Tenho 42 anos e descobri no ano passado que faço parte do grupo de altas habilidades. Foi um alívio descobrir, pois me sentia incompreendido em alguns momentos do passado, enfrentando, irritabilidades, angústias e ansiedades, devido à falta de compreensão de algumas pessoas com relação ao meu aprofundamento nos diálogos e à minha característica criativa. Hoje, após praticar esportes e receber acompanhamento terapêutico e psiquiátrico, aprendi estratégias que me ajudaram muito no autoconhecimento e no relacionamento no trabalho e vida pessoal! Trazendo para mim tranquilidade e paz interior!
@Hikikowori8 ай бұрын
sempre bom se conhecer
@edsrochacn8 ай бұрын
É meu irmão, a gente passa pelos "especialistas" para nos enquadrar! Desde a pandemia que foi o auge da minha insatisfação com o mundo, do jeito que é organizado, fugi para a natureza. Aqui, minhas alergias, meus problemas de saúde foram tirados com a mão, estou bem mais em paz. A cidade grande, para mim, é um dos maiores vilãos para gente como nós, participo de grupo de agroflorestores, que passaram por processos similares, e hoje, estão bem mais equilibrados. Eu digo, o melhor psicólogo e psiquiatra está na natureza.
@izachi45858 ай бұрын
Que bom , quando a gente entende que não é nossa culpa que peso que sai dos nossos ombros, e a gente vê que de perto ninguém é normal , cada um do seu jeito e tá tudo bem ,respeitar e ser respeitado na individualidade.
@leonardoaalmeida8 ай бұрын
@@izachi4585 verdade!
@leonardoaalmeida8 ай бұрын
@@edsrochacn Obrigado Irmão pelo feedback! Participei de um retiro de meditação na Serra da Bocaina muito bom! Compreendo sim a sua mensagem! Nós somos natureza! Moro em Sampa e a cidade gera muitas oportunidades, mas tbm ansiedades e stress! Importante buscar o equilíbrio através do autoconhecimento! Que bom que está em processo no dia a dia na natureza e está evoluindo bem! Penso parecido com vc, procurando me conectar com as árvores fechadas e o meu cachorro nos parques para relaxar e quando vou a Praia, sinto um retorno para Sampa abastecido energeticamente!
@ehagabi90738 ай бұрын
É bom deixar claro q existem superdotados q tbm não gostam de falar. Q isso não deve ser visto como um padrão para altas habilidades. 👍🏼
@glendar76167 ай бұрын
Eu sempre fui muito eloquente, mas não tinha interesse em ficar falando kkkkkkk eu falava o básico, pq nunca vi graça em conversar fiado
@Kevin.Azek007 ай бұрын
Não gosta de falar, mas na mente esta tudo um caos de pensamentos incessantes, sempre quis falar algo, mas os diálogos só acontecem na minha mente mesmo 😅
@alguem26166 ай бұрын
Olha eu concordo e discordo, pois a maior parte do tempo prefiro ficar quieta e fugir de assuntos que não são de meu interesse, maaas, quando estou em um local favorável, e com pessoas que me sinto confortável, e vem a tona um assunto que gosto muito de conversar, e inegável que eu fale pouco, a vontade é de conversar por mais de 10 horas sobre aquele assunto skskksks
@ehagabi90735 ай бұрын
@@alguem2616 Exatamente! Depende do momento e da personalidade de cada um, pq não se pode engessar uma personalidade por padrões, mesmo dentro da condição de super dotados existe uma pluralidade de peculiaridades da experiência individual.
@Andin-zz7dr8 ай бұрын
Ao contrário de querer falar, eu deixo a confusão de idéias na minha mente acontecendo(são como vários quadrados passando rápido mas eu ainda não consigo decodificar), mas fico calado, e quando eu falo me chamam de doido! Edit: obg pelas respostas mas não as lerei
@josess66458 ай бұрын
...Oh amigo, eu sempre fazia isso, as vezes ainda o faço, e cara, como isso dói meu colega, hoje sou Cristão e utilizo dia formas de fugas, 1° a Oração para eu encontrar respostas em VERDADE pelo Espírito de Deus Pai por meio de nosso SENHOR Jesus Cristo, no entanto por vezes é necessário a gente ter contato humano, pessoas que realmente a gente possa confiar, e oh, aqui de novo, como é difícil isso e doe só em procurar, pra confiar é outra luta, enfim, eu tenho esse alguém e pasmem pasmem, são mais de uma pessoas, porém aqui vou deixar uma sugestão, eu mesmo procuro o pastor da minha Igreja, ele é super de confiança e as outras pessoas são da minha família, mas aqui NÃO votaria nomes, até para NÃO ser injusta, por tem assuntos que converso com uns e outros assuntos procuro outras pessoas da família, então, que Deus te Abençoe imensamente meu jovem...
@PequenaIsy8 ай бұрын
Já assistiu o canal da PEQUENA ISY? Voltado para a criançada aprender e se divertir. Você pode nos ajudar seguindo. Deixando o seu like, comentando e compartilhando? Deus continue te abençoando! Gratidão!
@antiantas7 ай бұрын
Doido. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@gustavoesterlino61696 ай бұрын
@@antiantas qi de 2 dígitos o podpah é outro canal
@atletacom6 ай бұрын
Sinto lhe informar, você não é superdotado!!!
@rodrigomotafernandes18448 ай бұрын
Minha menina parece uma metralhadora, não fecha a boca um segundo e eu gosto de silêncio. 😂😂😂. É muito difícil
@izachi45858 ай бұрын
Eu negócio com a minha filha, tipo meia hora aí vc vai fazer tuas coisas. Mas não e fácil te entendo
@sosobittencourt8 ай бұрын
Eu quando criança também era uma metralhadora...
@antiantas6 ай бұрын
Quem muito fala, pouco pensa.
@antiantas4 ай бұрын
Diz pra ela fechar mais a boquinha... Senão entra mosca!
