Eu acho que o título nasce junto com a escrita. Você está lá de boa escrevendo e de repente ele chega. As dicas foram muito boas e esclarecedoras.
@nanibananagamer8 жыл бұрын
Muito bom gostei da forma que aborda o tema, da pra ver que entende muito do assunto. Eu estou esperando terminar meu livro para saber o nome porque meus personagens são terríveis e só fazem o que eles querem.
@casa_fluida3 жыл бұрын
Rsrs Quando eu era adolescente comecei a escrever um livro, mas parei justamente porque tb tive essa sensação que os personagens tinham vida própria. Eu não estava conseguindo escrever do jeito que eu queria. Eles sempre iam p outro lado 😅 Rsrs
@fonsecaautor5 жыл бұрын
Amei as dicas. Sempre fico indeciso sobre títulos, seja de artigo científico, crônica, redação etc. Qqr coisa.
@RaquelPereira7 жыл бұрын
"Dias Perfeitos" em tom de ironia. Na verdade eu não captaria a ironia pq pra mim, dias perfeitos são justamente dias nublados, rss. Obrigada pelas dicas. Cada video tem me ajudado muito.
@b.nascimento22666 жыл бұрын
Dias nublados e chuvosos são os meus favoritos.
@bloguedovalentim6 жыл бұрын
Pretendo escrever um livro sobre a vida no quartel durante os anos 70. Especificamente na Aeronáutica, onde servi.
@alanlopes95493 жыл бұрын
interessante ! coloque um casal vivendo um romance proibido seria interessante ! um subordinado tendo um caso com o seu chefe superior, ficaria interessante...
@flaviomperes8 жыл бұрын
Obrigado, você realmente ajuda muito com as dicas. (Ops, digo, vocês do "Carreira Literária).
@michelekaihei2504 жыл бұрын
Há vezes em quem escrevo e ignoro a preocupação com o título enquanto a trama toma forma e os personagens ganham vida, se o título não surgir naturalmente até este momento, me sento e analiso meu material e realmente me dedico a encontrar um título. Mas na maioria, tenho o título primeiro, e o leque se abre enquanto tento desdobrar o amontoado de ideias que ele traz, mas ele acaba norteando as decisões de enredo e criação de personagens que tomo. Antes, durante ou depois, é como escolher suas meias, individual e nem sempre uma lógica pre-definida, contanto que funcione, que haja identificação e esteja intimamente ligado à obra e que soe bem (ajuda bastante).
@alextzimisce6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo e pelas dicas! Anotadíssimas no HD mental.
@ricardostein64347 жыл бұрын
Obrigado, me ajudou muito. Vou até repensar o título do meu livro.
@mirianm50454 жыл бұрын
Obrigada
@rosanasouza96957 жыл бұрын
Amei seu vídeo!! Eu penso assim também em relação ao título, mas não é nada fácil. Meu livro que ainda não publiquei tem o título "Do corpo a Tentação". Trabalhei muito para finalizar a escolha do título, pois quero que o leitor ao ler o título fique curioso na relação entre o corpo e a tentação. ..
@mariaestelaximenesximenes8102 жыл бұрын
Gostei das dicas👏🏼👏🏼👏🏼mas, por que os títulos, imagens dos livros estão invertidos?
@mariaildete70657 жыл бұрын
Amei as orientações. Ótimas. Obrigada.
@Mizutsukii3 жыл бұрын
Você poderia falar sobre capas de livro?
@DiegoHTD6s6 жыл бұрын
Mano seu canal é perfeito
@Pedroom_Lanne9 жыл бұрын
Eu publiquei um livro intitulado ADUÇÃO - O DOSSIÊ ALIENÍGENA, mas tem gente que lê "abdução" ou acha que escrevi errado em posts que faço sobre o livro. Mas a escolha do título está correta, pois o livro descreve o que seria o processo oposto de uma abdução alienígena... Ou seja, o título é uma alusão ao processo que os personagens vão atravessar na história. A editora quis mudar o título, mas eu não deixei. Apenas modificamos o subtítulo (O Dossiê Alienígena), pois antes eu tinha sugerido (como no ebook que publiquei) que fosse: Dossiê de um Transmutado Alienígena...
@JonathanSerafim9 жыл бұрын
+Pedroom Lanne, o grande problema de quem lê superficialmente, não pesquisa nem procura absorver nada novo. Preferindo depreciar o autor. Trágica realidade.
@macadailtonseixas7 жыл бұрын
Interessei-me pelo teu livro. Vou pesquisar.
@Pedroom_Lanne7 жыл бұрын
é bem verdade que muita gente adora se manifestar só para criticar mesmo. Mais fácil encontrar leitores críticos do que elogiosos... O jeito é saber levar na boa e extrair o que for possível. Abs.
@juliocjmolina7 жыл бұрын
Pedroom Lanne Esse teu livro presta? Sci - fi nacional pode ser interessante de ler.
