O que o Sr. Acha da obra do filósofo Huhberto Rohden? Traz uma visão mística do evangelho. Apresenta a dicotomia entre o ego x eu espiritual. Afirma que o reino de Deus está dentro de nos e devemos buscar no silencio solitário em meditacao.
@CesarMottaRiosАй бұрын
Acho instigante, mas não me apropriaria dela. Percebo um certo flerte perigoso com um jeito meio gnóstico de pensar em alguns momentos. Não me parece condizente com o que nos foi deixado de fato.
@fabiana6980Ай бұрын
Vídeo muito pertinente! Penso exatamente igual. Jesus e os apóstolos não cobraram para evangelizar, acho muito errado esse comércio!
@GuizifyАй бұрын
Olá Pr. Cesar. Parabéns pelo trabalho. Muito sensata as suas colocações. Continua pastoreando em Miguel Pereira?
@CesarMottaRiosАй бұрын
Olá! Continuo, sim!
@GuizifyАй бұрын
Bom dia Pr. Cesar, obrigado pelas respostas. Apesar de constatar que a igreja luterana possui uma teologia mais honesta em relação as outras denominações, vejo uma linha tênue entre a justificação pela graca (eterno perdao) e o membro ficar livre de acordo com a sua consciência. O evangelho afirma que devemos nos incilinar para as coisas do Espirito e não para as coisas da carne (que gera a morte). O mundo secular é todo carnal, aonde o cristão vive e acaba por muitas vezes sendo influenciado haja vista a relativacao do evangelho nos dias atuais. Como tu enxerga isso? Afinal qualquer tentativa de colocar alguns limites para a igreja pode conflitar com a liberdade da pessoa, em que pese seja para o seu bem. Deus nos chama para sermos santos e deixar o membro livre em sua consciência nao pode ser perigoso? Nossa consciência é corrompida, nossos sentidos sao carnais e dificilmente vencemos o nosso ego.
@CesarMottaRiosАй бұрын
Guizify, Defender a justificação por graça mediante a fé não significa autorizar o pecado. Pelo contrário, significa ensinar a única forma de haver uma nova vida verdadeira e não hipócrita. Nós não somos antinomistas. O que não fazemos é vigilância e imposição de regras humanas. Mas ensinamos os mandamentos divinos com toda a seriedade. Agora, achar que pastor vigilante e que faz pressão produz santidade é ilusão. Haja vista que muitos desses pastores revelam, de vez em quando, o quão podres eles mesmos são. O Evangelicalismo é uma fábrica de hipócritas. Um grande abraço!
@GuizifyАй бұрын
@CesarMottaRios entendi. Em que pese haja orientação e não vigilância, sabemos que vivemos em um mundo caído e o pecado nos invade pela nossa natureza carnal/terrena. A liberdade de beber álcool pode tornar o membro um alcoólatra (afinal, vicia). Só quem perdeu membro da familia sabe essa dor. Neste caso apenas a orientacao de beber moderadamente seria suficiente? Haja vista que a nossa consciencia é muito influenciada pela cultura que vivemos. Sabendo que o diabo de certa forma age na cultura. Abs
@GuizifyАй бұрын
@@CesarMottaRios entendo. Todavia como conciliar a simples recomendacao do membro nao ingerir álcool, se o mesmo vicia. Que proveito tem para a edificação espiritual ingerir alcool, mesmo moderadamente? Por nao edificar e sim trazer prejuizos a saude e risco de vida nao deveria ser proibido?
@CesarMottaRiosАй бұрын
@@Guizify, Mas Deus não proibiu. Nós diremos a Deus isso que você me diz? "Deus, por não edificar e sim trazer prejuízos à saúde e risco de vida, não deveria ser proibido?" Será que estamos no lugar de questionar a Deus nesse sentido? E, já que Deus não quis proibir, será que seríamos mais sábios que Deus proibindo?
@GuizifyАй бұрын
Entendo. Mas tenho ressalvas. Nós como pais certamente iremos proibir situações/locais/atos que irao possivelmente trazer danos aos nossos filhos. O pai que ama o filho corrige ele. Pv 3.12. O silencio diante do mal é o proprio mal. Dietrich Bonhoeffer.
@eumesmo84Ай бұрын
Pior que eu sempre questiono esses pastores que vendem curso online ou ebooks, fazem propaganda, dizendo que o curso ou livro é um chamado de Deus e se não comprar estamos contrariando a vontade de Deus... Tipo tem gente vendendo "curso para aprender a evangelizar"... Tipo isso não é um absurdo?
@GuizifyАй бұрын
Olá Pr César. Em relação ao mandamento do sábado, não deveria ser observado pelos luteranos? Haja vista que os outros 9 mandamentos são ...
@CesarMottaRiosАй бұрын
Bom dia, Guizify! Nós o observamos. Apenas, o entendemos de uma forma cristã. Assim como aprendemos em Hebreus, ensinamos que o sentido maior e cumprimento do Sábado é o Descanso em Cristo. A ideia de um dia específico tinha a finalidade clara de apontar para Cristo como o Descanso de nossas tentativas de salvação por obras. Fora isso, reconhecemos no mandamento um princípio muito claro: um tempo deve ser santificado. E a santificação se dá pela Palavra. Portanto, entendemos que observar o mandamento, na Igreja de Cristo (ele, que é o Sábado verdadeiro no seu sentido maior), não se dá pela observação de um ou outro dia, mas pela dedicação à escuta da Palavra do nosso Senhor. E ninguém nos julgue por causa de sábados (no sentido literal da separação de um dia), visto que isso era sombra do que haveria de vir, como ensina o apóstolo (Colossenses 2.16,17). Um abraço!