@pablom2057Ай бұрын
😂😂😂😂😂
@fabir.l.97998 ай бұрын
Eu adoeci por estar em contato com pessoas, doida pra falar e não conseguia. Não me deixavam. Resolvi não ver mais ninguém e ficar sozinha em casa. Tudo que eu via, lia, eu começava a raciocinar e falar em voz alta. Falava por 20 min. Depois 30... Até estar fazendo palestras de duas horas sobre um assunto. Eu imaginava que estava com aquelas pessoas que não me deixavam falar. Imagina elas me ouvindo, finalmente sem me interromper. Imaginava as perguntas e dúvidas e questionamentos delas, pq já sabia o jeito e a mente de cada uma. E assim eu me curei. E qdo encontrava alguém que me ouvisse ou lesse, eu estava tão preparada que as pessoas adoravam me ouvir e diziam que eu me expressava muito bem. Isso foi ótimo pro meu vocabulário. No início não vinham à mente as palavras certas. Mas por eu estar sozinha eu tinha tempo de ficar tentando achar e até de buscar no Google a palavra mais adequada pra me expressar. Além disso fiz tudo o que me reprimiam de fazer: dançava, cantava, colocava as músicas que eu queria. Me curei da depressão. Agora o difícil é querer perder meu tempo com pessoas que são rasas ou egocêntricas. Nós aprendemos muito, o tempo todo. É muita informação acumulada. Temos que pôr pra fora e verbalizar o que pensamos. E assim memorizamos aquele pensamento e raciocínio e vamos acumulando cada vez mais. E usando tudo que sabemos na vida para todos os assuntos. Diferente dos neurotípicos, que acham que cada assunto não se conecta com mais nenhum. Se vc meter psicologia no assunto racismo, por exemplo, eles não compreendem e morrem de raiva "Não tem nada a ver". Tudo está interligado, gente. Inclusive as áreas do nosso corpo, né? Que ainda têm médicos que insistem em cuidar da gente como se fossemos um defunto sem vida onde cada especialista vai analizar apenas os órgãos de sua especialização.
@izachi45858 ай бұрын
Sim te entendo. Eu ouço a minha filha e ela também já sabe que tem lugares e momentos adequados pra falar. E as coisas são interligadas sim, vcs que tem essa inteligência rápida parece que conectam tudo. É muito interessante. Vcs são muito inteligentes, por isso muitos não entendem.
@lilah3688 ай бұрын
Isso é verdade. Vemos os intrelaços nos assuntos.
@lilah3688 ай бұрын
@@izachi4585 para nós não é uma questão de validação externa Vazia, e sim de sabermos que de alguma forma podemos contribuir para o nosso meio Efetivamente. Sua filha tem a melhor mãe do mundo ao lado dela... E isso me deixa muito feliz por ela e por voçê. Obs: não é uma felicida vazia e sim real por vcs duas.
@fabir.l.97997 ай бұрын
@@lilah368 Sim. Exatamente. O KZbin e o Instagram ficam me bloqueando de comentar. Não avisam. Eu escrevo um monte e qdo mando não é postado. Me dá um desespero, pq sempre que isso acontece é respondendo alguém que fez uma pergunta e eu explicando tintim por tintim. Fiquei desesperada uma vez que não consegui responder um senhor que estava querendo saber quais passos para ajudar o filho dele que provavelmente era au tis ta. E ele estava desesperado, perdido.
@Kevin.Azek007 ай бұрын
Demoro alguns anos mas eu também desenvolvi uma técnica parecida, agora falo com as pessoa como se eu fosse um professor nos assuntos, de vez enquando parece que sou egocêntrico, ai boto um sarcasmo pra aliviar as conversas 😉
@isabelevalle5 ай бұрын
O superdotado gente.. não o filho que vive na tela e tem hiperatividade! Pra alguém diagnosticar superdotação tem que ser profissional.
@darkagestudio38435 ай бұрын
Escola é um negócio tão maravilhoso que devia ser proibido...
@paularodriguesferreira11864 ай бұрын
😂concordo!!
@antiantas4 ай бұрын
@@paularodriguesferreira1186 Concordo 100000% com a Paula Rudriguez Pherreira. Ora pois pois. Inda tém genti bunita nesse mundo de doidos... Ó raios!
@mashBS17223 ай бұрын
@@antiantaso ensino é feito pra decorar não pra aprender
@gabrielgamer-ys9rl28 күн бұрын
Fui votar na escola do lado de casa, levei minha bebê, entramos num corredor indo pra sala minha bebê que estava toda feliz, começou a chorar, parecia um corredor de hospital, com paredes Pintadas num verde sinistro...muros altos,arame farpado...fiquei na dúvida entre hospital e penitenciária...😅 Entendi totalmente o choro da minha bebê, o ambiente deprime mesmo!
@desconstruindo8548Ай бұрын
Eu fazia dever de casa, principalmente de matemática, sem ajuda e assistindo televisão desde muito pequena.
@UMCHUVISCO8 ай бұрын
Tenho 45 anos e sempre fui considerado um "Superetardado"...
