Fiz essa bibliografia: Direito e Justiça, Ross Positivismo Jurídico, Bobbio Direito como Experiência, REALE Império do Direito, Dworkin Teoria dos Direitos Fundamentais, Alexy Filosofia do Direito, Reale
@carlosmendes63368 жыл бұрын
Parabéns, Professor Ronaldo pela força e bom espírito da vontade..... aquí, em Angola (país da Costa ocidental do continente Africano) os seus vídeo aulas, está servir de ensino e sendo apreciado pelos estudantes de Direito.
@carlosmendes63368 жыл бұрын
recomendei aos meu colegas, gratos estão.
@ProfRonaldoBastos8 жыл бұрын
Carlos, fico muito feliz que minhas aulas estejam ajudando vocês. Quando comecei a ensinar nunca imaginei que minhas aulas poderiam chegar tão longe. Por um tempo acompanhei a situação em Luanda e, pelas informações que eu tive, por aí, depois da guerra civil, a situação não estava nada fácil. Espero que o seu país tenha melhorado os indicadores sociais e, certamente, o papel dos juristas será fundamental. Se minhas aulas contribuírem para isso, acho que este é o ponto máximo de gratificação que pode ter um professor. Abs.
@carlosmendes17923 жыл бұрын
Que bacana!
@adnalima25569 жыл бұрын
Seu canal é perfeito para pessoas que estão começando a fazer direito, você explica tudo direitinho e nos tira muitas duvidas amei.
@DClanisa4 жыл бұрын
Eu estou estudando o livro: "Introdução ao Estudo do Direito$ - Tercio Sampaio Ferraz, gracas a você! Obrigada pela disponibilidade do conteúdo!
@camaradastalin3093 жыл бұрын
Seria viável começar os estudos pelos manuais, para ter um primeiro contato e ter um certo conhecimento sobre o assunto, e depois se aprofundar nos textos originais ? Como a coletânea do Clarence Morris ?
@ProfRonaldoBastos3 жыл бұрын
Claro. Esse é o melhor caminho. Abs.
@igorcaldeira42977 жыл бұрын
ótimo vídeo. Meu tcc foi todo baseado em Filosofia do direito e princípios constitucionais. E agora, após todo a faculdade, e um pouco da prática jurídica, estou dando meus pequenos passos lendo na totalidade as obras dos grandes clássicos, como por exemplo Hans Kelsen e Perelman. Forte abraço
@WertonCosta8 жыл бұрын
Recomendei o canal aos colegas de sala! Grato pela dedicação.
@ProfRonaldoBastos8 жыл бұрын
Muito obrigado. Abs.
@fadsonarruda73049 жыл бұрын
Parabéns... aqui em Portugal faz sucesso. Estamos sempre a ver teu canal.
@ProfRonaldoBastos9 жыл бұрын
+Fadson Arruda, obrigado. Muito honrado de estar atingindo terras de além-mar. kkkk. Lembre-se que você pode sugerir vídeos. Abs.
@Daniel-do8bc5 жыл бұрын
Amo este canaall!
@AlexandreBS4 жыл бұрын
Ainda não ingressei na faculdade de direito, mas tendo em vista esta conquista, e impulsionado pelo grande interesse que tenho pelo assunto, tenho vontade de adquirir o "Filosofia do Direito" de Wayne Morrison. Você o recomenda? Quais os pontos fracos dele além da superficialidade com que trata os pensadores?
@gabrielaazevedo31152 жыл бұрын
O que é filosofia pura?
@ProfRonaldoBastos2 жыл бұрын
Obras de filósofos que não sejam juristas ou que não tenham como preocupação principal o Direito. Abs.
@DClanisa4 жыл бұрын
Se eu ler o livro:Os grandes filósofos do Direito - Clarence Morris, seria a melhor forma de estudar Direito ( a primeira/melhor opcao de estudar Filosofia do Direito)?
@ProfRonaldoBastos4 жыл бұрын
Não. Sugiro um Curso de Filosofia do Direito, como o de Eduardo Bittar.
@raquelmourato10 жыл бұрын
Professor Ronaldo muito esclarecedor,excelente.
@ProfRonaldoBastos10 жыл бұрын
Obrigado, Raquel.
@historiasincriveisdomundo4 жыл бұрын
Professor, qual livro de filosofia do Direito é bom (didático) para concurso de magistratura?
@ProfRonaldoBastos4 жыл бұрын
O mais próximo é o de Eduardo Bittar: Curso de Filosofia do Direito.
@sergiodeboni80097 жыл бұрын
Obrigado pelas dicas de livros!
