... ou numa guerra
@Alexandre-nx5tt
@Alexandre-nx5tt 4 ай бұрын
O problema é que para discutir política você tem que ter conhecimento de direito e de economia. Se não vai dar conselhos errados.
@josalbasantos5890
@josalbasantos5890 4 ай бұрын
@@Alexandre-nx5tt Não sou nem pretendo ser conselheira, sou professora
@Alexandre-nx5tt
@Alexandre-nx5tt 4 ай бұрын
@@josalbasantos5890 O problema de alguns professores, pode não ser o seu caso. E que não sabem nem para si e querem "ensiar" os alunos. Na verdade o melhor é proibir a doutrinação politica em sala de aula.
@Juca_Maciel
@Juca_Maciel 4 ай бұрын
CONCORDO PLENAMENTE com vc Pedro. Oque me preocupa, é que não sei até que ponto, esse bolsonarismo moderado só não é um bolsonarismo enrustido de fascista mesmo. Outro problema da direita que não é bolsonarista é o antipetismo irracional. Pegamos como exemplo o RS, sou gaúcho e votei no Eduardo Leite no segundo turno mesmo sendo de esquerda e a própria esquerda petista o apoiou. Agora, o Eduardo Leite, seria recíproco quanto ao apoio de algum candidato do PT em um eventual segundo turno contra o bolsonarismo? Não sei dizer. Não vejo problema nenhum na direita, acho ela importante e tem vários pontos interessantes. Oque eu não consigo ver em algum futuro próximo, é pensar em algo que saia completamente dessa divisão burra entre potenciais fascistas e potenciais idiotas. Essa guerra cultural, está matando todas as democracias. Abraços Pedro.
@pedrodoria74
@pedrodoria74 4 ай бұрын
Eduardo Leite votou no Lula, né?
@professorwilsondiniz2122
@professorwilsondiniz2122 4 ай бұрын
O problema, é que há, sobretudo no campo da esquerda, muita gente que fala sobre democracia o tempo todo, como se fosse uma palavra de ordem, ou uma tradução das lentes pelas quais olha o mundo e a política, sem contudo assimilar a profundidade e complexidade conceitual e prática do que é uma democracia, sobretudo o modelo de democracia desenhado pela constituição de 88. A extrema direita, representada por Bolsonaro, não tergiversa sobre isso, é abertamente contra esse modelo. Já na esquerda, há muitos que querem é acabam defendendo uma democracia em que a direita deve ser aniquilada (vide as palavras de Glauber), mas a centro direita também, inclusive sempre chamaram os tucanos de fascistas, e até o centro e centro esquerda são vilipendiados, é só pensarmos o que o PT fez com quadros como Marina, Ciro, Eduardo Jorge, Marta e até Heloísa Helena, essa de esquerda, mais a esquerda que o próprio PT. Bem, pra mim, o Lulapetismo, no fim das contas, busca construir uma democracia manca, em que o PT seja a única muleta na qual o país pode se apoiar pra fugir dos riscos da extrema direita. No fundo, esses não são contra a extrema direita, veem nela um mal necessário e uma boa ameaça que os concede o direito de governar com um projeto de poder , afinal, se criticar o PT, acaba a democracia, pq o Bolsonaro volta.
@richard9585
@richard9585 4 ай бұрын
Concordo plenamente
@gallopolako
@gallopolako 4 ай бұрын
Não concordo com o que o PT fez com a Marina e a Eloiza Helena, o Ciro já é complicado porque ele se matou sozinho, agora isso nunca foi uma ameaça a democracia, o Lulopetismo realmente tem a pretensão de se tornar uma força hegemônica na esquerda, e embora tenha muitas vezes por métodos ilegítimos atingir esse objetivo o objetivo em si é legítimo, ilegítimo seria ele tentar se tornar a força hegemônica do país.
@sheilah_
@sheilah_ 4 ай бұрын
É isso.
@patriciapaula8038
@patriciapaula8038 4 ай бұрын
Eu assino o Meio como exercício de cidadania. Parabéns, Pedro.
@paulopetrillo4686
@paulopetrillo4686 4 ай бұрын
Achei tão importante suas palavras que as transcrevo logo baixo. É uma forma de repetí-las para incorporar isso dentro de mim. ...a gente não vai escapar de voltar a conversar, ou voltamos a conversar ou a democracia se vai, porque democracias são feitas de conversas Essa é a definição do regime e a gente não escolhe com quem conversar. A gente conversa com quem o outro lado escolhe ...
@lgoncalves50
@lgoncalves50 4 ай бұрын
A igreja evangélica traz apoio, mas trás também um inferno de conflitos e falta de confiança mútua à volta... A única coisa que sobrevive e é alimentado é o "delírio" e uma vida infernal que ela não sabe por que vive aquela desgraça construída por ela mesma....
@antessodoquemalacompanhado2047
@antessodoquemalacompanhado2047 4 ай бұрын
Se fosse todo este inferno milhões de pessoas não estariam frequentando estes lugares. Como sempre um bunda suja que se acha ILUMINADO a ponto de saber o que é melhor para a vida de outras pessoas. Vai lá portador da luz, mostre para milhões de brasileiros a sua verdade e liberte eles deste suposto inferno ahahahhaha
@patriciapaula8038
@patriciapaula8038 4 ай бұрын
A gente vai precisar conversar sobre o quanto a democracia já está muito muito adoecida para que tenhamos chegado no ponto de ver Bolsonaro ser eleito. Como é possível que um cara e sua familia sigam sendo eleitos cometendo tantos crimes, inclusive de homenagear torturador dentro do congresso? Por que alguém defenderia a democracia vivendo uma rotina esmagadora dentro dessa tal democracia ?
@bernardodc9631
@bernardodc9631 4 ай бұрын
Em tese isso aconteceu pq a polarização aumentou. Precisamos esfriar o ambiente
@patriciapaula8038
@patriciapaula8038 4 ай бұрын
@@bernardodc9631 eu acho que a polarizaçao aumentou porque a nossa democracia ja estava cambaleando...
@ancapistaovemai616
@ancapistaovemai616 4 ай бұрын
Se você pensar bem temos um presidente que foi condenado por corrupção em várias instâncias, que se alia com países como China, Irã, Rússia e outras ditaduras. Você acha que alguma opção é assim tão melhor que a outra? Ou é apenas odiar um e aturar o outro?
@bernardodc9631
@bernardodc9631 4 ай бұрын
@@ancapistaovemai616 essa linha vai levar a varios debates em separado. - vai ter quem diga q lula foi condenado indevidamente, e a prova é que os processos foram cancelados (mas nao a inocência comprovada) - tem a linha que sim, é corrupto como todos os outros políticos - tb se dira que Bolsonaro não foi condenado ainda justamente por essa corrupção generalizada - uns falarão que hj vivemos em uma ditadura - ou que a eleição foi fraudada - outros dirão que ditadura/golpe era o que bolsonaro queria, portanto lula salvou da ditadura, e isso responde sim a questão de ser menos pior, não só aturar - etc etc.. mas a linha geral acho que se mantém: o melhor é sairmos dos polos e debatermos mais, de forma a incluirmos mais politicos no rol de candidatos possiveis. Isso tira a gente de bolsonaro e de lula. As opiniões amargas sobre ambos, dos dois lados, continua, mas a democracia pode seguir em frente
@marcelojv
@marcelojv 4 ай бұрын
É muito legal ver esta linha que você está adotando. Está dando resultado, eu mesmo já coloquei a minha carapuça.
@valeriameneses2192
@valeriameneses2192 4 ай бұрын
Tem certeza que Ratinho Jr e Caiado é da direita tranquila? Paraná não está um lugar tranquilo, um lugar aonde se divertir está se tornando intolerável, isso em várias cidades. As pessoas se divertindo em ver pobre sofrendo nas mãos dos policiais, coincidência? Tem certeza que isso não significa extrema direita? E eu nem moro lá, só trabalho para uma empresa que fica lá.
@antessodoquemalacompanhado2047
@antessodoquemalacompanhado2047 4 ай бұрын
qual seu divertimento que é intolerável? transar no meio da rua?
