COMO DISPUTAR OS EVANGÉLICOS | Cortes do História Pública

  Рет қаралды 68,859

Ian Neves

Ian Neves

Күн бұрын

.
-Canal Principal: / históriapúblicaoficial
-Quer aprender mais sobre comunismo? Assista o video "princípios básicos do comunismo":
• Comunismo: princípios ...
-Assista às lives, procure /historiapublica na roxinha
-Discord da Soberana: / discord
-Redes Sociais: linktr.ee/hist...
Deixe o like!
Se inscreva!
Ative o sino!
Links:
jacobin.com.br...

Пікірлер: 600
@vivichagas13
@vivichagas13 2 жыл бұрын
Falo por mim, sou evangélica, tenho visto todos os seus vídeos e do Elias sobre comunismo e vem me ganhando muito. Só que, esses dias vi um vídeo do Elias sobre liberdade religiosa na China (muito bom, aliás) porém, me assustei sobre a forma como eles lidam com isso lá.. acho que o que faria com quem os cristãos dessem uma dissipada em relação ao comunismo seria por causa dessa questão da religião mesmo.
@jonasleefernandes2915
@jonasleefernandes2915 2 жыл бұрын
Nunca podemos usar parâmetros chinês com o comunismo adaptado ao Brasil.
@fake7853
@fake7853 2 жыл бұрын
Não existe uma fórmula de como um pais deve se tornar socialista. Brasil é um país extremamente religioso desde seu nascimento e em uma sociedade socialista o Brasil no deixaria de ser religioso. Por sua vez acredito q não haveria uma "caça as bruxas" a religiões, muito pelo contrário. Mas acho de suma importância combater a perseguição religiosa e valorizar as nossas religiões de matrizes Áfricanas.
@Konakz
@Konakz 2 жыл бұрын
Esse cara falou tudo! O povo acha que existe uma receita de bolo do socialismo e acha que tudo que ve e que acontece em outros países aconteceriam aqui, mas isso n faz sentido nenhum. Cada experiência é uma experiência e cada experiência depende da sociedade a qual ela é empregada
@Bruno-om4ui
@Bruno-om4ui 2 жыл бұрын
O comunismo é TOTALMENTE OPOSTO ao Cristianismo.
@rafagoncalves3391
@rafagoncalves3391 2 жыл бұрын
Vamos por partes, vou citar a Coréia do Norte como exemplo(não sei se a realidade da China é a msm), na Coréia existe a lei de tolerância zero a perturbação em público, como isso funciona? Em horário comercial, no transporte público ou ruas, é proibido perturbar qualquer pessoa seja c música, pregação de uma doutrina religiosa ou qualquer instrumento q emite som, sujeito a multa ou até prisão de 6 meses. Eles entendem q em horário de trabalho ou repouso, é um horário onde a pessoa tem o momento dela, seja por cansaço do trabalho ou até msm seu momento de lazer, e q perturbar ela c som alto ou "quer ouvir uma palavra do senhor" seria invadir o momento de privacidade individual daquela pessoa. Na Coréia do Norte são permitidos os cultos, as vigílias, cultos em lares(no caso dos fiéis), ter religião(Inclusive a socdem q faz oposição ao PTC tem uma bancada forte de evangélicos q compõem o partido), e por aí vai
@Cheburashka59
@Cheburashka59 2 жыл бұрын
O Petry entrevistou há uns 10 dias atrás um pastor evangélico que também é militante da UP e o cara falou algumas coisas bem interessantes sobre como conciliar credo religioso com militância política. Isso pode nos dar um norte de como conversar com evangélicos sobre a esquerda num geral, em especial o campo radical. Vale à pena conferir, o nome dele é Walter Pinheiro.
@elimontoia4777
@elimontoia4777 2 жыл бұрын
Vou ver!!!
@diegosilva3816
@diegosilva3816 2 жыл бұрын
A Laura Sabino entrevistou um pastor de esquerda há 2 anos.
@jimmybro3719
@jimmybro3719 2 жыл бұрын
Exato! Pq disputar nesse caso não é no sentido do cara deixar de ser evangélico, pelo contrário, é saber usar inclusive a própria linguagem e cultura religiosa como ponte de diálogo, além da classe obviamente, pq somos todos trabalhadores. Mas o discurso bíblico pode ser interpretado e difundido de forma reacionária ou revolucionária, e a história tá cheia de exemplos disso. #jesuscomunista
@missianrodrigo7546
@missianrodrigo7546 2 жыл бұрын
Boa sugestão
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
Caraca que benção, vou assistir hahaha
@odanielpax
@odanielpax 2 жыл бұрын
Fiquei conhecido no público evangélico através da música e da comédia. Hoje, meu trabalho é me comunicar com as mesmas pessoas que acreditavam quando eu estava totalmente dentro da bolha, e vejo muita gente ouvindo, entendendo e mudando, e esse canal tem sido uma ferramenta maravilhosa pra esse progresso que precisamos buscar sim também entre os evangélicos, sem pixá-los somente como gente alienada e inflexível. É um trampo de formiguinha...
@diogomilome
@diogomilome 2 жыл бұрын
Camarada Daniel????? Dê a ordem!
@Denner.Comics
@Denner.Comics 2 жыл бұрын
Camaradaaa?? ✊✊✊ Caracaaa
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
Paxtorzão?? Cara, eu vou chorar kkkkk Obrigada Senhor
@diogomilome
@diogomilome 2 жыл бұрын
Eu sempre achei que fosse o único! Que legal ver camaradas evangélicos. Me parece que cresce!
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
Paz entre nós (literalmente) hehehe
@BladeRunner1138
@BladeRunner1138 2 жыл бұрын
O Ian é o novo fenômeno da internet.
@henriquemonteiro7245
@henriquemonteiro7245 2 жыл бұрын
Ian " Cuba lança " Neves
@yanbox123
@yanbox123 2 жыл бұрын
Pessoalmente, tbm sinto isso, mas voce tem numeros? (So por curiosidade)
@elizeulara4644
@elizeulara4644 2 жыл бұрын
Parece-me
@polly9429
@polly9429 2 жыл бұрын
Amoooooo esse Reizão lindo!!! 👑👑👑
@henriquemonteiro7245
@henriquemonteiro7245 2 жыл бұрын
@@polly9429 ian tem sim seus encantos mas meu crush mesmo é o Humberto. Te recomendo o vídeo em que ele responde haters com a Sabrina Fernandes ( tese onze ). Ele tá no auge da beleza nesse vídeo
@erickdosreis756
@erickdosreis756 2 жыл бұрын
Nasci e fui criado na igreja, estudei teologia a adolescência inteira, participava assiduamente de toda a cristandade, e depois de adulto, me tornei comunista, e 6 amigos meus passaram pelo mesmo processo. O único lugar da minha vida onde eu aprendi que ler um livro "de fora da bolha" seria uma perda de tempo, foi na igreja. Quando eu mudei esse hábito, minha noção da vida mudou completamente. Então antes de assistir o vídeo, digo que a resposta é sim! Evangélicos podem se tornar comunistas. Bastam duas coisas, desmistificar o socialismo, e desmistificar a ideia de que a direita carrega os valores de Jesus.
@rosi6926
@rosi6926 2 жыл бұрын
Vou participar de um curso na próxima semana!
@edisone.7212
@edisone.7212 2 жыл бұрын
Graças a Deus meu pai formou seu pensamento no comunismo, mesmo sendo religioso católico. Naturalmente herdei dele a prática de vida socialiata. 😊
@peacetous4664
@peacetous4664 2 жыл бұрын
A direita usa muito a religião a favor de seus interesses, jogam sujo, tem uma moral falsa e sentem inveja de mais.
@gabrielaalves5139
@gabrielaalves5139 2 жыл бұрын
Eu passei pelo mesmo processo, ferrenhamente católica até os 17 anos, com 23 já me considerava comunista
@brunoreis4203
@brunoreis4203 2 жыл бұрын
@@gabrielaalves5139 então vc não acredita q o estado deva existir?
@pedronunes7073
@pedronunes7073 2 жыл бұрын
Eu fui criado em uma família envangelica e me tornei simpatizante dos comunistas, posso falar que os evengelicos são muitos complexos pq tudo pode interferir nas ideias do povo, por exemplo: a maioria dos evengelicos que eu conheço são lulistas pelo fato de viver no nordeste e ter uma memória afetiva muito boa do período lula. Temos que disputar as religiões.
