cara, muito massa suas aulas. nem é o que eu estava procurando, mas tive que parar pra assistir haha
@josepuente3702 Жыл бұрын
Video Muito completo sobre FLAMBAGEM!! showww
@junioraugusto96662 жыл бұрын
o melhor conteúdo de estrutura metálica!
@mariomarcelo1002 жыл бұрын
excelente aula! o curso eu recomendo!
2 жыл бұрын
Sucesso!
@eustaquiopereira42672 жыл бұрын
Muito bom. Obrigado por compartilhar conhecimento.
2 жыл бұрын
Eu que agradeço
@josescheel66202 жыл бұрын
Muito bom, PARABÉNS pelo seu trabalho maravilhoso. Ótima explicação.
2 жыл бұрын
Muito obrigado
@glaucofilho43577 ай бұрын
Muito bom! Em breve farei teus cursos! Abraços!
7 ай бұрын
Será um prazer
@victormarcato6252 Жыл бұрын
Parabéns pela aula. Quais outros travamentos para o banzo inferior podem ser adotados, além de mãos francesas?
@adrianomello9532 Жыл бұрын
Parabéns pela aula, união de teoria e prática na elaboração dos projetos. Tenho uma dúvida, não consigo inserir tirantes nas agulhas rígidas e flexíveis das terças, o software não aceita, pois diz que o plano não está completamente contraventado, mas pelo conceito de agulhas em terças não atendo os requisitos do software. Como faz para inserir, trabalha com barras e faz os nós articulados?
@RikrdwF Жыл бұрын
Ele tem que contraventar peças completas. Se você está fazendo no telhado, transforma as terças em peças completas ( barras - criar peças - clica no começo e no final tá terça)
@ofinamarciocoelhomoraes9432 Жыл бұрын
Tope dimais meu. Sonho é aprender
@robsontavares74412 жыл бұрын
Muito bom, professor qualquer dia poderia mostrar como é o detalhamento que você ensina no seu curso? Fazer um exemplo pequeno pra mostrar pra quem quer adquirir o curso
2 жыл бұрын
É uma boa ideia, apesar de o curso ser focado em dimensionamento, em um dos exemplos fizemos um detalhamento de um galpão completo em Autocad. Anotado a sugestão
@ramonmistrello97636 ай бұрын
excelente vídeo! obrigado
6 ай бұрын
Eu que agradeço
@carlosbranco35412 жыл бұрын
Muito legal! Obrigado Felipe!
@matheuslessa47852 жыл бұрын
que vídeo meus amigos! bom DEMAIS
@johnblack019852 жыл бұрын
Como sempre muito bom!
@DavidLeme-mt2un Жыл бұрын
Felipe, eu tenho uma dúvida de quando devo articular um nó e quando não devo... Você pode me explicar? Desde já agradeço 🙏🏻
@naiadynascimento16172 жыл бұрын
Excelente!
@Magaiver3d2 ай бұрын
Engenheiro queria mostrar minha construção de um galpão, e se na medida do possível poderia me ajudar com alguma orientação, poderia me ajudar? Estou com medo..
@mackenzieestruturametalica9908 Жыл бұрын
Muito bacana. Ótima didática e excelente conhecimento.
@tomasedson63002 жыл бұрын
Pergunta? O contravento é soldado na tesoura ou na terça?
2 жыл бұрын
Pode ser soldado tanto no banzo como na terça. o ideal é no banzo, respeitando ao máximo o ponto de trabalho (alinhas as linhas neutras dos elementos)
@tomasedson63002 жыл бұрын
@ obrigado
@joseaugustosimpliciovala54492 жыл бұрын
Bom dia, com relação a treliça da cobertura e pilar treliçado como atribuir o comprimento de flambagem
2 жыл бұрын
É a mesma coisa Quem determina esses comprimentos são os pontos rígidos. No plano da cobertura são os contraventamentos e no plano da treliça os nós das diagonais.
@cominoengenharia2 жыл бұрын
professor, seria possível calcular os pilares do galpão para não terem nem mesmo o contraventamento lateral? seria uma questão de custo ou na prática a estrutura será instável sem ao menos um contraventamento nós 2 primeiros vãos?