@eduardoandradedamasceno4830
@eduardoandradedamasceno4830 4 ай бұрын
O ponto é que Caiado e Tarcísio estavam no palanque e apoiando justamente quem por 4 anos tentou dar um golpe na democracia. É muito grave, não há diálogo com quem se diz moderado mas flerta e apoia esse tipo de gente.
@budaddicted8429
@budaddicted8429 4 ай бұрын
Um primo meu (ele não é bolsonarista) foi a uma convenção do PL em Vitória-ES a trabalho e lá ele viu várias pessoas armadas, exibindo armas sem pudor. Como dialogar com essa gente, Pedro?
@renatar5281
@renatar5281 4 ай бұрын
O problema que eu vejo claramente, no convívio com extremistas da direita, é que muitos já ultrapassaram a linha da democracia, acreditando mesmo que o melhor pro Brasil não é a democracia e sim uma ditadura de direita. Agora, pra fazer o trajeto inverso nas convicções dessas pessoas, vai ser muito, muuuiiito difícil! Se é que vai será possível! Vejo uma parcela da população mergulhada em um extremismo muito perigoso e irreversível.
@andrephi10s
@andrephi10s 4 ай бұрын
Exatamente. É irreversível. E Pedro doria quer nos convencer q o progressista tem culpa por não debater com extremistas. Falsa equivalência da p.
@JorgeLuiz-hn5hh
@JorgeLuiz-hn5hh 4 ай бұрын
Achei o filme ruim, o roteirista se perdeu, mas é ao olhar para o contexto atual, que ele faz sentido.
@arqgdias
@arqgdias 4 ай бұрын
Os da direita que dava para conversar pularam para a esquerda quando surgiu o bolsonaro. Então, os que ficaram não vale a pena!
@gallopolako
@gallopolako 4 ай бұрын
Não acho que eles pularam pra esquerda, apenas apoiaram a democracia.
@sheilah_
@sheilah_ 4 ай бұрын
Não pularam para a esquerda, vc pode constatar em vários comentários de democratas de direita aqui mesmo. São pessoas conscientes e capazes de distinguir direita de extrema direita.
@gallopolako
@gallopolako 4 ай бұрын
@@sheilah_ Exato, o extremismo é sempre o pior caminho e felizmente tem gente como o Amoedo e o próprio Doria a quem tenho críticas mas que perceberam que sendo de direita é melhor apoiar alguém de esquerda mas democrático do que alguém de extrema direita, eu como alguém de esquerda faria o mesmo, votaria 200 vezes no Amoedo contra um extremista de esquerda
@sheilah_
@sheilah_ 4 ай бұрын
@@gallopolako , em 2018 propus mudar meu voto no Ciro Gomes para o Alckmin, tentando convencer alguns familiares a não se deixarem cair na polarização bozo x Haddad, já que as pesquisas indicavam que no segundo turno o risco do bozo vencer era maior contra o Haddad do que contra outros candidatos. Na época fui criticada por petistas, por estar entre Ciro Gomes e Alckmin no primeiro turno. A polarização avançou, meus familiares acabaram cedendo ao voto antipetismo na última hora, e foram de bozo no primeiro turno. Minha estratégia em 2018 vai de encontro ao seu raciocínio. E desde 2018, parece que grande parte dos eleitores à esquerda ou à direita não aprendeu nada, e seguimos nessa polarização doentia que aliena e despolitiza. Por isso, importante papel do Pedro aqui nessa missão importante pela busca do diálogo.
@gallopolako
@gallopolako 4 ай бұрын
Isso é sério? Quer dizer então que temos que tolerar quem se vincula ao bolsonarismo, ainda que apenas de maneira oportunista? Na Alemanha pós guerra foi necessário reconstrui-la com apoiadores, ainda que oportunistas de Hitler? Isso me cheira a anistia 2.0.
@SamieCarvalho
@SamieCarvalho 4 ай бұрын
So mesmo um isentao profissional como esse Dória pra sugerir isso. Anota, o dia q o bolsonarismo passar, se passar, ele volta a fazer coro contra a esquerda.
@felipedilho
@felipedilho 4 ай бұрын
Uhm, na verdade, no caso da Alemanha foi. Várias pessoas como o veterano da primeira guerra Ernst Jünger tiveram que passar por processos de denazificação, assim como várias crianças que faziam parte dos movimentos de juventude.
@gallopolako
@gallopolako 4 ай бұрын
@@felipedilho Sim desnazificação, mas não estamos falando de "ex bolsonaristas", a pessoa pode ter por ignorância ou oportunismo embarcado no bolsonarismo o que o Pedro tá sugerindo é que dialoguemos com gente que ainda defende quem tentou dar um golpe de estado.
@felipedilho
@felipedilho 4 ай бұрын
@@gallopolako sim, e na reconstrução da Alemanha também foi necessário conversar com pessoas que, apesar de não terem pessoalmente cometido nenhum crime durante o regime, defendiam ferrenhamente os ideais do regime, mesmo que discordando pontualmente da sua execução na realidade. E a solução para isso não foi simplesmente jogar essas pessoas na cadeia, afinal alguma hora elas saem.
@darkbluebossa
@darkbluebossa 4 ай бұрын
Tento sempre não ser radical, mas admito que tenho uma dificuldade com qualquer político que dê algum apoio ao Bolsonaro a essa altura do campeonato. Acho importante o Pedro reforçar que caras como o Caiado façam isso porque precisam dos 25 - 30% dos votos do Bozo, mas, ainda assim, me causa um incômodo danado. Ainda bem que ele não usou o Tarcisio como exemplo. Esse, a midia em geral tenta colocar como ´moderado´, mas é bolsonarista raiz. Nunca me enganou.
@ancapistaovemai616
@ancapistaovemai616 4 ай бұрын
Tarcísio vem fazendo o jogo numa direita moderada, mais próximo a um FHC eu diria. Acho que está indo mais pelo centro para ter votos dos dois espectros políticos. Se fizer bem feito pode ser presidente
@darkbluebossa
@darkbluebossa 4 ай бұрын
@@ancapistaovemai616 ele engana muita gente, e eu vejo que parte da imprensa quer apostar nele como “direita moderada”, mas, na prática, ainda não vi nada de realmente moderado nele. Sim, ele é capaz de ir num evento com Lula, mas a postura dele na segurança é bem bolsonarista .Fora o apoio incondicional que dá ao Bolsonaro
@ravicaju4450
@ravicaju4450 4 ай бұрын
Torço para a esquerda aprender isso com o maior lider de esquerda da história desse país: Lula. Lula faz exatamente isso, dialoga com quem tem poder, mesmo que seja de espectro diferente. As pessoas precisam se tornar mais realistas e menos iludidas em sua visão sobre política partidária. A democracia exige saber perder para poder ganhar.
@rodrigowar
@rodrigowar 4 ай бұрын
O problema é quando a esquerda só perde. Existe uma diferença enorme entre os militantes e os esquerdistas. Muitas vezes eu fico bem bravo quando o Pedro joga tudo no mesmo balaio. Eu sou esquerdista, mas não sou militante. Não concordo com certas coisas que os identitaristas fazem ou com o que os comunistas pregam, mas sim, penso no coletivo acima do individual, no igualitarismo, que o Estado faz parte da máquina para fortalecer a economia - principalmente no Brasil. Lula, na minha opinião, deixou de ser de esquerda no fim de seu segundo mandato - este terceiro mandato está mais ligado a sua história, ao seu ego, e não a ideologia política.
@ravicaju4450
@ravicaju4450 4 ай бұрын
@@rodrigowar Eu não acho que a esquerda só perca, longe disso. Tamos aí com 300 bi pra investir no setor industrial, criação de 100 institutos federais, aumento real do salário mínio e do bolsa família, redução do lucro dos acionistas da petrobras. São várias conquistas de esquerda em menos de 2 anos de governo.
@ravicaju4450
@ravicaju4450 4 ай бұрын
@@rodrigowar Acho que lula pessoalmente sempre foi de centro-esquerda. Algo que eu não considero um erro, muito pelo contrário, até porque também me considero assim.