@Jelisson_Gregorov
@Jelisson_Gregorov 2 жыл бұрын
Tenho amigos evangélicos que sempre foram contrários ao Bozo e se sentiam perseguidos dentro das igrejas. Conheço alguns que continuam compartilhando coisas absurdas porque aprendem isso na igreja. Temos que levar em conta a pluralidade dos evangélicos e o fatos das inúmeras divergências entre eles. Algumas que chegam a ser até preconceituosas.
@levisnog
@levisnog 2 жыл бұрын
Um passo fundamental nessa direção é tratar do pânico moral em torno das questões de gênero no Brasil. A questão da dinâmica de trabalho é muito fácil de se conversar em meios evangélicos, mas a associação entre a esquerda e as pautas LGBTQIA+ é que apresenta um obstáculo maior. Muitos estão dispostos a se submeter a exploração se a alternativa for a "degeneração da família".
@healord51
@healord51 2 жыл бұрын
E tipo assim, vamos ser honestos, os maiores experimentos comunistas deixaram pautas identitárias de lado.
@otaviosmartins1
@otaviosmartins1 2 жыл бұрын
Extremamente bem falado. Concordo em gênero, número e grau
@amanda.2416
@amanda.2416 2 жыл бұрын
Perfeito! Como evangélica, posso afirmar que vc acertou no Xis da questão. Existem muitas notícias falsas envolvendo essa questão do pânico moral que a direita e extrema direita tentam implantar, principalmente no meio cristão, pra fomentar seu projeto de poder. Isso não é algo orgânico, é um plano de dominação mesmo, coisa de anos, copiado da extrema direita estadunidense. Tem um documentário, The Brainwashing of My Dad, que ilustra bem esse processo.
@dorithus3850
@dorithus3850 Жыл бұрын
Concordo. Um dos principais pontos que fisgou os evangélicos na campanha do Bolsonaro e na direita no geral, foi essa conversa da "degeneração moral".
@yagofonseca7571
@yagofonseca7571 2 жыл бұрын
Sou cristão e me radicalizei. Ainda, venho conseguindo falar sobre comunismo dentro e fora das instituições com os evangélicos.
@StteveJ
@StteveJ 2 жыл бұрын
Jesus é praticamente um comunista, só entender o que ele falava no tempo que ele falava. Ele mandou da a Cesar o que era de César é bem mais complexo do que parece, ele pregou igualdade no tempo que qualquer discurso contra os poderosos poderia significar a morte.
@az1nn
@az1nn 2 жыл бұрын
Isso! Eu acho que é bem "facil" entender o marxismo quando se vem de uma criação que segue a biblia. Eu mesmo sou ateu desde que me entendo por gente mas fui criado dentro da igreja catolica e sempre senti uma "ligação" entre os dois, que se explica históricamente.
@az1nn
@az1nn 2 жыл бұрын
Na minha casa sempre foi LEI ajudar os mais necessitados, mesmo quando a gente mal tinha o nosso.
@yagofonseca7571
@yagofonseca7571 2 жыл бұрын
@@az1nn o problema é que o neopentecostalismo não aprende sobre a bíblia. Existe um ímpeto em seguir as doutrinas da igreja que não têm base na bíblia. Sobre assuntos religiosos eu já tive muitas discussões com essa galera, quase sempre não têm embasamento ou a base é fruto de uma interpretação errada.
@dinasabino8161
@dinasabino8161 2 жыл бұрын
eu uso o texto mateus 20 trabalhadores da vinha e o texto e atos 4:35 kkkk
@andreateia5126
@andreateia5126 2 жыл бұрын
Sou ateia e depois que o Bozo perdeu, estou conseguindo ter um diálogo incrível com os evangélicos. Só está difícil com os extremistas Neopentecostais que estão pedindo intervenção militar.
@caomunistadoggo4129
@caomunistadoggo4129 2 жыл бұрын
eu me pergunto como que lida com os caras que tem medo irracional de comunismo 😕
@andreateia5126
@andreateia5126 2 жыл бұрын
@@caomunistadoggo4129 Estou tentando com muita calma. Mas infelizmente não consegui com extremistas. É muito difícil, pois só em falar que sou ateia o diálogo se encerra pois me chamam de satanista.
@lcsgabriel987
@lcsgabriel987 2 жыл бұрын
Os caras tão orando nos muros dos quartéis
@comunadosertao7096
@comunadosertao7096 2 жыл бұрын
Quanto a mim, fiquei desegrejado e virando comunista. Sou católico Ortodoxo
@andreateia5126
@andreateia5126 2 жыл бұрын
@@lcsgabriel987 é muito fanatismo. Parece que voltamos pra idade média.
@isabelarezendeantunes5236
@isabelarezendeantunes5236 2 жыл бұрын
Cara, minha mãe sempre foi de esquerda e ela se tornou pastora em uma igreja neopentecostal que o pastor é petista. Agora ela gosta mt do Léo Péricles e dos seus vídeos, é mt doido ver minha mãe se radicalizando e msm assim se mantendo na sua fé. Vivi a vida toda na igreja e realmente é um campo que deve ser disputado porque a maior parte do povo pobre brasileiro é evangélico, n da pra fazer revolução sem eles, embora pra mim seja dificil de lidar com a lgbtqiap+fobia desses espaços.
@CasanovaLucas
@CasanovaLucas 2 жыл бұрын
1.200 visualizações em 18 minutos!!!! Caramba velho, o Ian está bombando
@titoismael4842
@titoismael4842 2 жыл бұрын
repasse esse vídeo aos amigos e interessados ajuda aí irmão
@chogathchapado
@chogathchapado 2 жыл бұрын
nessas hora o youtube(empresa multibilionária) é bom xDD
@YolandaBoaventura
@YolandaBoaventura 2 жыл бұрын
Ian Furacão!
@CasanovaLucas
@CasanovaLucas 2 жыл бұрын
@@chogathchapado vc não deve acompanhar o Ian. A proposta da Soberana é ocupar os espaços de redes sociais com conteúdo comunista.
@WilianRibery
@WilianRibery 2 жыл бұрын
Tem um podcast que eu escutava na época que era crente, é bem das antigas da podosfera br, chamado irmãos ponto com, é um site também. O criador é dev, acho que criou o site ainda nos anos 90. Fui ouvir um podcast deles recente, pós eleição, e fiquei bem satisfeito em saber que eles tem horror ao minionrismo
@rosi6926
@rosi6926 2 жыл бұрын
Passei a acompanhar o "Sim pod crer" e "O reino em pessoa"
@akila_monteiro_
@akila_monteiro_ 2 жыл бұрын
"Não devemos cair na tentação de odiar o povo". Tenho vários Bolsonaristas no meu convívio ,mas não vou desisti deles. Força camaradas 💪
@morrisonmachado1994
@morrisonmachado1994 Жыл бұрын
E quando começar a revolução? Vai matar eles caso resistam?
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
Estou tão feliz com esse vídeo, sou cristã. Os irmãos e irmãs que estão dentro da igreja são pessoas em sua maioria humildes, sem instrução e infelizmente cooptadas por esse discurso da direita e fascismo. Se conversamos com elas, muitas estão descrentes com a política, mas concordam que uma mudança profunda (estrutural) é a única saída para nós enquanto estamos nesse mundo, se falamos da maioria das coisas da esquerda sem citar os nomes que foram deturpadas na mente delas (esquerda/ comunismo) elas concordam. Já era hora de falarmos sobre, a tarefa é grande e acredito que é tarefa dos irmãos que acreditam na revolução desvendarem a mente de um crente para quem não faz parte dessa religião, e explicarem para a galera de dentro da igreja (talvez sem citar as palavras chaves) o que é o socialismo.
@antoniodimas8314
@antoniodimas8314 2 ай бұрын
More em um pais comunista e depois venha falar esse monte de asneiras.... visite a Polônia veja o que eles acham do comunismo
@VanessaGabriela12
@VanessaGabriela12 2 жыл бұрын
eu pessoalmente não conseguiria conversar com um evangélico, ou cristão no geral, se tivesse que partir pra fundamentalismo religioso ou fundamentalismo moral, então acho que a melhor coisa é fortalecer quem tá dentro desses espaços, já que a abordagem deles vai ser muito mais completa e efetiva do que alguém de fora
@LatinoAmericanoPobre
@LatinoAmericanoPobre 22 күн бұрын
Exato, o membro médio do DCE da UFPB não vai conseguir dialogar com uma tia da assembleia de deus. Mas um jovem da igreja poderia. Não adianta achar que a revolução brasileira vai acontecer sem a adesão dos trabalhadores cristãos, tendo em vista que o cristianismo não vai ser reduzido no Brasil tão cedo.
