Para garantir que as informações estejam sempre atualizadas, fiz um novo vídeo agora em 2024 sobre o mesmo assunto. Clique aqui para ver: kzbin.info/www/bejne/oZK2o3WjbNeKb7Msi=Yr1ufxVkEvgOAg-T Se quiser ler o artigo, clique aqui: matheusmacena.com.br/como-calcular-a-renda-per-capita-no-bpc-loas/
@madalenaizabelmenezes833610 ай бұрын
Eu contrataria esse advogado explica bem , atencioso é pelo visto competente
@matheusmacenaadvogado10 ай бұрын
Obrigado pelo comentário e elogio, Madalena!
@paulopantera19628 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado Jesus expulsou vários demônios de Maria Madalena!
@hemylylilourana78469 ай бұрын
Vc é um advogado muito competente. Procurei varios vídeos e vc foi o unico que explicou bem e ainda eesponde oa comentários
@matheusmacenaadvogado9 ай бұрын
Obrigado pelo elogio! Fico feliz em ler o seu comentário e saber que te ajudei com essa questão. Seja sempre bem vinda por aqui. Abraços
@luciaalvesmartins17177 ай бұрын
Obrigado pela suas explicações
@matheusmacenaadvogado7 ай бұрын
Oi, Lucia Obrigado pelo elogio. Seja sempre bem vinda
@tayramartins2935 Жыл бұрын
Niss falou que meu filho não tem critério pr receber benefício que critério
@ledamaria80014 ай бұрын
Boa noite! Já me ajudou bastante antes, quando expus meu caso,moro com a minha mãe que recebe o BPC e uma pensão de 640 reais,sei que o que conta é a pensão a qual deu direito ao benefício,ou seja,640 reais dividido por dois,320 dentro do limite exigido , só não entendo ainda porque os funcionários do CRAS no momento de calcular a renda ,inclui o bpc , já vi noutro canal que seria só protocolo,o que acha? Obrigada por ser tão atencioso!
@matheusmacenaadvogado4 ай бұрын
Oi, Leda, fico feliz em já ter te ajudado! O BPC realmente vai aparecer no cadastro porque o Cadastro Único é utilizado para outras questões do Governo, como o Bolsa Família, por exemplo, e nele o BPC conta como renda, mas pode ficar tranquila que quando a análise do BPC é feita todas as rendas que não entram no cálculo são descartadas, como o próprio BPC. Então ele vai aparecer sim CadÚnico, mas não será levado em conta na hora do cálculo.
@ledamaria80014 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado ,se bem que estava lendo que aprovaram uma lei excluindo o BPC como renda para obtenção do Bolsa Família,mais uma vez , muito obrigada pelos esclarecimentos, excelente noite pra vc!
@matheusmacenaadvogado4 ай бұрын
@@ledamaria8001 Infelizmente ainda não virou lei, é só um projeto de lei, o 3.619/23, por enquanto. Em maio ele foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos no Senado, mas muitas páginas acabam utilizando isso como notícia, mas não informam no título, só ao longo do artigo que não virou lei ainda. Eu falo um pouco sobre ele nesse artigo: matheusmacena.com.br/acumular-bpc-loas-e-bolsa-familia/ Esse é o link direito para ele no site do Senado, onde é possível acompanhar a tramitação: www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/158828
@ledamaria80014 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado ,exploram mesmo de nós leigos , vê se que é um profissional de excelência, parabéns!
@PhawaniCastilho069 ай бұрын
Se a renda da família é o próprio bpc apenas e só mora 3 pessoas na casa como fica a renda per capita? No caso passaria da renda per capita que seria a ideal sendo que no cadastro único mostra “ entre um certo valor até meio salário mínimo por pessoa “ qual seria o valor per capita por pessoa nesse caso?