@sheilah_
@sheilah_ 4 ай бұрын
Eu sou de centro-esquerda e há um bom tempo que Lula e o PT discursam como sendo de esquerda mas na prática estão cada vez mais neoliberais. Já dizia o Brizola. Lula sabe sim dialogar com o poder, é inegável. O problema é que esse diálogo e as costuras políticas são feitas na base do populismo e do fisiologismo (veja no que deu a aliança com o Temer), por um projeto de poder. Lula 3 se ajoelha para o poder e joga migalhas para o povo. Há um bom tempo que a vaidade e a arrogância não o permitem ouvir nem mesmo quem está ao seu lado. "Não é hora de criticar", dizem seus seguidores. Nunca é.
@sheldosouza
@sheldosouza 4 ай бұрын
Acho que é necessário ter união entre todos os democratas, independente de sua ideologia. Depois da frente ampla, que se iniciou com a união entre Lula e Alckmin, o Brasil enxergou a luz da esperança. Mas o espectro mais a direita, em sua maioria, está com Bolsonaro por motivos diversos. Nossa sorte é que a esquerda com a direita democrata ainda é maioria na política.
@lucasdecamargosouza8167
@lucasdecamargosouza8167 4 ай бұрын
Perfeito. Fico tentando adivinhar quem é a esquerda radical da polarização. O lula tem um discurso de esquerda, mas as políticas são muito centristas e sempre negociando com todos. A extrema direita é evidente. Essa polarização só tem um polo.
@henriqueleijoto9285
@henriqueleijoto9285 4 ай бұрын
@@lucasdecamargosouza8167 tá tentando adivinhar ainda, imbecil?
@claudiadenoronhasantos657
@claudiadenoronhasantos657 4 ай бұрын
Que tristeza... Gosto muito das suas ponderações em geral, Pedro (por isso tomo a liberdade de chamá-lo pelo prenome)... Bolsonaro é EXTREMA direita, já se sabe disso há décadas. Usava o 'manto sagrado' da imunidade parlamentar para proferir atrocidades contra o Estado de Direito, contra várias minorias... Achei que fosse ser rapidamente 'impichado' ao continuar falando o que bem entendia enquanto presidente. Ledo engano. É impossível conversar com a Extrema Direita, que sacraliza o militarismo, a ditadura. Não cabe mais insistir em uma "polarização". Líder de Direita é uma coisa. Líder de Extrema direita é outra. Você sabe disso, Doria... Sua missão seria ajudar os leitores e não confundi-los. Quem fica ao lado do Bolsonaro até hoje não merece holofote algum. Ao contrário. Merece o ostracismo. O que, por exemplo, o Roda Viva fez ao convidar Flávio Bolsonaro foi absurdo. Estão normalizando o absurdo. Isso é gravíssimo. Que vocês, jornalistas, procurem com o dever de zelo ao seu papel de formadores de opinião os políticos de direita equilibrados e façam as entrevistas necessárias. Tábata Amaral? Algum do Executivo que esteja sempre ao lado da Tábata? Procurem, por favor. Já passou da hora.
@marcelo_penha
@marcelo_penha 4 ай бұрын
Cláudia, eu tendo a discordar de vc. Primeiro pq o Dória sempre deixa claro a diferença entre Direita e extrema direita. Com um há diálogo. Acredito que sua análise esteja errada, pois muita gente de Direita continua com o Bolsonaro por falta de opção melhor, que tenho esperança vai existir nas próximas eleições ... e dai espero que caia no ostracismo, como vc disse. Com relação ao Roda Viva, eu não condeno ... afinal já convidaram até o Felipe Neto ... Com relação a Tábata ... eu até gosto dela ... mas o que ela fez como Deputada até agora? Obviamente ela é absurdamente melhor que o Boulos ...
@shirleymachado6924
@shirleymachado6924 4 ай бұрын
@@marcelo_penha , quem continua apoiando "aquilo" não é de direita.... é extrema direita.
@marcelo_penha
@marcelo_penha 4 ай бұрын
@@shirleymachado6924 vc pode criar os conceitos que quiser, isso não muda a realidade.
@shirleymachado6924
@shirleymachado6924 4 ай бұрын
@@marcelo_penha , eu não crio conceitos. Apenas os reconheço quando vejo.... é diferente.
@marcelo_penha
@marcelo_penha 4 ай бұрын
@@shirleymachado6924 Tarcísio apoia o Bozo! O que ele faz que pode ser considerado de extrema direita? Se o que vc disse fosse remotamente verdade, vc estaria dizendo que metade do país é de extrema direita, por ter votado no coiso ... e a outra metade é corrupta por apoiar o Mensalão e Petrolão ...
@camaleonino_òwó
@camaleonino_òwó 4 ай бұрын
muito bom o video, sou de centro esquerda, mais especificadamente social democrata, e amei esse episódio, geralmente tenho as minhas discordancias com o meio, mas nesse episódio aqui eu achei muito bom e construtivo, e de fato me mostrou um novo ponto de vista e considerações que eu não tinha pensado antes, obrigado pedro, amo o seu conteúdo 💙 sinceramente do meu lado como alguém de centro esquerda eu odeio o bolsonarismo, mas eu o odeio com toda a força, mas não odeio ou tenho repulsa pela a direita, somente com quem é preconceituoso, então sinceramente eu to pouco me lascando se um politico é de direita ou não, contando não odeie ou trabalhe contra minorias quero que ele tenha espaço e faça parte da democracia, e sinceramente, o meu sonho é ver um dia um brasil que temos um presidente liberal, e social democrata, em que a centro esquerda e a centro direita posso se alternar no poder de forma saudavel e respeitosa, e com espaço também para comunistas democraticos, e conservadores democraticos, contanto que não atuem contra minorias não tenho nada contra o conservadorismo, afinal tem uma diferença entre ser conservador e retrocrado, e tem muita gente que usa do conservadorismo para ter opniões preconceituosas dizendo que é só o seu ponto de vista, quando na verdade são só retrocradas mesmo, então acho importante pra quem é de esquerda saber separar ser conservador de ser reacionario, ja é um principio é respeitavel mesmo que discordemos, e o outro é intoleravel, e não deveria ter voz numa democracia, só quero paz, não quero que os dois lados fiquem brigando ou atrapalhando um ao outro, apenas que conversem e mesmo não se gostando ou discordando, ainda trabalhem juntos num país melhor, não vamos conseguir nada se a direita democratica não tiver voz nesse país e só termos o extremismo e o intoleravel, e a esquerda nunca vai ter voz se essa for a unica direita que a gente tem
@bereniceotero1139
@bereniceotero1139 4 ай бұрын
Excelente reflexão. Mas, francamente, ru tento o diálogo e a troca de ideias em meu Whatsapp. Poucas pessoas reagem e quando o fazem são os mais à direita. As vezes, com reações estranhas. Já fiz um apelo, num final de ano, para que houvesse mais troca de ideias. Não tive muito sucesso. Procuro sempre coisas com conteúdo, equilíbro com boas piadas ou coisas estéticas: uma foto. Essas têm mais reações.
@VanderXavier
@VanderXavier 4 ай бұрын
Vc é brilhante nas suas reflexões. Parabéns!
@gustavoa.coutinho7478
@gustavoa.coutinho7478 4 ай бұрын
Eu voto em qualquer centro-direita ou centro-esquerda, sem nenhum problema. Admiro muito o La Calle Pou do Uruguay.
@lapolitica6590
@lapolitica6590 4 ай бұрын
Pedro, qual o limite para apoiar um político em busca de votos? Seguindo a lógica do seu discurso, seria 'aceitável' subir no palanque de Domingos Brazão? Tu bem sabes que para ganhar votos na zona oeste do Rio seria estrategicamente recomendável beijar as mãos (sujas) da família Brazão. Apoiar um político com ideias e mensagens tão abjetas como Bolsonaro, a meu ver, está além do aceitável. Por isso, os setores e os políticos que apoiaram e apoiam Bolsonaro são indignos de voto. Vou ilustrar minha posição dando dica de uma série: Marseille, com Gerárd Depardier. Nela, um candidato (sem escrúpulos) que concorre à prefeitura dessa cidade recusa apoio dos políticos da extrema-direita local, por razões óbvias, mesmo necessitando de todo apoio possível (pois o prefeito incumbente era favorito). Então, volto à pergunta: qual o limite? Por fim, parece-me que você tenta abrir caminho para uma direita moderada, porém não concordo que o faça 'passando pano' para quem abraçou Bolsonaro por pragmatismo político.