@colthrane
@colthrane 2 жыл бұрын
Eu fui evangélico por quase 30 anos. Cresci com uma mãe razoavelmente conservadora que se preocupava com um menino de 6 anos que dizia ser ateu, pois não havia prova alguma de que deus tinha criado o universo. Aos 10, ela me levou para a igreja e lá eu me encontrei socialmente. Foi o lugar que cresci, aprendi a tocar guitarra, toquei, louvei e falava em linguas (olha só!). Não dá pra eu encerrar todo meu caminho num post, mas eu gostaria MUITO de usar minha história e os caminhos e portas que ainda tenho na igreja para auxiliar na criação de caminhos para o diálogo com o meio evangélico. Já pensei nisso tantas vezes e me angustia não conseguir imaginar por onde começar. Destruir a visão de comunismo que implantaram nessas pessoas é premente, pois vejo como um dos maiores empecilhos. Como conseguiram fazer evangélicos acharem normal um cristão armado até os dentes, entendo que o trabalho, se demorar, torna-se a cada vez mais difícil. Ao mesmo tempo, o simples fato de implantarem no meio evangélico as ferramentas de violência como válidas mostra, também, o que o vídeo cita/defente: TODA IDENTIDADE É INSTÁVEL. Estou em período sabático até o final de 2023 (provavelmente, pois acidentes sempre são possíveis) então queria muito usar esse período para fazer algo mais relevante do que simplesmente ver seus vídeos.
@nte5387
@nte5387 2 жыл бұрын
Me considero uma pessoa agnóstica. Fui evangélica a maior parte da minha vida. Até cheguei a ser milica quando conheci o Bolsonaro. No entanto, conforme eu cresci, vi tantas atrocidades no meio evangélico (na perspectiva de figuras de autoridades ou pessoas de confiança) que me tornou cada vez mais cética. No entanto, não considero evangélicos como inimigos (minha irmã mais velha é muito religiosa), na verdade, ter diálogo é muito importante. Tanto que minha irmã até concorda comigo em alguns pontos quando debatemos.
@martinkenidafonseca2326
@martinkenidafonseca2326 2 жыл бұрын
Eu já até participei de um culto evangélico para conhecer, mas de uns anos pra cá peguei uma raiva de crente, nunca vou esquecer todos os ataques contra a comunidade LGBT+. Claro que nem todo evangélico é preconceituoso, mas sempre vou ter um pé atrás
@missianrodrigo7546
@missianrodrigo7546 2 жыл бұрын
Acho que é esse tipo de pensamento que fez a massa evangélica virar rebanho do Bolsonaro
@Roma-gw8jl
@Roma-gw8jl 2 жыл бұрын
Sim, cara. Crente é insuportável!
@LucasMartins-dy6no
@LucasMartins-dy6no 2 жыл бұрын
Acontece muita repressão a quem "ousa" ter pensamento individual dentro dessas igrejas, fieis são chamados de ovelhas porque são literalmente ordenados pelos seus pastores, eu fui evangélico e vi vereador sendo chamado pra cima do altar pra fazer palanque com o pastor dizendo "quem é de Deus vota em quem é de Deus", fora a vez que o pastor fez um culto todo dizendo que ben 10 era do demonio porque o muleque se transformava no cramunhão de quatro braços, eu quando comecei a ter um pensamento diferente dos meus amigos de dentro comecei a ser isolado, é pura manipulação psicológica.
@malumoteki3021
@malumoteki3021 2 жыл бұрын
Penso que vc tocou num ponto fundamental de toda a questão. Difícil lidar com tantos pontos críticos, começando pelas questões morais conservadoras, mas principalmente com o caráter de "prosperidade" que muitas vezes é distorcido e usado como forma de aproveitar da crença dessas pessoas. A crença deles na possibilidade de chegar no mesmo patamar que esses que tem a igreja liberada para ser seus palanques. É difícil até imaginar estar nos mesmos ambientes com esses "líderes" já que estimulam até reação violenta dessas pessoas que se fanatizaram muito fácil, do meu ponto de vista. Meu primeiro argumento quando tentava conversar com alguém era questionar o dízimo... Parecem ser completamente fechados a esse respeito. É bem difícil essa situação. Eu não vejo muita saída não. Vc conhece o canal de Tiago Santineli?
@LucasMartins-dy6no
@LucasMartins-dy6no 2 жыл бұрын
@@malumoteki3021 Exatamente, a famosa teologia da prosperidade, sem falar no panico moral que os pastores injetam, o medo do comunismo, lgbtfobia, xenofobia, os casos mais graves pra mim são os que envolvem a "determinação em nome de jesus" ou seja a pessoa doente para seu tratamento na esperança de que somente sua fé vai cura-la, ai tu ja sabe né, morre geral, não conhecia o canal do Tiago, vou conferir a tua recomendação, tamojunto
@cupinxacomxisdexijinping
@cupinxacomxisdexijinping 2 жыл бұрын
@@LucasMartins-dy6no Cara, isso aconteceu com uma tia-avó minha, ela foi a diagnosticada com transtorno depressivo, passou a frequentar a igreja do Pedir Mais Cedo e primeira ordem do pastor foi que ela parasse de se medicar.
@LucasMartins-dy6no
@LucasMartins-dy6no 2 жыл бұрын
@@cupinxacomxisdexijinping e se não se curar no nome de jesus é porque não teve fé o suficiente, ou seja, aumenta mais ainda a culpa de quem sofre de depressão, ps: teu nome é hilário kkkk
@malumoteki3021
@malumoteki3021 2 жыл бұрын
@@LucasMartins-dy6no é uma doideira porque são tantos pontos, que a gente fica sem ação. Sem saber por onde começar... De fato, vc tem razão sobre a cura só pela igreja, muito cruel. Eu já ouvi muito tbm, sobre esposas que apanham e ainda são roubadas, espoliadas, tratadas da pior forma, bancando financeiramente a casa e na igreja são pressionadas a continuar nesse martírio que o pastor chama de sagrada família. Isso é tortura. Sobre o Tiago Santineli, ele é um ex evangélico, que faz humor, stand up. E o canal é uma forma de combate ao fundamentalismo e a picaretagem de forma bem humorada e bastante ácida. Ele tem vários vídeos de react que são muito bons. A questão é que ele é extremamente inteligente e consegue desconstruir muito rápido e com ótimos argumentos as idéias malucas por trás da extrema direita fundamentalista cristã neoliberal. Vale à pena, mas tem que gostar de humor ácido. Um abraço, se cuida.
@WilianRibery
@WilianRibery 2 жыл бұрын
Leonardo Gonçalves lançou uma música muito legal chamada "Messias" com outros cantores evangélicos, inclusive a Dona Kelly do Ao Cubo. Um evangelismo de esquerda é possível e necessário. No DL Show a Sabrina do Tese Onze disse que não apenas conhece o Leonardo mas que são amigos.
@TheLegodoy
@TheLegodoy 2 жыл бұрын
O Leonardo encontrou com o Léo Péricles após o primeiro turno, ele é um cantor mto famoso no meio evangélico, pode fazer um barulho tb
@Jelisson_Gregorov
@Jelisson_Gregorov 2 жыл бұрын
Eu vi um vídeo de um pastor falando sobre socialismo e a referência dele era o Olavo de Carvalho. Nos comentário tinha vários associando o socialismo ao satanismo.
@duarte7686
@duarte7686 2 жыл бұрын
nem conheço mas chuto que seja neopentecostal
@triconex4816
@triconex4816 2 жыл бұрын
Eu apoio uma ideia do Humberto Matos que defende que temos que ter um centro de serviços sociais mantido e gerido por comunistas. Seria um lugar onde as pessoas vão para cortar o cabelo, fazer pequenos consertos em utilidades domésticas, trocar pneu dos carros, enfim coisas que todo mundo tem que fazer. E na hora de pagar, que seja algo simbólico, coisa de 5 reais, só pra manter o lugar de pé. Rapidamente as pessoas vão ver que é possível que haja um estabelecimento sustentável e que ofereça serviços bons por preços irrisórios, algo que é fortemente combatido pelo liberalismo econômico. Aí esses centros vão se multiplicando, crescendo e aí qdo a ficha cair, já seriam + de 100 mil pessoas participando do crescimento do comunismo.