@marinaifs6 жыл бұрын
creio que isso se deve ao fato de que as pessoas desconhecem o significado da palavra (adução) e acabam confundindo com outra (abdução) que logo associam ao subtítulo referente aos alienígenas. Achei muito interessante a iniciativa de manter o título, porém talvez fosse melhor ter previsto isso para evitar confusão e críticas negativas de pessoas que nem sequer leram o livro.
@ThatiaraLeite7 жыл бұрын
Ótimo..adorei!
@Anacarolinasmake7 жыл бұрын
Oi gosto muito das suas dica. eu escrevi meu livro mais estou com receio de mandar para as editoras.
@mateusfontes80808 жыл бұрын
Adorei. Parabéns :)
@carolinajardimpinheirocamp59877 жыл бұрын
O vídeo é ótimo e eu também escrevi um livro, só que de poemas e ele se chama Vibrações da Alma, mas terei de mudar o título do livro, porque já tem livro com esse nome. ;x
@Md.soluçõesempresariais6 жыл бұрын
ja ouvi fala que quem escreve nao lee mas estou vendo que vc le e muitos livros nem sempre deve ser axo que isso vai do gostar mesmo de leitura quem gosta ,gosta mesmo e pronto, legal gostei do video.
@viniciusvieiradefaria52619 жыл бұрын
Adorei o vídeo.
@mariazilmasolanodeandrade72983 жыл бұрын
Estas aulas tem sido de grande importância, mesmo pra nós, os não profissionais dessa área que não temos experiência de fato como escritores. Particularmente admiro quem é, escreve romances maravilhosos pra o deleite do leitor. Quem sabe um dia me aventure a ousar a ser uma escritora literária.
@macadailtonseixas7 жыл бұрын
Eu coloco primeiro o título; escrevendo, descrevendo as cenas que estão em mente, faço-o de forma que justifique e se enquadre no título. Mas, na verdade, no fundo, não somente a arte de escrever, senão todas elas, são provenientes da inspiração; um estado de êxtase e transe em que parecemos ser guiados por outra mente, em que os personagens parecem realmente criar vida e personalidade e seguir seus próprios caminhos.
@sergiocorreadesiqueira3856 жыл бұрын
Meu método (não é brincadeira, aconteceu mesmo, mas só em um dos meus livros): 1) Inscreva o livro em dois concursos, usando dois títulos diferentes; 2) Ganhe um concurso; 3) Pronto! Título escolhido!
@jrodolfolima8 жыл бұрын
Muito legal! Título sempre é uma dúvida... Fiquei me perguntando por que a imagem está invertida, como num espelho. Abraço.
@rogeriocarvalho9358 жыл бұрын
"O triste fim de de Candida Erêndira e sua avó desalmada", Márquez é genial. Adoro título assim
@cleitoncostafonsecafonseca86807 жыл бұрын
A senhorita, poderia da umas dicas para mim
@pedrinho314 жыл бұрын
Um título totalmente enigmático pra mim é O Nome da Rosa
@antonioisraelgomes58157 жыл бұрын
Tenho 05 livros já editados (04 deles são poemas e 01 é um conto). Não tenho dificuldade para encontrar um bom titulo. Tenho já um volume completo de poemas (140) para pronto para edição. O titulo será "Reticências". Minha maior dificuldade é parceria para editar este compêndio. Alguma sugestão?
@joaogustavovieira93817 жыл бұрын
gostaria de mostrar para vc os manuscritos deste livro, estou pensando em pubiicar este livro.
@anneneves17728 жыл бұрын
Ainda não achei meu título perfeito T.T
@didilou74686 жыл бұрын
sabe onde posso encontrar argumentos na internet? é para um trabalho academico.
@tioleloramirez61516 жыл бұрын
Tenho um título para um livro de poemas, posso por esse título aqui pra saber a opinião de vcs? Ou tem outro espaço mais adequado pra isso?
@cleitoncostafonsecafonseca86807 жыл бұрын
Fazendo favor
@periclesferreiradacosta97049 жыл бұрын
Tenho um livro escrito cujo nome é "Elias Ladigo" esse livro que escrevi é sobre um estelionatário que viaja o Brasil usando artes cênicas pra aplicar golpes. A palavra Ladigo é o que chamamos aqui em Goiás de 'Favozeiros' : ladrões que se passam por mendigos pra roubarem. Ladigo é mistura de ladrão e mendigo, sendo um dos papéis representados pelo meu personagem Elias.
@EduardoLinzWalkanmeieff9 жыл бұрын
+Péricles Ferreira da Costa Como eu faço pra comprar esse livro?
@periclesferreiradacosta97049 жыл бұрын
+Eduardo Lins Walkanmeieff Essa obra que eu citei eu não publiquei, mas tenho um livro publicado chamado Contos do Crime, eu tenho uma pagina no Facebook o nome é Contos do Crime, se vc entrar lá tem um conto chamado 'O Vereador' que faz parte da obra, aí se te interessar a gente combina e eu te envio o livro
@EduardoLinzWalkanmeieff9 жыл бұрын
Você pode mandar pra mim no facebook? Só pesquisar Eduardo Lins Walkanmeieff que me encontrará :)
@periclesferreiradacosta97049 жыл бұрын
+Eduardo Lins Walkanmeieff mando sim
@pauloangeloalcantara6 жыл бұрын
Enredo interessante!