@matheusmacenaadvogado9 ай бұрын
Oi, Castilho Outro BPC (recebido por quem tem alguma deficiência ou idoso) quanto aposentadorias de até 1 salário mínimo recebidas por pessoa com 65 anos+ não entram no cálculo da renda per capta de outro BPC. Se você precisar da lei que fala disso, está previsto na lei do LOAS (Lei 8.742/93) no art. 20, § 14. O § 15 que vem logo depois já prevê também que é possível que mais de uma pessoa na mesma casa receba o BPC LOAS, desde que os requisitos sejam cumpridos. Em resumo, esse BPC já recebido não vai entrar no cálculo da renda per capta. Se a única renda da família é o BPC, no cálculo a renda mensal será R$0.
@madalenaizabelmenezes833610 ай бұрын
Essa renda de aposentadoria de até 1 salario munjmo só vale se a pessoa tiver a cima de 65 anos ou a qualquer aposentado que recebe até 1 salario minimo ?
@matheusmacenaadvogado10 ай бұрын
Madalena, tudo bem? O descarte de valores de BPC/aposentadoria de até 1 salário mínimo só é possível se for recebido por idoso com 65 anos de idade ou mais e pessoa com deficiência (§14, art. 20 da lei 8.742/93, que é a LOAS). Acredito que no vídeo eu dei a entender que esse descarte seria possível também para casos em que o recebimento ocorre por pessoas com menos de 65 anos, o que não é o caso. Se isso ocorreu, foi um erro meu. Vou me atentar em vídeos futuros. Obrigado por trazer esse tema à tona com a sua pergunta. Em casos de deficiência sim, com qualquer idade poderá ser descartado. Mas como advogado, acredito que seria possível ingressar na justiça contra o INSS caso o único motivo para o indeferimento seja o recebimento de aposentadoria de até 1SM por alguém com menos de 65 anos de idade. Não digo que seria fácil ou com altas chances de sucesso, mas é possível que algum tribunal seja favorável. Além disso, o entendimento judicial dominante é de que a renda não é o único elemento para analisar o direito ao BPC LOAS, devendo ser analisada toda aquela realidade do beneficiário para saber se existe situação de vulnerabilidade, o que é mais um argumento judicial.
@madalenaizabelmenezes833610 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado obrigado pela resposta
@marcioscherf17 ай бұрын
Boa tarde doutor muito interessante e esclarecedor seu vídeo porém tenho uma pequena dúvida eu recebo bpc desde 1999 porém meu pai tem 70 anos recebe aposentadoria rural salário mínimo é pensão por morte salário mínimo e eu bpc o cadastro único está atualizado corretamente com todas as rendas e despesas nunca abriram processo administrativo para apurar superação de renda gostaria de saber se tem alguma excessão por meu pai ser idoso e também caso meu pai venha a falecer eu como deficiente visual cid h54-1 cegueira de um olho e visão subnormal no outro av20/200 poderei substituir o bpc por pensão por morte do meu pai já que seria mais vantajoso.desde já agradeco
@olintabarbosalima265719 күн бұрын
Olá Doutor,meu nome é Roberto.Moro com o meu pai que recebe o BPC e com a minha mãe que recebe aposentadoria por idade.A minha pergunta é, a aposentadoria da minha mãe é incluida na soma da renda pércapta ou não?Se sim,qual seria a soma exata para nós três?
@matheusmacenaadvogado18 күн бұрын
Olá, Roberto A aposentadoria da sua mãe só não será considerada renda se ela tiver mais de 65 anos e o valor for de até 1 salário mínimo, caso contrário ela será considerada renda.
@olintabarbosalima265718 күн бұрын
@matheusmacenaadvogado Valeu Doutor,mto obrigado por tirar minha dúvida.Vou assistir o outro vídeo.
@EliomariaBraga-ox3tq4 ай бұрын
Duas pessoas na mesma casa que recebe Bpc e mora mais 3 que não trabalha só o marido que faz alguns bicos como fica
@matheusmacenaadvogado4 ай бұрын
Oi, Eliomaria O próprio BPC não entra no cálculo de renda dele mesmo, mas irá aparecer no Cadastro Único por outras questões. Quando não se tem renda fixa (carteira assinada, por exemplo) é comum usar uma média de valores.