@alessandrorodrigues3279
@alessandrorodrigues3279 2 жыл бұрын
Sou católico e assisto todos os seus vídeos, felizmente a igreja católica atualmente é mais voltada para a classe trabalhadora, por exemplo, o bispo da minha região já chegou a participar de uma greve dos professores para um melhor salário, só que é uma luta pelo direito da classe trabalhadora sem se aprofundar na raiz dessa opressão que é a classe dominante.
@pedrosilveira6554
@pedrosilveira6554 2 жыл бұрын
Mas já é um começo
@seusenhortobi5237
@seusenhortobi5237 2 жыл бұрын
A igreja não deve ser voltada para nenhuma classe. Ela se preocupa com a SALVAÇÃO das ALMAS.
@tata12costa44
@tata12costa44 2 жыл бұрын
Concordo!
@fernandx5889
@fernandx5889 Жыл бұрын
O próprio Papa é progressista
@pedrolira5897
@pedrolira5897 3 ай бұрын
​@@fernandx5889comparado aos outros sim, mas a igreja católica condena o comunismo
@thaiissa.santos
@thaiissa.santos 2 жыл бұрын
Muito importante esse movimento Ian, desde que entrei na universidade senti falta de uma abordagem maior sobre as implicações da religião no campo das ciências sociais aplicadas, no meu caso no curso de serviço social isso quase não aparece nas discussões e no currículo, a falta de compreensão e aproximação desse fenômeno é um dos grandes desafios que interferem muito na prática e cotidiano profissional
@healord51
@healord51 2 жыл бұрын
Sou evangélico e acompanho seu canal, essa posição de agrupar os evangélicos como se fossem uma coisa só, é complicadíssima... E sim, a religião é o ópio do povo e desse ópio eu fiz minha vida. Se o comunismo conseguir funcionar apesar disso, pra mim tanto faz. É importante a esquerda entender que perseguir evangélico não vai trazer progresso. Como evangélico te digo que sou um sintoma e não a "doença". Espero que Jesus abençoe a todos com sabedoria e misericórdia.
@duarte7686
@duarte7686 2 жыл бұрын
tem esquerdista que faz é os outros ter mais raiva da esquerda
@Nicolas_Asafe
@Nicolas_Asafe 3 ай бұрын
Igualmente, meu irmão em Cristo. Mas a história não mostra que seriam agradáveis conosco... :/
@az1nn
@az1nn 2 жыл бұрын
Ian, acho super interessante trazer esse tema no canal, também acho importantissimo falarmos sobre o tema, vejo pelo meus amigos meus evangelicos, todos "discordam" da politica que é passada nada igreja e logo concordam que o marxismo é "do bem".
@akila_monteiro_
@akila_monteiro_ 2 жыл бұрын
Graças a vc eu e meu irmão nos radicalizamos. Salve camaradas 🤙
@leovelloso100
@leovelloso100 2 жыл бұрын
Eu e meu irmao tbm. Salve, camaradas!
@fake7853
@fake7853 2 жыл бұрын
Bem vindos camaradas
@Lucasfenrir
@Lucasfenrir Жыл бұрын
Esses dias fui no barbeiro, e ele é evangélico, e ele estava conversando com um cliente a respeito de que não há como um cristão ser de esquerda, pois a esquerda defende aborto e legalização das drogas. O mesmo barbeiro todo tatuado, divorciado, que fuma charuto e toma chopp. É difícil dialogar com alguém cristão sem ofender a pessoa ao abordar diretamente essas hipocrisias que muitos deles possuem.
@viniciusdesouza1938
@viniciusdesouza1938 Жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkk e daí que o cara é tatuado, divorciado, toma Chopp e fuma charuto? Vcs comunistas são burros demais kkkkkkkk
@camaradajunio
@camaradajunio 2 жыл бұрын
Admiro o militante que consegue ter diálogo com qualquer religioso, eu ainda não consigo ter.
@dinasabino8161
@dinasabino8161 2 жыл бұрын
com religiosos tem que usar a biblia mateus 20 e atos 4:35 pra comecar a discussão kkkk eles dão umas bugadas sou evangelica e sei como é difícil msm sou taxada de tudo ...
@amanda.2416
@amanda.2416 2 жыл бұрын
@@dinasabino8161 hahahaha tbm uso a Bíblia pra cima do povo, mtos não gostam, nem ligo.
@akila_monteiro_
@akila_monteiro_ 2 жыл бұрын
Um vídeo sobre o pq devemos odiar o Enéas ia ser uma boa. Salveeeee 🤙
@noluntas
@noluntas 2 жыл бұрын
?
@TheSamuelDiniz
@TheSamuelDiniz 2 жыл бұрын
O problema é o neopentecostalismo que é puramente neoliberalismo e o calvinismo que é o famoso "é pobre pq Deus quis", mas dá pra disputar sim.
@malumoteki3021
@malumoteki3021 2 жыл бұрын
Eu queria ter o otimismo que vcs tem.
@melxgoncalves
@melxgoncalves 2 жыл бұрын
oloco, tava assistindo outro vídeo do canal e bem na hora uparam kkkkkk
@thisanx
@thisanx 2 жыл бұрын
estamos no funil
@blackdog3568
@blackdog3568 2 жыл бұрын
O grande irmão Ian está nos observando. Ele quer nos manter preso no canal. PRA SEMPRE...
@soniacarrupt2026
@soniacarrupt2026 2 жыл бұрын
Trabalho longo, pois evangélico e preconceito com outras religiões andam juntos. Quem já entrou sabe como demonizam outras crenças.
@danielle1859
@danielle1859 2 жыл бұрын
Incrível como o seu comentário é preconceituoso com os evangélicos!
@anonymously3552
@anonymously3552 2 жыл бұрын
@@danielle1859 KKK vai lamber sabão, ficou em shok com a verdade? 99% são evangélicos loucos desvairados
@rafagoncalves3391
@rafagoncalves3391 2 жыл бұрын
Inclusive preconceito contra nós ateus
@rafagoncalves3391
@rafagoncalves3391 2 жыл бұрын
@@danielle1859 não, é conceitual msm, vindo de uma análise
@missianrodrigo7546
@missianrodrigo7546 2 жыл бұрын
Acho que aí você tá generalizando
@construindoestufas9446
@construindoestufas9446 2 жыл бұрын
Compartilhando n face aqui.... parabéns Ian Neves ☺️👍
@thisanx
@thisanx 2 жыл бұрын
Então, Ian. Minha questão é com pautas divergentes entre nós e cristãos, como por exemplo a descriminalização do aborto, identidade de gênero, etc.. É um diálogo complicado
@agnesorlandeli4498
@agnesorlandeli4498 2 жыл бұрын
Ou seja, pautas morais. Na economia a gente ganha de longe
@gabrielasilva9236-p5v
@gabrielasilva9236-p5v 2 жыл бұрын
@@agnesorlandeli4498 mas as vezes isso importa mais para alguns..... afinal Deus é a verdade e centro da vida deles
@Durza
@Durza 2 жыл бұрын
Sim o dialogo é complicado, mas lembre-se que para haver uma ruptura é preciso maioria e unidade, não podemos esperar que o coletivo como um todo compartilhe as mesmas ideias de questão moral, mas o que podemos fazer é que eles tenham consciência de classe e se revoltem perante a burguesia, só precisamos concordar em uma coisa. O Capitalismo precisa acabar. Ao menos é a minha visão.
@Durza
@Durza 2 жыл бұрын
@@MrOverdriverr Me sinto até burro quando leio umas parada bem escrita assim kkkk... é isso dai mesmo.
@joaopauloduartedasilva4101
@joaopauloduartedasilva4101 2 жыл бұрын
Vale lembrar que isso não é necessariamente sinônimo de socialismo/comunismo. Quisera eu que uma revolução socialista significasse gays e trans e etc vivendo livremente já no dia seguinte. Isso vem do processo histórico de cada país (vide Cuba, que só 60 anos - mês passado - após sua revolução legalizou a união homoafetiva)
@luanedasilva4514
@luanedasilva4514 2 жыл бұрын
obvio que não se pode desistir da classe trabalhadora mas eu só não entendo porque as pessoas que são sempre mais "intimadas"/convocadas a convencer essas pessoas são as mais provaveis a sofrerem preconceitos delas, e pedidas a botar suas identidades e também suas crenças de lado para realizar esse convencimento quando há outros em uma posição melhor para fazer isso.
@rafagoncalves3391
@rafagoncalves3391 2 жыл бұрын
Ateu, gays, pessoas de religiões de matrizes africanas, sempre são intimidados por esses
@clarimp
@clarimp 2 жыл бұрын
Muito importante, precisamos estar atentos e aprender melhor como dialogar com a essa porção da classe trabalhadora
@ernestodamoneto8346
@ernestodamoneto8346 2 жыл бұрын
Valeu!