@rosanerio28 ай бұрын
...eu to rindo aqui me lembrando da epoca escolar: eu levava livros ou gibi pra ficar lendo durante a aula,desenhava o tempo todo e era uma otima aluna! ...minha Vo' conta que com 2 anos eu comecei a falar e nao parei ate hoje!eu insistia para frequentar o Jardim de Infancia com meu irmao,mais velho 2 anos; com 4 anos eu ja lia...e,sim,eu questinava tudo e perguntava infinitivamente...apesar de ser decada de 1970 fui diagnosticada como superdotada por minha professora do Jardim que na epoca estudava na UnB...meus pais acreditaram que isso era doença e fui criada como tal...haja terapia...🤦♀😄
@glendar76167 ай бұрын
Eu era assim mesmo kkkkkkk e se achasse a aula fácil demais era pior ainda, pq eu arrumava mil outras coisas pra fazer
@antiantas4 ай бұрын
parabéns kkkkkkkkkkkkkkkkk
@julianaoliveira8263Ай бұрын
Bem assim kkkkk
@adrianasoely59938 ай бұрын
Meu filho não se contenta com um "nossa", um "hum rum", ele cobra interação, de fato 😂😂😂
@fabir.l.97998 ай бұрын
Eu TB cobro. Meu filho no celular: Tá me ouvindo? Tá entendendo? Mesmo? Se a pessoa não estiver seguindo o raciocínio, não vai entender nada lá na frente. E eu preciso saber se a pessoa entendeu, senão eu explico de outro jeito. Pior coisa pra mim é a sensação de não me entenderem. É trauma, pq professores e palestrantes não especialistas ou não inteligentes, qdo acabava a explicação e eu fazia um pergunta complementar, eles não sabiam responder. Mas o ego não deixava dizerem que não sabiam a resposta. Então eles repetiam a última explicação. E eu falava: Não. Essa parte eu já entendi. O que eu tô querendo saber é... E falava de outro jeito. E eles apenas repetiam a última explicação. E ainda igualzinho igual papagaio. E eu: Não. Você não me entendeu. O que eu tô querendo dizer é: Aí eu dava uma introdução e depois a pergunta. E mesmo assim eles só repetiam a mesma coisa. Qdo criança eu achava que tinha algo de errado comigo, porque eu falava tão claramente e de várias maneiras e os professores (que na minha ignorância, seriam muito mais inteligentes do que eu) não conseguiam entender o que eu estava falando? Aí os colegas, mais burros que os professores, não percebiam o que estava acontecendo, e só viam eu ali, perguntando três vezes e os professores respondendo três vezes e eu não satisfeita. Então eles achavam que eu era tão burra, que nem explicando três vezes eu entendia. E começavam a fazer bullying comigo. E eu tinha que ver pessoas idiotas me tratando como burra, e não acreditando qdo eu tirava uma nota boa, me chamando de mentirosa. Simplesmente um pesadelo
@alicetqr7 ай бұрын
Minha filha também, ela sente uma necessidade gigante de diálogo.
@ivytassogomes5196 ай бұрын
As minhas duas filhas tbm
@DarkBomb-jq4cw4 ай бұрын
Meu filho também, fala, fala , fala e de vez em quando ele pergunta: o que mesmo que eu falei?
@rafaelagutjahr4 ай бұрын
Ein, mamãe, né, mamãe?! Kkkkkk... Isso multiplicado por 1000.
@JoaoMarcelo-ig9yz3 ай бұрын
Eles são basicalmente como uma máquina mirabolante!!!
@izachi45858 ай бұрын
Minha filha escuta música, desenha e assiste tv ao mesmo tempo. E quando quer sintetizar as ideias que quer escrever nas fanfics. Ela me olha e diz preciso que vc me escute. 😂 e ai la se vao 1 a 2 horas é bem verdade é um êxtase. E ai logo se acalma.
@antiantas6 ай бұрын
Hummmm.... Doida? KKKKKKKK
@antiantas4 ай бұрын
Acho que sou subdotado...Não consigo nem assobiar chupando cana.
@josess66458 ай бұрын
Oh, incrível percepção na ilustrativa da Doutora, assim pensamos também, NÃO porém que nos colocamos à perspectiva de uma pessoa superlotada... Todavia já fiz análises (aqui uns 7 psicólogos ou mais, sei lá), no entanto na última terapia, CREIO que essa funcionou pra mim, aqui diga-se em justiça e reconhecimento, falo do Dr. e profissional o sr. Jorge Trajano... e oh, sdds da minhas sessões de terapias, enfim, com ele descobri ter TDAH, verborragia eu já sabia, no entanto foi com ele que consegui, digamos meio que em plenitude colocar a dor de TODAS as mazelas que travavam eu me conhecer um pouco... E foi com essa frase que comecei esse desenvolvimento, ora, sempre falava que "...cada cabeça é um universo .." por conseguinte eu relacionava esse UNIVERSO à grandeza de algo em conhecimentos que poderia alcançar, porém isso correlacionado ao EU EXTERNO... Entretanto, foi nestas terapias que se encaixou com o meu Encontro com o MEU SENHOR JESUS, e oh, como isso foi satisfatório e gratificante, haja vista que aqui descobri esse tal Universo, e NÃO NÃO NÃO tinha NADA a ver com grandeza, mas SIM com o DESCONHECIDO... No entanto o mais fantástico é que esse Desconhecido, também NÃO tinha a ver com o Externo, mas SIM com o EU INTERIOR, e pasmem, como foi TREMENDO essa descoberta, de modo que, isso somente funcionou para mim com relação direta à Luz da Palavra das Escrituras... Ora, pois NÃO tem como nós nos conhecermos, SEM porém antes, nós sermos reconhecidos (NÃO meritório, mas Recebidos das Mãos do Pai) pelo SENHOR Jesus, ou seja, Recebidos como filhos de Deus, aqui é TUDO se encaixou... Lógico e óbvio que isso foi um processo lento, sei lá, 2 ou 3 anos, oh NÃO NÃO NÃO retifico minha afirmativa, pois isso é um processo constante e continuo que permanecerá para a VIDA toda... Só que para resumir aqui falo de meu Encontro com Deus agregado ao entendimento e ACEITAÇÃO de minha doença psicossomática de TDAH, aqui da cura quase que completa da rejeição, por conseguinte um certo controle dos pensamentos soltos que esquartejavam a minha vida social, pessoal, emocional, deixando apenas partes capengas de uma vida racional, mas NUNCA controlada e administrada em uma linha reta emocionalmente... Para me fazer entender, conjecturamos assim, sabe aquela oscilação que uma máquina de aparelho cardíaco do coração faz com uma linha que anda reta, sobe, desce e assim vai, pois é, era portanto assim que era a minha vida diária e constante emocional, NUNCA tinha uma constância plena e reta, SEMPRE estava com os nervos em altos e baixos, oh, tempo ruim aquele, Deus me Livre e Guarde... Enfim e por fim, aqui segue um Testemunho para Edificar nesse contexto, portanto salientamos que isso NAO é e NEM será um padrão para metodologias em APLICAÇÕES, se bem que sei lá, talvez sirva de exemplos, e sobre tudo posto aqui, talvez com certeza servirá para/de IMPLICAÇÕES em materia de estudo, se porém relevante for... Oh, muito top essa analise da Doutora, gostei muito e merece ver mais vezes, pois algumas coisas passaram voando na minha mente, top+ vídeo e análises ótimas em expositivas das Doutoras aqui posta neste video... Oh, a temática me chamou à uma observância em propositiva para um contexto e o que encontramos no referido contexto do vídeo, foi totalmente outra, e oh, isso foi fantástico, por isso por vezes amo a ciência e NÃO a disperso, mesmo apesar de hoje acima de TUDO em Amar incondicionalmente à Palavra das Santas Escrituras...
