Sou Militar Estadual, passei por dificuldades financeiras devido à má gestão do orçamento familiar. Comecei a buscar conhecimento há seis anos. Desde então, mudei bastante o comportamento e o cuidado com as finanças. Atualmente ainda tenho dívidas (financiamentos de moradia, veículo e quitação de passivos piores) invisto desde a mudança há seis anos. Sei que do ponto de vista puramente matemático o racional seria quitar as dívidas, porém me sinto confortável com a condição atual, uma reserva razoável e uma pequena carteira de renda variável, que venho construindo desde o início com idas e vindas e muito aprendizado.
@danielaviolabona Жыл бұрын
Olá Wagner! A matemática realmente não consegue suprir todos os nossos anseios! É só uma ferramenta, mas não a resposta definitiva 😉
@marciosofientini8145 Жыл бұрын
Amei o conteúdo!
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Conteúdo excelente. Obrigado.
@eriveltonoliveira207 Жыл бұрын
boa
@lucascouri5849 Жыл бұрын
Boa Noite 🌃
@ivonylargura7490 Жыл бұрын
Acredito que devemos primeiro ter a reserva de emergência, pagar as dividas e depois investir para o médio e longo prazo.
@ewertonjoaquimsilvadesouza4195 Жыл бұрын
Sobre ter dívidas e mesmo assim investir, matematicamente não é o melhor porque vc está pagando juros. Financeiramente faz muito sentido, porque se a dívida está sendo paga em dia não há problema algum em ir construindo reserva financeira, até mesmo porque se houver algum imprevisto com a fonte de renda, a pessoa tem condições de manter seus custos mensais com a reserva, inclusive pagar as parcelas das dívidas, até que sua renda retorne à normalidade. De nada adiantaria ir quitando as dívidas e na hora de um problema financeiro não ter recursos para se manter, mesmo não tendo dívidas.