já perdi tanto tempo da minha vida, dando chance para meu pai mudar, esperando para ver se o tempo cura todo mal que me fez, cansei! resolvi me afastar, entendi que algumas pessoas nunca mudam! e cabe a mim escolher quem me faz bem mantendo na minha vida. é triste é! deveria ser pessoas que eu amasse incondicionalmente, porém a gente não escolhe vir para esse mundo muito menos em qual família iremos cair. Algumas pessoas nunca deveriam ter filhos. não cabe julgar mas ninguém merece ficar preso a uma pessoa que só te poe para baixo, eu tenho amor próprio, o amor que não tiveram comigo eu tenho por mim mesmo e eu mereço buscar minha felicidade. obrigado pelo video.
@diulien27125 жыл бұрын
Ta certo faça isso se cuide
@alexpossato5 жыл бұрын
Sim Lucas. Existem pais nocivos. Família nociva. Amigos nocivos. E em alguns casos, não dá para ficar perto. Poderemos desenvolver amor e compaixão a distância, sem ser atacado, ofendido... Quando falamos do amor na constelação, não estamos falando de amor que mantém a família grudado. É mais profundo...
@beijaflor1155 жыл бұрын
Alex Possato Oficial Entao o senhor deveria explicar essa profundidade Porque é muito confuso para uma criança que não recebeu os cuidados „suficientes“ compreender , aceitar e honrar achando que foi o suficiente que foi o melhor ; que foi tudo e que foi maravilhoso E complicado
@hugodmatta26444 жыл бұрын
@@beijaflor115 É verdade, realmente não é fácil...
@beijaflor1154 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/m6aWZmycYq1ppLM
@leidianarodrigues83433 жыл бұрын
Tudo o q vc disse no inicio eu fiz quando pequena. Tinhamos uma relacao muito boa. O meu pai se afastou depois q separou da minha mae.
@joice1752 жыл бұрын
Excelente. 👏👏👏👏👏👏
@isabel19293 жыл бұрын
Sabe Alex graças a Deus eu entendi antes eu tinha esse trauma aprendi a ver o lado do meu pai....em um dos vídeos que eu vi...E aprendi...a ver isso...E hj vivo mto bem com ele é respeito mto tanto ele como minha mãe!
@alexpossato3 жыл бұрын
Que bacana Isabel!
@telmatrindade7903 жыл бұрын
E quando a dor persiste após a morte do pai. Quarenta anos após a morte. Hoje estou com 46, mas a minha vida sempre teve uma grande lacuna. Só agora eu me dei conta de qual lacuna era essa. Sinto muito a falta dele. Tive todo o amor e carinho da minha mãe a vida toda. Mas faltou ele! Ele teve um infarto fulminante em casa e fui eu que o encontrei. Não me lembro de praticamente nada da minha infância ao lado dele, mas aquele dia eu infelizmente não consigo esquecer.
@alexpossato3 жыл бұрын
Oi Telma, nesse caso, tantos anos depois do fato, talvez seja importante buscar um auxílio terapêutico. Com certeza tem mais coisas atrás dessa dor. Muitas expectativas, outras dores que ficam atreladas a esta perda... Como você mesmo diz, não se lembrar de nada da infância quer dizer algo, pois o inconsciente "apaga" aquilo que dói. Talvez tenha conteúdos importantes para serem vistos, e com o auxílio de um bom profissional, você conseguirá se libertar desta dor antiga.
@RenataSalgueiroSantosSoares8 ай бұрын
Amando seus videos
@simoneandrade2764 жыл бұрын
Explicação perfeita! Gratidão infinita! AMEI!🙏❤
@celiadias51064 жыл бұрын
Muito obrigada
@ingridmayara74583 жыл бұрын
Gratidão!
@ivisonrj3 жыл бұрын
A bíblia fala que devemos honrar os nossos pais, na verdade, honrar em hebraico é "ka·vóhdh", que significa “peso”, ou seja, honrar pai e mãe então seria medir, avaliar, discerni-los, compreende-los em suas falhas e dar o devido "peso" a eles justo e verdadeiro para honrar o pai e mãe que existe dentro de nós, para que não passemos as falhas dos nossos pais para os nossos filhos
@alexpossato3 жыл бұрын
Gratidão pela explicação, Ivison. A Bíblia tem muitos ensinamentos proveitosos!
@amandarolina28124 жыл бұрын
Meu pai já me agrediu me expulsou de casa. Eu consigo conviver muito bem longe dele, sem problema nenhum! Quando eu consegui parar de pensar nas coisas que ele me fez, minha vida deu uma andada boa. O que ainda tenho dúvida é se eu preciso me relacionar com ele ou eu posso viver de boa longe sem pensar no que ele me fez ( não consigo nem olhar na cara dele)?