2 жыл бұрын
Sem os contraventamentos nos dois primeiros vãos pelo menos, a estrutura é classificada como deslocável , e deve então ter os pilares calculados com comprimento de flambagem igual ao comprimento total, multiplicado por um k = 2, devido a ausência de contenção eficaz no topo. Vejo que você é meu aluno e se quiser relembrar esse assunto, veja o nosso módulo de concepção estrutural e barras comprimidas
@RikrdwF Жыл бұрын
Quando é um pilar engastado e apoiado em cima, não deveria multiplicar o comprimento físico dele por 0,7? Gerando assim, o comprimento de flambagem, ou Lk. Desde já, agradeço
Жыл бұрын
Para gerar o k de 0,7 seria necessário que além de a base estar totalmente rígida à rotação, ou "engastada" como se costuma dizer, o topo deve estar totalmente contido à translação. e isso só ocorre se o plano estiver contraventado e o contraventamento oferecer a rigidez mínima para garantir esse comportamento. Além disso, o item 4.9.6.2 da NBR8800 apresenta uma outra forma de analisar, diferente do método do comprimento efetivo de flambagem, adotando k=1 sempre e corrigindo a resistência das peças pelos coeficientes de imperfeições. o assunto é extenso e denso, pois envolve comparação entre metodologias diferentes na análise de estabilidade, que na norma aparecem de forma confusa a quem tem o primeiro contato. Por hora, basta admitir que o k=1 é conservador e suficiente para as análise do dia-a-dia. Ks inferiores podem se justificar em certas condições muito específicas.
@EngLuizEduardo4 ай бұрын
As terças funcionam como travamento do banzo superior em casos de cobertura metálica dentro de uma estrutura de concreto armado, pois as terças nas extremidades são chumbadas na estrutura de concreto, e quando soldadas no banzo superior servem como travamento, porém nesse caso do vídeo como a estrutura é toda metálica, ai sim a terça não funciona como travamento ai tem que ter contraventamento.
@RamesSousa Жыл бұрын
Tu saberia me dizer porquê o Cype3D altera o coeficiente de flambagem que a gente coloca? Principalmente em perfis compostos. Não consigo entender isso.
Жыл бұрын
se você alterar o Beta, ele considera sempre de nó a nó... porém se você atribuir o comprimento de flambagem absoluto em metros, ele não altera, mesmo que você modifique um nó de lugar. No caso de perfis compostos a história é diferente e já estou preparando um video sobre o assunto
@RamesSousa Жыл бұрын
@ não estou me referindo às distâncias dos travejamentos. Ele sempre aumenta o comprimento de flambagem, mesmo em metro ou editando o beta
@matheuslengruber76622 жыл бұрын
Professor, no caso dos pilares por exemplo, adianta eu contraventar um lado sendo que o outro (xz) não teria como contraventar?
@matheuslengruber76622 жыл бұрын
aproveitando o gancho, caso eu contraventasse apenas a parte superior do pilar por exemplo (apenas o X superior), a parte de baixo estaria contraventada também? sem a necessidade de realizar o X nas barras inferiores?
2 жыл бұрын
Cada plano vai ter seu comprimento de flambagem diferente. Tecnicamente a forma mais eficaz é manter a relação kL/r iguais para cada plano (isso nem sempre é possível)
2 жыл бұрын
O contraventamento só tem função efetiva se chegar até a fundação. Vai ter algum efeito mas ai precisaria partir para métodos analíticos mais complexos como Elementos Finitos
@oguilhermemarcal2 жыл бұрын
Felipe, porque você considerou o k=1 quando definiu o comprimento de flambagem de 5.47m para o pilar e não um k=0,7 ou 0,8?
