Рет қаралды 48
Transmissão - palestra: apresentação e debate sobre o tema das espécies ameaçadas de extinção da flora do RS com ocorrência nos campos naturais de Porto Alegre. A atividade ocorrerá no Dia do Pampa, 17 de dezembro de 2024, entre às 14h e 17h, no Anfiteatro do Departamento de Botânica da UFRGS (sala 102), prédio 43.432, do bloco IV, Campus do Vale, Bento Gonçalves n. 9500. A atividade é uma iniciativa de pós-graduandos de Botânica, extensionistas do Grupo Viveiros Comunitários (GVC) e do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), promotor do tema no Conselho Municipal de Meio Ambiente, que resultou na Resolução Comam n.2/2024.
Esta Resolução, aprovada em dezembro de 2023 e necessitando maior divulgação, assinalou 80 espécies ameaçadas de extinção para o município de Porto Alegre, sendo mais da metade ocorrendo nos campos nativos. A intenção da atividade é dar maior conhecimento ao tema e colher sugestões para o avanço de políticas públicas relacionadas à conservação e ao manejo da flora, como:
1) avanço no conhecimento científico como base das políticas públicas;
2) divulgação e educação ambiental;
3) localização e indicação de áreas prioritárias para conservação in situ e possível criação de UCs ou ampliação das existentes;
4) item elementar para o licenciamento ambiental; 5) propagação e conservação ex situ, como uso em jardins de áreas verdes, em especial parques e praças.
A Resolução determina prioridade na matéria, anexando duas listas de plantas ameaçadas e raras para o município. A lista foi baseada nas espécies incluídas no Decreto Estadual n. 52.109/2014 (de um total de 804 espécies vegetais oficialmente ameaçadas do Estado), com ocorrência natural no território de Porto Alegre, com base em registros de herbário e de participação de um Grupo de Trabalho formado por especialistas no COMAM. Em agosto de 2024, doutorandos e pós-doutorandos do PPG Botânica da UFRGS, junto com especialistas em botânica, disponibilizaram um guia virtual de fotos da flora ameaçada de Porto Alegre, como forma de auxiliar a divulgação de um tema essencial para a proteção da biodiversidade do município.
Aguardamos a sua participação e contribuição para o avanço do conhecimento e das políticas públicas nesta urgente matéria, neste dia tão significativo (Dia do Bioma Pampa).
Saudações
Doutorando Willian Piovesani, Pós-Doutoranda Ana Porto, Professor Paulo Brack e Graduanda Camila Flores.