@alexpossato4 жыл бұрын
Oi Amanda, quando um pai ou mãe tem atitudes descontroladas, desequilibradas, é natural que não queiramos ficar perto deles. Às vezes nossos pais tem doenças psicológicas, e não é saudável ficar por perto.
@kimberly57979 сағат бұрын
Pai e mãe se guarda no ❤ Viva a sua vida fazendo diferente as ações q causaram mal efeito.
@robertaenomoto38606 жыл бұрын
E quando a pessoa foi rejeitada pelo pai, nunca o viu. Como fazer para resgatar sua história, entender e tomar esse pai?
@alexpossato6 жыл бұрын
Oi Roberta! Numa terapia, resgatamos a história através dos sentimentos que estão em você. Às vezes, um filho foi adotado e não tem nenhum contato com a história dos pais biológicos. Mas existem emoções, dores, sentimentos. É a partir disso que trabalhamos. A história sempre tem a ver com o significado que damos aos fatos. Podemos mudar este significado, através do trabalho interno. Em algum momento, é bem capaz que sentimos profundo amor por um pai que nem conhecemos. Mas é preciso ir devagar, passinho a passinho...
@danielefarias69947 жыл бұрын
Olá Alex, descobri seu canal hoje, através de uma indicação da Gisela Vallin no stories do Instagran dela, acabei vendo o vídeo que ela indicou e estou vendo os outros vídeos seu... Estou amando o pouco do conhecimento que você transmitiu através dos seus vídeos. Como é importante entendermos como funciona a família e a origem de tantos problemas familiares. Conheço muito pouco sobre o assunto, e há algum tempo que comecei a minha caminhada do meu autodesenvolvimento através de leituras, acompanhando terapeutas e fazendo meditação, se for possível indique algum livro sobre o assunto que ajude a entender mais como funciona e o que podemos fazer pra ir resolvendo as questões dentro de nós. Gratidão pelo conteúdo do canal.
@ClemildaCOlive7 жыл бұрын
Daniele Farias faço das suas palavras as minhas também... já me inscrevi no canal e to gostando, assistindo vários vídeos.😊
@alexpossato6 жыл бұрын
Obrigado pelas palavras, Daniele! Esse é o objetivo. Informar e passar algo que também é apaixonante para mim... até os próximos encontros virtuais!!!
@maradapare54955 жыл бұрын
Vc faz atendimento online?
@luzdosol84614 жыл бұрын
Você é muito bom!!!☹️
@carolm79415 жыл бұрын
Gisela Vallin indicou e amei
@annamarinaalvesdealvarenga82575 жыл бұрын
Que lindo !
@alessandraferreira13706 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho.
@mariaaparecida48504 жыл бұрын
Ele do jeito que é, então seja, mas agora eu cresci, e quero é distância
@kimberly57979 сағат бұрын
Isso mesmo querida.......👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Pai e mãe se guarda no ❤ Tudo foi como foi...... a mudança está em ressignificação, aceitação, amor e gratidão 🙏🏻 Viva a sua vida, faça algo grande com ela 🙌🏻
@vivianepatricia49187 жыл бұрын
Muito bom! Como entender...!
@iarassantos54487 жыл бұрын
Gostei muito! Obrigada por compartilhar
@marlyluz18616 жыл бұрын
Excelente !!! Gratidão
@sprofumo7 жыл бұрын
Muito bom! Adorei! Gratidão!!
@yogacomelianapolicarpo54076 жыл бұрын
Incrível ❤️
@paulaanapereiradasilva51596 жыл бұрын
Oi Alex! Estou amando seus vídeos... Minha dúvida é se tem um tempo pra nossa mente assimilar a realidade... Pq temos a informação... Os porquês das dores... Mas parece que não muda...não sei até que ponto eu superei a dor de crescer sem pai...mesmo sabendo que ele não teve culpa alguma..
@alexpossato6 жыл бұрын
Oi, Paula! Sim, somente o tempo fará com que o conhecimento vire sabedoria... As emoções envolvidas num problema precisam serem acessadas... vistas... e deixadas... Isso também não depende da mente. É um processo emocional, que virá conforme vamos liberando as defesas inconscientes que nos impedem de olhar para nossas dores com consciência... Eu diria que são necessários muitos anos para superarmos as dores em relação a pai e mãe... mas é possível sim!