2 жыл бұрын
A tabela de K da NBR8800 vale para barras isoladas, o que não ocorre na prática, todas as barras possuem interação entre si, com rigidezes muito distintas da "rótula" e "engaste" como costuma se dizer. No AISC360 nem se usa mais esse conceito, e sim o conceito de comprimento efetivo de instabilidade que varia conforme a rigidez dos extremos, que é sempre algo intermediário e interativo. Além disso, o K=0,7 presume que o topo é completamente indeslocável, e que a base é perfeitamente rígida. Em um pilar sem colocação de enrijecedores na base para enrijecer o eixo Y-Y, devido à baixa inércia, pode haver uma rotação considerável que foge à tabela, e por mais que os contraventamentos sejam eficientes, ao serem tracionados eles alongam, produzindo um efeito de segunda ordem no topo do pilar, que por mais que seja mínimo, não nos dá segurança para adotar um K = 0,7. Na prática será um K maior, por exemplo 0,83... mas na falta de instrumentos analíticos práticos para determinar a rigidez adota-se o K de 1 de forma conservadora Até existem métodos analiticos que podem nos permitir usar K intermediários, mas existem certas condições para isso acontecer. Uma boa literatura para esse tema é a utilização dos Ábacos do AISC360/16, tem gratuito na internet. Veja a seção de comentários dessa norma. Outra literatura boa também é o Steel Design Guide 28: Stability Design for Steel Structures O tema estabilidade em estruturas de aço é gigantesco, complexo e extremamente importante, mas infelizmente ignorado por muitos calculistas.
@oguilhermemarcal2 жыл бұрын
@ Entendi, muito obrigado pela resposta completa Felipe! Vou procurar as referências que você recomendou.
@marcosdonascimentojesus3831 Жыл бұрын
Qual programa de cálculo estrutural e melhor
Жыл бұрын
Isso depende de uma série de fatores. Hoje todos tem seus prós e contras. Eu diria que para nós aqui no Brasil, um software com bom custo beneficio é o Mcalc3D. Mas o metalicas funciona também, desde que o usuário seja capaz de ler e introduzir os parametros corretamente.
@alisonoliveira6578 Жыл бұрын
Ótima aula, queria entender o comprimento xz do banzo inferior como 4,50m. Pelo que pude perceber, a mão francesa está no mesmo alinhamento das terças e elas estão com 2,25m. É como se o comprimento de flambagem do banzo inferior fosse 2x o do banzo superior.
Жыл бұрын
Quem define esse comprimento é o contraventamento.
@alisonoliveira6578 Жыл бұрын
@ Professor, desculpa a insistência mas não consegui entender ainda... No instante, 26:08 eu pausei o vídeo e tentei entender o xz do banzo inferior da tesoura 4,50m. Como o contraventamento no banzo superior está no intervalo entre as terças 2,25m, e existem as mãos francesas ligadas das terças até o banzo inferior no mesmo alinhamento do contraventamento, esse comprimento não seria igual ?
@clebersonqueiroz5829 Жыл бұрын
@@alisonoliveira6578 com toda certeza! acho que ele se equivocou nesses 4,50m.
@eng.mec.samuelmoura11482 жыл бұрын
Faço essa mesma consideração de flambagem se os pilares forem treliçado???
2 жыл бұрын
Sim, da mesma forma. Qualquer peça, para ser considerada como contida, precisa de um sistema de contenção relativa para fornecer a rigidez necessária àquele ponto. Ou então, é possível através de ábacos e um procedimento que consta no AISC 360-16 considerar uma rigidez intermediária, mas esse assunto é mais trabalhoso, mais complexo, e só vale para alguns tipos de estruturas, e não é o caso de treliças. Eu abordo o assunto no meu curso completo. No dia a dia, para a maior parte das estruturas esse é o procedimento correto. Por isso é essencial entender de concepção estrutural antes de operar qualquer programa
@13hugomachado2 жыл бұрын
Qual seria o comprimento de flambagem do banzo inferior das tesouras ?
2 жыл бұрын
Se houver mãos francesas, o banzo inferior respeita o mesmo comprimento do banzo superior, ou seja, depende dos contraventamentos do banzo superior também. mas podem ser feitos contenções independentes para o banzo inferior (contraventamentos). caso não exista nenhum sistema de contenção, o comprimento de flambagem do banzo inferior no plano horizontal é igual ao vão livre total
@gabrielmds7 ай бұрын
Alguém sabe como encontrar barras sem os atributos de flambagem de maneira fácil no Cype3d?
@valmariotolentino2643 Жыл бұрын
Precisa contraventar ou seja puchar muito
@toniodossantosdossantos49719 ай бұрын
Engenheiro preciso de seu contato
8 ай бұрын
entre em contato pelo whatsapp (12) 98212-3908 wa.me/+5512982123908