@sra.l.avieira38507 ай бұрын
Sempre que faco um curso tenho que fazer uma atividade paralela. Faço artesanato, leio livros etc.Por isso prefiro cursos pela Internet, ao vivo vi que nao dá, como falo muito acabo sendo interpretada de maneira equivocada e atrapalho as outras pessoas. Com a idade e a ajuda do meu marido, percebi que não há como tentar se explicar em momentos de grande strees que essas situações geram. Apesar de magoada permaneço em silêncio, pois entendo que a limitação das pessoas em entender meu comportamento. Mas foi um longo caminho até chegar a essa percepção.
@Gwhatever5 ай бұрын
1:20 Uma vez, no ensino médio, um professor se incomodou comigo por causa disso. Pra conseguir me concentrar e prestar realmente atenção na aula eu ficava desenhando. E ele ficou muito incomodado, pediu pra ver meu caderno, eu não quis mostrar, então ele deu uma bronca, que queria ver na hora da prova. Desaforada, quando acabou a aula, no impulso, fui dizer que não precisava ficar olhando pra cara dele pra aprender. Resumindo, mesmo não me dedicando tanto, foi a matéria que mantive constância de melhores notas (mínimo que tirei foi 9,0). 😂
@antiantas5 ай бұрын
Doida
@taisevalente75564 ай бұрын
Eu descobri aqui com a Dra Olzenir que posso estar na superdotação. E é solitário, falo tanto que meu marido só fica "aham" "hum" kkkkkkk percebo que ele também está, mas guarda pra ele. Ele é mais sociável que eu. Prefiro mil vezes ir fazer algo que eu goste sozinha do que acompanhada. Eu e meu mundinho. Desde criança tenho uma lógica que não é fácil, minha mãe brinca que antes de eu falar "mamãe" eu disse "por quê?", e quando eu aprendia algo era um falatório de Taise pela casa, e minha mãe só dizia "é mesmo?" "Que coisa!". Kkkkk Não olhava para as professoras, em reunião elas diziam que eu era desatenta, mas na hora da prova tirava a maior nota. Nem no ensino médio que eu tive um péssimo professor de física, a sala toda tirou 1 na prova, eu tirei 3. Não me conformei com essa nota e fui estudar sozinha na biblioteca. Aí fui bem nas demais provas aquele ano. Quer ver eu ficar nervosa é alguém falar de política ou religião comigo, eu explico a lógica por traz disso e falo das inconsistências nas teorias deles, mas vejo na cara que o pessoal fica bugado. Eu desisto, então, as vezes eu só concordo, mas por dentro tem a voz "fala" "explica". Kkkkkkkkk Eu comecei a tomar medicação psiquiatra pra TDAH porque o médico disse que tenho "um pouquinho". Kkkkk eu tomo porque me ajuda a equilibrar os pensamentos, senão até enxaqueca tenho. Mesmo fazendo o que me acalma, o artesanato, meu corpo está lá, mas os pensamentos estão rolando bem longe. É difícil, solitário e todo mundo acha que somos chatos. Meu marido e eu temos pouquíssimos amigos, ainda assim é mais fácil estarmos em casa do que em algum lugar barulhento. E isso piorou muito na pandê, pra gente foi tão bom ficar em casa, só nós, de boa... E aí naturalmente uma "limpeza" no círculo social foi feita, agora é mais restrito, e tá tudo bem.
@julianaoliveira8263Ай бұрын
Uau! Esse comentário poderia ter sido meu, foi idêntico por aqui!
@VivaComFilosofia18 күн бұрын
Herege
@iamteacherleo7 ай бұрын
Esse assunto está sendo muito bom pra mim. Finalmente um diagnóstico que me encaixo. Assistindo isso me lembrava da infância e comecei a entender muito mais sobre quem eu sou e acho que descobri porque amo falar sozinho. Kkkkkkk
@antiantas4 ай бұрын
Sei não... Flalar sozinho é coisa de doido...
@VivaComFilosofia18 күн бұрын
Tem pessoas que nao tem esse monólogo interno, assim como tem gente que nao visualiza imagens mentais como a aphantasia, a percepção é medida em espectrum e cada um processará o mundo de uma maneira.@@antiantas
@VivaComFilosofia18 күн бұрын
A percepção é medida em espectrum, somos semelhantes e nao iguais. Tem gente que não tem este monólogo interno, como descrito em alguns comentários. Assim como tem aphantasia, hiperphantasia e proaphantasia. Sao niveis de processamentos diferentes e cada atipicidade vai se dividir em espectrum e ninguem é igual a ninguém, o que acontece é que muitos cria máscaras socias. @@antiantas
@CristinaSilvia-dk5fl8 ай бұрын
Bom dia,duas profissionais tops,❤,Bayeux, Paraíba
@manuellanadege46948 ай бұрын
Estou vendo meu filho e meu marido, igual
@claudiobeakman50948 ай бұрын
Superdotação, 2e, TDAH, Autismo nível 1, raciocino não linear, Multipotencialidade, Generalista, Nexialista. E agora ? Tenho características que se enquadram em todos.
@fabir.l.97998 ай бұрын
A Superdotação já engloba características do TEA e do TDAH. Se não tiver muito forte dos outros, é só Superdotação mesmo. Mas se as características dos outros diminuem ou confundem as da Superdotação, aí sim é uma dupla excepcionalidade. E agora? Agora é encontrar um especialista em dupla excepcionalidade.
@mashBS17223 ай бұрын
@@fabir.l.9799eu tenho TEA ou é asperger, TDAH e ansiedade. Meu QI é 110, eu posso ser superdotado?