@israelr2367
@israelr2367 4 ай бұрын
E o MBL? Você conversaria com o MBL? O MBL foi a favor da vacina, denunciou a corrupção da família Bolsonaro, foi contra o golpe de 2022 e o 08/01, e bate no bolsonarismo todo dia. Você conversaria com o MBL?
@ancapistaovemai616
@ancapistaovemai616 4 ай бұрын
Mas você acha ok ficar ao lado de políticos que foram presos por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro? Se não fosse por erros processuais, visto que há provas para todos os lados, esses todos estariam presos. Porque você não acha ruim ficar ao lado do Lula que além de ter sido preso, apoia ditaduras como Irã, China, Honduras, Rússia, etc. Fora a mancada na guerra de Israel
@analibenyy693
@analibenyy693 Ай бұрын
A falta de Deus e amor ao próximo está causando tanto ódio. Somente a oração, a caridade e o amor pode mudar os corações.
@marinawade9225
@marinawade9225 4 ай бұрын
Entrevista Nikolas Ferreira, Gayer, Feliciano, Zanatta. Conversa com eles pra gente ver se é possível.
@viniciusnascimentomatias9005
@viniciusnascimentomatias9005 4 ай бұрын
Pois é...
@teresamelaniaveras3155
@teresamelaniaveras3155 4 ай бұрын
Enorme interesse genuíno em saber quais as lideranças com as quais você conversaria de forma absolutamente franca,expondo todos os seus pontos de vista,argumentando com as possíveis inverdades que essas lideranças diriam,colocando-as bem de frente com os fatos,a realidade. Sugiro que você ponha em prática o que discutiu nesse vídeo de hoje, nos proporcionando um longo debate com elas com transmissão ao vivo. Passaríamos do discurso à prática e todos nós teríamos chance de aprender como se faz. Lançado o desafio. Quero demais ver isso acontecendo. Debate por óbvio educado,respeitoso,equilibrado,mas sem minimizar nenhum ponto que fugisse da realidade, dos fatos. Político, sem politicagem e proselitismo. Topa?
@juliocmbaia
@juliocmbaia 4 ай бұрын
Pedro, por que no Brasil não é possível esperar da direita a mesma postura que a do Luis Montenegro em Portugal? Ele desde o começo condenou o extremismo do Chega e cumpriu sua promessa de fazer um governo com uma aliança com a esquerda a ter que se aliar com extremistas. Aula de democracia.
@lucaslourenco8781
@lucaslourenco8781 4 ай бұрын
Basta a esquerda boicotar o governo dele que terá que sentar com a extrema-direita. Mas mesmo Lula colocou bolsonarista no governo, taí o ministro da Defesa, José Múcio.
@michaela7759
@michaela7759 4 ай бұрын
Portugal é um país minusculo, com área menor que Pernambuco e população menor que a área metropolitana do Rio. É muito mais homogêneo que o Brasil. E com regime politico completamente diferente. Ñ dá pra transplantar soluções lusitanas pra cá.
@cacophony89896
@cacophony89896 4 ай бұрын
Montenegro enterrou o PSD, quem votou no PSD terminou por votar no PS.
@juliocmbaia
@juliocmbaia 4 ай бұрын
@@michaela7759 então não é possível que a direita brasileira tenha essa postura?
@michaela7759
@michaela7759 4 ай бұрын
@@juliocmbaia Realidades diferentes. Não vejo "uma direita brasileira" mas várias.
@antessodoquemalacompanhado2047
@antessodoquemalacompanhado2047 4 ай бұрын
O Pedro vai e faz um vídeo bacana, daí vem os bovinos de AMBOS OS CURRAIS mugir aqui e provar que NÃO ENTENDERAM NADA!
@sb_takether
@sb_takether 4 ай бұрын
Vide um dos bovinos que comentou pouco "abaixo" desta "nossa sequência"...
@BrunodaSilvaBorges
@BrunodaSilvaBorges 4 ай бұрын
Pedro, você fala em respeitar todas as visões políticas democráticas, mas na minha opinião você não respeita os socialista/comunistas. Em todos os vídeos que você faz algum comentário, é sempre em tom jocoso, é sempre com piadas e menosprezando essas pessoas, e de forma indireta, todo esse espectro político. Cobra respeito e conversa com a direita, mas zomba e desrespeita os comunistas em toda oportunidade que tem. Não acho coerente.
@matheusc8330
@matheusc8330 4 ай бұрын
Para o Pedro soar sempre coerente ele sempre irá montar um espantalho da esquerda. Já é um padrão
@MARCOSRIGON2010
@MARCOSRIGON2010 4 ай бұрын
Democraticamente ele critica o comunismo, não gostou? vai fazer o que? fuzilar ele igual os seus ídolos fizeram?
@Ana_CristinaCruz
@Ana_CristinaCruz 4 ай бұрын
Sou do Paraná, de Curitiba, e pensei no Ratinho JR como um líder de direita, apesar de ser do PSD, se posiciona como de direita. Não gosto dele, nem do governo que faz, não votei nele, mas reconheço que ele é um democrata. É a figura que empregou todos os seus amigos no governo e aqui no PR 90% da população o ama. Apesar disso, se ele estiver representando a direita em 2026, contudo estaremos menos pior que em 2022. Ele é menos pior se comparado ao Caiado ou ao Tarcísio (que poderia ser ótimo pela formação no ITA), mas é bolsonarista. O Ratinho não é propriamente um bolsonarista, diria que está no "centrão", joga no time que está ganhando, assim como fez seu pai quando deputado pelo PR. Não será um candidato ideal para a direita, mas não o vejo como um extremista. Uma coisa é fato, ele conversa com todos, por isso não o vejo como radical, a menos que revele uma face oculta. A esquerda está perdendo tempo. O Haddad entendo que seria o melhor nome, o mercado já o aceitou, mas vejo que a população periférica não se identifica com o 'tucano' infiltrado no PT, brincadeiras a parte, creio que seria o ideal, o tempo já está curto, mas ainda é possível elevá-lo com um bom trabalho publicitário, porém o próprio executivo já o desqualificou, mesmo com piadas, que nem todos compreendem. E muitos da esquerda acreditam que o Lula será presidente até os 130 anos.. Está difícil!
@matheusc8330
@matheusc8330 4 ай бұрын
Uma curiosidade, pq vc considera que um politico "poderia ser ótimo pela formação no ITA"?
@Ana_CristinaCruz
@Ana_CristinaCruz 4 ай бұрын
Porque é uma excelente universidade de formação em Engenharia e geralmente quem lá estuda é muito inteligente, o contrário de como o Tarcisio se posiciona, ou seja não se posiciona como um político inteligente. Não disse que lá é excelente para ser político, mas ele poderia ser excelente por ter estudado lá. Como convivo com profissionais desta área sei o quanto esta instituição trabalha o censo crítico, o debate, a técnica claro e acima de tudo, a ciência.
@Arthurfootage
@Arthurfootage 4 ай бұрын
Acho que é justamente esse papo de isentão que nos divide. Deixa a porta aberta pra quem estimula a divisão chegar ao poder. É o paradox da tolerancia, é preciso parar os intolerantes.
@br273k
@br273k 4 ай бұрын
Se é possível ser "evangélico" E bolsonarista, então é possível ser "evangélico" sem ser cristão.
@Alexandre-nx5tt
@Alexandre-nx5tt 4 ай бұрын
O próximo presidente para mim é.. Marcel Van Hatten
@br273k
@br273k 4 ай бұрын
@@Alexandre-nx5tt Boa! Vamos perguntar para o Pedrão se ele não quer fazer um Conversas com o Meio com o Costinha da "direita democrática".
@Alexandre-nx5tt
@Alexandre-nx5tt 4 ай бұрын
@@br273k O problema é que o Pedrão na tem vontade de conversar. Nem acho que ter argumentação. Para isso
@br273k
@br273k 4 ай бұрын
@@Alexandre-nx5tt eu fui irônico. O Costinha é um proton4z1. Que o di4bo o entreviste.