@cleitoncostafonsecafonseca86807 жыл бұрын
Bom dia
@chicobastos59296 жыл бұрын
No fim do século XVIII, Tomás Antônio Gonzaga, o Dirceu da Arcádia Mineira, assim se referiu aos títulos dos livros, em suas "Cartas Chilenas": "... Que o gesto, mais o traje nas pessoas/ Faz o mesmo que fazem os letreiros/ Nas frentes enfeitadas dos livrinhos,/ Que dão, do que eles tratam, boa ideia."
@joselima54863 жыл бұрын
Escrevi um livro intitulado "90 Dias no Céu".
@cleitoncostafonsecafonseca86807 жыл бұрын
Olá
@henriquecosta43292 жыл бұрын
É muito subjetivo.
@leonardoaraujodemelo29836 жыл бұрын
1. Náufrago num ilhéu da Macaronésia 2. Naus de Társis carregadas de prata e ouro, marfim, bugios e pavões. 3. Delírios Teocráticos na Cafarnaum Tupiniquim 4. Quem é Nora Royce? (Solilóquios de Hylas Cohen) 5. Contos de Salém 6. As mitológicas 7. Resquícios do Éden 8. Contos de alinhamento 9. O Jardim Restaurado 10. Nem pífaros, nem tambores
@victormoreno13686 жыл бұрын
Gosto de dois títulos longos, os considero interessante e não pedantes. O amor e outros objetos pontiagudos: Marçal Aquino. Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos: Rubem Fonseca. Ironicamente prefiro nomear minhas histórias com títulos mais curtos, muitas vezes com somente uma palavra Obrigado.
@dorianpolacchini7 жыл бұрын
Sempre que vou dar um titulo a uma história minha sempre tento dar titulos de apenas 1 palavra.
@murilobacelar69246 жыл бұрын
oi estou escrevendo um livro ele se chama TUDO O QUE EU SEI SOBRE E MERDA DO AMOR contos poesias cronicas sobre sexo drogas e rock n roll e depressão eu vi um vídeo seu sobre editoras e como não cagar totalmente procurando uma editora infantil para isso quem publica sobre isso ?
@joaogustavovieira93817 жыл бұрын
tenho um livro na linha teologica, nome unção libertadora, Espirito Santo, relata a cura e libertação de um pessoa que sofria de transtorno bipolar.
@Gothwolverine6 жыл бұрын
Xiiii... Eu sou péssimo para nomear estórias! No meu caso eu deixaria na mão do editor, caso fosse necessário dar um título melhor. Afinal, o negócio é vender.
@ljdalves86106 жыл бұрын
E se for de poesia? rsr...
@Amã-Dita5 жыл бұрын
Vc é Editora, escritora, mas não pensa muito no leitor. Ficar mostrando o título da obra para a câmara? Não sabe que o leitor está vendo ao contrário? Que coisa, não editou o vídeo não?
@JOSE-zq4mf7 жыл бұрын
FLÁVIA IRIARTE...BOA TARDE, SOU EVANGELISTA SOARES...GRATO EM COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS...SOU ESCRITOR, PÚBLICO RELIGIOSO...RECENTEMENTE PUBLIQUEI O MEU PRIMEIRO LIVRO: "NO CÉU HÁ VAGAS". COMO VOCÊ DISSE EM UNS DE SEUS VÍDEOS RECENTES, QUE A DIVULGAÇÃO LEVA TEMPO PARA O CONHECIMENTO. AINDA NÃO ALCANCEI O NÚMERO DE PÚBLICO DESEJADO...SOLICITO DE MAIS TÉCNICAS PARA A DIVULGAÇÃO...GRATO PELA ATENÇÃO.
@jorgeazevedo75247 жыл бұрын
Tenho mais de vinte livros publicados, alguns lançados fora do país. Em fase de edição tenho alguns. Para mim o título é menos importante que a síntese do livro. Um "bom" título, todos os títulos são bons, não há uma técnica para elaborar, há sensibilidade. harmonia com o conteúdo. A capa é mais importante que o título, ou seria título e capa continuação da ideia do autor? Entre os publicados e a publicar são trinta e cinco títulos, todos criados por mim, e todos fortes dentro do contexto do conteúdo. Meu último livro, lançado em Assunção em dezembro/2017 chama-se "Casa de Cômodos" e retrata a vida de uma família fugindo da seca nordestina enfrenta as armadilhas da vida carioca morando em uma casa de cômodos. Gostei de ver o vídeo, apesar de não concordar integralmente com ele. Talvez a facilidade que tenho para editar meus livros... As editoras e editores não se interessam pelos novos, querem medalhões, montei a minha editora e meu forte é justamente as novas mentes que surgem. Parabenizo-a pela ideia do espaço.