@EliomariaBraga-ox3tq3 ай бұрын
Sou curadora do meu irmão quero incluir minha mãe pq ela está morando comigo pq ela está idosa tem problema problema?
@moisesfelix-lk6pm6 ай бұрын
Boa noite! Uma avó tem a guarda da neta em razão da prisão do genitor. Nesse caso, se a neta vier a receber auxílio reclusão, essa renda é considerada para fins de BPC? A avó que detém a guarda requereu o BPC administrativamente e aguarda o resultado das perícias. A renda da neta conta para fins de cálculo?
@matheusmacenaadvogado6 ай бұрын
Boa noite, Moisés O auxílio-reclusão é considerado no cálculo do BPC porque ele é um benefício previdenciário, inclusive só pode ser recebido se a pessoa contribuía com o INSS. Então ele entra no cálculo sim. Agora algumas simulações: Se o BPC for para a avó, o auxílio-reclusão vai entrar no cálculo porque a neta se enquadra como menor tutelada, e está na lista dos familiares. Se o BPC for para a neta, o auxílio-reclusão vai entrar no cálculo porque vai contar como parte da própria renda da neta, já que ela recebe o auxílio-reclusão. Mas se a avó recebesse o auxílio-reclusão e o BPC fosse para a neta, ai não entraria no cálculo, já que na lista de familiares não consta avós (só pai/mãe e padrasto/madrasta na ausência dos pais). Tios, por exemplo, também não estão na lista.
@jctancy14 ай бұрын
Como posso excluir uma renda de auxílio doença menor que um salário mínimo, Está é única renda do meu grupo familiar, e por isso fui indeferido
@matheusmacenaadvogado4 ай бұрын
Apesar de ser menor do quem salário mínimo, não pode ser excluída do cálculo. O BPC LOAS também não pode ser recebido em conjunto com algum benefício previdenciário, o que inclui auxílio doença, aposentadorias, .... (desde que recebidos pela mesma pessoa que receberá o BPC).
@jctancy14 ай бұрын
Não entendi, porque a portaria 1.282 do INSS fala que qualquer renda do grupo familiar no valor de até um salário mínimo não pode ser considerado como renda percapita@@matheusmacenaadvogado
@matheusmacenaadvogado4 ай бұрын
@@jctancy1 Carlos, não é isso que está escrito lá. Portaria 1.282 de 22 de março de 2021: "Art. 1º Estabelecer que não será computado para o cálculo da renda per capita familiar o benefício previdenciário de até um salário-mínimo ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) concedido a idoso, acima de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, ou a pessoa com deficiência, para a concessão do BPC/LOAS, diante do disposto no § 14 do art. 20 da Lei nº 8.742, 7 de dezembro de 1993, incluído pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020." Ou seja: - Benefício previdenciário de até 1 salário mínimo recebido por quem tem 65 anos + ou deficiente - Ou outro BPC, seja recebido por quem tem 65 anos ou mais ou em razão da deficiência. Em nenhum momento é falado que qualquer renda de até 1 salário mínimo não será considerado renda. O termo "qualquer", como você disse, sequer é usado. Não basta ser abaixo de 1sm, é necessário cumprir os outros critérios.
@jctancy14 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado Então não tenho direito porque minha companheira ganha um auxílio doença, ok Eu não tenho renda e tenho 68 anos com alguns problemas de saúde, tenho a guarda de uma neta de 10 anos.
@jctancy14 ай бұрын
Obrigado Dr pela sua atenção e desculpe por não compreender as questões do INSS.
@WELLINGTONMOURA-r5p3 ай бұрын
Boa noite Dr! E se mora so um casal?
@matheusmacenaadvogado3 ай бұрын
A situação ainda é a mesma. Renda de até R$353 por pessoa (1/4 do salário mínimo atual), e os mesmos gastos e rendas podem ser levados em consideração.
