Sempre muito polêmico esse tema, mas sigo Q3 para fins previdenciários e Q5 para fins trabalhistas. No meu entendimento, a instrução normativa é clara ao destacar que os parâmetros são de acordo com a NHO 01, ou seja, Q=3. Não faz sentido seguir os parâmetros que convém (calibrar equipamento antes e depois, por exemplo), e usar Q5. 😂 Ou seja, usar só o que me convém na NHO 01. Mas respeito quem usa Q5 e tem seus argumentos de defesa do pq usar, porém para mim não tem brecha e uso Q3.
@omundotalouco2 жыл бұрын
Professor, não concordo. O decreto 3048 anexo IV cita que no caso de Ruído a exposição a Níveis de Exposição Normalizados (NEN) superiores a 85 dB(A) ... neste decreto não faz menção alguma aos limites da NR15. Só há uma forma de calcular o nem que é usando a metodologia nho01, ou seja Q3 A instrução normativa do INSS não pode sobrepor a um decreto presidencial. Pra mim está bem claro.
@eduardovoga5221 Жыл бұрын
Concordo Leonel, inclusive quero fazer menção a nós profissionais de SST, que por vezes, acabamos nos equivocando e juntando as legislações trabalhista e previdenciária, quando cada uma deve ser tratada individualmente.