@fabir.l.97993 ай бұрын
@@mashBS1722 Poder pode. A ansiedade já atrapalha o teste de QI. O TDAH TB. Se vc se encaixar em todas as características de superlotação, TB as psicológicas, aí é bom fazer o teste, se achar que precisa. Mas se com todas as outras coisas que já sabe que tem estiverem arrumadas, aí não atrapalharia no teste. Normalmente atrapalha o teste de TDAH e Tea se a pessoa tem superlotação e não sabe e o especialista nem pensa nisso e nem sabe sobre superlotação. Aí vem o clássico: Vc namora, vc socializa, vc olha no olho, vc fez faculdade, então não tem TEA nem TDAH. Mas pra não te iludir, normalmente nesses casos o teste de QI da igual ou acima de 120. Pq consideravam a superlotação acima de 130 no mínimo. E pode confundir no caso da preciosidade. Muitas crianças TEA fazem tudo mais cedo, então parecem mais inteligentes. Mas depois, ou param com tudo ou se igualam aos demais. Então nesse caso é melhor fazer o teste a partir da adolescência.
@fabir.l.97993 ай бұрын
@@mashBS1722 Me avisa se aparecer a resposta que te dei. Pois pra mim não apareceu. As vezes demora uns 15 minutos. As vezes some.
@fabir.l.97993 ай бұрын
@@mashBS1722 😤 Não apareceu. Vou resumir. Poder, pode. Mas normalmente superdotado é acima de 130 e qdo abaixa, abaixa pra 120. Mas como ainda estão descobrindo sobre isso, vc pode checar os vídeos sobre superdotação e ver se se encaixa..
@edervinicius47507 ай бұрын
Descobri q sou superdotado esse ano, mas quando era novo na faculdade quando ia fazer prova matemática eu usava rock pesado alto para me focar ai descobri q a música me focava por muitos anos achei q tinha tdh por causa disso
@queridodiario85 күн бұрын
Engraçado é quando os professores ficam intrigados pq vc pergunta o pq de tudo chega uma hora que se estressam e diz que não é da área de estudo dele
@marianasilveira90666 ай бұрын
Eu sou exatamente assim, e acredito que me encaixo nisso, ja estou até em pesquisa porque vivo ansiosa e estressada, sem dormir ou durmo demais, gosto de fazer muita coisa ao mesmo tempo e quando começo a falar as pessoas reclamam que falo demais e sem parar pra respirar 😂
@williamchaves39475 ай бұрын
Tenho inveja de quem consegue se sentir "melhor resolvido" com um diagnóstico como esse.
@antiantas4 ай бұрын
Doido e invejoso.
@inpaleontologia2 ай бұрын
Duas Gênios, encontro épico
@morganacorrea36576 ай бұрын
O meu filho tem 15 anos e tem superdotacao. Ele fala assuntos complexos andando em círculos e rodando um bastão na mão, mas ele não quer só ser escutado, ele quer debater o assunto sim.
@maframafra90046 ай бұрын
O meu também 😅😅e na maioria das vezes o assunto e somente do domínio dele😢kkk
@antiantas6 ай бұрын
Andar em círculos não é bom....
@a.na174 ай бұрын
Kkkkkk ai nem da pra debater, pois só ele conhece. @@maframafra9004
@kris-md4sb4 ай бұрын
@@maframafra9004se tiverem interesses comuns apresentem um ao outro mesmo que seja online, infelizmente é dificil sentir se incompreendido pois um sobredotado quer falar ou explicar, a informação é muito simples e clara para ele e a cabeça precisa de alguem com quem debater, por isso muitos sobredotados acaba criando amigos imaginários...
@antiantas4 ай бұрын
Qual bastão ele rola na mão?
@fatimaromani15363 ай бұрын
Quando eu tinha seis anos a orientadora educacional da minha escola disse aos meus pais que eu devia fazer psicomotricidade mas não explicou porquê. O ano era 1964 e eu estudava em escola pública. A explicação que deram foi que minha cabeça pensava muito mais rápido que a😊 minha mão. Minha letra era horrorosa. Pensaram: se é só por causa da letra não precisa.
@elaineoliveiradelima51628 ай бұрын
Penso que o superlotado, tenha sofrimento, pois, nosso País, não está preparado para recebê-los. Quase sempre têm que irem para outros Países para darem continuidade aos seus estudos.
@juniordesigner226 ай бұрын
Por viver em outro país, não tem diferença. Todo lugar é igual, geralmente são pessoas que foram diagnosticadas ou pessoas que entendem como a outra pessoa reage por ser igual que pode ajudar a outra à não se sentir estranha. Eu sempre me sentí um alien porque eu era diferente, e sempre tive esse amor por aprender as coisas e estudar o que me interessava, foi depois de adulto que eu me interessei pelo assunto e ví que tinha outras pessoas como eu.
@kris-md4sb4 ай бұрын
Estive na França fui diagnosticada Bipolar mesmo nao respondendo a todos os sintomas de bipolaridade... em Portugal pedi o teste para a minha filha pois ela demonstra sinais de frustração, tedio e desinteresse pela escola a medica me olhou como se fosse mais uma lunatica... so acedeu pois usei a carta do diagnóstico bipolar que é hereditário também
@mashBS17223 ай бұрын
@@kris-md4sbeu quase fui mandado pra fora de sala pq fiquei desenhando, mas eu tava prestando atenção na aula. Eu sei que se o professor me mandar pra fora de sala pq eu tava desenhando o coordenador vai me mandar de volta pra sala pq ele sabe que eu tô prestando atenção na aula, então até que tá de boa.
@kris-md4sb3 ай бұрын
@@mashBS1722 a minha filha desenha também para focar na aula... desenhar é terapeutico, e ajuda na necessidade de fazer mais de uma coisa sem pertubar os restantes que precisam de focar. Eu me lembro do meu professor de química eu estava a beira da janela e percebi que focar no que se passava no mundo exterior me ajudava a ouvir e entender a aula, então eu tentava fazer isso eu amo química queria aprender tudo, mas sempre que eu fazia isso ele me perguntava o que ele estava dizendo? E mesmo eu dizendo palavra por palavra e quando ele pedia para explicar eu explicava, ele reclamava comigo e me obrigava a olhar para ele... era o fim, aí minha cabeça tinha de arranjar o que fazer extra então aí os pensamentos divagavam até encontrar algo que lhe interessava pensar e alguma parte do corpo tinha de mexer em geral os pés e as pernas, mas nao conseguia mais focar no que ele dizia...
