Tenho de 1 hora a 1 e meia para praticar, faço de 10 a 15 minutos de exercícios, geralmente de palhetada alternada fazendo 1,2,3 com o shape da pentatônica menor em todas as regiões do braço, escolho uma tonalidade e toco todos os modos gregos, depois escolho uma backing tracking de 5 a 7 minutos para treinar o improviso, o resto tudo repertório, colocando musicas na Deezer e tocando em cima, tenho até minhas playlists pronta para isso. Para a minha realidade, tem dado certo e estou feliz com os resultados...
@nathanfronza4 күн бұрын
Que legal! O mais importante é você sentir que está funcionando pra você. Dá uma maratonada aqui no canal que você vai ver umas outras maneiras de treinar também, aí quem sabe você inclui algumas delas na sua rotina (não precisa ser a mesma coisa todos os dias, dá pra alternar tipo academia). Abração 👊🎸
@douglasdelucas17583 күн бұрын
@nathanfronza Acho muito digno ensinar um pouco do que sabe na internet, seja através de cursos, seja através do KZbin. Com certeza darei uma olhada sim. Parabéns pelo trabalho!
@nathanfronza3 күн бұрын
Valeu, Douglas, agradeço muito pelo apoio. Abração 👊🎸
@wgplayingthrough75204 күн бұрын
Tenho 53 anos e consegui a minha primeira guitarra com quando tinha 13. Desde então, eu tenho contato com a guitarra quase todos os dias. Não sou profissional ou professor, mas o que aprendi durante esse tempo todo é que, depois de uns três dias praticando exercícios ou tirando aqueles solos mais difíceis....quando vou tocar, o desempenho fica bem melhor se eu deixar uns dois dias de descanso sem pegar na guitarra. Quando praticamos exercícios...o que fazemos de fato é sincronizar o celebro com as mãos e fortalecer a a musculatura e tendões. Por isso, eu uso uma guitarra com o encordoamento .9 e ação das cordas mais altas para treinar...e para tocar uso o encordoamento .8 e guitarra com as cordas mais baixas.
@nathanfronza4 күн бұрын
E aí, tudo joia? O interessante é que boa parte do desenvolvimento do músico é na mente (independente do instrumento), isso em qualquer grande escola de música (teoria, percepção, etc), e depois isso é somado com a parte mecânica do instrumento (técnica), quando alterna os estudos entre estes dois universos (de forma que eles se complementem) ocorre naturalmente este descanso físico. Abração!
5 күн бұрын
eu sempre estudo exercicio, mas são exercicios musicais, já pego uma frase pra estudar alternada, outra pra estudar ligado, sempre estudo assim, já com algo que já posso aplicar no playing..aqueles exercios 1234 já não faço mais e nem subir e descer escala..
@nathanfronza4 күн бұрын
Tudo tem o seu valor, inclusive os 1234, mas (dependendo do nível do aluno) o ideal é focar mais em exercícios musicais mesmo, principalmente os de ritmo (que quase todo mundo ignora, ou nem sabem que existe, rs)
4 күн бұрын
@@nathanfronza ah sim, pra quem está iniciando, esses exercícios são primordiais..entender tb as subdivisões, em vez de aumentar o metronomo tu aumenta as subdivisões, tb muito importante.
@nathanfronza3 күн бұрын
Isso aí 👊🎸 (na verdade eu tô falando em algo que vai muito alem das subdivisões, passando inclusive por independência rítmica)
@giselledeoliveiramorello64746 күн бұрын
Boa noite Nathan
@nathanfronza6 күн бұрын
Boa noite 🙌🎸
@wendel.vieira6 күн бұрын
Tenho pensado muito nisso ultimamente, às vezes o exercício acaba te engessando.
@nathanfronza6 күн бұрын
E aí, tudo joia? Provavelmente não são os exercícios, mas sim a falta de outras coisas (essas paradas que comentei ao longo do vídeo). Muito obrigado por comentar, abração! 👊🎸
@geovanedossantos46956 күн бұрын
😢Qualquer pessoa pode aprender ritmo...😂
@nathanfronza6 күн бұрын
Pode mesmo 👊🎸
@oxnegative5 күн бұрын
Papai Lule prometeu picanha e agora manda comer pé de galinha…😂