@cleomardejesuscardoso3335 жыл бұрын
Verdade
@fabianaoliveirafurtado59554 жыл бұрын
Oi Alex Bom dia meu nome é Fabiana eu moro em Curitiba Eu queria saber como é que a gente ronpe esse esse laço assim de mágoa com pai sabe Para a gente poder progredir na vida porque eu vejo que eu não vou para frente entende quando eu escuto os teus vídeos parabéns por eles estão me ajudando bastante entendeu eu vejo que esse laço com meu pai assim ele é bem bem difícil entendeu então eu queria saber como é que eu faço para romper essa maldição que tem sabe de eu não ir para frente por conta de mágoas essas coisas com meu pai. E se você podia fazer mais vídeo sobre isso porque meu Pai já falecido Tem 5 meses que ele faleceu então eu não tive eu oportunidade de perdoar ele entendeu pelo que ele fez ele saiu de casa eu tinha cinco anos e desde então não tive mais contato com ele ele só foi aparecer agora quando eu descobri que estava com câncer ele tava quase morrendo mas mesmo assim eu visitei ele só uma vez e ele se foi entendeu então eu sinto que eu não rompe esse laço obrigado.
@alexpossato4 жыл бұрын
Olá, Fabiana! O trabalho interno tem a ver com você conseguir olhar com clareza as dores da infância. Terapia é um processo longo, uma busca. Por mais que o pai tenha ferido, a mudança começa quando a gente percebe que a ferida (e a forma como lidamos com ela) está nas nossas mãos. E aí precisa investigar quais dores são essas: medo? Raiva? Falta de força? Outra coisa... E ir lidando com o que aparece... Falarei mais sobre este tema sim... em próximos vídeos...
@BeatrizBeRomero6 жыл бұрын
olá, seu trabalho é muito bom, fiquei fa. além disso, acredito muito na constelação familiar e na importancia de honrar pai e mae, pela vida, independente de qualquer coisa. porém, tem uma pessoa conhecida minha que sofreu um trauma GIGANTESCO DO PAI, TALVEZ O MAIOR DO MUNDO. essa pessoa, que hoje é uma mulher adulta e mãe de 3 filhos, foi estuprada pelo proprio pai, desde 4 anos de idade. essa menina ouviu do pai que isso era NATURAL e pior, sua propria mae permitia esse ABSURDO QUE SE REPETIU POR ANOS E ANOS E ANOS. como essa mulher pode fazer para honrar este pai, na pratica? um dos grandes problemas dela, hoje, é que este pai, este DOENTE (NA MINHA OPINIAO) tenta se aproximar das 2 filhas dela para abusalas. O que ela pode fazer?
@alexpossato6 жыл бұрын
Olá, Beá! Esta pessoa pode procurar auxílio terapêutico, se ela está com problemas emocionais ou de relacionamento... Mas isso, ela tem que achar. Conheço pessoas com histórias terríveis, que lidam muito bem com o passado, e não necessitam de terapia... é uma coisa muito particular...
@amandarolina28124 жыл бұрын
@@alexpossato Mas a filha tem que honrar um MONSTRO desse ou pode só se afastar?
@claudiaqv16 жыл бұрын
Alex, você trabalha com constelação familiar com bonecos? Se sim, seria possível você trazer algum modelo desta atuação como exemplo para nós? Estou aprendendo muito com o seu trabalho e sou muito agradecida.
@alexpossato6 жыл бұрын
Oi, Padora! Obrigado pela dica. Vou gravar algo sobre constelação com bonecos e posto em breve! Abraços pra você!!!
@larissabarroso27865 жыл бұрын
Pra eu tratar minha relação com meu pai, devo procurar um psicólogo sistêmico ?
@alexpossato5 жыл бұрын
Oi Larissa! Existem psicólogos que adotam várias linhas. Não necessariamente alguém que trabalha com constelação. Busque um profissional por indicação, que tenha a ver com o que você deseja, e com certeza, ele te auxiliará!
@sirleyvieiraalves58687 жыл бұрын
Esse vídeo foi publicado ontem ! E de ontem pra hoje, foram 600 visualizações !!! 80 likes e 942 inscritos no canal !!!... A observação estatística é só um detalhe... É o primeiro vídeo que assisto onde ALEX POSSATO esclarece de forma simples e brilhante sobre CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA a partir do olhar terapêutico... Vale a oportunidade de conferir... Há muitas portas abertas para o conhecimento, mas as portas abertas para o auto-conhecimento onde se avista luz para clarear as escuridões interiores, têm em suas maçanetas, um magnetismo especial...O mundo pode ser vasto e colorido, mas de que adianta se só enxergamos em preto e branco ? Essa dificuldade de enxergar a vida em todo seu aspecto de cor, pode ser superada... A partir dessa superação, estaremos aptos a ver e apreciar toda arte na imensa tela da vida...Mergulhar no oceano profundo de nós mesmos e emergir à vasta superfície, sem medo de se afogar...Para esclarecer questões profundas enterradas em nosso âmago, é preciso luz intensa para atingir essa profundidade... Deixo esse comentário como uma bóia aos que passarem por aqui e avistarem o vídeo acima em busca de uma tábua de esperança onde possam se agarrar... Obrigada, ALEX POSSATO pela feliz oportunidade.