@BIBOsGAME26 күн бұрын
Meu sobrinho inteirinho ai 😅 128 d Q I elevado . Tão lindo ❤
@douglazp17 ай бұрын
tenho certeza que não sou superdotado 😂😂😂 esse pensamento acelerado eu definitivamente não tenho, nunca precisei fazer várias coisas ao mesmo tempo pra poder focar no objetivo
@ana.m.e4 ай бұрын
Também não 😂 só acho interessante esses assuntos, eu sou calada até quando estou sozinha e sou introvertida, tenho muitas ideias e imaginação fértil mas não tenho esse pensamento acelerado Também
@VivaComFilosofia18 күн бұрын
@@ana.m.e Tem uma grande chance de ser e se pensas que possa ser, passe por um profissional, neuropsicologo. E no video ela da as característica padrão da superdotação, para fins didáticos acredito eu, e mesmo sendo quieta ou tendo um QI de 115, ainda sim poderia ser superdotação, poderia estar em estado se underarchiver, dupla excepcionalidade, tripla... e vai indo. A percepção é medida em espectrum.
@morganalk3 ай бұрын
Dra vc nem me conhece, mas só vc entende as minhas dificuldades como mãe 😭😭 as pessoas acham que eu “reclamo de mais”, que eu “não sei ser mãe”, mas quem passa uma horinha com ele, sempre vem perguntar “onde tem botão de liga e desliga”, “meu Deus não para de falar, de contar, de perguntar”. Eu não tenho rede de suporte, pq ninguém entende, somente eu e meu marido sabemos. Uma vez levei ao pediatra pq ele estava com problema para urinar, pediatra extremamente atencioso, mandou fazer todos os tipos de exames, todos os retornos, ele não tinha nada que o impedisse de urinar!!! Foi quando o pediatra me perguntou: como é a personalidade dele, conta pra mim? É difícil ser mãe dele né? Eu comecei a chorar na hora, foi a primeira pessoa que me entendeu! Comecei a contar como ele era diferente, desde bebê, o pediatra me disse: vc recebeu uma benção, que é cuidar de uma criança que muito provável é super dotada, vc só precisa aprender a lidar com isso, invista em uma avaliação psicológica. Levei para avaliação, ele tem QI de 146, e é genético. Muito provável que eu tb tenha super dotação, assim como meus pais e meus avôs. Eu estou aprendendo a lidar com ele, mas é difícil muitas vezes lidar com julgamentos, como vc disse: a mãe do SD é sempre a mais criticada.
@SkyKunde3 ай бұрын
Meu ICV parece alto pra ler e escrever, mas pra falar sou bugado (disfluente). Penso ICVisticamente, mas falo pateticamente, kkkkkkk Meu filho também tem um bom ICV e fala sobre planetas e buracos negros exatamente como exemplificou a doutora. Não creio que seja superdotado, mas é bem espertinho.
@fabir.l.97998 ай бұрын
Meu filho fazendo natação. Quase zero em tudo. 😂 Socialização: 10. Uma criança de 4 anos que não parava de falar com os colegas.. Eu queria saber sobre o que ele falava. 😂
@josess66458 ай бұрын
...Oh esse vídeo é curtinho, mas é ótimo, passou na minha cabeça mais uma kinha de raciocínio em oitra temática + s questão do gatinho, mas melhor para aqui, senão vai dar um Bolt no meu cérebro e só foi a segunda vez que assisto, ohhh rsrsrs, legal esse vídeo...
@vanderleiamariadebarros46678 ай бұрын
Perfeito 👏
@lucivandogarcia98204 ай бұрын
No caso dos superdotados o limite é diferenciado,mas pessoas crianças comuns já deve ter limite, senão ficariam em situações perigosas
@jociarasardo4 ай бұрын
"Calado, você já está errado." Muito boa essa percepção. Todo desenvolvimento exige interação.
@antiantas4 ай бұрын
Vamo interagi?
@alematos52608 ай бұрын
Pelos comentarios, agora todos dessa nova.geracao são superdotados? Qual o percentual de superdotados diagnosticados??? Tem q tomar muito cuidado antes de sair diagnosticando... procurem um profissional especializado
@lilah3688 ай бұрын
E quem disse que são apenas a nova geração? Já parou para refletir sobre ás décadas passadas... O quanto de nós foram supremidos e sucatiados em hospicíos ? Os HQs de X Man fala justamento sobre todos aqueles que não são neurotípicos.
@alematos52608 ай бұрын
Trágico... então é a maioria??? Ou apenas uma parcela da sociedade que inclusive foi o meu comentário inicial...
@lilah3688 ай бұрын
@@alematos5260 nao foi nao.
@jm_souza4 ай бұрын
Mas vc chegou a considerar que a maioria que vem aqui comentar é pq se identificou com o assunto do vídeo? ter 100% de comentários identificados aqui com superdotação não representa maioria na população geral.
@LiviaMondiniАй бұрын
@@jm_souzaexato, fui olhar e no momento tem 175 comentários no total KAKDKWKWKWK talvez todos aqui sejam realmente.
@CassiaMazzi4 ай бұрын
dra Ana Beatriz melhorou nas interrupções, mas sinceramente sempre querendo se colocar. Ótima , porém precisa deixar entrevistado protagonizar … só sugestão….
@VivaComFilosofia18 күн бұрын
Eu falo mt mas preferi o silêncio.
@edvaldojunior51737 ай бұрын
CONCLUSÃO, EUREKA EU NÃO SOU DOIDO, SOU SUPER DOTADO, OBRIGADO....
@delfinajoaquim89173 ай бұрын
Meu filho fala... Fala muito e as vezes faz questões e eu fico tipo "Hamm"?! Não sei a resposta. E obrigada pela dica de como reagir nessas horas é muita pergunta que eu não sei a resposta.