@Mary-uc6hu Жыл бұрын
Bom dia uma dúvida minha mãe recebe BPC Loas e mora comigo sou casada e maior de idade. Minha renda per capita ficou 655 só meu marido trabalha e o Bpc dela entrou como renda. Será que ela vai perder o Benefício?? Se puder me responder agradeço!
@matheusmacenaadvogado Жыл бұрын
Mary, boa tarde Só com as informações que você falou, e fazendo uma análise geral (análise caso a caso só com consulta etc) O BPC não entra no cálculo da renda per capta. Então se o INSS incluiu o BPC é um erro. Outra aposentadoria no valor de 1 salário mínimo (quem recebe tem que ter 65 anos +), por exemplo, também não entraria no cálculo. Se você fez o cálculo por conta própria, refaz sem o BPC dela, já que ele é o próprio benefício que ela pretende receber/já recebe. Pega o salário do seu marido e divide por vocês 3 (depois de descontar remédios etc como eu falo aqui), e vê qual o valor final. Até R$330 (1/4 do salário mínimo)? O BPC tem mais chances de ser mantido (considerado só a renda, tem que ver os outros requisitos), já que está dentro do critério. Até R$660 (1/2 salário mínimo)? Pode ser que o INSS em alguma revisão cancele o benefício por estar acima da renda, mas tem chance de reverter isso judicialmente (na justiça existe uma certa flexibilização de até 1/2 salário mínimo de renda per capta, mas é necessário analisar cada caso).
@tayramartins2935 Жыл бұрын
No momento minha reda é do bolsa família 600 quatro pessoas mora comigo eu mais 3 filhos meus foi negado benefício do meu filho está assim no niss reda por pessoa 50 reis valor 200 reais depois ele colocaro assim reda 1.302 eu não tenho essa reda
@matheusmacenaadvogado Жыл бұрын
Tayara, tudo bem? Pra receber o BPC o beneficiário precisa cumprir, de forma geral, o critério de renda + alguma deficiência/doença. Só não precisa comprovar deficiência/doença as pessoas com +65 anos de idade, que nesse caso precisam comprovar somente a renda.
@elbaherrera56417 ай бұрын
Ajuda de custo voluntário entra no cálculo renda per capita?
@matheusmacenaadvogado7 ай бұрын
Oi, Elba Pelo que entendi é uma ajuda de custo que não é paga pelo Governo, certo? Se for isso, não entra no cálculo não. Nesse artigo você consegue encontrar todas as informações sobre o cálculo: matheusmacena.com.br/como-calcular-a-renda-per-capita-no-bpc-loas/
@simonecamargo7248 Жыл бұрын
Dr Boa tarde! Pessoas com +65 anos de idade, não tem benefício somente a esposa que é aposentada, a renda da esposa entra nesse cálculo? Tendo em vista a portaria de 1282 do INSS? Obrigada.
@matheusmacenaadvogado Жыл бұрын
Simone, tudo bem? Sim, a renda da esposa (aposentada, e imagino que more na mesma residência) contará no cálculo de renda per capta por padrão. Só não contará se: 1) a aposentadoria tiver o valor de 1 salário mínimo (falo sobre isso em 02:54 - Rendas que não entram no cálculo)
@wellingtonflorencio262711 ай бұрын
queria perguntar uma coisa meu pai que e idoso vai morar com minha irma que trabalha na escola e recebe o salário ela mora com seu filho que e de maior ele trabalha tambem so que nao e fichado ai vai morar eu meu pai que e idoso minha irma que trabalha e ganha o salário no caso a renda aqui 2500 ela recebe o bolsa ele compra quase 600 em remedio o meu pai sera que vai corta o boc dele ?