@lucasjleandro
@lucasjleandro 4 ай бұрын
Pensassem em dialogae antes de chamarem FHC, Marina Silva e outros de Fascistas. Agora o pêndulo virou de lado, o mal de quem segura o chicote é esquecer que o chicote um dia muda de mão
@ProjAmb
@ProjAmb 4 ай бұрын
Tá, entendi o teste, agora troca a direita pela esquerda e faz tudo novamente, afinal não vamos polarizar! 👍
@agff1962
@agff1962 4 ай бұрын
Matemática curiosa. Se um lider de direita renuncia ao bozo, perde 20% do eleitorado de direita, e não se elege, mas se a direita e a esquerda tiverem 50% cada? Se ele não descolar e renegar o bozo, nunca vai se eleger, pois parte da própria direita tem asco dele.
@murilocamano
@murilocamano 4 ай бұрын
Pedro, gosto muito de assistir aos seus vídeos, e é interessante pois várias vezes acabo mudando de opinião. Não pelo fato de eu ser manipulável, mas porque você consegue ver as coisas por ângulos que eu não consigo às vezes por minha cegueira raivosa causada por Bolsonaro. Suas colocações são certeiras, como o exemplo da mulher negra periférica evangélica e o impacto que a igreja tem na vida dessas pessoas. Falta sim, alguém de direita moderada, vejo o caiado como opção, mas acreditar que ele não vai subir no palanque com Jair, é uma utopia!
@lucasjleandro
@lucasjleandro 4 ай бұрын
Ninguém quer dialogar até estar perdendo, engraçado
@raioliveiragomes9335
@raioliveiragomes9335 4 ай бұрын
E quer ouvir o que mais? Eu acho que a esquerda sequer vai conversar agora.
@Odisseu_AOE
@Odisseu_AOE 4 ай бұрын
Né rsrs qdo Bozo se elegeu falavam de 20 anos de direita no poder
@carlosaugustocosta8702
@carlosaugustocosta8702 4 ай бұрын
Pedro, o diretor quis fazer o filme sobre o papel da imprensa, por isso, uma opção de não entrar em detalhes sobre o que levou a guerra civil Entendo até que os jornalistas do filme, apesar de gostarem da adrenalina e estarem atrás do objetivo da notícia, não discutem o lado mas ao longo da história não conseguem ficar indiferentes . A cena do Wagner Mourão perguntando a lojista se ela sabe que está havendo uma guerra reflete este sentimento.
@STONE-wh2en
@STONE-wh2en 4 ай бұрын
Como sempre, muito bom Pedro.
@alessandrogomesdepaula8977
@alessandrogomesdepaula8977 4 ай бұрын
Ótima análise Pedro.. Mas e o paradoxo da intolerância? Devemos ser tolerantes com os intolerantes (como o Caiado já mostrou ser)?? Outra coisa: Caiado e Tarcísio já se mostraram favoráveis a anistiar os golpistas do 8 de janeiro. Eh com eles mesmo q precisamos conversar? Tem certeza? Obrigado pelos vídeos e análises! São ótimos! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
@arthur_stivanello
@arthur_stivanello 4 ай бұрын
Eu acho que a analogia deveria ser: grupo 1: Bolsonaro e o núcleo duro bolsonarista são os intolerantes. Grupo 2: Caiado e Tarcísio toleram os intolerantes. Cabe à esquerda e aos liberais (grupo 3) tolerarem e dialogarem com o grupo 2, mas não com o 1. Ou seja, não é tolerar os intolerantes, mas tolerar os que toleram os intolerantes, a fim de murchar os intolerantes.
@cleoboechat9874
@cleoboechat9874 4 ай бұрын
❤ ótima reflexão, Pedro!... obrigada!
@thbastos1
@thbastos1 4 ай бұрын
Sendo de esquerda, cito alguns de direita com quem se pode conversar: Eduardo Leite, João Doria, Kátia Abreu, Soraya Thronicke, João Amoedo, por aí...
@michaela7759
@michaela7759 4 ай бұрын
Sim são ótimas pessoas, decentes e preparadas mas com chance/apelo politico em escala nacional, ZERO.
@SpecialistBR
@SpecialistBR 4 ай бұрын
@@michaela7759 Então a culpa é dos eleitores, e não dos políticos, pois opções existem. E sendo assim, o trabalho não é tanto dos políticos, mas de nós cidadãos tentar pelo menos educar aqueles do nosso círculo próximo a fazer escolhas melhores.
@michaela7759
@michaela7759 4 ай бұрын
@@SpecialistBR A culpa é sempre dos eleitores.
@fatimapereira6827
@fatimapereira6827 4 ай бұрын
Obrigada por tanta lucidez!
@eduardogomes6716
@eduardogomes6716 4 ай бұрын
Jamasi votaria no caiado, tarcísio ou zema. Vejo eles como parte do problema desse extremismo não como solução. Reconheço, entretanto, a necessidade dos setores progressistas em olharem para grupos sociais que sentem dificuldade em compreender o discurso deles. É preciso humildade e disposição para o diálogo. Contudo, eu vejo essa cobrança vindo mais de setores progressistas e do governo, do que dos setores da direita. Por exemplo, o governo faz várias concessões para diferentes setores da sociedade e mesmo assim muitos ainda taxam o governo como "comunista". Será que há possibilidade de conciliação em meio ao conformismo de tanta afetividade entre os espectros? Será que não é uma tendência que veio encapar os próximos 20 anos da vida política nacional, com eleições disputadas voto a voto? Fica também o questionamento se a nossa democracia resiste isso. Acho o Helder Barbalho, Geraldo Alckmin e o Eduardo Leite melhores opçoes para esse espectro de centro-direita (não, o alckmin não é de esquerda). Faz falta você ter uma disputa que, a despeito da animosidade da disputa, não haveria o temor caso meu candidato viesse a ser derrotado e o eleito fizesse um governo ao qual não me identifico ideologicamente. Das opções do ambito do bolsonarismo que tentam se viabilizar, rapidamente eu tenho crise de ansiedade só de imaginar uma eventual vitória deles.
@rbborri3
@rbborri3 4 ай бұрын
Respeito pela direita existe. Eu não teria problema em votar na Simone Tebet ou no Tasso. Mas o Problema não está entre esquerda e direita, mas sim entre democracia e ditadura. Quem procura um meio termo entre os dois na verdade quer uma ditadura de fachada, que não atrapalhe os negócios com o exterior. Neste caso eu sou radicalmente pró democracia. Estou errado em não querer votar ou diálogo com quem quer abertamente o fascismo no Brasil, ou que não se importa se vivemos em ditadura desde que ele faça parte do poder?
@rbborri3
@rbborri3 4 ай бұрын
Me diga com quem andas que te digo quem és.
@GustavoFerreira-rl8oo
@GustavoFerreira-rl8oo 4 ай бұрын
Tasso e Tebet não são considerados de direita, pela direita.
@TheAscunha
@TheAscunha 4 ай бұрын
Joel Pinheiro, no X: "Quem acha que a esquerda no Brasil se caracteriza por “lutar contra os privilégios da elite” está completamente perdido."
@brunostrik
@brunostrik 4 ай бұрын
Sou de esquerda radical e respeito muito o general Geisel, um verdadeiro nacionalista. Hoje em dia não vejo na direita brasileira alguém na mesma linha, são todos neoliberais pós-Reagan, um horror!
@antessodoquemalacompanhado2047
@antessodoquemalacompanhado2047 4 ай бұрын
Ou seja, é a favor de quem causou a HIPERINFLAÇÂO que jogou milhões de brasileiros na miséria. Parabéns, tu consegue apoiar o PIOR DE CADA LADO da política
@raqueldavila9904
@raqueldavila9904 4 ай бұрын
Ei, Pedro! Gosto muito do Canal Meio, principalmente, Ponto de Partida, Pedro e Cora e as entrevistas. Mas não vejo vcs conversando com a direita, nem mesmo a centro direita... nunca tem um convidado desse espectro político. Creio q seria bom para essa construção de pontes e derrubada de estereótipos.
@rogeriobrum138
@rogeriobrum138 4 ай бұрын
Sugiro o livro "Como As Democracias Morrem", e estudar o paradoxo da tolerância de Karl Popper. Vai ajudar a entender o processo que vivemos.