@umdrinknoinferno6668 ай бұрын
Sou cluster b e BORDERLINE e me trato,mas meu q.i é 130
@goilemos128 ай бұрын
Vixi...só Jesus na causa
@umdrinknoinferno6668 ай бұрын
@@goilemos12 depois é o BORDERLINE q faz fake..gentussa
@antoniocarlos06862 ай бұрын
Interessante é que um superdotado pode passar despercebido. Quando era criança, me achava completamente deslocado nos ambientes: fantasiava muito, desenhava compulsivamente, me isolava, não conseguia me enquadrar nos papos e, por consequência, e por falta de informação e consciência, me achava meio burraldo. Eu só fui perceber que eu não era quando iniciei os estudos na música e meu primeiro professor me dizia que nunca havia tido um aluno como eu, o que me deixava desconfiado, pensando que ele falava pra eu continuar tendo aulas com ele. Até que ele passou a não cobrar mais aulas. Ele era um ótimo guitarrista e em um ano eu dominava, tanto teoricamente, quanto tecnicamente, todo seu portifólio. Engraçado é que as pessoas tendem a repelir quem tem essa condição, uma vez que elas não acompanham o raciocínio, então elas ironizam, subestimam, acham maluco... Agora que sei que tenho essa condição, me sinto aliviado. Até porque me achava impostor.
@SilvinhaCheab2 ай бұрын
Não consigo encontrar esse livro... alguém sabe onde tem?
@ju_thmzАй бұрын
Olá, apenas o WAIS III sozinho identifica superdotação?
@lucasm.o.88467 ай бұрын
A frase que escuto quase toda noite da minha esposa é "cala a boquinha, vamos dormir"
@WillianEduardodeSouzaCarvalho8 ай бұрын
Gostaria de saber onde procurar esses testes e o que fazer . Duas professoras me falaram da possibilidade do meu filho ser superdotado.
@zuleicamagnan69188 ай бұрын
Penso que poderia procurar uma psicopedagoga. A aplicação dos testes deve ser feita por profissionais.
@michellisantana18188 ай бұрын
É um psicólogo que faz, mas pesquise antes. É bem caro. A Mensa Brasil faz mais em conta, mas é uma vez por ano.
@leilavieiramussarra54668 ай бұрын
Eu tive um namorado assim, não tive muita paciência 😅
@paularodriguesferreira11864 ай бұрын
😂😂😂 tadinho
@ericacunha50093 ай бұрын
Estou acima dos 40. Nasci de 7 meses, com 56 cm e 3,6 kg. Falei corretamente, aos 12 meses. Comecei a ler com dois anos. Ao ponto do meu avô comprar o jornal do dia, para visualizar se a leitura era real. Fazia cálculos anormais para a idade, porém muito comum para meu pai, Dr. em física quântica, fato que o deixava assustado, principalmente por fazer sem escrever e terminar antes da calculadora. Foi aos meus dois anos que minha família resolveu buscar auxílio medico. Passei por psicólogos e psiquiatras. Ambos detectaram a superdotada e um balde de ansiedade, se é que a última possa ser mensurada. Ao 9 anos já falava mais de quinze idiomas, fluentemente. Fui para um determinado país, no qual comecei a faculdade de medicina aos 12 anos. Realizei minha vida acadêmica até chegar ao pós doutorado. Desenvolvi algumas técnicas para determinadas áreas. Ao planejar a minha retomada, para uma determinada cidade no Brasil, me tornei a Ansiedade. Estava saindo da minha zona de conforto, onde eu era vista com naturalidade. Naquele momento, o meu único intuito era me esconder como superdotada na determinada cidade. Ao chegar comecei a sentir dores horrendas. Imaginei, diante da dita epidemiologia de dengue ser a própria. Na verdade era LES, uma autoimune. Camuflei, escondo e me parece que a minha aceitação social, profissional e acadêmica é ser a Érica, camuflagem para não ser a desagradável e intolerável aos olhos das pessoas, com as que tenho contato. Para não ser julgada me maltrato com choros, medos, depressão e crises de ansiedade. Tenho um filho no fim da adolescência. Desde seu nascimento o tratei nos parâmetros normais. Ao realizar e não passar no vestibular para o ITA. Ouvi a seguinte fala: "Se eu fosse você, passaria em primeiro lugar". Por dois dias o silêncio reinou em minha casa, entretanto o meu eu queria gritar, dizer que não é dessa forma, a conquista via mérito era a mais bela. Em fim, fiz uma crise lúpica, parei no CTI e estou aqui. Esse e-mail é forjado,como sistema protecional
@ericacunha50093 ай бұрын
Peço desculpas. Por inúmeros profissionais que passei e passo, por mais que se esforçaram, não me foram bastante. Peço socorro, por favor.
@ericacunha50093 ай бұрын
Se alguém se identifica com a Érica, esse pseudônimo, necessário. Gostaria de ouvir ou ouvi-los.
@MarcioJosédoPrado1983Ай бұрын
@@ericacunha5009eu não tenho uma história igual à sua, até porque não existem pessoas iguais, mas sempre fui deslocado na escola. Entrei na primeira série aos 5 anos e era o melhor aluno da sala, mas depois que aprendi a ler, passei a ler compulsivamente. Lia tanto que uma vez decorei as falas de uma revista em quadrinhos inteira. Na adolescência, aos 13 anos, comecei a ter depressão. Passei por muitos profissionais da área da saúde, mas nenhum ajudou. Vivo isolado porque não tenho amigos.
@flaviamendes-mulheressabias5 ай бұрын
Qual o lugar sério onde posso fazer um teste diagnóstico?
@larissablasechiblasechi98128 ай бұрын
Qual o nome do livro que ela está falando. Alguém sabe me dizer?