@matheusmacenaadvogado11 ай бұрын
Wellington, Normalmente as informações do BPC tem que ser atualizadas em 2 anos, ou até antes quando o beneficiário tem que atualizar o cád. único. Ou seja, na próxima atualização de cadastro que o seu pai fizer essas novas informações terão que ser atualizadas, o que pode sim fazer com que o BPC seja cortado já que existirá uma nova renda per capta que poderá ser maior do que o permitido. É impossível afirmar com precisão se o BPC será cortado ou não, será necessário recalcular a renda per capta, retirar do cálculo o que pode ser retirado etc. Com a atualização das informações o direito ao benefício será reanalisado, o que significa que ele poderá ser mantido ou poderá ser cortado. Atenciosamente,
@carolinasousa74656 ай бұрын
Minha e duvida e outra ,minha mae ter que tira a identidade pq vai tem que atualizar o cardunico dela ,so que ela so tem a certidao de casamento pq nao tem a de nascimento mas ,mas no inss ela teve que coloca uma declaração de separação de corpo ,pq meu pai deixou ela e nao teve divórcio ele so foi embora e deixou ,vai tem algum problema no bpc se ela tira a a identidade com a certidao de casamento no benefício dela .ela tem 69 anos
@EliomariaBraga-ox3tq3 ай бұрын
Sou curada de meu irmão ele recebe loas e minha mãe tbm é loas posso incluir ela no meu cadastro pq ela tá ficando Aqui comigo
@matheusmacenaadvogado3 ай бұрын
Oi, Eliomara Se sua mãe está morando com você e o seu irmão, o ideal é que estejam no mesmo Cadastro Único. O LOAS dela não entrará no calculo de renda do BPC do seu irmão, e vice versa, já que um BPC não entra no cálculo de renda do outro.
@MannuSylvia Жыл бұрын
Bom dia! Os gastos com medicacoes e exames tem que comprovar no nome do requerente? 2 pessoas deficientes.
@matheusmacenaadvogado Жыл бұрын
Tudo bem? Sim, preferencialmente. Todos com atestado/pedido médico para comprovar a necessidade. Se ainda assim não entrar no critério de renda, junte também os de outros familiares (mesma residência), para comprovar que a renda familiar é comprometida de forma geral por esses itens, ainda que nem todos sejam possíveis requerentes. Se ainda tiver qualquer dúvida, procure no meu canal a playlist "BPC LOAS", tenho outros vídeos que podem te ajudar e orientar com esse benefício.
@sandrasouza91388 ай бұрын
Boa tarde eu tenho bpc mora meu marido e minha filha o unico beneficio e o bpc a minha renda por pessoa e de 440 com essa renda eu corro risco de perder meu beneficio
@matheusmacenaadvogado8 ай бұрын
Oi, Sandra Olha, a renda está um pouco acima do valor que é mais garantido (1/4), mas ainda abaixo de meio salário mínimo, que é um limite menos garantido. Pode ser que em alguma verificação eles resolvam suspender o benefício por estar acima da renda, mas não tem nada certo. No pior dos casos, a renda não é o único critério para conseguir o BPC, é necessário analisar toda a sua realidade e situação.
@sandrasouza91388 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado muito Obrigado
@sandrasouza91388 ай бұрын
Meu querido eu queria tirar uma duvida entao o valor da renda tem que ser 353 por cada pessoa
@sandrasouza91388 ай бұрын
Outra coisa esses 353 e o gasto do mês inteiro de cada um
@matheusmacenaadvogado8 ай бұрын
@@sandrasouza9138 Até R$353 (1/4 do salário mínimo) por pessoa a renda não vai ser um problema pro BPC Entre R$353 e R$706 (1/2 salário mínimo) já pode ter problema, mas ainda é possível, principalmente na justiça, por uma flexibilização Acima de 1/2 salário mínimo fica bem mais difícil porque a renda já está bem fora, mas ainda é possível (só pelo meio judicial em 99% dos casos) desde que outros elementos comprovem a necessidade do benefício (a renda não é um critério absoluto) Lembrando que esses valores são de renda, ou seja, o que é recebido de salário e similares. Os gastos com itens de medição e de saúde necessários que não sejam fornecidos pela rede pública podem ser incluídos no cálculo. Ex: Renda de R$2000 Gastos (dentro do que falei acima) de R$1200 2000 - 1200 = R$800 de renda. Se tiverem 3 pessoas na casa, renda per capta de R$266,66 por pessoa
@paulopantera19628 ай бұрын
E qual o valor da renda máxima da pessoa que mora sozinha para ter direito ao BPC?