@felipedilho
@felipedilho 4 ай бұрын
Ler os dois volumes de The Open Society and Its Enemies do Karl Popper é realmente importante! Ainda mais quando tem tanta gente que interpreta mal o paradoxo da tolerância como se ele fosse "a solução de como ser intolerante com os intolerantes e ainda permanecer tolerante", ao invés da constatação de um problema muito delicado à respeito de como se obter uma sociedade maximalmente tolerante, ao invés de uma sociedade que simplesmente diz "eu vou ser intolerante com isso, ponto final e acabou a discussão!".
@aguiarbarbosa1
@aguiarbarbosa1 4 ай бұрын
Para mim o candidato que daria para Conversar no lado da Direita seria o Eduardo Leite. No Caso do Ratinho Jr não acho que ele seria um líder capaz de unir o país e no caso do Caiado, ele é bom para os Gaianos, não sei se ele consegue conversar com a esquerda.
@bernardodc9631
@bernardodc9631 4 ай бұрын
Leite é um ótimo exemplo. Sou de esquerda e do RS, e fiquei feliz que ganhou - mto melhor que o Mourão
@ancapistaovemai616
@ancapistaovemai616 4 ай бұрын
Eduardo Leite não é de direita, jamais. Ele é centro esquerda
@josepatriciosilva3825
@josepatriciosilva3825 Ай бұрын
Casa dividida não para de pé . Essa polarização precisa acabar .
@eduardohenriquefranca1232
@eduardohenriquefranca1232 4 ай бұрын
Nada interessa mais ao Lula/Dirceu, e ao Bolsonaro que a polarização. O Bolsonaro foi eleito para excluir o PT; e o Lula foi eleito para excluir o Bolsonaro. Lula/ Dirceu e Bolsonaro jogam juntos para eliminar qualquer outra opção.
@brunoholmes
@brunoholmes 4 ай бұрын
O filme Rashomon, de Akira Kurosawa, fala dessa perda de uma base consensual comum. A impossibilidade de relatar o que (verdadeiramente) aconteceu quando um casal se depara com um ladrão na trilha de uma floresta é sinal dessa perda de um sentido compartilhado de Mundo.
@br273k
@br273k 4 ай бұрын
Pô, esse eu não vi... mas tem um vídeo brilhante sobre a obra no canal Ilha Kaijuu, acho que você vai gostar!
@brunoholmes
@brunoholmes 4 ай бұрын
@@br273k Opa, valeu! Vou procurar agora mesmo! 👍✌️
@rodrigomartins1983
@rodrigomartins1983 4 ай бұрын
Vimos lá. Vou ver se entendi: Tem um fascista na mesa, eu sento na mesa e apoio o discurso do fascista. Isso me torna um fascista "moderado" e apto ao diálogo?
@cristinaasperti5161
@cristinaasperti5161 4 ай бұрын
É útil conversar com pessoas q a gente realmente gosta mas não concorda com. Eu que sou de centro,era psdb, sou cercada de pessoas q eu gosto muito q ou são petostas ou são novos 'bolsonarista' na verda profundos antipetistas de fato. Não sei quem é mais radical. Mas vou reclamando do q não gosto desse governo, interferencia na Petrobras, aquele discurso q as 'estatais' tem q ter papel social e não precisam dar lucro. Ou q esse governo maldito que incentiva a invasão de terra e pataipatats. Qdo digo q vou votar na Tábata sou criticada por ambos. Mas nessas conversas a gente vai xonendo pelas bordas e entendendo mais quais são as crenças. É muito louco.
@marcelo_penha
@marcelo_penha 4 ай бұрын
Sinto muito te dizer, mas certamente vc não entendeu!
@washingtonluiz7095
@washingtonluiz7095 4 ай бұрын
Então a direita não consegue hoje fugir da tentação de votos do governo anterior? Mas hoje já tem parte da direita nesse governo, como uma Tebet (não seria o fim do mundo). A direita poderia se organizar em torno dela. Não seria uma ideia ruim
@ancapistaovemai616
@ancapistaovemai616 4 ай бұрын
A Tebet (centro esquerda) não tem nenhuma força política. Da direita hoje só 2 nomes que não são o Bolsonaro teriam alguma chance a depender dos acordos políticos: Zema e Tarcísio.
@Jordan-vl8wm
@Jordan-vl8wm 4 ай бұрын
Este vídeo é extremamente importante. Identifico-me com a esquerda e me empenho constantemente em entender as perspectivas opostas, buscando pontos em comum. É possível encontrar similaridades até mesmo com aqueles que estão mais afastados no espectro político. Tanto a esquerda quanto a direita almejam promover o desenvolvimento da sociedade e garantir uma vida digna para todos; a principal divergência reside nos métodos para atingir esses objetivos. Em uma conversa recente com alguém de direita, frisei que não endosso automaticamente tudo que Lula afirma. Expliquei que minha visão de esquerda advém da crença de que os extremamente ricos - e não a pessoa com quem eu falava - deveriam contribuir mais através de impostos. Propus que esses recursos fossem alocados em serviços de educação e saúde de alta qualidade e gratuitos para todos, inspirando-se nos modelos de sucesso de países como Suécia, Finlândia e Noruega. Um diálogo produtivo é mais viável quando evitamos hostilidade e acusações desde o início. Quando uma discussão se inicia com ataques, a tendência natural é se defender, criando um ambiente onde o verdadeiro diálogo é comprometido.
@pedrogabriel_it
@pedrogabriel_it 4 ай бұрын
Esse foi bom, hein. Coluna impecável. Parabéns! ❤
@brunodavidpiloto
@brunodavidpiloto 4 ай бұрын
Custava avisar que contaria detalhes do filme?
@isooliveira7730
@isooliveira7730 4 ай бұрын
Bem dito!
@vanessahorner6569
@vanessahorner6569 4 ай бұрын
Assisti na sexta-feira. É um filme de ALERTA! Foi o que pensei também.
@igorkingrj
@igorkingrj 4 ай бұрын
Essa é uma ideia de trazer para o lado democrático quem atenta contra à democracia. Da para conversar com quem não condena atentar contra o próprio país? É um ponto. Divide até 2089 em Brasil oriental e Brasil ocidental. Construimos um muro separando os dois até que uma crise econômica faça com que um dos lados se renda ao outro. Todos voltam a dar as mãos se unindo novamente em um só Brasil. O Brasil vitorioso e alinhado.
@fernandovalle2041
@fernandovalle2041 4 ай бұрын
Concordo
@thalescoimbra
@thalescoimbra 4 ай бұрын
Olha, uma coisa é conversar com pessoas que votaram em Bolsonaro, que não necessariamente são fascistas. Outra coisa é reconhecer em Caiado um líder da direita que merece o meu respeito. Não merece. Nunca respeitou direitos humanos básicos, avança sobre direitos reprodutivos de mulheres, de minorias, contra assentados da reforma agrária. Acho que tá rolando muita relativização de garantias fundamentais mínimas. E com esse tipo de gente, que fatura em cima do fascismo, não converso. Outra coisa é conversar com pessoas de direita que respeitam direitos humanos. Isso é algo que eu posso fazer, dentro da arena do respeito sobre opiniões divergentes. Mas o Caiado não desce.
@Odisseu_AOE
@Odisseu_AOE 4 ай бұрын
Respeito a direita, de verdade. Mas não existe “bolsonarismo moderado”, essa é a linha vermelha.
@andrephi10s
@andrephi10s 4 ай бұрын
EXATO. Todos são fascistas. A turma do centro faz falsa equivalência e quer nos convencer que bolsonarismo é do jogo democrático, mas a real é q nenhum presta.
@AndersonRibeiro-l5e
@AndersonRibeiro-l5e 4 ай бұрын
Péssima reflexão!!! Pelo menos, no Rio de Janeiro, só existe extremista. Não há um eleitor de direita que discorde de Bolsonaro e da linha de pensamento dele. Já na esquerda, acho que a maioria discorda de muita coisa do Lula, e muita gente nem gosta dele, mas se vê obrigado a votar nele só por resistir ao bolsonarismo.
@eliezerdagama8732
@eliezerdagama8732 4 ай бұрын
Esse cara se diz de centro mas faz parte dos 5 tons de cinza da esquerda.