@DaniloSpessoto8 ай бұрын
Acho que é o que aparece na tv, Habilidades Socioemocionais
@rebecamyukimoraisdesouza71778 ай бұрын
Eu também gostaria de saber
@rebecamyukimoraisdesouza71778 ай бұрын
Assiste a entrevista completa, vale muito a pena. O livro chama Habilidades Socioemocionais
@vanessamota67045 ай бұрын
Ou seja... Por meio dos comentários uma pancada de laudos errados...pelo visto a maioria é super dotado e sendo diagnosticado como TDHA/ TEA ....Meu Deus quanta injustiça e quanta falta de conhecimento... só Deus pra proteger a gente e nossos filhos. Eu amo estudar mas odiava a escola ...sempre me senti uma aberração por mim nem deveria existir escola.😢
@miriamsouzaacupuntura6 ай бұрын
Eu explicando ao paciente sobre MTC 😂😂😂 uma hora percebo que o paciente tá 😬😬😬😬😬😬 Mas eu falo mesmo ainda q pareça loucura o papo da medicina tradicional chinesa, falo p o paciente saber se virar sem mim. Ter autonomia da saúde. Mas eu consigo entender que no início parece papo de doido. 😂😂😂
@odukito5 ай бұрын
Barra esc pra vc
@andrecristiano8028 ай бұрын
Quando adolescente, conheci vários " garotos prodígios ", que : * Com 12 anos de idade, namoravam com garotas de 16 anos ; * Com 8 / 10 anos de idade já pilotavam moto e dirigiam carro ; * Com 8 / 10 anos de idade conheciam as bandeiras de todos os países, sabiam álgebra e física quântica ... E esses ( a ) garotos ( a ) eram " endeusados ( a ) pelos professores e exaltados ( a ) pelas suas famílias, sabe qual o resultado ? 99,99% dessa galera se tornaram adultos problemáticos, viciados em drogas, alcoólatras, hoje estão na casa dos 40 / 45 anos de idade e continuam morando com os pais pois são inseguros ( a ), e os " bobões " estão com as suas vidas estabilizadas, enfrentando as dificuldades da vida , mas felizes.
@liviascheiner6908 ай бұрын
Não entendeu? Os superdotados não são neurotípicos, por isso a gente tem muita tendência ao desajuste. Não interpretamos o mundo como os demais. Daí, não nos adaptamos a uma vida comum, precisamos de experiências profundas e isso arrebenta com a existência de alguns de nós.
@vandacordeiro8 ай бұрын
Não fale de dificuldades que você desconhece. Estude primeiro. Eu conheço alguns “prodígios” que deram super certo na vida, professores, palestrantes, médicos… Essa sua estatística é uma falácia.
@andrecristiano8028 ай бұрын
@@vandacordeiro Quem está com falácias é você, que está me acusando sem ao menos me conhecer, sem saber a minha história de vida e a minha realidade de vida. Eu conheço pessoas que tinham TUDO para dá errado e deram CERTO na vida e conheço casos contrários também. São experiências diferentes.
@belle.etrangere6 ай бұрын
Então, mas ser inteligente não é sinônimo de ser superdotado. Até mesmo estar acima da média não é sinal de superdotação. Dizer que alguém é um prodígio muitas vezes é um elogio bem exagerado, e inteligência acadêmica não reflete a inteligência emocional - muito menos implica em ter sabedoria.
@RafaJonesWalker20 күн бұрын
Vários alecrins dourados no chat😂
@elaine39795 ай бұрын
Por que a minha família! ... não gosta de mim, me dão as costas e me largam sozinha! Sem um A pra com quem conversar! Eles só ordem ser doentes, né? Não vou morar lá, naquela selva de pedras de SP, gosto daqui do mar, e muito menos ainda! ... correr o risco de né internarem em algum lugar aí, pra apodrecer lá, feito um monte de lixo! Que juro! Tenho aki comigo, que não é só a impressão que me dá! ... Se! Nem ba sua própria família você pode confiar! ... quem dera além! Sou muito só e isolada! Não quero nem gosto de ninguém se enfiando nem na minha casa, nem muito menos ainda! ... na minha vida! Mas! Que ao menos umas interações pra aki, pelo watt's! ... Como é duro você não ter UM! ... Outro da sua mesma maldita espécie, pra aí menos interagir e conversar um pouco! Que! Além de ser incompreendida, tb as pessoas me ignora na cara dura, pois não gostam dos meus assuntos, nenhum deles! Que! Qdo não é sobre gatos e pets, animais em geral, é sobre assuntos esotéricos w tb músicas, e clássicas, relaxes, e tb, qdo canso dessas, aí sim, umas das de 80, ou sei lá! Desde que não sejam sertanejas, pagodes e sambas! Que ô! Mau gosto! ( serve se não xingar? = da porra! ). E! Se fora as revoltas e com razão, os xingamentos fizerem parte de inteligência, tô dentro da média, vai! Sem exageros. Afinal, os uso como firma de expressão da linguagem, não pra xingar a ninguém, salvo se for preciso, pq tem hora que! Né?! Um cai se fudê, dentre outros, não só csi bem, como tb é bem vindo! Me vêem aki, interagem pessoalmente comigo, dizem falar +, e interagirem nos fds! Pra que?! Pra me adoecerem?! É isso que querem?! Pois! ... sou só eu que acho, ou vocês tb!? Que é o que tá parecendo?! ... Pq pra mim não resta dúvidas! E sério! Acho e com total crz! ... Que me drogaram da última vez! Não vou entrar em detalhes aki, claro! Achem e pensem vocês aí, o que quiserem! E! ... pessoas me confundindo com autistas! ... Peguem suas opiniões e enfiem! ... precisa mesmo dizer onde?! Ah! Pelo menos manter o bom humor vai !
@umapessoas.22 күн бұрын
...
@bizmogrowth90812 ай бұрын
Não tem como ouvir uma pessoa falando com tanta interrupção….
@Angel167-p3g8 ай бұрын
So eu achei estranho ela se referir somente a classe masculina?
@sosobittencourt8 ай бұрын
Acho que ela se referiu por causa da palavra "superdotados" em geral, não por falar de sexo masculino.
@anacarolinabarenboim70198 ай бұрын
Ai que coisa chata….que policiamento insuportável
@edininhaconde8 ай бұрын
Além disso, parece que ainda como profissional, ela se refere como se tudo funcionasse dentro de uma caixinha
@Hikikowori8 ай бұрын
é nossa barreira linguística do português só, infelizmente o neutro do português é o "o"/masculino, pra englobar superdotada e superdotados se usa o "superdotados", igual homossexual é pra homem e mulher(pio exemplo impossível, mas acho que tu entendeu)