@WilianRibery
@WilianRibery 2 жыл бұрын
Os jovens nos Estados Unidos estão cada dia mais longe da religião, em parte pelo envolvimento político com o trumpismo. Entre 1930 e 2000, os americanos que frequentavam a igreja regularmente se mantiveram em torno de 70%. Em 2020 caiu para 47%. No censo de 2010 no Brasil os sem religião eram 8%. Este ano, vendo pelas estimativas, deve crescer para em torno de 12%. Parece pouco, mas lembra muito o crescimento evangélico entre os anos 1980 e 1990. Já neste ano pelas pesquisas, Lula teve 70% entre os sem religião, o que significa uma vantagem de 5 milhões de votos. Foi um grupo decisivo para eleição
@matthewalbert7430
@matthewalbert7430 2 жыл бұрын
Por favor não me dê esperanças de um futuro melhor
@dfkjsg
@dfkjsg 2 жыл бұрын
Daqui 15 anos vira evangelistão de novo. Os cara tem dinheiro, fi
@malumoteki3021
@malumoteki3021 2 жыл бұрын
Muito interessante essa estimativa sobre os que não tem religião. Acontece que existe muitos interesses por trás da disseminação do fundamentalismo religioso no Brasil. É instrumento do neoliberalismo da extrema direita no mundo, que por sua vez leva ao fascismo, como estamos vendo. Por tudo isso vemos o comportamento de seita.
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
@@malumoteki3021 pode me falar mais sobre o Tiago Santineli? Tô no canal dele mas não tô entendo muito bem (além do deboche)
@josevini_2010
@josevini_2010 2 жыл бұрын
@@dfkjsg é so lutar contra eles camarada eles podem ter todo dinheiro do mundo eles só não podem convencer o povo
@rafaelpacheco6558
@rafaelpacheco6558 2 жыл бұрын
Eu era evangélico da universal e a santa palavra de Marx me salvou dessa bagaça quadrada!!! Hoje sou ocultista e comunista 😄
@malumoteki3021
@malumoteki3021 2 жыл бұрын
Conhece o canal do Tiago Santineli?
@joaopauloduartedasilva4101
@joaopauloduartedasilva4101 2 жыл бұрын
Eu acho que o discurso econômico marxista é muito atraente e pode sim ganhar corações dentro das igrejas. Entretanto, a cultura cristã (mais precisamente a evangélica) tem um caráter colonizador muito forte. Não é apenas uma questão de acreditar em Deus e seus dogmas, mas tem o lance de espalhar a palavra e influenciar a sociedade. Dessa forma, temos o poder da religião (que pode abarcar o comunismo sem problemas) e o poder institucional das igrejas (cujos interesses são antagônicos aos interesses da classe trabalhadora)... Para o evangélico é muito difícil separar religião de igreja, e creio que o maior desafio seria trazer essas pessoas para disputar o poder institucional das igrejas no Brasil, sem parecer que estão atacando seu próprio Deus.
@fmkoba
@fmkoba 2 жыл бұрын
engajamento!
@zZwingli
@zZwingli 2 жыл бұрын
Isso aí
@_LucasLima_
@_LucasLima_ 2 жыл бұрын
Como evangélico por muito tempo eu me escondi da esquerda, nunca compactuei com o imbecil que está no poder, mas as pessoas de esquerda que eu conheci nunca se quer tentaram conversar comigo sobre comunismo pelo fato de eu ser "crente". A imagem que eu tinha era que eu infelizmente teria que gravar a ferro e fogo o conceito liberal porque pra mim era muito mais fácil ter contaro com esse mundo do que com o comunista. A minha sorte foi que eu achei esse canal e percebi como a luta de classes e o cristianismo tem coisas parecidas, óbvio que tem pessoas que acham dificil não ter preconceito com evangélico como um rapaz do chat, mas o próprio Ian me mostrou muito sobre como a esquerda pode ser acolhedora. "Não quero saber que Deus você acredita, o que importa é que você é um trabalhador como eu e só isso já basta para nos aliarmos" é a mensagem que eu sinto. Deus abençoe a luta de classes.
@diogomilome
@diogomilome 2 жыл бұрын
O diálogo é muito possível. Falo disso como cristão evangélico e muito a favor das pautas da esquerda radical. A igreja evangélica é um retrato do senso comum em seu uso da Bíblia como sustento da ideologia dominante. Só sai essa mentalidade com debate mesmo. Porém, se os marxistas quiserem não somente debater, mas radicalizar os cristãos, terão que em parte abrir mão da materialidade do pensamento religioso que, para nós, é em parte transcendental. Enquanto um dos lados não ceder, a radicalização é impossível. Em se tratando de 42 milhões de pessoas que se identificam com essa fé, acho muito difícil ganhar politicamente com essa massa votante. Eu como cristão evangélico me identifico como classe trabalhadora e defender os interesses de nossa classe, me vejo em contradição quando alguns marxistas sugerem pra mim procurar uma fé que seja mais próximo da materialidade, tratando minha experiência de credo como uma mera decisão racional. Não é. Pra maioria dos evangélicos nunca será. Por isso não me identifico como marxista ou como comunista pq em parte isso é oposto à minha fé
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
Materialismo é uma coisa, fé é outra e um não precisa interferir no outro. Acredito que o grande problema do Brasil hoje é que os crentes em geral querem enxergar a política através da fé, sendo que o necessário uma análise realista. Já na sua espiritualidade, ninguém deve te dizer que vc tem que ter uma religião mais próxima da materialidade, pois estas são duas coisas opostas que eu acredito que não tem que se misturar. Crença pessoal é crença pessoal, a forma de lidar com o coletivo que você faz parte é outra.
@diogomilome
@diogomilome 2 жыл бұрын
@@MariahX-uq2nq eu entendo seu ponto e concordo com ele. Mas vai chegar num momento que minha fé afetará a materialidade das decisões político sociais. Nesse ponto, os marxistas vão me excluir. Pq meus princípios sociais não estão baseados em materialidade, mas numa experiência transcendental. Pra gente, vida espiritual não se dissocia de vida material e social. Esse é o ponto que muitos marxistas não entendem. E esse também é o grande nó pra ser desatado se a esquerda radical quiser dialogar com esse setor. Não adianta bater de frente e dizer que são coisas separadas pq ninguém vai te ouvir mais. Por isso que disse, é necessário que uma das partes abra mão.
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
@@diogomilome Bom, eu acredito que a materialidade deve pautar a nossa vida em sociedade. Talvez eu não tenha pensado em todas as situações como cristã, mas em boa parte delas, no meu ponto de vista, não afeta. Todos seríamos mais livres com os direitos fundamentais garantidos, e já que seria pautado no materialismo, não haveria a extinção da fé (como muitos querem e dizem) pq ela faz parte da identidade cultural do país, apenas um convívio pacífico entre as existentes. Se estiver confortável e quiser citar algum ponto de interferência que você vê entre elas, ficaria feliz em pensar melhor sobre. Acredito que todas as questões que são referentes ao credo, são aplicáveis às pessoas que fazem parte daquele grupo, e não para TODAS as pessoas do país, por exemplo.
@diogomilome
@diogomilome 2 жыл бұрын
@@MariahX-uq2nq Que legal que você deixou o diálogo aberto! Fico feliz por isso. Então, eu também acho que temos mais convergência do que divergência. Porém, conhecendo a cultura evangélica, se você discordar de um ponto central da fé, você perde a pessoa. A moralidade cristã pra mim é onde pode haver maior embate das ideias. Pq nossa ideia de moral não é de construção social no consciente coletivo (apesar de na maior parte ser). Partir para o enfrentamento não vai funcionar. No fim você vai acabar batendo de frente com tradições milenares de pensamento. A história da igreja diz que somos teimosos em relação a nossa fé. Questões como teoria de gênero, pensamento revolucionário, algumas correntes do movimento feminista, mexem em pontos centrais da moral cristã baseada na bíblia. Sugerir uma reinterpretação da Bíblia é tiro no pé. Pra mim, a melhor opção é permitir essas contradições inerentes desse corte da sociedade formada no capitalismo e através de influência externa (tv, internet e produção cultural) mudar de fora pra dentro. Recentemente, estava observando que assim que flexibilizamos alguns de nossos paradigmas mais ferrenhos como tatuagem, roupas, estilos musicais. Até mesmo coisas consideradas pecados, como o divórcio e o recasamento, hoje são mais normalizadas (apesar de ainda ser combatido) e já não possuem tanta força opressora como antes. Falo isso analisando como alguém de fora. Políticas públicas como descriminalização do aborto e outras pautas sensíveis à igreja são muito caras para serem discutidas por meios materiais porque a justificativa da opinião evangélica é transcendental (porque Deus disse assim).