@hannssantana98916 жыл бұрын
Na introdução do vídeo, você fala como se a filosofia do direito fosse algo extrínseco ao direito, uma construção a par do direito. Entretanto, a filosofia do direito que possibilita o seu estudo, compreensão e aprofundamento. Notadamente, a partir da epistemologia jurídica, gnosiologia jurídica, ontologia jurídica e axiologia jurídica. No mais, boa recomendação de livros.
@ProfRonaldoBastos6 жыл бұрын
Hanns Santana, é que apesar da filosofia do direito possibilitar a melhor compreensão do direito, ela é uma disciplina da filosofia e não do direito. Só isso. Abs.
@hannssantana98916 жыл бұрын
Ronaldo Bastos, acredito que esteja aí nosso ponto de divergência, pois não consigo conceber a filosofia do direito apenas como uma disciplina da filosofia. As investigações a respeito da ciência do direito somente é possível por causa da filosofia do direito, tudo recai e volta nela. Os movimentos do positivismo, pós positivismo, neoconstitucionalismo, por exemplo, são movimentos, antes de tudo, filosóficos. A filosofia do direito não pertence ao direito porque é maior e, embora tenha nascido da filosofia, é ramo autônomo. Sabemos que a compreensão da ciência do direito, em suas diferentes acepções, só é possível devido a filosofia do direito. Nesse sentido, ela é mais do que método, é mais do que disciplina. Abraço.
@ProfRonaldoBastos6 жыл бұрын
Hanns Santana, isso é bastante consagrado na literatura e não conheço nenhum autor que defenda que a filosofia do direito seja uma disciplina jurídica. O que chega mais perto é bobbio, que afirma que a teoria do direito seria a filosofia dos juristas. De todo modo, isso não é motivo para vc mudar de opinião. Na verdade, este pode ser um ponto a vc sustentar, claro que com a dificuldade da literatura ser contrária à sua posição. Abs.
@hannssantana98916 жыл бұрын
Ronaldo Bastos, disciplina sendo entendida como ramo do conhecimento, assim como a física, a matemática, a medicina? Sim, essa é minha posição. Entendo que é impossível conceber a ciência do direito tal como se apresenta hoje, em diversos países, em suas diferentes formas de expressão, sem se valer da filosofia do direito. O seu objeto de estudo, nesse caso, é a própria ciência do direito. É ramo autônomo do conhecimento, não pertence ao direito nem a filosofia, embora seja filha desta última. Abraço e que bom que você está aberto ao diálogo.
@davim.simoes45006 жыл бұрын
A melhor forma de começar é com Platão e Santo Tomás de Aquino, todo o resto é péssima literatura, principalmente Marx. Depois, aos mais avançados, Carl Schmitt e Leo Strauss. Indico tbm os autores brasileiros Alceu Amoroso Lima, o livro "Introdução ao Direito Moderno" (que desvela o processo de decadência que deu origem ao direito materialista kantiano e positivista kelseniano) e tudo o que for possível ler do José Pedro Galvão de Sousa. Isso sim é filosofia jurídica de alto nível!
@ProfRonaldoBastos6 жыл бұрын
Quis fazer um vídeo ensinando as formas possíveis de iniciar os estudos, sem, necessariamente, induzir muito os alunos. É evidente que todos têm lados e você, pelos autores indicados, tem o seu (como eu tenho o meu também). De todo modo, apesar de achar esses autores extraordinários, mesmo discordando-os muito de alguns deles, eu não prepararia um curso baseando-me somente neles, porque sei exatamente que espécie de intelectual eu formaria com uso de apenas esta linha. Prefiro deixar os alunos escolherem, induzindo-os o mínimo possível, mas respeito quem faz o contrário, como, aparentemente, você. Abs.
@davim.simoes45006 жыл бұрын
O problema é que q a academia moderna é pretensamente científica, mas cheia de dogmas. Marx, Freud e Foucault não se debate e, apesar de facilmente refutáveis, são vistos como deidades. O direito moderno não cria bons homens, amantes da justiça, apenas funcionários da norma fria e cadavérica. É lamentável.
@desvendandoomormonismo41866 жыл бұрын
Excelente comentário; além dos que você citou, também goato muito do Noberto Bobbio e o John Rawls.
@joabecarneiro38764 жыл бұрын
@@davim.simoes4500 pq os autores q vc citou "não se debate" se como vc mesmo disse eles são facilmente refutáveis?