@michelerodrigues72256 жыл бұрын
Olá no caso de pai desconhecido como fica esta questão?
@alexpossato6 жыл бұрын
Oi, Michele! Pelo olhar da constelação, recebemos as heranças genéticas dos nossos pais biológicos, e através deles, tudo o que vem do passado - dons e também alguns traumas hereditários... Mesmo não tendo conhecimento do pai, existe este pai, e trabalhamos da mesma forma. A constelação não se baseia no relacionamento dos pais com os filhos... mas nos padrões herdados, negações, exclusões...
@rafasilva24404 жыл бұрын
Como ficaria o meu caso o meu pai , pra mim foi o maior vilão e maior carrasco nunca gostei dele , e ele nunca gostou de mim , até que um dia ele morreu e eu simplesmente não o visitei e nem fui ao enterro dele , essa constelação familiar poderia funcionar no meu caso ?
@alexpossato4 жыл бұрын
Oi Rafael, todos os processos de autoconhecimento nos levam a investigar as crenças que carregamos. Seja do pai, mãe, infância e sobre nós mesmos. A constelação, assim como outras terapias ajudam, pois por mais que tenhamos razões para não gostar do passado, em algum momento percebemos que aquilo que carregamos nos impede de agir com leveza, alegria e fluidez no presente. Quando chegamos a esta conclusão, estamos dispostos a ressignificar as histórias do passado.
@rafasilva24404 жыл бұрын
@@alexpossato estou precisando de alguma ajuda, pois não consegui honrar o meu falecido pai e talvez não consiga honrar a minha mãe eles ferraram o meu psicológico, fiquei com uma ansiedade e com dificuldade de me expressar por causa deles. estou um pouco melhor graças a hipnoterapia mais sinto um pouco o peso familiar. Me culpo pois não consegui honrar o meu pai
@geimesonsilvalucena17132 жыл бұрын
@@rafasilva2440 e só esquecer da existência dele ,igual eu fiz com o meu cresce e amadurece
@cleomardejesuscardoso3335 жыл бұрын
Só conseguimos crescer na vida quando respeitamos os pais
@dalvavera47546 жыл бұрын
Oi Alex minha mãe largo do meu pai tinha cinco anos meu pai era alcoólatra e abuso de mim e da minha irmã tinha menos de cinco anos depois da separação não vi mas meu painel eu exclui ele via na rua olhava nem mexia com ele passou 41 anos ele faleceu faz um ano fui no velório mas não tenho sentimentos por ele e também tenho 44 anos é sou solteira não consigo me relacionar com ninguém minha auto estima e muito baixa sempre acho outra mulher melhor que eu
@alexpossato6 жыл бұрын
Olá, Dalva! Talvez seja interessante você buscar uma ajuda terapêutica. Não há problema em não ter vínculos ou até ter mágoas, raiva do pai (ou mãe) que provocou dores... isso é absolutamente normal. A questão é que as dores suas precisam ser olhadas, e trabalhadas, até que em algum momento, você consegue olhar melhor para a própria história, para a própria família... E assim a autoestima aumenta... mas é importante um acompanhamento terapêutico...
@rafasilva24404 жыл бұрын
Não tem como honrar aquele que já morreu , meu pai morreu , o meu me desmotivou
@raianec.68233 жыл бұрын
Calma...seu pai faz parte da sua ancestralidade. Tenta honrá-lo dentro do seu coração. Eu também estou fazendo isso..e não ´fácil..mas sei que estou no caminho certo..tenta.pelo menos começa. qualquer coisa é melhor que a raiva e/ou ódio. um bj no coração.
@thaisvieira15345 жыл бұрын
Me permite te perguntar, você é casado?
@alexpossato5 жыл бұрын
Sim. Tive um casamento de 17 anos, dois filhos. Estou num novo casamento, juntos há 6 anos...
@thaisvieira15345 жыл бұрын
Obrigada.
@Gabitopia6 жыл бұрын
♡♡♡♡
5 жыл бұрын
O vídeo é interessante mas não falou de fato como honrar ..obrigada
@alexpossato5 жыл бұрын
A partir dos 3:10 eu falo. Você irá tranalhar as camadas de dores através de terapia, camadas de dores que encobre o amor que toda criança sente pelo pai. Disse também que é um processo que irá demorar... após passar pelas emoções (e isso não será fácil, pois virão mágoas, raiva, desprezo, etc.) naturalmente o amor ressurge. E então esta honra é espontânea....
5 жыл бұрын
@@alexpossato obrigada querido tenha um lindo do fim de semana !
5 жыл бұрын
Achei que viria algum exercício pra ser feito em casa mesmo ..já constelei é muito bom !