Sei que é um clichê porém o início do hobbit é de aquecer o coração. Leio e releio e sempre me emociona com numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto.
@escrevaseulivroАй бұрын
Bem aconchegante!
@JoãoGrandão282Ай бұрын
Segundo minha experiência como leitor, eu acho que os parágrafos iniciais devem ser simples e diretos, eu diria até apelando para a mera descrição visual da ação (como a Laura Bacelar explica, apenas dar o tom e deixar o leitor com vontade de saber o resto). Geralmente eu desisti de ler os livros que abrem as primeiras páginas com um amontoado de detalhes ou elocubrações que me soaram até pedantes... O "cérebro" do leitor entende o seguinte: "se já começa com esse monte de informações, imagine mais adiante".
@yaracardozo9209Ай бұрын
Excelentes conselhos como sempre. Gostaria de uma live sobre leitores que se irritam apenas porque o fim do livro não foi como eles queriam. Tem leitores que chegam a ser grosseiros se por exemplo, fulano não terminou com fulana e sim com fulaninha.
@escrevaseulivroАй бұрын
É muito complicado lidar com isso. :D
@JoãoGrandão282Ай бұрын
@@escrevaseulivro Eu diria que são leitores que não entenderam ou não prestaram atenção à moral da história. Certamente o autor apresenta os motivos para o personagem ter ficado com a fulaninha e não com a fulana. Do contrário o livro seria tão incoerente que teria sido rejeitado pelo meio do caminho e nem teria chegado às mãos desse leitor. Muita gente até hoje se queixa do final do Titanic do James Cameron mas a mensagem ali era de que tudo aquilo que damos por certo e definitivo pode ser desfeito pelo destino... "Nem Deus pode afundar esse navio", "ah é, então toma!"... Toda a história do filme do Titanic era sobre o destino destruindo os planos de todo mundo é por isso que não seria coerente com o espírito do filme que a Rose e Jack terminassem juntos.
@Ccelo1968Ай бұрын
"Escrever o jnicio depois que a história estiver escrita" olha, nunca pensei nisso. Vou experimentar no futuro.
@viniciusandrade7766Ай бұрын
Isso acontece naturalmente na revisão. 😅
@l.montessant4372Ай бұрын
Prezados. Concordo, o início tem de cativar ou impactar já nas primeiras linhas. BUMMMM !! 😮😮😮 Assistir a um filme é bem diferente, algo explode, ou aparecem lugares ou atores lindos, capciosos, trágicos etc e nossos olhos são fisgados pela ação, pela curiosidade ou pela beleza. 😊😊😊 Mas, o livro, não, o autor tem de propiciar que a imaginação do leitor aflore como insetos insanos num pântano quente kkk😂😂😂 . Dilema: a primeira página, pode cativar ou afastar o leitor. E, se não for bem escrita, corre-se o risco de o leitor nunca mais comprar nada do autor. Vamos caprichar nas primeiras linhas! Explora algo, seja cômico, romântico, tenebroso, saia da casinha para entrar no Hall da Fama kkkk🎉🎉🎉🎉 Abraços mestres! Abraços escritores! Abraços leitores!
@escrevaseulivroАй бұрын
A primeira página é a sua vitrine!
@l.montessant4372Ай бұрын
@@escrevaseulivro Disse tuuudo!!!!🎉🎉
@joselioalvinegroАй бұрын
Que aula de marketing 😂😂😂❤
@nandito-bs8450Ай бұрын
12:01 Ixi Maria, a minha começa assim
@ArianooGrandeАй бұрын
Borogodo a tempos que eu não ouvia essa palavra😂😂😂😂
@nandito-bs8450Ай бұрын
Eu to preso nos primeiros capítulos, vou fazer o que ela disse vou continuar fazendo e quando eu terminar, eu provavelmente já vou saber como quero que seja os primeiros capítulos