@ramondossantosgomes88488 жыл бұрын
excelente a explicação, parabéns! uma pergunta: e eu se eu considerar a "subjetividade" dos analistas dos originais, isso seria prudente...:
@ProfRonaldoBastos8 жыл бұрын
Não sei se entendi bem... Vc está querendo saber se é possível concordar com a interpretação que eles fazem? Se for esta a pergunta, o melhor é ler os originais. Se não for possível, procure um analista que seja consagrado como especialista daquele autor. Se ele for um especialista e na impossibilidade de ler o original é prudente sim considerar a subjetividade do analista. Abs.
@ramondossantosgomes88488 жыл бұрын
sim era isso, a minha pergunta ficou incompleta. obrigado
@ramondossantosgomes88488 жыл бұрын
Ronaldo tenho uma duvida sobre carreira cientifica e acho que voce pode me auxiliar, vc pode me ajudar:
@ramondossantosgomes88488 жыл бұрын
ok, obrigado
@ramondossantosgomes88488 жыл бұрын
acabei de enviar o email.
@leonardogomespinheiro58868 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo super elucidativo. Gostaria de saber qual bibliografia vc recomenda dessa matéria para a OAB e pra concurso de magistrado e do MP? No aguardo e abraço.
@ProfRonaldoBastos8 жыл бұрын
+Leonardo Gomes Pinheiro, nunca dei aulas pra concurso. Eu teria que ver o edital. De todo modo, os manuais de Eduardo Bittar e Alysson Leandro são muito bons. Existe um livro também chamado "Formação Humanística". Não li, mas parece que é feito para isso. Por fim, a editora fórum tem um livro chamada "Filosofia do Direito para concursos", de Adrualdo Catão. Não li o livro, mas com certeza é bom, pois conheço o autor e ele é uma referência na área. Ele é professor da UFAL. Abs.
@pedrohenriquealmeida2219 жыл бұрын
Ronaldo curto muito suas aulas e queria tirar uma dúvida contigo. Curso direito e já estou a finalizar o segundo período, queria saber se ao finalizar posso dar aulas para alunos do ensino médio em rede pública por ter carga de filosofia em meu curso, caso dê o que devo fazer para obter essa licença . Bgd.
@ProfRonaldoBastos9 жыл бұрын
Pedro Almeida, tenho quase certeza que não, pois no concurso eles exigem bacharelado em filosofia. Acredito que, como voluntário, talvez vc consiga. Quando eu era do ensino médio eu dava aulas de História numa escola pública. De todo modo, não sei de onde vc é, mas aqui em Recife existe o projeto de extensão da Faculdade de Direito do Recife, onde alunos da graduação em direito dão aula para estudantes que não podem pagar um cursinho. Chama-se "Vestibular Cidadão". Se vc for daqui, pode procurar o pessoal. Se não é, deve ter algo semelhante na sua cidade. Espero ter respondido. Abs.
@Eumayane6 жыл бұрын
Obrigada pelas dicas!
@TiagoMorelliOficial7 жыл бұрын
Chauí é tendenciosa. Complicado.
@rodrigobedore89425 жыл бұрын
Só filósofos esquerdistas kkkkkkkkk
@ProfRonaldoBastos5 жыл бұрын
Hegel, Kant e Kelsen esquerdistas? Dá até medo alguns comentários...
@rodrigobedore89425 жыл бұрын
@@ProfRonaldoBastos kzbin.info/www/bejne/nZKtiamuqLScbM0 Bom uma hora e quarenra de vídeo e creio que vc não irá assistir kkkkkkkkk tenho medo desse pessoal que entra num curso superior e ja se acha superior intelectualmente.
@ProfRonaldoBastos5 жыл бұрын
@@rodrigobedore8942, não é questão de se sentir superior, é uma questão de estudo de fato. Vá à literatura e veja o que os pesquisadores falam de Kelsen ou Kant. Não há dúvidas que sejam filósofos de direita. Não há discussão sobre isso. De todo modo, não podemos achar quem tem doutorado em direito, como eu, possui a mesma acuidade intelectual que quem não tem nem graduação. Abs.
@rodrigobedore89425 жыл бұрын
@@ProfRonaldoBastos é obvio que graduação não quer dizer nada, se não, não teria vários professores e intelectuais gritando Lula livre kkkkkkkk querendo um bandido livre kkkkkkkkk Eu estou cursando direito e sei bem como é a doutrinação msrxista nas faculdades, mesmo sendo um sistema político que não deu certo eles continuam apoiando e empurrando isso para os alunos. Enfim... Vou ler mais sobre esses filósofos e mesmo com minha crítica curti seu vídeo e curto os outros, ajuda muito! 💪👊👏