Não é preguiçoso, mas pra qm tem interesse, também tem o excelente livro "The Monsters Know What They Are Doing: Combat Tactics for Dungeon Masters" do Keith Ammann, traduzido em Português para "Os Monstros Sabem O Que Estão Fazendo: Táticas de Combate para Mestres de Dungeons & Dragons" É um livro que explica monstro a monstro, qual sua forma de pensar, como agem, e como lutam. Excelente para quem dar esse tom mais natural de cada criatura
@dadoscriticos3 жыл бұрын
Já comecei uma série sobre esse vídeo aqui. Em breve sai mais vídeos. Só ficar ligado!
@rafaellanfernini68944 жыл бұрын
Ótimo vídeo, tá ajudando demais.
@MKalvo2 жыл бұрын
Eu fico triste pq quando narro os jogadores n prestam atenção ou ficam mexendo no celular, e quando chega a sua vez ele nem sabe oque tá acontecendo.
@samuelarantes13902 жыл бұрын
Talvez seus jogadores não estejam na mesma sintonia que você e podem preferir outros tipos de temas, jogos ou só querem estar junto do grupo de amigos seja para jogar rpg ou pra jogar truco, tente jogar outras coisas com esse grupo até descobriem o que é divertido para vocês e guarde suas narrativas e ideias para um outro grupo que também goste das mesmas coisas que você. Esse é o papel de um mestre, fazer o jogo ser divertido para todo mundo e entender que ninguém é igual e que vão ter divergências de gostos e que ta tudo bem, isso não é errado, é apenas uma coisa nova que você pode usar para aumentar seu repertório de diversão
@juliacosta70212 жыл бұрын
Pq vc não bate? Vai bate É só bater
@leandropequeno72424 жыл бұрын
Muito bom mestre!
@Jvpimpim4 жыл бұрын
adoro os seus video, muito bom! parabens!
@plopesvet4 жыл бұрын
Dicas muito interessante
@samuelarantes13902 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, porém não acho que usar o "hp flutuante" seja algo ruim ou que eu como mestre esteja dizendo o que é legal ou não para os jogadores, acho que é um termômetro para a diversão da mesa. Várias vezes quando eu usei a risca o hp dos monstros a batalha ficava demorada e maçante ou perdia a graça por ter terminado rápido demais, e quando eu via a hora perfeita para o monstro morrer que seria o pico da diversão para todos e um momento épico e memorável, era nessa hora que o monstro morria e pelo menos na minha mesa sempre deu certo e todo mundo se divertia, claro que depende muuuito de mesa para mesa e de jogador para jogador e principalmente do mestre saber a hora certa de encerrar o combate. Mas acho que se usado bem, é um excelente recurso para deixar a mesa mais divertida tanto para o mestre quando para os jogadores.
@dadoscriticos2 жыл бұрын
A questão é um pouco essa mesmo. Eu discordo desse ponto de vista porque nesse caso o mestre acaba se colocando como alguém que vai decidir o que é divertido ou não pro grupo. É o termômetro dele pra dizer qual o melhor momento pra matar. Mas cada pessoa tem seu conceito próprio de diversão, e nem sempre o que é divertido pro mestre pode ser divertido pro jogador. Então eu prefiro jogar do jeito que as coisas são e deixar que os momentos divertidos surjam espontaneamente. Se for uma batalhar merda, foi e ponto. Quando for algo épico, vai ser porque foi de verdade e não porque o mestre achou que deveria ser. Mas dá pra jogar das duas formas. São só pontos de vistas diferentes, e tá tudo bem com isso.
@samuelarantes13902 жыл бұрын
@@dadoscriticos sim, concordo bastante, essa coisa do mestre decidir o que é divertido ou não para os jogadores é bem tênue e delicado de se lidar, a maioria das pessoas podem preferir que o mestre não interfira nas estatísticas de vida e dano, ok, realmente se for uma merda vai ser uma merda e se for épico vai ser épico, mas aí entra, pelo menos pra mim e pra minha mesa, o meu convívio com os jogadores, e eu sei o que eles acham divertido pelos anos e anos jogando juntos e repartindo momentos e risadas, eles confiam que o mestre vai acertar na hora de matar o boss, claro não é toda mesa que funciona assim e eu super respeito e entendo perfeitamente, gosto desses dois modos de conduzir o combate final, mas pra mim e pra minha mesa o HP flutuante é um recurso que deixa o jogo mais divertido, apesar de dar essa falsa sensação de que eles estão no controle, pois no final não importa quem manipulou quem, apenas se todos se divertiram e se vão lembrar desse combate daqui 10 anos.
@marceloortolani6294 жыл бұрын
Que bom que retomou os vídeos sobre o livro Mestre Preguiçoso! Eu pessoalmente não concordo com muitas das suas opiniões a respeito das melhores práticas e interpreto algumas frases do autor de forma diferente.
@dadoscriticos4 жыл бұрын
Conta pra gente! Esse espaço é pra gente discutir mesmo. Aprendemos muito assim hahaha. Valeu por comentar
@ajperez894 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Tu sabes se tem como o mestre modificar a ficha do Roll20? Por exemplo adicionar ou retirar um atributo, perícia, etc?
@aranhacraft4 жыл бұрын
A qualidade dessa série só aumentar. Ótimo vídeo meu rei.
@jymmirios4 жыл бұрын
Batalha com chefão é complicado. Criei uma ultima luta com um personagem ladino, algumas cópias e uma cortina de fumaça, 1 chance em quatro de acertar o verdadeiro. O ranger acerta um 20 natural nele, e outra flechada com ataque rápido. Segundo turno de combate e boss morto. Triste vida do mestre.
@dadoscriticos4 жыл бұрын
Acontece muito! hahaha
@lujii24483 жыл бұрын
Tive essa mesma experiência. Mas ao invés de ranger foi o rougue kkkkk. E ele não precisou nem do ataque furtivo.