Esse livro é útil para todas as pessoas, é bom ter um senso crítico com relação aos "números".
@jandeidelopesdelimalopes42284 күн бұрын
Aprendendo aqui em Petrolina pe 27/12/2024
@O_Davizão2 ай бұрын
Pedrada
@odirleisantos42293 жыл бұрын
bom resumo
@engcre3 жыл бұрын
muito bom
@Resumocast3 жыл бұрын
Valeu Bruno! Já conhecia esse livro?
@vss9santana7303 жыл бұрын
"Torture em números, e eles confessarão qualquer coisa ou se dobrarão a qualquer coisa" Não é isso que estamos vendo hoje com a doença?
@waltervieirapoltronieri55235 ай бұрын
Para entender a influência das estatísticas, imagine que os números são como peças de um quebra-cabeça. Se você usar peças de quebra-cabeças diferentes, o quadro final será confuso e enganoso. Darrel Huff, um jornalista americano nascido em 1913 e falecido em 2001, ilustra bem como números podem ser manipulados para criar uma narrativa específica. Sua obra mais emblemática, "Como Mentir com Estatística" (1954), explora justamente essas artimanhas, truques e engodos. Assim como uma maquiagem bem feita pode transformar uma pessoa feia ou terrível numa beldade invejável e sedutora, uma estatística bem manipulada pode transformar uma verdade em algo que parece muito diferente. Huff nos alerta que estatísticas podem ser usadas como uma "roupagem" para mascarar a realidade. Benjamin Disraeli (1804-1881), ex-primeiro-ministro britânico, destacou que existem três tipos de mentira, sendo a estatística a mais sutil e perigosa, pois distorce a verdade sob o manto de números aparentemente precisos. Greg Easterbrook, um escritor americano nascido em 1953 e que tem 71 anos sem nenhuma manipulação, reforça essa ideia ao dizer que "se você torturar os números por tempo suficiente, eles confessarão qualquer coisa". Aliás, é por essa razão que depoimentos pós-tortura são questionáveis ou frágeis provas na criminologia. Ao analisar estatísticas, imagine estar examinando um iceberg, porque o é visível acima da superfície significa apenas uma pequena parte do todo. A verdadeira magnitude dos dados está oculta abaixo, e só uma análise cuidadosa pode revelar o quadro completo. Essa analogia nos lembra que a falta de contexto é como tentar entender um iceberg olhando apenas sua ponta. Huff exemplifica essa manipulação ao falar sobre médias. Se nove empresas têm uma receita de 30 mil reais e uma tem 500 mil reais, a média parece ser de 77 mil reais. No entanto, essa média é enganosa, pois não reflete a realidade da maioria. É como olhar para a copa de uma árvore e presumir que todas as folhas são do mesmo tamanho, ignorando os galhos e as raízes que compõem a estrutura completa.
@lucianomarques11717 ай бұрын
Nunca acreditei em pesquisas por que ninguém nunca vê ela sendo feita ...
@GabrielOliveira-nj9qg3 жыл бұрын
Esse canal é incrível e eu só tenho a agradecer! Se me permite um feedback: o áudio está meio fraco e ele estoura vez ou outra. Nota: é mais notável pelo fone de ouvido, embora sem ele ainda seja perceptível.
@fpfp11116 ай бұрын
tipo o que a rede globo faz
@rogerioramos.953 ай бұрын
O único livro que o Lule leu.
@metaexpresssp3 жыл бұрын
Não é atoa que o Lula está na frente na eleição de 2022.
@jeffersongabrig13 жыл бұрын
Mentira contada varias vezes vira verdade.
@eraldomarques47933 жыл бұрын
@@jeffersongabrig1 nem sempre
@LuizFernandoOR3 жыл бұрын
Veja quem faz a pesquisa, Foice de São Paulo, fonte totalmente isenta 🤡😂
@LuizFernandoOR3 жыл бұрын
@@jeffersongabrig1 tática nazista, Guebels!
@MrBoituva3 жыл бұрын
Bolsonaro foi um dos piores presidentes que o Brasil já teve, qualquer um que for contra ele vence, até aquele juiz tucano de Curitiba rsrs