@matheusmacenaadvogado8 ай бұрын
Olá, Paulo O mesmo valor de quem mora com outras pessoas, até 1/4 do salário mínimo, com a possibilidade de ir até 1/2 salário mínimo ou mais no meio judicial a depender da realidade de cada um. O valor da renda máxima é calculado por pessoa (per capta), por isso não importa se mora sozinho ou com mais alguém, o valor é igual.
@paulopantera19628 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado 👍👍👍
@EliomariaBraga-ox3tq3 ай бұрын
Meu irmão tem 17 anos de carteira assinada 16 de meeiro ele está com 57 anos ele já consegui aposentar?
@matheusmacenaadvogado3 ай бұрын
Eliomaria, meeiro entendo que seja o trabalho no ambiente rural, correto? Só analisando toda a documentação para saber se a aposentadoria é possível.
@EliomariaBraga-ox3tq3 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado certo obg
@arybarra56936 ай бұрын
O cálculo é feito com a renda líquida ou bruta?
@matheusmacenaadvogado6 ай бұрын
Oi, Ary O cálculo é feito com a renda bruta, ao menos diretamente no INSS. Judicialmente é possível conseguir algum grau de flexibilização. Todas as informações estão disponíveis aqui, também: matheusmacena.com.br/como-calcular-a-renda-per-capita-no-bpc-loas/
@vivianelima889 ай бұрын
Dr, cai de paraquedas nesse vídeo, pra mim seria muito importante que me tirasse uma dúvida Eu tenho um filho autista de 15 anos que recebe bpc loas, e a pouco tempo meu outro filho foi diagnosticado com autismo e TDAH posso receber o bpc dele também? Sendo que somos, eu meu esposo e meus 4 filhos totalizando 6 pessoas, mais meu esposo trabalha e também recebe um salário mínimo, existe possibilidade de receber mais um bpc?
@matheusmacenaadvogado9 ай бұрын
Oi, Viviane Sim, você pode receber o BPC LOAS também para o seu outro filho, é só comprovar os requisitos, como fez com o de 15 anos, e receberá. O BPC já recebido pelo seu filho de 15 anos não vai prejudicar a concessão do BPC do outro. Tanto outro BPC (recebido por quem tem alguma deficiência ou idoso) quanto aposentadorias de até 1 salário mínimo recebidas por pessoa com 65 anos+ não entram no cálculo da renda per capta de outro BPC. Se você precisar da lei que fala disso, está previsto na lei do LOAS (Lei 8.742/93) no art. 20, § 14. O § 15 que vem logo depois já prevê também que é possível que mais de uma pessoa na mesma casa receba o BPC LOAS, desde que os requisitos sejam cumpridos. Espero que você consiga esse novo BPC pro seu filho sem problemas, mas se tiver algum, pode voltar aqui. Abraços!
@SuelyXavierGUIMARAES-om7hg9 ай бұрын
Dtr eu moro sozinha recebo BPC LOAS MINHA UNICA RENDA SOU SOLTEIRA NÃO TENHO FILHOS NEM MARIDO VIVO SÓ MSM TENHO DITEITO A OUTROS DITEITOS ???
@matheusmacenaadvogado9 ай бұрын
Suely, só com essas informações não dá para saber, mas por já receber o BPC LOAS, provavelmente não.
@arianafreitas73279 ай бұрын
Boa Noite sei que não tem nada haver, minha filha de 14 anos esquizofrênica já fez perícia médica e social, recebeu o certificado de pessoa com deficiência,porém está em análise, entretanto veio uma mensagem dizendo que se enquadra na rendas de 1/4 do salário mínimo, pior que essa renda foi calculada com o bpc do meu outro filho que é a única renda que temos no momento, será que isso pode prejudicar a concessão do benefício da minha filha???
