Cresci rodeada dos livros de Jorge Amado, minha mãe me passou esse legado, o primeiro a gente nunca esquece, o meu foi Capitães de Areia 😍. Eterno Jorge Amado🙌
@lucaspinto834 жыл бұрын
Como bom baiano, comecei minha vida literária através de Jorge Amado. Livros 📚
@julianabriggs4 жыл бұрын
Não sou baiana, mas ingressei no mundo da literatura também através de Jorge Amado. Capitães da Areia. Um dos livros mais lindos que já li.
@Jefferson-uz8lx4 жыл бұрын
O nordeste é maravilhoso , sou de São Paulo , mais o povo nordestino é talentodo demais , admiro nao so Jorge Amado , mais Ariano Suassuna também é demais !!#
@analuisa16664 жыл бұрын
Jorge Amado é incrível. Já li Gabriela e Capitães da Areia. Amei os dois!!
@hippienaarea4704 жыл бұрын
Jorge Amado, um autor regionalista que dava ênfase em suas obras ao povão. Sem dúvida, uma das maiores referências da dramaturgia brasileira.
@janainaresende31524 жыл бұрын
Que coisa boa ouvir esse professor! Estou em sua companhia nesta semana fazendo o curso da Revolução Francesa!
@marciacpereira77744 жыл бұрын
só pela simpatia do Júlio já dá vontade de ler rsrs, obrigada pela indicação!
@lugmaluf4 жыл бұрын
Meu professor amado!!! Incrível 👏🏻👏🏻👏🏻
@pauloa.28804 жыл бұрын
Até a direita tem que respeitar e valorizar o baiano arretado do Jorge Amado!
@anaclaudiamaia29114 жыл бұрын
Se você estiver falando da direita dentro das “condições normais de pressão e temperatura” de uma democracia, com certeza. Se estiver falando do reacionarismo que infelizmente assola o Brasil, infelizmente eles desprezam todo tipo de conhecimento: acadêmico, artístico ou cultural.
@jailmasantos58934 жыл бұрын
Ahh, eu amo Jorge Amado. Já quero esse livro.
@pedrosena95594 жыл бұрын
Também!
@josiasmedeiros59414 жыл бұрын
Olá Gabriela, boas livres. As assisto há muito tempo. Mas, apenas as assisto. Hoje resolvi tercer comentários, primeiramente pra confessar que ti acho linda e simpática. Requisitos que me estimulam a ver o canal. Mas, não bastaria nada disso, se você não demonstrasse coerência naquilo que comenta. Você me convence da sua competência e isto você, certamente, necessita ouvir para produzir mais segurança em suas lives. Você é 10. Os que di
@JPALVESful4 жыл бұрын
Gabi, faz uma playlist com os vídeos do Julio Cesar 🥺
@hteixeiraify4 жыл бұрын
Ótimo video e comentário. Uma breve sugestão, uma imagem da última (ou ultimas quando o caso) edições do livro ao lado da tela seria útil. No mínimo um link para o livro nas principais livrarias na descrição.
@kassineves73054 жыл бұрын
A leitura de Jorge Amado deveria ser obrigatória no Brasil. Recomendo começar por A morte e a morte de Quincas berro d'água, um livro curto no tamanho, mas imenso na importância e diversão.
@thaynnalaydir53034 жыл бұрын
adoro esses videos... coloco todos os livros na minha lista
@hiltonreis19574 жыл бұрын
Nosso Jorge amado, amado da Bahia!🤩🤩
@clarissecarolina4534 жыл бұрын
O medO acordei e eram 4 horas da madrugada. tomei água, fiz xixi, tentei dormir novamente. o intestino acordou, o estômago começou a doer. tenho que me levantar às 6 horas, agora já são 5, então nem vou tentar dormir. ioga, banho, termino de me arrumar e preparar o que preciso levar. saio e me dirijo a rua Monteiro Lobato para esperar o ônibus. 7:10 rumamos para lá. o ônibus pára, eu desço e me aguarda uma caminhada morro acima. um moço está subindo lá na frente. fico preocupada, é um trecho ermo e tenho muito medo da violencia contra a mulher. o moço pára e eu fico apreensiva. continuo subindo, tento andar um pouco mais rápido. parece que ele está fazendo xixi no poste. eu passo sem ficar olhando muito e ele diz algo me cumprimentando, eu digo "bom dia", sem que minhas pernas parem. não olho mais para trás. são quase 2 kilômetros, quase todo o trecho subida. cada carro que se aproximava eu ficava apreensiva. logo cheguei ao sítio das Avencas, as 8:30. alguns homens trabalhavam nos preparativos. logo chega o moço que estava fazendo xixi na estrada, ele se apresenta, Bruno, e começa a procurar alguma função para ajudar. eu fico ali assentada no banquinho, um moço passa por mim, se apresenta, me diz onde fica o banheiro. depois passa o Bruno novamente e me diz onde fica o banheiro. eu fiquei um pouco envergonhada, ele comentou que eu passei direto na estrada. eu não disse nada. me senti envergonhada por temer que ele fosse um estuprador, mas não é que eu pensei que ele o Bruno fosse um estuprador, qualquer homem potencialmente é um estuprador e eu tenho muito medo. um medo reforçado todos os dias pelas manchetes de agressão física a mulheres, estupros, estupros coletivos. eu pensei mais tarde várias vezes em conversar com o Bruno e dizer a ele do medo que sinto ao estar sozinha em um lugar ermo. não conversei apesar de termos nos esbarrado algumas vezes e a noite após a celebração ele ter me cumprimentado pelo nome. apareceu o Renan, com quem eu havia conversado pelo whatsapp sobre a participação na cerimônia. ele estava trabalhando nos preparativos e me disse para ficar a vontade que logo a secretaria seria aberta. o sítio fica afastado do centro da vila. o lugar é arborizado, os jardins são muito bonitos e bem cuidados.... matricaria2018.blogspot.com/2020/12/o-medo.html?m=1 matricaria2018.blogspot.com
@Mariloooca4 жыл бұрын
Dica anotada, preciso ler mais Jorge Amado. Parabéns pelo vídeo =)
@italozen13934 жыл бұрын
São Jorge dos Ilhéus é ótimo!! Precede o Terras do Sem-Fim, outro bastante estudado dele. Mas meu favorito é sem dúvida Tenda dos Milagres, genial!!