@torettu
@torettu 2 жыл бұрын
Eu sou Cristão. Cheguei na fé no Deus Pai e em Jesus através da busca pela verdade. Observei que na Bíblia existem passagens que se repetem até nos dias de hoje. Seja na idolatria cega de um povo, na xenofobia com os samaritanos ou nos conselhos do Messias Jesus (Yahushua ha'Maschiac) que as escrituras são muito atuais. Vi no Sudário de Turim e na passagem do Messias pela Terra através das histórias contadas sobre ele a prova da existencia dele. A partir disso, entendi que existe um motivo para o Cristianismo ser dada como verdade soberana dentre outras religiões. A fé Cristã vai além da metafísica, porque se concretiza na materialidade. Basta compreender os fundamentos em que Cristo se baseou, a quem e como ele ajudou o povo no passado e entender suas parábolas para saber por quem e por quê ele foi perseguido. Essa é inclusive uma das coisas que me trouxeram aos estudos sobre Comunismo e me fazem acreditar que eu estou no caminho certo. Dentre outras coisas como "A Farsa da ida do Homem à Lua", "A fraude evolucionista de Darwin" e saber que Jack Parsons, Von Braun e Walt Disney são declaradamente n4z1s e s4t4nist4s e estão ligados com as "viagens espaciais", me fazem acreditar que o modelo heliocêntrico e Terra Globo é uma falácia. O que reforça a minha fé no Messias. Afinal, não existe materialidade na gravidade, nem no modelo heliocêntrico, nem do homem na lua e sequer da existencia de outros planetas de fato, senão imagens computadorizadas que o próprio editor da empresa espacial diz transformar dados em imagens. Creio que a busca pela verdade é algo inerente ao ser humano e aqueles que são sinceros de coração e querem o bem vão entender esses pontos assim como eu os entendi.
@PFaust1155
@PFaust1155 2 жыл бұрын
Um debate extremamente necessário, mas difícil... Da classe média pra cima, se torna quase impossível... Mas lutemos, camaradas.
@victorhugo1819
@victorhugo1819 2 жыл бұрын
Prazer, evangélico e comunista presente.
@dimibohm
@dimibohm 2 жыл бұрын
Sou evangélico (igreja metodista), atuo no ministério de louvor, apesar de ter meus momentos de 'agnóstico'; sou de esquerda, gay, e quanto mais estudo, mais comunista (apesar de que ainda falta estudar muito). Na minha igreja tem vários de esquerda, vários de "centro" e vários de direita. Nosso pastor é filiado ao PSOL. Eu e meu namorado somos muito amados lá, nos faz bem, tanto pela presença da minha família, como dos outros. Considero minha existência naquele espaço muito importante. Mas toda vez que comento com alguém de esquerda que sou evangélico, quase sempre ficam '??????WTF PQ???????'. Entendo porque a generalização usada no texto.
@Nana-tg1xv
@Nana-tg1xv 2 жыл бұрын
Ué pode gay na igreja? Eles não aceitam 🤷
@dimibohm
@dimibohm 2 жыл бұрын
@@Nana-tg1xv Entendi. Não pode generalizar "a esquerda". Mas "a igreja" pode. Saiba: todos que estão lá na minha igreja, da esquerda à direita, aceitam e apoiam a mim, ao meu namorado, e pelo menos outros dois casais homossexuais que frequentaram, de dois outros gays, que tiveram de se mudar, e de duas lésbicas, que pararam de ir durante a pandemia. Teve algumas resistências no começo, mas assimilaram. Inclusive, considero minha existência lá importante por ser gay também, não só comunista.
@davilima8669
@davilima8669 Жыл бұрын
@@Nana-tg1xv depende da igreja, algumas sim
@CaboclaHannah
@CaboclaHannah 2 жыл бұрын
Também detesto essas paradas de "a esquerda", como se só existisse uma esquerda e como se estivessem falando de todos nós e as vezes por nós. Sobre o conteúdo, muito bom. Gratidão Ian! ❤️
@giovannimarteletto1678
@giovannimarteletto1678 2 жыл бұрын
Pergunta sincera de um cristão que simpatiza com algumas ideias do comunismo. Como compactuar com um sistema que em todas as suas tentativas de implementação perseguiu grupos religiosos e em alguns casos estabeleceu um ateísmo de estado que não deixava espaço dentro da sociedade para as expressões religiosas?
@duarte7686
@duarte7686 2 жыл бұрын
O cidadão não precisa ser uma coisa pré programada, que segue uma cartilha completa do começo ao fim
@julianaboveronnenogara9203
@julianaboveronnenogara9203 2 жыл бұрын
Temos o maior ícone evangélica comunista da atualidade, a irmã Mônica.
@Gustavogomees7
@Gustavogomees7 2 жыл бұрын
Pô Ian acho super interessante você fazer um vídeo sobre isso, pois há muitas dúvidas que acredito que eu e outras pessoas temos nessa relação entre comunismo e religião cristã, é tbm é um tema extremamente estratégico, afinal a sociedade brasileira é cristã por "essência", fazendo com que boa parte a população seja cristã.
@renancito1897
@renancito1897 5 ай бұрын
Cara, sou psicóloogo e tenho estudado isso no doutorado (mesmo com oposições). Uma revolução precisa de carisma. Para algumas pessoas (talvez as mais europeizadas) a racionalidade mais teórica funcione muito bem. O que a teologia latino-americana mostrou é que uma grande massas de pessoas funciona melho rem um caminho de conscientização numa via teórico-afetiva-espiritual, que a religião opera muito bem, mas o "partido" não. Outro ponto é que escutando você mesmo por aqui (Ian), a forma psicológica de "subjugação" (consciente) do eu que você tem com o seu coletivo é muito semelhante à forma do eu carismático da religião. Por isso tenho me dedicado a este estudo, sinto aí uma pista fotíssima para mudança das coisas no Brasil atual.
@renancito1897
@renancito1897 5 ай бұрын
Só lembrar que falo embasado na teologia católica e no que está escrito. A prática de muitas igrejas e pessoas é bem diferente, não tem nada de um carisma consciente.
@marcelodejesus6440
@marcelodejesus6440 2 жыл бұрын
Eu mudei ovoto de um evangélico confrontando -o com a verdade
@khatemel2968
@khatemel2968 2 жыл бұрын
👏👊👍
@tamirisamaral1119
@tamirisamaral1119 4 ай бұрын
Aeee camarada 👏🏾🍀
@ricardonadim7204
@ricardonadim7204 2 жыл бұрын
Vc é foda...queria saber mais sobre gramsci
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
O cantor gospel Leonardo Gonçalves tem uma foto com o Leonardo Péricles!!
@pedroreyes2069
@pedroreyes2069 2 жыл бұрын
Eu sou evangélico e sou comunista 💁🏽‍♂️
@emanuart277
@emanuart277 2 жыл бұрын
A irmã da minha namorada(trans), é evangélica mas se respeitam muito, foi a irmã que fez a família toda chamar ela de ela, para que as crianças da família não ficassem confusas, no fim o hábito se tornou respeito e compreensão. Eu e minha namorada conversámos muito muito muito com ela, ela tinha medo do mst, explicamos, ela tinha medo do socialismo no brasil, explicamos. Mas depois de muita conversa deixou de votar jo bolsonaro pra votar nulo... Então as coisas vão devagar problema é que pode retroceder mais rápido do que se concientiza. Na igreja o pastor gospe mentiras.
@jimmybro3719
@jimmybro3719 2 жыл бұрын
E disputar nesse caso não é nem no sentido do cara deixar de ser evangélico, mas sim usar a própria linguagem e cultura religiosa como ponte de diálogo, além da classe obviamente, pq somos todos trabalhadores. Mas o discurso bíblico pode ser interpretado e difundido de forma reacionária ou revolucionária, e a história tá cheia de exemplos disso. #jesuscomunista
@barracadefrutos5695
@barracadefrutos5695 2 жыл бұрын
Outra coisa. Não dá pra generalizar os cristãos, nem os evangélicos. Na minha visão de evangelico/cristão, existe uma instrumentação do evangelho por parte de movimentos partidários, mas que esvazia a essência do evangelho para apensas extrair o que se deseja.