@arthur_stivanello
@arthur_stivanello 4 ай бұрын
Concordo com a linha de raciocínio e a conclusão. E mesmo que cheguemos à conclusão de que a direita moderada, além de se aproximar do bolsonarismo, também se bolsonarizou em algum nível aceitando uma ou outra pauta Bolsonarista menor, precisamos dialogar com ela.
@RafaelFM55
@RafaelFM55 4 ай бұрын
Pedro quer ser o Ombudsman da esquerda brasileira. Veja como nesse vídeo ele coloca a responsabilidade em cima da esquerda, e exime quase completamente a direita. A esquerda tem que chamar pra conversar, tem q respeitar, tem que elogiar, não pode xingar, tem que até dar graças a Deus que no universo da direita existem pelo menos 2 políticos que, apesar de andar com golpistas, os parasitar, não são golpistas. A direita não, ela fica perto da extrema direita pq essa tem votos. É normal, tudo bem. A responsabilidade de salvar a democracia é dos militantes de twitter da esquerda. Eu entendo a sua postura, Pedro, pq vc torce pela esquerda. Natural que vc exija mais responsabilidade de quem vc torce. Eu tbm torço, e de uma posição mais perto da sua do que da dos militantes de esquerda, pq me considero de centro-esquerda e minhas influências intelectuais são liberais-igualitários. Mas é muito curioso como nos seus vídeos a esquerda sempre é chamada a ter responsabilidade, enquanto a direita a gente tem que aceitar, não pode nem xingar governadores que andam com golpistas. A impressão que seu vídeo deixa é que políticos de direita tem salvo-conduto de andar com extremistas, pq eles precisam dos votos dos extremistas, não importa quão ruim para democracia seja dar palco para esses malucos; e o militante pouco letrado de twitter tem que ter o senso de responsabilidade de nutrir até simpatia pelo político que anda com golpista, mas golpista não é. Esse militante é que tem q ser racional e o futuro da democracia está nas mãos dele. Ele tem q tapar o nariz diante do pútrido odor golpista impregnado nas roupas dos direitstas "normais", não pode nem reclamar do fedor, pq se não ele que estará criando facções. Não é só uma cobrança assimétrica e injusta (cobra muito da esquerda e pouco da direita, muito de militantes de internet, pouco de governadores de Estado), é meio cínica tbm. Eu entendo que a paixão e a torcida enevoem sua análise, pq no fim vc acha que a esquerda é a força capaz de salvar realmente a democracia. Mas democracia não se faz só com a esquerda, como vc bem gosta de lembrar. A direita tem responsabilidades a cumprir. E a direita institucional deveria ter mais responsabilidades e ser mais cobrada que um bando de militante chato de rede social. Eu entendo o seu crônico mau humor com militantes de esquerda, mas não exija deles mais responsabilidade do que de políticos de direita. Se o futuro da democracia depende do comportamento de uns, eu diria que mais importa o comportamento de Caiados e Ratinhos que de twitteiros aborrecidos do twitter.
@israelr2367
@israelr2367 4 ай бұрын
Já que você não consegue achar ninguém da direita pra conversar, que tal marcar uma briga pelas redes com algum grupo de direita? Que nem as torcidas organizadas fazem? Cuidado que esse pessoal frequenta academia, treina MMA e tem experiência com arma. Talvez seja melhor antes convencer uns esquerdistas amigos seus a pararem de fumar maconha e começarem a se exercitar
@sojoao
@sojoao 4 ай бұрын
Do menos provável de votar ao mais provável Kassab, Temer, Helder Barbalho ( creio ser de direita como o pai), Pacheco ( Pres de Senado) apesar de uns ataques complicados ao STF, Geraldo Alckmin ( pra mim centro direita), Simone Tebet ( tb creio ser de direita). Da pra fazer uma lista vindo da esquerda tb: Flávio Dino( Atualmente Ministro do STF), Renato Casagrande( ex governador do ES),Jaques Wagner , Lula, Tabata Amaral, Marina Silva Considero extrema direita e votaria até num candidato da UP contra: Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Caido ( depois que compareceu as manifestações pró Bolsonaro com todas as informações de golpe), Claudio Castro ( alias acho que só existe por conta do bolsonarismo), Michele Bolsonaro, Damaris Alves, Ibanês ( Gov do DF) e a lista vai longe. A relação tem de ser uma clara e objetiva declaração que golpe não pode. O Caiado faz conta politica mas não me parece que negaria um golpe de maneira veemente. O que menos precisamos é um golpismo de garfo e faca ao estilo de um Salazar de Portugal. Tarcísio e o Caiado me parecem os mais perigosos neste ponto. O Ratinho Jr não conheço o suficiente pra colocar neste grupo, mas me parece que evitou após dia 8/Jan/2023 aparecer ao lado do golpismo.
@br273k
@br273k 4 ай бұрын
Ótima análise... eu trocaria um meio-campo ou um zagueiro, de um lado oi de outro, mas os dois times estão bem escalados!
@Alexandre-nx5tt
@Alexandre-nx5tt 4 ай бұрын
Eu votaria no Marcel Van Hatten
@no_more_spamplease5121
@no_more_spamplease5121 4 ай бұрын
Faltou o Sergio Moro. É de direita e dá para conversar. Nunca pregou golpe de Estado e derrubada da Constituição.
@Alexandre-nx5tt
@Alexandre-nx5tt 4 ай бұрын
@@no_more_spamplease5121 Marcel Van Hatten é o melhor
@fernandoaguiar7649
@fernandoaguiar7649 4 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, Pedro. Espero que um número cada vez maior de pessoas entenda que este é o (talvez único?) caminho a ser seguido. Ficarei no aguardo do vídeo de 6a, em que você responderá aos comentários (infelizmente não estou otimista sobre como eles serão)
@kenechka1
@kenechka1 4 ай бұрын
Excelente.
@lambyzomem
@lambyzomem 4 ай бұрын
Falar que quer conversar, que é hora de acalmar os ânimos, quando se é governo é fácil. Quero ver eles falarem isso quando forem para a oposição.
@digitalbr
@digitalbr 4 ай бұрын
vai ter o video? Com quem dá para conversar na esquerda?
@felipedilho
@felipedilho 4 ай бұрын
Pois é, não foi da direita que veio recentemente a fala de "temos que aniquilar" pessoas que seguem ideologia X.
@vitinhogouveia
@vitinhogouveia 4 ай бұрын
"Se vc é de esquerda, pense num líder de direita que vc respeita..." Eu: Lula. 😂
@TheAscunha
@TheAscunha 4 ай бұрын
tá mal, hein!
@vitinhogouveia
@vitinhogouveia 4 ай бұрын
@@TheAscunha o vídeo é sobre isso... assiste de novo! Hehehe!
@TheAscunha
@TheAscunha 4 ай бұрын
@@vitinhogouveia Não disse que não era. Mas não significa concordar.
@vitinhogouveia
@vitinhogouveia 4 ай бұрын
@@TheAscunha n concorda com o vídeo, com Lula ser de direita, ou com Lula ser respeitável?
@TheAscunha
@TheAscunha 4 ай бұрын
@@vitinhogouveia Lula não é de direita e muito menos é respeitável.
@BrownZi
@BrownZi 4 ай бұрын
@pedroduarterio é o melhor quadro da Direita carioca
@canalpapodoporco1535
@canalpapodoporco1535 4 ай бұрын
O Lula fez esse movimento recentemente com o Tarcísio. Abs.
@rafaelgomeslopes6668
@rafaelgomeslopes6668 4 ай бұрын
Pedro, boa noite. Consigo fazer um paralelo do seu raciocínio desse vídeo e do vídeo sobre o artigo do Joel com o que ocorre com políticos ditos se "Esquerda" quando eles abandonam ou Lulopetismo. Precisamos que cada vez mais cheguemos a um Centro, onde o diálogo volte a ser possível, as diferenças sejam respeitadas e não toleradas para que nosso país possa crescer. Parabéns pelo trabalho da equipe do Meio.
@dalvalu9220
@dalvalu9220 4 ай бұрын
Nunca vi tanto ódio na política...tudo depois q o desclassificado perdeu as eleições
@felipedilho
@felipedilho 4 ай бұрын
Você chegou a ver o discurso da Marilena Chauí do lado do Lula em 2013 sobre ela odiar a classe média? Ou o discurso do Mauro Iasi falando que as pessoas de direita mereciam uma "boa bala" para serem enterrados em uma "boa cova"? Que tal o recente discurso do Glauber Braga sobre a necessidade de se aniquilar liberais?