@matheusmacenaadvogado9 ай бұрын
Oi, Ariana Sua pergunta tem relação com esse vídeo sim, não se preocupe. E ainda que não tenha, eu respondo naquilo que for possível. Sobre a sua dúvida, o BPC já recebido pelo seu outro filho não vai prejudicar a concessão do BPC da sua filha. Tanto outro BPC (recebido por quem tem alguma deficiência ou idoso) quanto aposentadorias de até 1 salário mínimo recebidas por pessoa com 65 anos+ não entram no cálculo da renda per capta de outro BPC. Se você precisar da lei que fala disso, está previsto na lei do LOAS (Lei 8.742/93) no art. 20, § 14. O § 15 que vem logo depois já prevê também que é possível que mais de uma pessoa na mesma casa receba o BPC LOAS, desde que os requisitos sejam cumpridos. Espero que o BPC da sua filha seja concedido sem problemas, mas se tiver algum, pode voltar aqui. Abraços!
@arianafreitas73279 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado muito obrigada pela atenção 🙌
@arianafreitas73279 ай бұрын
@@matheusmacenaadvogado acabou de ser aprovado 🙌🙌🙌🙌🥹Deus é justo e maravilhoso 🙌
@raulinoneto8927 ай бұрын
A hora extra entra para o cálculo ?
@matheusmacenaadvogado7 ай бұрын
Oi, Raulino Hora extra faz parte da remuneração (salário), então sim, entra no cálculo
@reinermartins1449 Жыл бұрын
Meu amigo boa explicação, mas lembrando,se a pessoa deficiente e idoso está tentando o loas é porque realmente precisa, e como essa pessoa pode comprovar gastos com remédios e alimentação especial,se eles não tem como trabalhar e a família mau consegue se quer ter o mínimo que é o arroz e o feijão, fica complicado né! Pois a maioria estão vendendo o almoço pra poder comer a janta é impossível comprovar esses gastos mau sobra dinheiro!!!
@matheusmacenaadvogado Жыл бұрын
Obrigado pelo elogio, Reiner! Infelizmente é verdade, ainda mais se considerarmos que o critério do INSS é de 1/4 do salário mínimo por pessoa. Em alguns casos esses descontos com remédios, alimentação especial etc podem ser a diferença entre estar no critério da renda ou não. Fico feliz que o BPC exista. É um benefício que traz dignidade pra muita gente. Não é tão falado quanto deveria ser.
@macileneribeiro206910 ай бұрын
Olá, bom tarde! Aqui em casa, meu irmão recebe o bpc loas( esquizofrenia) e o meu irmão mais novo conseguiu um emprego de carteira assinada(1.100 reais). Além de nós três, mora a minha irmã e minha mãe com a gente. Com o emprego do meu irmão, tem alguma probabilidade de o bpc ser cortado? No momento, tanto eu como minha irmã estamos procurando emprego, mais até o momento , não conseguimos.
@matheusmacenaadvogado10 ай бұрын
Macilene, boa tarde! Você precisa dividir essa renda nova (e as futuras, se tiver) pela quantidade de familiares que moram sob o mesmo teto. Familiares aqui (só sob o mesmo teto): O requerente, cônjuge ou companheiro, pais/madrasta/padrasto, irmãos solteiros, filhos/enteados solteiros/menores tutelados. Se der abaixo de 1/4 do salário mínimo (R$353), a renda não deve ser um problema para a manutenção do BPC LOAS. Acima disso até 1/2 salário mínimo (R$706) pode dar problema diretamente com o INSS, mas tem chances de conseguir na justiça, se der algum problema. E acima disso também tem chances (menores) de ser obtido na justiça, já que a maioria dos julgados entende que a renda não pode ser o único critério para definir o direito ao BPC. É necessário analisar toda a realidade de quem solicita.