@rockonileva
@rockonileva 2 жыл бұрын
Um ponto muito importante a se fazer é popularizar as quebras dos grandes espantalhos construídos que colocam o comunismo como a representação do anti-cristianismo. Estes são grandes pontos de resistência. Inclusive os temas de legalização do aborto, direitos LGBTQIA+. Mostrar que o socialismo não proíbe a fé...
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq 2 жыл бұрын
Concordo, isso é vital se quisermos ter um diálogo com eles.
@joicemascena
@joicemascena 2 жыл бұрын
Vi uma blogueira evangélica falando que achava essencial a orientação de pastores na hora do voto, já que os líderes tb orientavam em outros campos da vida. Pra mim esse é o grande problema. Como o Ian falou em outro vídeo, os pastores não apoiam o Bolsonaro porque ele é cristão e sim pelo interesse econômico, como por exemplo o Edir Macedo que teve uma dívida gigante perdoada. No final os pastores tem uma influência muito grande, já vi exemplos de pessoas que não vão a hospital, que cortam laços com a família ou doam tudo o que possui para a igreja a mando do pastor. Como conseguir dialogar com essas pessoas?
@Caio0092
@Caio0092 2 жыл бұрын
uma vez eu fui falar prum cara la da area que as igrejas queimavam as pessoas e o pastor manipulava as outras, ele simplesmente me falou "vou acreditar num pastor ou num macumbeiro depressivo da realidade?" e eu perguntei dele "se teu pastor ou padre pedisse tua casa pra ele ficar tu daria?" ele disse que sim esses caras conseguem mexer com a fé das pessoas de um jeito que até tentando trocar eles de pensamento eles ja tem respostas na ponta da lingua.
@ElizeuDelziovo-ft2ju
@ElizeuDelziovo-ft2ju 11 ай бұрын
Sou evangélico e comunista a muito tempo
@lucsplayer8966
@lucsplayer8966 2 жыл бұрын
Você podia falar sobre o catolicismo tbm
@JoeCruciti
@JoeCruciti Жыл бұрын
Passei boa parte da minha vida como evangélico, transitando pelas vertentes pentecostal, tradicional e, por fim, a progressista da religião. Optei por deixar a fé antes da cooptação da igreja brasileira e do show de horrores promovido pelo bolsonarismo. É alarmante a presença de preconceito e desinformação em relação ao comunismo, assim como a forte aversão aos movimentos progressistas. A direita tem sido habilidosa em capitalizar essa situação. Por exemplo, meu pai, um metalúrgico aposentado, é um fervoroso apoiante de Bolsonaro. Em uma de nossas discussões, argumentei que um indivíduo de baixa renda apoiar a direita era paradoxal, mas, nas palavras dele, “isso não tinha nada a ver.” Resumindo, é fundamental nesse trabalho junto aos evangélicos desmistificar e eliminar os estigmas que permeiam essas questões.
@serventking
@serventking 2 жыл бұрын
Eu sou evangelico e não vejo que o comunismo nas suas bases não prega a perseguição aos evangélicos. O que acontece que é cada país tem sua forma de tratar as religiões. O evangelho prego coisas que, ao meu ver, o comunismo até mesmo copiou (no bom sentido) do evangelho.
@gabrielaalves5139
@gabrielaalves5139 2 жыл бұрын
A maior parte dos brasileiros ainda é religioso, não só de religiões cristãs, mas também de matriz africana e precisamos conciliar com todas elas, afinal nenhuma dessas defende exploração e com certeza gostaria de um mundo onde todos tivessem comida, saúde, educação, etc.. precisamos aprender a dialogar!
@anabenasc
@anabenasc 2 жыл бұрын
sou evangélica e sempre fui de esquerda pois pra mim é a ideologia que mais se aproxima do q Deus prega (lutar por justiça, defesa de minorias, coletividade, etc). É difícil combater o conservadorismo e o bolsonarismo dentro das igrejas mas não é impossível, a organização é fundamental nisso e a esquerda tem que querer ocupar esses espaços, sem preconceito ou descrença em relação à essas pessoas.
@TiaguinhoMu
@TiaguinhoMu 2 жыл бұрын
Perdeu a chance de fazer umas matérias do prédio do meio como optativas.. O Ricardo Mariano do departamento de sociologia, da uma optativa: Sociologia da Religião que dialoga com muito do que você mencionou. É o sucessor do Flávio Pierucci mais ativo no tema hoje
@shinbleach
@shinbleach 10 ай бұрын
Valeu Ian Me radicalizei por meio dos seus videos. Cristão "evagelico" e comunista Que livro vc me ineica depois do manifesto comunista
@wallacedasilvaabreu861
@wallacedasilvaabreu861 2 жыл бұрын
Bom jovem!
@Marlon_José_Cunha
@Marlon_José_Cunha 2 жыл бұрын
Essa e uma luta que eu infelizmente tenho que deixar pra outros camaradas como membro de uma minoria religiosa eu não tenho sanidade pra isso
@andre-t6o3y
@andre-t6o3y 2 жыл бұрын
Leitura impecável. Concordo em gênero, número e grau. Se o embate for pela caráter "teológico" é tentar "ensinar o padre a rezar". Acho que é válido ressaltar essa memória de lutadores cristãos, pra desmistificar o assunto "cristão de esquerda", mas o ponto é que a radicalidade da esquerda é sobre a vida material, não espiritual, e dizer que Jesus era de esquerda ou direita é só anacronismo.
@saitamaallmigthy8442
@saitamaallmigthy8442 Жыл бұрын
Sou evangélico. Hoje estou afastado da igreja, pois tive alguns traumas lá dentro. Mas não deixei de acreditar em Deus. Infelizmente, uma grande parte da igreja decidiu defender o capitalismo. Usa-se a doutrina do evangelho de forma deturpada para atacar o socialismo e defender o capital. Acho isso extremamente lamentável. Eu, que estudei a bíblia, sei que a mensagem de Jesus Cristo não tem *NENHUMA* conexão com o capitalismo. Muito pelo contrário, em vários momentos há choques colossais entre o evangelho e o capitalismo. Por exemplo: 1. Todos são iguais perante Deus. Não há reis nem escravos; 2. Jesus ensina que no reino de Deus, o maior serve o menor, e o próprio Jesus deu o exemplo quando lavou os pés de seus discípulos; 3. A avareza, o acúmulo exacerbado de riquezas, é condenado. Jesus diz que Deus cobra cada um conforme a sua possibilidade, isto é, quem mais tem mais ajuda; Fora que no próprio livro de Atos há uma experiência socialista, quando todos os irmãos passam a viver com propriedade coletiva (Atos 2: 44).
@joaopedroribeiro5849
@joaopedroribeiro5849 Жыл бұрын
Vamos lá, não existe essa dicotomia entre capitalismo e comunismo da forma como esses influencers marxistas da internet colocam. O capitalismo é incompatível com o cristianismo (com basicamente quase td religiao, na vdd) mas isso não implica no comunismo ser algo positivo, bom e compatível aos ensinamentos de Jesus. Oq vc descreveu em Atos passa longe de ser socialismo, e vc sabe disso, fez uma baita de uma ginástica mental para encaixar algo que se vê até dentro do sistema capitalista: grupos de pessoas que compartilham tudo o que possuem, dentro do socialismo. E que, na verdade, não é algo necessariamente presente dentro do socialismo, já que o socialismo prevê a socialização dos meios de produção, e não de todas as nossas posses.
@TheLegodoy
@TheLegodoy 2 жыл бұрын
Não lembro quem comentou que a igreja é o primeiro espaço de acolhimento para os mais necessitados, é ali que temos que estar, como cristão (hj não vou a igreja) sei o qto eles tentam se aproximar de pessoas que estão passando dificuldade, e propondo que Deus mudará a vida delas
@Vogom
@Vogom 2 жыл бұрын
Seria muito interessante falar sobre religião nas experiências socialistas Escuto muitas pessoas falando que evangélicos são perseguidos nesses Países, principalmente na Korea
@hermitao9889
@hermitao9889 2 жыл бұрын
Salve mano, to consumindo um pouco do seu conteudo e venho aqui perguntar, tem ou vai ter live de Laos 2? Forte abraço XD
@joaomiranar4902
@joaomiranar4902 2 жыл бұрын
Obrigado pelo conteúdo!!!