@italozen13934 жыл бұрын
@Haroldo Rego eu também adoro Gabriela, cravo e canela, baita romance! Mas entendo parte da crítica que fazem, porque os primeiros romances do JA são bem ruizinhos mesmo, no sentido de serem abertamente panfletários e nada mais - O país do carnaval, Cacau, Suor. É interessante conhecer, mas nem se compara ao que ele faria depois.
@leonorsantos93554 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo. Muito bom.
@GustavoSilva-xh2rh4 жыл бұрын
Que grande coincidência! Tô lendo Tieta do Agreste e a Amazon sempre me recomenda esse livro. Jorge Amado é sensacional, já li Capitães da Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Gabriela, e ainda quero ler Tenda dos Milagres. Esse com certeza vai pra minha lista.
@sarahlemonie16884 жыл бұрын
Leia Tereza Batista Cansada de Guerra e não te arrependerás
@GustavoSilva-xh2rh4 жыл бұрын
@@sarahlemonie1688 Obrigado pela sugestão, colocarei na minha lista de leitura com certeza!
@Thiciane4 жыл бұрын
Amo muito Jorge Amado, sonho em conhecer Itabuna e Ilhéus por causa dele!
@giovannacarazzatto18634 жыл бұрын
Meu autor preferido ♥️
@mandicabr4 жыл бұрын
Amei a indicação! Não conhecia...
@fstech.digital4 жыл бұрын
Gabriela grava um vídeo falando sobre a Obra A Revolta de Atlas "A sobrevivência do homem requer que aqueles que pensam sejam livres da interferência daqueles que não o fazem." - Ayn Rand
@emelylopes90814 жыл бұрын
Eu amo Jorge Amado! Sou de Campinas e vim morar em Salvador por causa dele
@auriceliogoncalves99349 ай бұрын
O grande fotógrafo Pierre Verger foi morar em Salvador porque leu um livro de Jorge Amado. É mole?!
@cecaegiodeboaviagem65914 жыл бұрын
Parabéns! dica importante
@zulma20404 жыл бұрын
Muito bom.
@Luzdoluardi4 жыл бұрын
Tenho vontade de ler Gabriela.
@Luzdoluardi4 жыл бұрын
Tenho vontade de ler o livro " Gabriela" do Jorge Amado.
@LucasSouza-dp5tp4 жыл бұрын
É disparado o meu autor favorito!
@luccagodoi52654 жыл бұрын
Baita professor!
@Luzdoluardi4 жыл бұрын
Muito interessante não sabia que a liberdade religiosa no Brasil foi um dos feitos de Jorge Amado como político. Uma das melhores coisas que podemos ter em nossa Constituição, porque país tem de ter multiplicidade de credos,mas o Estado tem de ser LAICO " graças a Deus" ( sem ironia).
@allansouza.79074 жыл бұрын
gostei muito
@pedrosena95594 жыл бұрын
Sou baiano e gosto muito dos livros do Jorge Amado.
@sarahlemonie16884 жыл бұрын
Leiam Tereza Batista Cansada de Guerra e Gabriela, Cravo e Canela. Nunca irão se arrepender!
@jobelasi4 жыл бұрын
👍🏼
@felipebezerra54774 жыл бұрын
JA não inventou a Bahia. Ele bebeu na fonte da cultura local. Grande admirador do povo.
@jailmasantos58934 жыл бұрын
Sim, concordo contigo. Mas, acrescento que hoje ele influencia a própria cultura local, impossível visitar Ilhéus, por exemplo, e não perceber a sua influência em cada canto, desde o comércio (restaurantes, bares da praia e afins), aos locais turísticos (casa de cultura, bataclan)... Enfim, a cidade respira esse grande literato.
@felipebezerra54774 жыл бұрын
@@jailmasantos5893 Verdade. É até engraçado isso. Andar em Salvador, por exemplo, é revisitar a história.
@jailmasantos58934 жыл бұрын
@@felipebezerra5477 Verdade. Inclusive saudades de "turistar" por lá.
@cabrinibruno4 жыл бұрын
A Gabriela Prioli está terceirizando o canal?
@Valenbortolasse4 жыл бұрын
Prefiro a Zélia: "Anarquistas, Graças a Deus"!
@mauriciosousaalmeida23924 жыл бұрын
Rim ou fígado. Sangue A Positivo. Estou a negociar