@dadocorrea9317
@dadocorrea9317 4 ай бұрын
Votei em Lula pra tirar o Bolsonaro...mas se a esquerda vier com Lula de novo... não voto chega de atraso...vou começar a prestar atenção nas falas/realizações do Caiado... dependendo posso até votar nele...
@vanessahorner6569
@vanessahorner6569 4 ай бұрын
Concordo 100%
@enockalvesdasilva.6238
@enockalvesdasilva.6238 4 ай бұрын
Gente merece respeito. Concordo. Mas nem todas idéias merecem. Ou o fascismo pode desfrutar de tal ?
@fasttrack2003
@fasttrack2003 4 ай бұрын
Cuidado com a palavra fascismo. Uma das frases de Mussolini era " Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado."
@AdrianoAndrade-zn5iy
@AdrianoAndrade-zn5iy 4 ай бұрын
Quem gosta de Estado inchado e censurador é a galera da esquerda campeão
@HCosta1001
@HCosta1001 4 ай бұрын
"A esquerda precisa parar de ser histérica e precisa conversar com líderes de direita" Geraldo Alckmin: "Am I a joke to you?"
@AdrianoAndrade-zn5iy
@AdrianoAndrade-zn5iy 4 ай бұрын
Alckmin deixou de ser da direita quando se aliou ao Lula
@HCosta1001
@HCosta1001 4 ай бұрын
@@AdrianoAndrade-zn5iy Sim, a direita diz isso. A esquerda diz que o Lula deixou de ser de esquerda a partir do momento que se aliou ao Alckmin. Parabens, você é o exemplo vivo do problema que o Pedro ta narrando no video. No mundo do extremismo maluco, o Alckmin é fascista, o Lula é comunista. Na realidade, é um governo de coalizão entre centro direita e centro esquerda tentando equilibrar pratos de forma absurda e desagradando todo mundo.
@RafaelLopes-jy9tt
@RafaelLopes-jy9tt 4 ай бұрын
Sabemos que não tem mais volta
@TiagoCavalcanti-ji6hu
@TiagoCavalcanti-ji6hu 4 ай бұрын
"Mampituba" é um dos rios que dividem RS e SC. No sul de SC, no mesmo lugar com plaquinhas "O sul é meu país", diz-se á larga, que "Do Mampituba pra cima é Bahia". Ok. Então... da Simone Tebet pra direita é fascismo. Um silogismo ordinarissíssimo, né... Pedro, com todo respeito que tenho por vocês... não dá pra passar pano pra quem passou pano pra fascista.
@fernandomonksjantzen4360
@fernandomonksjantzen4360 4 ай бұрын
Enquanto o voto não for facultativo sequer podemos falar de política. E o pior é que não se vê nenhum "jornalista" se preocupando com isso!
@franciscamartins4761
@franciscamartins4761 4 ай бұрын
Análise perfeita, parabéns
@lucsmd
@lucsmd 4 ай бұрын
Desculpe, Pedro. Entendo sua argumentação e concordo com ela, mas impossível sentar pra conversar com pessoas q não compartilham valores básicos, os que cometeram os crimes que vimos durante a pandemia. Por justiça não posso esquecer das pessoas que morreram implorando por oxigênio em Manaus e por muitos outros exemplos vistos no último dia da CPI da Covid, é muito desrespeitoso e degradante pra mim pensar em fechar os olhos pra isso
@felipedilho
@felipedilho 4 ай бұрын
Com relação à endemia de dengue que estamos passando porque o Lula preferiu não comprar a vacina contra a dengue japonesa ano passado porque "não iria acontecer nada até ano que vem quando tivermos a nossa própria vacina de dengue nacional", você consegue fechar os olhos?
@ancapistaovemai616
@ancapistaovemai616 4 ай бұрын
Você sabe que teve roubo de todo lado e de todos os partidos praticamente na pandemia, vide consórcio nordeste. Porque essa revolta seletiva? Ianomamis estão morrendo mais agora do que antes. As queimadas estão batendo recordes. Casos de violência e corrupção aumentando. Porque a sua revolta não se aplica também ao governo atual?
@cesarcerveira2875
@cesarcerveira2875 4 ай бұрын
Cada lado deveria isolar seus "Radicais". É mais fácil agir dentro do próprio grupo para "aconselhar" os "Surtados" a terem certa moderação.
@sb_takether
@sb_takether 4 ай бұрын
Com imensa certeza! +1
@Diego_Cherobino
@Diego_Cherobino 4 ай бұрын
Quais são os radicais de esquerda? Algum tem algum poder, cargo no governo?
@cesarcerveira2875
@cesarcerveira2875 4 ай бұрын
@@Diego_Cherobino Tenho "Certo Nojo" dos Direitistas que se vêem como "Bússola Moral". Acredito que isso já demonstra Radicalismo. Será que é útil ao Debate que sigamos pelo mesmo caminho?! Será que nós temos toda a virtude?! A lógica é simples: se "Somos Perfeitos" os outros são "todo o problema", então não há chance de entendimento.
@gustavcavalcant
@gustavcavalcant 4 ай бұрын
Pedro, assiste Fallout. É sério.
@VivaldiFilho
@VivaldiFilho 3 ай бұрын
Porquê Caiado e Ratinho Jr. e não Tarcísio e Zema? Porque são mais viáveis, né?
@edilsonluizdasilva2364
@edilsonluizdasilva2364 4 ай бұрын
Sua antipatia pelo e o PT te impede de fazer uma análise pragmática e lógica, de acordo com suas próprias convicções. Em algumas chamadas para ganhar assinantes para o Meio você diz mais ou menos assim: passou dos limites da democracia, tentou golpe de Estado, não dá. Sendo assim um candidato democrata, de direita, precisa se afastar do bolsonarismo, fazer uma campanha solo, chamar o povo à razão, tentar conseguir votos com um programa bem definido, mostrando os defeitos dos adversários, e os motivos de ser merecedor de votos. Ficando em terceiro com Lula e um radical indo ao 2º turno, aderir à esquerda por ser democrática. Esse é o processo. Garanto que em 30 o tal Jair já estará esquecido na cadeia com alguns dos seus comparsas. Aí sim a direita pode voltar ao poder sem vender a alma ao capeta. Mas pode ficar tranquilo qualquer desses nomes que seu coração parece ter mais afeto vai ganhar do Lula do jeito que as coisas andam. Mas nem pense que farão o governo liberal aos moldes que você deseja, bem pelo contrário. Terão de ceder às piores solicitações dos bolsonaristas sob risco de perder apoio no parlamento onde eles serão maioria. Essa figura que vencerá o Lula estará chocando a serpente que virá na figura de alguém autoritário, para sufocar as minorias da sociedade num evangelistão de onde você pode fugir e eu terei de suportar tudo calado. #LeiaPedroFeroz
@TheAscunha
@TheAscunha 4 ай бұрын
Mas o PT é uma desgraça mesmo. Aliás, o bolsonarismo é efeito-rebote a ele.
@richardcutrim7012
@richardcutrim7012 4 ай бұрын
Análise sensacional! Parabéns!
Violência Política! | Ponto de Partida
22:51
Meio
Рет қаралды 10 М.
Deus me livre CEO mulher | De Tédio a Gente Não Morre
21:27
Cute
00:16
Oyuncak Avı
Рет қаралды 11 МЛН
Will A Guitar Boat Hold My Weight?
00:20
MrBeast
Рет қаралды 203 МЛН
Секрет фокусника! #shorts
00:15
Роман Magic
Рет қаралды 117 МЛН
Pobre que vota na direita | Ponto de Partida
10:57
Meio
Рет қаралды 62 М.
Existe ‘bolsonarismo moderado’? | Ponto de Partida
11:26
E Marçal caiu? | Ponto de Partida
11:04
Meio
Рет қаралды 54 М.
A turbulência nas universidades dos EUA | O ASSUNTO
28:19
Cute
00:16
Oyuncak Avı
Рет қаралды 11 МЛН