@angelicasilva9909
@angelicasilva9909 2 жыл бұрын
Sou crente. Nao faço a menor questão de ser chamada de evangélica. Fico com o nome que sempre levei, muitas vezes com escarnio da parte de quem falava. Uma vida na igreja, me considerando parte dela ainda que não seja mais frequentadora. É uma parte indissociável de mim, e que nem desejo ser de outra forma. Cresci com medo do que diziam ser a prática do comunismo e ao mesmo tempo achando que o que diziam ser teórico a coisa mais fantástica do mundo. Até hj não sei se é possível ser religioso e ser comunista.
@khatemel2968
@khatemel2968 2 жыл бұрын
Jesus pegou os pães e, tendo dado graças, repartiu-os entre os discípulos,e para os que estavam assentados; e da mesma maneira se fez com os peixes, tanto quanto desejaram. João 6:11
@dinasabino8161
@dinasabino8161 2 жыл бұрын
mateus 20 atos 4:35 ... Jesus vai alem do comunismo tanto pq nem existia esse conceito na época
@Helderlevi21
@Helderlevi21 2 жыл бұрын
Já fui do meio evangélico, ninguém lá sabe nada sobre política, direita, esquerda, facismo, comunismo ou liberalismo. O motivo da escolha por Bolsonaro é qualquer outra não relacionada com o conhecimento dessas coisas. É uma escolha ideológica de base moral e aversão ao PT. As ideias ensinadas sobre sobre aborto, homossexualidade, pedofilia, maioridade penal e outras são as mais decisivas no meio evangélico para a escolha do voto principalmente tendo em vista a polarização do "tenho que votar nesse para não votar no outro" então qualquer justificativa vale sem nenhuma profundidade teórica ou material.
@lucasmarcondes3867
@lucasmarcondes3867 2 жыл бұрын
Sabendo muito bem como funciona o meio evangélico eu concordo com o Ian, é mais fácil conquistar essa galera com trabalho de base focando no cotidiano e nas contradições óbvias do capitalismo , ficar resgatando valores religiosos "comunistas" de outra época não rola com eles.
@luizcomz9641
@luizcomz9641 2 жыл бұрын
Obrigado Ian! Vídeo importantíssimo pra nossa militância 😘
@cogu_joe
@cogu_joe 2 жыл бұрын
NOSSO TRABALHO TAMBÉM É MISSIONÁRIO. AME O PRÓXIMO.
@samuelcangussu9612
@samuelcangussu9612 2 жыл бұрын
Boa tarde Camaradas
@gisag20
@gisag20 2 жыл бұрын
Eu vi alguém dizendo que não tem como falar contra o fascismo sem também falar contra o capitalismo porque, quando há uma crise no capitalismo, a sociedade se torna fascista. Isso procede? Onde ler sobre?
@raimundovasconcelos6351
@raimundovasconcelos6351 2 жыл бұрын
Um exemplo atual é o Pastor Henrique Vieira do Psol do RJ
@duarte7686
@duarte7686 2 жыл бұрын
Cabo Daciolo começou no PSOL kkkk
@roniaguirre251
@roniaguirre251 2 жыл бұрын
Esse cara é o único comunista que acompanho, é muito inteligente
@simoneperusio4833
@simoneperusio4833 2 жыл бұрын
Professor Paulo Ghiraldelli é muito bom também. Ele não é comunista mas é da esquerda brasileira.
@kas123-cm
@kas123-cm 2 жыл бұрын
Ian é foda! Acompanha também o Gustavo Gaiofato, Laura Sabino, Elias Jabbour, André Roncaglia, Rita Von Hunty, João Carvalho... eles são fodas também e complementam demais
@roniaguirre251
@roniaguirre251 2 жыл бұрын
@@simoneperusio4833 Obrigado irei procurar sobre ele
@roniaguirre251
@roniaguirre251 2 жыл бұрын
@@kas123-cm vlw pelas indicações irei atrás destes nomes
@duarte7686
@duarte7686 2 жыл бұрын
não ofendeu evangélico, tá ótimo, os outros poderia ser assim tbm
@meiwalayra
@meiwalayra 2 жыл бұрын
Que vídeo importante Ian.
@RafaelRodrigues-dq6tt
@RafaelRodrigues-dq6tt 2 жыл бұрын
Comentário de engajamento
@barracadefrutos5695
@barracadefrutos5695 2 жыл бұрын
Uma correção: não são os pentecostais e sim a teologia neo pentecostal deturpada. São teologias totalmente diferentes. Outro ponto, o correto para nós é ler o mundo à partir do evangelho, e não o contrário. Por isso os evangélicos têm sido manipulados, pois não lêem corretamente o evangelho, se deixando levar por qualquer coisa.
@PrisciladeMeloSilva
@PrisciladeMeloSilva 2 жыл бұрын
Oi, Ian! Eu tenho muito interesse nesse tópico e, honestamente, eu PRECISO que ele seja debatido entre a gente. Eu cresci na igreja evangélica e eu lido todos os dias com familiares bolsonaristas evangélicos que me questionam sobre assuntos e conceitos básicos relacionados à esquerda e mais especificamente ao comunismo. Eu entendo que o problema básico é mais de desinformação mesmo. Mas eu não consigo responder a tudo e nem consigo lidar com as perguntas na velocidade em que elas chegam. Eu concordo totalmente que os espaços precisam ser ocupados e que a gente precisa fazer trabalho de base. Mas eu não tenho todos os recursos pra fazer isso no contexto em que eu estou. Acho que você não vai ler este comentário, mas eu queria trocar umas figurinhas, já que você vem se interessando sobre o assunto. Eu te trago a visão de dentro e você me ajuda a responder meus parentes😅🤣 o que acha?
@LavozierAraujo
@LavozierAraujo Жыл бұрын
​@@marceloigor6 Tá vendo porque é difícil dialogar com cristão? Vocês aceitam de boas gente como Guilherme de Pádua mas se for de ater aborto os argumentos falaciosos aparecem na hora.
@ricardopintoignez5333
@ricardopintoignez5333 2 жыл бұрын
Discordo um pouco de vc no final, Ian. Eu me radicalizei justamente por conta de um contato q eu tive com a teologia da libertação dentro da igreja católica. Acho q, como eu, muitos jovens de dentro da igreja poderiam se aproximar muito mais desse ideal revolucionário através dessa via.
@tata12costa44
@tata12costa44 2 жыл бұрын
Você poderia contar mais sobre essa experiência?
@marinaalves9606
@marinaalves9606 2 жыл бұрын
O complicado nos evangélicos é a lavagem que os pastores fazem. Eles pregam que "Deus é o responsável por tudo", dessa forma cabe a eles aceitar tudo, sem uma consciência e luta própria. Basta rezar e obedecer.
@Denner.Comics
@Denner.Comics 2 жыл бұрын
Eu sou cristão, adventista do sétimo dia e sou comunista✊, é possível sim, oque falta é a informação correta chegar onde os cristãos estão, muitos trabalhadores nao tem tempo de ver jornal ou outras cosias e optam por redes sociais pra se informar, rapido, mastigado, é preciso consiencia de classe
@lekleoloko
@lekleoloko 2 жыл бұрын
O jeito mais facil de convencer um evangelico é por similaridade de ideologias! tem muita coisa em comum, mas o foco esta nas "diferenças"!
@RwnoCeSR
@RwnoCeSR 2 жыл бұрын
E com o comunismo como fica a classe artística considerando como o Brasil funciona hj?
@franciscosanchesgomes1058
@franciscosanchesgomes1058 2 жыл бұрын
Recomendo O Povo de Deus, de Juliano Spyer, para entender quem são os evangélicos brasileiros.
@yurimachado2443
@yurimachado2443 2 жыл бұрын
o brabo da internet
@an_der4856
@an_der4856 2 жыл бұрын
sou evangélico desde 96 (eu acho) e super me identifico com a esquerda. desgostei do PT durante a 'era Lula', passei a me identificar +c PSOL e agora tô me identificando com o PCB e com a UP.
Гениальное изобретение из обычного стаканчика!
00:31
Лютая физика | Олимпиадная физика
Рет қаралды 4,8 МЛН
Marxismo, cristianismo e apologia do sofrimento
21:28
Jones Manoel
Рет қаралды 11 М.
Why Majora's Mask's Blue Dog Took 25 Years to Win the Race
21:04
Vidya James
Рет қаралды 3,1 МЛН
A HISTÓRIA DO AVIVAMENTO MORÁVIO
12:26
Carol Bazzo
Рет қаралды 187 М.
CRACOLÂNDIA E VI0LÊNCIA | Cortes do História Pública
8:26